Sie sind auf Seite 1von 3

RepResentatividade do teRRitRio de RibeiRo pRetosp: o GooGle Mapas e confeco de Mapas eM estGio

cuRRiculaR supeRvisionado do cuRso de

pedaGoGia da ffclRp-usp
Cassiano Uberti
FFCLRP-USP

Mariana Morales da Silva


FFCLRP-USP

Tendo como objeto de estudo o municpio paulista de Ribeiro Preto, cidade em que os alunos vivem, ou seja, lugar onde constroem sua identidade, caracterizamos o lugar em sua estrutura interna, a partir dos grupos humanos que formaram a cidade, contextualizamos as lutas e os movimentos, entendendo os seus limites e buscando as explicaes de por que as coisas acontecem e aparecem, assim como, ali esto (CASTROGIOVANNI, 2010, p. 89). Os alunos tiveram a oportunidade de, entrar em contato com a histria da construo do municpio de Ribeiro Preto; analisaram o municpio nos tempos atuais pela confeco e anlise de mapas e fotos da regio central do municpio e com isso, recontaram a histria da cidade desde sua formao at os dias atuais por meio de desenho. O recorte escolhido para este trabalho foi a aula sobre representatividade do territrio estudado, com foco em duas atividades: utilizao da ferramenta Google Mapas e confeco de mapas.

Andra Coelho Lastria


FFCLRP-USP

Justificativa
Trabalhar e destacar a representatividade de um territrio conhecido foi escolhido por ns devido necessidade de se trabalhar a alfabetizao geogrfica que est em jogo, no uso da Cartografia, em conceitos desde a leitura crtica ao mapeamento consciente. Apoiados em Castrogiovanni (2010, p. 90), afirmamos a importncia de saber ler o espao atravs dos mapas, na medida em que um leitor crtico do espao aquele capaz de ler o espao real e a sua representao, o mapa. Assim, o mapa o resultado da sntese de observaes, leituras e coleta de dados de um determinado lugar, habilidades que entram em circulao no imaginrio dos alunos ao estudar a representatividade.

Introduo
Este trabalho apresenta uma experincia de estgio, a partir do projeto de Interveno de Histria e Geografia, intitulado Ribeiro Preto: a conquista de terras, aplicado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Jos Delibo, com turma de 4 ano. O projeto faz parte do estgio curricular supervisionado da disciplina Ao Pedaggica Integrada: Ensino Fundamental II, do curso de Pedagogia, da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Ribeiro Preto Universidade de So Paulo. A construo do projeto teve orientao das Profas. Dras. Andra Coelho Lastria e Clarice Sumi Kawasaki, e da Educadora Delma Bezerra; com durao de 13 horas, divididas em trs dias. O estgio e a aplicao do projeto foram feitos em dupla pelos alunos de graduao em Pedagogia Cassiano Uberti e Mariana Morales da Silva. O tema do projeto surgiu pela necessidade de estudar o lugar, pois segundo Castrogiovanni (2010, p. 84-85):
[...] fundamental [estudar o lugar], pois ao mesmo tempo em que o mundo global, as coisas da vida, as relaes sociais se concretizam nos lugares especficos. E como tal a compreenso da realidade do mundo atual se d a partir dos novos significados que assume a dimenso do espao local. [...] fundamental que se busque compreender os vnculos afetivos que ligam as pessoas aos lugares, s paisagens e tornam significativo o seu estudo. Compreender o lugar em que vive, permite ao sujeito conhecer a sua histria e conseguir entender as coisas que ali acontecem.

Objetivo
O projeto Ribeiro Preto: a conquista de terras teve como objetivo geral, conhecer a histria da fundao do municpio de Ribeiro Preto - SP; e a aula sobre representatividade, compreender a representatividade territorial em mapas.

Metodologia
Antes de relatar a aula em foco neste trabalho, faremos uma breve contextualizao do projeto aplicado como um todo. Promovemos, junto aos alunos, o estudo da Histria da formao do municpio de Ribeiro Preto com a utilizao do material Atlas Escolar: histrico, geogrfico e ambiental de Ribeiro Preto, como base para estudo da atuao indgena na regio, dos entrantes mineiros e da formao do patrimnio destacando a atuao da Igreja Catlica. A histria local geralmente abordada nas salas de aula e nos livros didticos enfatiza a atuao dos cafeicultores e da poca de grande destaque econmico do municpio: a era

do caf. Essa histria j foi estudada por muito tempo, sob uma perspectiva dominante. Mesmo quando a histria dos escravos foi apresentada, no representava toda a amplitude de nossa construo. Assim, os alunos do ensino fundamental de Ribeiro Preto - SP, quando estudam a histria de seu municpio, conhecem a atuao dos cafeicultores, dos escravos e dos imigrantes. A atuao de outros grupos anterior a esta poca fica praticamente margem dos estudos. Nesse sentido, enfatizando a histria da formao do patrimnio do municpio, ou seja, a histria antes da era do caf. Possibilitamos aos alunos, conhecerem uma fase da histria local desconhecida ou pouco abordada. Os contedos abordados foram: paisagem, territrio e ocupao de grupos sociais. Unindo estes estudos com os estudos de representatividade que ser abordado mais detalhadamente adiante , os alunos tiveram condies de recontar a histria de Ribeiro Preto por meio de desenho, percebendo a cidade no mais como territrio e sim como lugar, o espao mais prximo do corpo, onde as relaes so tecidas. Recorte: Os alunos trabalharam com a localizao do municpio com uso da ferramenta do Google Mapas. Propusemos aos alunos que encontrassem no mapa inicial apresentado pela ferramenta (mapa mundo), a regio estudada, conhecida como quadriltero central. Oferecemos aos alunos apenas o nome das ruas limites dessa regio: Avenida Nove de Julho, Avenida Independncia, Avenida Francisco Junqueira e Avenida Jernimo Gonalves. Assim, tendo o local determinado, os alunos traaram diferentes estratgias para alcanar o objetivo proposto. Observamos alunos que localizaram no mapa mundo, as Amricas, depois o Brasil, encontraram o estado de So Paulo, para finalmente, buscarem Ribeiro Preto, municpio que abriga a regio solicitada. Outros alunos para chegar ao municpio fizeram uso da ferramenta de busca do Google Mapas e encontraram diretamente a cidade. Para encontrar a regio estudada, alguns alunos correlacionaram o nome da regio quadriltero central aos nomes dos subsetores e selecionaram o subsetor central que representa a regio central do municpio e ali buscaram delimitar a regio, buscando as avenidas mencionadas. Outros alunos utilizaram a ferramenta de busca do Google Mapas e digitaram o nome de uma das avenidas, encontrando o espao solicitado e, assim, as demais avenidas. Percebemos tambm alguns alunos que tentaram fazer uso da ferramenta de busca, digitando quadriltero central e a a classe foi orientada quanto ao uso da ferramenta que busca endereos, assim puderam encontrar suas casas e a escola. Novamente percebemos vrios movimentos dos alunos, usando a ferramenta de busca indicando o endereo desejado, ou buscando a partir de uma rea conhecida, o centro da cidade, percorrendo algum trajeto j conhecido at chegar ao endereo desejado.

Aps encontrarem os pontos: casa e escola; os alunos foram orientados quanto ferramenta principal do Google Mapas: traar trajetrias e, assim, realizaram virtualmente (pelo mapa) o trajeto casa-escola (de nibus, de carro e a p), percebendo diferenas de trajetos e de tempo. Com esse exerccio, os alunos trabalharam com os contedos: propores, ponto, rea e trajetria, conceitos bsicos da Cartografia. Em seguida, propomos uma atividade de representao, por meio da confeco de mapas de Ribeiro Preto - SP e do quadriltero central, separados em quatro temas: Ribeiro Preto e o Quadriltero Central; Quarteires do Quadriltero Central de Ribeiro Preto; Ruas Limites do Quadriltero Central de Ribeiro Preto; e Principais Ruas de Ribeiro Preto no Quadriltero Central. Cada tema sucedeu uma anlise dos alunos. No primeiro grupo de mapas (Ribeiro Preto e o quadriltero Central), o quadriltero localizado no grande espao do municpio. Segundo a anlise dos alunos, tem-se a impresso de que seu permetro de pequeno a mdio porte, sem expresso para o grande municpio, segundo os alunos. No segundo grupo, dentro da rea do quadriltero central, destacam-se os muitos quarteires que o compe. Tendo em vista que esta regio composta por mais de 100 quarteires, os alunos perceberam que se trata de uma regio de grande porte, diferente de sua anlise no primeiro tema. No terceiro tema, h destaque para as avenidas que limitam o quadriltero central. Os alunos perceberam que no se tratam de pequenas ruas, mas sim avenidas, ponto de grande movimentao urbana. Sua expressividade no est, ento, somente no tamanho, mas tambm na grande movimentao de pessoas. E por fim, os mapas do quarto tema representam as principais ruas da cidade que cortam o quadriltero. Devido a uma grande quantidade de ruas principais que passam por essa regio, foi acrescido mais um ponto na expressividade do local. Com a ajuda de fotos, os alunos analisaram os movimentos urbanos e sinalizaram o comrcio e muitos outros servios existentes, fazendo deste espao urbano, o centro econmico do municpio. Assim, por meio da anlise de quatro mapas que representam a regio estudada, cada um com seu destaque, os alunos puderam fazer uma anlise no s da rea, nos tempos atuais, mas tambm da cidade em que vivem.

Avaliao e concluses
Por meio da confeco de mapas e utilizao do Google Mapas, os alunos trabalharam com a representatividade das propores e percorreram distncias conhecidas a partir de suas vivncias, realizando sntese a partir de observaes, leituras e coleta de dados de sua cidade, seu bairro e regio de sua escola.

A representatividade foi trabalhada com grande sucesso com os alunos e isso se deu familiarizao dos alunos com a leitura de mapas, realizada na sala pela professora responsvel nas aulas de Histria, mas sobretudo, de Geografia. Contudo habilidades envolvidas na leitura de mapas so diferentes das habilidades envolvidas na confeco destes como, por exemplo, a legenda, que os alunos facilmente liam, porm na hora de constru-las em seus mapas, necessitaram orientao para esclarecer dvidas, uma vez que esqueciam de destacar referncias, como nomes de grandes avenidas e rodovias (apenas alguns alunos o fizeram). Enfim, conclumos que a prtica educativa possibilitou um grande impacto positivo na aprendizagem dos alunos, e que o uso da ferramenta Google Mapas, auxilia a confeco de mapas simples e permite o ensino da Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CASTROGIOVANNI, A. C. (org.). Ensino de Geografia: prticas e textualizaes no cotidiano. 8 ed. Porto Alegre: Mediao, 2010.

LASTRIA, A. C. (org.). Temas: Cultura indgena, Entrantes mineiros e Formao de Ribeiro Preto. Atlas Escolar: histrico, geogrfico e ambiental de Ribeiro Preto SP. Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Ribeiro Preto. 2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen