Sie sind auf Seite 1von 3

ESTADO DA PARABA ASSEMBLIA LEGISLATIVA Gabinete do Deputado RANIERY PAULINO Projeto de Lei n. ___________/2011.

Dispe sobre a obrigao do Governo do Estado da Paraba de publicar no Dirio Oficial o extrato da admisso e demisso de Contratado (a) a ttulo de prestao de servios e Pro temporee d outras providncias. A ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARABA DECRETA: Art. 1. Fica o Governo do Estado da Paraba, por sua administrao direta e indireta, obrigado a publicar no Dirio Oficial o extrato da admisso e demisso de Contratado (a) a ttulo de prestao de servios e Pro tempore. Art. 2. O descumprimento do princpio constitucional definido no artigo 1 incorrer na aplicao de pena de multa para o gestor pblico, correspondente ao valor de 10% (dez por cento) do valor do contrato de trabalho celebrado. Art. 3. Esta lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 4. Revogam-se as disposies em contrrio. Sala das Sesses, 14 de fevereiro de 2011.

JUSTIFICATIVA Pro tempore uma expresso de origem latina que traduzida pode significar temporariamente ou por enquanto. Portanto, na linguagem comum indica uma situao transitria. Como termo jurdico, significa a vigncia de um cargo ou funo. Ocorre que no mbito do Poder Executivo do Estado da Paraba, o Pro tempore passou a ser considerada uma categoria de servidor que h muito permanece no exerccio de funo pblica sem renovao, ou seja, no h vigncia contratual posto que se constate a existncia de casos de pessoas que

esto no servio pblico h mais de quinze anos, e que abruptamente tm sido exoneradas sem qualquer aviso ou direito trabalhista.

Em realidade, h vrios casos de Pro tempore admitidos no servio pblico estadual sem o ato administrativo formal de admisso, tampouco de demisso, contrariando assim o princpio constitucional da publicidade, que se encontra definido no artigo 37 da Carta Magna Brasileira, tendo seu natural campo de aplicao no Direito Administrativo. Alis, essa matriz constitucional est acompanhada dos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficincia (rol sedimentado atravs da Emenda Constitucional n. 19/98). H ainda, os contratos a ttulo de prestao de servio considerado essencial que, igualmente, no tm seus atos publicizados, isto , tornado pblico. O constitucionalista Jos Afonso da Silva (Curso de Direito Constitucional Positivo, Malheiros, 2000, pg. 653) assevera que: "A publicidade sempre foi tida como um princpio administrativo, porque se entende que o Poder Pblico, por ser pblico, deve agir com a maior transparncia possvel, a fim de que os administrados tenham, a toda hora, conhecimento do que os administradores esto fazendo.. Alexandre de Moraes (Direito Constitucional, Atlas, 2009, pg. 327) adota posio semelhante, afirmando que a publicidade se faz pela insero do ato no Dirio Oficial, ou seja, o princpio respeitado quando os atos da administrao so inseridos no Dirio Oficial do ente respectivo. Kildare Gonalves de Carvalho (Direito Constitucional Didtico, Del Rey, 2009, pg. 1057), tambm define que o princpio da publicidade est intimamente associado ao da impessoalidade, como demonstra o 1 do mesmo artigo 37 da Carta Magna. Ele garante que a relao de comunicao da Administrao com a sociedade compreende, portanto, apenas informar e ser informada, mas nunca manipular (...). Ainda, Egon Bockmann Moreira (Processo Administrativo, Malheiros, 2010, pg.133) garante que: o princpio da publicidade de essncia de um Estado Democrtico de Direito, inerente ao exerccio da funo pblica (...). No existem assuntos internos ou reservados intimidade da Administrao. Nem tampouco podem existir dados pblicos cujo acesso seja exclusivo de determinadas pessoas. A regra de ampla transparncia, clara e franca, de todos os aspectos da conduta administrativa estatal. O fato que se verifica no Governo do Estado da Paraba a ausncia do respeito ao princpio da publicidade preconizado na Constituio Brasileira. H ainda juristas que avalizam tratar-se a matria de um bem jurdico.

Maria Sylvia Zanella di Pietro (Direito Administrativo, Atlas, 2007, pg. 66) vai ainda mais longe e ressalta a importncia de assegurar o direito de informao do cidado (com base no art. 5, incisos XIV e XXXIII da CF/88) no s em face de interesse particular, mas, igualmente em face dos interesses coletivos ou gerais, de modo a operar uma forma mais eficiente de controle popular da Administrao Pblica. Na mesma linha o pensamento de Celso Antnio Bandeira de Mello (Curso de Direito Administrativo, Malheiros, 2000, pg. 59) que assevera: se os interesses pblicos so indisponveis, se so interesses de toda coletividade, os atos emitidos a ttulo de implement-los ho de ser exibidos em pblico. O povo precisa conhec-los, pois este o direito mnimo que assiste a quem a verdadeira fonte de todos os poderes. O doutrinador ainda continua: O princpio da publicidade impe a transparncia na atividade administrativa exatamente para que os administrados possam conferir se est sendo bem ou mal conduzida.. Diante destas consideraes, resta desta Casa de Epitcio Pessoa a fim de contribuir efetivamente com o processo servio pblico estadual, notadamente contratao de pessoal. contar com o apoio dos Nobres Pares que a matria seja aprovada e possa de consolidao da transparncia no os atos administrativos relativos

Assemblia Legislativa, 14 de fevereiro de 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen