Sie sind auf Seite 1von 2

ESTADO DA PARABA ASSEMBLIA LEGISLATIVA Gabinete do Deputado RANIERY PAULINO PROJETO DE LEI N. __________ /2011.

Dispe sobre o acesso de Deputados (as) nos rgos Pblicos do Governo do Estado da Paraba para exerccio do poder de fiscalizao e d outras providncias. A ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARABA RESOLVE: Art. 1. Para o exerccio do poder de fiscalizao e controle do Poder Executivo, o (a) Deputado (a) na qualidade de representante de uma das Comisses Permanentes ou da prpria Assemblia Legislativa do Estado da Paraba, atravs de deliberao do Plenrio, ter livre acesso aos rgos pblicos da administrao direta e/ou indireta do Governo do Estado da Paraba. Art. 2. Durante a realizao da diligncia, o (a) Deputado (a) ser atendido (a) pelo dirigente mximo do rgo da Administrao Pblica Estadual e, na ausncia dele, por seu substituto imediato. Pargrafo nico Na ausncia dos (as) Dirigentes do rgo da Administrao Pblica Estadual, os servidores pblicos presentes devero prestar todas as informaes e esclarecimentos necessrios ao fiel cumprimento da diligncia, permitindo o exame de documentos, processos, arquivo ou expediente que tenha relao com o objeto da fiscalizao. Art. 3. O (A) Deputado (a) para o fiel cumprimento da diligncia dever requisitar e adquirir cpia de documentos e/ou processos, cuja impossibilidade de entrega imediata poder ocorrer desde que o (a) Dirigente do rgo da Administrao Pblica se comprometa a encaminh-las a Assemblia Legislativa do Estado da Paraba no prazo mximo de 10 (dez) dias, contados da data da requisio. Art. 4. A realizao das diligncias para o exerccio do poder constitucional de fiscalizao e controle no poder ser obstaculizada em nenhuma hiptese, sob pena de aplicao das leis atinentes espcie. 1. O cumprimento das diligncias ser precedido por comunicao do Presidente da Assemblia Legislativa do Estado da Paraba ao Dirigente do rgo da

Administrao Pblica Estadual, seja direita e/ou indireta e Agncias Reguladoras do Estado da Paraba, informando data e hora do procedimento. 2. O (A) Deputado (a) dever apresentar a Assemblia Legislativa do Estado da Paraba ou Comisso que estiver representando, um relatrio das diligncias realizadas e as cpias dos documentos obtidos. Art. 5. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 6. Revogam-se as disposies em contrrio. Sala das Sesses, 21 de fevereiro de 2011.

JUSTIFICAO O artigo 54, XVII da Constituio do Estado da Paraba define a competncia da Assemblia Legislativa para fiscalizar e controlar diretamente, ou por qualquer de suas comisses, os atos do Poder Executivo, includos os da administrao indireta. Para tanto, faz-se imprescindvel a possibilidade de acesso, garantida atravs de lei prpria, para cumprimento da misso legislativa. Portanto, esta proposio objetiva assegurar que o Deputado e/ou Deputada atuando em representao da Casa Legislativa ou Comisso, possa exercer as suas prerrogativas com harmonia e sem dificuldades, posto que a idia seja exatamente retirar os possveis obstculos, por ventura existente, no ato das diligncias. Necessrio se faz acrescentar que o livre exerccio da funo fiscalizadora atribuda ao Poder Legislativo se encontra em consonncia com os dispositivos constitucionais e, de forma acentuada, a partir do douto entendimento do Supremo Tribunal Federal na ADI n. 3046/SP. Esperando estar contribuindo para a celeridade dos trabalhos legislativos, conto com o voto dos dignos Pares desta Casa do Povo. Assemblia Legislativa, 21 de fevereiro de 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen