You are on page 1of 6

Página 1

PERP Programa - Alerta novo relatório

Novembro 2004

É ChemSystems Nexant Processo de Avaliação / Planeamento de Investigação programhas publicou um novo relatório,
Estireno / Etilbenzeno (03/04-8).

Introdução

O consumo mundial de estireno em 2004 é estimado em cerca de 24 milhões de toneladas. A
maior utilização de estireno é como um monômero de poliestireno. De propósito geral, de alto impacto, e

poliestireno expansível compõem cerca de 64 por cento da procura total de estireno. ABS é a próxima
maior utilização final de estireno em 13 por cento da procura global.

Demanda Padrão Estireno Global, 2004

SB Látex
5%
UPR
ABS
SBR 4%
13%
5%

O.
9%

Poliestireno
(Expansível)
15%
Poliestireno
49%

Tecnologia Etilbenzeno (EB) é feita por alquilação de benzeno com etileno na presença de alumínio . Demanda ea capacidade de previsões para a Coreia do Sul. Europa Ocidental e Japão são fornecidas no relatório. com refinamento contínuo de catalisadores e projetos de reator em uma tentativa de aumentar a conversão EB sem perder a seletividade ao estireno.Equilibra a oferta ea procura e / anúncios capacidade para os Estados Unidos. A capacidade é de crescimento deverá ultrapassar o consumo. A maioria dos desenvolvimentos em etilbenzeno (EB) e tecnologias de estireno.000 toneladas métricas por ano estão sendo considerados e construído. upgrades e melhorias de equipamentos catalisador que abriram o caminho para Escala grande capacidade e economia de projeto avançado. a unidade maior capacidade de 700.000 toneladas métricas por ano. o que representa um importante fonte de estireno. nos últimos anos têm-se centrado na otimização do processo. Uma década atrás. Hoje. "CDTECH Lummus EB processo de destilação reativa é disponíveis para a utilização de alimentos para diluir etileno como meio de reduzir os custos de matéria-prima. Os principais licenciadores de tecnologias etilbenzeno fase líquida são: ABB Lummus Global (Lummus) com seu processo Ebone. Desidrogenação do EB ao estireno é uma tecnologia madura. O processo de óxido de propileno-co-produto é uma tecnologia madura. as capacidades típicas de um único base etilbenzeno trem / plantas de estireno em média 200. e as específicas de funcionamento condições durante todo o processo. Os recentes desenvolvimentos em óxido de propileno "apenas" tecnologias podem influenciar estireno abastecimento no futuro. Esses processos são geralmente bastante semelhantes. levando a uma queda nas taxas de operação em 2010. Taiwan e China também estão Página 2 -2- apresentados. e com a sua Badger Badger ExxonMobil / EB processo máx. a distinguir os fatores principais que são os catalisadores utilizados na transalquilação e reações de alquilação. A oferta global e demanda saldo de estireno também é fornecido. características de destilação.

Rápido resfriamento de produtos da reação é necessária para minimizar a formação de subproduto. Além de um custo mais elevado um pouco. Badger oferece agora um método de aquecimento direto que características patenteadas know-how desenvolvido e fornecido pela Shell Oil. Isso pode ser um incômodo manutenção problema ao realizar reparos no campo. Projetos em baixa -A-rácios de óleo de vapor pode resultar em economia significativa de energia. enquanto catalisador zeólita pode ser usada em qualquer fase de vapor ou líquidos processos. A actual design típico emprega um molar de vapor-a- proporção de óleo de 6 e utiliza um trocador de reaquecimento construído de aço inoxidável 304. está sendo incorporada no ATOFINA / processo Badger para aquecimento de alimentação do reator estireno córregos. No entanto. O texugo A tecnologia é baseada no uso de um conceito de fluxo axial trocador de calor que fornece calor para o processo .9 por cento de pureza reduz todas as impurezas a níveis suficientemente baixos para a maioria das aplicações. o calor é fornecido em um shell-e-tubo trocador de vapor superaquecido. esses projetos requerem que o permutador de reaquecimento ser construídas com material Incoloy 800H por causa da maior steamtemperatures obrigada a fornecer o calor da reacção necessário. A grande maioria das unidades de desidrogenação de etilbenzeno executar a reação adiabaticamente em um série de dois reatores com adição de calor indireta entre os estágios. Etilbenzeno catalisadores de desidrogenação de composto basicamente de óxido férrico em óxido de potássio como um promotor. O polyethylbenzenes produzido por alkylations sucessivos podem ser transalkylated (transferência de grupos de etila) com benzeno para a produção de etilbenzeno adicionais. Este A tecnologia patenteada. denominado Chama Distribuído combustão (FDC). Página 3 -3- Etilbenzeno é desidrogenada de estireno e de hidrogênio sobre um catalisador na presença de vapor. quando necessário. Em geral. Normalmente. purezas Superior pode ser atingido. Para superar as altas temperaturas necessárias para a operação ultra-vapor para o petróleo baixa.Etilbenzeno (EB) é feita por alquilação de benzeno com etileno na presença de alumínio cloreto ou catalisador zeólita. Variações incluem o uso de solução diluída de etileno e de um abordagem de destilação catalítica em fase líquida de alquilação e separação de produtos lugar simultaneamente. 99. Catalisador cloreto de alumínio é usada somente em um processo em fase líquida. a liga de alta material 800H exige cuidado pós-tratamento térmico. bastando fornecer bandejas suficientes e refluxo na coluna de purificação final.

co-produto sem outras vias de PO também estão sob desenvolvimento da BASF. Shokubai Nippon. Lyondell ea Sumitomo têm desenvolvido uma parceria para desenvolver esta tecnologia ainda. Assim. Com o aquecimento direto. bem como a utilização de destilação extrativa para recuperação de estireno de gasolina de pirólise. a Degussa. Página 4 -4- O processo POSM para a produção de recursos de estireno co-produção de óxido de propileno e estireno através de um hidroperóxido de etilbenzeno intermediária. melhorias incrementais continuam a ser feitas. o rota POSM coloca os usuários dessa tecnologia no negócio de estireno se querem ou não ser. A Lummus / UOP SMART processo de desidrogenação oxidativa é utilizado principalmente para renovar projectos em que aumentaria a capacidade do custo de capital nominal é desejável. a questão importante para a POSM abordagem é o fato de que o estireno é feita em cerca de 2. o calor é adicionado "diretamente" para o processo. Sucesso desenvolvimento destas novas tecnologias terá um impacto significativo na estrutura de custos da negócios de estireno no futuro. feito por via aérea directa oxidação de etilbenzeno. eles preferem não ter de lidar com os altos e baixos do estireno mercado de commodities. e é provável que na maioria dos casos. Desta forma. O hidroperóxido. O álcool é então desidratado ao estireno. o desidrogenação de hidrocarbonetos usando dióxido de carbono. a Tecnologia de Aquecimento Direto prazo. completamente independente de vapor de reação e. portanto. incluindo a tecnologia de aquecimento direto.4 vezes excesso de óxido de propileno. No entanto. . é posteriormente convertido em um álcool na reação de epoxidação com propileno. Nesta abordagem.A tecnologia é baseada no uso de um conceito de fluxo axial trocador de calor que fornece calor para o processo através de tubos de aquecimento FDC. o calor necessário para a reação de desidrogenação é gerado pela combustão controlada do hidrogênio. O relatório também inclui a discussão dos desenvolvimentos recentes. Lyondell e Shell. Ao remover hidrogênio a partir da mistura de reação. Esta preocupação levou Sumitomo Chemical para desenvolver e comercializar um "co-produto livre" rota para PO. e termodinâmicos limitações catalisador regem-à-relação do óleo minimumsteam vez de cambista e tubulações considerações metalurgia. o equilíbrio da reação é deslocado para a EB maior conversão. Embora a tecnologia de processo para POSM é madura. Dow.

e outros. será menor rendimento de estireno custos que a obtida a partir de desidrogenação de etilbenzeno convencional. Uma pesquisa de patentes essenciais publicados desde janeiro de 2000 inclui. a abordagem em produto. Uma abordagem para / SM economia PO é considerar o óxido de propileno a ser um subproduto e atribuir um crédito com base no seu preço de mercado. tecnologias alternativas com base em metanol alquilação de tolueno e butadieno dimerização / desidrogenação são mencionados. O cloreto de alumínio Página 5 -5- catalisada processo ainda pode ser capaz de competir com base em uma base de capital amortizado em vigor plantas. O relatório também inclui uma discussão de novo regime Snamprogetti para a produção de estireno a partir do benzeno e etano. Estireno Uma comparação econômica dos processos de estireno é apresentado. para além da desidrogenação usando dióxido de carbono. A zeólita- processo catalisado representa o estado da arte para a maioria das situações. melhorias catalisador de alquilação. Outras condições de mercado podem produzir um resultado contrário. Para completar. mas as plantas utilizando-se problemático devido tothe investimento relativamente alto e as preocupações com passou eliminação do catalisador. Em alguns cenários de mercado. embora estas tecnologias não foram comercializados e não trabalho mais recente nessa área é evidente.recuperação de estireno de gasolina de pirólise. . catalisadores para desidrogenação oxidativa. Economia Etilbenzeno A comparação entre os três processos de etilbenzeno mostra considerou que a destilação reativa processo de alimentação de diluir etano a partir de uma unidade FCC oferece a mais favorável da economia. Há cerca de 22 por cento de variação entre o custo de produção mais ROCE As estimativas para os três processos. Isto introduz uma variação do custo de estireno calculado em resposta a oscilações de preços no mercado óxido de propileno. desidrogenação melhorias catalisador de desidrogenação de projetos de reator romance.

endereço de correio electrónico: hcoleman@nexant.com ) É uma empresa de consultoria líder do mundial de energia. Nova York 10601-4425 EUA Para mais informações sobre estes relatórios contato Dr. 44 do Sul Broadway. White Plains.nexant. PERP Programa. Nexant. telefone: 1-914-609-0315. Nexant / ChemSystems de negócio.. e escritórios satélites em todo o mundo.nexant. Todos os direitos reservados. Jeffrey S. ( www. . ou Heidi Junker Coleman. Inc.================================================ Copyright © por Nexant. Plotkin.com. vice-presidente e Diretor Global. dos negócios dos clientes através e implementação de assistência do projeto.com . química e afins indústrias. de Nexant. em to operacionais melhoria. Nexant de produtos químicos e de petróleo tem o seu grupo escritórios principais em White Plains (Nova York) e Londres (Reino Unido). planejamento de portfólio e crescimento através de fusões e atividades. 2004. Inc. Website: http://www. telefone: 1-914-609-0381. Por mais da aspectos de estratégia 38 anos. e-mail: jplotkin@nexant. 5 ª Floor. Inc. incluindo aajudou a aumentar inteligência o valorviabilidade de negócios. Esses relatórios são de uso exclusivo da empresa compradora ou de suas subsidiárias.com . fax: 1-914-609 - 0399.