Sie sind auf Seite 1von 28

E-book

Doce

Inspiração

10 mulheres empreendedoras, 10 receitas inspiradoras e 1 doce paixão:

o brigadeiro.

Editorial

Os anos passam e a cada momento variadas guloseimas preenchem o dia- a-dia de milhões de pessoas. Cada uma proporcionando inúmeras sensações, só por saborear um pedaço ou sentir seu cheiro. Mas entre a ampla variedade desses doces, sejam eles quais forem, um irá ganhar destaque especial aqui. Reunimos neste e-book dez histórias de empreendedoras, que trazem uma receita da grande paixão que possuem em comum: o brigadeiro gourmet.

Em meio aos sabores adocicados que existem no mercado, o brigadeiro tornou-se importante para essas dez mulheres. Com este e-book, você terá histórias para ler, receitas para fazer e uma paixão para se inspirar.

Dessa forma, este projeto busca valorizar as empreendedoras da cidade de Salvador que trabalham com brigadeiros gourmet, contendo receitas e inspirações sobre o empreendedorismo. Um produto que valorizará a nossa cidade, as doceiras da região, a mulher empreendedora e valorizará ainda mais o brigadeiro gourmet.

Desejamos uma boa leitura!

Lorena Correia - estudante de Jornalismo Daniela Bastos - Relações Públicas e Doceira

Sumário

História do Brigadeiro - 04 O que é brigadeiro gourmet? - 05 Benditos Brigadeiros - 06 Receita de Brigadeiro de Doce de Leite - 07 Brigadeiro Caseiro - 08 Receita de Brigadeiro de Leite Ninho - 09 Brigadeiro da Maria - 10 Receita de Brigadeiro de Café - 11 Brigaderia D. Didi - 12 Receita de Brigadeiro ao Leite recheado com Maracujá - 13 Dani Brigadeiro - 14 Receita de Brigadeiro de Pistache - 15 Desejo Brigadeiro Gourmet - 16 Receita de Brigadeiro de Amarula - 17 Lulu Brigadeiro Gourmet - 18 Receita de Brigadeiro de Maça, Canela e Nozes - 19 Mari Brigadeiro - 20 Receita de Brigadeiro de Nozes - 21 Mordidinhas da Jeu - 22 Receitas de Brigadeiro de Queijo do Reino - 23 Pereira Brigadeiro Gourmet - 24 Brigadeiro de Banana com Nutella e Canela - 25 Os 10 Mandamentos do Brigadeiro - 26 Brigadeiros em outros Formatos - 27 Reflexão Final - 28

História do Brigadeiro

O

brigadeiro é paixão nacional.

O

docinho mais famoso do Brasil chegou pra ficar!

Mas como surgiu o doce mais requisitado das festinhas de aniversário? Inicialmente feito com leite, manteiga, chocolate e açúcar, o popular brigadeiro tinha o nome de “negrinho”. Foi na eleição presidencial de 1945 que o docinho saiu do anonimato para virar o mais cobiçado entre os doces. Na disputa travada entre os candidatos Eurico Gaspar Dutra e o Brigadeiro Eduardo Gomes, as mulheres engajadas na campanha de Eduardo Gomes, que era considerado bonito e simpático, faziam vários “negrinhos”, ajudando assim a campanha do militar. “Vai um docinho do Brigadeiro?” O slogan de campanha do Eduardo Gomes era: “ELE É BONITO E SOLTEIRO, VOTE NO BRIGADEIRO! Bem, o candidato não saiu vencedor, mas o doce, sim, e desde então, unanimidade nacional.

SOLTEIRO, VOTE NO BRIGADEIRO! Bem, o candidato não saiu vencedor, mas o doce, sim, e desde

O que é Brigadeiro Gourmet?

O brigadeiro gourmet é a reinvenção do tradicional. O que diferencia o brigadeiro gourmet do brigadeiro comum é a matéria-prima utilizada no seu preparo. O verdadeiro brigadeiro gourmet pede ingredientes de primeira qualidade, inovando com a combinação de novos sabores e encantando com seus detalhes.

Em vez de achocolatado, um bom chocolate e com uma boa porcentagem de cacau. No lugar da margarina entra a manteiga, já que a margarina é um creme vegetal e a manteiga é feita basicamente de leite. Enfim, o modo de preparo é o mesmo do antigo brigadeiro, porém na versão gourmet essa mistura vem sempre acompanhada de um sabor, dado por outros ingredientes, que combinados tornam o doce irresistível. Sendo assim, as possibilidades de sabores tão diversas que nem dá pra imaginar quantas existem. Enfim, para ter sobrenome gourmet, o brigadeiro deve ter apresentação e sabor incomparáveis.

imaginar quantas existem. Enfim, para ter sobrenome gourmet, o brigadeiro deve ter apresentação e sabor incomparáveis.

Benditos Brigadeiros Aline Ramiro

Aline Ramiro, 37 anos. Fundou a empresa em abril de 2012. Instagram: @benditosbrigadeiros Telefones: (71) 3506-7537/ 9146-4231 E-mail: benditosbrigadeiros@gmail.com

3506-7537/ 9146-4231 E-mail: benditosbrigadeiros@gmail.com Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia?

Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia? Sou graduada em jornalismo, mas antes de entrar no ramo de doces estava atuando como secretária executiva.

Como o brigadeiro te inspirou e de onde surgiu a ideia de tê-lo como empreendimento? O brigadeiro entrou em minha vida assim que ingressei na faculdade no ano de 2008 no qual decidi comercializá-los e vender aos colegas de sala, no intuito de complementar minha renda. Parei as vendas após 1 ano, pois deixei o interior pra vir morar em Salvador. Em fevereiro de 2012 fiquei desempregada, e a preocupação com o pagamento das despesas de casa vieram à tona, já que estava recém casada. Então, minha cunhada me mostrou uma matéria na internet que evidenciava os brigadeiros gourmet como a sensação do momento no mercado de doces. E assim decidi pesquisar a fundo sobre os mesmos, bem como fornecedores dos produtos importados e enfim, comecei a produzi-los. Graças a Deus foram aprovados pelas clientes, a ponto de fornecer para o aniversário de 39 anos da dançarina e apresentadora Scheila Carvalho. Desde então, meu negócio foi expandido para outros segmentos de doces, como:

doces modelados, bolos de pote, brigadeiros de pote e pães de mel.

Qual o seu maior desafio e a sua maior conquista nesta carreira de mulher empreendedora? Meu maior desafio, foi enfrentar tal empreitada sozinha, desde a parte financeira, divulgação até a produção. E assim permaneço até hoje. Trabalho de domingo a domingo fornecendo doces para várias festas e clientes variados. E minha maior conquista foi minha independência financeira, no qual posso trabalhar em casa, fazer meus horários e o principal, ser dona do meu próprio negócio. Para mim, não há felicidade maior que esta.

Brigadeiro de Doce de Leite

(Receita da Benditos Brigadeiros)

Ingredientes

1 lata de leite condensado

50 g de chocolate branco 100 g de doce de leite cremoso

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Doce de leite em tablete esfarelado para decorar. Doce de leite cremoso para rechear os brigadeiros

Modo de Preparo

1. Coloque todos os ingredientes em uma panela de alumínio ou teflon e misture-os.

Leve a panela ao fogo médio, mexendo sempre, até a massa começar a se desprender

do fundo. Retire do fogo.

2. Transfira a massa para uma tigela e deixe esfriar.

3. Depois de fria, pegue cerca de meia colher de sobremesa de massa de brigadeiro.

4. Para facilitar o manuseio da massa, umedeça as mãos na água.

5. Abra a massa na palma da mão e coloque cerca de uma colher de café cheia de doce

de leite no centro da massa, fechando-a em seguida. Modele a bolinha.

6. Passe a bolinha de massa pelo doce de leite esfarelado.

7. Coloque-a em uma forminha de papel forrada com tapete de celofane transparente.

Use o mesmo procedimento para as demais.

Rendimento: aproximadamente 25 unidades

com tapete de celofane transparente. Use o mesmo procedimento para as demais. Rendimento: aproximadamente 25 unidades

Brigadeiro Caseiro Sílvia Santos

Sílvia Santos, 34 anos. Fundou a empresa em abril de 2012. Instagram: @brigadeirocaseiro Telefones: (71)8893-0728 / 8345-4293 E-mail: combrigadeirocaseiro@hotmail.com

/ 8345-4293 E-mail: combrigadeirocaseiro@hotmail.com Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia?

Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia? Eu trabalhava em uma Multinacional (Zara Brasil) como subgerente no shopping Iguatemi.

Como o brigadeiro te inspirou e de onde surgiu a ideia de tê-lo como empreendimento? Considero-me viciada em chocolate, consumo todos os dias e o brigadeiro sempre foi um dos meus preferidos. Nunca sonhei em ter o próprio negócio, eu simplesmente resolvi arriscar e como amo doce, a gente costuma dizer que tem que fazer o que ama então segui a risca. Fui em busca de conhecimento e encontrei um mundo doce e criativo que desconhecia e que me fascinou. Depois de muitas pesquisas e projetos no papel me dei uma meta de 6 meses e aqui estou a 3 anos, muito feliz e orgulhosa de mim porque nunca imaginava que iria conseguir chegar tão longe.

Qual o seu maior desafio e a sua maior conquista nesta carreira de mulher empreendedora? Tenho muitos, mas consegui cumprir com as metas anda sendo um desafio. E o crescimento mensal/anual tem sido uma das minhas conquistas.

Brigadeiro de Leite Ninho

(Receita da Brigadeiro Caseiro)

Ingredientes

2

latas de leite condensado

4

colheres de sopa de Leite Ninho

Manteiga sem sal para untar a panela

Modo de preparo

Coloque na panela uma colher de café de manteiga sem sal, deixe derreter, logo em seguida coloca o leite condensado e o leite ninho aos poucos para não embolar, mexa até da o ponto de brigadeiro. Coloque em uma tijela e deixe esfriar. Pegue um outro prato e coloque o leite ninho para enrolar. Passe um pouco de manteiga nas mãos para enrolar os brigadeiros, e com uma colher pequena vá pegando a massa e fazendo bolinhas. Quando terminar de enrolar passe no leite ninho. Essa porção serve até 40 brigadeiros

a massa e fazendo bolinhas. Quando terminar de enrolar passe no leite ninho. Essa porção serve

Brigadeiro DaMaria Maria Tereza Souza

Maria Tereza, 35 anos. Fundou a empresa em março de 2011. Instagram: @brigadeiro_damaria Telefones: (71) 3344-0289 / 9239-2101 E-mail: brigadeirodamaria@live.com

3344-0289 / 9239-2101 E-mail: brigadeirodamaria@live.com Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia?

Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia? Fui proprietária de um restaurante a quilo.

Como o brigadeiro te inspirou e de onde surgiu a ideia de tê-lo como empreendimento? Sempre amei os brigadeiros e tortas, com o fim do restaurante pude estudar, me aprimorar em cursos e testar receitas.

Qual o seu maior desafio e a sua maior conquista nesta carreira de mulher empreendedora? O maior desafio é montar minha loja voltada para a vendas de meus produtos. A maior conquista, sem dúvida, é a fidelização e o carinho dos meus clientes.

Brigadeiro de Café

(Receita da Brigadeiro da Maria)

Ingredientes

1 lata de leite condensado

2 colheres de sopa de café pronto, bem forte

1 colher de manteiga sem sal confeito de chocolate

Modo de preparo

Coloque na panela o leite condensado, a manteiga sem sal e o café solúvel; Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar; Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela; Deixe esfriar bem, então unte as mãos com a manteiga, faça as bolinhas e envolva- as em chocolate meio-amargo granulado.

esfriar bem, então unte as mãos com a manteiga, faça as bolinhas e envolva- as em

Brigaderia D. Didi Carla Guedes

Carla Guedes, 28 anos. Fundou a empresa em setembro de 2013. Instagram: @brigaderiaddidi Telefone: (71) 9341-7810 E-mail: carlinha.agc@hotmail.com

Telefone: (71) 9341-7810 E-mail: carlinha.agc@hotmail.com Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia?

Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia?

Antes de começar minha trajetória com a D. Didi eu atuava como professora de

educação física.

Segui conciliando até onde pude e hoje estou só com os doces.

Como o brigadeiro te inspirou e de onde surgiu a ideia de tê-lo como empreendimento? Sempre tive o doce muito presente na minha vida através da minha avô ( d. Didi é como ela era conhecida por todos). Ela passou seu talento para a minha mãe e assim chegou até mim. Como sempre amei brigadeiro, resolvi juntar o que sabia com brigadeiros e isso foi agradando a todos.

Qual o seu maior desafio e a sua maior conquista nesta carreira de mulher empreendedora?

O meu maior desafio tem sido o mergulho no empreendedorismo. É um mundo

totalmente novo para mim, cheio de caminhos, altos e baixos, tudo isso pede muito

de nós e não é nada fácil.

Agora a minha maior conquista sem dúvidas é a realização pessoal. Você se ver crescendo através de algo criado e feito por você não tem preço. Cada elogio, cada

cliente que se torna fiel é uma injeção de ânimo para melhorar cada vez mais. Acordar

se sentindo completa, capaz e realizada é indescritível!!

Brigadeiro ao Leite recheado com Maracujá

(Receita da Brigaderia D. Didi)

Brigadeiro ao leite

1 lata de leite condensado

2 colheres de sopa de creme de leite 30g de chocolate meio amargo 100g de chocolate ao leite

Recheio 1/2 lata de leite condensado

1 colher de sopa de creme de leite

½ maracujá ( caso ele seja muito pequeno coloco 1 inteiro para o gosto ficar concentrado)

Modo de Fazer

Brigadeiro ao Leite Adiciono em uma panela todos os ingredientes e misturo bem antes de ir ao fogo Depois de completamente misturados levo ao fogo médio e mexo até atingir o ponto de brigadeiro. ( Viro a panela e se a massa soltar e cair em um bloco só, tiro do fogo)

Recheio Adiciono todos os ingredientes e novamente misturo completamente antes de ir ao fogo.Depois de misturados levo ao fogo baixo e mexo sem parar até o creme ficar bem amarelo e cremoso. Depois das massas estarem frias faço bolinhas do brigadeiro ao leite e recheio com maracujá! Coloco em forminhas e então só se deliciar!!!

frias faço bolinhas do brigadeiro ao leite e recheio com maracujá! Coloco em forminhas e então

Dani Brigadeiro Daniela Bastos

Daniela Bastos, 29 anos. Fundou a empresa em maio de 2011. Instagram: @dani_brigadeiro Telefones: (71) 9323-2520 / 8848-1448 E-mail: contato@danibrigadeiro.com

9323-2520 / 8848-1448 E-mail: contato@danibrigadeiro.com Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia?

Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia? Me formei em Relações Públicas e trabalhava em uma empresa de formaturas.

Como o brigadeiro te inspirou e de onde surgiu a ideia de tê-lo como empreendimento? Em meados de 2010, tudo deu início. Vendia brigadeiros para os meus colegas de trabalho e vi nisso uma oportunidade de ter o meu próprio negócio. A partir daí, todo o meu estudo e busca pela “fórmula” do brigadeiro começou. Fui aperfeiçoando novos sabores, criando embalagens, estudando o mercado e enfim, em 2011 fundei a Dani Brigadeiro. Comecei vendendo aos poucos, para amigos e amigos de amigos, e hoje graças à Deus, atendo desde maternidade, bodas e casamentos, até festas de debutante, aniversários, formaturas e eventos corporativos de toda a cidade de Salvador e região metropolitana.

Qual o seu maior desafio e a sua maior conquista nesta carreira de mulher empreendedora? Desafio: Ser dono do próprio negócio já é um desafio na vida de qualquer pessoa. No meu caso, eu tenho vários projetos para a minha empresa e realizá-los um a um, é um grande desafio. Conquista: Graças à Deus tenho muitas conquistas ao longo destes 4 anos, mas vou citar algumas: ano passado fiquei em 2º lugar no prêmio Sebrae Mulher de Negócios (nível estadual - MEI), montei meu ateliê com uma melhor estrutura, comecei a ministrar cursos de brigadeiros gourmet e assim venho ajudando a realizar o sonho de outras pessoas. Palestrar contando minha história de empreendedora também faz parte das minhas conquistas e enfim, estar no mercado há com 4 anos e a cada dia crescendo um pouco mais, é a maior delas.

Brigadeiro de Pistache

(Receita da Dani Brigadeiro)

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (395g)

1 colher (sopa) de manteiga sem sal 20g de creme de leite 25g de chocolate branco picado 40g de pistache triturado Pistache triturado para cobertura

Modo de Fazer:

Leve ao fogo baixo todos os ingredientes, mexendo sem parar, até que a massa se desprenda do fundo da panela. Unte com manteiga um recipiente e coloque a massa. Deixe esfriar naturalmente. Com as mãos untadas faça bolinhas com pequenas porções da massa, passe no pistache triturado e coloque em forminhas.

Com as mãos untadas faça bolinhas com pequenas porções da massa, passe no pistache triturado e
Desejo Brigadeiro Gourmet Carolina Santa Fé Carolina Santa Fé, 35 anos. Fundou a empresa em

Desejo Brigadeiro Gourmet Carolina Santa Fé

Carolina Santa Fé, 35 anos. Fundou a empresa em julho de 2013. Instagram: @desejobrigadeiro Telefone: (71) 9388-0043 E-mail: desejobrigadeiro@hotmail.com

Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia? Sou formada em Publicidade e Propaganda e atualmente trabalho em uma montadora de estrutura para eventos e em paralelo tenho a Desejo Brigadeiro.

Como o brigadeiro te inspirou e de onde surgiu a ideia de tê-lo como empreendimento? Estava em busca de algo novo e do meu próprio negócio. Em uma das minhas viagens para São Paulo, estava em um shopping fazendo compras quando passei na frente de uma loja bastante colorida que me chamou atenção. Quando vi o produto que eles comercializavam, fiquei super encantada com a criatividade dos sabores e bom gosto. Imaginei na hora: Que ideia genial!!! Voltei para Salvador cheia de idéia e louca para montar uma brigaderia. Por conta desse encantamento, fui em busca de mais informações sobre esse novo mercado. Fiz muitas pesquisas tomei cursos, busquei fornecedores aqui e em outras cidades. Depois de todas as informações necessárias que eu precisava, resolvi montar a Desejo Brigadeiro. E hoje graças a Deus estou super feliz com os resultados!

Qual o seu maior desafio e a sua maior conquista nesta carreira de mulher empreendedora? Meu maior desafio foi ter conseguido montar meu próprio negócio e fazer com que as pessoas aprovassem o meu produto. E graças a Deus isso aconteceu!!! Essa foi uma das minhas maiores conquistas. Ainda tenho vários projetos da Desejo Brigadeiro a serem concretizados!!

Brigadeiro de Amarula

(Receita da Desejo Brigadeiro Gourmet)

Ingredientes

1 lata de leite condensado

02 colheres de chocolate em pó ou 150g

de chocolate picado 150g de creme de leite

1 colher (sopa) de manteiga sem sal 150ml de licor de Amarula Granulado para bolear

Modo de Preparo

1. Coloque todos os ingredientes em uma panela de alumínio ou teflon (exceto o

licor de Amarula) e misture-os. Leve a panela ao fogo médio, mexendo sempre, até

a massa começar a se desprender do fundo, nesse momento você já pode adicionar

o licor de Amarula. Misture novamente até pegar o ponto de brigadeiro. Retire do fogo.

2. Coloque a massa em uma tigela e deixe esfriar.

3. Depois de fria, pegue a massa com uma colher de sobremesa. A colher não

precisa ser cheia, pode ser meia colher.

4.

Para facilitar o manuseio da massa, umedeça as mãos na água.

5.

Ao bolear os brigadeiros cubra com o granulado.

7.

Coloque-o em uma forminha da sua preferencia.

água. 5. Ao bolear os brigadeiros cubra com o granulado. 7. Coloque-o em uma forminha da

Lulu Brigadeiro Gourmet Lucianne Pombo

Lucianne Pombo, 43 anos. Fundou a empresa em janeiro de 2012. Instagram: @lulubrigadeirogourmet Telefone: (71) 8179-8066 E-mail: lulubrigadeirogourmet@hotmail.com

(71) 8179-8066 E-mail: lulubrigadeirogourmet@hotmail.com Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia?

Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia? Sou médica pediatra, atuante, até hoje.

Como o brigadeiro te inspirou e de onde surgiu a ideia de tê-lo como empreendimento? Em janeiro de 2012 dei uma grande festa para comemorar meus 40 anos. Queria

surpreender meus convidados, a começar pelo convite! Providenciei caixas forradas de tecido e procurei algo “diferente” para colocar dentro delas, esse seria o meu convite!

GOURMET !!! Na época uma febre no Rio

até que uma amiga me

e em SP, chegavam timidamente em Salvador. Provei alguns

sugeriu que fizéssemos nós mesmas os Brigadeiros. Topei na hora!! Fizemos muita

o convite da minha festa foi um sucesso!

pesquisa, alguns cursos, laboratórios

Fiquei tão apaixonada por esse universo que, médica por profissão, formiga por natureza, resolvi criar a marca, que este mês completa 3 anos! Decidimos não abrir loja física, trabalhamos apenas sob encomenda.

bombons,

chocolates, trufas

BRIGADEIRO

e

Qual o seu maior desafio e a sua maior conquista nesta carreira de mulher empreendedora?

Conciliar com a minha profissão, criar novas receitas, atender aos pedidos dos clientes,

é uma

verdadeira arte! AMO ser médica

em meio à plantões de emergência, ambulatório, visitas de Home-care

AMO

fazer Brigadeiros Gourmet!!

Brigadeiro de Maçã, Canela e Nozes

(Receita da Lulu Brigadeiro Gourmet)

Ingredientes:

395g de leite condensado

50g de chocolate branco 10g de manteiga extra sem sal

01

colher (café) de canela em pó

25

g de nozes picadas

25g de maçã desidratada picada 100g de granulado de chocolate ao leite

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes, exceto o granulado, ao fogo brando, sem parar de mexer, até desprender do fundo da panela. Despeje a massa em um recipiente e deixe esfriar. Faça as bolinhas com as mãos untadas, decore com o granulado e acomode em forminhas. Dica: você pode usar pó para decoração no granulado, deixando seu Brigadeiro mais bonito e sofisticado.

em forminhas. Dica: você pode usar pó para decoração no granulado, deixando seu Brigadeiro mais bonito

Mari Brigadeiro Mariana Rodrigues

Mariana Rodrigues, 31 anos. Fundou a empresa em abril de 2014. Instagram: @mariibrigadeiro Telefones: (71) 3488-7679 / 8836-3458 E-mail: contato@maribrigadeiro.com.br

3488-7679 / 8836-3458 E-mail: contato@maribrigadeiro.com.br Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia?

Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia? Sou Web Designer.

como

empreendimento?

Amo doces

serviço há anos e cancelou o contrato, então tive a ideia de fazer e vender para amigos e foi dando certo.

Como

o

brigadeiro

te

inspirou

e

de

onde

surgiu

a

ideia

de

tê-lo

no início foi para suprir a parte financeira de uma empresa que prestava

Qual o seu maior desafio e a sua maior conquista nesta carreira de mulher empreendedora?

então se for pela vontade de Deus e

Desafio? tudo na vida tem um inicio, meio e fim

minha determinação, espero levar esse maravilhoso doce por muitos e muitos anos.

Brigadeiro de Nozes

(Receita da Mari Brigadeiro)

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 1/2 xícara de chá de nozes moídas

1 colher de sopa de manteiga

Modo de Preparo

Junto o leite condensado, manteiga e a nozes e mexa em fogo batendo até desgrudar do fundo da panela. Enrole o brigadeiro na nozes.

condensado, manteiga e a nozes e mexa em fogo batendo até desgrudar do fundo da panela.

Brigadeiro de Queijo do Reino

(Receita da Mordidinhas da Jeu)

Ingredientes

1 lata de leite condensado 120g de queijo do reino (sem a casquinha rosa) 15g de manteiga 15g de farinha de trigo Confeite perolado para decorar.

Modo de Preparo

Rale o queijo do reino. Em uma panela, coloque todos os ingredientes (exceto o confeite) e leve ao fogo baixo. Mexa sem parar até que o brigadeiro solte do fundo da panela, formando uma bola que não borbulha. Deixe esfriar. Faça bolinhas e passe no confeite perolado, colocando em uma forminha de papel. Rendimento: aproximadamente 25 unidades.

Faça bolinhas e passe no confeite perolado, colocando em uma forminha de papel. Rendimento: aproximadamente 25

Mordidinhas da Jeu Jéssica Guanabara

Jéssica Guanabara, 25 anos. Fundou a empresa em outubro de 2013. Instagram: @mordidinhasdajeu Telefone: (71) 8781-0518 E-mail: mordidinhasdoceria@gmail.com

(71) 8781-0518 E-mail: mordidinhasdoceria@gmail.com Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia?

Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia? Eu me formei em Gastronomia em 2010, mas por dificuldade de oportunidade na área fui trabalhar como Auxiliar de RH em um grupo de restaurantes. Saí de lá no ano passado, quando resolvi me dedicar ao Mordidinhas.

Como o brigadeiro te inspirou e de onde surgiu a ideia de tê-lo como empreendimento? Minha inspiração veio depois que eu conheci o trabalho de Juliana Motter, dona da Maria Brigadeiro (SP). Eu ganhei o livro dela na época da faculdade e depois conhecia a loja em São Paulo, me apaixonando pelo ambiente e principalmente pelos sabores diferentes.

Qual o seu maior desafio e a sua maior conquista nesta carreira de mulher empreendedora? Como ainda estou no começo, ainda não tive uma grande conquista apenas. Cada dia é uma conquista diferente e sempre há desafios diariamente também. Mas lembro bem minha felicidade quando recebi a primeira encomenda de "desconhecido", de alguém que não era meu amigo ou ciclo de amizade. Foi quando eu vi que o Mordidinhas estava ganhando espaço no mercado.

Pereira Brigadeiro Gourmet Maíra Pereira

Maíra Pereira, 24 anos. Fundou a empresa em junho de 2013. Instagram: @pereirabrigadeiro Telefones: (71) 9227-3973/ 8805-8214 E-mail: pereirabrigadeiro@gmail.com

9227-3973/ 8805-8214 E-mail: pereirabrigadeiro@gmail.com Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia?

Antes de empreender com os brigadeiros, o que você fazia? Sou Enfermeira, atuante.

Como o brigadeiro te inspirou e de onde surgiu a ideia de tê-lo como empreendimento?

O brigadeiro surgiu na minha vida desde muito cedo mais precisamente aos 14 anos

quando vendia no Colégio onde estudei até o 3° ano do ensino médio. A venda dos brigadeiros foi durante este tempo a minha única renda. Durante a faculdade sempre trabalhei em um Buffet de Crepes Française de Salvador, neste Buffet surgia muitas encomendas de brigadeiro que acabavam sendo terceirizadas para mim. Acabei conhecendo um público mais sofisticado que gostava de saborear comidas diferentes da tradicional, assim tive a curiosidade de trazer a sofisticação para um doce tão desejado como o brigadeiro. Comecei a procurar novas receitas, cursos online para aperfeiçoamento das receitas e técnicas além de chocolates mais nobres. Desta forma decidi ampliar a produção e investir em Marketing, percebi que Salvador necessitava de algo diferente e quis transformar o brigadeiro em um empreendimento sério.

Qual o seu maior desafio e a sua maior conquista nesta carreira de mulher empreendedora?

O meu maior desafio é fazer com que o público da Bahia conheça a diferença entre um

brigadeiro simples e o brigadeiro gourmet, deixando de lado o preconceito de que brigadeiro é um doce simples ou infantil. Além disto, um dos maiores desafios é a necessidade constante de novas ideias relacionada a receitas e a apresentação do doce, para que desta forma o cliente sempre se sinta surpreendido por nossos produtos. Orgulho-me muito e tenho como conquista as campanhas comemorativas que criei e lancei durante o ano de 2014 em Salvador, todas tiveram uma boa aceitação e consequentemente um bom número de vendas, com certeza a empresa se tornou mais conhecida devido a estas campanhas.

Brigadeiro de Banana com Nutella e Canela

(Receita da Pereira Brigadeiro Gourmet)

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 1/2 banana da prata madura

1/4 lata de creme de leite

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de açúcar cristal

1 Nutella 250g

1 colher rasa de farinha de trigo

Para confeitar:

açúcar refinado e canela à gosto.

Modo de Preparo:

Separe um recipiente e amasse bem a banana até ficar em consistência de papa. /Em uma panela adicione a manteiga, o açúcar e a banana amassada levando ao fogo baixo até que açúcar derreta todo e fique homogêneo com a banana. / Desligue o fogo e rapidamente junte o leite condensado, o creme de leite e a farinha de trigo e mexa até que fiquem homogêneos. / Leve novamente ao fogo médio e mexa até que o brigadeiro desgrude do fundo e lateral da panela. / Retire do fogo e transfira a massa para um recipiente untado com manteiga e cubra com papel filme transparente deixando que o mesmo tenha contato com a massa. Deixe o brigadeiro esfriar. / Para o recheio, coloque pequenas porções de Nutella em uma recipiente e leve ao congelador até que fiquem congeladas. / Assim que o brigadeiro estiver totalmente frio, abra a massa e recheie com as porções de Nutella ainda congeladas e molde bem os doces para que não aja extravasamento do recheio. / Enrole o doce, passe no açúcar refinado com a canela e coloque na forminha desejada. Rendimento: 20 unidades.

recheio. / Enrole o doce, passe no açúcar refinado com a canela e coloque na forminha

Os 10 Mandamentos do Brigadeiro Gourmet

01 - Brigadeiro é um doce brasileiro. Valorize-o!

02 - Utilize ingredientes de alta qualidade e devidamente selecionados.

03 - Mexa sempre o brigadeiro em fogo baixo. Não tenha pressa!

04 - Conserve seu brigadeiro em local seco e fresco. Nunca em geladeira!

05 - A umidade é inimiga do chocolate. Deixa-o sem brilho e faz perder a textura. Cuidado!

06 - Consuma o seu brigadeiro em até 3 dias após fabricação. Depois disso ele irá cristalizar e perderá a maciez e o sabor original.

07- O brigadeiro tem o poder de nos fazer feliz e é super indicado em períodos de TPM. Afinal, já foi provado que substâncias do chocolate melhoram o nosso humor. Aproveite!

08 - O brigadeiro gourmet não é qualquer docinho. Capriche em sua apresentação!

09 - Nas noites de frio, além do cobertor e um bom filme, abuse do brigadeiro de colher! Hum

10 - Não deixe para amanhã, o brigadeiro que você pode comer hoje!

Brigadeiros em outros formatos

E pra quem é completamente apaixonado por esse mundo dos brigadeiros e outros

doces, super indicamos a loja Galeria Doce. Eles têm sabonetes de brigadeiro, chaveiros de brigadeiro, panos de prato com receita

de brigadeiro, lixeirinha de carro estampada de brigadeiros melhor, atendem em todo o Brasil!

Cada coisa linda!!! E o

Loja Virtual: www.galeriadoce.com.br E-mail: atendimento@galeriadoce.com.br Instagram: @galeriadoce

coisa linda!!! E o Loja Virtual: www.galeriadoce.com.br E-mail: atendimento@galeriadoce.com.br Instagram: @galeriadoce

‘‘Uma das coisas em que acredito na vida é que tudo o que fazemos com verdade e paixão traz resultados benéficos e acaba abrindo portas para novas oportunidades.’’

Alexandre Tadeu Costa (fundador da Cacau Show)