Sie sind auf Seite 1von 2

13/05/2019

https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fpre%2Fcomposicao%2Fsoc_arrend_merc.asp%3Fidpai%3DSFNCOMP

O ue é sociedade de arrendamento mercantil? O

O ue é sociedade de arrendamento mercantil?

O arrendamento mercantil (leasing) permite usufruir de determinado bem sem ser proprietário dele.

Sociedade de arrendamento mercantil (SAM) realiza arrendamento de bens móveis e imóveis adquiridos por ela, segundo as especificações da arrendatária (cliente), para fins de uso próprio desta. Assim, os contratantes deste serviço podem usufruir de determinado bem sem serem proprietários dele.

Embora sejam fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil e realizem operações com características de um financiamento, as sociedades de arrecadamento mercantil não são consideradas instituições financeiras, mas sim entidades equiparadas a instituições financeiras.

As operações de arrendamento mercantil podem ser divididas em duas modalidades: leasing financeiro e leasing operacional. A diferença básica é que no leasing financeiro o prazo é usualmente maior e o arrendatário tem a possibilidade de adquirir o bem por um valor pré- estabelecido.

Ao final do contrato, o arrendatário tem as opções de efetivar a aquisição do bem arrendado ou devolvê-lo. Ao final do leasing financeiro, em geral o cliente já terá pago a maior parte do valor do bem, não sendo a devolução, embora possível, financeiramente vantajosa.

[+] Leia mais

 

Quadro resumo

 

Leasing financeiro

Leasing operacional

Prazo mínimo de duração do leasing

2

anos para bens com vida útil < 5

90 dias

anos

 

3

anos para bens com vida útil > 5

 

anos

Valor residual garantido - VRG*

Permitido

Não permitido

Opção de compra

Pactuada no início do contrato, normalmente igual ao VRG

Conforme valor de mercado

Manutenção do bem

Por conta do arrendatário (cliente)

Por conta do arrendatário ou da arrendadora

Pagamentos

Total dos pagamentos, incluindo VRG, deverá garantir à arrendadora o retorno financeiro da aplicação, incluindo juros sobre o recurso empregado para a aquisição do bem

O somatório de todos os pagamentos devidos no contrato não poderá exceder 90% do valor do bem arrendado

* Valor pré-fixado no contrato para exercer a opção de compra

 

Pesquise a instituição de seu interesse

Informações técnicas das instituições participantes do segmento:

Principais leis e normas:

Lei nº 6.099, de 12 de setembro de 1974 – dispõe sobre o tratamento tributário das operações de arrendamento mercantil e dá outras providências.

Resolução nº 2.309, de 28 de agosto de 1996 – disciplina e consolida as normas relativas às operações de arrendamento mercantil.

13/05/2019

https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fpre%2Fcomposicao%2Fsoc_arrend_merc.asp%3Fidpai%3DSFNCOMP

Resolução nº 1.129, de 15 de maio de 1986 – instituições financeiras - faculta cobrança de comissão de permanência.

Veja também:

Tarifas: