Sie sind auf Seite 1von 4
Aula 1 Por onde começar? por Roberto Negrete A aula inaugural do Curso de Decoração

Aula 1

Por onde começar?

por Roberto Negrete

A aula inaugural do Curso de Decoração Casa Claudia 2010 foi dada pelo designer de interiores Roberto Negrete. Argentino por nascimento e brasileiro por opção, desde 1982 atua em São Paulo na área de projetos residências. Por três anos foi Presidente da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores, deixando o cargo no final de 2009. Para falar sobre os primeiros passos de uma obra e decoração Negrete escolheu como cenário a bela Pinacoteca do Estado de São Paulo, o museu mais antigo da cidade, cujo prédio foi projetado em 1897 pelo escritório de Ramos de Azevedo.

Patrocínio

Realização
Realização
mais antigo da cidade, cujo prédio foi projetado em 1897 pelo escritório de Ramos de Azevedo.
Por conta própria ou com a experiência de um profissional? Um móvel sob medida pode

Por conta própria ou com a experiência de um profissional?

Por conta própria ou com a experiência de um profissional? Um móvel sob medida pode demorar

Um móvel sob medida pode demorar até 60 dias para ser instalado. Então, programe sua medição na obra quando a alvenaria estiver entrando em fase final.

Aula 1

Por onde começar?

por Roberto Negrete

Teoricamente, com um bom planejamento e muita energia, é possível à qualquer pessoa cuidar de sua própria obra e decoração. No entanto, o risco de percalços pelo caminho é muito maior quando a figura de um profissional experiente não se faz presente. Se bem orientados, arquitetos e designers de interiores têm condições de materializar os desejos e sanar necessidades dos clientes. Mas para que isso aconteça é preciso que você saiba muito bem quais são suas pretensões. Assim, o primeiro passo é reconhecer o seu jeito de ser e de morar, bem como o que espera de cada ambiente. Deixe tudo às claras para o profissional. Se não conseguir se explicar por palavras, exemplifique com fotos de revista, filmes, etc. Só assim ele poderá criar um projeto ideal. E, se quando ele vier com o detalhamento executivo e com a planta de distribuição de mobiliário você não entender, esclareça todas as suas dúvidas. Com certeza sairá bem mais barato do que se deparar com um resultado final desastroso.

Contrato assinado

O bom resultado de toda obra e decoração está diretamente ligado

a qualidade do profissional de interiores contratado. Pesquisar

é fundamental. Consulte revistas especializadas, navegue pelo

site www.casapro.com.br, visite mostras de decoração e conte sempre com o aval de amigos. Conhecendo trabalhos prontos do profissional, é possível verificar tanto seu desempenho, quanto seu estilo. Avalie mais de um escritório e compare pontos comuns, como honorários e forma de trabalho. Depois, decida-se pelo que mais se afina com sua personalidade e orçamento.

Diário da obra O segredo da boa aparência de um piso de madeira é seguir

Diário da obra

Diário da obra O segredo da boa aparência de um piso de madeira é seguir a

O segredo da boa aparência de um piso de madeira é seguir a risca as recomendações do fabricante quanto aos cuidados com o contrapiso e fixação das tábuas ou tacos.

Obra iluminada

Não deixe os profissionais trabalharem com pouca luz. Se o pintor, o gesseiro ou o azulejista, por exemplo, atuarem em ambientes sem iluminação adequada, haverá falhas no acabamento, que só serão notadas depois de tudo pronto, com as luminárias instaladas. Já imaginou, ter que chamar toda essa gente de novo?

Aula 1

Por onde começar?

por Roberto Negrete

Como um organismo vivo, toda obra tem seus momentos próprios. Há períodos de grande efervescência e há períodos de silêncio, onde tudo parece andar vagarosamente. O início é

sempre mais ligeiro. Trata-se da demolição e retirada dos materiais – pisos, paredes, caixilhos, janelas, portas. Finda essa etapa, começa a parte de infra-estrutura, quer dizer, redes de hidráulica e elétrica, distribuição dos pontos de ar condicionado e de som, instalação de novos caixilhos, portas, batentes, etc. O ritmo torna- se mais vagaroso. A fase seguinte compreende

a reconstrução de alvenarias, instalações de forros e gesso, bem como a aplicação dos

revestimentos de piso e parede. Saiba que este

é o momento mais complicado, pois é quando

vários tipos de mão de obra atuam ao mesmo tempo. Ter o respaldo de um arquiteto ou designer de interiores nesta hora irá poupar muita dor de cabeça. É nesse ponto também que se faz a medição de tudo o que será executado sob encomenda: marcenaria dos armários e closets, lareira, pisos paginados, entre outros itens. De

repente, então, parece que as coisas não andam mais. A calmaria se deve aos trabalhos que estão sendo feitos à distância, que serão concluídos em prazos que variam entre 20 e 60 dias. Enquanto isso, o pintor pode dar as primeiras demãos de tinta e o gesseiro terminar os forros. Só depois de tudo instalado é que as paredes receberão o acabamento final e a obra terminará.

Compras antecipadas Aula 1 Por onde começar? por Roberto Negrete Até por questão de economia,

Compras antecipadas

Aula 1

Por onde começar?

por Roberto Negrete

Até por questão de economia, muitos materiais podem ser comprados antes do início da obra. Revestimentos cerâmicos estão entre eles, no entanto, certifique-se de que o produto não sairá de linha durante a instalação. Mesmo comprando os 10% a mais, o que é de praxe, sempre se corre o risco de perdas na colocação.

de praxe, sempre se corre o risco de perdas na colocação. Acima, um rodapé invertido, item

Acima, um rodapé invertido, item que deve ser previsto no projeto. Sobre o piso de madeira, saiba que deve-se esperar cerca de 15 dias após a instalação para dar o acabamento. E jamais use cera ou lustra- móveis, isso encurta a vida útil do verniz.

Louça sanitária é outro item que pode ser adquirido com antecedência. Atenção aos

acessórios. Compre todos (parafusos, porcas,

tubos

sair mais tarde em busca de componentes compatíveis com o modelo escolhido.

)

na mesma hora, para não ter que

Prefira o especialista

Por mais que o azulejista seja caprichoso, saiba que provavelmente ele não será o melhor aplicador de pastilhas. Nem o serralheiro que fez um excelente trabalho no portão da garagem terá o mesmo sucesso na tão sonhada porta social de aço. Isso porque cada profissional tem suas habilidades e, quando fora de seu ofício, pode não render tão bem. O mais prudente é contar com mão de obra especializada, indicada por quem entende do assunto.

Verwandte Interessen