Sie sind auf Seite 1von 99

APOSTILA DE DIREITO COMERCIAL III TTULOS DE CRDITO

Professor Csar Luiz Dagostin

TTULOS DE CRDITO PARTE GERAL NOES INTRODUTRIAS

CRDITO: Desde os primrdios, a mercancia faz parte da histria humana. No incio era praticado o escambo ou troca de mercadorias. Mas essa troca acabou se restringindo a medida que as necessidades por determinado tipo de produto mudava. Se algum tinha leo para trocar por gros, talvez quem possusse gros no tinha interesse no leo. Assim, o homem criou mecanismos em que os negcios pudessem ser cumpridos noutro momento. Para isso necessrio ter confiana no parceiro de negcios. preciso acreditar que o outro v cumprir sua obrigao como estabelecido. Nasce assim o Crdito. Derivado do verbo latino credere, crdito significa crer, acreditar. Mas como qualquer negcio jurdico, deve ser cercado de cuidados. O Cdigo de Hamurabi j dizia que se um mercador emprestou a juros, gro ou prata, sem testemunha, nem contrato, ele perder tudo o que tiver emprestado Ento para que no houvesse essa perda era necessrio a prova, testemunhal ou documental, que negcio realizado. a prova mais confivel de provar uma obrigao obter do devedor uma declarao de seu dever. TTULO: Originado da palavra latina titulus, quer dizer inscrio. Refere-se, portanto, a um texto que d identidade ou adjetivao coisa, ao fato ou pessoa. Ttulo ento um documento, a inscrio materialmente grafada, que representa a inscrio jurdica de um dbito e de um crdito, ou seja, um instrumento representativo do crdito. Claramente, se v que o ttulo de crdito deve atender as exigncias legais para que seja vlido, e em sentido oposto, perdendo sua qualidade caso no atenda as exigncias legais, no mnimo em funo do que consta no artigo 104, III, primeira parte, do CC: (A validade do negcio jurdico requer: (...) III. Forma prescrita ou no defesa em lei), bem como em face do liberalismo cambirio.
2

A invalidade do instrumento que faz prova do dbito/crdito no se tradus em invalidade do prprio dbito/crdito. No se aplica, portanto, o art. 166, IV, do CC, a no ser nos limites previstos no art. 170. Ou seja, ser nula apenas a pretenso de constituir um ttulo de crdito, mas no a operao subjacente, servindo o documento como prova para executabilidade processual (art. 585, do CPC), para a ao monitria ou para a ao de cobrana. Normalmente, o ttulo de crdito um papel, com poucas anotaes, representando o dbito/crdito e facilitando sua circulao. A condio de ttulo de crdito corresponderia ao atendimento a um conjunto de caractersticas mnimas, quais sejam: 1) A anotao de uma obrigaounilateral, atribuvel a devedor ali indicado; 2) A representao obrigatria no instrumento ( o papel em que se documenta); 3) O carter de declarao unilateral de uma obrigao que guarda autonomia do ato ou negcio no qual se gerou; 4) A limitao do universo de suas obrigaes quelas que esto definidas na lei e quelas que esto inscritas no documento, em sua literalidade; 5) Ateno a um conjunto de requisitos mnimos a saber: a) Forma prescrita em lei; b) Data e local de emisso; c) Preciso dos direitos conferidos; d) Assinatura. Os ttulos de crdito podem ser classificados em prprios ou imprprios. Os ttulos de crdito prprios so a Letra de Cmbio, a Nota Promissria, o Cheque e a Duplicata. Para alm destes h um vasto conjunto de ttulos de crdito, chamados imprprios, que apresentam particularidades especficas, que rompem com auqles princpios. So as Cdulas de Crdito Bancrio, Conhecimento de Depsito, Letra de Crdito Imobilirio, entre outros.

CAMBIARIDADE Tem-se um instrumento que atesta um dbito de uma pessoa e, via de conseqncia, um crdito correspondente a outra pessoa e que pode ser usado como circulao de riquezas. Trata-se da prova de uma obrigao que pode ser juridicamente executada. Sua circulao est diretamente ligada percepo de que, embora a obrigao esteja vinculada pessoa de um ou mais devedor, o crdito respectivo no est vinculado a um credor necessrio, podendo ser transferido. Quem tem o crdito, transfere-o a outro como pagamento de uma obrigao sua, nos termos em que esses tenham ajustados e que permita a lei.
3

Em latim, cambiare significa troca mudana, permuta. exatamente o que ocorre com os ttulos de crdito, um documento constitudo sob a forma prescrita em lei cuja finalidade provar a existncia de uma relao jurdica de dbito/crdito, mas cuja finalidade secundria permitir e garantir a circulao desse crdito, ou seja, a mudana da titularidade do sujeito ativo, permitindo que outrem seja um novo titular desse crdito. Ento a figura do devedor certa, como a obrigao, mas o credor cambivel.

EMISSO E SEUS EFEITOS A partir da criao (preenchimento do ttulo de crdito, atendendo forma legal) e sua emisso (colocao no mercado, onde pode circular) cria-se uma obrigao jurdica determinada que est representada no papel correspondente (crtula). Eu peo pegar o talo de cheque e preencher. Ao entrg-lo a algum, emito-o, dando existncia social, afirmando que h uma declarao de cunho obrigacional do emitente de pagar determinada quantia ou de entregar determinada coisa. um ato jurdico unilateral. O negcio jurdico de compra e venda bilateral, mas a emisso de um ttulo de crdito unilateral e serve ao negcio jurdico, podendo significar pagamento (pro soluto) ou garantia de pagamento (pro solvendo).

PRINCPIO DA INCORPORAO Com a emisso do ttulo de crdito, a obrigao jurdica se incorpora quele documento, e passa a estar vinculada a ele.

TTULOS DE CRDITO 1 - CONCEITO: Definio clebre formulada por Vivante: "Ttulo de crdito o documento necessrio para o exerccio do direito, literal e autnomo nele mencionado". Obs. Art. 887 do novo Cdigo Civil: O ttulo de crdito, documento necessrio ao exerccio do direito literal e autnomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei. 2 CARACTERSTICAS OU PRINCPIOS: A) Cartularidade - o ttulo de crdito se assenta numa crtula (papel ou documento necessrio para o exerccio do direito resultante do crdito que a crtula representa). essencial a exibio
4

do documento, acarretando como conseqncia prtica a necessidade da crtula em original para ingressar nas vias executivas, bem como para promover o requerimento falimentar, baseado na impontualidade de pagamento de dvida representada por um ttulo de crdito, no aceitando, cpia xerox, nem mesmo autenticada. A existncia da crtula indispensvel ao exerccio do direito nela contido, como se l no art.887, do CC. Para exigir o cumprimento da obrigao, exige-se que o credor demonstre sua condio a partir da apresentao do ttulo ao devedor, para adimplemento voluntrio, ou ao judicirio, instruindo o processo de execuo, luz do art. 580, do CPC. O ART. 223, DO cc, quando prev que a cpia fotogrfica de documento fornecido por tabelio de notas, valer como prova de declarao de vontade, esclarece, em seu pargrafo nico, que tal prova no supre a ausncia do ttulo de crdito, como conseqncia direta de sua cambiaridade, servindo inclusive para proteo do devedor. No se aplica, portanto aos ttulos de crdito, face ao seu regime jurdico especfico, a regra geral do art. 309, do CC, segundo a qual o pagamento feito ao credor putativo e vlido, ainda provado depois que no era credor. B) Literalidade Afirma o art. 887, do CC, que o ttulo de crdito contm um direito literal, um direito que se l no documento representativo do crdito. Consiste no fato de valer no ttulo apenas o que nele est escrito e, conseqentemente, o que nele no est escrito, no pode ser alegado, limitando desta forma os direitos e as obrigaes ali incorporados. Obs. Uma obrigao, por exemplo, de aval, expressa em documento separado, ao ttulo no se integra. Igualmente, descabe prova testemunhal para comprovar pagamento de parte da dvida, por exemplo. H sempre um limite estabelecido pela lei. Assim, uma assinatura isolada no verso da crtula, traduz-se por endosso. Uma assinatura na face (anverso) traduz-se por aval. C) Autonomia Ainda segundo o artigo 887, do CC, o ttulo de crdito contm um direito autnomo. Trata - se de uma das maiores garantias dos ttulos de crdito, capaz de promover, com segurana, a circulao dos direitos emergentes dos ttulos. Cada obrigao que deriva do ttulo autnoma em relao s demais, por conseguinte a invalidade de uma obrigao no invalida as outras. As obrigaes constantes do ttulo so sempre obrigaes internas, cartulares ou cambirias, a saber, aval, endosso e aceite.
5

Assim, impede que a um terceiro de boa-f, que no conhece e por certo nem deveria conhecer eventuais vcios do negcio jurdico que deu origem ao ttulo, sejam-lhe impostas excees (defesas) que digam respeito ao negcio inaugural. De acordo com o artigo 906, do CC, o devedor de um ttulo de crdito s pode opor ao portador que lhe apresenta a crtula para pagamento (extrajudicial ou judicial) exceo fundada em direito pessoal ou em nulidade de sua obrigao. Assim, as relaes pessoais entre os partcipes do negcio fundamental no podem ser opostas para resistir pretenso do terceiro de boa-f ao recebimento do crdito. Do subprincpios: a) a abstrao: O prprio ttulo desvinculado da causa Circulao b) inoponibilidade das excees pessoais aos terceiros de boa f. c) Independncia: desvinculao dos coobrigados uns em relao aos outros. uma extenso da autonomia, "cada qual se obriga por si e responde pelo cumprimento da obrigao contrada". princpio da autonomia decorrem trs

D - ABSTRAO - Abstrao significa ausncia de causa necessria para a emisso da crtula, que destarte, pode decorrer de qualquer tipo de negcio jurdico e no de um negcio em especial. No entanto, h ttulos de crdito que necessariamente tm causa necessria sua emisso, como o caso de conhecimento de transporte, que deve se originar de um contrato de transporte, chamados ttulos causais, onde a causa pode e deve ser alegada (cheque, nota promissria, pro solvendo). A jurisprudncia vem entendendo que se o ttulo causal, mesmo em sendo endossado, de boa f, a causa pode ser discutida. Logo, o mesmo no ganha abstrao. Obs. I - Abstrao Autonomia Obs. II - Observe-se, entretanto, que, de regra, aps o endosso, os ttulos tornam-se abstratos, excetuada hiptese de endosso de m-f e dos ttulos causais, como se disse acima. Ex: Nota Promissria entre as partes - pro solvendo ttulo causal Nota Promissria que circulou, por endosso de boa f- pro soluto - ttulo abstrato. Nota Promissria causal mesmo sendo endossada de boa-f ttulo no abstrato ttulo causal. E) FORMALISMO - o ttulo de crdito formal por isso indispensvel se torna que o documento se revista de certas exigncias
6

impostas pela lei para que tenha a natureza de ttulo de crdito e assegure ao portador os direitos incorporados no mesmo. Cada espcie de ttulo possui uma forma prpria que se obtm atravs do cumprimento de requisitos expressamente enumerados na lei regente do mesmo. Se faltar, ao menos um daqueles requisitos considerados essenciais, o escrito no ter valor de ttulo de crdito. Trata-se do denominado rigor cambirio. F) CIRCULAO - finalidade precpua dos ttulos de crdito, uma vez que a existncia destes se justifica para facilitar as operaes de crdito e a transmisso dos direitos neles incorporados. Esta transmisso se d regularmente pela tradio ou pelo endosso, a terceiro de boa f, tendo poder liberatrio de moeda. As modalidades que se revestem esses ttulos, quanto a circulao so ordem(ver arts. 910 a 920 do novo Cdigo Civil) ou ao portador (ver arts. 904 a 909 do Cdigo Civil). Art. 893 do novo Cdigo Civil A transferncia do ttulo de crdito implica a de todos os direitos que lhe so inerentes. Pergunta-se: Para maior segurana do portador melhor que o ttulo circule, por endosso, muito ou pouco ? G) FORA EXECUTIVA - confere aos ttulos de crdito o direito s vias executivas, considerados que so, como ttulos executivos extrajudiciais. Obs. 1 - ver art. 585 e 586 do CPC. Destes princpios foi criado um aparato jurdico que garante ao comerciante credor: a) a pessoa que transfere o ttulo no poder cobra-lo mais; b) somente podem interferir no crdito as relaes dispostas e transcritas na crtula; c) nenhuma exceo pertinente a relao que ele no tenha participado ter eficcia jurdica quando da cobrana do ttulo. 3 PESSOAIS: Este um princpio resultante dos conceitos, j expostos, da autonomia e da abstrao das relaes cartulares, trata-se apenas de um aspecto processual desses princpios. O tema em questo est consagrado em algumas normas legais, dentre elas, o art. 906 do Cdigo Civil; o art. 51 do Decreto n 2.044/1908; na Lei Uniforme de Genebra (Decreto n 57.663/66), art. 17 e na Lei 7.357/85, art. 25.
7

DA

INOPONIBILIDADE

DAS

EXCEES

Desse princpio extrai-se que: 3 . 1 - O objetivo do presente princpio a garantia do 3 de boa f, adquirente do ttulo de crdito, constituindo a mais importante afirmao do direito moderno em favor da segurana, da circulao e negociabilidade dos ttulos de crdito. 3 . 2 - As excees pessoais s podem ser opostas entre os envolvidos na relao pessoal direta, entre o subscritor, ou transmitente do ttulo, e o novo portador. 3. 3 - O emissor pode opor a seu credor direto as excees de direito pessoal que contra ele tiver, tais como, por exemplo, a circunstncia de j lhe ter efetuado o pagamento do mesmo ttulo, ou pretender compens-lo com crdito que contra ele possuir. Mas, se o mesmo ttulo houver sado das mos do credor direto e for apresentado por terceiro, que esteja de boa f, j nenhuma exceo de defesa ou oposio, poder usar o devedor contra o novo credor, baseado na relao pessoal anterior, que no lhe diz respeito. 3. 4 - Podem ser opostas a qualquer portador os vcios formais ou a falta de requisito necessrio ao exerccio da ao, em prestgio ao rigor cambirio. 3. 5 - Apenas uma exceo comporta a regra: quando h m-f, por parte do portador, ao adquirir o ttulo com finalidade de prejudicar o devedor. Da dizer a lei que a regra vigora "a menos que o portador, ao adquirir a letra, tenha procedido conscientemente em detrimento do devedor", o que estatui o art. 17 da LUG, in fine. Configura-se a m-f na aquisio do ttulo com o propsito de prejudicar o devedor, facultando, ento, a lei, a oposio de exceo que teria contra o portador anterior.

4. RELATIVIZAO DOS PRINCPIOS Os princpios estudados, contudo, vem sofrendo abrandamento diante da jurisprudncia aplicada pelos nossos Tribunais, diante da saudvel hermenutica prpria de nosso tempo. Esta posio da jurisprudncia se acentuou a partir do novo Cdigo Civil, onde as relaes privadas foram amarradas a princpios ticos, de respeito a uma moralidade privada. Mesmo na interpretao dos negcios jurdicos que envolvem ttulos de crdito, deve-se atentar pela boa-f e os usos do Lugar da celebrao (art. 113, do CC), considerando invlido aqueles que tenham motivo ilcito, comum a ambas as partes (art. 166, III, do CC), ou que tenham por objetivo fraudar a lei imperativa (art. 166, VI, do CC), invalidade essa que alcana at a simulao (art 167 e SS, do CC). Ademais na emisso, na circulao e na cobrana dos ttulos de crdito exige-se das partes o respeito aos limites da funo social do contrato, guardando todos os
8

envolvidos os princpios da probidade e da boa-f (arts. 421 e 422, do CC). Assim, por exemplo, uma nota promissria vinculada a um contrato de abertura de crdito em conta-corrente lhe retira a abstrao e a autonomia, pois a iliquidez do contrato contamina o ttulo.

5. REQUISITOS A forma do papel de crdito deve obedecer formalismos especficos que visam proteo da segurana das partes envolvidas ou que venham a ser envolvidas na eventualidade da circulao do instrumento de crdito. A no observncia desses requisitos formais no torna a emisso de um ttulo de crdito um ato ilcito. A no ateno aos requisitos mnimos simplesmente retira o documento do mbito jurdico especfico das normas cambirias, remetendo-o para o plano das relaes jurdicas de Direito Comum. Nesse sentido, o art. 888, do CC, segundo o qual a omisso de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a validade como ttulo de crdito, no implica a invalidade do negcio jurdico que lhe deu origem. Assim, o documento perde sua executoriedade especfica, bem como perde a possibilidade de circulao. Aos requisitos mnimos do Direito Cambirio somamse requisitos obrigatrios do Direito Comum, aos quais igualmente esto submetidos os atos unilaterais de emisso de ttulos de crdito. Nessa hiptese, porm, a desateno previso normativa conduz, conforme o caso, nulidade ou anulabilidade. 5.1 AGENTE CAPAZ A emisso de um ttulo de crdito um ato jurdico, tanto quanto o a promessa de pagar ou entregar bem ou bens que nele est inscrita e, assim materialmente repersenta. Em sua qualidade de ato jurdico, submete-se o ttulo ao regime geral dos atos e negcios jurdicos: agente capaz; objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; e forma prescrita ou no defesa em lei. A Conveno de Genebra, acordo internacional que visa uniformizao das regras cambirias, a qual o Brasil aderiu, h conveno destinada a regular certos conflitos de leis, em cujo art. 2 foi estabelecido que a capacidade de uma pessoa obrigar-se por letra ou nota promissria regulada pela respectiva lei nacional. Se a lei declarar competente a lei de outro pas, ser aplicada esta ltima. A pessoa incapaz, segundo a regra precedente, , contudo, havida como validamente obrigada se tivae aposto sua assinatura em territrio de um pas em cuja legislao teria sido considerada capaz.
9

No plano dos sujeitos, no vlida a emisso do ttulo de crdito se o agente que se obriga, em se tratando de pessoa natura, absolutamente incapaz; se o agente que se obriga relativamente incapaz, a obrigao anulvel. Em oposio, a incapacidade do beneficirio no vivia o ato, j que a emisso de um ttulo de crdito uma declarao unilateral de vontade e no um negcio jurdico. Existe ento um nico ato jurdico, aquele praticado pelo emitente que, pela exigncia do art. 5, do CC, dever ser pessoa plenamente capaz. No caso de emisso de crtula por representante, indispensvel que o emissor disponha de poderes conferidos por lei ou pelo interessado, conforme previso do art. 115, do CC, e nos limites daqueles poderes, como estipulado pelo art. 116, do CC. fundamental que o representante apresente-se notoriamente como exercendo atos que vinculem terceiros, respeitando o art. 118, do CC, segundo o qual o representante obrigado a provar s pessoas, com quem tratar em nome do representado, sua qualidade e extenso de seus poderes, sob pena de, no o fazendo, responder pelos atos que a estes excederem. A assinatura na crtula do representante, que age em nome do representado, se for o caso, atravs de poderes outorgados por procurao, rompendo-se assim o princpio da independncia, vinculando o ttulo ao instrumento de outorga de poderes. Ver art. 892, do CC.

5.2 OBJETO LCITO, POSSVEL E CAPAZ Tambm se exige que a emisso de um titulo de crdito seja ato que tenha por objeto lcito. E depois, o objeto da obrigao declarada, sua correspondncia no s com a lei, mas sua possibilidade de determinao. O objeto dever ser lcito, igualmente por ser juridicamente possvel, ou seja, por conter obrigao contida em lei especfica, e ademais na legislao genrica. Assim a emisso de um cheque deve informar a obrigao de pagar determinada quantia em dinheiro, no sendo lcito assumir afirmar a obrigao de entregar coisa certa, como ouro, pedra preciosa, etc. deve ainda respeitar a legislao genrica, ou seja, aquela que rege os comportamentos da sociedade. Assim, no lcito, por exemplo, um conhecimento de depsito de determinada quantidade de cocana, ou qualquer outro bem ilcito. O objeto, ademais, dever ser possvel. Ser impossvel, por exemplo, obrigao de pagar determinada quantia em moeda no mais existente, como cruzeiros de ris. Tambm seria impossvel um ttulo com obrigao de pagar valor astronmico, por exemplo, 400 quatrilhes de reais, notoriamente despido de seriedade para ser aceito no mercado. Jurdica e fisicamente impossvel a abrigao assumida por quem j foi morto.

10

Ainda de acordo com o art. 104, II, do CC, exige-se que o objeto do ato jurdico seja determinado ou determinvel, como parmetro de certeza e liquidez na obrigao. Nesse entendimento, no ser vlida, por exemplo, crtula que assume obrigao de entregar reais, sem precisar quantos, ou seja, sem definir a quantidade que permita precisar a obrigao. 5.3 EMISSO LCITA Requisito essencial para o ttulo de crdito, alm dos j estudados, que sua emisso seja lcita, ou seja, que se concretize nos limites que so permitidos pelo Direito. O CC de 2002 inovou ao retirar o arbtrio da individualidade, para submeter os atos e negcios jurdicos aos princpios de uma moralidade pblica para os atos privados. Assim, o art. 113, do CC afirma que os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os costumes do Lugar de sua celebrao, ao passo que o art. 122 considera ilcitos as condies dos atos jurdicos que sejam contrrias lei, ordem pblica e aos bons costumes, incluindo as que privarem de todo efeito o negcio jurdico, ou o sujeitarem ao puro arbtrio de uma das partes. O artigo 138 e SS, remete-nos a outro rol de requisitos, a implicar a adequao entre a vontade do obrigado e o negcio jurdico do qual se obriga, a aprtir da qual se originar a emisso da crtula. Assim tem-se por negcio anulvel que seja decorrente de situao de erro ou ignorncia (art. 138 e ss), dolo (art. 145 e ss), coao (art. 151 e ss), estado de perigo (art. 156), leso enorme ou leso no contrato (art. 157) e fraude contra credores (arts 158 e ss). No se pode esquecer, por fim, das previses de invalidade anotadas no art. 166, do CC, sendo nula a obrigao quando o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilcito. Assim, tem-se como no exigvel uma crtula que seja emitida para representar dvida de jogo, que luz do art. 814, do CC, no obrigam o pagamento, mesmo que se trate de mtuo feito por terceiro no ato de apostar ou jogar (ver art. 815, do CC). Mas a nulidade no pode ser oposta ao terceiro de boa-f face aos princpios da autonomia, abstrao e independncia, que tm supremacia. Por outro lado, no lcito a emisso de ttulo de crdito para fraudar lei imperativa, aplicando-se a hiptese do art. 166, VI, do CC. Ento, por exemplo, nula a emisso da crttula por aquele que sabendo-se falido e busca, no ato de emitir a crtula, prejudicar os demais credores. Por fim, so nulas as obrigaes que a lei taxativamente declare nulas, a exemplo da listagem que se encontra disposta no art. 51, da Lei 8.087/90. Tambm so nulas as obrigaes contradas em negcio simulado.
11

5.4 FORMA PRESCRITA EM LEI Criados para circular, os ttulos de crdito so comumente usados como moeda no mercado. Essa confiana do mercado, por certo se encontra na unicidade da forma entre os ttulos, cujo padro se encontra definido em lei. A forma, para os ttulos de crdito um elemento fundamental, pois distingue dos demais ttulos submetidos ao regime jurdico comum. Assim, faz-se necessria a definio de elementos mnimos de informaes que so exigidas do todos os ttulos, independentemente do tipo. A esses somam-se informaes especficasa de cada tipo. Oe o artigo 889, do CC , que define o elenco mnimo dos requisitos exigidos dos ttulos de crdito, estabelecendo a necessidade de que contenham a data da emisso, a indicao precisa dos direitos que conferem e a assinatura do emitente. 5.4.1 Data da emisso: O ttulo deve trazer sua data de emisso, requisito que essencial de acordo com o art. 889, do CC. Mesmo que o ttulo seja passado sem que tal informao seja preenchida, dever de seu portador, se deseja exigir o cumprimento da obrigao, dat-lo e assim, complet-lo, cumprindo a exigncia da legislao. A data tem importncia vital para a prescrio. Pode valer o ttulo de crdito para ao executiva, ao monitria ou ao de cobrana. 5.4.2 Data de vencimento Ao contrrio da data de emisso, a data de vencimento no requisito indispensvel para validade da crtula, entendendo-se como ser a vista o ttulo de crdito que no contenha indicao de vencimento (art. 889, 1, do CC). Assim, se conter data de vencimento da obrigao, entende-se que o direito est adquirido pelo credor, estando suspenso seu exerccio, que deve ser condicionado a evento futuro e certo, qual seja, a chegada no calendrio civil do dia de vencimento anotado na crtula. Assim, permite-se ao credor, entre a data de emisso e a data de vencimento, o exerccio do direito de preservao de seu crdito, como o arresto, previsto no art. 813, do CPC, percebendo-se que o art. 814 fala em prova literal da dvida lquida e certa.

12

Pode tambm pedir a insolvncia do devedor, garantindo tratamento isonmico com os demais credores, cujas dvidas vencidas ou no, estejam sendo pagas em seu prejuzo (art. 955, do CC cc art. 748, do CPC). Na hiptese de decretao dea insolvncia, o deferimento do pedido provocar o vencimento antecipado da obrigao, na forma do art. 751, i, do CPC. 5.7 PRECISO DOS DIREITO CONFERIDOS Outro requisito mnimo indispensvel validade do ttulo de crdito a definio precisa dos direitos que so conferidos pela crtula. S assim possvel a circulao da crtula no mercado. No se considera o que na crtula no est escrito. No entanto esse poder de definio no ilimitado. H clausulas que so consideradas ilcitas, e cujo registro, se feito, dever ser considerado inexistente. O art. 890, do CC, prev que se consideram no escritas as clusulas de juros, proibitiva de endosso, a excludente de responsabilidade pelo pagamento ou por despesas, a que dispense a observncia de termos e formalidades prescritas e a que, alm dos limites fixados em lei, exclua ou restrinja direitos e obrigaes.

5.8 ASSINATURA O ttulo de crdito visto como uma declarao unilateral de vontade e, na forma do art. 219, do CC, as declaraes constantes de documentos assinados presumem-se verdadeiras em relao aos signatrios. A assinatura marca pessoal, uma das caractersticas da individualidade, e ao teor do art. 889, do CC, requisito essencial do ttulo de crdito, por provar que a declarao unilateral de direito corresponde ao emitente que, para tanto, deve firm-la de prprio punho ou atravs de procurador com poderes especiais para tanto. 5.8.1 Assinatura falsa Discorrer. 5.8.2 Outras falsidades Aumento de valor, alterao de vencimento. 5.9 LOCAL

Os fatos jurdicos se situam no tempo e no espao. Neste contexto duas so as referncias fsicas possveis no ttulo de crdito, o local da emisso e o local onde dever ser feito o pagamento.

13

Importante questo em relao ao Direito Processual, pois o local de emisso ou do pagamento pode definir o foro competente para a ao. Por igual carece o credor de exigir que a obrigao seja saldada em Lugar diverso daquele estipulado.

5.10 EMISSO ELETRNICA Discorrer

5.11 MOEDA ESTRANGEIRA O art. 318 do CC afirma serem nulas as convenes para pagamento em ouro ou em moeda estrangeira, bem como compensar a diferena entre o valor desta e a da moeda nacional, excetuados os casos previstos na legislao especial. 5.12 PARTES EM BRANCO O art. 891, do CC deixa claro que as partes deixadas em branco no momento da emisso devem ser preenchidas de acordo com os ajustes realizados. 5.12.1 Extravio de crtula em branco 5.13 ERROS E RASURAS

6. TRANSFERNCIA DO TTULO 6.1 Aspectos Gerais A cambiaridade, como j se disse, uma das marcas caractersticas predominantes dos ttulos de cr dito, instrumentos que registram uma obrigao que no apenas pode ser exigida do credor ali indicado, mas uma obrigao que tambm passvel de circulao, de transferncia do seu plo ativo. A leitura do art. 890 do CC mostra a importncia que a circulao do crdito representa para o instituto dos ttulos de crdito, prevendo considerar-se no escritas no ttulo, entre outras, a clusula proibitiva de endosso. Trata-se de norma geral que pode ser excepcionada pela legislao especial, como bem assinala o art. 903, do CC. Essa regra geral mostra outra particularidade: em princpio, o devedor no pode opor-se circulao da crtula, e via de consequncia, do crdito. Posta em circulao a crtula, protegida pelos princpios da autonomia, da abstrao e da independncia, seu texto literal define o universo das questes jurdicas em si implicadas. Essa
14

uma garantia jurdica para que tal instrumento possa cumprir as funes dele esperada pela sociedade, na emisso do ttulo, indubitavelmente, h um riso assumido pelo emissor, pressupondo estar consciente disto: o que conta no papel deve afirma-se perante qualquer pessoa, que muito provavelmente, no tem conhecimento das circunstncias em que se concretizou a declarao documentada pela crtula. O grande valor, ento, a segurana de terceiros de boa-f, que ocupa Lugar na cadeia de sucesses de direitos conferidos pelo ttulo, e que tem sua preocupao limitada ao papel. risco que assume o emissor. Se faz emisso ao portador, assume riscos ainda maiores, pois amplia os caminhos pelos quais pode trafegar o crdito. 6.2 Sucesso de Direitos Em funo do princpio da carturalidade, a transferncia da condio de credor da obrigao anotada no titulo fazse por meio da transmisso fsica do papel correspondente. Com a transferncia do ttulo so transferidos todos os direitos que lhe so inerentes, conforme dispe o art. 893, do CC. No se pode esquecer que a emisso de um ttulo de crdito um ato unilateral de vontade, onde algum declara a existncia de uma obrigao. Justificada por tal conformao jurdica, na sucesso cambiria, fruto da transferncia do ttulo, h uma sucesso subjetiva ativa, ou seja, na posio de credor e limitada apenas ao direito de credor. Como h autonomia entre o ttulo de crdito e o negcio jurdico originrio, o sucessor, isto , o novo credor, no assume os deveres que so prprios da relao originria, mas apenas os direitos que esto declarados na crtula ou lhe sejam decorrentes de previso legal. distinto, portanto de transmisso de um contrato, onde se transfere direitos e deveres de quem era titular. O ttulo mantm sua condio de instrumento afirmativo de uma obrigao a ser cumprida, facultando ao credor, esteja ele indicado ou simplesmente detendo-o, no caso de ttulos ao portador, exigir o cumprimento da obrigao to logo seja satisfeito o requisito da data aprazada, ou transferi-lo a outrem em qualquer negcio lcito havido entre eles, estando vencido ou no. O artigo 894 do CC visivelmente encampa o princpio da carturalidade, vinculando-o o exerccio dos direitos inerentes ao ttulo de crdito ao manejo do papel correspondente. 6.3 Analogia coisa mvel De acordo com o artigo 83, III, do CC, consideram-se mveis para os efeitos legais os direitos pessoais de carter patrimonial. Nesse prisma, o CC toma os ttulos de crdito no apenas como um instrumento que prova uma obrigao ali anotada, mas tambm como uma coisa mvel. O papel no qual se garfa o ttulo considerado uma
15

coisa fsica, material, permitindo essa analogia. Isso fica claro no art. 1.395 do CC que permite o usufruto de ttulos de crdito. Faculta-se, ademais, quele que porta o ttulo de crdito, ocupando, naquele momento, a condio de credor da obrigao nele representada, utilizar a crtula para dao em pagamento, devendo-se respeitar a exigncias especficas de cada tipo de ttulo, podendo completar-se simplesmente com a tradio ou por meio de endosso. Caso o credor, que d o ttulo de crdito, no seja o legtimo portador, aquele que recebeu a crtula beneficia-se da regra prevista no art. 359 do CC, segundo a qual se restabelece a obrigao primitiva, ficando sem efeito a quitao dada, ressalvados direitos de terceiros. A materialidade fsica do ttulo fica comprovada pelo nico do art. 223, que prev que a cpia fotogrfica no supre a ausncia do ttulo e crdito, sendo necessria a exibio do original para o exerccio do direito de cobrar a obrigao nele escrita. Igualmente, a entrega do ttulo ao devedor presume o pagamento, mas se o credor provar em 60 dias a falta de pagamento, a quitao torna-se sem efeito (art. 324 do CC). Igualmente, o art. 386 prev que a devoluo voluntria do ttulo da obrigao, quando por escrito particular, prova desonerao do devedor e seus coobrigados, se o credor for capaz de alienar e o devedor, de adquirir. 6.4 TTULO AO PORTADOR O ttulo que no traz inscrito o nome do beneficirio do crdito ali afirmado chamado de ao portador. Essa ausncia pode justificar-se por particularidades do tipo do ttulo, no havendo espao destinado a tal inscrio. A emisso de ttulo ao portador, entretanto, no faculdade ampla, colocada disposio do mercado, sendo nulo o ttulo que, sem autorizao legal, seja emitido ao portador, como estabelecido pelo art. 907 do CC; mas norma permitida pelo art. 891 do CC que o emitente delegue ao portador o nus do preenchimento de determinadas lacunas no ttulo. Assim, no h que se falar em nulidade do ttulo que no comporta cobrana por meio de mero portador entregue sem a indicao do beneficirio; h mandato de preenchimento do campo pelo credor. Somente se o credor, at o momento de exercitar seu crdito, no se desonera do seu poder/dever de preencher o campo, indicando o beneficirio, haver se falar em nulidade por ser um ttulo, sem previso legal, mostra-se emitido ao portador. O CC, em seu art. 905 claro ao afirmar que o possuidor de um ttulo de crdito ao portador tem direito prestao nele indicada, mediante sua simples apresentao ao devedor. preciso estar atente para uma particularidade. O Direito tem instrumento que esto disposio daquele que alega ser o legtimo credor, permitindo-lhe responder situaes de perda ou
16

extravio, bem como pelo seu desapossamento injusto. Medidas judiciais, como a ao de anulao e substituio de ttulos, que so mais complexas, e medidas emergenciais, como a possibilidade de imediata notificao do devedor ou ao sacado do desapossamento injusto, perda ou extravio. A regra, em relao ao ttulo de crdito ao portador, inscrita no art. 904 do CC, a da transferncia da titularidade a partir da simples entrega da crtula ao cedente ou cessionrio. regra do art. 896, segundo o qual o ttulo de crdito no pode ser reivindicado do portador que o adquiriu de boa-f e na conformidade das normas que disciplinam sua circulao, como resultado do princpio da cambiaridade ou circulao. A posse de boa-f garantida, mesmo que sua circulao tenha sido efetuada contra a vontade do emitente, como reala o nico do art. 905 do CC Toda essa constatao desemboca no art. 906 do CC, segundo o qual o devedor s poder opor ao portador exceo pessoal ou de nulidade da obrigao, e nunca exceo em relao a terceiros. Diante dessa particularidade da transmisso simplificada, pode-se perguntar se o transmissor e o receptor da crtula podem ser chamados de endossante e endossatrio, que, como se sabe, a transmisso da crtula se faz por meio de endosso. O endosso, porm em sentido estrito, s necessrio quando a sucesso de ttulos de crdito deve ser anotada no ttulo, onde consta a indicao de um beneficirio. Se a obrigao est relacionada a um credor, ser indispensvel a prova de que este transferiu o crdito a outro, grafandose com o endosso a crtula; se no est relacionada a qualquer pessoa, no h necessidade de grafar a transferncia que, como visto, concretiza-se pela simples tradio. Lembre-se que, com exceo dos cheques at R$ 100,00, todo ttulo de crdito deve ser nominativo, ou seja, deve identificar seu portador. 6.5 TTULO ORDEM Tem-se um ttulo ordem sempre que a crtula traz a indicao do beneficirio do crdito ali escrito, permitindo-se que se faa o pagamento a outrem, ordem do beneficirio nomeado no documento. Ento, h dois elementos bsicos para sua caracterizao: (1) o ttulo no apenas afirma a obrigao de um devedor certo, mas tambm traz a indicao de um beneficirio (credor) certo; (2) faculta-se ao credor nomeado na crtula ordenar que o pagamento se faa a outrem, seja indicando essa outra pessoa, seja no indicando. Essa faculdade do credor nomeado como beneficirio do
17

crdito ordenar que o pagamento se faa a outrem caracteriza o instituto jurdico do endosso. Segundo Ulha, endosso " o meio pelo qual se processa a transferncia do ttulo de crdito de um credor para outro, redundando em sua circulao. um instituto tpico do direito cambirio". O endosso uma forma especfica de cesso de crdito, afinal o titular do crdito cede-o a outro, transfere-o, ocorrendo sucesso subjetiva ativa na relao jurdica na qual esto definidos o devedor (sujeito passivo) e a obrigao (objeto da relao jurdica). Podese dizer, em sentido amplo, que o endosso espcie do gnero cesso de crdito, tratado pelos art. 286 e ss, do CC. Em sentido estrito, o endosso bastante distinto do instituto de cesso de crdito. , pois, um ato unilateral que preserva a autonomia, independncia e abstrao em relao ao negcio fundamental, na qual a crtula foi emitida, quando sejam essas caractersticas dadas em abstrato e/ou concreto, no abrangendo assim todos os acessrios do crdito, pois desvinculado do negcio subjacente. 6.5.1 DIFERENAS CRDITO E ENDOSSO ENTRE CESSO CIVIL DE

A cesso civil de crdito tambm ato possibilita a transferncia de um crdito de uma para outra pessoa, porm, diferencia-se do endosso, visto que submete-se ao regime do direito civil e do cambirio como o endosso. 6.5.1.1 - ENDOSSO O endossante responde, de regra, (ver clausula sem garantia) pela existncia do crdito e pela solvncia do devedor (o endossatrio poder executar o crdito contra o endossante, caso o devedor principal no tenha realizado o pagamento deste). - O devedor principal do ttulo tambm no poder defender-se, quando executado pelo endossatrio, argindo matrias atinentes a sua relao jurdica com o endossante (principio da autonomia das obrigaes cambiais e subprincipio da inoponibilidade das excees pessoais aos terceiros de boa-f, referidos no art. 17 da LU e 916 do CC/2002. 6.5.1.2 CESSO CIVIL DE CRDITO - O cedente responde apenas pela existncia do crdito (no pela solvncia do devedor (CC/2002, arts. 295 e 296).

18

- O devedor do ttulo poder defender-se, quando executado pelo cessionrio, arguindo matrias atinentes a sua relao jurdica com o cedente (CC/2002, art. 294). Ademais, o endosso um ato simples por natureza, no se aplicando o rigor do art. 288, em que a celebrao da cesso de crdito por instrumento pblico, para que tenha validade perante terceiros, deva ser efetuada por instrumento pblico, ou particular revestido das solenidades previstas no art. 654, 1 do CC. Pelo contrrio, o endosso exige apenas que o beneficirio lance sua assinatura no verso do ttulo, ou lanando-o na face, que esclarea seu ato pela palavra endosso ou qualquer outra similar. Na mesma linha, no tem aplicao o art. 290 do CC, que prev que a cesso de crdito no tem eficcia em relao ao devedor, seno quando a este notificada por escrito pblico ou particular. Ato unilateral que , prescindo o endosso de tal formalidade. Igualmente no se aplica a regra do art. 292, segundo a qual o devedor fica desobrigado o devedor que, antes de ter cincia da cesso, paga ao credor primitivo. E intrnseca emisso de um ttulo de crdito a percepo de que o devedor conhece seu credor quando este lhe apresenta o ttulo, da falar-se ser o ttulo de crdito um documento de apresentao. O artigo 915 do CC prev as possveis matrias de defesa que o devedor pode opor ao cessionrio, ao portador e/ou endossatrio do ttulo, podendo estes exercer os atos conservatrios do direito cedido, independentemente do conhecimento da cesso pelo devedor. ENDOSSO PRODUZ, EM REGRA, DOIS EFEITOS: a) Transfere a titulariedade do crdito representado no ttulo do endossante para o endossatrio; b) Vincula o endossante ao pagamento do ttulo, na qualidade de coobrigado. (LU, art. 15) Igualmente, aplica-se o artigo 296 do cc, segundo o qual o cedente no se responsabiliza pela solvncia do devedor. Note-se que o artigo 296 prev a possibilidade de o cedente assumir a responsabilidade pelo crdito cedido, na eventualidade da insolvncia do devedor, assumindo o cedente a posio de avalista, desde que tal esteja aposta na crtula, com as particularidades do artigo 297. A LUG prev em seu artigo 15 que o endossante, salvo clusula em contrrio, garante tanto da aceitao como do pagamento da letra. O endossante pode proibir um novo endosso, e, neste caso, no garante o pagamento s pessoas a quem a letra for posteriormente endossada. Por sua vez, a Lei 7.358/85 (Lei do Cheque) estipula em seu artigo 21, que Salvo estipulao em contrrio, o endossante garante o pagamento. E no seu pargrafo nico, que pode o endossante proibir novo endosso; neste
19

caso, no garante o pagamento a quem seja o cheque posteriormente endossado. A jurisprudncia no firme neste sentido, existindo posies contrrias em relao ao endosso como garantia do pagamento.

ENDOSSO SEM GARANTIA O endosso que no produz o efeito de vincular o endossante ao pagamento do ttulo o chamado endosso sem garantia, previsto no art. 15 da LUG. Com esta clusula o endossante transfere a titularidade da letra, sem se obrigar ao seu pagamento. Exemplo: pague-se sem garantia a Joo. Aplica-se ainda o artigo 297, segundo o qual o crdito penhorado no pode mais ser cedido. claro que deve haver o necessrio conhecimento do credo da penhora efetuada.

6.6 CARACTERSTICAS DO ENDOSSO Forma simplificada que de transferncia de crdito representado pela crtula, o endosso tem regras prprias, todas constitudas em respeito aos princpios que orientam o Direito Cambirio. Para endossar o ttulo, basta que o beneficirio nele nomeado (ou no) assine a crtula, na sua face (anverso) ou na parte de trs (verso). Se o faz no verso de sua escolha se far acompanhar a assinatura de texto que identifique seu ato. Pode expres-la simplesmente pela palavra endosso. Endosso. Fulano de Tal. A LUG permite que o endosso seja lanado em folha ligada letra de cmbio ou nota promissria, portanto esta regra especfica para tais ttulos. Na ausncia de regra especfica, deve ser aplicada a regra geral do artigo 903 do CC, segundo o qual o endosso deve ser lanado no prprio ttulo. Na hiptese de o ttulo indicar mais de um beneficirio, se estiver marcado fulano ou beltrano, qualquer um deles pode endossar a crtula, pois so credores solidrios. Neste caso o que endossou responde perante o(s) outra(s) pelo seu ato, mas nunca o endossatrio de boa-f. Por outro lado, se a nomeao indica um conjunto necessrio, fulano e beltrano, tem-se afirmao de obrigao indivisvel, devendo o endosso ser realizado por ambos. ENDOSSO CONDICIONAL

20

O endosso condicional, em que a transferncia do crdito fica subordinado a alguma condio no nulo, mas a referida condio ser ineficaz, porque a lei a considera no-escrita. (CC/2002, art. 912, caput). O endosso no tem vinculao com o negcio subjacente que deu origem crtula, fortalecendo o princpio da independncia. O endosso somente transfere o crdito; nenhum direito o dever acessrio transmitido ao patrimnio do endossatrio. Coerentemente, se considera no escrita qualquer condio escrita na crtula (art. 912). Para o Direito Cambirio no existe endosso sujeito a termo, condio ou encargo. No entanto, poder se socorrer do Direito Comum o endossante que aponta na crtula uma condio, como por exemplo, que faz constar do endosso que o faz para pagamento de determinada coisa, que lhe dever ser transferida posteriormente. Esse modo no possui validade para o endosso, que se completou; mas a crtula e a declarao nela inscrita fazem prova do negcio e permitem o aforamento de ao prpria para exigir a entrega da coisa comprada. ENDOSSO PARCIAL A lei veda ao endossante limitar o endosso a uma parte do valor da letra, considerando nulo o endosso parcial. (LU, art. 12; CC/2002, art. 912, pargrafo nico). H ntida vinculao entre o crdito e a crtula, razo pela qual no se permite a transferncia parcial do ttulo, vedao esta contida no art. 912 do CC. Assim, se o endossante conserva a crtula, nela tendo aposto um endosso parcial, tem-se como no escrita, devendo o devedor adimplir sua obrigao sem se ater ao endosso. Se a crtula est de posso do endossatrio, a nulidade do endosso revela a ilegitimidade deste para apresentar o ttulo e exigir, judicial ou extrajudicialmente, o adimplemento da obrigao. ENDOSSO IMPRPRIO Segundo Ulhoa, "aquele que no produz o efeito de transferir a titulariedade do crdito documentado pela letra de cmbio, mas legitima a posse sobre a crtula exercida pelo seu detentor". Opera a transferncia do ttulo, independentemente do crdito nele consignado. Transfere s a posse da crtula, mas no o valor nela contido. O ENDOSSO IMPRPRIO PODE SER DE DUAS ESPCIES: - Endosso-Procurao (ou endosso-mandato), o endossatrio recebe o ttulo simplesmente para efetuar a cobrana do valor nele mencionado e dar a respectiva quitao. Age como mero mandatrio do endossante. Ex. Cobrana bancria.
21

- Endosso-Cauo (ou endosso-pignoratcio) o ttulo transferido ao endossatrio como garantia de alguma obrigao assumida, sendo devolvido aps o seu cumprimento. Caso no seja cumprida a obrigao por parte do endossante, esse endosso cauo transforma-se em endosso prprio, transferindo a titularidade do documento.

6.6.1 Modalidades de endosso Endosso pode ser de duas espcies: Em branco e em preto. Em branco, quando no identifica o endossatrio. Ex. simples assinatura do credor lanado no verso do ttulo e, veja bem, com os dizeres PAGUE-SE ou sob outra expresso equivalente. Pode, inclusive, o credor se limitar a assinar a letra no verso, visto que no precisa dizer a quem se deve pagar. Em preto, quando identifica o endossatrio. Ex. assinatura do credor lanada no verso ou anverso do ttulo e com os dizeres PAGUE-SE A FULANO DE TAL ou sob outra expresso equivalente, que contenha o nome da pessoa a quem se deve pagar. OBSERVAES IMPORTANTES O endosso em branco transforma a letra de cmbio, por exemplo, necessariamente sacada NOMINATIVA, em ttulo ao portador. Isso significa que, inicialmente, constava na letra de cmbio o nome do devedor e do credor. O credor, ao endossar a letra (assinatura + entrega da crtula) sem mencionar o nome do endossatrio (endosso em branco), acabou por transformar a mesma em ttulo ao portador, porque no nomeou a quem se deve pagar. O endossatrio de um ttulo por endosso em branco poder transferir o crdito nele representado por mera tradio, hiptese em que no ficar coobrigado. S o endossante ficar coobrigado. No h qualquer limite para o nmero de endossos de um ttulo de crdito; ele pode ser endossado diversas vezes, como pode, simplesmente, no ser endossado. 6.7 SEQUNCIA DE ENDOSSOS Como os ttulos de crdito foram criados para circular, normal a existncia de pluralidade de endossos, tornando necessrio o exame de seus efeitos em relao ao portador, aos obrigados cambirios e ao prprio ttulo. Sequncia de endossos ou cadeia de endossos a srie ininterrupta de endossos lanados no ttulo, e que tem incio com o endosso feito pelo seu beneficirio. A cadeia de endossos deve ser examinada sob quatro aspectos: (1) legitimao do portador; (2) pagamento feito pelo devedor;
22

(3) aquisio non domino; (4) cancelamento do endosso. Por outro lado, o exame da cadeia de endossos deve levar em conta sua aparncia formal, pois a legislao cambiria no exige que o devedor, ao pagar, seja obrigado a observar a autenticidade das assinaturas dos endossantes. 6.7.1 Portador Legtimo (LUG, art. 16, al. 1, LC, art. 22 e CC, art. 911). Portador legtimo o detentor do ttulo de crdito que prova seu direito por uma srie ininterrupta de endossos, mesmo que o ltimo seja em branco. O portador para ser legitimado, deve justificar seu direito com base no ltimo endosso e nos endossos anteriores. Resulta do exposto que somente o portador legitimado pode exercer os direitos cambirios decorrentes do ttulo de crdito em relao aos obrigados cambirios. Do mesmo modo, o devedor de regresso que pagar a soma cambiria s ter ao cambiria em face dos devedores anteriores se o seu direito for legitimado em relao ao endosso anterior. 6.7.2 Pagamento feito pelo devedor (LUG, art. 40, al. 3 e CC, art. 911, nico) devedor que pagar o ttulo deve verificar a regularidade da cadeia de endossos e no a autenticidade das assinaturas. Assim, para o devedor que paga liberar validamente da sua obrigao cambiria, deve verificar, pelo exame da cadeia de endossos, se o detentor o portador legtimo. Se pagar a portador que no seja legtimo, pode ser compelida a pagar novamente. O

6.7.3 Aquisio a non domino (LUG, art. 16, al. 2 e LC, art. 24). Na cadeia de endossos sucessivos os titulares so, na realidade, os sucessivos proprietrios do ttulo, ou seja, a titularidade do direito determinada pela propriedade do ttulo, e o proprietrio do direito o possuidor de boa-f, pouco importando sua aquisio a non domino (aquilo que no proveniente do dono). O endossatrio adquire direito originrio, que se justifica pela propriedade do ttulo e no direito do titular anterior. Da a legislao cambiria prescrever que desapossado algum de um ttulo de crdito, por qualquer evento (v.g., extravio, furto e roubo), o novo portador legitimado no est obrigado a restitu-lo, se no o adquiriu de m-f. Portador de boa-f quem, no momento da aquisio do ttulo, no sabia e nem deveria saber a respeito da existncia de vcio na posse do portador anterior. 6.7.4 Cancelamento do endosso
23

A alnea 1 do art. 16, da LUG prescreve que, para efeito de legitimao do portador, os endossos riscados consideram-se como no escritos, pouco importando a razo do cancelamento. O cancelamento da assinatura do endossante no interrompe a cadeia de endossos quando for precedido de um endosso em branco, porque o portador do ttulo pode justificar seu direito com base nesse ltimo endosso. No entanto, se o endosso for em preto e este for cancelado, o portador no pode mais justificar seu direito porque o o endosso foi cancelado.

7. AVAL 7.1 Definio O adimplemento de obrigao cambiria de pagar determinada soma, seja do devedor principal, seja de qualquer coobrigado, pode ser garantido por aval, conforme estipulado no art. 897 do CC. Aval uma declarao unilateral por maio da qual algum (o avalista) assuma solidariedade passiva por certa obrigao constante do ttulo de crdito; o obrigado beneficirio desta declarao se chama avalizado. O aval instituto prprio do Direito Cambirio e consiste na promessa de um terceiro em adimplir a obrigao do avalizado e realizado graciosamente e, portanto, ato jurdico benfico e como tal deve ser interpretado restritivamente, como previsto no art. 114, do CC, no interessando ao Direito os motivos que levaram o avalista a proferir tal declarao. O avalista garante a obrigao assumida pelo avalizado e no a pessoa deste. Tambm, assume a posio idntica a do avalizado, razo pela qual sequer preciso provar o inadimplemento deste para afirmar a obrigao do avalista. Basta que o ttulo esteja vencido para que se possa exigir do avalista a obrigao por ele assumida, fruto da afirmao de seu autor, o avalista, de que saldar o debito garantida, independentemente de qualquer outro elemento, tais como condies, modos, etc. Alis, se apostas tais observaes na crtula, devem ser tidas como no escritas. Exemplo disso a vedao ao aval parcial, expressa no nico do art. 897, do CC, onde avalista est obrigado satisfao integral do dbito. Se aposto na crtula um aval parcial, este deve ser considerado no escrito, ou seja, inexistente o aval, em sua totalidade e no sua limitao. Essa concluso necessria diante do previsto no
24

art. 114, do CC, que determina a interpretao restritiva quando se trate de negcios benficos, como o aval. A proibio do aval parcial constitui regra geral e pode ser excepcionada, de acordo com o art. 903 do CC, por legislao especfica de qualquer ttulo de crdito (LUG, art. 30, alnea 1; Lei do Cheque, art. 29 e Lei das Duplicatas, art. 25). A simples assinatura na parte da frente do ttulo considerado aval, desde que no se trate das assinaturas do sacado e sacador. O aval tambm pode ser escrito no verso do ttulo, ou em folha anexa, devendo se exprimir pelos termos "por aval" ou qualquer outra equivalente e assinado pelo avalista. Basta o vencimento da obrigao, sem o seu adimplemento, para que a obrigao do avalista se torne imediatamente exigvel e na medida em que o avalista assume a posio de coobrigado solidrio, o credor pode exigir-lhe o cumprimento da obrigao. No caso de pagamento parcial, o demais devedores continuam solidariamente responsveis pela obrigao. No h benefcio de ordem no aval, podendo o credor exigir a obrigao de um ou de qualquer um dos devedores sem a observncia da ordem do aval, podendo inclusive exigir do avalista diretamente, sem a necessidade de exigir antes do devedor principal. O avalista que paga total ou parcialmente se subrroga nos direitos do credor, podendo exigir em ao regressiva, a obrigao dos demais avalistas, se houverem, ou do devedor principal, at o limite do pagamento que efetuou. Na concesso do aval deve ser indicado quem o avalizado, se houver omisso considerar-se- que o aval foi dado em favor do sacador ou emitente. Mesmo sendo nula a obrigao do avalizado, continua valendo a do avalista, a exceo dessa regra ocorre apenas se houver vcio na formao do ttulo. 7.2 Diferenas entre o Aval e a Fiana O aval e a fiana apesar de terem pontos em comum so distintos, a seguir citamos as diferenas entre ambos: O instituto da fiana tratado nos arts. 818 e ss, do CC.

25

1. A fiana um contrato previsto no Cdigo Civil, enquanto que o aval garantia prpria dos ttulos de crdito, a qual ocorre por meio de uma simples declarao de vontade do avalista. 2. O aval, como regra geral, deve ser lanado diretamente no ttulo, bem como continua valendo mesmo sendo nula a obrigao do avalizado, exceto se houver vcio de forma, j a fiana um contrato acessrio que depende para sua existncia do contrato principal, desse modo, sendo nula a obrigao do afianado, se extingue tambm a obrigao do fiador. 3. O avalista se equipara ao avalizado, assim sendo o credor tem a opo de cobrar a dvida diretamente do avalista, enquanto que na fiana h o benefcio de ordem, ou seja, o fiador pode exigir no caso de no cumprimento da obrigao, que o credor cobre primeiro o afianado. 4. Na prestao da fiana, sendo o fiador casado, ser necessria a outorga do outro cnjuge, enquanto que o aval no prescinde de autorizao conjugal. 5. Na fiana, permitido ao credor exigir a substituio do fiador quando este se torna insolvente, medida no permitida em caso de aval. 6. lcito aos fiadores reservarem o benefcio da diviso, ou seja havendo mais de um fiador, cada um deles assume proporcionalmente a dvida de acordo com a quantia de fiadores, devendo o credor, por exemplo, no caso de 2 fiadores, cobra a metade de cada um (art. 829, do CC). No caso de aval, cada um responde pela integralidade da dvida, podendo o credor cobrar somente de um deles a dvida por inteiro. 7. Embora haja excees em lei especial, o aval no pode ser parcial, ou contrrio da fiana, em que o fiador pode estipular uma limitao ao valor garantido (art. 830, do CC). 8. permitido ao avalista promover a execuo do crdito contra o devedor/afianado sempre que o credor, sem justa causa, demorou a faz-lo (art. 834, do CC). No aval, no existe esse possibilidade. 9. permitido ao fiador exonerar-se da fiana que tiver assinado sem limitao de tempo, sempre que lhe convier, ficando, porm, obrigado para todos os efeitos da fiana pelos 60 dias seguintes
26

notificao do credor. No h a possibilidade no aval, que garantia sem limitao no tempo.

7.3 Aval em preto e aval em branco No aval em preto a pessoa que esta sendo avalizada identificada. Quando no identificada, o aval ser em branco. Quando o aval for em branco, somente poder ser lanado no anverso do ttulo, para que no se confunda com o endosso em branco. Neste caso ser avalizado o aceitante da Letra de Cmbio (art. 31, al 4 da LUG); o emitente do cheque e da nota promissria (art. 30, pargrafo nico da lei de cheque) e duplicata art. 12 da lei de duplicata. 7.4. Aval aps o vencimento do ttulo A matria controvertida. Para Fran Martins tem efeito de fiana. J para Luiz Emygdio no pode produzir efeito de fiana. O entendimento que, verdadeiramente, o aval dado aps o vencimento, mas antes do protesto ou do decurso do prazo, tem eficcia, porque mero vencimento no exaure a vida cambiria do ttulo que s ocorre com o protesto ou declarao equivalente, ou ainda, com o decurso do prazo para efetivao do protesto. 7.5. Aval simultneo ou co-avais O aval simultneo aquele dado em conjunto, por duas ou mais pessoas em relao a uma mesma obrigao cambiria. Ex.: A emite NP em favor de B. X e Y avalizam A em conjunto. Se X paga o ttulo, tem ao cambiria em face de A. Se cobrar de Y, ter apenas cota parte de 50%. 7.6. Aval sucessivo ou aval de aval No aval sucessivo, o avalista avaliza outro avalista. (art. 30 LUG c/c art. 29 LC) EX.: A emitente; B beneficirio; X avalista de A; Y avalista de X e Z avalistade Y. Tratando-se de avais sucessivos, so obrigados do mesmo grau. Se X pagar o ttulo ter ao somente contra A, seu avalizado. No poderia cobrar de Ye Z por serem posteriores. 7.7. Aval prestado por pessoa casada Via de regra, os bens do casal no respondem pelas dvidas assumidas por um dos cnjuges. O credor dever provar o
27

benefcio para a famlia de quem prestou o aval. Cabe ao cnjuge fazer a prova em contrrio. Ex. se um diretor (scio) avaliza a pessoa jurdica, entende-se ter sido dado em benefcio da famlia. Poder o credor executar os bens comuns, que correspondem a meao do cnjuge signatrio e seus bens particulares. 7.8. Aval prestado por pessoa jurdica contra vedao do contrato ou estatuto social. Em regra, o aval ato de liberalidade. Depende da vontade do avalista. Normalmente o contrato social das limitadas e o estatuto das sociedades annimas vedam aos seus administradores a dao de fiana e aval em nome da sociedade. Existem dvidas quanto a validade ou no deste aval. Alguns entendem que no tem validade porque: Via de regra, os contratos sociais da sociedades empresrias no permitem que os scios possam contrair obrigaes em nome da sociedade. O contrato social deve ser arquivado no registro pblico de empresas mercantis, predominando o princpio da publicidade, o que permite que o terceiro possa com facilidade examinar o contrato da sociedade e verificar se existe clusula de restrio. O artigo 46 do Decreto 2044 de 1908, diz que quem assina a declarao cambial, como mandatrio ou representante legal de outro, sem estar devidamente autorizado, fica pessoalmente obrigado. No mesmo sentido discorrem os artigos 8o. da LUG e 14 da LC. Desta forma a sociedade no responderia pelo aval em razo da restrio contratual ou estatutria. Todavia, a orientao predominante no sentido de considerar vlida e eficaz a obrigao cambiria decorrente de aval prestado por sociedade contra o disposto no contrato ou estatuto social. O artigo 42 do Dec 2044/1908 orienta que tem capacidade cambiria toda pessoa natural ou jurdica que tenha capacidade jurdica. Esta norma continua eficaz porque a conveno de Genebra destinada a regular conflitos de leis em matria cambiria remeteu para cada lei nacional a competncia para dispor sobre capacidade cambiria. O terceiro de boa-f no pode amargar prejuzo, sendo assim, a responsabilidade da sociedade, no pode ser afastada por mera clusula contratual. O administrador que dever ressarcir a sociedade dos prejuzos causados por ter honrado o aval. Os negcios mercantis so caracterizados por sua celeridade, sendo assim, no se pode criar dificuldades ao seu desenvolvimento, por se exigir que a cada ato o terceiro tenha que
28

tomar conhecimento do contrato social, vislumbrando se os seus prepostos tem ou no poderes para a prtica do ato. A prtica moderna de se aplicar a teoria da aparncia, buscando a proteo do contratante de boa f. A aparncia funciona como autenticador das situaes formalmente irregulares na sua origem, porm realizadas de boa f, pois a sociedade empresa, contribui por criar aparncia de legitimidade. Por isso a sociedade responde pelo aval dado por culpa in elegendo e in vigilando em relao a seus administradores. O administrador pode no representar a sociedade, mas constitui um dos seus rgos, que exprime e realiza a vontade da sociedade. A responsabilidade da sociedade no deve ser considerada como regra absoluta. Uma vez que deve ser esclarecido que a sociedade no tem responsabilidade como avalista, quando o beneficirio do ttulo tem cincia da vedao contratual de dao do aval ou deveria ter em razo da sua profisso. Ex.: um scio se retira da sociedade e concorda em receber NPs dos seus haveres, sendo o scio controlador o emitente e a sociedade a avalista. Neste caso a sociedade no deve responder pelo aval, por no ser o credor terceiro de boa f. Pelo art. 8o da LUG e 14 da LC, obriga-se pessoalmente quem assina ttulo de crdito como mandatrio ou representante sem poderes para tal ou excedendo os que foram outorgados. 7.9. Responsabilidade do avalista. O avalista obriga-se da mesma maneira que o avalizado (LUG art. 32, al. 1a observar erro na LUG quando se refere a pessoa afianada e no avalizada). Equivale dizer que se o avalizado for devedor direto (ex.: emitente da NP), o avalista ser igualmente devedor direto. Se for devedor indireto (endossante) o seu avalista ser tambm devedor indireto. 7.10. Direitos do avalista Como j vimos o avalista obriga-se da mesma maneira que o avalizado. Porm se este paga adquire direito novo, autnomo e originrio, decorrente do ttulo. Adquire todos os direitos resultantes do ttulo contra o avalizado. 7.11. Quem pode ser avalista A LUG no se manifesta sobre a capacidade cambiria, assim prevalece a regra do artigo 42 do Decreto 2044/1908, onde pode assumir obrigaes cambirias quem tem capacidade jurdica.
29

7.12. Aval por mandato O aval por mandato exige poderes especiais. O avalista pode obrigar-se mediante assinatura de prprio punho ou por procurador a quem tenha conferido poderes especiais para avalizar. Exigncia de poderes especiais conforme art. 14 do Decr. 2044/1908. 7.13. Cancelamento e extino do aval. A LUG nada esclarece sobre o assunto, prevalecendo a norma do artigo 24 do Decreto 2044/1908. O pagamento feito pelo aceitante ou pelos respectivos avalistas desonera da responsabilidade cambial todos os coobrigados. Com o pagamento, extingue-se a vida cambiria do ttulo por ocorrer pagamento extintivo. 7.13.1. Cancelamento do aval por outro motivo (sem pagamento do ttulo) Este assunto deve ser analisado luz do artigo 44, pargrafo 1 do Decreto 2044/1908, que considera no escrito, para os efeitos cambiais, o endosso ou aval cancelado. A norma ensinada no referido dispositivo legal comporta as seguintes observaes: I - h possibilidade de cancelamento do aval, desde que o ttulo ainda esteja em seu poder, antes portanto de entrar em circulao; II - Considera-se no escrito apenas o aval cancelado, permanecendo vlidas as demais declaraes cambirias em razo do princpio da autonomia das obrigaes cambirias. III - Aps o ttulo entrar em circulao, se o avalista sem ter efetuado o pagamento, riscar a sua assinatura, agindo de mf, por prejudicar direitos de terceiros, responder civilmente, pela via ordinria, por perdas e danos a quem o cancelamento prejudicar. No cabe ao cambiria em face de devedor cuja assinatura foi cancelada, ainda que de forma abusiva. 7.13.2. Extino do aval Pode ocorrer a extino do aval pelas seguintes razes: I - Pelo pagamento meio normal para extino de uma obrigao. II - Anulao por qualquer das causas referidas no art. 171 do CC. III - Decadncia por falta de protesto em se tratando de avalista de devedor indireto de letra de cmbio, nota promissria ou duplicata. (LUG art. 53 e LD 5.474/68, art. 13, pargrafo 4.). No caso de cheque, pela no apresentao no prazo legal ao banco sacado ou pela no comprovao da recusa de pagamento.
30

IV - Pela prescrio cambiria: (LUG art. 70, LC art. 59 e LD art. 18). V - Cancelamento da assinatura do avalista (art. 44, pargrafo 1 do decreto 2044/1908).

8. ADIMPLEMENTO E INADIMPLEMENTO 8.1 PAGAMENTO O pagamento a forma habitual para a soluo da relao de crdito. Como estabelecido pelo art. 901 do CC, fica validamente desonerado, o devedor que paga o ttulo de crdito ao legtimo portador, no vencimento, sem oposio, salvo se agiu de m-f. Como a obrigao representada pelo ttulo e crdito, o pagamento vlido aquele que se realiza vista da crtula, devidamente entregue ao devedor principal, ou, diante da mora deste, ao coobrigado. A quitao dada em separado, por instrumento particular, atendendo aos requisitos do art. 320 do CC, vlida, mas no prescinde da apresentao da crtula. A quitao , portanto, direito do devedor, que pode reter o pagamento enquanto no lhe apresentada a respectiva quitao (art. 319 do CC).

8.2 PROTESTO O protesto o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplncia e o descumprimento da obrigao originada em ttulos de crdito e outros documentos de dvida. Serve para asseverar o descumprimento da obrigao e dar publicidade ao mercado de sua existncia. O protesto regulado pela lei 9.492/97 e, portanto, nenhum ato ilcito pratica quem, de forma lcita, correta e regular, aponta um ttulo para protesto. de se salientar que o protesto no requisito indispensvel ao exerccio dos direitos inerentes ao ttulo de crdito. Assim, para acionar o devedor principal e seus avalistas, no necessrio protestar o no-cumprimento da obrigao cambiria, e,bor se possa faz-lo, por isso se fala em protesto facultativo. Somente para acionar outros coobrigados, cuja responsabilidade no direito, mas decorrente da inadimplncia do devedor principal e de seus avalistas, que necessrio o protesto do ttulo. o chamado protesto necessrio. A lei de falncia exige o protesto dos ttulos de crdito se este for usado para instruir o pedido de falncia.
31

O protesto pode ser efetuado em 3 hiptese diferentes (art. 21 da Lei 9.492/97): a) Protesto por falta de pagamento: aps o vencimento, o protesto ser sempre efetuado por falta de pagamento, vedada a recusa da lavratura e registro do protesto por ato no previsto na lei cambial; b) Protesto por falta de aceite: somente poder ser efetuado antes do vencimento da obrigao e aps o decurso de prazo para a devoluo; c) Protesto por falta de devoluo: devido quando o sacado retiver a letra de cmbio ou a duplicata enviada para aceite e no proceder a devoluo dentro do prazo legal. 8.2.1 Cancelamento do protesto A Lei de Protestos prev o cancelamento do protesto mediante apresentao do documento protestado. Com efeito, essa apresentao faz pressupor a satisfao do crdito em razo do princpio da cartularidade. Somente quando for impossvel apresentar o documento aceita sua substituio por declarao de anuncia do credor. 9. CHEQUE 9.1 Legislao O ttulo em anlise regulamenta-se pela Lei n 7.357 de 02 de setembro de 1985 e subsidiariamente pela Lei Uniforme do Cheque, inserida em nosso Direito pelo Decreto n 57.595, de 07 de janeiro de 1966, que intentou uniformizar internacionalmente o Direito em matria de cheque. Registre-se a observao de Fran Martins de que: "A nova lei do Cheque, n 7.357, na realidade uma consolidao dos princpios da Lei Uniforme sobre o cheque e das leis que anteriormente regularam esse ttulo, notadamente a Lei n 2591/12. ... A nova Lei do Cheque substitui a Lei Uniforme e vigora desde o dia 03 de setembro de 1985." A Lei n 7.357/85 remete os conflitos de leis nesta matria, Conveno (Decreto n 57.595/66). Anote-se que em 15.09.94, houve a promulgao da Conveno Interamericana sobre conflitos de leis em matria de cheques, consubstanciada no Dec. n 1.240, de 16.09.94. Frise-se, ainda, que o cheque tambm regulado pelas resolues e circulares emanadas pelo Banco Central.
32

9.2. CONCEITO: "Ordem de pagamento vista dada a um banco ou instituio assemelhada, por algum que tem fundos disponveis no mesmo, em favor do prprio ou de terceiro." (Fran Martins). 9.9. Natureza jurdica do cheque A doutrina diverge quanto a natureza jurdica do cheque. A 1 corrente: entende que o cheque no um ttulo de crdito por no existir o elemento crdito, sendo apenas um ttulo de pagamento vista, portanto de vida breve extinguindo-se quando do seu pagamento pelo banco. A 2 corrente: classifica o cheque como ttulo de crdito imprprio. Quando circula mediante endosso, porque aparece dessa forma o elemento crdito. A 3 corrente: caracteriza o cheque como ttulo de crdito, mesmo quando no circula, desde que emitido em favor de terceiros 9.3. Importncia econmica do cheque. O cheque representa importante ferramenta para economia moderna, correspondendo: Meio de pagamento a vista. Permite pagamentos distncia pelo envio do ttulo sacado em uma praa para ser pago em outra. Instrumento de compensao de dbitos e crditos, diariamente so extintas vrias obrigaes pelas cmaras de compensao mediante lanamentos recprocos nas contas do sacador e do beneficirio do cheque. Instrumento de comprovao de pagamento. 9.3. O Cheque e o controle estatal O cheque tem funo relevante na economia o que faz com que o Estado incentive sua utilizao. Em contrapartida, esta prtica faz com que aumente a preocupao com a segurana dessa utilizao. O cheque objeto de controle estatal para: Regular seu aspecto formal (padronizao); Controlar seu uso (cheques sem fundos e a frustrao de seu pagamento, punio administrativa e penal) 9.4. Figuras a - sacador ou emitente b - sacado (instituio financeira) c - beneficirio ou tomador - a favor de quem a ordem dada (sacador ou terceiro). OBS.: Pode surgir ainda avalistas e endossante.
33

Os que sustentam ser o cheque um instrumento de pagamento, dizem que este documento se ordena o pagamento, mas, na realidade, no se efetua o mesmo, pois, o cheque no representa moeda. Cheque pr ou ps datado (arts. 1, inciso V e 32 da Lei n 7.357/85 e art. 28 alnea 2 da LU). Pela prtica habitual e atual do comrcio a jurisprudncia vem admitindo, em alguns casos, o cheque pr ou ps datado, mas, considerando-o desnaturado, como cheque, aceitando-o como um ttulo de confisso de dvida, ou documento comprobatrio de um crdito, afastando at, em certos casos a aplicao do art. 171 2 inciso VI do Cdigo Penal. A assinatura falsa no invalida o ttulo (art. 13 da Lei n 7.357/85). Firme-se o entendimento majoritrio da doutrina e da jurisprudncia no sentido de imputar ao banco a responsabilidade por fraude ou falsificao em face da Teoria do Risco, a qual sustenta que quem tem o bnus assume o nus. preciso, contudo, verificar se o correntista foi descuidado, conivente etc. A presuno de que o banco culpado, e ao banco cabe ilidir tal presuno. Obs. Ver ementa da smula 28 do STF. O menor, com mais de 16 anos pode ter conta corrente desde que maior se responsabilize. Obs. Ver Circular n 1528 do Banco Central. 9.5. Elementos: causa e pressupostos de emisso: a) Causa: Quando for ttulo pro solvendo, a causa estar umbilicalmente ligada e pode e deve ser alegada. b) Pressupostos: (Fran Martins) * Ser o sacado um banco ou instituio financeira a ele equiparado. * A existncia de fundos (proviso) disponveis em poder do banco ou da instituio financeira do emitente ou sacador. * Ter o emitente ou o sacado disponibilidade sobre os fundos ou proviso. * Haver entre o emitente e o banco sacado um contrato expresso ou tcito para que o primeiro disponha dos fundos ou proviso por meio do cheque. Obs. Ver arts. 3 e 4 da Lei n 7.357/85 e comparar os pressupostos que invalidam o documento daqueles que no prejudicam a validade do cheque. 9.6. DOS REQUISITOS LEGAIS :
34

"Deve-se fazer uma radiografia fsica do cheque para certificar-se de sua sanidade formal", como nos sugere Egberto Lacerda Teixeira, verificando os requisitos: a) Essenciais: * a palavra "cheque" * o mandato puro e simples de pagar uma quantia certa e determinada * o nome de quem deve pagar (sacado) * a assinatura de quem passa o cheque (sacador). b) No essenciais: * a indicao do Lugar em que o pagamento deve efetuar. * a indicao da data em que, e do Lugar onde, o cheque sacado. Obs. Ver os arts. 1 e 2 da Lei 7.357/85 (analisar suprimento de requisitos). 9.7. DA ASSINATURA DO SACADOR: a) O cheque deve trazer a assinatura do sacador ou mandatrio com poderes especiais. O sacador deve ser uma pessoa capaz de dispor de seus bens uma vez que o cheque representa uma ordem de pagamento sobre fundos disponveis do emitente em poder do sacado. b) Deve-se, entretanto, entender por assinatura todo e qualquer sinal material, que sirva para identificar nos papis ou ttulos, a pessoa daquele que a ape. c) Admite-se a assinatura por chancela mecnica que obedece s determinaes da Resoluo n 74 do Banco do Brasil. d) Pode o cheque ser emitido por mandatrio, contendo o mandato poderes expressos e especiais para tanto. (Ver art. 14 da Lei n 7.357/85 e 11 da Lei Uniforme). e) A assinatura falsa no invalida o ttulo, abrange-se neste raciocnio tambm a falsificada, entendendo-se como assinatura falsa a que no autntica e a falsificada aquela obtida por meio de acrscimos, cancelamentos, ou modificaes de uma assinatura autntica. (Ver art. 13 da Lei n 7.357/85). 9.8. ENDOSSO: Primeiramente confrontar art. 890 do C. Civil com art. 17 1 da Lei 7.357/85. Cabe ressaltar tambm que a Lei n 8021 de 12 de abril de 1990, proibiu a emisso de ttulos ao portador, e os nominativos endossveis (art. 2 inciso II).

35

A finalidade desta prescrio legal foi a de identificar os contribuintes para efeitos fiscais, e no a de abolir os ttulos de crdito ou suprimir a sua circulao. Por conseguinte, parece que, para fins fiscais, a transmisso dos ttulos de crdito dever operar-se somente por endosso em preto ou pleno, ou seja, registrando-se no ttulo o nome do beneficirio, afastada a possibilidade de utilizao do endosso em branco. O endosso parcial considerado nulo, nos termos do 1 do art. 18 da Lei n 7.357/85 e art. 912 nico do C.Civil). Este instrumento a forma natural e tpica de transmisso da titularidade integral do cheque ao endossatrio (art. 20 da Lei n 7.357/85). A Lei pode, entretanto, cercear a transmisso do ttulo, e, assim o faz, de duas maneiras. A uma, prevista expressamente no art. 17 e 1 da Lei n 7.357/85, quando estabelece uma forma de tornar o cheque inegocivel, ab initio, no sentido cambirio, admitindo sua transmisso na forma e efeitos de cesso civil. (arts. 286 e segts. do Cdigo Civil). A duas, em estipulao impeditiva de novo endosso, nos termos do art. 21 da Lei n 7.357/85). Firme-se que o endosso (salvo quele firmado de mf), possui funo criadora e purificadora, dos defeitos ou vcios anteriores. Verifica-se, entretanto, na hiptese supramencionada, de cesso, a ausncia desta influncia purificadora diante do que dispe o art. 294 do Cdigo Civil, onde se verifica que o devedor pode opor tanto ao cessionrio como ao cedente, as excees que lhe competirem no momento da cesso, mas no pode opor ao cessionrio de boa-f a simulao do cedente. Em sntese, a posio do endossatrio , em tese, mais segura que a do cessionrio por estar sujeita apenas s excees pessoais. Na cesso as excees se ampliam mais e os vcios se comunicam com maior elasticidade. Temos vrias espcies de endosso, o endosso-mandato (art. 26 da Lei n 7.357/85; o endosso cauo ou pignoratcio, pelo qual se transmite a posse do cheque como garantia do pagamento da obrigao subjacente. 9.9. AVAL: Garantia tpica de natureza cambiria para a hiptese de no pagamento do ttulo, de utilizao corrente na letra de cmbio e
36

na nota promissria, todavia, excepcional no cheque, regulamentada nos arts. 29 e segts. da Lei n 7.357/85. H previso expressa de que o aval pode ser concedido no todo ou em parte , denominando-se este ltimo de aval parcial, admitindo-se por conseguinte, avais superpostos, considerados simultneos e no sucessivos. Confrontar art. 897 nico do C. Civil o qual veda o aval parcial. 9.10. PROTESTO: ato formal, solene, que certifica a apresentao do cheque ao sacado e a sua recusa em liquid-lo. Afirma Paulo Lacerda que "o instrumento do protesto tem duplo carter: de registro, que fixa, definitivamente, o teor do cheque na sua integralidade, e de prova da interpelao exigida na disciplina do instituto." Obs. ver art. 50 da Lei n 7.357/85 (dispensa de protesto) X art. 890 do C. Civil.

9.11. Conta Corrente Bancria 9.11.1 Natureza jurdica: contratual Na conta corrente bancria o cliente pode, a qualquer tempo, ter disponibilidade do saldo decorrente de depsitos que ele ou terceiros tenham feito junto ao banco sacado. No se admite que a conta corrente esteja subordinada a condio suspensiva, porque a clusula impediria que os fundos da conta corrente fossem considerados disponveis. 9.11.2. Caractersticas da conta corrente a) consensual: um simples acordo entre as partes. b) Informal: no requer forma prpria, pois pode ser convencionada tacitamente. c) normativos: regula relaes puras entre as partes. d) execuo continuada: corresponde a uma srie de operaes a serem feitas pelo banco que se estende no tempo. Obs.: A conta bancria conjunta aquela que pode ser movimentada e encerrada em conjunto ou isoladamente por qualquer de seus titulares e entre estes titulares ocorre solidariedade ativa, regida pelas normas do art. 267 CC. Esta solidariedade entre os titulares da conta bancria refere-se ao contrato com o banco, e, no perante terceiros (ausncia de pressuposto legal). Se apenas um dos correntistas assinar o cheque, a ao cambiria s poder ser movida, em face da pessoa que assinou o cheque.

37

No caso de falecimento de um dos titulares da conta, o outro titular pode emitir cheque sobre eventual saldo que deve ser pago pelo sacado. (o banco no pode negar-se a pagar). Foge do direito cambirio a obrigao do depositante sobrevivente ter de levar a inventrio parte do depsito total. 9.12. Contrato de abertura de crdito. Este contrato ocorre quando o banqueiro promete ao cliente a concesso de crdito por prazo determinado ou indeterminado, limitando a certo montante, quando por ele solicitado. Ou seja, provisionar fundos em sua conta bancria para que possa acatar cheques por ele emitidos. O contrato de abertura de crdito apresenta as seguintes caractersticas: a) Consensual: porque perfaz com um simples acordo entre as partes; b) Oneroso: porque implica em direitos e deveres recprocos; c) Bilateral: porque representa obrigaes recprocas; d) Execuo Continuada: porque os crditos no so postos pelo banco a disposio do cliente em um s momento, mas durante o tempo avenado. 9.13. Momento em que deve existir proviso de fundos A existncia de fundos verificada no momento da apresentao do cheque para pagamento ao beneficirio (LC, art. 4 1). A lei 2591/12, no seu artigo 8o interpretava que o beneficirio adquiria o direito a ser pago pela proviso de fundos existentes, desde a data do cheque. (emisso de cheque sem fundos disponveis era ilcito). Com esta interpretao, entendia-se que o mencionado dispositivo havia adotado o sistema da cesso da propriedade da proviso pelo emitente em favor do beneficirio do cheque, que se no fosse pago, havendo proviso na data da emisso, o portador teria direito de acionar o banco (o banco era o responsvel). Outra corrente entendia que com a emisso do cheque, o beneficirio no se tornava proprietrio e no adquiria direito especial sobre a proviso na data de emisso, e, portanto, no pago o cheque, no tinha ao contra o banco. Aderimos a esta ltima tese, porque o beneficirio do cheque com a mera emisso, no se torna proprietrio da proviso, tanto que o banco obrigado a pagar cheque de data posterior, desde que apresentado primeiro e o emitente, entre a data da emisso e a do
38

pagamento pode retirar toda a proviso, sem que o banco possa impedir. (Quem sacar primeiro leva). Por este motivo, mais acertada a norma do artigo 4, 1 da Lei do cheque atual ao dispor que a existncia de fundos disponveis verificada no momento da apresentao do cheque para pagamento. 9.14. Relaes jurdicas O cheque define 3 relaes jurdicas distintas: (antigamente o cheque equivalia a letra de cmbio, pois tinha avalista). 1. relao jurdica: Ocorre entre os devedores cambirios emitente e endossante (devedores cambirios) e portador, sendo a nica das relaes jurdicas que tem natureza cambiria. Da o art. 47 da lei do cheque rezar que o portador deste pode promover a sua execuo contra o emitente e o endossante. O banco sacado no integra esta relao cambiria, porque no devedor cambirio, tanto assim que o art. 6, da lei de cheque no admite aceite no cheque, considerando no escrita quando declarao nesse sentido. No cheque administrativo o banco figura somente integrando a relao cambiria como emitente do cheque e no como sacado. Assim, por no ser o banco devedor cambirio que o art. 47 da lei do cheque no o inclui entre as pessoas que podem figurar no plo passivo da ao cambiria. O banco tambm no pode ser ru na ao de enriquecimento, a que se refere o art. 61 da Lei do cheque, pois o banco no se locupleta com o no pagamento do cheque. 2. relao jurdica: Estabelecida entre os devedores do cheque e o banco sacado, no sendo relao cambiria, mas regida pelo direito comum. Assim, se o banco praticar ato que resulte dano ao emitente do cheque, este s poder acionar o banco com base no direito comum, ou seja, com ao extracambiria. Ex: se o banco recusa pagamento de cheque, apesar de existir suficiente proviso de fundos e o cheque est revestido das formalidades legais. 3. relao jurdica: Ocorre entre o banco e o portador do cheque, que, da mesma forma, no tem natureza cambiria, e, por isso, o portador s pode recorrer ao direito comum. Quando o banco paga o cheque, extinguem-se todas as relaes jurdicas nele contidas.
39

9.15. Aspectos penais do cheque A LUG no se manifesta sobre os aspectos penais do cheque por ser lei de natureza comercial. Por outro lado, o direito penal varia no tempo e no espao inviabilizando uma represso penal uniforme, como assevera o prof. Luiz Emygdio. Diante disto reportamonos ao art. 65 da lei de cheque que orienta que os efeitos penais da emisso de cheque sem suficiente proviso de fundos, da frustrao do pagamento do cheque, da falsidade, da falsificao e da alterao do cheque continuam regidos pela legislao criminal (cd. Penal art. 171 pargrafo 2, VI e pargrafo 3). A represso administrativa emisso de cheques sem fundos normatizada pelo Banco Central (resoluo n 1682 de 31/01/90 e circ. 2065 de 17/10/91). 9.16. DA APRESENTAO DO TTULO (PRAZO E DA PRESCRIO DO DIREITO AO

DECADENCIAL) EXECUTIVA:

Em sendo o cheque considerado como ttulo executivo extrajudicial, nos termos do art. 585 I do Estatuto Processual Civil, necessrio firmar que a ao executiva s poder ser movida pelo portador, que no for pago, tenha ou no feito a apresentao tempestiva ao sacado, e, tirado, na falta de pagamento, o respectivo protesto. Trata-se de prazo prescricional pois o mesmo determinado e fixado para o exerccio do direito de ao, no havendo por conseguinte como confundi-lo com prazo decadencial porque no se vislumbra in casu, o perecimento do direito material, podendo este ser, inclusive, exercitado por outras vias, como apontado anteriormente, bem como, pela ao Monitria.( art. 206 3 inc. VIII do C. Civil prazo de 3 anos) A lei de cheque refere-se a diversos prazos com conseqncias diversas, a apresentao do cheque ao sacado (banco ou instituio financeira a ele assemelhado por lei), deve ser em 30 dias para pagamento na mesma praa, quando emitido para pagamento em uma outra praa ou no exterior (lei de cheque art. 33), o prazo de 60 dias. O prazo decadencial que firma a Lei aquele para a apresentao do cheque ao sacado, ou seja, 30 dias, se emitido na praa onde tiver de ser pago, ou, 60 dias quando em outra praa. A falta de apresentao do cheque dentro dos prazos avenados no acarreta a decadncia do direito exercitvel na execuo, em face do emitente e seus avalistas, mas apenas, contra os endossantes e os avalistas destes. (art. 47 da Lei n 7.357/85). Obs. Ver arts. 59 a 62 da Lei n 7.357/85.
40

A contra ordem de pagamento do cheque possvel depois de expirado o prazo para a sua apresentao, desde que o emitente d cincia ao sacado das razes motivadoras do ato por carta ou por via judicial, ou ainda por via extrajudicial. Durante o perodo de apresentao o emitente pode sustar o pagamento do cheque, manifestando ao sacado, razes relevantes, e a este no cabe julgar a relevncia das razes esposadas. A contagem do prazo de apresentao tem incio da data da emisso do cheque, mas o sacado pode efetuar o pagamento, mesmo quando apresentado fora deste prazo, desde que no tenha expirado o prazo de prescrio da ao cambiria de execuo (lei de cheque, art. 35 nico). A partir do prazo de apresentao comea a fluir o prazo prescricional para ao cambiria executria que de 6 meses para a cobrana de cheque (lei de cheque, art. 59). Se, no entanto, este for apresentado dentro do prazo legal e houver recusa de pagamento, o prazo da prescrio inicia da data da mencionada recusa, porque neste momento, consuma-se o prejuzo do portador. O decurso do prazo para ao cambiria executria corresponde ao termo inicial do prazo prescricional de 2 anos para ao de enriquecimento sem causa, contra o emitente ou outros obrigados, que se locupletaram com o no pagamento do cheque (lei de cheque, art. 61). Ainda assim, h a possibilidade de ajuizamento da ao monitria, cujo prazo prescricional de 5 anos, conforme o artigo 206, 5, I, do CC e a ao de cobrana, com prazo prescricional de 10 anos comum a todas as aes pessoais (art. 205, do CC), sendo que neste caso h de se demonstrar a relao jurdica subjacente que deu origem emisso da crtula. 9.17. TIPOS DE CHEQUE 9.17.1 Cheque ao portador Se no ato da criao o sacador preenche o espao destinado ao beneficirio com a expresso ao portador, ou equivalente, ou simplesmente deixa em branco o espao, abrindo mo do direito de indicar quem o beneficirio da emisso, tem-se um ttulo ao portador (art. 8, III e nica da Lei 7.357/85) que implica circulao por mera tradio (art. 907 e ss do CC). A legislao prev que, nos pagamentos de cheques de valor superior a R$ 100,00, deve ser identificado o beneficirio. Caso o cheque seja ao portador, com espao em branco, at o momento do ato do pagamento, este espao deve ser preenchido com o nome do beneficirio.
41

9.17.2 Cheque ordem possvel emitir um cheque ordem, ou seja, emitir o ttulo explicitando o seu beneficirio, com ou sem, clusula ordem (art. 8, I, da LC) submetendo o ttulo ao regime jurdico dos ttulos ordem (art. 910 e ss do CC). No caso de cheque ordem, a circulao realizado pelo simples endosso do beneficirio. 9.17.3 Cheque nominativo O ttulo nominativo indica a pessoa nomeada, mas que se faz acompanhar da clusula no ordem ou outra equivalente. Nesse caso, ao nomear o beneficirio retira-se o cheque do regime de transferncia cambial (por mero endosso). No impede a transferncia do crdito, apenas impede que se faa por mero endosso, devendo as partes recorrer ao instituto da cesso de crditos. 9.17.4 Cheque por conta de terceiro O art. 9, II, da LC aceita a possibilidade de o sacador emitir a ordem de pagamento por conta de um terceiro, isto , que o pagamento seja feito utilizando-se fundos disponveis na conta de um terceiro; expressa-se pela frmula pague-se por este cheque, por conta de Fulano de Tal, a quantia de tantos reais, ou expresso equivalente. preciso que o emitente esteja autorizado a criar o cheque, pressupondo prvio ajuste com a instituio financeira, a implicar o arquivamento de sua assinatura, bem como a necessria autorizao do terceiro. Se o cheque for devolvido, dever ser cobrado do emitente e no do terceiro, pois foi aquele que fez a declarao da obrigao. 9.17.5 Cheque bancrio aquele em que o prprio banco o emitente e o sacado (art. 9, III, LC). Exige nomeao obrigatria do beneficiado para impedir que seja substituto da moeda. 9.17.6 Cheque visado O art. 7 da LC permite que o sacado, a pedido do emitente ou do beneficirio do cheque, lance no verso da crtula e assine, certificao ou outra equivalente, datada e por quantia igual indicada no ttulo, o obriga o sacado a debitar conta do emitente a quantia indicada no cheque e a reserv-la em benefcio do portador legitimado, durante o prazo de apresentao (art. 7, 1, LC). imprescindvel a indicao do beneficirio.
42

O visto obriga o banco ao pagamento, mas no torna este partcipe da relao cambiria: no garante ou avalista, no podendo ser executado, ainda que possa, contra si, ser ajuizada ao de indenizao pelos prejuzos decorrentes pelo no pagamento do ttulo. O visto tem validade igual ao prazo de apresentao. Vencido este, torna-se ineficiente, devendo o banco creditar na conta do emitente a quantia reservada. 9.17.7 Cheque cruzado Cruzando-se o cheque, cria-se uma situao especfica para o acatamento da ordem de pagamento; o cheque s poder ser pago a um banco ou a um cliente do sacado, mediante crdito em conta (art. 44 e 45, da LC). Constitui na aposio de 2 traos paralelos no anverso do ttulo. Se entre os 2 traos no existir nenhuma indicao ou existir apenas a indicao banco (sem especificar qual), tem-se o chamado cruzamento geral. Se entre os 2 traos existir a indicao ddo nome de um banco, tem-se cruzamento especial. Neste caso, s poder o banco sacado pagar ao banco indicado ou, se esse for o sacado, a um cliente seu mediante crdito em conta, ou terceiro banco designado pelo primeiro para que faa a cobrana, mediante segundo cruzamento, especfico para esse fim (para cobrana por cmara de compensao). 9.17.8 Cheque para ser creditado em conta O emitente ou o portador podem proibir que o cheque seja pago em dinheiro, exigindo que o mesmo seja obrigatoriamente creditado em conta (art. 46, LC). Para tanto basta que lance no anverso a clusula para ser creditado em conta, em posio transversal. 9.18. Autonomia, abstrao e independncia Repetem-se ao cheque as disposies j estudadas em relao abstrao, autonomia e independncia, permitindo-se afirmar que o cheque declarao unilateral de um crdito que independe do negcio base, isto , no comporta investigao sobra a causa debendi (art. 13, da LC), mas de forma absoluta. No h possibilidade de opor excees pessoais a terceiro de boa-f, mas somente aos que participaram do negcio. Veja-se o artigo 25 da LC: Quem for demandado por obrigao resultante de cheque no pode opor ao portador excees fundadas em relaes pessoais com o emitente, ou com os portadores anteriores, salvo se o portador o adquiriu conscientemente em detrimento do devedor.

43

Como exemplo utiliza-se a exceptio non adimpleti contractus, Ou seja, exceo de contato no cumprido, que, por ser exceo pessoal contra o emitente, somente a este pode ser oposta. 9.19 Endosso Ao cheque se aplicam as regras j estudadas sobre o endosso. No entanto, h uma situao particular: O endossomandato. Trata-se de transferncia do cheque sem que tenha havido, efetivamente, a transferncia do crdito. Caracteriza-se pela expresso para cobrana ou outra equivalente. H mera outorga de poderes pelo mandante que, no obstante o endosso, preserva a titularidade do direito do crdito (propriedade). 9.20 Aval Tambm o cheque pode ser garantido por aval, como ttulo de crdito que . A LC permite o aval parcial (art. 29), excepcionando a regra do art. 897 do CC uma vez que a lei especial se sobrepe lei geral (art. 903, do CC). D-se o aval pela expresso por aval ou equivalente, no verso da crtula. A assinatura no anverso presume aval. 9.21 Revogao, sustao e cancalemento O procedimento de emisso, eventual circulao, apresentao e pagamento do cheque pode ser excepcionado por previso legal dos institutos da revogao (contra-ordem) e a sustao (oposio), que retiram o cheque do seu trmite normal, prejudicando o pagamento. Soma-se a possibilidade do cancelamento do talonrio ou de folha do cheque, previsto da legislao do Banco Central. 9.21.1 Revogao ou contra-ordem Prev o artigo 35 da LC que o emitente de cheque pagvel no Brasil pode revog-lo, o que poder ser feito por meio de uma contra-ordem, notificao judicial ou extrajudicial, com as razes motivadoras do ato. A contra-ordem ato cambial que limita o pagamento do cheque ao prazo de apresentao, razo pela qual s produz efeitos depois de expirado o prazo de apresentao, e, se no h revogao, o art. 35 autoriza o banco sacado a pagar o cheque at que decorra o prazo de prescrio. instituto que frustra o pagamento aps o prazo de apresentao, devendo o credor a buscar a satisfao do crdito diretamente do emitente, ou com a recusa deste, judicialmente.
44

9.21.2 Oposio ou sustao Diferentemente da contra-ordem, a sustao produz efeitos a qualquer tempo entre a emisso e a prescrio do cheque, desde que o cheque ainda no tenha sido pago (art. 36 da LC), e que o emitente aponte relevante razo de Direito (ex. cheque obtido mediante dolo, coao, etc.). 9.21.3 Cancelamento de folha de cheque ato que o correntista pratica diante da perda do talonrio ou de folha, no preenchido, no assinado, que no houve o saque (art. 3, 2 da Resoluo 2.747/00/Bacen). 19.22 Ao por falta de pagamento Prev o art. 47 da LC que o portado do cheque pode recorrer ao Judicirio, executando o cheque que no foi regularmente pago pelo banco sacado. Essa ao pode ser dirigida (1) contra o emitente e seu avalista e ou (2) contra os endossantes e seus avalistas, se o cheque apresentado no tempo hbil e a recusa do pagamento comprovada pelo protesto ou por declarao do sacado ou por cmara de compensao, escrita e datada sobre o cheque, com indicao do dia de apresentao. Embora se trate de previso nica essa situao processual, est-se diante de 2 situaes cambirias distintas: (1) Temse a execuo contra o emitente e, havendo, seu(s) avalista(s). Essa execuo ser instruda vista da crtula, preenchida com todos os requisitos, no sendo necessrio que tenha havido prvia apresentao ao banco, nem prvio protesto. No pressupe, portanto, prova da inadimplncia, da mora, mas apenas prova da existncia do dbito representado pelo cheque e, sendo o caso, do aval lanado. (2) Tem-se a pretenso executiva contra os endossantes e seus avalistas, que so responsveis pelo pagamento da dvida por fora do art. 21 da LC. Em tais so previstas condies de excecutividade: 10. LETRA DE CMBIO 10.1. Conceito de Letra de Cmbio A letra de cmbio um ttulo de crdito abstrato, correspondendo a documento formal, decorrente de relao ou relaes de crdito, entre duas ou mais pessoas, pela qual a designada sacador, d ordem de pagamento pura e simples, vista ou prazo, a outra pessoa denominada sacado, a seu favor ou de terceira pessoa chamada tomador ou beneficirio. 10.2. Perodos histricos da Letra de Cmbio A histria da Letra de Cmbio se subdivide em quatro
45

perodos: 1 - PERODO ITALIANO: Neste perodo, onde surgiu a Letra de Cmbio, esta era utilizada pelos mercadores das feiras, que entregavam em depsito bancrio moeda de certa espcie, estabelecendo-se a obrigao do banqueiro pessoalmente ou por seu correspondente a entregar ao depositante ou pessoa que o representasse, a quantia equivalente moeda local do destino deste. Nesta operao era elaborada uma Carta, onde constava a ordem de pagamento ao depositante ou seu representante, em moeda local referente ao destino deste ltimo. Esta Carta definida como a origem da Letra de Cmbio, sendo certo que esta poderia ser levada em mos pelo Depositante ou entregue diretamente pelo banqueiro ao seu correspondente. No era, ainda, uma cambial moderna no representava uma operao de crdito, mas sim, um instrumento de pagamento; 2 - PERODO FRANCS: Neste perodo, a Letra de Cmbio persistia a necessidade de prvio depsito de fundos em mos do sacado; 3 - PERODO GERMNICO: Neste perodo, a Letra de Cmbio adota as caractersticas de ttulos de crdito, sendo desvinculada de qualquer negcio anterior, portanto, abstrata, o que faz surgir os princpios cartulares e a inoponibilidade das excees pessoais. 4 - PERODO UNIFORME: Surge atravs da LUG. OBS.: a) ABSTRAO: no est vinculada a uma determinada causa; b) FORMAL: deve observar os requisitos do artigo 2, c/c 1 da LUG); c) FIGURAS JURDICAS: Sacador d a ordem de pagamento ao Sacado, que recebe a ordem de pagamento para aceite (Facultativo). Tomador ou Beneficirio quem recebe o pagamento do ttulo; d) INCONDICIONAL: no est sujeita condio suspensiva ou resolutiva; e) VENCIMENTO: vista, dia certo, a tempo certo de data e a tempo certo da vista. 10.3. Vencimento da Letra de Cmbio 10.3.1. Vista aquela em que o vencimento se d quando o ttulo apresentado pessoa a quem a ordem dada, ou seja, o sacado. O portador tem o prazo de 01 ano para apresent-la (salvo, se houver prolongamento, reduo ou fixao diversa para o incio desse prazo), contados da emisso, sob pena de perder o direito de regresso em face do sacador, endossantes e avalistas, permanecendo a obrigao em relao ao aceitante. (53 da LUG). Pode, contudo, o portador mover ao ordinria, por enriquecimento sem causa, em face do sacador.
46

10.3.2. dia certo Significa que no corpo do ttulo estar especificada a data exata do pagamento. No dia do vencimento, o ttulo apresentado ao aceitante para pagamento, salvo se o dia do vencimento for domingo ou feriado legal, em que a apresentao passar para o primeiro dia til posterior (72, LUG). O Governo adotou a reserva do artigo 5, do Anexo I, em relao ao artigo 38, alnea 1, da LUG, de forma que o Decreto 2044/1908 vigora em seu artigo 28, ou seja, a apresentao deve ser feita no primeiro dia til. (Fran Martins considera que a Lei Uniforme est em vigor e, portanto, seria de dois dias seguintes data da apresentao) 10.3.3. tempo certo de data Artigo 33 da LUG determina que a Letra de Cmbio pode ser passada a tempo certo de data e nesse caso o seu vencimento contado a partir da data de emisso do ttulo.: Ex.: a tantos dias da data desta letra de cmbio, pagar V. Sa.. Pode ser utilizado como parmetro semanas ou meses, sendo certo que, se no houver o dia correspondente, considerar-se- vencida no ltimo dia do ms de pagamento. Ex.: o ttulo foi emitido em 31 de dezembro de 2002, para vencer-se em dois meses da data. Mas dois meses depois de 31 de dezembro de 2002 seria 31 de fevereiro de 2003. Como esse ms no tem o dia 31, considera-se o vencimento no dia 28 ou 29, se ano bissexto. 10.3.4. tempo certo de vista O vencimento ocorrer a partir de certo tempo da data da apresentao ao sacado, quando este aceita o ttulo. Ex.: dois meses de vista, quer dizer dois meses depois do aceite. Se o sacado no aceitar, o vencimento se dar a partir do protesto. (LUG artigo 35). 10.4. Pressuposto para a criao da Letra de Cmbio: O pressuposto para a criao da letra de cmbio a existncia de direito de crdito de uma pessoa em relao outra, e, com base nesse direito o credor, como sacador, d ordem de pagamento ao seu devedor na relao causal (sacado), para que lhe pague a soma cambiria no vencimento. Esta forma de saque da Letra de Cmbio est prevista na alnea 1, do artigo 3 da LUG e, nessa hiptese, o sacador ser tambm o tomador. 1 Situao: Sacador e Tomador so as mesmas pessoas. Exemplo: A Locador de B num contrato de locao. B devedor de A em relao aos aLUGuis. A saca uma letra de cmbio em
47

seu favor, contra B. (artigo 3, aliena 1 da LUG) A B (Sacado) (Sacador) A (Tomador) 2 Situao: Sacador, Sacado e Tomador so as mesmas pessoas. Exemplo: A precisa de financiamento e procura um banco. O banco, para realizar a operao de desconto, pede para A sacar uma Letra de Cmbio e transferi-la, por endosso, para o Banco. (artigo 3, alnea 2, da LUG) A A (Sacado-aceitante) (Sacador) A (Tomador) B (Endossatrio) Obs. Essa hiptese no existe mais na prtica, pois, se algum precisa realizar operao de desconto bancrio, o devedor ir emitir uma nota promissria. 3 Situao: Sacador, Sacado e Tomador so pessoas distintas. Exemplo: A Locatrio de C num contrato de locao. B devedor de A referente a um emprstimo realizado. A saca uma letra de cmbio contra B, para que este pague C. De uma s vez, o aLUGuel que devido por A ser pago e a dvida que B tinha com A tambm se extingue. (artigo 3, aliena 3, da LUG) A B (Sacado) (Sacador) C (Tomador) Obs.: No pressuposto para criao da Letra de Cmbio a prvia proviso de fundos pelo sacador, na data do vencimento, junto ao sacado, bastando que seja titular de direito de crdito na relao fundamental que gera a criao do ttulo, uma vez que o Brasil adotou a reserva do Artigo 16 do Anexo II, da LUG. 10.5. Requisitos da Letra de Cmbio Os requisitos podem ser definidos em intrnsecos e extrnsecos. 10.5.1. Requisitos intrnsecos Os requisitos intrnsecos so aqueles pertinentes a qualquer negcio jurdico, como capacidade, consentimento, forma e objeto idneo. A lei cambiria mitiga esse rigor que h no direito comum, porque, por exemplo, a obrigao do avalista subsiste independente da obrigao do 52 avalizado, ainda que a obrigao deste seja nula; se o sacador da letra de Cmbio incapaz, mas o ttulo transferido por endosso, no poder o endossante alegar que no ir pagar em razo da incapacidade do sacador, por fora do princpio da autonomia das obrigaes. (artigo 7 da LUG) 10.5.2. Requisitos extrnsecos Os requisitos extrnsecos podem ser divididos em essenciais e no essenciais. 10.5.2.1. Requisitos extrnsecos essenciais: So aqueles que a LUG considera imprescindveis para que o documento valha como uma Letra de Cmbio, ou seja, no ter valor cambirio, mas to somente servir de incio de
48

prova para o direito comum. (artigos 2 da LUG c/c 888 do NCC/02). O artigo 1 da LUG enumera os requisitos essenciais de uma Letra de Cmbio, quais sejam: 1) Denominao Letra de Cmbio (artigo 1, alnea 1, da LUG): a chamada clusula cambiria, que faz distinguir um ttulo dos demais. indispensvel para sua validade e, segundo Luiz Emygdio, poder ser abreviada somente para Letra, porque, como j falamos, houve erro de traduo e foi empregado na LUG somente o termoLetra, mas, ao se pesquisar a inteno do legislador genebriano, verificamos que o termo correto seria Letra de Cmbio. Como a nossa lei trata somente de Letra, sero admissveis os dois termos. A Lei Interna (2044/1908) regulava a matria de forma diversa, pugnando que seria possvel a insero da expresso equivalente a Letra de Cmbio, o que, pela LUG, no se admite. A expresso Letra de Cmbio deve estar inserida no prprio texto da Letra de Cmbio e na lngua em que foi dada a ordem de pagamento; 2) Ordem incondicional de pagamento de quantia determinada: A ordem de pagamento deve ser pura e simples, no tendo Lugar para a insero de condies suspensivas ou resolutivas, pois,estas clusulas impediriam a circulao do ttulo e violariam o princpio da literalidade. A ordem de pagamento deve ser em quantia determinada, ou seja, aquela que corresponda a uma soma de dinheiro. Diversamente da Lei Interna (2044/1908), a LUG no exige que a soma seja descrita por extenso, valendo a feita em algarismos, mas, ressalva a hiptese em que h valores conflitativos, onde prevalecer a quantia descrita por extenso, na forma do artigo 6 da LUG. Entretanto, se no texto h diversas indicaes, seja por extenso seja por algarismos, com divergncia de valores, prevalecer o de menor valor, ainda que se for em algarismo, conforme artigo 6, alnea 2 da LUG. 3) Nome do sacado (artigo 1., alnea 3. LUG): Deve estar contida o nome da pessoa, natural ou jurdica, que ir pagar, ou seja, o sacado, que a pessoa que recebe a ordem do sacador de pagar o ttulo, baseada na relao de crdito que h entre os dois. O sacado somente se obriga cambiariamente quando aceita o ttulo (28, alnea 1, da LUG). Na verdade, o devedor cambirio direto o aceitante e no o sacado. Entretanto, muito embora no tenha aceito o ttulo, o sacado pode, no vencimento, sabedor que devedor perante o sacador, realizar o pagamento, ainda que no tenha aceitado, conforme artigo 39, alnea 1 da LUG. O nome do sacado pode ser abreviado se, dessa forma, for possvel a sua identificao. Tambm ser possvel que conste o nome do sacado em qualquer Lugar do anverso do ttulo, no sendo obrigatrio que seja feita no texto. Se o sacado for incapaz absolutamente dever indicar o representante legal, ao passo que, no caso de sacado relativamente incapaz dever o aceite ter tambm a assinatura do seu assistente. Pluralidade de sacados: Ocorre a pluralidade de sacados quando vrias pessoas so nomeadas sacadas pelo sacador. A LUG no trata da hiptese, mas a Lei Interna
49

(2044/1908) admite a hiptese nos artigos 10 e 20, 2. Havendo pluralidade de sacados, a apresentao dever ser sucessiva, ainda que os sacados tenham sido nomeados conjunta ou alternativamente. Assim, o portador far a apresentao ao primeiro sacado e, se este no aceitar, ser apresentado ao prximo sacado se este for domiciliado na mesma praa. Exemplo de Pluralidade de sacados: A saca Letra de Cmbio a seu favor contra B, C e D. O ttulo ser apresentado ao B e, se este no aceitar e C for domiciliado na mesma praa, ser apresentada a este, e assim , sucessivamente. Obs.: Quando se fala em pluralidade de sacados em conjunto, seus nomes so ligados pela partcula e: Bernardo, Bruno e Renata; Quando se fala em pluralidade de sacados de forma alternativa, utiliza-se a conjuno ou: Bernardo ou Bruno ou Renata. 4) Nome do Tomador ou ordem de quem deve ser paga (LUG art. 1., alnea 6): A Letra de Cmbio chama quem ir receber o pagamento do ttulo de Tomador, Beneficirio ou credor. O Artigo 11, alnea 1 informa que a Letra de Cmbio j traz em seu bojo a Clusula ordem, portanto, ser desnecessrio que esta esteja inscrita no ttulo, viabilizando a sua transferncia via endosso. Caso seja inserida a clusula no ordem, a Letra s ser transmissvel mediante cesso de crdito, conforme artigo 11, alnea 2, da LUG). A Letra de Cmbio no pode ser sacada sem a indicao do portador, pois, no pode ser criada ao portador, conforme determina a LUG. Contudo, no caso de endosso em branco, ou seja, sem identificar a pessoa do endossatrio, a Letra de Cmbio circular ao portador. POSSVEL A PLURALIDADE DE TOMADORES? A LUG silencia, de forma que vigora o artigo 39 do Decreto 2044/1908. Para FRAN MARTINS, ser possvel, desde que os tomadores sejam solidrios. Assim, o endosso praticado por um de responsabilidade de todos e no direito regressivo agindo o portador contra um deve esse responder pela totalidade da dvida, subsistindo o benefcio de diviso do montante em relao aos demais tomadores solidrios. ATENO: Fran Martins afirma que no pode ser permitido que tomadores sejam disjuntos, ou seja, cada um titular de parte do crdito, pois, em tal caso, ao endossar a letra, far-se-ia apenas parcialmente, o que vedado pela LUG, artigo 12, alnea 2, que veda o endosso parcial. contudo, se tal acontecer, para que seja feito o endosso, ser necessrio que todos assinem, conforme lio do prprio Fran Martins e do Prof. Luiz Emygdio. A doutrina (FRAN MARTINS E LUIZ EMYGDIO) admite a existncia de TOMADORES ALTERNATIVOS (art. 39, 1, do Decreto 2044/1908) Ex.: Pague a A ou B.

50

6) Data do saque (LUG, art. 1, Alnea 7, 1 parte): A data do saque requisito essencial previsto na LUG, sendo certo que o Decreto 2044/1908, no a considerava como requisito de validade do ttulo. O dia e o ano podem ser escritos em algarismos, mas o ms deve ser por extenso. Vrias conseqncias podem ser verificadas na obrigatoriedade de ser essencial a data do saque, como por exemplo: verificar se na data do saque o sacador tinha capacidade jurdica para assumir obrigaes cambirias (artigo 42 do Decreto 2044/1908). Obs.: Fran Martins admite que o ms seja escrito de forma abreviada e se indicar uma data universalmente conhecida, como o natal e o dia de finados (natal de 2003; finados de 2003). entretanto, se for data comemorativa mvel (carnaval, semana santa) no ser possvel. tambm invlida uma data inexistente: 31 de novembro / 30 de fevereiro. 7) Assinatura do sacador: (LUG, Artigo 1., Alnea 8). Foi objeto de reserva, ANEXO II, artigo 2, de forma que o Decreto 2044/1908, em seus artigos 1, V, 8, Alnea 2, artigo 11 e 14, traz a possibilidade de o ato cambirio ser praticado por mandatrio com poderes especiais. No h previso para identificao da assinatura do sacador apenas pela impresso digital, por sinal particular ou a rogo. Assim, o analfabeto, o cego e o enfermo devem, por instrumento pblico outorgarem poderes especiais, para que, atravs desta, a letra seja criada. NO SE ADMITE INSTRUMENTO PARTICULAR, POIS, DEVE SER DE PRPRIO PUNHO (654 DO NCC/02). Fran Martins admite a possibilidade de a falta de assinatura ser suprida pela chancela mecnica, com base na reserva adotada pelo Brasil, ANEXO II, ARTIGO 2, por fora da orientao dada pelo Banco Central que permite tal hiptese para os cheques. possvel que o sacador assine utilizando de seu pseudmino, mas dever ser de forma a garantir a plena identificao deste, no sendo permitido, assim, que assine o pseudmino de forma abreviada, donde ensejar dvidas quanto ao legtimo sacador. A LUG no indica em que parte da Letra deve ser posta a assinatura do sacador, mas, recomenda-se que seja feita no anverso do ttulo, logo abaixo do contexto. Se o sacador for incapaz e se outra pessoa capaz lana seu nome no ttulo, posteriormente, fica responsvel perante o portador, em razo do princpio da autonomia das obrigaes. Saque: o ato cambirio pelo qual o sacador cria a letra de cmbio e d ordem de pagamento ao sacado, correspondendo a uma obrigao originria (primeiro ato cambirio) e necessria (sem o saque, no existe letra de Cmbio).
51

Sacador devedor solidrio e indireto (LUG, Artigos 9 e 53, Alnea 2): O sacado no obrigado a aceitar a ordem emitida na Letra de Cmbio, por isso, para que o portador no fique no prejuzo quando o ttulo no transferido por endosso, o sacador ser devedor indireto e principal (quando o ttulo no aceito; se for aceito pelo sacado, ele ser devedor regressivo). Na letra de cmbio, se o sacado no aceita, no h devedor direto, por isso, sempre ser necessrio o protesto em relao ao sacador, salvo se o sacador inseriu a clusula sem protesto, na medida em que no perde a sua qualidade de devedor indireto. caso no seja aceita pelo sacado, o portador do ttulo pode exercer seu direito antes mesmo do vencimento, caso seja comprovada a falta ou recusa, parcial ou total, do aceite (LUG, art. 43, alnea 1 c/c 44, alnea 1). Requisitos Extrnsecos Suprveis (no essenciais: So aqueles que na sua ausncia no afetam a validade do documento da letra de cmbio, pois, a prpria lei ir suprir a ausncia destes requisitos. Esto descritos no artigo 2 da LUG: 1) poca do Vencimento (LUG, art. 2, alnea 2): No contendo a Letra de Cmbio a poca do vencimento, ser considerada como pagvel vista, ou seja, contra a sua apresentao. So nulas as letras com vencimentos diferentes ou sucessivos, conforme artigo 33, alnea 2 da LUG. EX.: no pode ser sacada letra de cmbio fixando-se valores parcelados: uma letra no valor de R$ 50.000,00, em que se estipule que nos dias 10/02/03, 10/03/03, 10/04/03, 10/05/03 e 10/06/03, dever ser pago parcelas de R$ 10.000,00. 2) 3):T Trata-se de requisito acessrio, porque, se no constar da letra de cmbio, a lei supre, considerando como sendo o Lugar designado ao lado do nome do sacado, que presume ser o Lugar do seu domiclio. Ademais, a apresentao da letra deve ser feita para aceite do sacado no Lugar de seu domiclio. (artigo 21 da LUG). LETRA DOMICILIADA: ARTIGO 27, ALNEA 1: Permite que o sacador indique o Lugar do pagamento da letra distinto do Lugar do domiclio do sacado. Esta faculdade privativa do Sacador. O sacador, exercendo este direito, pode indicar uma terceira pessoa que ir fazer o pagamento, mas, se no o fizer, o sacado pode indicar a pessoa que ir fazer o pagamento. Contudo, se o sacador no indica um
52

Lugar do pagamento (LUG, artigo 2, alnea

terceiro para realizar o pagamento e o sacado, no momento do aceite, no indica o terceiro, este ltimo se obriga, ele prprio, a fazer o pagamento em local diverso do seu domiclio. Ateno: o terceiro nomeado pelo sacador ou pelo sacado no assume responsabilidade cambiria e tampouco deve receber o ttulo para apresentao. 3)Lugar do Saque (artigo 2, alnea 4): Sendo omisso o Lugar do saque, considera-se que a letra foi sacada no Lugar designado ao lado do nome do sacador. O STF Considera ainda vigente o artigo 54, 1 do Decreto 2044/1908, de forma que, em sendo omisso o local ao lado do nome do sacador, no ser caso de nulidade do ttulo, porque, segundo o Decreto 2044/1908, o portador poder inserir o local do saque. 9.10. Semelhanas e diferenas entre cheque e letra de cmbio. A letra de cmbio e o cheque apresentam certas semelhanas porque: a) Tem o rigor formal e subordinam-se aos princpios cambirios que os regulamentam. b) Ambos encerram uma ordem de pagamento dada pelo sacador ao sacado para pagamento dele prprio. c) O saque decorre de mera declarao unilateral de vontade nos dois ttulos, e corresponde a declarao cambiria originria e no eventual. d) So ttulos abstratos podendo revestir qualquer obrigao. As diferenas mais acentuadas so: a) A letra de cmbio pode ser sacada contra qualquer pessoa, porm o cheque s pode ser sacado contra banco ou instituio financeira a ele equiparada/assemelhada por lei. b) O saque da letra de cmbio no depende de prvia proviso de fundos mais no cheque a prvia proviso junto ao banco presumida quando da sua emisso, embora sua ausncia no desnature o documento como cheque. LC, art. 4. c) No h controle estatal na letra de cmbio e o sacado no comete ilcito penal se no pagar o seu valor no vencimento, mas em relao ao cheque se apresentado sem suficiente proviso de fundos ou se frustrar pagamento comete crime de estelionato. d) A letra de cmbio sempre representa a funo econmica de instrumento de crdito, por outro lado o cheque pode ter
53

tambm a funo restrita de pagamento vista (ttulo de exigncia ou cobrana); e) A letra de cmbio comporta o ato cambirio do aceite o que vedado ao cheque. f) Na letra de cmbio (sacado contra o banco) no h devedor direto enquanto no cheque (sacado na prpria conta da pessoa) o devedor direto sempre existe. g) Na letra de cmbio o portador tem ao cambiria contra o sacado que firma o aceite passando a integrar a relao cambiria como devedor direto, mas no cheque o sacado jamais integra a relao cambiria como devedor e no pode, portanto, figurar no plo passivo da ao cambiria. h) A letra de cmbio nasce de declarao manifestada por devedor indireto, que o sacador e o cheque decorre de declarao cambiria por devedor direto (o emitente). i) A letra de cmbio comporta endosso-cauo o que no ocorre no cheque. j) A letra de cmbio pode ter vencimento vista ou a prazo, mas o cheque ordem de pagamento exclusivamente vista. l) A letra de cmbio admite clusula de juros remuneratrios quando for vista ou a tempo certo vista, enquanto o cheque considera-se no escrita a estipulao de juros. m) Na letra de cmbio o protesto necessrio enquanto no cheque no. Na letra de cmbio o protesto necessrio para ao cambiria em face dos devedores indiretos, enquanto no cheque o protesto pode ser substitudo por uma declarao do banco ou da cmara de compensao (microfilmagem). n) A letra de cmbio s pode ser nominal, enquanto o cheque pode ser ao portador. CAPACIDADE CAMBIRIA: A capacidade cambiria pode ser dividida em ativa e passiva. A Capacidade cambiria ativa consiste na possibilidade de se tornar titular de direitos cambirios, sendo, portanto, vlida a aquisio de direitos pelo incapaz, ou ainda, que este possa fazer a apresentao da Letra de Cmbio para aceite. A capacidade cambiria passiva consiste na possibilidade de assumir obrigaes cambirias, merecendo um melhor destaque, como adverte o Professor Luiz Emygdio.

54

A matria est regulada pelo Decreto 2044/1908, por ter sido silente a LUG, nesse aspecto. O artigo 42 reza que para se obrigar cambiariamente o devedor dever ter capacidade, entendo-se, capacidade como a de direito civil. Com relao ao estrangeiro, esse ter capacidade conforme a lei brasileira e no pela do seu pas de origem, ainda que seja, naquele local, considerado incapaz. A mulher casada possui plena capacidade, no mais subsistindo a necessidade de autorizao marital para praticar qualquer ato cambirio. Com relao ao mandato, aquele que assumir obrigao cambiria em nome de outrem, deve estar munido de poderes especiais outorgados pelo representado, alm de ter capacidade jurdica para a assuno desta obrigao. Tambm, o mandatrio dever indicar no ttulo que assumir a obrigao em nome de outrem atravs de mandato e, no momento em que o ttulo for apresentado para pagamento dever exibir a procurao, sob pena de, inobservadas as condies acima elencadas, de responder pessoalmente pela cambial. Assinatura fictcia ou incapaz: falsa, falsificada, alterao pessoa

1) Falsidade de assinatura: trata-se de fraude originria, uma vez que a assinatura no foi lanada por seu titular. Obs.: O Beneficirio tem responsabilidade cambiria perante o portador. 2) Falsificao da Assinatura: fraude sucessiva, se for aps a assinatura verdadeira do titular, a assinatura modificada por terceiro. 3) Pessoa fictcia e incapaz: No caso de pessoa fictcia ou inexistente e de incapaz, esses no assumiro responsabilidade cambiria. As duas hipteses induzem a erro os demais obrigados e o portador do ttulo. Conseqncias falsificao: Apesar do vcio em uma assinatura, as demais obrigaes permanecem vlidas, em razo do princpio da autonomia das obrigaes e da teoria da aparncia, pela qual, para maior segurana dos atos jurdicos, a aparncia deve se sobrepor realidade. A pessoa cuja assinatura aparece no ttulo, seja por falsidade, falsificao, por ser incapaz, no tem responsabilidade cambiria perante qualquer portador do ttulo, ainda que este esteja de boa-f. da incapacidade, falsidade e

55

Qualquer devedor que se enquadre na hiptese do artigo 7 da LUG poder invocar o vcio perante qualquer portador, pelo simples fato de no ter assumido obrigao cambiria. Vcio existente em uma das assinaturas da cadeia de endossos no contamina as demais, conforme LUG, artigo 16. A obrigao do avalista permanece ainda que nula a obrigao do avalisado, salvo se decorrente de vcio de forma, nos termos do artigo 32, alnea 2. O nus da prova cabe ao devedor. Alterao: Consiste na modificao de uma declarao cambiria, ressalvada a assinatura, podendo ser lcita ou ilcita. Ser lcita quando for realizada pelo prprio titular da declarao cambiria, visando corrigir uma meno equivocada. De outra sorte, ser ilcita quando for emanada com objetivo fraudulento, visando obter vantagem ilcita. Conforme artigo 69 da LUG, a alterao feita obriga os coobrigados posteriores, enquanto os anteriores se obrigam pelo texto original. Portanto, deve-se ficar atento ao momento em que ocorreu a alterao: se o sacador alterou o texto, estaro todos obrigados, pois, o saque uma declarao original; se a alterao foi feita depois do aceite, ento, o aceitante no se obrigar pela alterao, somente pelo texto original; O avalista ser responsvel pela alterao dependendo do momento em que foi feita a alterao em relao ao seu avalizado; o endossante ser responsvel pela alterao dependendo do momento em que esta foi feita. OBS.: Vide artigos 297 e 302 do Cdigo Penal. Aceite: Na Letra de Cmbio, o sacador d uma ordem de pagamento incondicional para o sacado realizar o pagamento em favor do beneficirio. Ocorre que, neste ttulo, o aceite no obrigatrio. Assim, o sacado, apesar de existir uma relao de crdito entre este e o sacador, pode recusar-se a aceitar a Letra de Cmbio. Se o sacado aceita o ttulo, praticar uma declarao cambiria denominada aceite. Ser com o aceite que o sacado se tornar devedor cambirio. At ento, sendo mero sacado, nada poderia lhe ser exigido, porque, na verdade, o sacado no devedor cambirio, at que faa o aceite. Nesse momento, o aceitante, ser o devedor cambirio principal e direto, podendo lhe ser exigido o pagamento do ttulo independentemente do protesto. O ato cambirio denominado de aceite ato formal, pois somente pode ser feito no ttulo. Ser abstrato, na medida em que desvinculado da relao original, ser ainda, um ato de declarao unilateral de vontade.
56

11. NOTA PROMISSRIA 10.1. Conceito de Nota Promissria Nota Promissria um ttulo de crdito abstrato, resultando em documento formal, decorrente de relao de crdito entre duas pessoas, pela qual a designada emitente faz promessa de pagamento vista ou prazo em tempo certo a outra pessoa denominada beneficirio. 10.2. Origem histrica da Nota Promissria. A operao de cmbio na Idade Mdia originou o surgimento da letra de cmbio e da cautio, um documento emitido por um banqueiro em reconhecimento dvida que contrara junto ao mercador em determinada cidade. A cautio apontada como o documento que originou a Nota Promissria. 10.3. Semelhanas e Diferenas entre a Nota Promissria e Letra de Cmbio. Ambos so ttulos abstratos, pois podem decorrer qualquer causa. Entretanto: a) A Nota Promissria encerra a promessa pagamento, enquanto a Letra de Cmbio nasce de uma ordem pagamento dada pelo sacador, tambm baseada de uma promessa pagamento, se houver aceite. de de de de

b) A Nota Promissria s envolve duas pessoas, o emitente e o beneficirio, enquanto a Letra de Cmbio compreende trs figuras jurdicas, o sacador, o sacado e o beneficirio TOMADOR. NP (emitente devedor direto)=> credor beneficirio LC (sacador devedor indireto) => tomador beneficirio => sacado c) No existe na NP o instituto do aceite, porque quem cria o ttulo reconhece dever e promete pagar. Enquanto na LC a promessa de pagamento objeto de aceite. d) Na NP quem faz a declarao cambiaria necessria e originria o devedor direto e na LC tal declarao emana do sacador que devedor indireto. e) A NP j nasce tendo devedor direto, mas, a LC pode no ter devedor direto se o sacado no firma o aceite.
57

f) Na NP quem faz a cambiria necessria e originria ao mesmo tempo devedor direto e principal. Enquanto na LC o sacador devedor indireto e de regresso, tornando-se devedor principal apenas quando o sacado no d o aceite. g) Na NP o emitente manifesta declarao cambiria originria e necessria, mas, na LC o sacado faz declarao cambiria sucessiva e eventual. h) Na NP o prprio emitente promete efetuar o pagamento, enquanto na LC o sacador promete ao tomador/beneficirio que o sacado efetuar o pagamento. i) Na NP o aval dado em favor do devedor direto (emitente), enquanto na LC o avalizado o devedor indireto (o sacador). j) O portador da NP tem o direito de tirar cpias, mas no extra-la com pluralidades de exemplares (LUG. Art 67 e 68). Enquanto a LC pode ser sacada por vrias vias (LUG. Art 64 e 66), e o portador tem direito a tirar cpias. l) Na NP o portador s tem direito de ao antes do vencimento, contra os devedores indiretos, pela falncia do emitente, enquanto a letra de cmbio vence antecipadamente, em relao aos devedores indiretos tambm, por recusa total ou parcial de aceite (LUG. Art. 43, I). 10.4. Requisitos essenciais da nota promissria A NP um documento formal. O art. 75 da LUG elenca os requisitos extrnsecos essenciais e no essenciais que nela devem constar. O ttulo que faltar alguns dos requisitos essenciais, no produzir efeito como NP. (LUG art. 76, alnea, I, ou seja, o documento no nulo, mas apenas ineficaz, podendo ser complementado antes do protesto ou da ao cambiria). Os requisitos essenciais so os do art. 75 da LUG. Os enumerados no art. 76, alneas 2a a 4a, so aqueles cuja ausncia no afeta o documento. a) Denominao: A denominao do ttulo corresponde clusula cambiria por caracteriz-lo como ttulo de crdito e determina a sua espcie, permitindo que circule por endosso mesmo que no envolva a clusula a ordem. b) Promessa de pagar quantia determinada: A nota promissria tem natureza jurdica de promessa de pagamento, por este motivo tal promessa considerada como requisito essencial do ttulo. Esta promessa deve ter por objeto uma quantia determinada. Refere-se a uma quantidade de dinheiro certa e exata.
58

Observa-se, entretanto, que a indicao no ttulo de crdito para se calcular a atualizao da soma cambiria, como ndices de correo monetria, no retira a liquidez do ttulo. c) O nome do beneficirio: No se admite a NP ao portador para no prejudicar a circulao da moeda emitida pelo poder pblico. Entretanto, admite-se o endosso em branco e, nesta hiptese, o ttulo pode circular por mera tradio. d) Data da emisso: Trata-se de requisito essencial, em razo da importncia em se saber se o devedor, no momento da emisso tinha capacidade jurdica para assumir obrigaes cambirias. (Decreto 2.044/1908, art. 42). Se quem assina como mandatrio do emitente tinha mandato com poderes especiais, (LUG, art. 8o), o termo inicial da fluncia dos juros compensatrios, o vencimento da nota por tempo certo de data, (ex. 90 dias da data de emisso). e) Assinatura do emitente: A emisso corre$sponde declarao cambiria originria por ser, na ordem cronolgica natural de assuno de obrigaes, a primeira manifestao de vontade que se expressa na NP. Trata-se de declarao cambiria necessria para que o documento produza efeitos como NP. 10.5. Requisitos suprveis (No anulam e nem o tornam ineficaz). O art. 75 da LUG relaciona os requisitos essenciais e suprveis da NP e o art. 76 da LUG identifica aqueles que a sua omisso no afetam a eficcia do documento como NP. Os requisitos suprveis ou acessrios so os abaixo relacionados: a) poca do pagamento: A NP que no contenha a data do vencimento, vence-se contra a sua apresentao. b) Lugar do pagamento: No constando na NP o Lugar do pagamento, este ser o lugar da emisso que se presume ser o Lugar do domicilio do emitente da NP. c) Lugar de emisso: Omitido o lugar de emisso da NP, considera-se que foi emitida no lugar designado ao lado do nome do emitente. Ficou revogado a norma do pargrafo 1 do art. 54 do Decreto 2044/1908 que conferia ao portador mandato para inserir o lugar de emisso. Se no existir lugar designado ao lado do emitente, o documento no produzir efeito como NP (art. 889, CC), prevalece a LUG por fora do (art. 903 do CC). Obs: A nota promissria a tempo certo de vista. Dispensado, portanto, o aceite da nota promissria, causou espcie a introduo, pela Lei Uniforme, da nota promissria com vencimento a
59

certo tempo de vista, que implica a apresentao ao emitente para visala, a fim de que se conte o prazo de vencimento. Nesse sentido, dispe o mesmo art. 78 da Lei Uniforme, que o termo de vista conta-se da data do visto dado pelo subscritor. A recusa do subscritor a dar o seu visto comprovada por um protesto (art. 25), cuja data serve de incio ao termo de vista. Fran Martins bem mostra que o visto da nota promissria, a tempo certo de vista, no se confunde com o aceite: Ora, as regalias dadas ao sacador, aos endossantes e ao portador, quanto fixao do incio da data do vencimento, se justificam porque a letra uma ordem de pagamento. E, naturalmente, sendo uma ordem, pode trazer quaisquer imposies que s sero acatadas se o sacado com elas concordar. 11. DUPLICATA 11.1. Conceito e Objetivos Duplicata ttulo de crdito formal, imprprio, causal, ordem, extrado por vendedor ou prestador de servios, objetivando documentar o saque originado pela compra e venda mercantil ou prestao de servios e que tem como pressuposto a extrao de fatura. 11.2. Natureza Jurdica da duplicata pacfico o entendimento da doutrina de que a duplicata no pode ser considerada um ttulo de crdito prprio, porque no consubstancia operao de crdito. A duplicata corresponde a um ttulo de crdito imprprio ou imperfeito porque tem natureza causal, visa documentar o saque pelo vendedor, no ttulo cambirio, ou seja, no foi criado para circular, a legislao sobre emisso e pagamento das letras de cmbio s se aplica, subsidiariamente duplicata, no que couber (LD art. 25). 11.3. Caractersticas a) No ttulo de crdito prprio porque no consubstancia operao de crdito, sendo ttulo de crdito imprprio por se assemelhar, por lei, aos ttulos de crdito. b) Corresponde a documento formal. Tem que conter requisitos essenciais (LD, art. 2, par 1 ). c) ttulo causal porque s pode decorrer de compra e venda mercantil ou prestao de servios (LD art. 2 e 20). d) Deve conter, obrigatoriamente, clusula ordem. No podendo ser riscada ou substituda por clusula no ordem.
60

e) ttulo assemelhvel aos ttulos de crdito para fim de circulao por endosso. 11.4. Noes Gerais Lei 5.474/68, art. 25 (subsidiariamente pela legislao especial sobre a Letra de Cmbio) A duplicata regulada pela lei especfica e, no que couber, aplica-se a esta o Decreto 57.663/66 LUG, haja vista a semelhana de estrutura entre os dois ttulos e porque o legislador conferiu duplicata as garantias bsicas de endossabilidade e de inoponibilidade de exceo pelo devedor perante o terceiro de boa f. Aplicam-se tambm a duplicata os diplomas legais que estabelecem normas sobre ttulos de crdito, como exemplo a lei n. 9.492/97, que define competncia, regulamenta os servios referentes ao protesto de ttulos e outros documentos de dvida. As normas do Cdigo Civil no se aplicam duplicata, que regida por lei especial (art. 903 CC). 11.5. Semelhanas estruturais entre Duplicata e Letra de Cmbio: a) Existncia do ato cambirio do aceite, como declarao cambiria sucessiva; b) Ambos os ttulos originam-se do ato cambirio do saque, como declarao cambiria originria e necessria, resultando ordem de pagamento vista ou tempo certo, dada pelo sacador ao sacado e assim, a ausncia da assinatura do sacador implica na no existncia do documento como letra de cmbio e duplicata. 11.6. Diferenas entre a Duplicata e a Letra de Cmbio: a) a LC ttulo de crdito prprio e abstrato, mas a duplicata ttulo imprprio e causal; b) Na LC o aceite facultativo, pode ser recusado e s pode ser dado expressamente. Na duplicata, o aceite obrigatrio, porque s pode ser recusado com base em uma das razes do art. 8o da Lei 5.474/68 e admite sua configurao tacitamente. c) Na LC o beneficirio ou tomador pode ser o sacador ou terceiro, mas na duplicata o beneficirio s pode ser o sacador por se tratar de ttulo causal. d) A LC nasce da declarao cambiria manifestada por devedor indireto (sacador), na duplicata o sacador no se torna devedor ao praticar o ato cambirio do saque, porque s integrar a relao cambiria como devedor indireto se coloca-la em circulao mediante endosso.
61

e) A letra de cmbio comporta trs figuras jurdicas distintas, ou seja, sacador, sacado e tomador. Mas a duplicata s existem duas figuras sacador e sacado. f) A LC pode ter vencimento vista, com data certa, a tempo certo de data e a tempo certo de vista. Entretanto, a duplicata s admite vencimento vista ou com data certa. 11.7. Extrao da duplicata A extrao da duplicata facultativa. Pode ser convencionado no contrato de compra e venda, pela qual o vendedor se obriga a no extrair duplicata, comprometendo-se o comprador, findo o prazo concedido, a efetuar o pagamento mediante recibo na fatura ou por outro documento que identifique a comprovao da quitao. 11.8. Venda para entrega futura No se admite a extrao de duplicata na compra e venda para entrega futura, porque o surgimento da fatura depende da existncia de venda efetiva, que se concretiza com a tradio da mercadoria. 11.9. Requisitos essenciais (art. 2 , p 1 da LD) Na duplicata, diferentemente da letra de cmbio, Cheque e NP, no existem os requisitos suprveis. Porm, o art. 24 da LD permite a insero no ttulo de clusulas adicionais desde que no afetem a sua caracterstica de documentar o saque pelo vendedor da importncia faturada ao comprador ou do saque pelo prestador de servios pela importncia faturada a seu beneficirio. 11.9.1. Exame dos requisitos a) denominao: deve ser denominado por DUPLICATA, por se tratar de clusula cambiria; b) data de emisso: objetiva informar se o ttulo foi extrado dentro do prazo legal. c) nmero de ordem: serve para determinar a quantidade de ttulos semelhantes extrados pelo vendedor e para diferencia-lo dos demais ttulos; d) nmero da fatura: a duplicata ttulo causal e s poder ser extrada em decorrncia de fatura que comprove a compra e venda mercantil ou a prestao de servios. A duplicata tem sua origem na fatura sem ser, no entanto, sua cpia ou reproduo. e) poca do vencimento: sendo ttulo causal, a duplicata s pode ter vencimento com data certa ou vista, no se
62

admitindo, portanto, vencimento a tempo certo de data ou a tempo certo de vista, como ocorre na LC e na NP. f) nome e domiclio do vendedor e do comprador: visam a identificar as partes da compra e venda mercantil devendo o vendedor ser comerciante, mas o comprador pode ser ou no, sem que o documento deixe de ter natureza mercantil. g) importncia a pagar: a duplicata s pode ser expressa em moeda nacional, sob pena de nulidade, ainda mais que o vendedor e o comprador devem ser domiciliados no Brasil. h) praa do pagamento: visa identificar a cidade onde a duplicata dever ser paga e que normalmente corresponde ao domiclio do comprador. Mas isto pode ser convencionado entre as partes. i) clusula ordem: clusula importante para a transmisso da duplicata por endosso, porque a LD no contm regra equivalente da alnea 1 do art. 11 da LUG, pela qual a cambial transmissvel por endosso mesmo que no envolva a clusula ordem. j) declarao do reconhecimento de exatido da duplicata e da obrigao de pag-la: considerando que a duplicata ttulo causal, este requisito visa dao de aceite pelo sacado da duplicata e ao mencionar que a declarao do reconhecimento da exatido da duplicata e da obrigao de pag-la deve ser assinada pelo comprador, como aceite cambial, torna obrigatrio o aceite na duplicata, diferente do que ocorre com a LC, em que o aceite ato facultativo. l) assinatura do emitente: a duplicata nasce com o ato cambirio do saque pelo vendedor ou prestador de servios. O saque corresponde a uma declarao cambiria originria, porque a primeira manifestao de vontade que se consubstancia no ttulo, dando vida duplicata. 11.9. FATURA Quando o prazo de pagamento, numa operao de compra e venda mercantil, cujas partes tem domiclio no Brasil e for superior a 30 dias contados da entrega da mercadoria, ser obrigatria a extrao de fatura. Se inferior a 30 dias, a extrao da fatura facultativa. O pargrafo 1 do art. 1 da Lei 5474/68 (Lei de Duplicatas), dispe sobre o contedo da fatura mercantil, determinando que nela conste a discriminao das mercadorias vendidas. Nesta expresso deve-se compreender tambm o preo, o prazo e o Lugar de pagamento, bem como o nmero da fatura que requisito essencial da duplicata.
63

O pressuposto para extrao da fatura a celebrao de compra e venda mercantil. Assim a fatura deve refletir todos os elementos da compra e venda.

12. CARTO DE CRDITO Pelo contrato de carto de crdito, uma instituio financeira (emitente do carto), responsvel pela emisso do carto, fica obrigada perante o titular (pessoa fsica ou jurdica), a pagar o crdito concedido a este por um terceiro (administradora do carto). Carto de crdito a comprovao perante o fornecedor, da existncia do contrato com a instituio financeira emissora, servindo tambm para a extrao da nota de comprovao da venda e outorga do crdito dado pelo fornecedor. O carto de crdito de vital importncia para a mobilizao do crdito ao consumidor. O valor das compras at o vencimento, dever ser pago sem acrscimo de qualquer espcie e a instituio financeira emitente, repassar ao fornecedor o valor do pagamento. Este contrato um contrato bancrio, uma vez que a emissora financia tanto o titular como o fornecedor. O titular pode parcelar o valor da compra, implicando em juros, comisses e correo monetria. Por outro lado, o fornecedor pode negociar o seu recebimento antecipado, pagando juros e encargos. Ainda que o titular pague suas dvidas integralmente no vencimento do carto e o fornecedor no negocie a antecipao do valor das notas de venda, o carto de crdito estar operando uma intermediao de recursos financeiros de natureza bancria. O fornecedor no est obrigado a conceder crdito e o consumidor no tem o direito de exigir o pagamento por carto de crdito. Podendo ainda o fornecedor, exigir valor mnimo para pagamento com esta modalidade. A empresa emissora poder, at com base em clusula contratual, descredenci-lo ou cobrar-lhe multa. Entretanto, o consumidor nada poder reivindicar j que a concesso de crdito prerrogativa do fornecedor.

64

OUTROS TTULOS DE CRDITO: CONHECIMENTO DE DEPSITO E WARRANT Conceito Esses ttulos de crdito especiais, tm como finalidade a mobilizao dos crditos referentes a guarda e conservao de mercadorias em armazns gerais, que so organizaes destinadas a dar suporte ao comrcio, lavoura e indstria. O conhecimento de depsito e warrant tem o precpuo objetivo de mobilizar os crditos neles inclusos. Operao Ao depositar mercadorias nos armazns, seja porque delas no necessita no momento, ou porque pretenda aguardar melhor preo e condio o dono das mercadorias adquire dois ttulos que no nascem separadamente, ou seja, sempre so emitidos, necessariamente, em conjunto. Quando o depositante entrega suas mercadorias para guardar no armazm, este emite recibo especificando quantidade, caractersticas, medida, peso e origem da mercadoria. Entretanto, se preferir mobilizar o crdito referente as mercadorias depositadas, poder solicitar ao armazm, a expedio de conhecimento de depsito e warrant, devolvendo o recibo de depsito quele armazm. Natureza e funo O Conhecimento de Depsito e Warrant tem natureza e funo diferentes e apesar de somente nascerem, necessariamente unidos, quando em posse do dono das mercadorias e/ou produtos, podem ser destacados, uma vez que o conhecimento de depsito relativo ao direito de propriedade sobre as mercadorias e o warrant significa o crdito e valor das mesmas. Pode cada um dos ttulos ser negociado separadamente e transferir, por endosso, o direito nele contido, ou seja, o comerciante pode negociar o conhecimento de depsito, transferindo a propriedade das mercadorias depositadas para o cessionrio, caso contrrio, poder transferir apenas o warrant, conservando a propriedade das mesmas para ele. Somente quando o warrant destacado do conhecimento, efetivamente emitido como ttulo de crdito. No primeiro endosso deve ser declarada a importncia do crdito, taxa dos juros e a data do vencimento, que so transcritas no conhecimento de depsito, essas declaraes devero ser assinadas pelos endossatrios do warrant.

65

Retirada da mercadoria A mercadoria depositada, somente ser retirada do armazm geral com a entrega do conhecimento de depsito e do warrant correspondente, liberado pelo pagamento do principal e juros da dvida, se couber. A retirada da mercadoria antes do vencimento facultada a quem portar o conhecimento de depsito, que poder retirar a mercadoria antes do vencimento da dvida que consta no warrant, se consignar no armazm o principal e os juros at o vencimento. Concluso O conhecimento de depsito um ttulo de representao ou legitimao. Representa a prpria mercadoria e o portador seu legtimo proprietrio. O warrant um ttulo de crdito causal e tem significado de uma promessa de pagamento e orientado pelas normas gerais da NP, quanto sua criao, vinculao e pagamento. CONHECIMENTO DE TRANSPORTE Conceituao e disposies gerais O Conhecimento de Transporte surgiu pela necessidade de se registrar o recebimento da mercadoria pelo transportador para entrega ao destinatrio. Mais tarde este recibo tornou-se um ttulo de crdito, representando a mercadoria transportada. Podendo, inclusive, circular por endosso. O Conhecimento de Transporte , antes de mais nada, prova do recebimento da mercadoria e a obrigao de entreg-la no lugar de destino. A responsabilidade do transportador ilimitada, no sendo possvel a insero de qualquer clusula excludente ou limitativa desta responsabilidade. (contrato de transporte arts. 730 a 756 do CC). Para garantir a possibilidade do negcio e a circulao do conhecimento de transporte como ttulo de crdito, o artigo 8. do Decreto 19.473/1930, orienta que se traditado o Conhecimento de Transporte ao consignatrio, ao endossatrio ou ao portador, fica a mercadoria a ele referente, imune ao arresto, sequestro, penhora, arrecadao ou qualquer outro gravame, seja por dvida, falncia ou causa estranha ao prprio dono do ttulo. Exceto quando houver comprovao de m f. Em verdade a regra ditada pelo decreto 19.473/1930, coaduna-se perfeitamente com a regra da inoponibilidade das excees ao terceiro de boa-f. Porm o Conhecimento de Tansportes est sujeito s medidas judiciais por motivo que diga respeito ao dono atual, equivalendo a apreenso do conhecimento ao da prpria mercadoria. Transferncia por endosso

66

O endosso, seja qual for a sua forma, transfere a propriedade da mercadoria ao ltimo endossatrio. O Conhecimento de Transporte segue as orientaes gerais dadas aos ttulos de crdito. Desta forma se aplicam ao Conhecimento de Transporte as regras afetas a circulao por endosso, o qual pode ser em preto ou em branco, podendo ainda ter efeito de mandato, penhor ou garantia. Assim o endossatrio passa a credor pgnoratcio do endossante, tendo como objeto a mercadoria representada pelo ttulo. As regras do direito cambirio se aplicam subsidiariamente ao Conhecimento de Transporte, desde que no conflitem com suas caractersticas particulares. Requisitos essenciais O Conhecimento de Transporte um documento formal e tem como requisitos para sua emisso: a) Nome ou denominao do emissor; b) Nmero de ordem; c) Data; d) Nome dos remetentes e do signatrio; e) Lugar da partida e do destino; f) Especificao da mercadoria; g) Valor do frete, a forma e local de pagamento; h) Assinatura do empresrio ou seu representante. Conhecimento de Transporte Areo Sem revogar o Decreto 19.473, a Lei 7.565/86 (Cdigo Brasileiro de Aeronutica), no seu artigo 235, deu carter especial ao Conhecimento Areo no que concerne adaptaes ao transporte areo. Desta maneira o Conhecimento Areo deve obedecer aos seguintes requisitos: a) Ser emitido em 3 vias; b) O transportador dever exigir o Conhecimento Areo do expedidor das mercadorias. Porm se a expedio for feita pelo prprio transportador, esta expedio ser considerada como que por outorga do expedidor das mercadorias; c) O Lugar e data de emisso; d) Os locais de partida e destino; e) Nome e endereo do expedidor, do transportador e do destinatrio; f) A natureza da carga (perecveis, explosiva, etc..); g) A especificao da carga (dimenso, volume, peso, quantidade); h) Numerao dos volumes; i) Preo e importncia das despesas; j) Nmero das vias do Conhecimento e rol de documentos anexos;
67

k) Prazo de entrega e retirada (presume-se que o contrato se expira com o recebimento da carga). Conhecimento de Transporte Martimo O Cdigo Comercial, mesmo aps a reforma provocada pela Lei 10.406/2002, conservou o que dispe o seu artigo 575, quanto aos requisitos para a expedio do Conhecimento Martimo, que dever ser datado e declarar: a) O nome do Capito, do carregador e do signatrio. (podendo-se omitir o nome do signatrio se for ordem), bem como o nome e o porte do navio; b) a qualidade, quantidade e marca dos objetos; c) O lugar da partida e do destino, inclusive com declarao das escalas se houverem; d) O preo do contrato de frete e o lugar e forma de pagamento; e) Assinatura do capito e do carregador. Conhecimento de Transporte Multimodal de Carga o transporte regulamentado por um nico contrato, utiliza duas ou mais formas de transportes (areo, naval, ferrovirio, rodovirio, ...). A operao totalmente sob responsabilidade de um operador de transporte multimodal, podendo este, segundo as orientaes do Ministrio dos Transportes ou da pasta a que tiver subordinado, dependendo da estrutura ministerial montada pelo governo, atuar nos segmentos nacionais e internacionais, por s s ou por intermediao de terceiros. Cabe ao operador a emisso deste Conhecimento de Transporte, que agrega todas as condies do Contrato de Transporte Multimodal de Carga, desde o recebimento da carga at sua entrega no destino. A materializao do Contrato Multimodal de Carga se com a entrega no destino e o respectivo recebimento, o que nas palavras de Rubens Requio quer significar que se trate de contrato de natureza real. O conhecimento de Transporte Multimodal poder ser negociado a critrio do expedidor. Os requisitos para emisso do referido conhecimento so: O valor dos servios prestados; Clusula definindo se o conhecimento poder ser negocivel; Nome, denominao e endereo do expedidor, do destinatrio ou de quem deva ser notificado se o Conhecimento no for nominal;
68

Local, data de emisso e local de origem e destino; Natureza, descrio, marcas, tipo de acondicionamento, identificao da embalagem e da carga, quando no embalada; Quantidade e peso da carga; Valor do frete e forma e momento do pagamento se na origem ou no destino; Demais condies de interesse das partes. Observaes: 1) O Conhecimento de Transporte Multimodal s pode ser negociado na via original, podendo ser ao portador; 2) Se a emisso do Conhecimento e a operao de entrega da carga forem realizadas sem os requisitos previstos na Lei, o operador assumir a total responsabilidade de executar os servios de transporte multimodal por sua conta ou com o auxlio de terceiros, conforme previsto no contrato. Alm de suportar todo o nus decorrente da perda, danos e avarias sofridos pela carga. Ainda ser de sua responsabilidade os prejuzos pelo atraso na entrega quando houver disposio contratual. Existem causas de iseno de responsabilidade do operador (art. 16 da Lei 9.611/98). 3) Prescrevem em um ano, contado da data da entrega da mercadoria no destino, o prazo para aes judiciais pelo no cumprimento do Conhecimento de Transporte Multimodal. Relativamente ao regime de responsabilidades no Transporte Multimodal, estabelece a Lei 9.611/98 que, por ocasio da emisso do Conhecimento, o Operador de Transporte Multimodal assume, perante o contratante, a responsabilidade: Pela execuo dos servios de transporte da origem ao destino; pelos prejuzos resultantes de perdas e danos ou avarias de cargas sob sua custdia, bem como pelos atrasos, quando tiver prazo acordado; pelas aes e omisses de seus empregados, prepostos, ou terceiros contratados ou subcontratados, ressalvado, nesse caso, o direito de regresso. Esta responsabilidade cessa quando do recebimento da carga pelo destinatrio. Estabelece, ainda, a responsabilidade solidria do transportador especfico. Prev tambm que o OTM e qualquer subcontratado para o referido servio so responsveis solidariamenteperante a Fazenda Nacional, pelo crdito tributrio exigvel, cabendo ao OTM direito de regresso. Entretanto, o art. 16 da lei n 9.611/98 exclui a responsabilidade do Operador de Transporte Multimodal em razo de: Ato ou fato imputvel ao expedidor ou destinatrio da carga; Inadequao da embalagem, quando imputvel ao expedidor da carga; Vcio prprio ou da carga; Caso fortuito e fora maior.
69

Alm disso, o art. 17 limita o valor da indenizao ao valor declarado pelo proprietrio da carga, e limita o valor das perdas e danos por atraso ao valor total do frete. Dadas essas hipteses excludentes de responsabilidade do OTM brasileiro, somadas ao estabelecimento de prazos prescricionais reduzidos para propositura de ao contra o OTM - um ano da entrega, ou 90 dias da data em deveria ter ocorrido a entrega, (art. 22), a lei 9.611 recebeu crticas por parte de nossos vizinhos do Mercosul, que a reputam protecionista. TTULO DE CRDITO INDUSTRIAL Aps a instituio do regime militar, decorrente da revoluo de 1964, o governo tentou organizar a economia do pas, difundindo a continuidade do desenvolvimento econmico. Para tanto formatou legislao sobre a organizao do crdito rural e imobilirio, instituindo ttulos de crdito especiais, como o sistema de crdito industrial. Desta forma so dois os ttulos de crdito industrial: a Cdula de Crdito Industrial que representa uma promessa de pagamento, com garantia real que poder ser instituda pala forma de penhor, alienao fiduciria ou hipoteca e a Nota de Crdito Industrial, sendo esta uma promessa de pagamento em dinheiro, sem garantia real. TTULO DE CRDITO COMERCIAL As pessoas jurdicas comerciais, prestadoras de servios e as pessoas fsicas que desempenhem essas atividades podem substituir o uso de notas promissrias e duplicatas, por estes ttulos de crdito para operaes de curto prazo. As caractersticas dos ttulos so idnticas s das Cdulas de Crdito Industrial e Rural, sendo que a Cdula de Crdito Comercial tem garantia real e as Notas de Crdito Comercial no possuiro garantias reais. TTULOS DE GARANTIA IMOBILIRIA Com a forte crise habitacional no incio dos anos 60, o Governo se viu obrigado a criar e executar poltica habitacional visando tambm estimular a economia nacional. As letras imobilirias constituem promessas de pagamento e tem seu valor monetrio corrigido em funo das alteraes do salrio mnimo. Sua transferncia ocorre apenas pela cesso cvel, j que sua transferncia por endosso no tem efeitos cambirios e so ttulos cotveis em Bolsa. LETRA HIPOTECRIA As instituies financeiras autorizadas a conceder crditos hipotecrios podem sacar letras da mesma espcie garantidas
70

por crditos hipotecrios, representando direito de crdito pelo valor nominal, atualizao monetria e juros nela estipulados. A letra hipotecria poder ser emitida sob a forma nominativa e endossvel. As letras hipotecrias podero contar com a garantia fidejussria adicional de instituio financeira. A letra hipotecria poder ser garantida por um ou mais crditos hipotecrios. Porm a soma do principal das letras hipotecrias emitidas no poder exceder o valor total dos crditos hipotecrios em poder da instituio emissora. O endossante da letra hipotecria responder pela veracidade do ttulo, mas contra ele no ser admitido direito de cobrana regressiva. CERTIFICADO DE DEPSITO BANCRIO Seguem a disciplina das notas promissrias e podem circular por endosso, sendo duas as suas espcies: Certificado de depsito bancrio simples e certificado de depsito bancrio em garantia. A Lei 4.728 (mercado de capitais), regulamentada pela resoluo n. 105 do Banco Central do Brasil, autorizou que os bancos comerciais, recebessem de pessoas fsicas e jurdicas, depsitos a prazo fixo com clusula de correo monetria e emitissem certificados de depsito nominativos. Esses ttulos so similares s notas promissrias por fora de lei e, portanto endossveis. O endossante responde apenas pela existncia do crdito, mas no pelo seu pagamento. O certificado de depsito em garantia s pode ser emitido pelos bancos de investimento, quando previamente autorizados pelo Banco Central. TTULOS DE CRDITO RURAL So ttulos de financiamento rural: a cdula rural pignoratcia, a cdula rural hipotecria, a cdula rural pignoratcia e hipotecria e a nota de crdito rural. Estes ttulos tm como objetivo exclusivo o financiamento da atividade de propriedades rurais. So promessas de pagamento em dinheiro que podem ser asseguradas por garantia real e assim, o prprio ttulo incorpora a garantia pignoratcia ou hipotecria, frente ao crdito resultante do financiamento, cujo pagamento prometido no ttulo. Cdula Rural Pignoratcia A cdula rural pignoratcia identificada pelo fato de que o crdito incorporado no ttulo com garantia de penhor rural ou de penhor mercantil. O devedor ser sempre um agricultor ou pecuarista e a garantia poder ser de bens mveis ligados a atividade rural ou comercial. Cdula Rural Hipotecria
71

Na definio de Azevedo Marques hipoteca um direito real criado para assegurar a eficcia de um direito pessoal. Como todo direito real, a hipoteca tem um carter absoluto, vigorando contra todos (erga omnes) e acompanhando a coisa pelas mutaes por que passa. Da o direito do credor penhorar o imvel em poder de quem quer que o detenha e faze-lo vender a seqela. A cdula rural hipotecria ou hipoteca cedular, incorpora e representa no s o crdito, como tambm a garantia hipotecria, tanto que de seus requisitos consta a descrio do imvel. Cdula Rural Pignoratcia e Hipotecria A garantia oferecida pelo emitente do ttulo pode ser representada tanto por bens mveis como imveis, consolidando dupla garantia cedular. A estes ttulos se aplicam os preceitos relativos aos anteriormente estudados. AO CAMBIAL CONCEITO A ao cambial, no direito brasileiro, uma ao executiva tpica, que objetiva a cobrana de ttulo cambirio (cheque, nota promissria, letra de cmbio, duplicata etc). O portador tem o direito de acionar todos os obrigados e coobrigados, sem estar adstrito a observar a ordem em que eles se obrigaram. Todos os que se obrigarem na letra a ela se vinculam diretamente, pois suas obrigaes so autnomas, umas em relao s outras. O portador pode eleger apenas um obrigado, ou ento um coobrigado para contra ele dirigir a ao, ou pode promov-la contra todos, citando-os solidariamente. O art. 47 da Lei Uniforme (LUG) dispe sobre o conhecido princpio cambirio de que os sacadores, aceitantes, endossantes ou avalistas de uma letra so todos solidariamente responsveis para com o portador. O portador tem o direito de acionar todas essas pessoas individualmente, sem estar adstrito a observar a ordem por que elas se obrigaram. Esse direito se transfere do portador a qualquer dos signatrios quando tenha pago a letra, assumindo este a posio de portador. Por outro lado, a lei deixa claro que a ao intentada contra um dos coobrigados no impede acionar os outros, mesmo os posteriores quele que foi acionado em primeiro Lugar. OBJETO DA AO CAMBIRIA

72

Em primeiro Lugar, com a ao cambiria se pretende obter a importncia da letra, que constitui o crdito nela incorporado. Em segundo, os juros e despesas de protesto, se tiver sido tirado. O art. 5 da LUG permite ao sacador estipular na letra o pagamento de juros, mas apenas nas letras com vencimento vista ou a tempo certo de vista, fluindo a partir da data do ttulo. Nas demais letras, a dia certo ou a tempo certo de data, a clusula reputa-se no escrita. Assim dispe a lei porque nas primeiras no possvel contar os juros por dentro, previamente, como ocorre nas segundas. O art. 48, 2, da LUG dispe, todavia, que o portador pode reclamar daquele contra quem exerce seu direito de ao, os juros taxa de 6% desde a data do vencimento. Essa disposio legal vem excluir o princpio da vigncia de juros legais desde a data do protesto por falta de pagamento. Pela Lei Uniforme, os juros moratrios passam a viger desde a data do vencimento independente de protesto. Essa taxa de 6% ao ano, expressamente fixada pela Lei Uniforme, pode ser substituda pela taxa legal em vigor no territrio de qualquer dos pases signatrios da Conveno. O Governo brasileiro usou dessa ressalva, muito embora a taxa legal vigente no Brasil seja tambm de 6% ao ano. Em suma, a pessoa que pagar a letra pode reclamar dos seus garantes a soma integral que pagou, os juros da dita soma, calculados taxa de 6% ao ano desde a data do vencimento, e as despesas que tiver tido com o protesto. LEGITIMIDADE ATIVA E PASSIVA Sendo a ao cambial uma espcie de ao executria, ter legitimidade passiva para prop-la aquelas pessoas descritas no art. 567 do Cdigo de Processo Civil, o qual traz alm do credor, portador do ttulo executivo, as figuras do Ministrio Pblico, do esplio, herdeiros ou sucessores, do cessionrio e do sub-rogado. No plo passivo, por sua vez, figuram o devedor reconhecido no ttulo executivo, o esplio, os herdeiros e sucessores do devedor, o novo devedor, o fiador judicial e o responsvel tributrio, conforme o disposto no art. 568, do CPC. Quanto aos devedores, no estudo da ao cambial indispensvel fazer a distino entre devedores solventes e insolventes, pois para cada espcie de devedor h uma ao executria especfica, conforme poder ser verificado adiante.

73

FORMAS DE AO CAMBIAL A ao cambial pode ser de duas formas, dependendo de contra quem ser movida e da causa de sua propositura: a) ao direta: estabelecida contra o devedor principal (sacado, na letra de cmbio e duplicata; emitente, na nota promissria e no cheque) e seus avalistas, sendo nesta hiptese o protesto do ttulo facultativo, pois independe deste para iniciar o exerccio de seu direito de ao. necessrio que seja visvel a verificao do no pagamento, bem como a sua no efetuao na data prevista. O avalista e o credor podero ser cobrados em conjunto ou individualmente. Ao avalista a situao equiparada ao devedor principal, possibilita que a ao seja movida inicialmente contra ele, antes do devedor. Mas a ele cabe, depois de pagar a importncia devida, agir em regresso contra o aceitante, e caso este no satisfaa, poder se voltar aos obrigados anteriores. b) ao indireta ou ao regressiva: aquela que movida pelo portador atual contra os obrigado anteriores, como no caso do endossante que paga ao endossatrio. Ela hoje se consubstancia na ao de regresso, havendo obrigatoriedade da existncia de protesto, sob pena de perda do seu direito de regresso. No satisfeito o credor na totalidade da dvida pelo devedor principal e pelo avalista, ser permitido iniciar ao de regresso contra os obrigados regressivos. AO DE EXECUO DE TTULO EXTRAJUDICIAL (aps a reforma do CPC) atravs do processo, e mais particularmente da efetividade deste ltimo, que as partes interessadas tm a garantia de que a norma de direito material poder ser respeitada e aplicada no caso concreto. Neste contexto, com o intento de aprimorar o prestgio da ao de execuo, bem como com o objetivo de conferir maior celeridade ao processo, foi promulgada a Lei n 11.382/2006, a qual altera vrias regras do Cdigo de Processo Civil, notadamente no que tange execuo de ttulos extrajudiciais. Atravs do artigo 615-A do Cdigo de Processo Civil, o credor-exeqente, no ato da distribuio da ao de execuo, poder requerer a expedio de certido comprobatria do ajuizamento da execuo e, de posse da mesma, poder averb-la nos respectivos
74

registros pblicos de imveis, de veculos ou de outros bens sujeitos a penhora ou arresto. O pargrafo 3 do mesmo dispositivo processual estipula que a alienao ou onerao de bens, aps efetuada a respectiva averbao, poder ser considerada fraudulenta, nos moldes do artigo 593 do Cdigo de Processo Civil. O artigo 647 do Cdigo de Processo Civil expressamente autoriza o credor exeqente a adjudicar em seu favor o bem constrito, alm de criar a autorizao para que a alienao do bem penhorado ocorra por iniciativa particular. Estas modalidades se somam hasta pblica e ao leilo como possveis procedimentos para se garantir a satisfao do crdito. A nova redao do artigo 652 do Cdigo de Processo Civil estipula o prazo de 3 (trs) dias para que o devedor-executado efetue o pagamento da dvida, prazo este contado da data da citao. Este artigo, ao contrrio da sua redao anterior, determina que aps encerrado o referido prazo dever o oficial de justia proceder penhora de tantos bens quanto bastem para a satisfao do crdito do exeqente. A nomeao de bens penhora deixa de ser uma absoluta prerrogativa do devedor, podendo o credor-exeqente, j na petio inicial da ao de execuo, apontar os bens do devedor que so passveis de penhora. E se o bem indicado penhora for dinheiro, poder o magistrado, utilizando-se do disposto no artigo 655-A do Cdigo de Processo Civil, determinar a penhora on line das quantias existentes em aplicaes financeiras de titularidade do devedor; respeitando-se, sempre, o limite correspondente ao dbito executado. O disposto no artigo 652-A do Cdigo de Processo Civil dita um incentivo para o devedor executado quitar espontaneamente seu dbito no prazo de trs dias, j que, se assim o fizer, os honorrios advocatcios fixados no despacho inicial devero ser reduzidos pela metade. Foram estabelecidas condies para a substituio do bem penhorado (artigo 656 do Cdigo de Processo Civil), dentre elas a ocorrncia de constrio sobre bens considerados como de baixa liquidez. Relativamente substituio do bem penhorado por fiana bancria ou por seguro garantia judicial, a nova lei exige que tais instrumentos garantam o pagamento do total da dvida executada, mais 30% (trinta por cento) (artigo 656, pargrafo 2, do Cdigo de Processo Civil).
75

O artigo 656, pargrafo 1, do Cdigo de Processo Civil, institui como dever do executado indicar, no prazo fixado pelo juiz, a localizao dos bens sujeitos execuo, bem como determina que o executado se abstenha de qualquer atitude que dificulte ou embarace a efetivao da penhora. O artigo 659, pargrafo 6, do Cdigo de Processo Civil, refora a possibilidade da penhora on line, bem como da realizao, por meios eletrnicos, de averbaes de penhoras de bens imveis e mveis. A apresentao de defesa (embargos do devedor) pelo executado, agora, independe da efetivao da penhora (artigo 736 do Cdigo de Processo Civil). O prazo para a apresentao dos embargos do devedor passa a ser de 15 (quinze) dias contados da juntada do mandado de citao aos autos (artigo 738 do Cdigo de Processo Civil). Todavia, os embargos do devedor, em regra, no tero mais efeito suspensivo (artigo 739-A do Cdigo de Processo Civil), sendo certo, contudo, que o efeito suspensivo poder ser concedido pelo magistrado quando o prosseguimento da execuo puder causar ao devedor grave dano de difcil ou incerta reparao, e desde que a execuo j esteja garantida por penhora suficiente (artigo 739-A, pargrafo primeiro, do Cdigo de Processo Civil). A deciso que receber os embargos do devedor com o efeito suspensivo poder ser revogada a qualquer tempo, atravs de nova deciso motivada (artigo 739-A, pargrafo segundo, do Cdigo de Processo Civil). O pargrafo nico do artigo 740 do Cdigo de Processo Civil determina a imposio, em favor do exeqente, de multa ao executado, equivalente a at 20% (vinte por cento) do valor da execuo, quando os embargos do devedor forem considerados manifestamente protelatrios. Finalmente, o devedor fica autorizado a, no prazo para apresentao de embargos execuo, havendo reconhecimento quanto ao crdito executado, depositar 30% (trinta por cento) do valor cobrado e requerer a possibilidade de pagar o valor remanescente em at 06 (seis) parcelas (artigo 745-A do Cdigo de Processo Civil). Registre-se, assim, que, em geral, as modificaes introduzidas pela Lei n 11.382/2006 consagram a tendncia de se respeitar o inciso LXXVIII do artigo 5 da Constituio Federal; com a possibilidade de se utilizar mecanismos que agilizem a execuo e que permitam maior celeridade na busca da satisfao do crdito. Prazos: OBSERVAR OS PRAZOS PRESCRICIONAIS PARA EXECUO DE CADA TTULO DE CRDITO.
76

A DEFESA DO EXECUTADO A fim de garantir os terceiros de boa-f, dando circulao dos ttulos cambirios a segurana necessria para o crdito, de forma que sem temor e riscos possam eles ser negociada, a lei regula, de maneira estrita, as hipteses em que o devedor, o ru na ao cambiria, pode opor excees de defesa ao credor, negando-lhe legitimamente o pagamento. O princpio geral, na verdade, o da inoponibilidade das excees aos terceiros de boa-f, indicando a lei, de forma estrita, os casos em que a regra derrogada, permitindo-se a oposio ao pagamento. Embargos execuo Os embargos execuo so ao de conhecimento autnoma e incidental ao processo de execuo, suspendendo-o, sendo movida pelo devedor e fundada em ttulo executivo extrajudicial, na qual o executado impugna o crdito pretendido pelo exeqente e a validade da relao processual executiva. Os embargos podero ser oferecidos pelo devedor para argir sobre (art. 745, CPC): (i) Falta ou nulidade de citao no processo de conhecimento, se a ao lhe correu revelia; (ii) Inexigibilidade do ttulo: neste caso o devedor defende-se por meio de excees que o Decreto n 2.044, no artigo 51, restringe a: 1. direito pessoal do ru contra o autor: diz respeito pessoa do credor. So excees referentes basicamente a erro, dolo, fraude ou violncia, defeitos ou falta de causa subjacente, que podem ser alegadas pelo ru em sua defesa; 2. defeito de forma do ttulo: refere-se forma intrnseca e extrnseca da cambial, o seja, ausente qualquer dos requisitos formais do ttulo, ineficaz ser o mesmo; 3. falta de requisito necessrio ao exerccio da ao: so excees especficas do processo (coisa julgada, litispendncia, falta de capacidade processual etc.). (iii) (iv) (v) penhora:
77

Ilegitimidade das partes; Cumulao indevida de execues; Excesso da execuo, ou nulidade desta at a

(vi) Qualquer causa impeditiva, modificativa ou extintiva da obrigao, como pagamento, novao, compensao com execuo aparelhada, transao ou prescrio, desde que supervenientes sentena; (vii) Incompetncia do juzo da execuo, bem como suspeio ou impedimento do juiz. Embora mantendo o critrio da inoponibilidade das excees como regra, a Lei Uniforme se conteve nos estritos termos do direito cambirio no incluindo no seu texto excees de natureza processual comum. Limitou-se, apenas, a fixar o princpio de que o ru no pode opor ao autor as excees fundadas sobre relaes pessoais dele com o sacador ou com os portadores anteriores, ressalvando apenas a hiptese de que o portador ao adquirir a letra tenha procedido conscientemente em detrimento do devedor. Essa limitao, evidentemente, no excluiu as outras excees que, no derivando tecnicamente do direito cambirio, possam resultar de outros princpios de direito comum. Anulao de requisito para o exerccio da ao A defesa com fundamento na falta de requisito para o exerccio da ao de natureza processual; diz respeito ao e no ao ttulo propriamente dito. Dessa ordem so as defesas que se fundarem na no-exibio da cambial vencida, na falta de posse cambial, na extino em virtude de pagamento, na falta ou nulidade do protesto se a ao regressiva e na prescrio. Inoponibilidade de excees aos terceiros de boa-f A regra bsica do Direito Cambirio a inoponibilidade de excees ao terceiro de boa-f. A redao do artigo 17 da LUG dispe que: art. 17 As pessoas acionadas em virtude de uma letra no podem por ao portador as excees sobre as relaes fundadas sobre as relaes pessoais delas com o sacador ou com os portadores anteriores, a menos que o portador ao adquirir a letra tenha procedido conscientemente em detrimento do devedor Assim, o dispositivo exclui claramente que a simples cincia do vcio seja suficiente para tornar oponvel a exceo; para que este seja oponvel no basta a simples cincia, mas necessrio que o portador, adquirindo a cambial, tenha agido cientemente em prejuzo do devedor, conforme o art. 21 da Lei Cambiria da Itlia, no dizer de
78

Waldrio Bulgarelli. necessrio ressaltar que, no s o portador deve ter adquirido a cambial reconhecendo o vcio, mas deve ter tambm agido com a conscincia de acarretar um dano ao devedor. O mesmo menciona Ascarelli, que resumiu da seguinte forma, as excees cartulares em face do terceiro possuidor: a. o ru pode sempre opor excees que visam preliminarmente, ou negar a qualidade de titular do direito, ou de portador; b. ou negar ser, ele ru, o autor da obrigao cartular (homonmia, falsificao, excesso ou falta de poderes); c. o ru pode sempre invocar as excees que reflitam vcios de forma do ttulo ou da declarao ou falta de observncia das condies necessrias ao exerccio da ao; d. o devedor pode sempre opor a exceo da prpria incapacidade no momento em que foi criado o ttulo e a falta de vontade ao assin-lo (violncia absoluta, hipnose); e. o ru pode sempre por ocorrida extino do direito cartular decorrente do ttulo; f. o devedor no pode, ao terceiro possuidor que ignore o vcio e no seja sujeito a relao de emisso, opor o erro, dolo, a violncia, na criao da obrigao, o fato de que esta tenha sido criada por pilhria, com ignorncia do seu alcance, nem sequer as excees causais nos direitos abstratos; g. o devedor no pode opor excees baseadas em relaes extracartulares (compreendidas as causais nos direitos abstratos) quer a relao fundamental em virtude da qual o ttulo foi criado ou a conveno executiva, quer as relaes referentes ao direito mencionado no ttulo, quer ocorrida extino do direito, no constante porm do ttulo, salvo hiptese de o credor ser sujeito das mesmas relaes, ou de ter agido cientemente em prejuzo do devedor; h. o devedor no pode opor a terceiro, titular autnomo do direito cartular, os vcios do negcio de emisso. Devedor solvente e devedor insolvente O Cdigo de Processo Civil distingue o devedor solvente do insolvente. Enquanto o solvente aquele cujos bens se encontram livres e desembaraados para serem nomeados penhora ou ao arresto, o devedor insolvente no possui bens livres e desembaraados que permitam ao credor a satisfao do crdito.
79

A declarao de insolvncia pode ser solicitada tanto pelo credor como pelo devedor, produzindo efeitos similares ao da falncia, como o vencimento antecipado das dvidas, a arrecadao de todos os bens suscetveis de penhora quer os atuais ou adquiridos durante o curso do processo, e a execuo por concurso universal de seus credores. Nesta situao o insolvente perde o controle dos seus bens, passando estes para um administrador nomeado pelo juiz. Todos os credores concorrem no juzo de insolvncia, obedecidos a ordem de preferncia determinada pela lei. Forma de execuo contra devedor solvente A petio inicial, alm de preencher os requisitos do art. 282 do CPC, dever ser acompanhada pelos seguintes documentos: (i)procurao geral para foro, tambm denominada ad judicia; (ii) (iii) obrigatrio; (iv) propositura da ao. demonstrativo de dbito atualizado at a data da ttulo cambial; instrumento de protesto, nos casos em que este

O foro competente extrajudicial o do Lugar do pagamento. No havendo local certo, o foro o do domiclio do ru.

AO DE LOCUPLETAMENTO ILCITO
(ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA.)

Conceito Segundo o Dicionrio Jurdico da Academia Brasileira de Letras Jurdicas, diz-se do enriquecimento ilcito ser "o acrscimo de bens que, em detrimento de outrem, se verificou no patrimnio de algum, sem que para isso tenha havido fundamento jurdico". Entende, tambm, que enriquecimento ilcito, enriquecimento indbito, enriquecimento injusto e enriquecimento sem causa so sinnimos. Outros doutrinadores tambm entendem dessa forma. Limongi Frana, defendendo essa idia e conceituando o enriquecimento sem causa, assim se expressa:

80

"Enriquecimento sem causa, enriquecimento ilcito ou locupletamento ilcito o acrscimo de bens que se verifica no patrimnio de um sujeito, em detrimento de outrem, sem que para isso tenha um fundamento jurdico". (1) Carlos Valder do Nascimento diz que o pagamento indevido insere-se no contexto do enriquecimento sem causa, o que no se coaduna com a conscincia jurdica, que consagra a moralidade como valor supremo da sociedade. Para Acquaviva enriquecimento ilcito o "aumento de patrimnio de algum, pelo empobrecimento injusto de outrem. Consiste no locupletamento custa alheia, justificando a ao de in rem verso". Por outro lado, entende que enriquecimento sem causa no o mesmo que enriquecimento ilcito, e assim o define: " o proveito que, embora no necessariamente ilegal, configura o abuso de direito, insejando uma reparao". 2.2 Desenvolvimento O princpio do enriquecimento sem causa ou enriquecimento ilcito expresso na frmula milenar "nemo potest lucupletari, jactura aliena", ningum pode enriquecer sem causa. Consiste no locupletamento custa alheia, justificando a ao de in rem verso. Iure naturae aequum est, neminem cum alterius detrimento et iniuria fieri locupletiorem justo, por direito natural, que ningum enriquea em dano e prejuzo de outrem. O enriquecimento compreende todo aumento patrimonial e todo prejuzo que se evite. O empobrecimento, toda diminuio efetiva do patrimnio ou a frustao de vantagem legtima. Entre o enriquecimento de uma pessoa e o empobrecimento de outra necessrio que haja um vinculo, ou seja, um nexo causal, fazendo com que o primeiro enriquea s custas do segundo. Consiste, como geralmente ocorre, na deslocao de um valor de um patrimnio para outro. Um exemplo seria o deslocamento de um bem do patrimnio de Joo para o de Jos, ou melhor explicando, a causa do enriquecimento de Jos foi o empobrecimento do Joo. Neste sentido cabe deciso proferida pelo Superior Tribunal de Justia, conforme segue: ENRIQUECIMENTO ILCITO (OU SEM CAUSA) PRESCRIO - CORREO MONETRIA - I. No se h negar que o enriquecimento sem causa fonte de obrigaes, embora no venha expresso no Cdigo Civil, o fato que o simples deslocamento de parcela patrimonial de um acervo que se empobrece para outro que se enriquece o bastante para criar efeitos obrigacionais. II. Norma que estabelece o elenco de causas interruptivas da prescrio inclui tambm
81

como tal qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe em reconhecimento do direito pelo devedor. Inteligncia do art. 172 do Cdigo Civil. (STJ - Resp 11.025 - SP - 3 T - Rel. Min. Waldemar Zveiter - DJU 24.02.92). Para que se configure o enriquecimento sem causa necessrio saber se a vantagem patrimonial foi conseguida atravs de um ato ilcito, de uma causa ou razo injusta. Quando ocorre uma doao, por exemplo, entende-se que aquele que recebeu a doao enriquece na medida em que o doador empobrece, porm esse enriquecimento justo, uma vez que possui uma causa legtima. Entretanto, quando se fala de causa injusta, o enriquecimento vedado pela Justia. Existindo casos neste sentido, a Justia se manifesta de forma a fazer com que seja restitudo o que foi recebido por injusta causa. Porm, essa manifestao da ordem jurdica ocorre somente a partir do momento em que o prejudicado reage, promovendo os meios de obter a restituio. O "actio in rem verso" um dos meios de obter a restituio. Entretanto, s sobreviver a ao de enriquecimento ilcito no havendo outro remdio no ordenamento jurdico processual, como por exemplo, a ao de nulidade do negcio jurdico. Nessa idia se estriba o art. 886 do novo Cdigo Civil Brasileiro. Art. 886 No caber a restituio por enriquecimento, se a lei conferir ao lesado outros meios para se ressarcir do prejuzo sofrido. A restituio devida tanto para a pessoa que recebeu sem causa jurdica quanto para a pessoa que recebeu em razo de outra causa que no se realizou ou de uma causa que deixou de existir (Venosa, 2002:208). o que disciplina o art. 885, do novo Cdigo Civil: Art. 885 - A restituio devida, no s quando no tenha havido causa que justifique o enriquecimento, mas tambm se esta deixou de existir. Para alguns doutrinadores enriquecimento sem causa pode ser considerado fonte autnoma das obrigaes. Neste sentido o posicionamento de ORLANDO GOMES, quando diz: "No a lei que, direta ou indiretamente, faz surgir a obrigao de restituir. No a vontade do enriquecido que a produz. O fato condicionante o locupletamento injusto. Evidentemente, o locupletamento d lugar ao dever de restituir, porque a lei assegura ao prejudicado o direito de exigir a restituio, sendo, portanto, a causa

82

eficiente da obrigao do enriquecimento, mas assim para todas as obrigaes que se dizem legais". (2) Outros, no entanto, se posicionam ao contrrio, como o caso de Leib Soibelman, que em sua Enciclopdia Jurdica traz a seguinte passagem acerca do tema: "O direito civil brasileiro no fez do enriquecimento sem causa uma fonte autnoma de obrigaes, prevendo apenas a modalidade mais tpica do mesmo: o pagamento indevido". O pagamento indevido est previsto no novo Cdigo Civil, nos artigos 876 a 883 e o enriquecimento sem causa nos artigos 884 a 886, e ambos esto inseridos no Ttulo VII, que trata dos atos unilaterais, como j foi citado.

3 REQUISITOS DO ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA A doutrina identifica alguns requisitos para que se configure o enriquecimento sem causa, a saber: a)ausncia de justa causa; b)locupletamento; c)nexo empobrecimento. causal entre o enriquecimento e o

De mesmo entendimento Orlando Gomes quando afirma que "h enriquecimento ilcito quando algum, s expensas de outrem, obtm vantagem patrimonial sem causa, isto , sem que tal vantagem se funde em dispositivo de lei ou em negcio jurdico anterior" (3). Para ele so necessrios os seguintes elementos: a) o enriquecimento de algum; b) o empobrecimento de outrem; c) o nexo de causalidade entre o enriquecimento e o empobrecimento; e d) a falta de causa ou causa injusta. Caio Mrio (4) entende como sendo 5 os requisitos, segundo a doutrina francesa: 1) o empobrecimento enriquecimento de outro; de um e correlativo

2) ausncia de culpa do empobrecido; 3) ausncia do interesse pessoal do empobrecido; 4) ausncia da causa;


83

5) subsidiariedade da ao de locupletamento (de in rem verso), isto , ausncia de uma outra ao pela qual o empobrecido possa obter o resultado pretendido. 4 ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA NO DIREITO ROMANO A teoria do enriquecimento sem causa foi construda sob o alicerce das condictiones, presentes no direito Romano, de onde surgiram os conceitos fundamentais. Segundo o entendimento de Washington de Barros, os romanos j consagravam o pagamento indevido como modalidade de enriquecimento ilcito. Os requisitos para a configurao do pagamento indevida nesta poca, eram: ser o pagamento devido, o solvens ter agido com erro e quem recebeu, ter recebido de boa-f. Os romanos tentaram, com base na equidade, desenvolver princpios relacionados com a teoria do enriquecimento indevido, porm no conseguiram, cabendo aos legisladores contemporneos a evoluo e o aprimoramento do instituto. Nesta poca surgem as condictiones, atravs das quais as pessoas podiam reaver o prejuzo por pagamento errneo. O objetivo dos romanos, com as condictiones, era justamente combater situaes injustas, que no eram amparadas por lei, entre elas o enriquecimento ilcito. Desta forma, aquele que locupletasse com a coisa alheia seria obrigado a restitui-la a seu dono. Os contratos, em Roma, possuam uma forma abstrata e para diminuir o rigor desse abistratismo, surgem formas tcnicas para evitar o enriquecimento sem causa. nesse momento entra o papel do pretor. Quando um caso particular era merecedor de proteo, o pretor concedia a condictio. Vejamos, a seguir, algumas condictiones: 4.1 A condictio indebiti A condictio indebiti era a principal e mais antiga condio do direito romano. Era a condictio que sancionava a obrigao resultante da indebiti solutio (pagamento indevido). Ela ocorria quando algum pagava alguma coisa por erro, porm sempre com a inteno de liberar-se de uma obrigao, que na verdade no existia. Configurava-se a condictio indebiti quando houvesse a presena dos seguintes requisitos: (5) a)que tenha havido o cumprimento de uma obrigao que era suposta pelo sujeito (uma solutio), isto , o cumprimento de prestao para extinguir uma suposta relao obrigacional;
84

b)que essa solutio fosse indevida, ou seja, que entre solvens e accipiens nunca tivesse existido relao obrigacional ou, ou se j existiu, que j estivesse extinta; ou ainda, que a prestao realizada no fosse objeto da relao obrigacional existente; c)que o cumprimento da obrigao ocorresse erro de fato escusvel d)o accipiens deveria estar de boa-f. Se estivesse de m-f a ao seria outra (condictio furtiva); e)que a solutio no se referisse a uma obrigao que embora no existisse, a ao, em caso de o ru falsamente negar a dvida, fosse o dobro do valor que realmente se devia, ou a obrigao fosse eliminvel por meio de exceo perptua. Como a boa-f era uma exigncia, o acipiente (accipiens) s responderia pelo que efetivamente enriqueceu com o pagamento indevido. Neste sentido o posicionamento de Silvio de Salvo Venosa: "Nem sempre o empobrecimento do solvens igual ao enriquecimento do accipiens. O enriquecimento por parte do accipiens pode ser superior ao empobrecimento; por exemplo, quando a coisa produz frutos, o accipiens dever restituir no apenas a coisa, mas tambm seus frutos. Por outro lado, o enriquecimento pode se inferior ao empobrecimento, como, por exemplo, o accipiens vende a coisa obtida por preo inferior a seu valor. Nesse caso, o accipiens no ter de devolver mais do que o verdadeiro enriquecimento". (6) 4.2 Condictio causa data non secuta Outra forma de condictio que era aplicada visando a restituio de coisa dada em troca de outra coisa que no o foi, ou em troca de um servio e esse no foi executado. Por exemplo, algum recebia uma quantia em dinheiro "dote", mas o casamento no se realizava. 4.3 Condictio ob injustam causam Esta condictio era aplicada aos casos em que alguma coisa era concedia por uma causa contrria ao direito, como, por exemplo, cobrana de juros alm do estipulado ou ento a restituio de uma coisa recebida com violncia. Em ambos os casos a finalidade era a restituio. 4.4 Condictio ob turpem causam
85

Visava a restituio quando alguma pessoa recebia uma prestao com final imoral. Por exemplo, uma pessoa que recebesse uma quantia para matar outra pessoa. Esta condictio era concedida mesmo que o accipiens tivesse executado a prestao imoral. 4.5 Condictio sine causa Era utilizado naqueles casos em que uma pessoa dava outra uma quantia em dinheiro ou coisa para a obteno de finalidade que no existia ou que no se podia realizar, ou, ainda, para objetivo que viesse a falhar.

5 PAGAMENTO INDEVIDO "Todo aquele que recebeu o que lhe no era devido fica obrigado a restituir". (art. 876, Cdigo Civil Novo, 1 parte). Pagamento indevido constitui um caso tpico de obrigao de restituio fundada no princpio do enriquecimento sem causa, segundo o qual ningum pode enriquecer custa alheia, sem causa que justifique (DINIZ, 2002:228). Para Maria Helena Diniz, pagamento indevido uma das formas de enriquecimento ilcito e divide-se em duas espcies: a) pagamento objetivamente indevido e b) pagamento subjetivamente indevido. Haver pagamento objetivamente indevido quando o indivduo pagar uma dvida inexistente, por no haver qualquer vnculo obrigacional, ou ento, um dbito existente, mas que j foi extinto. Neste caso, o indivduo para erroneamente, uma vez que desconhece da inexistncia da dvida. Sendo assim, ter direito de ao de repetio do indbito. Por outro lado, se o fez consciente do erro, no desfrutar dessa tutela legal. O pagamento subjetivamente indevido configura-se quando o sujeito erroneamente paga por algo que se julgava dever, mas que na verdade no o devia. Aqui, h a existncia da dvida, porm ela paga por quem, no sendo devedor, julgava s-lo. Segundo Venosa (7), enriquecimento sem causa e pagamento indevido so troncos da mesma cepa, ou seja, o pagamento indevido pertence ao grande manancial de obrigaes que surge sob a gide do enriquecimento ilcito. Maria Helena Diniz afirma que pagamento indevido funda-se no princpio de enriquecimento sem causa, e conceitua: "Pagamento indevido uma das formas de enriquecimento ilcito, por decorrer de uma prestao feita por algum com o intuito de extinguir uma obrigao erroneamente pressuposta, gerando ao accipiens, por imposio legal, o dever de restituir, uma vez
86

estabelecido que a relao obrigacional no existe, tinha cessado de existir ou que o devedor no era o solvens ou o accipiens no era do credor" (8) O pagamento indevido o que se faz voluntariamente, por erro. Por exemplo, a pessoa convencida de que deve, vai e paga. Sendo assim, uma vez que aquele que recebe no verdadeiramente o credor, ter recebido indevidamente, mesmo que de boa-f. Como no deve ficar com o que no lhe pertence, se no o entregar, poder ser obrigado a faz-lo, e para obrig-lo restituio, aquele que pagou indevidamente tem a ao de repetio. Civil. Repetio de indbito. Cheque compensado antes do prazo. Devoluo posterior. Erro do banco. Negativa de devoluo do gasto. Enriquecimento indevido do correntista. Locupletamento ilcito. Arts. 964 e 965 do Cdigo Civil. Recurso provido. I - Aquele que indevidamente recebe um pagamento, sem justa causa, tem o dever de restituir, no tolerando o ordenamento positivo o locupletamento indevido de algum em detrimento de outrem. II - O banco que creditou na conta-corrente do seu cliente o valor de cheque depositado antes do termo final para compensao pode perseguir a devoluo daquela quantia se verificar que o titulo de credito estava viciado. (STJ Ac. Resp. 67731/SC Deciso: por unanimidade, conhecer do recurso e dar-lhe provimento 4 Turma; Rel. Min. Slvio de Figueiredo Teixeira 29/10/1997). necessrio que se prove que foi pago com erro o que na verdade no se devia. preciso que se tenha feito o pagamento na suposio falsa que se devia. O nus da prova do erro do pagamento compete ao solvens, conforme disposto no art. 965, CC. Aquele que no provar que efetuou o pagamento por erro ou coao, no ter direito restituio. Neste sentido foi a deciso proferida pelo Tribunal de Justia de So Paulo, conforme jurisprudncia. (9) Pagamento indevido sem erro ou coao considerado ato de liberalidade do solvens e no autoriza a repetio por no lhe faltar causa. Este deve ser tambm o entendimento do Tribunal de Justia de Santa Catarina, conforme jurisprudncia que segue: "Processual Civil Ao de indenizao Enriquecimento sem causa Mandato verbal nus da prova Fato constitutivo INDEMONSTRADO IMPROCEDNCIA DO PEDIDO. Recai sobre o autor o encargo de demonstrar o fato constitutivo de seu direito e sobre o ru o de comprovar fato impeditivo, modificativo ou extintivo quele (art. 333, incs. I e II, do CPC). Apenas quando provados os fatos hbeis a constituir o direito do autor surgir ao ru o nus de
87

demonstrar os fatos que lhes impeam o acolhimento. "Enquanto tal no acontea, o ru pode limitar-se a negar pura e simplesmente, mesmo no caso de negao indireta, ou seja, de afirmao de um fato incompatvel com aquele afirmado pelo autor (negatio per positionem); ele no tem, por enquanto, a necessidade de provar o fato que afirma, porque a sua afirmao feita s para negar a existncia do fato deduzido pelo autor, como fundamento de sua demanda" (Carreira Alvim). (TJSC AC 98.014681-0 4 C. Cv. Rel. Des. Pedro Manoel Abreu J. 30.03.2000). Segundo Maria Helena Diniz, para que haja a caracterizao do pagamento indevido, so necessrios os seguintes requisitos: 1.Enriquecimento patrimonial do accipiens custa de outrem: 2.Empobrecimento do solvens; 3.Relao de imediatidade, ou seja, o enriquecimento de um deve decorrer diretamente da diminuio patrimonial do outro; 4.Ausncia de culpa do empobrecido, que voluntariamente paga a prestao indevida por erro de fato ou de direito; 5.Falta de causa jurdica justificada do pagamento efetuado pelo solvens; Subsidiariedade da ao de in rem verso, ou seja, inexistncia de outro meio jurdico pelo qual o empobrecido possa corrigir a situao do enriquecimento sem causa. 6 CONCLUSO O Cdigo Civil de 1916 faz aluso apenas ao pagamento indevido, que vem disposto nos artigos 964 a 971. O novo Cdigo Civil (Lei 10.406, de 2002), trata do pagamento indevido nos artigos 876 a 883 e do enriquecimento sem causa nos artigos 884 a 886, conforme j vimos na parte introdutria deste trabalho. Com relao ao pagamento indevido, percebe-se que de uma forma geral o cdigo novo conservou o mesmo teor do texto, alterando em alguns artigos, apenas algumas palavras, no entanto, permanecendo o mesmo sentido. No art. 970, CC fala-se em cumprir obrigao natural; j no novo Cdigo Civil, em seu artigo 882, a expresso "obrigao judicialmente inexigvel".
88

Percebe-se ainda que houve a incluso de um artigo no cdigo novo, falando do pagamento indevido. Trata-se do art. 881. Art. 881 Se o pagamento indevido tiver consistido no desempenho de obrigao de fazer ou para eximir-se da obrigao de no fazer, aquele que recebeu a prestao fica na obrigao de indenizar o que a cumpriu, na medida do lucro obtido. De uma certa forma, o que se percebe uma confuso muito grande de conceitos doutrinrio. H, na verdade, muita contradio. Cada doutrinador tem um posicionamento, e para ns, acadmicos de Direito, ainda mais complicado, porque difcil saber a quem seguir. No entanto, encaro isso como algo positivo, pois possibilita um amadurecimento de idias, pois ao passo em que lemos vrias obras e identificamos posicionamentos diferentes, possvel avaliarmos porque um autor disse isso e outro disse aquilo Conclui-se que o enriquecimento sem causa decorrncia do pagamento indevido, tendo em vista que se no houver a existncia deste, no tem porque se falar naquele. Podemos notar que a aplicao do instituto acentua-se mais na rea Tributria. Talvez seja pelo fato de que nesses casos h uma exceo quanto prova do erro por parte daquele que efetuou determinado pagamento, ou seja, dispensada a prova pelo fato que se entender a inadimissibilidade da presuno de vontade do sujeito de recolher tributos por simples vontade. H muitos casos que envolvem enriquecimento sem causa e pagamento indevido, mas geralmente, na maioria dos casos, o contrato, quando existindo, anulado, usando outros meios que no a ao de "in rem verso". AO MONITRIA
Introduo

Desde os romanos vigora entre ns o princpio da titularidade, expresso no brocardo nulla excutio sine titulo. Da decorre a necessidade de toda execuo ser lastreada num ttulo executivo. Nessa poca j havia preocupao com a razovel durao do processo, fato constatado pela possibilidade de antecipao da tutela jurisdicional em situaes especificas. Todavia, ainda no se tinha relativizado a dicotomia entre o processo de conhecimento e de execuo. Vale dizer que no existia procedimento anlogo ao monitrio entre os romanos.
89

Joo Batista Lopes. apud Calamandrei, em seu clssico estudo denominado Ao Monitria, elenca duas espcies de ao monitria: o procedimento monitrio puro, que se baseava na simples afirmao do autor, e o procedimento monitrio documental, que necessitava de prova escrita. A Alemanha conviveu com as duas espcies, o procedimento monitrio puro (Mahnverfahren), dedicado a crditos pecunirios ou de coisas fungveis; e o procedimento monitrio documental (Urkundenprozess), marcado pela sumarizao do rito ao invs da inverso da iniciativa do contraditrio. No ordenamento brasileiro podemos identificar pela primeira vez figura anloga nas Ordenaes Manuelinas e no regulamento 737, sob a alcunha de ao de assignao de dez dias ou decendiria, que consistia na possibilidade do credor, com documento comprobatrio de seu crdito, citar o devedor para pagar em dez dias ou alegar fato que o exonerasse. A ao monitria, como conhecemos hoje, foi inserida no sistema brasileiro pela Lei 9.079/95, que acrescentou no Livro IV, Ttulo I, o Capitulo XV, no Cdigo de Processo Civil, onde constam os artigos 1.102 a a usque 1.102 c, dedicados inteiramente a regular o instituto. Interpretao eficcia de titulo executivo" da locuo "prova escrita sem

O manejo da ao monitria exige preexistncia de documento escrito sem eficcia de titulo executivo, de onde se depreende a clara opo do legislador em privilegiar o procedimento monitrio documental ao invs do procedimento puro. O importante neste momento estabelecer o alcance da exigncia legal, delimitar o espectro de situaes abarcadas e fixar as fronteiras da seara monitria. Primeiramente, como j dito, o ttulo deve ser desprovido de fora executiva, como ensina o ilustre Ministro do egrgio Superior Tribunal de Justia Barros Monteiro, em voto proferido nos autos do REsp. 331.622-SP: "precisamente por isso [no ser titulo executivo], consubstanciam a prova escrita exigida por lei para arrimar a propositura da ao monitria.". Assim, se o documento estampar divida liquida, certa e exigvel estar-se- diante de titulo executivo, que reclama processo executivo. Carece, dessa forma, o credor de interesse de agir para monitria, pois se a razo de ser, dessa ao, justamente abreviar o caminho do credor at o ttulo executivo, esse j existindo, no haveria qualquer interesse no procedimento injuntivo.

90

Mas ento o que falece ao ttulo monitrio em relao ao executivo? Tendo em vista que a via injuncional no comporta fase de liquidao, o ttulo monitrio deve ser sempre liquido, como esclarece Rodrigo Strobel Pinto, nos termos transcritos: "Insta observar que a prova escrita deve gozar de liquidez, pois: a) inexiste procedimento liquidatrio no bojo do processo injuncional; b)o mandado de pagamento converte-se imediatamente em ttulo executivo, que deve ostentar liquidez, sob pena de infrao ao art. 586, caput, do CPC; e c) proporciona ao ru cincia da quantia devida, para que proceda a quitao do dbito ou oposio de defesa atravs de embargos". Da mesma forma a dvida estampada deve ser certa, pois a espcie no comporta alta carga cognitiva; a cognio sumaria, somente ampliada pela instaurao do contraditrio pelo devedor. assim que o cheque prescrito (ou seja, que perdeu sua exigibilidade, mas que continua a ventilar obrigao liquida e certa) pode dar ensejo ao monitria, conforme estudaremos mais a fundo no tpico prprio. Cedio, ento, que o ttulo monitrio que estampe obrigao liquida e certa. Vale a pena ressaltar que a ao monitria no tem o condo de devolver ao ttulo a exigibilidade que perdeu ou que nunca possuiu, mas sim de criar novo ttulo executivo. Por fim, a prova na ao monitria vinculada, vale dizer ou o direito do autor esta provado pelo documento escrito sem fora executiva preconstitudo ou no se pode processar a monitria. Ao Monitrria fundada em contrato de Abertura de Crdito Rotativo Primeiramente, o que se tem a smula 233, do Superior Tribunal de Justia, segundo a qual o contrato de abertura de crdito no ttulo executivo. Por obvio, pois se trata de documento unilateral, no podendo possuir tal fora. Justamente por isso que tais crditos necessitam passar pelo crivo processo injuntivo para ensejar a formao de um ttulo executivo, como novamente esclarece Rodrigo Strobel Pinto, apud Dinamarco: "O fundamento justificador da instituio de um documento como ttulo executivo a probabilidade da existncia do direito nele constante.

91

Tal probabilidade assaz a execucional advm de dois fatores, quais sejam a) ou o prvio reconhecimento do direito por ato estatal idneo, produzido segundo os cnones do devido processo legal, ou b) o reconhecimento da obrigao pelo prprio obrigado(...) Ao credor vedada tanto a criao de ttulos executivos quanto de documentos alheios quele. justamente isto que as instituies financeiras fazem ao expedir os lanamentos contbeis: criam um documento cuja finalidade reunir-se ao ttulo executivo (instrumento contratual de abertura de crdito)". Ainda, tem-se que estes contratos no conseguem in se ipsa conferir liquidez a dvida, ou seja, no se depreende somente do contrato o quantum debeatur, devendo a instituio financeira fornecer outros elementos hbeis a tal fim, como os extratos bancrios. Neste esteio o entendimento do egrgio Superior tribunal de Justia, consolidado na smula 247, que considera o contrato de abertura de crdito em conta-corrente acompanhado de demonstrativo de dbito documento hbil ao ajuizamento da ao monitria. Ao Monitrria fundada cheque prescrito O tema tratado pela smula 299, do Superior Tribunal de Justia, que admite ao monitria fundada em cheque prescrito. No podia ser diferente, pois se o cheque no estivesse prescrito ensejaria desde logo a execuo. Urge, portanto, que se verifique o sistema de prescrio da Lei 7.357/85: A partir da emisso da cartula o sacador possui trinta ou sessenta dias, conforme deva ou no o cheque ser pago na mesma praa em que foi emitido (artigo 33, da Lei 7.357/85), para apresent-lo instituio financeira, falecendo ao autor interesse de agir para qualquer ao neste prazo. Aps este prazo, o subsiste para o beneficirio a pretenso executiva, que prescreve seis meses aps o termino do prazo de apresentao (artigo 59, da Lei 7.357/85). Somente com a perda da fora executiva que o credor, obviamente, pode se valer da ao monitria, da cumpre-se destacar duas situaes: Se a monitria for proposta at dois anos aps o transcurso do prazo da prescrio da pretenso executiva sua causa pentendi ser a locupletao sem causa de devedor (artigo 61, da Lei 7.357/85), no precisando ser ventilada a causa debendi. Aps este
92

nterim, a monitria dever se fundar na relao jurdica material que deu origem a cambiaria, que prescreve no prazo dos direitos pessoais. Depois no mais ser possvel socorrer ao judicirio com escopo de ver reconhecida e satisfeita a obrigao de onde decorre o cheque prescrito, de forma que a possibilidade de se manejar, ou no, a ao monitria, nestes casos, depende de ter sido alcanada a prescrio da pretenso executiva e no a da ao cognitiva. Procedimento A petio inicial dever seguir as exigncias do artigo 282, do Cdigo de Processo Civil, mais a prova escrita de seu crdito exigida pelo artigo, 1.102, a, do mesmo Codex. Aps o deferimento da inicial, o juiz, em deciso interlocutria, ordenar a citao do ru para pagar soma em dinheiro ou entregar coisa (da a dico do artigo 1.102, b, ser mandado de pagamento, e no citao). Tal deciso interlocutria irrecorrvel, como salienta Humberto Theodoro: "(...) no pela natureza do ato judicial, mas pela falta de interesse do ru para justificar o manejo do agravo, visto que a conseqncia imediata da citao a abertura, para o destinatrio, da faculdade de defender-se amplamente por meio de embargos". Uma vez citado o devedor pode assumir trs posies: satisfazer a obrigao no prazo do artigo 1.102, b, do Cdigo de Processo Civil; permanecer inerte e arcar com o nus da revelia; oferecer embargos, na forma do artigo 1.102, c, do mesmo Diploma Legal. Caso o dbito seja pago no prazo supra, o devedor ser dispensado do nus da sucumbncia, sendo o processo, conseqentemente, extinto, medida de poltica legislativa com escopo de estimular a quitao do dbito o mais breve possvel. Se adotar a segunda posio, o mandado de pagamento se converter automaticamente em ttulo executivo judicial, ex vi artigo 1.102, c, do Cdigo de Processo Civil. O credor estar livre pra entrar no patrimnio do devedor por meio da fase de cumprimento de sentena, Lei n. 11.232/05, descabendo, assim, os embargos nesta fase, somente podendo ser oferecida impugnao nos limites do artigo 475 L, do Cdigo de Processo Civil. Se a obrigao for para entrega de coisa a sentena deve ser cumprida de imediato, nos moldes da Lei 10.444/02. Com o oferecimento dos embargos, suspende-se a eficcia do mandado de pagamento e o rito se ordinariza, sendo a
93

deciso dos deste recorrvel por apelao a ser recebida no duplo efeito, pela aplicao analgica do artigo 520, V, do Cdigo de Processo Civil. Citao No procedimento monitrio, o ru ou interessado no propriamente citado, ou seja, chamado a juzo a fim de se defender, mas sim para pagar ou entregar a coisa no prazo de quinze dias, inteligncia do artigo 1.102-b, do Cdigo de Processo Civil. O contraditrio, nestes casos, ocorre secundum enventus litis, com o oferecimento dos embargos. No obstante o termo citao ser consagrado pela doutrina e pela jurisprudncia. Outrossim, a smula 282, do Superior Tribunal de Justia, permite a citao por edital do devedor no mbito da monitria, sendo esta espcie de citao ficta, onde as chances do ru ter efetivo conhecimento da lide o menor possvel, tem-se tambm por permitida a citao por hora certa. Todavia nestes casos dever-se- nomear curador especial que estar obrigado a oferecer os embargos. Neste sentido, RT 779/191, 797/282 e 755/381. Ademais no julgamento do REsp. 175.090-MS, o Rel. Min. Ruy Rosado de Aguiar, expressamente consignou: "A citao do ru no processo monitrio, com essa injuno a pagar ou entregar e advertncia do risco da inrcia (e isso se constitui numa intimao acoplada citao), ser feita pelas vias normais, ou seja: correio, oficial de justia, precatria, edital, etc.". De modo que, na ao monitria so admitidas todas as formas de citao. Entretanto, em caso de citao ficta, urge que se nomeie curador especial ao ru para que, este, oferea os embargos, neste sentido RSTJ 152/253; STJ-RT 779/191, 797/282; RJTJERGS 216/366; Ajuris 88/548; e no julgamento do REsp. 297.421-MG, o ilustre rel. min. Slvio de Figueiredo Teixeira consignou que "(...) uma vez citado o ru por edital, ser nomeado, da mesma forma que no procedimento ordinrio, curador especial (art. 9o, II, CPC), que dever apresentar defesa.". Natureza jurdica dos embargos monitrios e as conseqncias da advindas A natureza jurdica dos embargos monitrios controvertida na doutrina. H quem defenda que esse possui a mesma natureza dos embargos execuo, ou seja, de ao autnoma. Outros, porm, advogam que sua natureza jurdica de contestao.
94

Da analise comparativa do tratamento legislativo dado aos institutos dos embargos execuo e dos monitrios se denota sua natureza jurdica diversa. Nos embargos do devedor se forma instrumento, autua em apartado e distribu-se por dependncia, sem que este obste o tramite da execuo, conforme o pargrafo nico do artigo 736, do Cdigo de Processo Civil, pois ao autnoma. J Nos embargos monitrios ocorre a autuao e processamento nos mesmos autos da ao monitria, a teor do artigo 1.102-C, do Cdigo de Processo Civil, nos levando a crer que sua natureza jurdica seja de contestao. Ademais, o efeito suspensivo nos embargos do devedor so exceo, e esse nada influi no rito da execuo. Pelo oferecimento dos embargos monitrios sempre se suspende eficcia do mandado injuntivo, instaura-se o contraditrio e o rito se ordinariza. Como visto, aps a entrada em vigor da Lei 11.382/06, esta celeuma no mais se justifica, pois o legislador acentuou as diferenas entre ambos institutos. A confuso decorre da banalizao do uso do termo embargos, nos parecendo clara a natureza de contestao dos embargos monitrios. Doravante, a importncia da fixao da natureza jurdica dos embargos monitrios no meramente acadmica. Decorre da, ao menos duas grandes questes: a possibilidade de terceiro intervir no processo, e de se oferecer reconveno no bojo da ao monitria. Passamos a analisar essas situaes, partindo do pressuposto de que tenha se oferecido embargos. Como j afirmado, o processo monitrio sincrtico e, uma vez opostos os embargos, que podero versar sobre qualquer matria de defesa, conforme artigo 102-C, 2o, do Cdigo de Processo Civil, o rito se ordinariza. Maximizada a carga cognitiva da monitria pela oposio dos embargos, nada obsta que terceiro intervenha no processo, como afirma Jos Rubens da Costa: "A figura do chamamento ao processo no possvel no procedimento monitrio. Direito, contudo, do devedor de promover o chamamento na ao de embargos." O caso que o autor considera a natureza jurdica dos embargos monitrios a mesma dos embargos execuo, posio que, data venia, no concordamos, conforme j expostos. Todavia, o que se
95

denota que qualquer que seja a natureza que se d ao embargos, somente se questionar em que demanda o terceiro intervir, mas no se coloca em duvida a possibilidade desse intervir. Doravante, quanto possibilidade de oferecimento de reconveno em ao monitria, Jos Rubens da Costa leciona que: "Por se tratar a ao monitria de ao de conhecimento, possvel o oferecimento de reconveno tambm em pea autnoma e no mesmo prazo de quinze dias (arts. 315 a 318 do CPC). Se deferida a reconveno, ser julgada na mesma sentena que julgar os embargos. A reconveno, por ser cumulao de aes, observar as regras do art. 292 do Cdigo de Processo Civil: compatibilidade entre os pedidos, mesma competncia do juzo e mesmo procedimento, isto , a ao do reconvinte tambm ser monitria." Somente vale a ressalva que a possibilidade de reconvir no est atrelada a natureza da ao monitria, que sincrtica uma fase cognitiva e outra executiva, como, alis, a regra mas sim a natureza de contestao dos embargos monitrios.

AO DE COBRANA

Sem maiores necessidades de conceituao, a ao de cobrana uma ao de rito ordinrio, e est fundamentada nos arts. 282 e ss do CPC. H necessidade de se provar o negcio subjacente que deu origem a divida, como, por exemplo, uma ao de cobrana onde se demonstra a venda de mercadoria atravs da nota fiscal com o respectivo comprovante de recebimento da mesma pelo devedor. Em face da maior efetividade da ao monitria em relao aos ttulos de crdito, a ao de cobrana se mostra de maior utilidade quando no se tem o ttulo de crdito, mas to somente uma outra prova da relao negocial que deu origem dvida. A doutrina no unnime quanto ao prazo de prescrio. Alguns falam em 5 anos e outros em 10 anos.

96

ANULAO DA LETRA CMBIO Processo de anulao da cambial Pode ocorrer que a cambial, em poder do portador, venha a extraviar-se, ou seja destruda total ou parcialmente. Para exercer seu direito de crdito essencial que o credor apresente o documento, a letra de cmbio. Estaria, assim, o portador impossibilitado de haver o crdito incorporado ao ttulo, com o conseqente enriquecimento sem causa do devedor cambirio. O Decreto n 2.044/08 socorreu o credor (art. 36), criando a ao de anulao da letra extraviada ou destruda. A Lei Uniforme disso no cogitou, pois o problema diz respeito ao direito processual comum, no sendo tema que deva necessariamente ser versado numa lei cambiria. O proprietrio da letra, autor da ao, deve justificar na petio inicial, a sua propriedade, bem como esclarecer as circunstncias que resultaram do extravio ou destruio do ttulo. Por extravio deve entender-se a perda, furto ou qualquer outra forma de apossamento. A letra e os fatos devem, assim, ser cumpridamente descritos com clareza e preciso. Na hiptese de extravio, o autor deve requerer ao juiz competente do Lugar do pagamento a intimao do sacado ou do aceitante e dos coobrigados, para que no paguem a letra, e a citao do detentor, se for conhecido, para apresent-lo em juzo, no prazo de trs meses. Na hiptese de ser desconhecido o detentor da letra extraviada, ou no caso de destruio, deve o autor pedir a citao dos coobrigados para que, dentro do prazo de trs meses, apresentem contestao, firmada em defeito de forma do ttulo ou na falta de requisito essencial ao exerccio da ao. Processado o pedido, decorrido o prazo de trs meses sem se apresentar o portador legitimado, ou sem a contestao do coobrigado, o juiz decretar a nulidade do ttulo extraviado, ou destrudo, e ordenar, em benefcio do proprietrio, o levantamento do depsito da soma cambial, caso tenha sido efetuado. Titular dessa sentena fica o autor proprietrio da letra habilitado para o exerccio da ao executiva contra o aceitante ou outros coobrigados. A sentena tem, como se v, efeito executrio. Se, todavia, for apresentada a letra no prazo de trs meses ou oferecida a contestao, o juiz julgar prejudicado o pedido de anulao da letra, ressalvando-se ao autor o direito de recorrer s vias ordinrias para fazer valer seus eventuais direitos.
97

A ao anulatria ressalva o Decreto n 2.044/08, no impede a expedio de duplicata da letra e nem para os efeitos de responsabilidade civil dos coobrigados, dispensa o aviso imediato do extravio, dado por carta registrada, endereada ao sacado, ao aceitante e aos outros coobrigados. Prescrio da ao Segundo a LUG, as aes contra o aceitante prescrevem em trs anos a contar do vencimento. As aes do portador contra os endossantes e contra o sacador prescrevem em um ano, a contar da data do protesto feito em tempo til, ou da data do vencimento, quando se tratar de letra com clusula sem despesas. Por fim, as aes dos endossantes uns contra os outros e contra o sacador prescrevem em seis meses a contar do dia em que o endossante pagou a letra ou em que ele prprio tenha sido acionado. A prescrio pode ser interrompida, mas s produz efeito em relao pessoa contra quem foi dirigida (art. 71 da LUG). Por iniciativa do portador, claro, pode interromper-se a prescrio contra um ou todos os obrigados ou coobrigados. O instituto da prescrio, mesmo aplicado ao direito cambirio, segue a disciplina traada em nosso direito civil, que toma a seu cargo as normas a ela relativas. A prescrio interrompe-se pela citao pessoal feita ao devedor, ainda que ordenada por juiz incompetente, pela apresentao do ttulo de crdito em juzo de inventrio, ou em concurso de credores, por qualquer ato judicial, que constitua em mora o devedor, por qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe o reconhecimento do direito pelo devedor. Execuo cambial no Juizado Especial O Juizado Especial, previsto no art. 98, I, da Constituio Federal de 1988, e disciplinado na Lei 9.099/95, foi criado para agilizar o processamento das causas cveis de menor complexidade. Desta forma, observado o limite mximo previsto no inc. II, do pargrafo 1, do art. 3 da Lei 9.099/95, poder o credor de ttulos cambiais optar pelo Juizado Especial, atribuindo maior destaque aos princpios da oralidade, da simplicidade e do informalismo, buscando, a priori, a conciliao entre as partes, e consagrando o jus postulandi, nas causas de at 20 salrios mnimos, s exigindo a assistncia advocatcia nas causa de valores superiores a este.
98

Nas causas de valor at 20 salrios mnimos, pode o prprio autor firmar sua petio inicial, sendo indispensvel a juntada do ttulo. A competncia do juzo segue os critrios do art. 4 da Lei 9.099/95. No Juizado Especial, apenas as pessoas fsicas podem ser partes, excluindo-se no apenas as pessoas jurdicas particulares e a massa falida, mas tambm os incapazes, o preso e o insolvente civil. Diferente da audincia de conciliao na execuo cambial, que se encontra vinculada penhora dos bens, nos Juizados Especiais a conciliao independe da realizao da penhora para que haja audincia de conciliao. No havendo acordo, o devedor poder propor embargos, na prpria audincia ou em data marcada pelo juiz nos quinze dias subseqentes. Depois de proferida a sentena, caber recurso inominado no prazo de dez dias, sendo este julgado por um rgo colegiado com trs juzes togados, podendo ser recebido no prprio efeito suspensivo, na eventualidade de dano irreparvel. Na execuo cambial, o juiz pode deferir a adjudicao do bem penhorado na prpria audincia dispensando, assim, a morosidade da praa ou leilo. Perante este caso, a adjudicao se dar pelo valor da avaliao do bem penhorado, implicando, eventualmente, o pagamento, pelo exeqente, da diferena entre o valor do bem e o seu crdito. No ocorrendo adjudicao, os bens penhorados sero alienados em praa. E no localizando o devedor ou inexistindo bens penhorveis, o processo ser extinto com a devoluo dos documentos que acompanham a inicial.

99

Das könnte Ihnen auch gefallen