Sie sind auf Seite 1von 3

Aula 02: Teoria e Prática do Planejamento E…

I) Conceito:

Planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica.

II) Processo:

O processo de planejamento da estratégia deve ter

início a partir da definição da missão e objetivos

da igreja. Uma vez sabendo onde se quer chegar,

o próximo passo deverá ser definir como chegar

até lá, ou seja, a definição da estratégia e seus desdobramentos para atingir tais objetivos!

Se você tem como objetivo se tornar líder de atuação,

é preciso definir como fará para alcançar esse objetivo.

Existem diferentes metodologias que podem ajudá- lo no desenvolvimento do processo de formulação da estratégia. Entretanto, a lógica que deve ser seguida envolve os pontos a seguir:

1. Defina o seu objetivo

O ponto de partida será definir a missão, visão e

valores. Defina qual o propósito e onde pretende que sua igreja chegue.

2.

Faça um diagnóstico do bairro.

O próximo passo será identificar como sua igreja poderá ser impactada pelas ameaças e oportunidades do ambiente externo, não apenas no presente, mas também no futuro. Ou seja, realize um diagnóstico externo!

3. Descubra seus pontos fortes e fracos

Identifique quais são os fatores críticos de sucesso de outras igrejas, para que seja possível fazer uma análise comparativa de seus pontos fortes e fracos em relação a elas. Dessa forma, você terá realizado o diagnóstico interno de sua igreja.

4. Construa um plano de ação

Após ter identificado as oportunidades e ameaças do ambiente em que sua igreja está inserida, será pos‐ sível definir os objetivos estratégicos. Além disso, é preciso definir um plano de ação para implementá-los.

5. Monitore cada passo

Não se esqueça de acompanhar a implementação para avaliar se é necessário rever a estratégia. Avalie a eficácia por meio de métricas e indicadores que deverão ter sido definidos previamente.

Resumindo, defina o objetivo de sua igreja, conheça seu bairro, e a partir daí desenvolva ou redefina seu plano de ação e monitore. Somente com todas essas

informações e estabelecendo uma visão de futuro que será possível traçar uma estratégia para realização.

III) Estudo de Caso:

Tomando como base tanto o conceito, como o processo do planejamento estratégico. O que você faria, caso fosse nomeado para uma igreja em uma comunidade dominada pelo tráfico e percebesse que um dos motivos do não crescimento da igreja, é devido o medo das pessoas em frequentar os cultos. A igreja não tem jovens, pois são aliciados pelo facilidade em ganhar dinheiro com o tráfico e mesmo levando a igreja a orar, percebe que algo deve ser feito no mundo físico para mudar. Pergunto: Por onde começaria a mudança? É o que faria para que a sua comunidade mudasse essa realidade?

Última modificação: 00:12