Sie sind auf Seite 1von 60
R R E E L L A A T T Ó Ó R R I
R R E E L L A A T T Ó Ó R R I

RREELLAATTÓÓRRIIOO TTÉÉCCNNIICCOO DDEE AAVVAALLIIAAÇÇÃÃOO DDAA EEXXPPOOSSIIÇÇÃÃOO OOCCUUPPAACCIIOONNAALL AA VVIIBBRRAAÇÇÕÕEESS DDEE CCOORRPPOO IINNTTEEIIRROO,, MMÃÃOOSS EE BBRRAAÇÇOOSS

Responsável pela elaboração: WASP SERVIÇOS EM INSTRUMENTAÇAO ANALITICA LTDA - ME - Desenvolvimento em Segurança, Qualidade e Meio Ambiente - Rua Democlácio José Rossin, 112 Guamium, CEP 13.400-970

Elaborado em: Novembro de 2017

WASP

Piracicaba/SP

2017

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho, consta do reconhecimento e previsão de controle das situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes e ou doenças ocupacionais, e tornar mais saudável o ambiente laboral é para a empresa, uma maneira de prevenir perdas e investir no homem.

As providências para melhorias das condições ambientais ocupacionais deverão ter objetivos mais amplos que o de apenas atender à legislação, pois é sabido que manter os valores dentro dos limites de tolerância não será suficiente, se levarmos em conta o bem estar do trabalhador e a susceptibilidade do homem, a qual o leva a reagir de maneira diferente de outrem, em condições iguais.

Portanto, a busca da otimização das condições de trabalho conduzirá à melhoria da produtividade, ao aumento da vida útil dos equipamentos, e à maior satisfação dos trabalhadores, o que resultará na preservação da boa imagem da empresa na comunidade a qual está inserida. Neste seguimento do processo de busca, este relatório técnico tem papel preponderante nos propósitos de identificação, avaliação, quantificação e controle dos riscos (agentes ambientais ocupacionais potencialmente nocivos à saúde e eficiência do trabalhador).

nocivos à saúde e eficiência do trabalhador). Dr. Fábio Eduardo Penatti Coordenador da Divisão de

Dr. Fábio Eduardo Penatti Coordenador da Divisão de Desenvolvimento de Segurança, Qualidade e Meio Ambiente da WASP

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

1.

METODOLOGIAS

O objetivo da norma é o do estabelecer critérios e procedimentos para avaliação da exposição ocupacional a vibrações em mãos e braços que implique risco à saúde do trabalhador, entre os quais a ocorrência da síndrome da vibração em mãos e braços (SVMB).

A exposição à vibração é dependente da duração e da magnitude da vibração representada pelo seu valor total.

Para a avaliação da vibração de mão e braço deve se determinar as acelerações nos eixos x, y e z de forma a se obter a aceleração combinada (ponderada em frequência) dos três eixos em m/s 2 . O valor obtido deve ser comparado com o quadro da norma que sugere um nível de precaução à saúde, denominado A(8) em m/s 2 X tempo para aparecimento de dedos brancos.

em m/s 2 X tempo para aparecimento de dedos brancos. Eixo z (zh): corresponde a linha

Eixo z (zh): corresponde a linha longitudinal óssea. Eixo x (xh): perpendicular a palma da mão. Eixo y (yh): na direção transversal da mão.

As medições da vibração transmitida às mãos foram feitas segundo as três direções de um sistema de coordenadas ortogonais, de forma simultânea, utilizando-se acelerômetro do tipo triaxial.

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

A Figura 2 ilustra a localização do sistema de coordenadas ortogonais que serve como base para a identificação do ponto de medição idealizado.

para a identificação do ponto de medição idealizado. Figura 2: Localização do sistema de coordenadas para
para a identificação do ponto de medição idealizado. Figura 2: Localização do sistema de coordenadas para
para a identificação do ponto de medição idealizado. Figura 2: Localização do sistema de coordenadas para

Figura 2: Localização do sistema de coordenadas para vibração de mãos e braços Fonte:

Fundacentro.

Os estudos sugerem que os sintomas das vibrações de mãos e braços são raros em indivíduos expostos a A(8) < 2 m/s² e sem registro para A(8) < 1 m/s².

Assim, a avaliação da exposição à vibração é feita através do parâmetro aceleração média (amr) corresponde à raiz quadrada da soma dos quadrados das acelerações médias, medidas segundo os três eixos ortogonais “x”, “y” e “z”, definida pela expressão que segue:

amr = {(fxamx) 2 + (fyamy) 2 + (fzamz) 2 } ½ (m/s 2 )

Sendo:

amj = aceleração média; fj = fator de multiplicação em função do eixo considerado (f = 1,0 para os três eixos).

Aceleração média de exposição parcial (amep ij ): corresponde à aceleração média representativa da exposição ocupacional relativa à componente de exposição “i”, ocorrida em uma parcela de tempo da jornada diária, obtida segundo um determinado eixo de direção “j”, sendo que “j” corresponde aos eixos ortogonais “x”, “y” ou “z”. Este parâmetro poderá ser resultado de uma média aritmética das acelerações médias (amijk) obtidas cada vez que a componente de exposição é repetida, conforme expressão que segue:

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

Sendo:

Amepijk =

s

1 ∑ am ijk

amijk = aceleração média relativa à késima amostra selecionada dentre as repetições da componente de exposição “i” no eixo de direção “j”;

s = número de amostras da componente de exposição “i” que foram mensuradas.

Aceleração resultante de exposição parcial (arepi): corresponde à aceleração média resultante representativa da exposição ocupacional relativa à componente de exposição “i”, ocorrida em uma parcela de tempo da jornada diária, considerando os três eixos ortogonais. Este parâmetro poderá ser resultado de uma média aritmética das acelerações médias resultantes (amr ik ), obtidas cada vez que a componente de exposição é repetida, ou poderá ser obtido pela raiz quadrada da soma dos quadrados das acelerações médias de exposição parcial (amep ij ), medidas segundo os três eixos ortogonais “x”, “y” e “z”, conforme expressões que seguem:

amr = {(ampix) 2 + (amiy) 2 + (amiz) 2 } ½ (m/s 2 )

Sendo:

amepij = aceleração média de exposição parcial, sendo “j” igual a “x”, “y” ou “z”;

amrik = aceleração média resultante relativa à késima amostra selecionada dentre as repetições da componente de exposição “i”;

s = número de amostras da componente de exposição “i” que foram mensuradas.

Aceleração resultante de exposição (are): corresponde à aceleração média resultante representativa da exposição ocupacional diária, considerando os três eixos ortogonais e as diversas componentes de exposição identificadas, definida pela expressão que segue:

Arek =

m/s²

(

1

m

n i arep 2 T i

) ½

5

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

Sendo:

arepi = aceleração resultante de exposição parcial;

ni

= número de repetições da componente de exposição “i” ao longo da jornada de trabalho;

Ti

= tempo de duração da componente de exposição “i”;

m

= número de componentes de exposição que compõem a exposição diária;

T

= tempo de duração da jornada diária de trabalho.

Aceleração resultante de exposição normalizada (aren): corresponde à aceleração resultante de exposição (are) convertida para uma jornada diária padrão de 8 horas, determinada pela seguinte expressão:

Sendo:

aren = are (T/T0)½ m/s²

are = aceleração resultante de exposição;

T = tempo de duração da jornada diária de trabalho, expresso em horas ou minutos;

T0 = 8 horas ou 480 minutos.

Correlação entre ISO-5349-1 e Anexo nº 8: aren = A(8).

aren = amj (T/T0)½ m/s²

Para exposições diárias de diferentes magnitudes devidas a diferentes operações o cálculo da aceleração equivalente deve ser feito pela formula:

aren = [1/T (amj Ti)]½

m/s²

(onde i=1 an)

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

Sendo:

Ti = período de duração de i operações T = período de 8 horas (referência = 28800 s) ou a somatória de Ti se quisermos determinar a aceleração equivalente para o total da duração das exposições amj = valor total da vibração para cada i operação

O Anexo nº 8 da NR-15 determina que a avaliação à vibração de corpo inteiro (VCI) deve

ser feita com base nos procedimentos técnicos para a avaliação quantitativa estabelecidos pela Norma de Higiene Ocupacional NHO-9 - Avaliação da exposição ocupacional a vibrações de corpo inteiro da Fundacentro.

É sabido que o corpo humano pode ser representado como um sistema complexo, cujos

componentes respondem de forma distinta aos diversos parâmetros físicos nele induzidos. Desta maneira, cada membro ou órgão, possui características próprias e respondem de forma diversa aos estímulos induzidos pela luz, calor, som, vibrações, radiações ionizantes, etc.

A “Vibração em Corpo Humano” pode ser definida como o efeito de vibrações mecânicas induzidas ao corpo humano. Em nossa vida cotidiana estamos expostos a diversas formas de vibrações mecânicas que podem induzir ao corpo humano desde o prazer até a degeneração de órgãos.

Para a avaliação de corpo inteiro deve se determinar as acelerações nos eixos x, y e z de forma a se obter a aceleração combinada (ponderada em frequência - A eq ) dos três eixos em m/s 2 .

em frequência - A e q ) dos três eixos em m/s 2 . Eixo z

Eixo z (a z ): dos pés a cabeça

Eixo x (a x ): das costas ao peito

Eixo y (a y ): da direita para a esquerda

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

A Figura 3 mostra exemplos de localização e fixação de acelerômetro de assento e o sistema de coordenadas ortogonais para a avaliação da exposição.

de coordenadas ortogonais para a avaliação da exposição. Figura 3: Ilustração de acelerômetros de assento e
de coordenadas ortogonais para a avaliação da exposição. Figura 3: Ilustração de acelerômetros de assento e

Figura 3: Ilustração de acelerômetros de assento e dos eixos de medição, posicionados para avaliação da exposição de condutor de veículo.

As medições foram feitas no ponto de medição selecionado de forma que os resultados sejam representativos da exposição ocupacional. Em determinadas situações de trabalho, nas quais as atividades são realizadas em pé, as medições terão de ser feitas com acelerômetros fixados no piso. A seleção do transdutor ou da forma de fixação deve ser feita de modo a buscar o melhor acoplamento entre o acelerômetro e o ponto de medição, visando ao não comprometimento das condições de operação e das características do sinal de vibração, próprias do processo de exposição ocupacional objeto de estudo.

Limites de Exposição

Os Limites de Tolerâncias citados no ANEXO 08 da NR 15 dados pela (Redação dada pela Portaria MTE n.º 1.297, de 13 de agosto de 2014):

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

Tabela 1 Limites para a exposição de Mãos e Braços

Valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren)

Valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren)

5,0

m/s²

Nível de Ação:

O nível de ação para a exposição ocupacional diária à vibração de Mãos e Braços

corresponde a um valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 2,5 m/s 2 , a

exposição deve ser considerada acima do nível de ação, devendo ser adotadas medidas preventivas

de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições à vibração possam causar prejuízos à

saúde dos trabalhadores e evitar que o limite de exposição seja ultrapassado.

Tabela 2 Limites para a exposição de Corpo Inteiro

Valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren)

Valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren)

1,1

m/s²

Nível de Ação:

O nível de ação para a exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro corresponde

a um valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 0,5 m/s 2 , a exposição deve

ser considerada acima do nível de ação, devendo ser adotadas medidas preventivas de forma a

minimizar a probabilidade de que as exposições à vibração possam causar prejuízos à saúde dos

trabalhadores e evitar que o limite de exposição seja ultrapassado.

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

Tabela 3 Limites para a exposição de Corpo Inteiro

Valor da dose de vibração resultante (VDVR)

Valor da dose de vibração resultante (VDVR)

21,0

m/s 1,75

Nível de Ação:

O nível de ação para a exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro corresponde

a um valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 9,1 m/s 1,75 , a exposição deve ser considerada

acima do nível de ação, devendo ser adotadas medidas preventivas de forma a minimizar a

probabilidade de que as exposições à vibração possam causar prejuízos à saúde dos trabalhadores e

evitar que o limite de exposição seja ultrapassado.

Aparelho utilizado nas medições:

Instrumento de avaliação de vibração, marca 01dB, modelo Vib008, n. de série 11067.

2.

PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS UTILIZADAS DURANTE AS MEDIÇÕES

Avaliações efetuadas com equipamento calibrado, atendendo as especificações técnicas dos

fabricantes e Normas Internacionais.

Para medições de corpo inteiro, o sensor (revestido com disco de borracha) foi posicionado

entre o acento da máquina ou veículo e o corpo do trabalhador para posição sentada,

obedecendo aos eixos pré-estabelecidos, conforme descritos na NHO 09.

As avaliações de mãos e braços foram realizadas com o acelerômetro acoplado de forma rígida

à mão do trabalhador através de dispositivo metálico apropriado, durante o manuseio de

máquinas e equipamentos, em conformidade com NHO 10.

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

2.1 AVALIAÇÕES DE VIBRAÇÃO

Tipo de Avaliação

 

Corpo Inteiro

Local / Setor

 

Campo / Bom Retiro / Frente 2N

Nome

Valdinei Alves Pedroso

Função

Tratorista

Equipamento

 

Trator John Deere 6415 com bomba de defensivos

Atividade avaliada

 

Aplicação de defensivos agrícolas nas plantações.

Tempo médio de exposição

6 Horas Diárias

Exposição

/

Tempo

A

exposição é continua durante a jornada de trabalho.

Freqüência

   

Ciclos de Trabalho

 

Não possui ciclos de trabalho pré estabelecidos.

Estado de Conservação do Veiculo

O

Trator encontra-se em um ótimo estado de conservação.

Possui

programa

de

 

Manutenção Preventiva

Sim Semestral

Condições do Banco

 

O

Banco está em boas condições de uso e conservação.

Banco

possui

sistema

de

Sim - sistema de amortecimento a AR com regulagem de acordo com o peso do trabalhador.

amortecimento

 

Superfície de Circulação

   

Terra

Possui

irregularidades

no

 

piso

Sim Ondulações e Buracos

Tipo de Pneu / Condições

 

Pneu com câmara de ar.

 

A

operação do Trator foi correta respeitando as regras de

Conduta Operacional

 

operação e limites do equipamento.

do Trator foi correta respeitando as regras de Conduta Operacional   operação e limites do equipamento.
do Trator foi correta respeitando as regras de Conduta Operacional   operação e limites do equipamento.

11

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

PARÂMETROS DE ANALISE DO EQUIPAMENTO

Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z
Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z
Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z
Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z
Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z
Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z
Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z

Arquivo

Início

Fim

Duração elementar

Períodos totais

Canal

X VIB 011067

Y VIB 011067 Z VIB 011067 X VIB 011067 Y VIB 011067 Z VIB 011067
Y VIB 011067 Z VIB 011067 X VIB 011067 Y VIB 011067 Z VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067  

X VIB 011067

X VIB 011067
 
Y VIB 011067

Y VIB 011067

Y VIB 011067
Z VIB 011067

Z VIB 011067

Z VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067  

Y VIB 011067

Y VIB 011067
 
Z VIB 011067

Z VIB 011067

Z VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
XYZ VIB 011067  

XYZ VIB 011067

XYZ VIB 011067
 
XYZ VIB 011067

XYZ VIB 011067

XYZ VIB 011067

XYZ VIB 011067

Device type

Device serial number

Device serial number

 

Time zone

 

Corpo Inteiro - Trator John Deere

08:25:24 terça-feira, 26 de setembro de

08:45:38 terça-feira, 26 de setembro de

1s

1214

 

Tipo

Peso

Tipo

Min.

Max.

 

a

(sem ponderação)

(sem ponderação)

Lin

Corpo inteiro

a

(sem ponderação)

(sem ponderação)

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
a (sem ponderação) Lin Corpo inteiro

a

(sem ponderação)

(sem ponderação)

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
a (sem ponderação) Lin Corpo inteiro

aw (ponderação WB)

aw (ponderação WB)

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
aw (ponderação WB) Wd Corpo inteiro

aw (ponderação WB)

aw (ponderação WB)

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
aw (ponderação WB) Wd Corpo inteiro

aw (ponderação WB)

aw (ponderação WB)

Wk

Wk

Corpo inteiro

Corpo inteiro
aw (ponderação WB) Wk Corpo inteiro
 

Pico

Pico

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
  Pico Lin Corpo inteiro

Pico

Pico

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico Lin Corpo inteiro

Pico

Pico

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico Lin Corpo inteiro

Pico

Pico

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico Wd Corpo inteiro

Pico

Pico

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico Wd Corpo inteiro

Pico

Pico

Wk

Wk

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico Wk Corpo inteiro

Pico-pico

Pico-pico

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico-pico Lin Corpo inteiro

Pico-pico

Pico-pico

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico-pico Lin Corpo inteiro

Pico-pico

Pico-pico

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico-pico Lin Corpo inteiro

Pico-pico

Pico-pico

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico-pico Wd Corpo inteiro

Pico-pico

Pico-pico

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico-pico Wd Corpo inteiro

Pico-pico

Pico-pico

Wk

Wk

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico-pico Wk Corpo inteiro

Fator de crista

Fator de crista

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Fator de crista Lin Corpo inteiro

Fator de crista

Fator de crista

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Fator de crista Lin Corpo inteiro

Fator de crista

Fator de crista

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Fator de crista Lin Corpo inteiro

Fator de crista

Fator de crista

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Fator de crista Wd Corpo inteiro

Fator de crista

Fator de crista

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Fator de crista Wd Corpo inteiro

Fator de crista

Fator de crista

Wk

Wk

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Fator de crista Wk Corpo inteiro

MTVV 0,125s

MTVV 0,125s

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
MTVV 0,125s Wd Corpo inteiro

MTVV 0,125s

MTVV 0,125s

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
MTVV 0,125s Wd Corpo inteiro

MTVV 0,125s

MTVV 0,125s

Wk

Wk

Corpo inteiro

Corpo inteiro
MTVV 0,125s Wk Corpo inteiro

VDV

VDV

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
VDV Wd Corpo inteiro

VDV

VDV

Wd

Wd

Corpo inteiro

 
 
 

VDV

VDV

Wk

Wk

Corpo inteiro

 

Multi-espectro 1/3 Oit a (sem ponderação

Multi-espectro 1/3 Oit a (sem ponderação

Lin

Lin

Corpo inteiro

0.8Hz

2.5kHz

 
 
 

av

(media X,Y,Z WB)

(media X,Y,Z WB)
  av (media X,Y,Z WB) Corpo inteiro

Corpo inteiro

 
 

aw max. X, Y, Z WB

aw max. X, Y, Z WB
  aw max. X, Y, Z WB Corpo inteiro  

Corpo inteiro

Corpo inteiro
 
 

VDV

Corpo inteiro

  VDV Corpo inteiro

(UTC-03:00) Brasília

Vib

11067

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

AVALIAÇÃO EIXO “X” – PONDERAÇÃO WB

X VIB 011067 - 5121205 aw (p TER 26/09/17 08h28m02 7,910e-01 m/s² TER 26/09/17 08h30m40
X VIB 011067 - 5121205
aw (p
TER 26/09/17 08h28m02 7,910e-01
m/s²
TER 26/09/17 08h30m40 5,850e-01
m/s²
1.4
1.2
1.0
0.8
0.6
0.4
0.2
0.0
08h26
08h28
08h30
08h32
08h34
08h36
08h38
08h40
08h42
08h44
Fonte
Espectro

AVALIAÇÃO EIXO “Y” – PONDERAÇÃO WB

Y VIB 011067 - 5121205 aw ( TER 26/09/17 08h28m02 1,071e+00 m/s² TER 26/09/17 08h30m41
Y VIB 011067 - 5121205
aw (
TER 26/09/17 08h28m02 1,071e+00 m/s²
TER 26/09/17 08h30m41
5,494e-01
m/s²
1.8
1.6
1.4
1.2
1.0
0.8
0.6
0.4
0.2
0.0
08h26
08h28
08h30
08h32
08h34
08h36
08h38
08h40
08h42
08h44
Fonte
Espectro

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

AVALIAÇÃO EIXO “Z” – PONDERAÇÃO WB

Z VIB 011067 - 5121205 aw ( TER 26/09/17 08h28m02 1,159e+00 m/s² TER 26/09/17 08h30m42
Z VIB 011067 - 5121205
aw (
TER 26/09/17 08h28m02 1,159e+00 m/s²
TER 26/09/17 08h30m42 1,015e+00 m/s²
6.0
5.5
5.0
4.5
4.0
3.5
3.0
2.5
2.0
1.5
1.0
0.5
0.0
08h26
08h28
08h30
08h32
08h34
08h36
08h38
08h40
08h42
08h44
Fonte
Espectro

AVALIAÇÃO EIXO “X” - VDV

1.8 1.6 1.4 1.2 1.0 0.8 0.6 0.4 0.2 0.0 08h26 08h28 08h30 08h32 08h34
1.8
1.6
1.4
1.2
1.0
0.8
0.6
0.4
0.2
0.0
08h26
08h28
08h30
08h32
08h34
08h36
08h38
08h40
08h42
08h44
Fonte
Espectro

X VIB 011067 - 512120

X VIB 011067 - 512120 TER 26/09/17 08h28m02 9,184e-01 m/s 1.75 TER 26/09/17 08h30m43 6,351e-01 m/s

TER 26/09/17 08h28m02 9,184e-01

m/s 1.75

TER 26/09/17 08h30m43 6,351e-01

m/s 1.75

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

AVALIAÇÃO EIXO “Y” - VDV

Y VIB 011067 - 512120 TER 26/09/17 08h28m02 1,339e+00 m/s 1.75 TER 26/09/17 08h30m44 8,288e-01
Y VIB 011067 - 512120
TER 26/09/17 08h28m02 1,339e+00 m/s 1.75
TER 26/09/17 08h30m44 8,288e-01
m/s 1.75
2.2
2.0
1.8
1.6
1.4
1.2
1.0
0.8
0.6
0.4
0.2
0.0
08h26
08h28
08h30
08h32
08h34
08h36
08h38
08h40
08h42
08h44
Fonte
Espectro

AVALIAÇÃO EIXO “Z” - VDV

Z VIB 011067 - 512120 TER 26/09/17 08h28m02 1,502e+00 m/s 1.75 TER 26/09/17 08h30m45 8,410e-01
Z VIB 011067 - 512120
TER 26/09/17 08h28m02 1,502e+00 m/s 1.75
TER 26/09/17 08h30m45 8,410e-01
m/s 1.75
11
10
9
8
7
6
5
4
3
2
1
0
08h26
08h28
08h30
08h32
08h34
08h36
08h38
08h40
08h42
08h44
Fonte
Espectro

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

RESULTADO DOS EIXOS “X”, “Y” E “Z” - PONDERAÇÃO WB

RESULTADO DOS EIXOS “X”, “Y” E “Z” - PONDERAÇÃO WB RESULTADO DOS EIXOS “X”, “Y” E

RESULTADO DOS EIXOS “X”, “Y” E “Z” - VDV

RESULTADO DOS EIXOS “X”, “Y” E “Z” - PONDERAÇÃO WB RESULTADO DOS EIXOS “X”, “Y” E

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

RESULTADOS - PONDERAÇÃO WB E VDV

Corpo Inteiro - Trator John Deere

Arquivo

Localização

Início

26/09/17 08:25:24

Fim

26/09/17 08:45:38

Corpo inteiro

Qualidade

Saúde

Posição do corpo

Sentado

Localização da medição

Assento

Operador

Tratorista

Localização da medição

Campo / Frente 2N

Tipo

aw (ponderação WB)

Máquina

Eixo

Ponderação

Coeficiente

Nível (m/s²)

Corrigido (m/s²)

Nível de alerta (m/s²)

Nível limite (m/s²)

Trator John Deere

X Y Z Max A(8) aren Exposição Wd Wd Wk 1.4 1.4 1 0,42 0,50
X
Y
Z
Max A(8)
aren
Exposição
Wd
Wd
Wk
1.4
1.4
1
0,42
0,50
0,74
0,59
0,70
0,74
0,74
1,02
0,50 1h27m19s 1,10 7h 2m39s
0,50 1h27m19s 1,10 7h 2m39s
0,50 1h27m19s 1,10 7h 2m39s
0,50 1h27m19s 1,10 7h 2m39s
0,50 1h27m19s 1,10 7h 2m39s
0,50 1h27m19s 1,10 7h 2m39s
0,50 1h27m19s 1,10 7h 2m39s
0,50 1h27m19s 1,10 7h 2m39s

0,50

1h27m19s

1,10

7h 2m39s

O nível de exposição aren é superior ao nível de alerta

Tipo

VDV

Tipo VDV Eixo X Y Z Ponderação Wd Wd Wk Coeficiente 1.4 1.4 1 Dose VDV
Tipo VDV Eixo X Y Z Ponderação Wd Wd Wk Coeficiente 1.4 1.4 1 Dose VDV

Eixo

X

Y

Z

Ponderação

Wd

Wd

Wk

Coeficiente

1.4

1.4

1

Dose VDV (m/s 1.75)

3,73

4,35

12,30

Nível de alerta (m/s 1.75)

Nível limite (m/s 1.75)

Exposição

5m32s

2h37m15s

O nível VDVR é superior ao nível limite

2h37m15s O nível VDVR é superior ao nível limite 6h Máquina Trator John Deere VDVR 9,10
2h37m15s O nível VDVR é superior ao nível limite 6h Máquina Trator John Deere VDVR 9,10
6h

6h

Máquina

Trator John

Deere

VDVR

9,10

21,00

Corrigido (m/s 1.75)

5,22

6,09

12,30

25,83

6h

RESULTADOS CONFORME NR 15 ANEXO 08

Parâmetro

Resultado

Aren

(m/s²)

VDVR

(m/s 1,75 )

1,02

25,83

AREN = Aceleração Resultante de Exposição Normalizada VDVR = Valor da Dose de Vibração Resultante

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

Tipo de Avaliação

 

Corpo Inteiro

 

Local / Setor

 

Campo / Bom Retiro / Frente 2N

 

Nome

Alessandro P. Pacheco

 

Função

Motorista Controlador

 

Equipamento

 

Caminhão Mercedes Acelo 2057

 

Atividade avaliada

 

Transporte e Abastecimento de defensivos agrícolas nos tratores em campo.

Tempo médio de exposição

1 Hora Diária

 

Exposição

/

Tempo

A

exposição é Intermitente durante a jornada de trabalho.

 

Freqüência

   

Ciclos de Trabalho

 

Não possui ciclos de trabalho pré estabelecidos.

 

Estado de Conservação do Veiculo

O

Caminhão

encontra-se

em

um

ótimo

estado

de

conservação.

 

Possui

programa

de

 

Manutenção Preventiva

Sim Semestral

 

Condições do Banco

 

O

Banco está em boas condições de uso e conservação.

 

Banco

possui

sistema

de

 

amortecimento

 

Sim - sistema de amortecimento a AR com amortecedor

 

Superfície de Circulação

 

Asfalto e Terra

 

Possui

irregularidades

no

 

piso

Sim Ondulações e Buracos

 

Tipo de Pneu / Condições

 

Pneu com câmara de ar.

 
 

A

operação do Caminhão foi correta respeitando as regras

Conduta Operacional

 

de operação e limites do equipamento.

 
foi correta respeitando as regras Conduta Operacional   de operação e limites do equipamento.   18
foi correta respeitando as regras Conduta Operacional   de operação e limites do equipamento.   18
foi correta respeitando as regras Conduta Operacional   de operação e limites do equipamento.   18
foi correta respeitando as regras Conduta Operacional   de operação e limites do equipamento.   18
foi correta respeitando as regras Conduta Operacional   de operação e limites do equipamento.   18
foi correta respeitando as regras Conduta Operacional   de operação e limites do equipamento.   18

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

PARÂMETROS DE ANALISE DO EQUIPAMENTO

Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z
Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z
Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z
Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z
Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z
Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z
Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z

Arquivo

Início

Fim

Duração elementar

Períodos totais

Canal

X VIB 011067

Y VIB 011067 Z VIB 011067 X VIB 011067 Y VIB 011067 Z VIB 011067
Y VIB 011067 Z VIB 011067 X VIB 011067 Y VIB 011067 Z VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067  

X VIB 011067

X VIB 011067
 
Y VIB 011067

Y VIB 011067

Y VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067  

Y VIB 011067

Y VIB 011067
 
Z VIB 011067

Z VIB 011067

Z VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
XYZ VIB 011067  

XYZ VIB 011067

XYZ VIB 011067
 
XYZ VIB 011067

XYZ VIB 011067

XYZ VIB 011067

XYZ VIB 011067

Device type

Device serial number

Device serial number

 

Time zone

 

Corpo Inteiro - Caminhão Mercedes

08:57:16 terça-feira, 26 de setembro de

09:11:06 terça-feira, 26 de setembro de

1s

830

 

Tipo

Peso

Tipo

Min.

Max.

 

a

(sem ponderação)

(sem ponderação)

Lin

Corpo inteiro

a (sem ponderação)

a (sem ponderação)

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
a (sem ponderação) Lin Corpo inteiro

a (sem ponderação)

a (sem ponderação)

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
a (sem ponderação) Lin Corpo inteiro

aw (ponderação WB)

aw (ponderação WB)

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
aw (ponderação WB) Wd Corpo inteiro

aw (ponderação WB)

aw (ponderação WB)

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
aw (ponderação WB) Wd Corpo inteiro

aw (ponderação WB)

aw (ponderação WB)

Wk

Wk

Corpo inteiro

Corpo inteiro
aw (ponderação WB) Wk Corpo inteiro
 

Pico

Pico

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
  Pico Lin Corpo inteiro

Pico

Pico

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico Lin Corpo inteiro

Pico

Pico

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico Lin Corpo inteiro

Pico

Pico

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico Wd Corpo inteiro

Pico

Pico

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico Wd Corpo inteiro

Pico

Pico

Wk

Wk

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico Wk Corpo inteiro

Pico-pico

Pico-pico

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico-pico Lin Corpo inteiro

Pico-pico

Pico-pico

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico-pico Lin Corpo inteiro

Pico-pico

Pico-pico

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico-pico Lin Corpo inteiro

Pico-pico

Pico-pico

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico-pico Wd Corpo inteiro

Pico-pico

Pico-pico

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico-pico Wd Corpo inteiro

Pico-pico

Pico-pico

Wk

Wk

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico-pico Wk Corpo inteiro

Fator de crista

Fator de crista

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Fator de crista Lin Corpo inteiro

Fator de crista

Fator de crista

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Fator de crista Lin Corpo inteiro

Fator de crista

Fator de crista

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Fator de crista Lin Corpo inteiro

Fator de crista

Fator de crista

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Fator de crista Wd Corpo inteiro

Fator de crista

Fator de crista

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Fator de crista Wd Corpo inteiro

Fator de crista

Fator de crista

Wk

Wk

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Fator de crista Wk Corpo inteiro

MTVV 0,125s

MTVV 0,125s

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
MTVV 0,125s Wd Corpo inteiro

MTVV 0,125s

MTVV 0,125s

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
MTVV 0,125s Wd Corpo inteiro

MTVV 0,125s

MTVV 0,125s

Wk

Wk

Corpo inteiro

Corpo inteiro
MTVV 0,125s Wk Corpo inteiro

VDV

VDV

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
VDV Wd Corpo inteiro

VDV

VDV

Wd

Wd

Corpo inteiro

 
 
 

VDV

VDV

Wk

Wk

Corpo inteiro

 

Multi-espectro 1/3 Oit a (sem ponderação

Multi-espectro 1/3 Oit a (sem ponderação

Lin

Lin

Corpo inteiro

0.8Hz

2.5kHz

 
 
 

av

(media X,Y,Z WB)

(media X,Y,Z WB)
  av (media X,Y,Z WB) Corpo inteiro

Corpo inteiro

 
 

aw max. X, Y, Z WB

aw max. X, Y, Z WB
  aw max. X, Y, Z WB Corpo inteiro  

Corpo inteiro

Corpo inteiro
 
 

VDV

Corpo inteiro

  VDV Corpo inteiro

(UTC-03:00) Brasília

Vib

11067

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

AVALIAÇÃO EIXO “X” – PONDERAÇÃO WB

X VIB 011067 - 5121237 aw (p TER 26/09/17 08h59m04 2,726e-01 m/s² TER 26/09/17 09h00m52
X VIB 011067 - 5121237
aw (p
TER 26/09/17 08h59m04 2,726e-01
m/s²
TER 26/09/17 09h00m52 2,937e-01
m/s²
1.3
1.2
1.1
1.0
0.9
0.8
0.7
0.6
0.5
0.4
0.3
0.2
0.1
0.0
08h58
09h00
09h02
09h04
09h06
09h08
09h10
Fonte
Espectro

AVALIAÇÃO EIXO “Y” – PONDERAÇÃO WB

Y VIB 011067 - 5121237 aw ( TER 26/09/17 08h59m04 3,358e-01 m/s² TER 26/09/17 09h00m53
Y VIB 011067 - 5121237
aw (
TER 26/09/17 08h59m04 3,358e-01
m/s²
TER 26/09/17 09h00m53 4,303e-01
m/s²
2.4
2.2
2.0
1.8
1.6
1.4
1.2
1.0
0.8
0.6
0.4
0.2
0.0
08h58
09h00
09h02
09h04
09h06
09h08
09h10
Fonte
Espectro

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

AVALIAÇÃO EIXO “Z” – PONDERAÇÃO WB

Z VIB 011067 - 5121237 aw ( TER 26/09/17 08h59m04 1,746e+00 m/s² TER 26/09/17 09h00m54
Z VIB 011067 - 5121237
aw (
TER 26/09/17 08h59m04 1,746e+00 m/s²
TER 26/09/17 09h00m54 2,062e+00 m/s²
4.0
3.5
3.0
2.5
2.0
1.5
1.0
0.5
0.0
08h58
09h00
09h02
09h04
09h06
09h08
09h10
Fonte
Espectro

AVALIAÇÃO EIXO “X” - VDV

X VIB 011067 - 512123 TER 26/09/17 08h59m04 3,279e-01 m/s 1.75 TER 26/09/17 09h00m55 3,115e-01
X VIB 011067 - 512123
TER 26/09/17 08h59m04 3,279e-01
m/s 1.75
TER 26/09/17 09h00m55 3,115e-01
m/s 1.75
1.6
1.4
1.2
1.0
0.8
0.6
0.4
0.2
0.0
08h58
09h00
09h02
09h04
09h06
09h08
09h10
Fonte
Espectro

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

AVALIAÇÃO EIXO “Y” - VDV

Y VIB 011067 - 512123 TER 26/09/17 08h59m04 4,189e-01 m/s 1.75 TER 26/09/17 09h00m56 7,868e-01
Y VIB 011067 - 512123
TER 26/09/17 08h59m04 4,189e-01
m/s 1.75
TER 26/09/17 09h00m56 7,868e-01
m/s 1.75
2.5
2.0
1.5
1.0
0.5
0.0
08h58
09h00
09h02
09h04
09h06
09h08
09h10
Fonte
Espectro

AVALIAÇÃO EIXO “Z” - VDV

Z VIB 011067 - 512123 TER 26/09/17 08h59m04 2,309e+00 m/s 1.75 TER 26/09/17 09h00m57 2,598e+00
Z VIB 011067 - 512123
TER 26/09/17 08h59m04 2,309e+00 m/s 1.75
TER 26/09/17 09h00m57 2,598e+00 m/s 1.75
6.0
5.5
5.0
4.5
4.0
3.5
3.0
2.5
2.0
1.5
1.0
0.5
0.0
08h58
09h00
09h02
09h04
09h06
09h08
09h10
Fonte
Espectro

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

RESULTADO DOS EIXOS “X”, “Y” E “Z” - PONDERAÇÃO WB

RESULTADO DOS EIXOS “X”, “Y” E “Z” - PONDERAÇÃO WB RESULTADO DOS EIXOS “X”, “Y” E

RESULTADO DOS EIXOS “X”, “Y” E “Z” - VDV

RESULTADO DOS EIXOS “X”, “Y” E “Z” - PONDERAÇÃO WB RESULTADO DOS EIXOS “X”, “Y” E

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

RESULTADOS - PONDERAÇÃO WB E VDV

Corpo Inteiro - Caminhão Mercedes

Arquivo

Localização

Início

26/09/17 08:57:16

Fim

26/09/17 09:11:06

Corpo inteiro

Qualidade

Saúde

Posição do corpo

Sentado

Localização da medição

Assento

Operador

Motorista Controlador

Localização da medição

Campo / Frente 2N

Tipo

aw (ponderação WB)

Máquina

Eixo

Ponderação

Coeficiente

Nível (m/s²)

Corrigido (m/s²)

Nível de alerta (m/s²)

Nível limite (m/s²)

Caminhão Mercedes

X Y Z Max A(8) aren Exposição Wd Wd Wk 1.4 1.4 1 0,28 0,42
X
Y
Z
Max A(8)
aren
Exposição
Wd
Wd
Wk
1.4
1.4
1
0,28
0,42
1,27
0,39
0,59
1,27
1,27
0,51
1h
0,50
56m56s
1,10
4h35m35s
Exposição Wd Wd Wk 1.4 1.4 1 0,28 0,42 1,27 0,39 0,59 1,27 1,27 0,51 1h
Exposição Wd Wd Wk 1.4 1.4 1 0,28 0,42 1,27 0,39 0,59 1,27 1,27 0,51 1h
Exposição Wd Wd Wk 1.4 1.4 1 0,28 0,42 1,27 0,39 0,59 1,27 1,27 0,51 1h
Exposição Wd Wd Wk 1.4 1.4 1 0,28 0,42 1,27 0,39 0,59 1,27 1,27 0,51 1h
Exposição Wd Wd Wk 1.4 1.4 1 0,28 0,42 1,27 0,39 0,59 1,27 1,27 0,51 1h
Exposição Wd Wd Wk 1.4 1.4 1 0,28 0,42 1,27 0,39 0,59 1,27 1,27 0,51 1h
Exposição Wd Wd Wk 1.4 1.4 1 0,28 0,42 1,27 0,39 0,59 1,27 1,27 0,51 1h
Exposição Wd Wd Wk 1.4 1.4 1 0,28 0,42 1,27 0,39 0,59 1,27 1,27 0,51 1h
Exposição Wd Wd Wk 1.4 1.4 1 0,28 0,42 1,27 0,39 0,59 1,27 1,27 0,51 1h

O nível de exposição aren é superior ao nível de alerta

Tipo

VDV

Tipo VDV Eixo X Y Z Ponderação Wd Wd Wk Coeficiente 1.4 1.4 1 Dose VDV
Tipo VDV Eixo X Y Z Ponderação Wd Wd Wk Coeficiente 1.4 1.4 1 Dose VDV

Eixo

X

Y

Z

Ponderação

Wd

Wd

Wk

Coeficiente

1.4

1.4

1

Dose VDV (m/s 1.75)

2,51

3,97

11,55

Nível de alerta (m/s 1.75)

Nível limite (m/s 1.75)

Exposição

5m 1s

2h22m32s

O nível VDVR é superior ao nível de alerta

2h22m32s O nível VDVR é superior ao nível de alerta Máquina Caminhão Mercedes VDVR 9,10 21,00
2h22m32s O nível VDVR é superior ao nível de alerta Máquina Caminhão Mercedes VDVR 9,10 21,00
2h22m32s O nível VDVR é superior ao nível de alerta Máquina Caminhão Mercedes VDVR 9,10 21,00
2h22m32s O nível VDVR é superior ao nível de alerta Máquina Caminhão Mercedes VDVR 9,10 21,00

Máquina

Caminhão Mercedes

VDVR

9,10

21,00

Corrigido (m/s 1.75)

3,51

5,55

11,55

16,92

1h

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

RESULTADOS CONFORME NR 15 ANEXO 08

Parâmetro

Resultado

Aren

(m/s²)

VDVR

(m/s 1,75 )

0,51

16,92

AREN = Aceleração Resultante de Exposição Normalizada VDVR = Valor da Dose de Vibração Resultante

Tipo de Avaliação

 

Corpo Inteiro

 

Local / Setor

 

Campo / Bom Retiro / Frente 2N

 

Nome

Erivaldo Sirino da Silva

 

Função

Motorista Mantenedor

 

Equipamento

 

Caminhão tanque Mercedes 2213 CA 207

 
 

Transporte de agua para abastecimento do trator em campo

Atividade avaliada

 

para preparo de calda.

 

Tempo médio de exposição

1 Hora Diária

 

Exposição

/

Tempo

A

exposição é Intermitente durante a jornada de trabalho.

 

Freqüência

   

Ciclos de Trabalho

 

Não possui ciclos de trabalho pré estabelecidos.

 

Estado de Conservação do

O

Caminhão

encontra-se

em

um

ótimo

estado

de

Veiculo

conservação.

 

Possui

programa

de

 

Manutenção Preventiva

Sim Semestral

 

Condições do Banco

 

O

Banco está em boas condições de uso e conservação.

 

Banco

possui

sistema

de

 

amortecimento

 

Sim - sistema de amortecimento com mola.

 

Superfície de Circulação

 

Asfalto e Terra

 

Possui

irregularidades

no

 

piso

Sim Ondulações e Buracos

 

Relatório Técnico de Quantificação de Vibrações

Tipo de Pneu / Condições

Pneu com câmara de ar.

Conduta Operacional

A operação do Caminhão foi correta respeitando as regras de operação e limites do equipamento.

as regras de operação e limites do equipamento. PARÂMETROS DE ANALISE DO EQUIPAMENTO Arquivo Início
as regras de operação e limites do equipamento. PARÂMETROS DE ANALISE DO EQUIPAMENTO Arquivo Início

PARÂMETROS DE ANALISE DO EQUIPAMENTO

Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z
Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z
Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z
Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z
Arquivo Início Fim Duração elementar Períodos totais Canal X VIB 011067 Y VIB 011067 Z

Arquivo

Início

Fim

Duração elementar

Períodos totais

Canal

X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y VIB 011067

Y VIB 011067
Z VIB 011067

Z VIB 011067

Z VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067
Z VIB 011067

Z

VIB 011067

VIB 011067
X VIB 011067

X

VIB 011067

VIB 011067
Y VIB 011067

Y

VIB 011067

VIB 011067

Corpo Inteiro - Caminhão Tanque Mercedes

09:20:02 terça-feira, 26 de setembro de

09:33:28 terça-feira, 26 de setembro de

1s

806

Tipo

Peso

Tipo

Min.

Max.

a (sem ponderação)

a (sem ponderação) Lin Corpo inteiro

Lin

Corpo inteiro

a (sem ponderação)

a (sem ponderação) Lin Corpo inteiro

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
a (sem ponderação) Lin Corpo inteiro

a (sem ponderação)

a (sem ponderação) Lin Corpo inteiro

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
a (sem ponderação) Lin Corpo inteiro

aw (ponderação WB)

aw (ponderação WB) Wd Corpo inteiro

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
aw (ponderação WB) Wd Corpo inteiro

aw (ponderação WB)

aw (ponderação WB) Wd Corpo inteiro

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
aw (ponderação WB) Wd Corpo inteiro

aw (ponderação WB)

aw (ponderação WB) Wk Corpo inteiro

Wk

Wk

Corpo inteiro

Corpo inteiro
aw (ponderação WB) Wk Corpo inteiro

Pico

Pico Lin Corpo inteiro

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico Lin Corpo inteiro

Pico

Pico Lin Corpo inteiro

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico Lin Corpo inteiro

Pico

Pico Lin Corpo inteiro

Lin

Lin

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico Lin Corpo inteiro

Pico

Pico Wd Corpo inteiro

Wd

Wd

Corpo inteiro

Corpo inteiro
Pico Wd Corpo inteiro

Pico

Pico Wd Corpo inteiro

Wd