Sie sind auf Seite 1von 4

Faculdade Guairac Guilherme Pedroso Pinto

Esteganografia

Trabalho a ser apresentado ao Professor Leomar da disciplina de Segurana da Informao para obteno de nota parcial deste bimestre.

Guarapuava, 6 de Junho de 2011

Introduo. Esteganografia a tcnica de se esconder um arquivo dentro de outro, mas de forma criptografada. Temos por exemplo, um arquivo criptografado dentro de uma imagem. Ele serve para enviar mensagens de forma secreta a outra pessoa que tambm entende de criptografia ou que foi passado o mtodo em que foi criptografado. H alguns exemplos simples da esteganografia, um deles mostrado em alguns blogs um cdigo de um programa camuflado em uma imagem no formato (.bmp). Esteganografia um mtodo de segurana de informao entre dois pontos, onde h necessidade de extrema segurana. O que realmente a Esteganografia? Como dito na introduo, a esteganografia o mtodo de camuflar um arquivo criptografado dentro de um outro qualquer. A palavra Esteganografia vem do grego que significa escrita encoberta. Esse tipo de mensagem surgiu na Grcia quando era necessrio mandar uma mensagem para outro ponto sem que o inimigo entendesse a mensagem. Essa ideia foi usada na computao, de maneira semelhante ao original. Existem variados mtodos de esteganografia, sendo alguns mais clssicos e outros mais modernos. Funcionamento da Esteganografia: A esteganografia funciona basicamente com quatro elementos: Dados Embutido: o arquivo que deseja ser enviado (que vai ser criptografado); Recipiente: Qualquer arquivo de texto, imagem, vdeo, etc; Estego-objeto: O arquivo com a mensagem embutida; Estego-key: Chave que controla o que est escondido, ou seja, somente que possui essa chave pode ler o arquivo criptografado.

Fonte:(http://www.lyfreitas.com/artigos_mba/esteganografia.pdf); Grupos de Esteganografia em Imagens:

Esteganografia em imagens podem ser caracterizadas em dois grupos: Ferramenta de imagem de domnio: Envolvem mtodo que aplicam insero do ultimo bit significativo e manipulao de distoro. Transformao de domnio: Manipulados por algoritmos e transformao de imagem. Codificao de Huffman: Huffman a forma de compresso de dados que se representa por um dos caracteres de um texto com cdigos binrios de comprimento variado. O tamanho do cdigo vai vaiar dependendo do tamanho da mensagem a ser criptografada, atribuindo cdigo menores a caracteres que aparecem com maiores frequncias e menores aos com menores frequncias. Abaixo um exemplo de rvore usando a codificao de Huffman:

Fonte:(http://www.inf.ufrgs.br/~lkunz/cpd/); Concluso: Com o avanar da tecnologia, a segurana em transmisso de dados tambm tem ser pensada como uma prioridade. Os perigos na transmisso de dados, roubo so mais frequentes e um dos mtodos com melhores resultados seriam a criptografia. Melhores tticas de defesas consequentemente causam melhores formas de segurana.

Referencias: http://www.gta.ufrj.br/grad/07_2/thiago_castello/Resumo.html http://www.lyfreitas.com/artigos_mba/esteganografia.pdf http://www.inf.ufrgs.br/~lkunz/cpd/

Das könnte Ihnen auch gefallen