Sie sind auf Seite 1von 2

IDADE MDIA

Para quem viveu no perodo medieval, a expresso Idade Mdia no teria, naturalmente, nenhum sentido; o termo consequncia da capacidade de percepo do homem renascentista, que, ao se aproximar da poca clssica, buscou uma ponte sobre o abismo de barbrie e pobreza de esprito que, segundo eles, medeia o perodo posterior derrocada do Imprio Romano. Os seis primeiros sculos que seguiram a dissoluo do Imprio Romano Ocidental constituem um perodo a que se costuma dar o nome de Idade das Trevas, para distingui-lo do perodo posterior, compreendido entre 1.100 e a Renascena, em que a civilizao adquire novo vio, recuperando grande parte do terreno perdido no tumulto dos primeiros anos. O LATIM permaneceu na Idade Mdia como lngua de erudio, adquirindo maior prestgio por ser usada como lngua da literatura patrstica e dos servios e administrao da Igreja catlica. Isso fez, consequentemente, com que os trabalhos lingusticos dos primeiros anos da Idade Mdia fossem em sua maioria estudos de gramtica latina. A EDUCAO MEDIEVAL baseou-se nas sete artes liberais, definidas por Bocio (circa 500 d.C.):

A GRAMTICA foi, portanto, base da erudio medieval, quer como arte liberal quer como disciplina indispensvel para ler e escrever corretamente o latim. Todos os estudos, porm, estavam subordinados teologia, ao conhecimento da f e da doutrina crist. Os estudos realizados foram sobretudo de ordem prtica e normativa; Prisciano e Donato eram as principais autoridades em gramtica, e suas teorias e sistematizaes pouco foram modificadas. A Doctrinale,

de Alexandre de Villedieu foi a principal referncia para o ensino do latim, representando praticamente uma cpia da gramtica de Donato e Prisciano.

Embora deva ter sido grande a atividade de ensino do latim durante o perodo de influncia romana, pouco se sabe a respeito dos mtodos empregados (na obra dos missionrios cristos, nos mosteiros e igrejas). Sem dvida alguma, o mais conhecido e significativo desenvolvimento lingustico na Idade Mdia o conseguido atravs das gramticas especulativas ou De modis significandi, escritos por autores que viveram no perodo de apogeu da filosofia escolstica. (circa 12001350) As gramticas especulativas foram muito alm do exigido para o ensino do latim, convivendo lado a lado com manuais didticos, com o Doctrinale, de Alexandre de Villedieu. A ESCOLSTICA foi um sistema filosfico que, fortalecido pela f crist e a fortalecendo, procurou unificar todos os ramos e compartimentos do saber, harmonizando as exigncias da razo e da revelao.

provvel que nunca antes e provvel que nunca depois os fios centrais da contextura do conhecimento humano tenham sido to firmemente entrelaados.

A Batalha das Sete Artes, de Henrique de Andeli Na alegoria medieval da oposio artes X auctores, as artes vencem, mas no final da narrativa se profetiza que no decorrer do tempo a verdadeira gramtica dos textos clssicos voltar em triunfo. Isso marca o incio do Renascimento, que representa o ressurgimento da erudio clssica e o comeo do mundo moderno.

Das könnte Ihnen auch gefallen