Sie sind auf Seite 1von 18
c c o o m m p p a a l l e e s

ccoommppaall eesssseenncciiaall

eessttrraattééggiiaa ddee ccoommuunniiccaaççããoo ee ppllaannoo ddee mmeeiiooss

Trabalho realizado por:

Vítor Couto

# 2131103

Wilson Melo

# 2020304

no âmbito da UC 'Comunicação Publicitária' Docente: Dr. Miguel Ferreira ISCAP, Junho de 2016

Politécnico do Porto

da UC 'Comunicação Publicitária' Docente: Dr. Miguel Ferreira ISCAP, Junho de 2016 Politécnico do Porto
1 Introdução 3 2 A Compal 4 2.1 Resultados operacionais 5 2.2 O Compal Essencial

1

Introdução

3

2

A Compal

4

2.1

Resultados operacionais

5

2.2

O Compal Essencial

6

3

Target

7

3.1

Os Clientes

7

3.2

Critérios demográficos, geográficos e económicos

(quantitativos)

7

4

Objetivos da comunicação

9

5

Mix da comunicação

10

6

Orçamento

12

7

Estratégia criativa e plano de media

13

8

Plano de Meios

14

8.1

timeline do Projecto

14

8.2

Descrição do Projecto

15

9

Avaliação e controlo

17

10

Anexos

18

11

Referências / Bibliografia

18

1

Introdução

A comunicação é um factor decisivo para a imagem que desejamos projectar no mercado. É assim fundamental dispôr de uma estratégia global de comunicação eficaz e adaptada à realidade da organização. Uma estratégia bem elaborada permitirá que todos os esforços de comunicação sejam coerentes, coesos, contínuos e, acima de tudo, eficazes.

O presente trabalho pretende, neste contexto, ser uma demonstração prática dos conhecimentos adquiridos e colocados em prática durante as aulas da disciplina de Comunicação Publicitária, nomeadamente na elaboração da estratégia de comunicação, que é o instrumento que permite transformar as orientações do planeamento de marketing em acções de comunicação concretas e eficazes, do plano de meios e da criação de um outdoor/cartaz em Adobe PhotoShop para o produto definido o Compal Essencial.

2

A Compal

A Compal é uma empresa portuguesa, fundada em 1952, que se dedica à produção e comercialização de variados produtos alimentares. Centrada inicialmente na indústria do tomate direccionou-se posteriormente para áreas de negócio como os sumos de fruta, néctares, refrigerantes e conservas.

Com uma posição relevante no mercado nacional, a Compal distingue-se pela qualidade e inovação dos seus produtos. A preocupação com estes dois aspectos reflecte-se na aposta em parcerias estratégicas com produtores agrícolas nacionais e na assinatura "Compal, é mesmo natural", utilizada na comunicação durante vários anos e que deu à empresa uma imagem de destaque no "mercado da nutrição".

Actualmente opera em quatro segmentos: Sumos, Néctares, Doses de Fruta e Refrigerantes; Vegetais Preparados; Derivados de Tomate e Águas e apresenta um portfólio variado de produtos e marcas alimentares, centrado na sua principal base de negócio, o mercado das bebidas não alcoólicas. É gestora de marcas com valores e posicionamentos distintos, que lhe proporcionaram um crescimento estratégico e mais inovador no segmento das bebidas de valor acrescentado e a inspiraram na sua nova assinatura "Compal, marcas que fazem boa companhia".

No exercício de 2015 foi reforçado o aprofundamento do posicionamento internacional de marca, continuando a sua rota de aproximação à árvore, como expressão-mor de naturalidade. A ênfase na Frutologia, enquanto misto de ciência e arte, ativada nos seus mais diversos programas apoiados em narrativas cada vez mais envolventes de paixão pela fruta, marcou a sua visibilidade internacional.

Hoje, com mais de 60 anos, que completou em 2012, tem marcas fortes, é líder em vários mercados e chega a mais de 60 países.

2.1

Resultados operacionais

O grupo Sumol+Compal, criado em em 2008 nasce da união de duas empresas que actuam no mercado português há mais de 50 anos, a Compal e a Sumolis. A Sumolis, representante de marcas como a Pepsi, 7Up e Lipton Ice Tea, teve origem na Refrigor, uma empresa de fabrico de refrigerantes, mas foi o lançamento da marca Sumol que impulsionou o crescimento do negócio e tornou possível o desenvolvimento do conjunto de empresas designado por Grupo Sumol. O Grupo Sumol+Compal opera nos segmentos agregados de acordo com as seguintes terminologias: Águas, Cervejas, Nutrição e Refrigerantes, representando algumas das marcas de produtos de grande consumo com maior notoriedade e preferência em Portugal.

figura xx :

logótipo do grupo Sumol+Compal

em Portugal. figura xx : logótipo do grupo Sumol+Compal figura xx : Resultados Consolidados do grupo

figura xx :

Resultados Consolidados do grupo Sumol+Compal em 2015

(em milhões €)

2015

∆ % vs. 2014

Volume de Negócios / Turnover

341,3

10,10%

EBITDA

43,2

3,80%

Resultados antes de Impostos (RAI)

10,5

25,70%

Resultados Consolidados com os interesses não controlados

8,4

(29.6%)

2.2

O Compal Essencial

No seguimento da sua estratégia de inovação, a Compal apresentou, em 2006, a categoria “Doses de Fruta” com o lançamento de um novo produto, o Compal Essencial. A ideia do Essencial surgiu da perspectiva de reproduzir fruta fresca de modo a facilitar e reforçar o seu consumo. A Organização Mundial de Saúde recomenda um consumo diário de três a cinco peças de fruta e, em média, os portugueses consomem 36% do mínimo de fruta recomendado diariamente. Os maus hábitos alimentares e os novos estilos de vida suportam esta realidade pois a maioria das pessoas é obrigada a fazer as suas refeições fora de casa e não inclui a fruta nas suas refeições diárias. Neste sentido, a Compal detectou uma oportunidade de mercado que, aliada ao facto de a fruta ser a sua matéria-prima por excelência, permitiu o lançamento do Essencial.

Direccionado a jovens pais e mães, na faixa etária dos 25 aos 50 anos, como provedores de saúde para toda a família, e em concreto, para as crianças.

Esta nova solução de "fruta" em doses individuais é prática, funcional e conveniente, oferecendo simultaneamente todos os benefícios de nutrição e sabor de uma peça de fruta fresca, sem o inconveniente de esta se descascar ou estragar e poder ser consumido onde e quando se quiser. É apresentado em packs de três unidades, para assegurar o consumo mínimo de fruta aconselhado por dia, e assenta num modelo de negócios que combina numa Unique Selling Proposition, um know-how ao nível da produção e procurement, um marketing claro bem como numa experiência de lançamento que já deram garantias à Compal que esta poderá continuar a ser uma estratégia de sucesso.

No primeiro ano a Compal alcançou o retorno do seu investimento, previsto inicialmente apenas para o final do terceiro ano e chegou já a mais de um milhão de lares portugueses, 30% dos lares experimentaram o produto sendo que, destes, 1/3 fez repetição de compra. O Essencial, que se afirma como um produto Premium, detinha assim 92% da quota de mercado após um ano de lançamento. A mensagem simples e o sabor excepcional, aliado ao design e à excelente campanha de publicidade permitiram também ao Essencial ser destacado internacionalmente com prémios como o Best New Juice Drink, o Best Overall Concept e o Best New Packaging (2007).

3

Target

3.1 Os Clientes

Pautada pela estratégia de comunicação definida, a decisão sobre os alvos da comunicação publicitária recaiu, por serem Os Clientes aqueles que, de facto, compram o produto, sobre os pais ou mães de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos de idade.

iCritérios

quantitativa)

demográficos,

geográficos,

sociais

e

económicos

(de

natureza

Clientes Pais ou Mães com filhos com idades entre os 6 e os 15 anos.

3.2 Critérios demográficos, geográficos e económicos

(quantitativos)

Em Portugal a idade média em que se tem o primeiro filho, segundo dados do portal Pordata, ronda os 31 anos. Decidimos, de acordo com estas dados secundários, que o público alvo da comunicação seriam adultos com idades compreendidas entre os 25 e os 50 anos de idade, pois é entre estas faixas etárias em que a probabilidade de se ter filhos com idades entre os 6 e os 15 anos é maior.

figura xx :

Idade média da mãe ao nascimento do primeiro filho

xx : Idade média da mãe ao nascimento do primeiro filho by www.pitch3agency.com Pág. 7 /

i. Após análise demográfica, e apesar de ser uma campanha a nível nacional, optamos por nos focar e dar maior ênfase nos três maiores aglomerados populacionais de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos de Idade:

figura xx :

População residente: total e por grupo etário

- Grande Lisboa

-

Grande Porto

-

Algarve

por grupo etário - Grande Lisboa - Grande Porto - Algarve figura xx : Diferença entre

figura xx :

Diferença entre salário mínimo nacional e remuneração base média

mensal
mensal

-

4 Objetivos da comunicação

Com a premissa de o Compal essencial:

"Ser a Verdadeira opção para o pequeno-almoço e lanche das crianças!"

foram definidos dois objetivos de comunicação que visam dar resposta a esse axioma:

Aumentar o market share em 10%

Aumentar a notoriedade e o reconhecimento da marca Compal Essencial

De forma a haver coerência com a imagem atual, sendo aliás um predicado do briefing inicial, vamos apostar numa comunicação em que se demonstrará que o Compal Essencial, além de ser uma opção saudável e nutritiva para o pequeno- almoço e lanche das crianças, é, também, uma forma prática e divertida das crianças comerem fruta.

5

Mix da comunicação

Na senda do definido no target e objectivos de comunicação, a escolha de quais as ferramentas que permitirão chegar melhor ao público-alvo, recaiu na

publicidade em emissoras de rádio. A audiência respeitará os critérios demográficos

e geográficos anteriormente referidos, permitindo um investimento equilibrado para

a implementação eficaz da estratégia definida.

No entanto, para tomar uma decisão correcta, necessita de conhecer todos os instrumentos à sua disposição.

Publicidade - Esta é a variável de comunicação mais utilizada por quase todas as empresas. Adapta-se a alvos de grande dimensão, atingindo-os mais eficazmente para objectivos como a notoriedade, o estímulo à compra ou a informação. As mensagens têm de ser curtas devido ao custo dos meios e ao pouco espaço disponível. Os principais suportes são a televisão, a imprensa, a rádio e os cartazes publicitários (outdoors).

figura xx : preços e target rádios escolhidas

critério económico

preços e target rádios escolhidas critério económico by www.pitch3agency.com Pág. 10 / 18 for Compal

figura xx : COBERTURA RÁDIOS ESCOLHIDAS

CRITÉRIO GEOGRÁFICO

 

SABADO

 

DOMINGO

COMERCIAL

CIDADE

M80

COMERCIAL

CIDADE

M80

50,00 €

40,00 €

13,00 €

20,00 €

18,00 €

13,00 €

30,00 €

20,00 €

13,00 €

20,00 €

10,00 €

13,00 €

20,00 €

10,00 €

13,00 €

20,00 €

10,00 €

13,00 €

20,00 €

10,00 €

13,00 €

20,00 €

10,00 €

13,00 €

20,00 €

10,00 €

13,00 €

20,00 €

10,00 €

13,00 €

20,00 €

10,00 €

13,00 €

20,00 €

10,00 €

13,00 €

20,00 € 10,00 € 34,00 € 20,00 € 10,00 € 34,00 € 60,00 € 18,00
20,00 € 10,00 € 34,00 € 20,00 € 10,00 € 34,00 € 60,00 € 18,00
20,00 € 10,00 € 34,00 € 20,00 € 10,00 € 34,00 € 60,00 € 18,00
20,00 € 10,00 € 34,00 € 20,00 € 10,00 € 34,00 € 60,00 € 18,00
20,00 € 10,00 € 34,00 € 20,00 € 10,00 € 34,00 € 60,00 € 18,00
20,00 € 10,00 € 34,00 € 20,00 € 10,00 € 34,00 € 60,00 € 18,00
20,00 € 10,00 € 34,00 € 20,00 € 10,00 € 34,00 € 60,00 € 18,00
20,00 € 10,00 € 34,00 € 20,00 € 10,00 € 34,00 € 60,00 € 18,00
20,00 € 10,00 € 34,00 € 20,00 € 10,00 € 34,00 € 60,00 € 18,00
20,00 € 10,00 € 34,00 € 20,00 € 10,00 € 34,00 € 60,00 € 18,00
20,00 € 10,00 € 34,00 € 20,00 € 10,00 € 34,00 € 60,00 € 18,00
20,00 € 10,00 € 34,00 € 20,00 € 10,00 € 34,00 € 60,00 € 18,00

20,00 €

10,00 €

34,00 €

20,00 €

10,00 €

34,00 €

60,00 €

18,00 €

82,00 €

20,00 €

25,00 €

82,00 €

100,00 €

70,00 €

103,00 €

80,00 €

55,00 €

88,00 €

190,00 €

100,00 €

116,00 €

130,00 €

70,00 €

103,00 €

250,00 €

120,00 €

124,00 €

120,00 €

170,00 €

109,00 €

250,00 €

140,00 €

130,00 €

120,00 €

190,00 €

109,00 €

190,00 €

160,00 €

96,00 €

120,00 €

180,00 €

116,00 €

100,00 €

100,00 €

88,00 €

100,00 €

190,00 €

88,00 €

135,00 €

160,00 €

103,00 €

100,00 €

190,00 €

190,00 €

150,00 €

96,00 €

130,00 €

240,00 €

103,00 €

185,00 €

180,00 €

103,00 €

150,00 €

250,00 €

124,00 €

180,00 €

160,00 €

103,00 €

130,00 €

220,00 €

96,00 €

130,00 €

110,00 €

116,00 €

120,00 €

250,00 €

109,00 €

100,00 €

100,00 €

96,00 €

120,00 €

200,00 €

96,00 €

70,00 €

90,00 €

48,00 €

50,00 €

55,00 €

69,00 €

70,00 €

125,00 €

48,00 €

50,00 €

45,00 €

61,00 €

60,00 €

110,00 €

48,00 €

50,00 €

27,00 €

55,00 €

60,00 €

70,00 €

20,00 €

30,00 €

27,00 €

20,00 €

S

 

2ª a 6ª Feira

COMERCIAL

CIDADE

M80

00:00h/01:00h

30,00 €

20,00 €

13,00 €

01:00h/02:00h

20,00 €

10,00 €

13,00 €

02:00h/03:00h

20,00 €

10,00 €

13,00 €

03:00h/04:00h

20,00 €

10,00 €

13,00 €

04:00h/05:00h

20,00 €

10,00 €

13,00 €

05:00h/06:00h

20,00 €

10,00 €

13,00 €

06:00h/07:00h

250,00 €

100,00 €

98,00 €

07:00h/08:00h

600,00 €

180,00 €

221,00 €

08:00h/09:00h

950,00 €

240,00 €

267,00 €

09:00h/10:00h

940,00 €

240,00 €

267,00 €

10:00h/11:00h

580,00 €

240,00 €

246,00 €

11:00h/12:00h

520,00 €

232,00 €

228,00 €

12:00h/13:00h

420,00 €

200,00 €

208,00 €

13:00h/14:00h

350,00 €

170,00 €

161,00 €

14:00h/15:00h

440,00 €

220,00 €

202,00 €

15:00h/16:00h

450,00 €

209,00 €

205,00 €

16:00h/17:00h

450,00 €

280,00 €

198,00 €

17:00h/18:00h

500,00 €

280,00 €

239,00 €

18:00h/19:00h

550,00 €

300,00 €

252,00 €

19:00h/20:00h

350,00 €

300,00 €

233,00 €

20:00h/21:00h

220,00 €

170,00 €

96,00 €

21:00h/22:00h

70,00 €

130,00 €

48,00 €

22:00h/23:00h

60,00 €

75,00 €

34,00 €

23:00h/24:00h

60,00 €

70,00 €

34,00 €

96,00 €
96,00 €
96,00 €

96,00 €

Valores apresentados para custo unitario de spot de 20'', em euros

6

Orçamento

“Eu sei que metade do meu orçamento em publicidade é desperdiçado, mas não tenho a certeza qual metade”

(autor desconhecido)

O valor, pré-definido, para a campanha é de 45.000,00€ e decorrerá de 1 a 30 de Setembro de 2016.

Os spots a apresentar, com duração de seguintes tabelas:

20 segundos, são distribuidos pelas

figura xx : Distribuição cronológica de Spots por rádios e horários

Segunda-feira

Terça-feira

Setembro de 2016

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Sabado

5, 12, 19 e 26 6, 13,20 e 27 7, 14, 21 e 28 1,
5, 12, 19 e 26 6, 13,20 e 27 7, 14, 21 e 28 1,
5, 12, 19 e 26 6, 13,20 e 27 7, 14, 21 e 28 1,

5, 12, 19 e 26

6, 13,20 e 27

7, 14, 21 e 28

1, 8,15, 22 e 29

2, 9, 16, 23 e 30

3, 10,17 e 24

Comercial + Cidade

-

-

Com ercial + Cidade

08h/09h + 17h/18h

09h/10h

figura xx : Distribuição de Spots por rádios e horários (Valor Global em €)

Horário

Rádio

Comercial

Cidade

Spot's

Dias úteis

Sábados

08h/09h

17h/18h

09h/10h

950

500

190

100

Valor Global

1

1

240

Valor Global

1

26.180,00

1 7 .160,00

1 .160,00

44.500,00

 

nº dias úteis

22

nº Sábados

4

7

Estratégia criativa e plano de media

Os eixos da comunicação, qual a mensagem e quais os meios a utilizar. Em regra, as agências de publicidade têm agências de meios associadas, que podem comprar o espaço nos suportes pretendidos.

sketch:

duas jovens mães a conversar uma diz A:" o meu filho (agora) leva o compal essencial para o lanche, pois, muitas vezes a fruta, à hora do lanche, estava já suja ou pisada" B: "Sim, eu faço o mesmo. Assim poupamos de verdada e a "fruta" não se estraga ou suja" A&B: risos e A: "o compal essencial veio dar uma grande ajuda, e é mesmo fruta de "

verdade, sem corantes ou conservantes

8

Plano de Meios

8.1 timeline do Projecto

figura xx : timeline

CRITÉRIO TEMPORAL

Owner Task T# Cliente Prazo End to End T1 Cliente Reunião de avaliação da proposta

Owner

Task

T#

Cliente

Prazo End to End

T1

Cliente

Reunião de avaliação da proposta

T2

T1 Cliente Reunião de avaliação da proposta T2 Start End ∑ days 1-Aug 31-Oct 91 2-Aug
Start End ∑ days 1-Aug 31-Oct 91 2-Aug 3-Aug 1
Start End ∑ days 1-Aug 31-Oct 91 2-Aug 3-Aug 1
Start End ∑ days 1-Aug 31-Oct 91 2-Aug 3-Aug 1
Start End ∑ days 1-Aug 31-Oct 91 2-Aug 3-Aug 1
Start End ∑ days 1-Aug 31-Oct 91 2-Aug 3-Aug 1

Start

End

∑ days

1-Aug

31-Oct

91

2-Aug

3-Aug

1

Start End ∑ days 1-Aug 31-Oct 91 2-Aug 3-Aug 1
Start End ∑ days 1-Aug 31-Oct 91 2-Aug 3-Aug 1
Start End ∑ days 1-Aug 31-Oct 91 2-Aug 3-Aug 1
Start End ∑ days 1-Aug 31-Oct 91 2-Aug 3-Aug 1
Start End ∑ days 1-Aug 31-Oct 91 2-Aug 3-Aug 1
Cliente Apresentação final : Turnkey solution T3 Cliente Assinatura contrato T4 Agência

Cliente

Apresentação final : Turnkey solution

T3

Cliente

Assinatura contrato

T4

Agência

Contratação meios e time slots

T5

Agência

criação maqueta/spot

T6

Cliente/Agência

Validação com cliente e finalização Spot

T7

Agência/Outros

Entrega maqueta na rádio/ fine tuning

T8

Agência/Outros

Início da transmissão / Broadcast

T9

Cliente/Agência

Reunião de avaliação da acção e início Estudo

T10

Agência/Outros

Estudo de mercado (QuaLit. e QuanTit.)

T11

Agência

Reunião final ( Objectivos e Atingimentos)

T12

8-Aug

11-Aug

3

11-Aug

12-Aug

1

12-Aug

31-Aug

19

14-Aug

20-Aug

6

20-Aug

27-Aug

7

27-Aug

31-Aug

4

31-Aug

30-Sep

30

30-Sep

3-Oct

3

3-Oct

17-Oct

14

17-Oct

31-Oct

14

31-Aug 4 31-Aug 30-Sep 30 30-Sep 3-Oct 3 3-Oct 17-Oct 14 17-Oct 31-Oct 14
31-Aug 4 31-Aug 30-Sep 30 30-Sep 3-Oct 3 3-Oct 17-Oct 14 17-Oct 31-Oct 14
31-Aug 4 31-Aug 30-Sep 30 30-Sep 3-Oct 3 3-Oct 17-Oct 14 17-Oct 31-Oct 14
31-Aug 4 31-Aug 30-Sep 30 30-Sep 3-Oct 3 3-Oct 17-Oct 14 17-Oct 31-Oct 14
31-Aug 4 31-Aug 30-Sep 30 30-Sep 3-Oct 3 3-Oct 17-Oct 14 17-Oct 31-Oct 14
31-Aug 4 31-Aug 30-Sep 30 30-Sep 3-Oct 3 3-Oct 17-Oct 14 17-Oct 31-Oct 14
31-Aug 4 31-Aug 30-Sep 30 30-Sep 3-Oct 3 3-Oct 17-Oct 14 17-Oct 31-Oct 14
31-Aug 4 31-Aug 30-Sep 30 30-Sep 3-Oct 3 3-Oct 17-Oct 14 17-Oct 31-Oct 14
31-Aug 4 31-Aug 30-Sep 30 30-Sep 3-Oct 3 3-Oct 17-Oct 14 17-Oct 31-Oct 14
31-Aug 4 31-Aug 30-Sep 30 30-Sep 3-Oct 3 3-Oct 17-Oct 14 17-Oct 31-Oct 14
31-Aug 4 31-Aug 30-Sep 30 30-Sep 3-Oct 3 3-Oct 17-Oct 14 17-Oct 31-Oct 14

figura xx : timeline

CRITÉRIO TEMPORAL

31-Oct 14 figura xx : timeline CRITÉRIO TEMPORAL by www.pitch3agency.com Pág. 14 / 18 for Compal

8.2

Descrição do Projecto

A estratégia de meios é desenvolvida segundo indicadores de eficácia, rentabilidade e afinidade.

O Meio : rádio

O Suporte: rádios Comercial e Cidade.

Rádio

Spot 15"

Spot 20"
Spot 20"

Spot 25"

Spot 30"

Estratégia de meios:

Escolha dos meios, segundo os critérios:

Quantitativos: cobertura, repetição

GRP
GRP

de eficáciaGross Rating Point (GRP)

O

por um dado plano de meios, no âmbito de uma campanha publicitária. O GRP permite quantificar a eficácia de um plano de meios, quando comparado com outras alternativas, sendo um dos indicadores a ter em consideração na sua escolha. É calculado, multiplicando a audiência alvo de um determinado canal de comunicação, pelo número de vezes a que vamos expor essa mesma audiência ao nosso anúncio (OTS).

ou pontos de audiência bruta, é a percentagem da audiência alvo, que é atingida

GRP (Gross Rating Point),

Ver também: Opportunity To See (OTS)

Qualitativos: adequação à mensagem

Escolha dos formatos

Tempo dos spots,

período da campanha ( 1 a 30 de Setembro de 2016)

Tempo de reflexão dado ao consumidor (“aproveite já!”)

Preparação do plano de meios: Escolher em cada meio os suportes específicos a utilizar

Critérios:

Cobertura

CPM

Métodos:

Ordenação por audiência, afinidade, CPC, etc.

Escolher, entre os suportes, os locais a comprar

Fixar o calendário exacto das transmissões

Controlo

Verificar se as inserções coincidem com o plano

Comparar a audiência impactada com a audiência “comprada”

Orçamento de comunicação:

Nos media

Custos administrativos:

Compra de espaço

9

Avaliação e controlo

Nesta fase, falta apenas implementar o plano definido, seguindo-se depois a avaliação e o controlo (em regra, seguindo uma periodicidade mensal, semestral e anual). Ambos são fundamentais para que a eficácia da estratégia de comunicação (comparação dos resultados alcançados face aos objectivos propostos) possa ser medida e para que algumas alterações pertinentes possam ser introduzidas (análise das causas que justificam os eventuais desvios e tomada de acções correctivas). A estratégia de comunicação não é uma realidade estática, devendo ser permanentemente ajustada sempre que tal for justificável.

10

Anexos

11 Referências / Bibliografia

-

pmelink; http://www.pmelink.pt/manuais/marketing-e-vendas/como-elaborar-uma- estrategia-de-comunicacao ; acesso em Maio de 2015

-

Sigma Quadrado, Marketing; http://www.sigmaquadrado.com/glossario/ glossario.html ; acesso em Maio de 2015

-

SUMOL+COMPAL, S.A. - Resultados Consolidados de 2015; http://www.sumolcompal. pt/app/uploads/calendario_financeiro/ 2135493222571a4adc8b2d2.pdf ; acesso em Maio de 2015

-

Bettencourt, Maria Margarida Rodrigues Gonçalves; "A internacionalização do Compal Essencial para o mercado polaco" ; Mestrado em Gestão ISCTE - IUL ; acesso em Maio de 2015

-

Bibliografia

- Brochand,

Bernard;

Lendrevie,

Jacques;

Rodrigues,

Vicente;

Dionísio,

 

Pedro, Publicitor, Publicações Dom Quixote, 1ª Edição, 1999

 

- Lendrevie,

Jacques;

Lindon,

Denis;

Dionísio,

Pedro;

Rodrigues,

Vicente, Mercator - Teoria e Prática do Marketing, Publicações Dom Quixote,

6ª Edição, 1996

- Kotler, Philip, Marketing Management, Prentice Hall, 8ª Edição, 1994.

- Pires, Aníbal, O Que é o Marketing, Difusão Cultural, 1ª Edição, 1994