Sie sind auf Seite 1von 11

Ministrio da Cincia e Tecnologia Coordenao de Apoio Tecnolgico a Micro e Pequena Empresa - CATE

CARACTERIZAO TECNOLGICA DOS CALCRIOS DO CARIRI DO CEAR

Julio Cesar Guedes Correia Francisco Wilson Hollanda Vidal Roberto Carlos da Conceio Ribeiro

Rio de Janeiro Janeiro/2006

CT2006-003-00 Contribuio Tcnica elaborada para o Vo Simpsio de Rochas Ornamentais do Nordeste, 13 a 15 de Novembro de 2005, Recife, Pernambuco Brasil, pginas 65-73.

CARACTERIZAO TECNOLGICA DOS CALCRIOS DO CARIRI DO CEAR


Julio Cesar G. Correia1, Francisco W. Hollanda Vidal1 e Roberto Carlos da C. Ribeiro1
Coordenao de Apoio Tecnolgico a Micro e Pequena Empresa - CATE, Centro de Tecnologia Mineral CETEM Avenida Ip, 900 Cidade Universitria Ilha do Fundo CEP 21941.590 - Rio de Janeiro RJ Tel. (21). 3865.7276 - e-mail: jguedes@cetem.gov.br
1

RESUMO Este trabalho se constitui em uma atividade inserida no projeto Arranjo Produtivo Local de Base Mineral do Calcrio Cariri, apresentado Secretaria de Geologia, Minerao e Transformao Mineral (SGMTM), do Ministrio de Minas Energia (MME), com o aporte da Secretaria da Cincia e Tecnologia do Estado do Cear SECITECE, dentro do Convnio de Cooperao Tcnico-Cientfico entre Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/ MCT) e SECITECE, formam esse APL os municpios de Nova Olinda, Santana do Cariri, Farias Brito e Altaneira. Esses municpios foram escolhidos por possurem um grande potencial mineral de dois tipos de calcrio: o sedimentar laminado, tambm conhecido como Pedra Cariri; e o cristalino, utilizado de forma rudimentar na fabricao da cal virgem e hidratada. Foram estudadas amostras representativas do calcrio laminado (Pedra Cariri) e do calcrio cristalino que eram compostas de incrementos coletados por tcnicos do CETEM, da Companhia de Desenvolvimento do Cear (CODECE) e da Universidade Regional do Cariri (URCA), contando com o apoio logstico dos produtores locais. As amostras foram enviadas para o CETEM, onde foi realizada a caracterizao tecnolgica, envolvendo anlise granulomtrica, anlises qumicas dos compostos presentes e anlises mineralgicas. As amostras dos municpios de Nova Olinda e Santana do Cariri apresentaram teores mdios de CaO, em torno de 54% e de Fe2O3 baixo, mostrando-se a princpio boa para vrios usos, enquanto que as mdias dos teores de MgO, SiO2 e Al2O3 so baixas, mas podem ser melhoradas. Quanto a regio dos municpios de Altaneira e Farias Brito, apresentaram valores mais baixos para os teores de CaO, entre 44% e 46%, com teores de MgO, SiO2 e Al2O3 maiores em relao a Santana do Cariri e Nova Olinda e teores de Fe2O3 mais baixos. INTRODUO A regio do Cariri cearense se apresenta como um importante polo mineral, no que tange a sua rica reserva de calcrio laminado, que segundo dados do DNPM possui cerca de 97 milhes de metros cbicos, equivalentes a 241 milhes de toneladas, e abrange principalmente os municpios de Santana do Cariri e Nova Olinda. A utilizao desses calcrios feita sob a forma de lajes e utilizadas principalmente em pisos, enquanto que o calcrio cristalino dos municpios de Altaneira e Farias Brito, so utilizados mais na indstria da cal. A cadeia produtiva da Pedra Cariri, que vai da lavra ao beneficiamento (esquadrejamento) acarreta uma perda de material em torno de 70%. Este trabalho apresenta alguns aspectos da caracterizao tecnolgica destes calcrios, e em uma etapa posterior, com todos os resultados mapeados, pretende-se sugerir algumas formas de utilizao que possibilitem o seu aproveitamento racional.

Inicialmente foi observada que a etapa inicial de lavra na regio do Cariri, realizada pela maioria dos produtores, sem nenhuna mecanizao. Depois dessa etapa, as placas de calcrio desmontadas e selecionadas so transportadas para as unidades de corte, onde so esquadrejadas em dimenses compatveis com o mercado consumidor. As operaes da cadeia produtiva, que vai da lavra ao processamento (esquadramento) acarretam em uma perda de material de cerca de 70%, ainda que j existam algumas poucas empresas que apresentam uma lavra semi-mecanizada mais eficiente. O calcrio sedimentar do Cariri, localizado na Chapada do Araripe, situada no sul do Estado cearense, formado essencialmente de carbonato de clcio, sendo utilizada na indstria de rochas ornamentais em formas de lajota conhecida comercialmente como Pedra Cariri. A lavra da Pedra Cariri desenvolvida atualmente de forma aleatria, resultando em um plano de aproveitamento com baixas taxas de recuperao, sendo a mesma desenvolvida em sua grande maioria, com mtodos rudimentares. Enquanto que o calcrio cristalino da regio dos municpios de Altaneira e Farias Brito extrado e processado em fornos tipo caieiras em sua grande maioria utilizados na indstria de cal. No entanto, em algumas pedreiras, essa lavra conduzida de forma semi-mecanizada, atravs da utilizao de mquinas de corte mveis, acionadas por eletricidade, com disco diamantado. O dimetro do disco varia de 350 mm a 500 mm, permitindo um corte com profundidade em placas de calcrio no ultrapassando a espessura de 18cm. Depois desta etapa, as placas so selecionadas manualmente e transportadas para o beneficiamento nas serrarias, onde so esquadrejadas em dimenses compatveis a sua aplicao, geralmente se enquadrando nas seguintes especificaes 40 X 40 cm, 50 X 50 cm, 30 X 30 cm, 20 X 20cm e 15 X 30 cm ou em barras. Essa atividade gera, nas frentes de lavra, uma grande quantidade de rejeitos que impactam o meio-ambiente, por formar entulhos, fechar drenagens, obstruir riachos, bem como gerando um impacto visual desagradvel. Se estima que a perda na lavra, com a operao manual, alcana a 90% se contabilizado o grande volume de material de cobertura ou volumes superficiais sem qualidade para atender ao uso como revestimento. Com a utilizao da mquina com disco diamantado, se reduz consideravelmente, para cerca de 60%, essa perda. OBJETIVOS Os objetivos deste trabalho foram: Estudar preliminarmente de forma sistemtica os depsitos e rejeitos de calcrios visando a sua aplicao em diversas indstrias consumidoras desse bem mineral. Para isso, se tomou como base os ensaios de caracterizao tecnolgica realizados; Caracterizao das amostras de calcrio e sua provvel utilizao em vista das especificaes de mercado estabelecidas; e Repassar os resultados aos interessados locais.

METODOLOGA E RESULTADOS O trabalho foi desenvolvido obedecendo as seguintes etapas: Seleo de reas e Cubagem As reas para amostragem foram selecionadas com base nos trabalhos de campos in loco, que foram realizados nos municpios de Nova Olinda, Santana do Cariri, Altaneira e Farias Brito da seguinte maneira: Levantamento de campo, nas principais frentes de lavra, que geram maiores quantidades de rejeitos; caracterizao dos rejeitos destas frentes; e anlises dos mtodos de extrao. Nestas frentes de lavra foram observadas as questes relacionadas ao minrio; produo da pedreira; beneficiamento; especificaes tcnicas de cava; e produtos gerados. Amostragem O trabalho de amostragem contou com o apoio logstico dos produtores locais e foi executado da forma mais criteriosa possvel, pelos tcnicos do MCT, da CODECE e da URCA. Em todas as amostras coletadas, se teve o cuidado de no destruir nenhum exemplar de fssil, que porventura estivesse presente nas amostras. Ao todo foram coletadas dez amostras da regio do Cariri. Preparao das amostras No laboratrio do CETEM cada amostra foi fragmentada, em 1,68mm, e a seguir homogeneizada mediante sucessivas pilhas cnicas e triangulares. As amostras foram fragmentadas em duas prticas, britagem primria e secundria, utilizando se para tal de britadores de mandbulas. O produto da britagem secundria foi classificado em 1,68 mm em uma peneira vibratria. O material retido, foi a seguir fragmentado em britador de rolos. Logo aps as amostras totais foram homogeneizadas em um homogeneizador tipo Y e se confeccionou a seguir uma pilha longitudinal. Aps a realizao da pilha, foram retiradas duas subamostras, sendo uma para caracterizao mineralgica da head sample e outra, com a qual realizamos a anlise granulomtrica, o restante da pilha foi arquivado. Caracterizao das amostras Tendo em vista a grande quantidade de frentes de lavra, se estudou, preliminarmente, as amostras retiradas, seguindo as prprias caractersticas geolgicas da regio. Depois, de posse das primeiras informaes das caractersticas tecnolgicas, sero realizadas outras campanhas de amostragem com o objetivo de um estudo mais amplo de caracterizao. Nesta etapa, tambm foi realizado o estudo comparativo do resultado da caracterizao das amostras analisadas, com as especificaes exigidas pelo mercado consumidor, ou seja: em quais aplicaes industriais que cada tipo de calcrio amostrado, poderia ser utilizado in natura, e quais os tipos mais indicados para beneficiamento. A anlise granulomtrica foi realizada mido, utilizando as seguintes peneiras: 1,19 mm, 0,841 mm, 0,595 mm, 0,420 mm, 0,297 mm, 0,210 mm, 0,149 mm, 0,105 mm, 0,074 mm, 0,053 mm, 0,044 mm e 0,037 mm.

Inicialmente foi dado um corte em 0,210 mm, a frao retida foi passada nas peneiras de 1,19 mm a 0,297 mm, sendo que a frao passante em 0,210 mm, foi passada nas peneiras 0,149 mm, 0,105 mm e 0,074 mm, a frao passante em 0,074 mm foi passada nas peneiras 0,053 mm, 0,044 mm e 0,037 mm. Todas as fraes furam enviadas para o laboratrio de anlise qumica do CETEM para se obter os teores de CaO, MgO e Fe2O3. Sendo que as amostras mdias, por frao, que representam incrementos de diversas pedreiras de Nova Olinda e Santana do Cariri tm seus resultados de CaO e MgO analisados, por frao e podem ser observados nas Tabela I e II, respectivamente abaixo. TABELA I Resultados da distribuio de CaO e MgO contidos em cada frao da amostra mdia do municpio de Nova Olinda. Frao Massa (%) (mm) - 1,68 - 1,19 - 0,841 - 0,595 - 0,420 - 0,297 - 0,210 - 0,149 - 0,105 - 0,074 - 0,053 - 0,044 - 0,037 TOTAL 27,38 16,46 8,39 8,20 6,34 3,45 2,77 2,39 1,52 0,64 0,66 0,42 21,38 100,00 Teor CaO distr. MgO distr. (%) (%) (%) CaO MgO 52,9 0,87 27,76 23,03 51,3 1,00 16,17 15,92 52,8 1,10 8,48 8,93 51,6 1,10 8,11 8,72 53,6 1,20 6,51 7,36 54,2 1,30 3,58 4,33 53,2 1,30 2,82 3,48 52,1 1,50 2,38 3,46 52,0 1,60 1,51 2,35 51,2 1,60 0,63 1,00 52,6 1,50 0,67 0,96 50,6 1,50 0,40 0,61 51,2 0,96 20,98 19,85 52,2 1,03 100,00 100,00

TABELA II Resultados da distribuio de CaO e MgO contidos em cada frao da amostra mdia do municpio de Santana do Cariri. Frao Massa (%) (mm) - 1,68 - 1,19 - 0,841 - 0,595 - 0,420 - 0,297 - 0,210 - 0,149 - 0,105 - 0,074 - 0,053 - 0,044 - 0,037 TOTAL 11,02 21,81 11,84 12,70 5,21 3,99 3,72 2,51 1,85 0,70 0,52 0,56 23,57 100,00 CaO distr. MgO distr. Teor (%) (%) (%) CaO MgO 53,1 0,73 11,22 10,72 54,1 0,73 22,62 21,22 50,8 0,70 11,53 11,05 50,4 0,71 12,27 12,02 51,3 0,74 5,12 5,14 51,7 0,73 3,95 3,88 50,3 0,74 3,59 3,67 47,9 0,74 2,30 2,48 49,4 0,74 1,75 1,83 47,3 0,77 0,63 0,72 50,9 0,86 0,51 0,60 51,4 0,82 0,56 0,60 53,0 0,83 23,95 26,07 52,2 0,75 100,00 100,00

A Tabela III e IV, apresentam os resultados da distribuio de CaO e MgO contidos em cada frao das amostras mdias, respectivamente para os municpios de Altaneira e Farias Brito TABELA III Resultados da distribuio de CaO e MgO contidos em cada frao da amostra mdia do municpio de Altaneira. Frao Massa (%) (mm) - 1,68 - 1,19 - 0,841 - 0,595 - 0,420 - 0,297 - 0,210 - 0,149 - 0,105 - 0,074 - 0,053 - 0,044 - 0,037 TOTAL 20,20 16,66 10,56 7,56 6,67 5,62 5,38 6,43 4,23 3,17 2,16 1,36 10,03 100,00 Teor CaO distr. MgO distr. (%) (%) (%) CaO MgO 45,2 6,78 20,60 20,01 45,1 6,82 16,17 16,60 45,4 6,29 8,48 9,71 45,7 5,86 8,11 6,47 45,4 5,74 6,51 5,59 44,7 6,27 3,58 5,15 42,5 8,02 2,82 6,30 47,3 3,43 2,38 3,22 40,6 10,10 1,51 6,25 41,3 9,53 0,63 4,41 41,4 9,17 0,67 2,89 41,7 8,65 0,40 1,72 40,7 7,97 20,98 11,68 44,32 6,84 100,00 100,00

TABELA IV Resultados da distribuio de CaO e MgO contidos em cada frao da amostra mdia do municpio de Farias Brito. Frao Massa (%) (mm) - 1,68 - 1,19 - 0,841 - 0,595 - 0,420 - 0,297 - 0,210 - 0,149 - 0,105 - 0,074 - 0,053 - 0,044 - 0,037 TOTAL 15,47 12,97 8,29 6,14 5,21 4,53 6,25 10,55 7,85 5,05 3,18 1,81 12,70 100,00 Teor CaO distr. MgO distr. (%) (%) (%) CaO MgO 49,6 3,78 16,60 9,96 41,5 10,05 11,65 22,22 49,8 3,21 8,93 4,53 50,4 2,98 6,69 3,12 49,1 2,94 5,53 2,61 49,0 4,07 4,80 3,14 43,1 7,55 5,83 8,05 40,8 9,50 9,31 17,07 41,4 10,33 7,04 13,82 44,7 7,73 4,89 6,66 45,2 4,97 3,11 2,70 48,6 3,60 1,91 1,11 49,8 2,32 13,69 5,02 46,20 5,87 100,00 100,00

Os resultados das anlises qumicas das amostras mdias de head sample das pedreiras de Nova Olinda, Santana do Cariri, Altaneira e Farias Brito esto apresentados na Tabela V, abaixo.

TABELA V Resultados das anlises qumicas mdias das amostras head sample dos rejeitos das pedreiras de Nova Olinda e Santana do Cariri, assim como dos depsitos de Altaneira e Farias Brito.

AMOSTRA

P.F. (*)

Teor (%) CaO MgO SiO2 Al2O3 Fe2O3 CuO K 2O SO3 SrO MnO P2O5

Nova Olinda

42,5 53,9 0,78 1,16 0,27

0,81 0,027 0,041 0,046 0,069 0,19 0,045

Santana do Cariri 43,3 54,0 0,88 0,44 0,089 0,49 0,019 0,024 0,146 0,071 0,18 0,058 Altaneira Farias Brito 41,9 44,3 6,84 4,36 0,281 0,302 42,0 46,2 5,87 2,26 0,287 0,312 0,112 0,085 0,312 0,010 0,272 0,010 -

(*) Perda por calcinao

AVALIAO DOS RESULTADOS Apesar da inexistncia de uma padronizao internacional das especificaes do calcrio, a maioria dos consumidores faz exigncias quanto a qualidade do calcrio recebida, em funo da aplicao a que se destina. Os resultados da caracterizao tecnolgica realizada, quando comparados aos padres exigidos para uso de materiais calcticos na indstria (Tabela VI), indicam que o material disponvel poderia ser utilizado na maioria das aplicaes apresentadas. Entretanto, ensaios tecnolgicos especficos devem ser realizados para permitir a confirmao desta hiptese. Com tudo isso, se pode, tomando como base as amostras das head sample estudadas, discutir uma avaliao preliminar de aplicaes para os rejeitos da Pedra Cariri. O teor mdio de 54,0% de CaO, para as amostras de Nova Olinda e Santana do Cariri em princpio, boa para vrias especificaes, entretanto a mdia dos teores de MgO, SiO2 e Al2 O3 so baixos, mas podem ser blendados com outros compostos para obter se um valor mais alto, enquanto que o valor mdio de Fe2O3 baixo. Quanto a regio dos municpios de Altaneira e Farias Brito, valores mais baixos para os teores de CaO, entre 44% e 46%, apresentando teores de MgO, SiO2 e Al2O3 maiores em relao a Santana do Cariri e Nova Olinda e teores de Fe2O3 mais baixos. Uma das aplicaes que prevemos ser promissora a da obteno de carbonato de clcio precipitado (PCC), que normalmente obtido por meio da hidratao da cal (CaO), se obtendo um produto denominado leite de cal (Ca(OH)2). Logo aps, feita a carbonatao (CO2) do leite de cal, se obtendo um produto que pode ser aragonita ou calcita. A rocha calcria, em nosso caso, a Pedra Cariri, que mediante a calcinao d origem a cal, no necessita inicialmente de uma alvura natural elevada (at 80%, ISO), no entanto deve apresentar uma boa pureza qumica, ou seja, deve ser isenta de minerais multivalentes, como mangans e ferro, responsveis diretos pela reduo da alvura.

TABELA VI Padres qualitativos para utilizao industrial de Minrios Carbonticos Calcticos


Produto MgO Cimento Portland Cimento branco Brita Siderrgica (Metalrgica Fe) Brita Siderrgica Ligas FeMn/FeCr Cal calctica Cal calctica (qualidade superior) Carbureto de clcio CaCO3 ppt mdio (pcc) CaCO2 ppt superior (pcc) Cermica branca Cermica branca Refino de acar Indstria de papel Vidros comuns Vidros especiais Vidros comuns Vidros especiais Barrilha Industria textil Rao animal 4.5 4.5 2.5 1.0 1.4 1.4 1.2 2.4 2.0 1.5 4.0 1.7 1.5 1.5 0.8 3.0 1.0 1.3 1.73.0 1.5 SiO2 13.0 13.0 6.0 2.55.0 1.02.0 1.0 1.2 1.3 1.0 2.0 5.0 1.7 ND 5.0 1.52.0 3.06.0 2.2 3.0 1.4 ND Teor Mximo (%) Al2O3 ND 1.0 0.5 1.0 ND ND ND ND 0 1.0 2.8 0.25 2.0 1.7 1.0 1.0 ND Fe2O3 7.0 0.001 2.5 3.0 0.5 0.15 0.5 0.05 0.02 0.3 0.3 5.0 7.0 0.5 0.02 0.5 0.02 5.0 4.0 ND P2O5 0.37 0.37 0.011.5 2.2 ND ND 0.040.23 ND ND ND ND ND ND 0 ND ND 0 ND ND ND SO3 1.7 ND 1.25 ND ND ND 0.250.50 ND ND 0.1 ND ND ND 6.0 ND ND 6.0 ND ND ND K2O+ Na2O 0.45 0.45 0.03 0.12 ND ND ND ND ND ND ND ND ND ND ND ND ND ND ND ND CaO 42.0 42.0 50.0 50.0 53.0 54.0 54.0 50.0 53.0 53.0 45.0 48.050.0 51.8 51.0 53.0 50.0 53.0 52.0 52.0 50.0 Teor Mnimo (%) P.F. ND ND 43.0 43.0 42.0 43.0 43.0 ND ND 42.0 35.0 ND ND 40.0 42.0 36.0 42.0 42.0 42.0 41.0 Observaes Padres muito variveis Variao conforme o processo siderrgico Variaes conforme o processo siderrgico Padro standard (USA) Padro mdio para utilizaes nobres Al2O3+Fe2O3S1.0% 99.5% < 250 mesh 100% < 325 mesh ASTM (USA) IASA (Recife-PE) Padres muito variveis USBS (USA) CaO+MgO;USBS(USA) Sta. Marina SP CIV (Recife-PE) USBS (USA) ALCANORTE (RN) sob a forma de cal ; Se RI < 2,5% 80% < 325 mesh

Nota: ND= resultados no determinados

Fonte: SEDEC/Governo de Rio Grande do Norte . CONCLUSES E OBSERVAES O uso dos rejeitos tambm dever obedecer uma avaliao sobre a presena de fsseis nos mesmos, de forma a evitar a perda de exemplares que possam estar presentes; Como resultado dos trabalhos executados at o momento, se conclui que a quantidade de rejeitos das pedreiras de calcrio da regio do Cariri, totalizam 1.030.000,00m, com temores mdios de 54,0% CaO e 0,7% a 0,9% de MgO, para a regio de Santana do Cariri e Nova Olinda, enquanto a regio de Altaneira e Farias Brito, apresentou uma mdia de 44,0% a 46,0% de CaO e 5,9% a 6,8% de MgO; A atividade de produo da Pedra Cariri se constitui na economia bsica dos municpios de Nova Olinda e Santana do Cariri, assim como dos municpios de Altaneira e Farias Brito j que a agropecuria tm s um carter de subsistncia. Com isso, a extrao desse bem mineral vem garantindo a permanncia do homem no campo e nestas cidades. Com a viabilidade tcnica-econmica do aproveitamento dos rejeitos gerados, a renda dos mineradores tender a um substancial aumento;

Atualmente os rejeitos gerados tem seu emprego restrito a terraplanagem e melhoria das estradas vicinais nos perodos chuvosos, sendo seu uso mais nobre, o emprego na composio de cimento; Os resultados de caracterizao obtidos permitem prever vrias alternativas de uso do material calctico analisado. Entretanto, ensaios especficos devem ser realizados para determinao das melhores aplicaes; Visando um maior aproveitamento dos rejeitos, so propostos dois tipos de bloquetes padro, nas formas cbica e paraleleppeda para a produo de ladrilhos de tamanho 40 x 40 cm com espessura de 1cm; Uma das aplicaes que prevemos ser promissora a da obteno de carbonato de clcio precipitado (PCC), que normalmente obtido por meio da hidratao da cal (CaO), se obtendo um produto denominado leite de cal (Ca(OH)2).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL. Departamento Nacional de Produo Mineral. Sumrio Mineral. Braslia, 2003, p.110111. BRASIL. Departamento Nacional de Produo Mineral. Anurio mineral brasileiro. Braslia, 2001, p.313-329. CAJATY, A. A. ; NETO, J. A. N. Aproveitamento de Rejeitos em forma de Bloquetes da Pedreira Asa Branca Santa Quitria Ce, p. 329 340 do Livro Rochas Industriais: Pesquisas geolgicas, explotao, beneficiamento e impactos ambientais, edio Livro Tcnico, Fortaleza, 2003. CARVALHO, E. A. de; ALMEIDA, S. L. de Caulim e Carbonato de Clcio: Competio na Indstria de Papel, p.11, Nmero 41, Srie Estudos e Documentos do CETEM, 1997. CAVALCANTE, J.C.; VASCONCELOS, A.M.; GOMES, F.E.M. Mapa geolgico do Estado do Cear. Fortaleza, Convnio MME/CPRM Governo do Estado do Cear/ Secretaria de Recursos Hdricos, 2003. Escala 1:500.000. CEAR. Governo do Estado. Catlogo de Rochas Ornamentais do Cear, Fortaleza, SECITECE/ FUNCAP, Fortaleza, 2002, CD-ROM. CHIODI FILHO, C. Balano das exportaes brasileiras de rochas ornamentais e de revestimento no primeiro semestre de 2004. Pedras do Brasil, Esprito Santo, n 29, p. 50-61, agosto 2004. MORAIS, J.O. et al. Rochas industriais: Pesquisa Geolgica, Explotao, Beneficiamento e Impactos Ambientais, Fortaleza, SECITECE/ FUNCAP, Fortaleza, 2003, 514p. OLIVEIRA, A. A. Calcrios Laminados do Cariri: Estudo para reduo de perdas na lavra e aproveitamento do rejeito mineral. Fortaleza: UFC. Centro de Cincias, Departamento de Geologia. Curso de Mestrado em Geologia, 1998, 160p. il. (Dissertao de Mestrado).

ROBERTO, F. A da C & SALES, F.A.C.B. Rochas ornamentais do Estado do Cear. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 42., Arax, 2004. Anais. Sociedade Brasileira de Geologia. Ncleo Minas Gerais. ROBERTO, F. A da C. Rochas ornamentais do Cear. 1998. 224p. Dissertao (Mestrado), Universidade Federal do Cear, Fortaleza, 1998. VIDAL, F.W.H. A indstria extrativa de rochas ornamentais no Cear. 1995.178p. Dissertao (Mestrado), Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, So Paulo, 1995. VIDAL, F.W.H; PADILHA, M.W.M. A indstria extrativa da pedra Cariri no Estado do Cear: problemas x solues. In: SIMPSIO DE ROCHAS ORNAMENTAIS DO NORDESTE, 4, 2003, Fortaleza, Anais, Cear, 2003, p.199-210. VIDAL, F.W.H.; ROBERTO, F. A. COSTA. Rochas Ornamentais do Estado do Cear. Avanos e Transferncia Tecnolgica em Rocha Ornamental: CETEM/MCT, Rio de Janeiro, 2001, p.93106. (Srie Rochas e Minerais Industriais n 4). VIDAL, F.W.H; PADILHA, M.W.M; OLIVEIRA, R.R. Estudo de Explorao Preliminar dos Rejeitos da Pedra Cariri - CE. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ROCHAS ORNAMENTAIS / II SIMPSIO BRASILEIRO DE ROCHAS ORNAMENTAIS, 2005, Guarapari, Anais, Esprito Santo, 2005, CD Rom.

Das könnte Ihnen auch gefallen