You are on page 1of 20

Histórias em quadrinhos

A

s histórias em quadrinhos são muito conhecidas
no mundo todo. Algumas até já viraram filmes,
principalmente as vivenciadas por super-heróis. Neste
módulo, vamos conhecer um pouco mais sobre elas.

EF2_6A_POR_011
Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.br

Conhecendo as histórias
em quadrinhos
As histórias em quadrinhos são muito antigas, surgiram no século passado. Aliam texto e
imagem (texto verbal e não verbal), e são publicadas em revistas em quadrinhos, jornais e até
mesmo na internet.
Os desenhistas se utilizam de vários recursos para dar vida aos personagens. Um deles é o
balão, usado para cercar e indicar a fala, o pensamento, o cochicho, o berro e até determinados
sentimentos dos personagens.
Outro recurso muito utilizado são as interjeições, palavras que procuram expressar sentimentos e emoções como surpresa, alegria, aplauso e emoções. Alguns exemplos: Viva! Ih! Ah!
Eh! Oba! Ei! Ufa! Psiu! Hum! Raios! Opa! Há também, nas histórias em quadrinhos, a presença
de onomatopeias, palavras que procuram imitar sons, vozes ou ruídos.

EF2_6A_POR_011

Divulgação.

No Brasil também há histórias famosas, como as criadas por Mauricio de Sousa e por
Ziraldo.

2
Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.br

com.. BALÕES DE FALA BALÕES DE PENSAMENTO BALÕES DE SEGREDO/SUSSURRO CENSURADO CENSURADO BALÕES DE ESFORÇO FÍSICO OU MEDO EF2_6A_POR_011 CRAS! SOC! BALÕES DE RUÍDO BALÕES DE RUÍDO 3 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S. O público já se habituou com eles e sabe o que significam. foi lançada uma revista em quadrinhos chamada Gibi e o nome generalizou-se de tal forma que abrange hoje qualquer revista em quadrinhos e ganhou espaço no dicionário. podem também reforçar dramaticamente a narrativa pelo seu próprio desenho.Os quadrinhos são encontrados nos gibis. Você sabe de onde vem a palavra “gibi”? O termo significa “moleque”.br . mais informações www. uma leitura muito difundida e apreciada no mundo inteiro.A. Os balões foram surgindo à medida em que as HQs foram se aperfeiçoando. Os balões.iesde. “garoto”. além de organizar as falas e nos dizer quem as recita na cena. cada um tem a sua função. por pessoas de várias idades. Em 1939. De acordo com estudiosos do assunto.

Tatiana vive uma aventura baseada na história de Chapeuzinho Vermelho. mais informações www. Leia-o com atenção: EF2_6A_POR_011 Texto I 4 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S..No texto I.A.iesde.com.br .

com.A.EF2_6A_POR_011 5 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.iesde. mais informações www..br .

mais informações www.EF2_6A_POR_011 6 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.br .com.iesde.A..

mais informações www.br .EF2_6A_POR_011 7 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S..A.iesde.com.

br ..A.iesde.EF2_6A_POR_011 8 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.com. mais informações www.

se divertiu? Você percebeu que nessa história encontramos os elementos que formam os quadrinhos? Consegue identificar interjeições. Observe o cartum abaixo: 1.com. O texto I foi baseado na história do Chapeuzinho Vermelho. Quais acontecimentos há em comum e foram observados? 9 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.iesde. onomatopeias? E os balões? Viu como eles indicam a fala dos personagens? Que tal um desafio? Texto II EF2_6A_POR_011 IESDE Brasil S.A.A. mais informações www..br .Então.

com. mais informações www. Observe os seis primeiros quadrinhos: a) O que o personagem 1 faz no segundo quadradinho? b) Que reação o personagem 1 tem? Solução: a) Olha algo por um buraco.A.br . mandada pela mãe dela.iesde. Pega um atalho pelo bosque e encontra o lobo mau. Levante uma hipótese e imagine qual a razão para ela ter pensado isso. uma pessoa ou ainda um fato. O lobo conseguiu enganar a menina facilmente devido a quê? 10 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S. 2. que pode ser um objeto. Texto I 1. Quando o lobo se apresentou à menina. ela ficou confusa. o cartum narra uma história que envolve dois personagens e algumas ações. Quais os elementos que faltaram da história da Chapeuzinho Vermelho? EF2_6A_POR_011 3. 2.. b) O personagem 1 acha muito engraçado. Chamaremos o homem sem barba de personagem 1 e o homem de barba de personagem 2. achou que ele estava doido.Solução: A menina. No texto II. vai sozinha. entregar uma encomenda.

4.. Observe o comportamento do personagem 1 nos três últimos quadrinhos. O que muda com relação ao emocional do personagem no último quadrinho? 11 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S. O que expressa a ação de colocar a mão no queixo e o rosto do personagem? 8. mais informações www. meninas e meninos que fazem “coisas” como esta da história? 5.iesde. Como o homem de barba reage? 7.br . Existem. O que significa o sinal que o personagem 1 faz com a mão no quadrinho 11? EF2_6A_POR_011 9. Observe o personagem 2 nos quadrinhos 7.A.com. A menina começa a fazer as perguntas “tradicionais” ao lobo e ele cita dois elementos atuais. Observe o comportamento do personagem 1 nos quadrinhos 9 e 10. Quais são? Texto II 6. ainda hoje. 8 e 9.

Geralmente. 2000. acho que você precisa de um um pouco de ritmo! ah. O que fez o personagem 1 mudar de ideia sobre o que estava vendo? Aprendendo violino? é! tá gostando? Tô. mas. É! ESPERA AÍ QUE EU VOU TE AJUDAR PRONTO! EU BATO RITMO E VOCÊ TOCA! PELO AMOR DE DEUS VÃO TOCAR EM OUTRO LUGAR! UM.. uma linguagem faria sentido sem a outra? 12 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S. mais informações www. DOIS. 93.A. mas pode-se fazer uso da linguagem visual somente. O PESSOAL DA DEMOLIÇÃO AQUI DO LADO NÃO CONSEGUE TRABALHAR COM ESSE BARULHO.com... TRÊS E. Nesta história..) Leia com atenção a história do Menino Maluquinho. EF2_6A_POR_011 11.10.iesde. As Melhores Tiradas do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos.. os quadrinhos trabalham com duas linguagens: a verbal (escrita) e a visual (imagem). (ZIRALDO. p.br .

12. ( ) imagens. TUM!. NHEC! E TZIM! b) PAF!. ( ) um narrador.A. mais informações www. Uma história em quadrinhos. é uma narrativa. assim como outra.. personagens. A história é narrada por meio de: ( ) imagens e diálogo entre os personagens. BUM!. Escreva os sons que as onomatopeias reproduzem na história: a) GZAC!. Que sinal de pontuação costuma acompanhar as onomatopeias? 15. Há uma ação dos meninos que gera uma consequência. tempo e espaço. envolve fatos. que nos conta a história. E TÁ! 14.br .com. 13. a) Que ação é essa? EF2_6A_POR_011 b) Qual é a consequência? 13 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.iesde. Retire da história: a) Personagens: b) Tempo: c) Espaço: 16.

14 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S. Menino muitíssimo inteligente. mas acabam conquistando o público com suas histórias mesmo em locais não muito agradáveis. Em que quadrinho está o humor da história e por quê? 18. EF2_6A_POR_011 10. mais informações www.. Esta é a Turma do ___________________.A.br . Agora é hora de testar seus conhecimentos sobre os personagens das histórias em quadrinhos. É um personagem inventado há muito tempo. O nome dessa personagem é formado por duas palavras: a parte branca do ovo frito e o sinônimo de linda. 7. Tem muitos parentes. Só quer saber de economizar. 2. mas muito sovina. tem um dialeto diferente e gosta muito de goiaba. Responda às perguntas e monte a cruzadinha. Seu nome lembra a papinha dos bebês. Ah! Também serve de tempero! Horizontal: 6.17. 4. porém ainda não aprendeu a falar corretamente. Nunca está satisfeito com nada. gosta de andar com um utensílio de cozinha na cabeça e vive aprontando. É um menino esperto. 3. Ele é da roça.com. 5. Vamos lá? Vertical: 1. adora invenções e tem um animal de estimação azul. é rico. Ela é uma vaquinha! 8. O animal de estimação de uma das personagens mais esfomeadas dos quadrinhos. gosta de ser diferente de todos. Zezinho e Luizinho. não faz o que os outros fazem. Eles parecem assustadores.iesde. Os três sobrinhos do Pato Donald chamam-se: _____________. 9.

4. 3.A. 2. 10. 15 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.com. Lembre-se de dar um título a sua história. utilize os quadrinhos abaixo. 7. 5. 9. Se preferir use seu caderno. EF2_6A_POR_011 Agora é sua vez. 1.iesde. Que tal bolar uma história em quadrinhos bem legal? Para isso. 8.br .. mais informações www. 6.

.A.iesde. mais informações www.EF2_6A_POR_011 16 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.com.br .

iesde..com. mais informações www.br .A.EF2_6A_POR_011 17 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.

iesde.A.com..br . mais informações www.EF2_6A_POR_011 18 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.

iesde.ALUNO: TURMA: DATA: TÍTULO: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 EF2_6A_POR_011 28 EF_POR.A. mais informações www.113 29 30 19 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.com.br ..

br ..EF2_6A_POR_011 20 Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.com.A.iesde. mais informações www.