Sie sind auf Seite 1von 3

QUESTÃO 12 (Valor 0,5) ENUNCIADO: Considerando os PRINCÍPIOS RELACIONADOS A ÁREA CRIMINAL e utilizando o SUPORTE contido nas letras de 'a' a 'd' siga o COMANDO a seguir: CORRELACIONE AS COLUNAS:

a) instaurada a relação processual, compete ao juiz mover o procedimento de fase em fase, até exaurir a função jurisdicional

b) o juiz deve pronunciar-se sobre aquilo que lhe foi pedido. Se o Promotor de Justiça, na

denúncia, imputa ao réu um crime de furto e, a final, apura-se que ele cometeu delito completamente diverso (estupro, por exemplo), não pode o juiz proferir condenação pelo estupro, que não foi pedida, e muito menos quanto ao furto, que não ocorreu

c) a dúvida sempre beneficia o acusado. Se houver duas interpretações, deve-se optar pela

mais benéfica; na dúvida, absolve-se o réu por insuficiência de provas, só a defesa possui certos recursos, como os embargos infringentes e ação rescisória penal em favor do réu (revisão criminal)

d) É o princípio dispositivo que informa que nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão

quando a parte ou o interessado a requerer. Impede que o magistrado instaure ex officio o processo.

(D)Princípio da inércia

(A)Princípio do impulso oficial

(C)

princípio do favor rei

(B)

princípio ne eat judex ultra petita partium

QUESTÃO 2 (Valor 0,5) ENUNCIADO: Para resolução desta questão considere o Tema SUJEITOS PROCESSUAIS, conforme o SUPORTE abaixo. Nota: COMANDO: Assinale 'F' para Falso e 'V' para Verdadeiro: (Valor total da questão: 0,5)

( ) Sujeitos Processuais são todas as pessoas que intervém na relação jurídico-processual, ou seja, aquelas que atuam no processo

( ) O assistente da acusação pode ser admitido até não transitar em julgado a sentença e receberá a causa no estado em que se encontrar, sendo que não caberá recurso da decisão do Juiz em aceitar ou não o assistente

( ) O acusado será cientificado da acusação em relação a sua pessoa e para isso será

citado, tendo a oportunidade de constituir advogado e oferecer sua defesa. O acusado que comparecer perante a Autoridade Judiciária, no curso do processo penal, será qualificado e interrogado na presença de seu defensor, constituído ou nomeado.

( ) O Juiz é sujeito processual, mas não é parte no processo. A ele compete conduzir o

processo e solucionar a lide, mediante aplicação do direito material penal objetivo, ou seja, a lei é um norte na convicção do magistrado, de modo que a vontade manifestada é também a vontade estatal.

( ) O ofendido deve ser compromissado por ocasião da audiência de instrução e julgamento,

pois tem o dever de falar a verdade, sob pena de responder pela prática criminosa prevista

no artigo 342 do Código Penal.

1) Tendo em perspectiva a temática “Jurisdição” e “Competência”, avalie as informações seguintes e selecione fundamentadamente qual a Comarca competente para processar e julgar a infração penal, apontando base legal etc. O infrator Xumbrega mora em Alvorada do Oeste e a vítima Joãozinho mora em Presidente Médici. Xumbrega vai até Presidente Médici e tenta furtar a casa de Joãozinho, sendo que pretendia levar os objetos para Ouro Preto do Oeste, local onde mantinha um esconderijo para objetos obtidos por meio ilícito. Quando estava saindo do imóvel da vítima em posse dos objetos foi preso em flagrante por uma guarnição da polícia militar que passa pelo local naquele momento. Qual a Comarca competente: Alvorada do Oeste, Presidente Médici ou Ouro Preto do Oeste ?

9) Tendo em perspectiva a temática “Jurisdição” e “Competência”, avalie as informações seguintes e selecione fundamentadamente qual a Comarca competente para processar e julgar a infração penal, apontando base legal etc. Xumbrega tem conta corrente em Costa Marques e vai até Alvorada do Oeste para fazer compras e paga emitindo um cheque sem fundo. Qual Comarca julgará Xumbrega: Costa Marques ou Alvorada do Oeste ?

QUESTÃO 8 [Valor 0,5] ENUNCIADO: Considere a temática da REPRESENTAÇÃO:

SUPORTE: O Sr. Xherdan ameaçou o Sr. Xhaka, seu colega de trabalho, dizendo que faria uma macumba para ele, consistente em amarrar seu nome na boca de um sapo e coisas ruins aconteceriam para ele. Xhaka ficou muito atemorizado com a ameaça e registrou ocorrência policial na 1ª Delegacia de Polícia da Vila Suíça em Ji-Paraná/RO, bem como diante do Promotor de Justiça Lichtsteiner ofereceu representação por escrito em relação a Xherdan. COMANDO: Diante deste contexto é CORRETO afirmar:

a)é possível que Xhaka faça a retratação da representação até recebimento da denúncia.

b) o Promotor de Justiça Lichtsteiner não poderia ter recebido a representação, pois essa

peça deve ser apresentada apenas para o Delegado de Polícia.

c) em se tratando da infração penal de ameaça a ação penal será privada e sendo Xhaka o querelante deverá oferecer queixa-crime no prazo de 6 (seis) meses, contados do momento em que tem ciência de quem é o autor do fato.

d) a representação apresentada por Xhaka tem natureza jurídica de condição objetiva de

procedibilidade. e) a representação pode ser oferecida enquanto não ocorrer a prescrição.

e)o Juiz deve remover para outra Comarca e deixar esse problema para o próximo Juiz.