Sie sind auf Seite 1von 6

O Cnon Bblico

O cnon do Antigo Testamento antes do Conclio de Trento


por Fernando Sarav
A opinio amplamente maioritria at ao sculo XVI que o cnon do AT como regra de f era o hebreu; admitindo-se ao mesmo tempo que os livros chamados Apcrifos ou Eclesisticos e depois deuterocannicos so teis para a edificao mas no para fundar doutrinas. I.

O cnon do Antigo Testamento: sculos II e III

Para l do que pode inferir-se com base no uso de determinados livros, o primeiro autor cristo cuja opinio explcita do cnon do AT se conservou (graas a Eusbio de Cesareia) Melito, bispo de Sardes na sia Menor (m. cerca de 190). Na sua carta a Onsimo d um catlogo dos escritos admitidos do Antigo Testamento que corresponde essencialmente ao cnon hebreu, apenas com a omisso de Ester (Eusbio, Histria Eclesistica IV, 26:12-14). Um catlogo similar e provavelmente contemporneo (sculo II), mas com o acrscimo de Ester, foi achado em 1875 no mesmo manuscrito em que se achou a Didaqu, ou Doutrina dos Doze Apstolos, um dos mais antigos documentos cristos extra-cannicos. Em meados do seguinte sculo, o destacado erudito bblico Orgenes de Alexandria, que pode considerar-se com justia o pai da crtica textual, afirmava: No se deve ignorar que os livros testamentrios, tal como os transmitiram os hebreus, so vinte e dois, tantos como o nmero de letras que h entre eles. Orgenes d depois uma lista de tais livros que correspondem quase exactamente ao cnon hebreu excepto pelo acrscimo da carta de Jeremias; como parte do livro cannico do mesmo nome, e pela omisso dos Profetas menores (Eusbio, Histria Eclesistica VI, 25:1-2). Este ltimo aspecto seguramente um deslize original ou de transcrio, j que o total referido de 21 e a canonicidade de dito livro os Doze Profetas Menores - nunca esteve em dvida. Diz Orgenes explicitamente que os livros de Macabeus esto parte destes. H que reconhecer, no entanto, que na prtica, Orgenes se negou a excluir totalmente os apcrifos, porque se os usava na Igreja, como ele mesmo o explica na sua Carta a Jlio Africano.

II .

O cnon do Antigo Testamento: sculos IV e V

Uma evidncia da fluidez do cnon do AT naquele tempo, no que aos livros Eclesisticos diz respeito, est indicada pelos mais antigos cdices existentes: o Sinatico e o Vaticano, ambos do sculo IV, e o Alexandrino, do seguinte sculo. Estes manuscritos que so cristos, incluem o AT grego da Septuaginta, a traduo judaica alexandrina pr-crist, mas (alm de perdas acidentais) diferem nos livros apcrifos/deuterocannicos includos. O Sinatico inclui, alm de Tobite, Judite, 1 Macabeus, Sabedoria de Salomo e Eclesistico (Sir), 4 Macabeus (que nunca foi tido por cannico), enquanto exclui 2 Macabeus e Baruc. O cdice Vaticano exclui todos os livros de Macabeus; pelo contrrio, o Alexandrino inclui os quatro livros de Macabeus. Em outras palavras, nos manuscritos s vezes faltam

livros tidos hoje por cannicos pela Igreja de Roma, e noutras ocasies se incluem livros cuja canonicidade rejeita a citada Igreja. Atansio, bispo de Alexandria e campeo da ortodoxia nicena, na sua carta pascal 39 de 367 d aos bispos africanos uma lista de livros do AT similar hebraica, com a diferena de que inclui Baruc e a Carta de Jeremias e omite Ester. A lista parecida de Orgenes, ainda que ponha Rute separado de Juzes. Diz Atansio: "Mas para maior exactido devo ... acrescentar isto: h outros livros fora destes, que no esto certamente includos no cnon, mas que foram desde o tempo dos padres dispostos para ser lidos aos que so recm-convertidos nossa comunho e desejam ser instrudos na palavra da verdadeira religio. Estes so a Sabedoria de Salomo, a Sabedoria de Sir [Eclesistico], Ester, Judite e Tobite ... Mas enquanto os primeiros esto includos no cnon e estes ltimos se lem [na igreja], no se deve fazer meno aos livros apcrifos. So a inveno de hereges que escrevem segundo a sua prpria vontade ..."
Nicene and Post-Nicene Fathers, 2nd Series (= NPNF2), 4:551-552

Como pode ver-se, Atansio tornou explcito o que Orgenes fez na prtica: reconhecer essencialmente o cnon hebreu, enquanto admitia a existncia de livros que, embora fora do cnon, tinham valor para a instruo. Por outro lado, aqueles que ele chama apcrifos so obra de hereges e devem ser excludos. Quatro anos antes de Atansio escrever esta carta houve um snodo em Laodiceia, em cujo cnon 59 se estabelecia que nas Igrejas deviam ser lidos apenas os livros cannicos dos Testamentos Antigo e Novo. O cnon 60 d uma lista essencialmente igual de Atansio, mas inclui o livro de Ester (NPNF2 14:158-159). possvel que este cnon 60 seja uma adio posterior. Cirilo, bispo de Jerusalm entre 348 e 386, segue basicamente a opinio de Orgenes, mas inclui Baruc (NPNF2, 7:27). Gregrio Nacianceno (330-390) d uma lista de livros cannicos em verso, onde reconhece vinte e dois livros; omite Ester (Hino 1.1.72.31). Anfilquio, bispo de Icnio (m. cerca de 394) d uma lista igual de Gregrio, mas acrescenta: Juntamente com estes, alguns incluem Ester. Epifnio, bispo de Salamis em Chipre (315-403) d uma lista de 22 livros similar annima do sculo II mencionada mais acima (Sobre pesos e medidas, 23). Em outro lado, acrescenta como apndice a uma lista de livros do Novo Testamento a Sabedoria de Salomo e a de Sir (Panarion 76:5). Jernimo (346-420) foi secretrio do bispo de Roma, Dmaso, entre 382 e 384. Por pedido de Dmaso, comeou a rever os Salmos e os Evangelhos (ou qui todo o Novo Testamento) da verso bblica chamada Latina Antiga. Depois da morte de Dmaso, em 384, comeou uma peregrinao at que se estabeleceu em Belm (Palestina) em 386. A prosseguiu a sua tarefa. Comeou com uma nova reviso do Saltrio em latim conforme Septuaginta (LXX). No entanto, rapidamente se convenceu de que devia trabalhar a partir do texto hebraico. A sua obra de traduo do AT foi completada em 405. Ao que parece no planeava incluir os apcrifos/deuterocannicos mas mais tarde cedeu ao uso prevalecente (eclesistico) e realizou uma traduo de Tobite e Judite do aramaico; o resto dos apcrifos/deuterocannicos no foi traduzido por ele, mas acrescentado por outros tal como se achavam na Latina Antiga. No verdade que os inclusse por

ordem de Dmaso, que j estava morto h mais de 20 anos quando Jernimo completou o seu trabalho. Jernimo enumera o cnon hebreu palestino exactamente, e d conta da dupla numerao como 24 ou 22, segundo se Rute e Lamentaes se contassem por separado ou agregados, respectivamente, a Juzes e Jeremias. Depois escreve: "Este prlogo s Escrituras pode servir como um prefcio com elmo [galeatus] para todos os livros que vertemos do hebraico para o latim, para que possamos saber os meus leitores tanto como eu mesmo - que qualquer [livro] que esteja para l destes deve ser reconhecido entre os apcrifos. Portanto, a Sabedoria de Salomo, como se a titula comummente, e o livro do Filho de Sir [Eclesistico] e Judite e Tobias e o Pastor no esto no Cnon." Jernimo traou a diferena entre os livros cannicos e os eclesisticos como se segue: "Como a Igreja l os livros de Judite e Tobite e Macabeus, mas no os recebe entre as Escrituras cannicas, assim tambm l Sabedoria e Eclesistico para a edificao do povo, no como autoridade para a confirmao da doutrina." De igual modo, sublinhou que as adies a Ester, Daniel e Jeremias (o livro de Baruc) no tinham lugar entre as Escrituras cannicas. Agostinho (354-430), bispo de Hipona, foi o grande autor cristo quase contemporneo de Jernimo. Agostinho possua uma bagagem teolgica que faltava a Jernimo, mas em compensao este tinha um sentido crtico bblico muito mais desenvolvido. Embora Agostinho reconhecesse a importncia das lnguas originais, no sabia hebraico, e instou na sua correspondncia com Jernimo a que este realizasse a sua nova verso a partir da Septuaginta. D uma lista do cnon do Antigo e Novo Testamentos em Sobre a Doutrina Crist 2 (8):13, no qual inclui os apcrifos/deuterocannicos. No entanto, em outras ocasies Agostinho demonstra estar consciente da distino entre o cnon e o uso eclesistico: Desde o tempo da restaurao do templo entre os judeus j no houve reis, mas prncipes, at Aristbulo. O clculo do tempo destes no se encontra nas Santas Escrituras chamadas cannicas, mas em outros escritos, entre os quais esto os livros dos Macabeus, que no tm por cannicos os judeus, mas a Igreja...
A Cidade de Deus, XVIII:36

No entanto, como outros autores cristos antes dele, na prtica a distino era frequentemente esquecida. Conclios africanos. Estes realizaram-se em finais do sculo IV e princpios do V, e a autoridade de Agostinho parece ter sido decisiva. No h documentos do Conclio de Hipona de 393, mas outro snodo em Cartago (397) reafirma a lista de livros do AT e NT, este ltimo tal como hoje o conhecemos (uma lista igual havia sido dada 30 anos antes por Atansio na sua Carta Pascal), e o AT com os livros Eclesisticos, includo 1 Esdras (= 3 Esdras no Apndice da Vulgata), que no forma parte do Cnon de Trento. A deciso foi ratificada no sexto Conclio de Cartago de 419. No figuram as distines que tinha indicado Agostinho (e outros antes dele). O bispo de Roma Inocncio I, numa carta ao bispo de Tolosa, Exuprio, d em 405 uma lista de livros do AT que inclui os apcrifos/deuterocannicos (com 1 Esdras).

Rufino, contemporneo de Jernimo, no seu Comentrio ao Credo dos Apstolos d depois do Conclio de Cartago de 397 uma lista de livros do AT que corresponde exactamente ao cnon hebreu. Depois precisa: Mas devia saber-se que h tambm outros livros que nossos padres no chamam cannicos, mas eclesisticos, ou seja, Sabedoria, chamado Sabedoria de Salomo, e outra Sabedoria, chamada a Sabedoria do filho de Sir, o ltimo dos quais os latinos chamam pelo ttulo geral de Eclesistico ... Ao mesmo tipo pertencem o livro de Tobite, e o livro de Judite, e os livros dos Macabeus ... todos os quais se leram nas Igrejas, mas no se apela a eles para a confirmao da doutrina. Aos outros escritos lhes chamaram Apcrifos; estes no admitiram que se leiam nas Igrejas.
(NPNF2 3:558)

Atribui-se a Gelsio, bispo de Roma (492-496) um decreto acerca dos livros que devem ser recebidos e dos que no devem ser recebidos, que segundo alguns manuscritos atribudo ao papa Dmaso; no entanto, o tal Decreto parece ser uma compilao realizada em Itlia no sculo VI.

III.

O cnon do Antigo Testamento: sculos VI e VII

Um sculo mais tarde Gregrio Magno, bispo de Roma (590-604) continuava a insistir na distino entre livros cannicos e eclesisticos: Em relao a tal particular no estamos a actuar irregularmente, se dos livros, ainda que no cannicos, no entanto outorgados para a edificao da Igreja, extramos testemunho. Assim, Elezar na batalha feriu e derribou o elefante, mas caiu debaixo da prpria besta que tinha matado [1 Macabeus 6:46].
Library of the Fathers of the Holy Catholic Church, 2:424; negrito acrescentado.

Que a questo do cnon do AT no estava nem de longe resolvida, o confirma no s Gregrio Magno, mas outros bispos como os africanos Jumilius e Primasius (seguem Jernimo), Anastcio de Antioquia e Lencio, que reconhecem o cnon hebreu. Sexto Conclio Ecumnico. No snodo de Constantinopla, chamado Trulano, reunido em 692 como uma espcie de continuao do Sexto Conclio Ecumnico, Terceiro de Constantinopla (680-681) se ratificaram os cnones dos Conclios anteriores, incluindo o de Cartago. Com isto poderia pensar-se que implicitamente se ratificou o cnon do AT ali determinado. No entanto, no mesmo documento os bispos conciliares tambm ratificavam os cnones (cartas decretais) de Atansio, Gregrio Nacianceno e Anfilquio, os quais, como vimos, defendiam um cnon virtualmente igual ao hebreu (NPNF2 14:361). De modo que no fica clara a posio destes bispos do VI Conclio Ecumnico acerca do cnon do AT; possvel que eles mesmos no tivessem uma posio uniforme. No mesmo sculo Joo de Damasco (aprox. 675-749), na sua Exposio da F Ortodoxa (4:18) defende tambm o cnon hebreu, o qual explica com certo detalhe, e acrescenta:

Est tambm o Panaretus, isto , a Sabedoria de Salomo, e a Sabedoria de Jesus, publicada em hebraico pelo pai de Sir [=Eclesistico] e posteriormente traduzido para o grego por seu neto, Jesus filho de Sir. Estes so virtuosos e nobres, mas no so contados nem foram depositados na arca.
(NPNF2 9:89-90)

IV.

O Cnon do Antigo Testamento: Curso Posterior

Poderiam citar-se muitos outros autores entre os sculos IX e XV que sustiveram explicitamente o cnon hebreu e respeitaram a distino traada por Jernimo. Por exemplo, Beda, Alcuno, Nicforo de Constantinopla, Rbano Mauro, Agobardo de Lyon, Pedro Maurcio, Hugo e Ricardo de So Vtor, Pedro Comestor, Joo Belet, Joo de Salisbury, o annimo autor da Glossa Ordinaria, Joo de Columna, arcebispo de Messina, Nicolau de Lira, William Occam, Afonso Tostado, bispo de vila, e o Cardeal Francisco Ximenes de Cisneros (editor da famosa Poliglota Complutense, o maior monumento erudio bblica catlica do sculo XVI). A posio deste ltimo era a seguinte: O cardeal Ximnez de Cisneros produz em Espanha a sua monumental Bblia poliglota chamada Complutense (15141517), com o texto latino da Vulgata no centro, o grego da Septuaginta de um lado e o hebraico massortico do outro, que representam respectivamente a Igreja Grega e a Sinagoga, e diz que o texto latino se imprime no meio como Jesus foi crucificado entre dois ladres. Mas quanto aos deuterocannicos, que esto includos na Complutense, explica no seu Prefcio que so recebidos pela Igreja para edificao, mas no para fundamentar doutrinas, pelo que se v que o ditame de So Jernimo continua ainda em vigncia.
(Gonzalo Bez-Camargo, Breve historia del Canon bblico , 1980, p. 56; negrito acrescentado)

Duas importantes autoridades sobre a Bblia, nessa mesma poca, so Erasmo de Roterdo, o eminente humanista, e o cardeal Caetano. Erasmo d a lista do cnon hebreu omitindo Ester. E dos deuterocannicos, entre os quais coloca este livro, sem dvida porque est considerando-o no seu texto grego (com adies) e no no hebraico, diz que foram recebidos para o uso eclesistico, mas que "seguramente (a Igreja) no deseja que Judite, Tobite e Sabedoria tenham o mesmo peso que o Pentateuco". Eis aqui como resume a situao no Ocidente um autor catlico: Na Igreja latina, atravs de toda a Idade Mdia achamos evidncia de hesitao acerca do carcter dos deuterocannicos. H uma corrente amistosa para com eles, outra distintamente desfavorvel para com a sua autoridade e sacralidade, enquanto oscilando entre ambas h um nmero de escritores cuja venerao por estes livros temperada por certa perplexidade acerca da sua posio exacta, e entre eles encontramos So Toms de Aquino. Encontram-se poucos que reconheam inequivocamente a sua canonicidade. A atitude prevalecente dos autores ocidentais medievais substancialmente a dos Padres gregos.
(George J. Reid, Canon of the Old Testament, em The Catholic Encyclopedia ,1913; negrito acrescentado)

O peso da evidncia indica que por muito tempo existiu uma distino entre os livros cannicos (basicamente o cnon hebreu) e os eclesisticos, que correspondem aos apcrifos/deuterocannicos. Lamentavelmente, a

nomenclatura nos autores antigos no uniforme, e assim o prprio Jernimo chama apcrifos aos Eclesisticos; mas s vezes reserva tal apelativo para os livros herticos. De igual modo, havia confuso acerca do termo cannico que em sentido estrito costumava reservar-se para os livros considerados inspirados e santos de maneira singular, mas que com frequncia se referia a toda a coleco, incluindo os eclesisticos. Este problema foi notado pelo Cardeal Toms de Vio (Caetano): Aqui conclumos nossos comentrios sobre os livros histricos do Antigo Testamento. Pois o resto (isto , Judite, Tobite, e os livros de Macabeus) so contados por Jernimo fora dos livros cannicos. E so postos entre os apcrifos. Juntamente com Sabedoria e Eclesistico, como evidente do Prlogo com Elmo. E no te preocupes, como um erudito principiante, se acharem em qualquer lado, seja nos sagrados conclios ou nos sagrados doutores, estes livros reconhecidos como cannicos. Pois as palavras tanto dos conclios como dos doutores devem ser reduzidas correco de Jernimo. Ora, segundo o seu juzo, na carta aos bispos Cromcio e Heliodoro, estes livros (e quaisquer outros como eles no cnon da Bblia) no so cannicos, isto , no so da natureza de uma regra para confirmar assuntos de f. Contudo, eles podem ser chamados cannicos, isto , da natureza de uma regra para a edificao dos fiis, como tendo sido recebidos e autorizados no cnon da Bblia para este propsito. Com a ajuda desta distino tu podes ver o teu caminho claramente atravs do que diz Agostinho, e do que est escrito no Conclio provincial de Cartago.
(Sobre o ltimo Captulo de Ester)

Como pode ver-se, j bem dentro do sculo XVI eminentes eruditos catlicos ainda sustentavam, para o Antigo Testamento, a distino entre livros Cannicos propriamente ditos (os do cnon hebreu) e livros Eclesisticos (num nvel inferior e portanto no cannicos em sentido estrito). O cnon do Antigo Testamento que a Igreja Catlica determinou para sua total satisfao no somente difere do hebreu e protestante, mas diferente do aceite em Cartago e do admitido pelas diversas igrejas Ortodoxas orientais. A deciso dogmtica do Conclio de Trento ps (pelo menos para os catlicos) fim a esta distino muito razovel e sustentada pela maioria durante sculos.

Fernando D. Sarav
Mendoza-Argentina

Das könnte Ihnen auch gefallen