Sie sind auf Seite 1von 36

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL

POLCIA MILITAR DE PERNAMBUCO


DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUO E PESQUISA
CENTRO DE FORMAO E APERFEIOAMENTO DE PRAAS

DE DIREITOS HUMANOS

APOSTILA

ENSINO DISTNCIA CAS - 2004


INSTRUTORES: 1 TEN PM KLEBER CAP PM FLVIO CAP PM JOSENY

DIREITOS HUMANOS

INTRODUO Ao logo da histria, verificamos que os direitos fundamentais dos seres humanos foram resultado de grandes convulses polticas e sociais. Nenhuma das conquistas histricas foi resultado do consentimento dos poderosos. Sempre representaram lutas intensas que demandaram o reconhecimento de direitos e liberdades anteriormente inexistentes. As lutas dos povos pela emancipao foram o motor que possibilitou os espaos de libertao humana subvertendo ordens injustas, alienantes e desumanizadoras. Nesta perspectiva que a promulgao da declarao Universal dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro de 1948, constitui um marco no caminho que a humanidade percorreu para se libertar do jugo dos preconceitos, da superstio, da explorao e da opresso. INTRODUO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PESSOA HUMANA: A Pessoa Humana necessita da garantia de vrios direitos para que possa manter sua existncia com dignidade. O artigo 5 da Constituio Federal prev a garantia desses direitos fundamentais indispensveis dignidade humana. Direitos Humanos so os direitos e garantias fundamentais da Pessoa Humana. tambm um conjunto institucionalizado de direitos e garantias do ser humano, que tem por finalidade bsica o respeito a sua dignidade, por meio de sua proteo contra o arbtrio do poder estatal e o estabelecimento de condies mnimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana. FUNDAMENTOS DOS DIREITOS HUMANOS:

Os Direitos Humanos possuem como fundamento a prpria evoluo da sociedade nos campos abaixo: Campo jurdico: O direito romano forneceu importantes bases para o atual direito em todo o mundo. Campo poltico: A Revoluo Francesa que preconizava a igualdade, a liberdade e a fraternidade. Campo econmico: O capitalismo, que consagrou o direito propriedade privada. Campo cultural: O Renascimento do sculo XVI coloca o homem como centro do universo antropocentrismo, portanto, com os naturais direitos vida, liberdade, expresso (atravs do surgimento das grandes obras de arte). Campo religioso: O Cristianismo e as demais religies pregam o amor fraternal, o respeito pessoa. PROTEO AOS DIREITOS HUMANOS: Nos pases de regime democrtico, como o Brasil, os Direitos Humanos esto resguardados pela sua principal lei a Constituio Federal. POLICIA, DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS: A Policia Militar um rgo extremamente interessado no respeito aos direitos da pessoa, e no poderia ser diferente, pois existe para a preservao da ordem pblica. O desrespeito Cidadania ntido sinal de desordem. A preocupao da Policia Militar com o absoluto respeito aos Direitos Humanos dupla: alm do dever legal de fazer cumprir as leis, e com isso coibir que pessoas desrespeitem os direitos de outras, ela tem o dever e interesse institucional de prevenir, evitar e punir todos os atos ilegais de seus integrantes. Assim, a Corporao no poder ser condescendente com qualquer ato de seus integrantes que viole os direitos da pessoa. de se observar que no h espao para aqueles que no respeitam os Direitos Humanos, pois uma exigncia natural resultante do amadurecimento da prpria sociedade. Os eventuais infratores ficam sujeitos lei. A Corporao tambm exige de seus componentes o reconhecimento aos direitos de todas as pessoas, assim, mesmo o infrator penal tem direitos inerentes sua pessoa. E, em conseqncia todos os responsveis pela Segurana Pblica (ordem pblica) devem saber que o criminoso no deixa de ser pessoa. Portanto, tem direito a ampla defesa e ao contraditrio, o que no permite que o policial militar cometa qualquer ato com a inteno de fazer
3

justia com as prprias mos. A funo do policial militar proteger a sociedade, coibir as infraes de acordo com a lei, e jamais julgar qualquer pessoa por sua conduta ou executar qualquer pena. CLASSIFICAO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: DIREITOS INDIVIDUAIS: VIDA (enfocando a integridade fsica, psquica e moral; pena de morte e tortura); LIBERDADE ( enfocando os aspectos de liberdade da pessoa fsica, liberdade de pensamento, liberdade de expresso coletiva e liberdade de ao profissional); IGUALDADE ( abordando o aspecto da discriminao e direitos da mulher), SEGURANA (enfocando a importncia do policiamento ostensivo e a busca pessoal sem abusos) e PROPRIEDADE. (enfocando os conflitos de terras e invases). DIREITOS SOCIAIS: EDUCAO, SADE, TRABALHO. DIREITOS COLETIVOS: Direito reunio, associao. DIREITOS POLTICOS: artigo 14 e 17 da CF eleger e ser eleito. DIREITO NACIONALIDADE: artigo 12 e 13 da CF.

PROTEO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: A proteo aos direitos fundamentais d-se por meio do PODER legalmente constitudo, organizado, que tem na fora das LEIS o seu sustentculo. o chamado ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO.

CONCEITOS: DIREITOS HUMANOS O conceito de direitos Humanos apresenta uma srie de interpretaes que dependem da orientao jurdica que se tenha sobre o fenmeno jurdico, a sociedade e as relaes de poder. Dessa maneira podemos afirmar que o contedo dos direitos humanos marcado poltica e ideologicamente. Por outro lado, no existe uma uniformidade conceitual sobre o tema. Diferentes denominaes chegaram a tratar do mesmo assunto: direitos naturais, direitos do homem, direitos do cidado, direitos civis, liberdades pblicas, direitos fundamentais, garantias individuais, etc.

Os Direitos humanos so os direitos fundamentais de todas a pessoas, sejam elas mulheres, negros, homossexuais, ndios, portadores de deficincia, portadores de HIV, crianas e adolescentes, idosos, policias, presos, despossudos e os que tm acesso riqueza. Todos, enquanto pessoas, devem ser respeitados. Tem a ver com o dia-a-dia de cada um; com a maneira de relacionar-se com as demais pessoas; do convvio com as pessoas aparentemente diferentes; da prtica da tolerncia, do respeito ao prximo que pode ter uma religio, uma cultura, a cor, o sexo, a idade e uma aparncia diferentes. Os gestos, as aes e as atitudes, o exerccio do respeito, da aceitao e do apreo diversidade das culturas de nosso mundo, por menores que sejam, estaro contribuindo para fomentar os direitos humanos. Estes se referem a um sem-nmero de campos da atividade humana: o direito de ir e vir sem ser molestado; o direito de ser acusado dentro de um processo legal e legtimo, onde as provas sejam conseguidas dentro da boa tcnica e do bom direito, sem estar sujeito a torturas e maus-tratos; o direito de exigir o cumprimento da lei; o direito de trabalhar e viver sem se tornar alvo de humilhaes, violncia, agresses, desrespeito, perseguio e discriminao. ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO o estado regido por leis, em o governo est nas mos de representantes legitimamente eleitos pelo povo. Encontra-se em contraposio concepo absolutista de Estado, que regido pela fora, pela vontade do monarca. A Conferncia de Viena reconhece que indissocivel a inter-relao entre democracia e o respeito aos direitos humanos; que so os elementos de referncia para o aperfeioamento da prtica poltica. Vale ressaltar que, o imprio da lei prprio do Estado de Direito dissociado da questo democrtica d margem a uma srie de desmandos ou de uma governabilidade dissociada das condies democrticas. Portanto, a democracia, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais so conceitos interdependentes que se reforam mutuamente. Contudo, sem direitos humanos reconhecidos e tutelados no existem as condies apropriadas para a soluo pacfica dos conflitos, pois as prticas democrticas de lidar com os conflitos instigam a um internacionalismo de vocao pacfica, em funo de sua homologia com a diplomacia concebida como um processo contnuo de dilogo e de negociao.

PRINCPIOS DO ESTADO DE DIREITO

LEGALIDADE: Ningum obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa,

seno em virtude de lei. DIVISO DE PODERES: Diviso do Poder absoluto em trs poderes: Executivo, Legislativo e Judicirio, que so harmnicos e independentes entre si, a fim de assegurar o necessrio equilbrio Democrtico. GARANTIA DOS DIREITOS INDIVIDUAIS: Vida, liberdade, igualdade, sade e segurana CIDADANIA: Antes de estudarmos o conceito de cidadania, prudente analisarmos os conceitos de nacionalidade e naturalidade, uma vez que so conceitos distintos, mas um est diretamente ligado ao outro. Nacionalidade um vnculo jurdico entre o indivduo e o Estado, pelo qual aquele se torna parte integrante do povo deste. Cidadania um vnculo poltico, prprio do nacional no exerccio de seus direitos polticos, que lhe confere o direito de participar da formao da vontade poltica do Estado. A nacionalidade um pressuposto da cidadania. Para ser cidado indispensvel que o indivduo ostente a qualidade de nacional. J a naturalidade um simples vnculo territorial, indicando o local de nascimento. Estudando o conceito de cidadania, verificamos a doutrina o apresenta sob duas concepes: a) Cidadania em sentido estrito. De acordo com terminologia tradicional, adotada pela legislao infraconstitucional e pela quase-unanimidade dos autores de direito constitucional, o direito de participar da vida poltica do Pas, da formao da vontade nacional, abrangendo os direitos de votar e ser votado. uma qualidade prpria do cidado, que justamente o nacional no gozo de direitos polticos. b) Cidadania em sentido amplo. Tem um alcance maior. Esta concepo vem consagrando-se no uso popular e na utilizao poltica do termo, significando o efetivo gozo dos direitos previstos no texto Constitucional. Adotado esse sentido mais abrangente, os nacionais identificam-se como os cidados de um Estado. Existem duas espcies de cidadania: ativa e passiva. A primeira o direito de votar, enquanto a segunda, o de ser votado. Adquire-se a cidadania pelo alistamento eleitoral, que o procedimento administrativo perante a Justia Eleitoral pelo qual se verifica se o indivduo preenche os requisitos exigidos para se inscrever como eleitor.

CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS Essa idia, que central para a compreenso dos Direito humanos, da dignidade da pessoa e sua universalidade, explica, por exemplo, porque quando ocorre uma violao grave dos DH no Brasil temos de aceitar a interferncia de outro Estado, como, por exemplo, as comisses europias e norte americanas, que vem investigar genocdio de ndios, massacre de crianas, violaes dos Direitos Humanos dos presos etc. Por que essa intromisso legtima? Porque os Direitos Humanos so direitos sem fronteiras, eles superam as fronteiras jurdicas e a soberania dos Estados. A primeira gerao a das liberdades individuais, ou os chamados direitos civis. So as liberdades consagradas no sculo XVIII, com o advento do liberalismo; constituem direitos individuais contra a opresso do Estado, contra o absolutismo, as perseguies religiosas e polticas, contra o medo avassalador em uma poca em que predominava o arbtrio e a distino rigorosssima em castas sociais, mais do que em classes sociais. Trata-se das liberdades de locomoo, propriedade, segurana, acesso justia, opinio, crena religiosa, integridade fsica. Essas liberdades individuais, tambm chamadas direitos civis, foram consagradas em vrias declaraes e firmadas nas constituies de diversos pases. A segunda gerao a dos direitos sociais, do sculo XIX e meados do sculo XX. So todos aqueles direitos ligados ao mundo do trabalho, como o direito ao salrio, seguridade social, frias, previdncia etc. So tambm aqueles direitos que no esto vinculados ao mundo do trabalho e mais importante ainda porque so direitos de todos e no apenas daqueles que esto empregados. Trata-se dos direitos de carter social mais geral, como o direito educao, sade, habitao. So direitos marcados pelas lutas dos trabalhadores j no sculo XIX e acentuadas no sculo XX, as lutas dos socialistas e da social-democrtica, que desembocaram no Estado de Bemestar Social. A terceira gerao aquela que se refere aos direitos coletivos da humanidade. Referem-se esses ao meio ambiente, defesa ecolgica, paz, ao desenvolvimento, autodeterminao dos povos, partilha do patrimnio cientifico, cultural e tecnolgico. Direitos sem fronteiras, direitos chamados de solidariedade planetria. Assim sendo, quando, por exemplo, a Frana realiza exploses nucleares no Pacfico isso tambm nos diz respeito, porque o direito das geraes futuras a um meio ambiente no degradado j se incorporou conscincia internacional como um direito inalienvel. Essas trs geraes, de certa maneira, englobam e enfeixam os trs da Revoluo Francesa: o da liberdade, o da igualdade e da fraternidade, ou da solidariedade. Como enfatizei que os Direitos Humanos so histricos, vale lembrar que j se fala numa quarta gerao de Direitos Humanos, que so aqueles direitos que podero surgir a partir de novas descobertas cientficas,
7

novas abordagens do conhecimento da diversidade cultural e das mudanas polticas. Partimos da premissa de que a igualdade no significa uniformidade, homogeneidade. Da, o direto igualdade pressupe e no uma contradio o direito diferena. Diferena no sinnimo de desigualdade, assim como igualdade no sinnimo de homogeneidade e de uniformidade. A desigualdade pressupe uma valorao de inferior e superior; pressupe uma valorizao positiva ou negativa e, portanto, estabelece quem nasceu para mandar e quem nasceu para obedecer; quem nasceu para ser respeitado e quem nasceu para respeitar. A diferena uma relao horizontal, ns podemos ser muito diferentes (j nascemos homens ou mulheres, o que uma diferena fundamental, mas no desigualdade; ser uma desigualdade se essa diferena for valorizada no sentido de que os homens so superiores s mulheres, ou viceversa, que os brancos so superiores aos negros, ou vice-versa, que os europeus so superiores aos latino-americanos e assim por diante. A igualdade significa a isonomia, que a igualdade diante da lei, da justia, diante das oportunidades na sociedade, se democraticamente aberta a todos. A igualdade no sentido socioeconmico e volto a questo da dignidade daquele mnimo que garanta a vida com dignidade, e que est contemplado na segunda gerao de Direitos Humanos. A igualdade entendida como direito diferena: todos somos igualmente portadores do direito diversidade cultural, do direito diferena de ordem cultural, de livre escolha ou por contingncia de nascimento. A CONSTRUO DA CIDADANIA AO LONGO DA HISTRIA Historicamente, a concepo de cidado decorre da idia da igualdade poltica e da participao de todos. Essa idia permeou a Grcia antiga e foi resgatada pela Revoluo Francesa. Os romanos faziam distino entre a cidadania e a cidadania ativa Os cidados ativos eram os que tinham o direito de participar das atividades polticas. A Constituio Francesa, elaborada em 1971, mantm a idia da diferena de cidadania ativa, utilizada pelos romanos. Os direitos sociais so os mais difceis de serem materializados, considerando-se que requerem mecanismo de distribuio de renda e de implementao de polticas sociais. A existncia da cidadania democrtica requer assegurar a vigncia de regime democrtico fundamentado na liberdade, no seu sentido mais amplo, e na garantia da igualdade para todos.

HISTRIA DOS DIREITOS HUMANOS: Evoluo histrica dos direitos humanos

Como afirma Noberto Bobbio (1992), sem os direitos do homem protegidos e reconhecidos, no h democracia; sem democracia no existem as condies mnimas para soluo pacfica dos conflitos, e os direitos no so exercitados. A democracia a sociedade dos cidados, e os sditos se tornam cidados quando lhes so reconhecidos os direitos fundamentais. Inicialmente os direitos humanos foram conhecidos direitos naturais, impostos por Deus, sendo utilizados contra os burgueses, em favor dos reis, em favor da aristocracia. Posteriormente, o pressuposto teolgico rejeitado sob o argumento de que o fundamento dos direitos humanos no est em Deus e sim na razo. O fundamento racionalista no rejeita os direitos naturais, mas desloca a sua explicao para a razo. No final da Idade Mdia, surge a burguesia como classe social, que se fortalece atravs da atividade econmica. Esta, no entanto, era uma classe marginalizada do poder poltico. Foi o burgus, associado aos pensadores liberais-como Espinoza, Locke, Rosseau e Montesquieu que defendeu a liberdade e a igualdade como valores. O valor da liberdade aparece j no embrio dos direitos humanos. Essa liberdade, no entanto, no era em benefcio de todos, mas sim das classes especficas, principalmente em favor do clero e da nobreza e com algumas concesses em benefcio do povo. Algumas crticas tm sido feitas no sentido de que o surgimento dos direitos humanos teve como objetivo atender aos interesses burgueses, bem como a compreenso de que a idia de homem enquanto cidado muito abstrata. Ao mesmo tempo em que as pessoas so iguais, elas so livres, e essa liberdade intrnseca a todo ser humano. E para que a liberdade individual prevalea necessrio que as pessoas tenham as mesmas oportunidades e condies, de forma que possam exercer sua livre escolha. Quando falamos em direitos na perspectiva democrtica, ou seja, o espao poltico de todos, a relao direito/dever intrnseca, e esta relacionada a concepo de governo republicano, no sentido do bem comum, do bem coletivo. Portanto, o poder de todos significa que cada indivduo tem o direito de participar dele, mas tambm o dever de faz-lo ( Renato Janine Ribeiro,1998 ).
9

Os direitos humanos so naturais porque dizem respeito dignidade da pessoa humana e existem antes de qualquer lei, intrnsecos a todo ser humano; so universais porque no se referem apenas a um membro de uma sociedade poltica; e so histricos porque foram modificando-se e ampliando-se ao longo da histria da humanidade. Os direitos humanos so comuns a todos os homens, so pblicos e no privados e esto vinculados prpria condio humana. Apesar de os termos Direitos Humanos e Direitos Fundamentais terem aparecido na Frana durante o sculo XVIII, e a sua formulao jurdicopositiva no plano do reconhecimento constitucional ser um fenmeno que se consolidou principalmente durante o sculo XIX, as origens de sua fundamentao filosfica remontam aos primrdios da civilizao humana. Pois, no mundo antigo, diferentes princpios fundaram sistemas de proteo aos valores humanos, marcados pelo humanismo ocidental e pelo humanismo oriental. Assim, distintos ordenamentos jurdicos da Antiguidade, como o Cdigo de Hamurabi, ou os dez mandamentos, previam princpios de proteo de valores humanos atravs de uma concepo tico-religiosa. Foi somente a partir dos sculos XVI e XVII que surgiram as condies objetivas e subjetivas que possibilitaram a modificao dos referenciais de conhecimento e cultura, com o desenvolvimento de novo paradigmas culturais, estticos, ticos, que se expressaram atravs do Renascimento e da Reforma Protestante, onde a valorizao do indivduo e o desenvolvimento da noo de livre arbtrio abriram caminho para a posterior constituio do modelo jusnaturalista moderno. No contexto do sculo XVIII, caracterizado pela filosofia iluminista, e por uma radicalizao do confronto anti-absolutista, foram apresentadas as idias de pensadores como Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) que inspiraram os movimentos revolucionrios na Frana e na Amrica. o perodo que preparava as grandes transformaes sociais e polticas que levaram elaborao da Declarao de Direitos de Virgnia, em 1776, e da Declarao de Direitos do homem e do Cidado, aprovada pela Assemblia Nacional francesa em 1789. Em 1863, na cidade de Genebra (Sua), durante a Batalha de Solferino, o mdico suo Henry Dunant, com o nome de Cruz Vermelha, escreveu um livro com proposta de criao de um peloto de mdicos para socorrer vtimas de combate naquela batalha, e ele tambm props a criao de juizado internacional para doutrinar aes e realizar julgamentos. Contudo, com a criao da ONU, no final da segunda guerra mundial, foi mudado o nome de Cruz Vermelha para Comit Internacional da Cruz Vermelha (CICV), tendo como smbolo a Cruz Vermelha. Entretanto, os muulmanos deram o nome de Comit Internacional do Crescente Vermelho (CICV), tendo como smbolo a Lua Crescente. a partir do sc. XX que os Direitos Humanos comea a incorporarse no plano internacional, enquanto o sculo anterior presenciou o seu
10

reconhecimento constitucional. A prova tanta que aps 1948, com a Declarao Universal de Direitos do Homem aprovada pela ONU, tornou-se mais usual a denominao direitos Humanos, pela importncia valorativa que expressa um carter de universalidade para todos os seres humanos. A ampliao da proteo dos Direitos Humanos para o plano internacional elaborou instrumentos como a Declarao americana de Direitos e deveres do Homem, de abril de 1948; a Declarao Universal de Direitos Humanos, da ONU, de dezembro de 1948; Pacto Internacional de Direitos Civis e Polticos de 1966; o Pacto Internacional de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, de1966; a Conveno Europia de Direito Humanos, de 1950; a Conveno Americana de Direitos Humanos (Pacto de San Jos), de 1969; a Conveno contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruis, Desumanos ou Degradantes, de 1984; a Conveno sobre a Eliminao de todas as formas de Discriminao contra Mulher, de 1979; a Conveno sobre a Eliminao de todas as formas de Discriminao Racial, de 1965; a Conveno sobre os Direitos as Criana, de 1989; a Conveno Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura, de 1985; a Conveno Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violncia contra a Mulher, de 1994; etc.

O QUE SO DIREITOS HUMANOS Direitos Humanos: Noo e Significado A expresso direitos humanos uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Esse conjunto de condies e de possibilidades associa as caractersticas naturais dos seres humanos, a capacidade natural de cada pessoa e os meios de que a pessoa pode valer-se como resultado da organizao social. esse conjunto que se d o nome de direitos humanos. Tais direitos correspondem necessidades essenciais da pessoa humana. Assim por exemplo, a vida um direito humano fundamental, porque sem ela a pessoa no existe. Um ponto deve ficar claro, desde logo: a afirmao da igualdade de todos os seres humanos no quer dizer igualdade fsica nem intelectual ou psicolgica. Cada pessoa humana tem sua individualidade, sua personalidade, seu modo prprio de ver e de sentir as coisas. Direitos Humanos: Faculdade de Pessoas Livres Todas as pessoas nascem essencialmente iguais e, portanto, com direitos iguais. Mas ao mesmo tempo que nascem iguais todas as pessoas

11

nascem livres. Gozar de um direito uma faculdade da pessoa humana, no uma obrigao. No ano de 1948 a Organizao das Naes Unidas (ONU) aprovou a Declarao Universal dos Direitos Humanos que dizem em seu artigo primeiro que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Alm disso, segundo a Declarao, todos devem agir, em relao uns aos outros, com esprito de fraternidade. O que significa ter um direito? Temos direitos a coisas distintas, como propriedade, liberdade de expresso, voto, educao ou sade, prestao jurisdicional. Para cada um desses direitos existiro distintas formas de dever. Nesse sentido, muito difcil falar em direito sem pensar imediatamente em uma obrigao, que pode significar simplesmente o dever de abster de uma determinada conduta (no torturar) ou a obrigao de fazer algo (obrigao da poltica de investigar um caso de tortura). Necessidades de conciliao entre direitos

Cabe destacar que a relao entre direitos e obrigaes mediada e no automtica. Portanto, ter um direito significa ter uma boa justificativa, uma razo suficiente para que outras pessoas vejam obrigaes e ento tenham deveres em relao quela pessoa que tem um direito. Os direitos no geram obrigaes diretas para as outras pessoas, mas razes para que elas se encontrem obrigadas. Fundamentos dos direitos humanos

Quando associamos a expresso humanos a idia de direitos, a presuno de superioridade inerente aos direitos em geral, torna-se ainda mais peremptria, uma vez que esses direitos buscam proteger valores, interesses e necessidades indispensveis realizao da condio de humanidade de todas as pessoas. Agrega-se, assim a fora tica idia de direitos, passando esses direitos a servir de veculo aos princpios de justia de uma determinada sociedade. A centralidade da pessoa humana

As declaraes de direitos e constituies que foram produzidas a partir da Revoluo Francesa e da americana, do incio linguagem moderna dos direitos humanos, tm por fundamento o pressuposto moral bsico de que todas as pessoas so merecedoras de igual respeito e considerao.

12

Ao redigir a declarao de Direitos de Virgnia de 1776, logo aps a ruptura dos laos com a metrpole, Jefferson afirma que todos os homens so por natureza igualmente livres e independentes e tm certos direitos inatos. Da mesma forma, os franceses ao redigir a Declarao dos Direitos do Homem e do cidado de 1789 estabeleceram que todos os homens nascem e so livres e iguais e que o fim de toda a associao poltica a conservao dos direitos naturais e imprescritveis do homem. O Estado e os direitos so assim, obras humanas que tm por nica finalidade a preservao da esfera de dignidade das pessoas. A eroso dos direitos humanos A idia de que as pessoas tm direitos que lhe so inerentes, pelo simples fato de serem humanas, passou por um forte processo de eroso no incio do sculo XX, no apenas do ponto de vista filosfico como especialmente da perspectiva prtica. Esse processo de eroso culminou com a barbrie do holocausto em que judeus, ciganos, comunistas, homossexuais e outras minorias foram privados de seus direitos a partir de um processo de excluso moral. O holocausto e outras barbries do perodo, como os campos soviticos de trabalhos forados e a bomba atmica, causaram um profundo choque na conscincia da comunidade internacional. como reao a essa demonstrao de irracionalidade e da capacidade do homem de se auto - destruir que surge a idia contempornea de direitos humanos .trata-se de uma reao, ainda que filosoficamente mal resolvida, ao vazio tico deixado pelo desencantamento que favoreceu o nazismo e todas as atrocidades do sculo XX. A POLCIA MODERNA E UMA NOVA TICA Os povos livres e democrticos pedem muito s prprias foras de polcia. Essas foras devem defender os indivduos e as instituies exercitando e aplicando as leis reconhecidas no sistema jurdico interno; porm devem tambm respeitar e tutelarem os direitos humanos. H que est como numa balana, de um lado a tutela do indivduo, do outro a tutela do Estado, podendo haver conflito e Estado. Nos pases em que imperam a ditadura e o autoritarismo a polcia oferece uma total proteo ao Estado, esquecendo-se dos Direitos dos indivduos. As prprias leis so estabelecidas de forma, s vezes a negar os direitos humanos e as mais bsicas liberdades civis. Nesses pases se observam intensos fenmenos de corrupo no interior dessas foras; da resultando comportamentos arbitrrios que terminam em tortura e tratamento desumano e degradante. Todavia no se pode dizer que os pases ou as polcias esto nos

13

dois extremos: pases democrticos, polcia respeitadora dos direitos humanos e pases no democrticos, polcia no respeitadora dos direitos humanos. A verdade, como afirma (Paolo Carlotto, p 25) Aspectos democrticos e aspectos autoritrios defesa dos direitos e exerccio de poder, esto presente em todas as polcias do mundo, e tambm em pases democrticos ocidentais assistimos abusos da autoridade de polcia. Se houvesse um mundo ideal no precisaria, mas, sentimentos ais como, justia, respeito aos outros esto em contradio com sentimentos tais como, ambio, avidez, prevaricao, da porque sempre ser necessrio na sociedade moderna presena de fora de polcia, como forma de controle social, atravs do poder reinante. , portanto para o exerccio do controle que nascem as instituies que aplicam as leis, tais como Polcia e Judicirio. A questo que enquanto protetor dos direitos dos indivduos estes instrumentos os mesmos que protegem o Estado. A autoridade resultado do poder seja positivo ou negativo. Justa e legtima podemos definir aquela autoridade que deriva da lei democraticamente promulgada e respeitada por todos. A autoridade que baseada no poder e no arbtrio no justa e legitima, mas, nasce do autoritarismo. Este tipo de autoridade que pretende uma cega obedincia ofensiva para uma conceituao substancial dos Direitos Humanos. No nosso sistema jurdico compreendemos que esta obedincia cega e irrestrita exigida por parte da cpula da Polcia Militar sobre os seus subordinados que entrave, tambm, para uma real poltica de Direitos Humanos. As foras de policia unida ao sistema judicirio representam um instrumento para a tutela dos indivduos e das instituies. O OFCIO DE POLCIA E A DEMOCRACIA Redefinir o perfil do ofcio da polcia constitui-se o primeiro desafio. Sair da perspectiva de uma atividade de uma atividade simples e amadora e evoluir para a condio de profisso complexa, que necessita de mo-de-obra qualificada, de tcnica apuradas nas intervenes do cotidiano e de uma gesto especializada, consiste exigncia bsica para a prtica da polcia em um cenrio poltico e social democrtico e do pleno exerccio da cidadania. Manter um organismo desaparelhado e um quadro despreparado profissionalmente, integrado por pessoas robotizadas, sem individualidade, sem vontade prpria, sem iniciativa, resignada, sempre foi a inteno daqueles que exercem o poder. Pois assim, obediente, dependente e subordinada, a polcia no reage e, submissa, atende os interesses resultantes das relaes de fora vigentes na sociedade. Por isso, at aqui, as polticas pouco contemplaram a modernizao e a qualificao das polcias. Hoje, em regra as Polcias Militares possuem 13 nveis hierrquicos, os quais no possuem correspondncia com a estrutura de execuo da atividade, no sentido de diviso de trabalho, onde cada degrau necessita de determinados conhecimentos e habilidades. Verifica-se que alguns nveis
14

possuem as mesmas exigncias, podendo ser unificadas. Na realidade, genericamente, pode-se estruturar as divises hierrquicas na atividade policial: no campo tcnico, como a execuo propriamente dita, a coordenao/fiscalizao temporal do servio e a gerncia responsvel polo emprego dos recursos em um pequeno espao geogrfico; no campo da gesto, a administrao operacional, ttica e estratgica.

DIREITOS HUNANOS: Coisa de Polcia Reflexes sobre Polcia e Direitos Humanos Durante muitos anos o tema Direitos Humanos foi considerado antagnico ao de segurana pblica.Produto do autoritarismo vigente no pas entre 1964 e 1984 e da manipulao,por ele , dos aparelhos policiais, esse velho paradigma maniquesta cindiu sociedade e polcia, como se a ltima no fizesse parte da primeira. Polcia, ento, foi uma atividade caracterizada pelos segmentos progressistas da sociedade, de forma equivocadamente conceitual, como necessariamente afeta represso anti-democrtica, truculncia, ao conservadorismo. Direitos Humanos como militncia, na outra ponta, passaram a ser vistos como ideologicamente filiados esquerda, durante toda a vigncia da Guerra Fria (estranhamente, nos pases do socialismo real, eram vistos como uma arma retrica e organizacional do capitalismo). No Brasil, em momento posterior da histria, a partir da rearticulao democrtica, agregou-se a seus ativistas a pecha de defensores de bandidos e da impunidade. Evidentemente, ambas vises esto fortemente equivocadas e prejudicadas pelo preconceito. Estamos h mais de uma dcada construindo uma nova democracia e essa paralisia de paradigmas das partes (uma vez que assim ainda so vistas e assim se consideram), representa um forte impedimento parceria para a edificao de uma sociedade mais civilizada. Aproximar a polcia das ONGs que atuam com Direitos Humanos, e vice-versa, tarefa impostergvel para que possamos viver , a mdio prazo em uma nao que respire cultura de cidadania. Para que isso ocorra, necessrio que ns, liderana do campo dos Direitos Humanos, desarmemos as minhas ideologias das quais nos cercamos,em um primeiro momento,justificvel, para nos defendermos da policia ,e que agora nos impedem de aproximar-nos . O mesmo vale para a polcia. Podemos aprender muito uns com os outros, ao atuarmos como agentes da mesma democracia. Nesse contexto partir de quase uma dcada de parceria no campo da educao para os direitos humanos junto polcia e das coisas que vi e
15

aprendi com a polcia, que gostaria de tecer as singelas treze consideraes a seguir: Cidadania, Dimenso primeira 1-O policial , antes de tudo um cidado, e na cidadania deve nutrir sua razo de ser Irmana-se, assim, a todos os membros da comunidade em direitos e deveres. Sua condio de cidadania , portanto, condio primeira, tornando-se bizarra qualquer reflexo fundada sobre suposta dualidade ou antagonismo entre uma sociedade civil e outra sociedade policial. Essa afirmao plenamente vlida mesmo quando se trata da Polcia Militar, que um servio pblico realizado na perspectiva de uma sociedade nica, da qual todos os segmentos estatais so derivados. Portanto no h, igualmente, uma sociedade civil e outra sociedade militar. A lgica, da Guerra Fria, aliada aos anos de chumbo, no Brasil, que se encarregou de solidificar esses equvocos tentando transformar a polcia, de um servio cidadania, em ferramenta para enfrentamento do inimigo interno. Mesmo aps o encerramento desses anos de parania, seqelas ideolgicas persistem indevidamente, obstaculizando, em algumas reas a elucidao da real funo poltica. Policial: cidado qualificado 2-O agente de segurana pblica contudo, um cidado qualificado: emblematiza o Estado, em seu contato mais imediato com a populao. Sendo a autoridade mais comumente encontrada tem portanto, a misso de ser uma espcie de porta voz popular do conjunto de autoridades das diversas reas do poder. Alm disso, porta a singular permisso para o uso da fora e das armas, no mbito da lei,o que lhe confere natural e destacada autoridade para a construo social ou para sua devastao. O impacto sobre a vida de indivduos e comunidades, exercido por esse cidado qualificado , pois, sempre um impacto extremado e simbolicamente referencial para o bem ou para o mal-estar da sociedade. Policial: pedagogo da cidadania 3-H assim, uma dimenso pedaggica no agir policial que, como em outras profisses de suporte pblico, antecede as prprias especificidade de sua especialidade. Os paradigmas contemporneos na rea da educao nos obrigam a repensar o agente educacional de forma mais influente. No passado, esse papel estava reservado unicamente aos pais, professores e especialistas em educao. Hoje preciso incluir com primazia no rol pedaggico outras profisses irrecusavelmente formadoras de opinio: mdicos, advogados, jornalistas e policiais, por exemplo.
16

O policial, assim, luz desses paradigmas educacionais mais abrangentes, u pleno e legtimo educador. Essa dimenso inabdicvel e reveste de profunda nobreza a funo policial, quando conscientemente explicitada atravs de comportamentos e atitudes. RIGOR versus VIOLNCIA 4 -O uso legtimo da fora no se confunde, contudo, com truculncia. A fronteira entre a fora e a violncia delimitada, no campo formal, pela lei, no campo racional pela necessidade tcnica e, no campo moral, pelo antagonismo que deve reger a metodologia de policiais e criminosos. TICA CORPORATIVA versus TICA CIDAD 5 - Essa conscincia de auto - importncia obriga o policial a abdicar de qualquer lgica corporativista. Ter identidade com a polcia, amar a corporao da qual participa, coisas essas desejveis, no se pode confundir, em momento algum, com acobertar prticas abominveis. Ao contrrio, a verdadeira identidade policial exige do sujeito um permanente zelo pela limpeza da instituio da qual participa. Um verdadeiro policial, ciente do seu valor social, ser o primeiro interessado no expurgo dos maus profissionais, dos corruptos, torturadores e dos psicopatas, pois estes prejudicam o equilbrio psicolgico de todo o conjunto da corporao e denigre o esforo herico de todos aqueles outros que cumprem corretamente sua espinhosa misso. Por esse motivo no est disposto a conceder-lhes qualquer tipo de espao. Aqui, se antagoniza a tica da corporao ( que na verdade a negao de qualquer possibilidade tica ) com a tica da cidadania ( aquela voltada misso da polcia junto a seu cliente, o cidado ).

CAPTURA A CONDUTA DOS ENCARREGADOS DA APLICAO DA LEI Os princpios da legalidade e necessidade, juntamente com a proibio da arbitrariedade, impem certas expectativas na conduta dos encarregados da aplicao da lei, em situaes de captura,. Estas expectativas relacionam-se ao conhecimento da lei e dos procedimentos a serem observados em situaes especficas e/ou circunstancias que possam levar privao da liberdade.
17

O conjunto de Princpios declara que captura, deteno ou priso somente devero ser efetuadas em estrita conformidade com os dispositivos legais e por encarregados competentes, ou pessoas autorizadas para aquele propsito (Princpio 2). A palavra competentes significa no somente autorizadas, mas tambm deve ser entendida como referindo-se aptido, atitude mental e fsica dos encarregados da aplicao da lei em situaes de captura. Para efetuar-se uma captura que atenda a todos os requisitos de legalidade, necessidade e no arbitrariedade necessrio muito mais do que a mera aplicao da lei. Somente treinamento e experincia podem desenvolver, nos encarregados da aplicao da lei, a capacidade de distinguir entre situaes individuais e adaptar suas reaes s circunstancias de um caso particular. PRTICA GERENCIAL A necessidade de ter encarregados competentes para efetuar uma captura levou muitas organizaes de aplicao da lei, de vrios pases, a manter unidades ou equipes especializadas para situaes de capturas difceis ou perigosas. Estas unidades ou equipes consistem de encarregados da aplicao da lei que so selecionadas e treinadas para desempenhar uma funo para qual nem todo encarregado da aplicao da lei pode ser considerado competente. O comportamento individual dos encarregados da aplicao da lei em situaes de captura determinar em cada situao o grau de arbitrariedade que ser atribudo quele comportamento. A garantia da igualdade e da preveno da discriminao est nas mos dos indivduos encarregados da lei assim como a responsabilidade de assegurar o respeito aos direitos de cada pessoa capturada, de acordo com a lei. A PESSOA CAPTURADA Direitos no ato da captura Sempre que uma pessoa for capturada, a razo deve ser pela suspeita da prtica de um delito ou por ao de uma autoridade. Toda pessoa capturada dever ser informada, no momento de sua captura, das razes da captura, devendo ser prontamente informada de qualquer acusao contra ela. A pessoa capturada dever ser levada de custdia, devendo ser conduzida prontamente perante um juiz ou outra autoridade habilitada por leia exercer poder judicirio por lei a exercer poder judicial, que decidir sobre a legalidade e a necessidade da captura. Uma pessoa detida sob acusao criminal ter direito a julgamento dentro de um prazo razovel, ou aguardar julgamento em liberdade.

18

As autoridades responsveis pela captura, deteno ou priso de uma pessoa devem, respectivamente, no momento da captura e no incio da deteno ou da priso, ou pouco depois, prestar-lhe informao e explic-lo sobre os direitos e sobre o modo de os exercer. PRTICA GERENCIAL Um exemplo de boa prtica de aplicao da lei a produo e disseminao de folhetos explicando os direitos de pessoas capturadas. Em muitos pases as organizaes de aplicao da lei produzem tais folhetos em vrias lnguas para assegurar sua acessibilidade. Ao ser levada custdia policial, a pessoa em questo recebe um desses folhetos na sua lngua materna, explicando seus direitos e como exerc-los. Direitos imediatamente aps a Captura A presuno da inocncia aplica-se a todas pessoas detidas e deve tambm refletir-se no tratamento delas. So proibidas medidas alm das necessidades para evitar a obstruo do processo de investigao ou para manter a ordem e segurana do local de deteno. Uma pessoa detida tem o direito assistncia de um advogado e condies razoveis devem ser propiciadas para que este direito seja exercido. Um advogado de ofcio deve ser providenciado pela autoridade judicial ou outra autoridade caso a pessoa detida no tenha advogado prprio, e de graa, caso no tenha condies financeiras. Os direitos de uma pessoa detida e/ou seu advogado so os seguintes: ter oportunidade efetiva de ser ouvido por uma autoridade judicial ou outra autoridade; receber comunicao pronta e completa de qualquer ordem de deteno, juntamente com as razes para tal; comunicar-se entre si e ter tempo e condies adequadas para consulta em sigilo absoluto, sem censura e sem demora; comunicar-se entre si sob vigilncia de um encarregado da aplicao da lei, porm sem serem ouvidos; ter acesso s informaes gravadas durante toda durao de qualquer interrogatrio, e dos intervalos entre interrogatrios, e identidade dos encarregados da conduo dos interrogatrios e outras pessoas presentes; de tomar medidas, em conformidade com a legislao nacional, perante uma autoridade, para impugnar a legalidade da deteno, de forma a obter sua libertao caso seja ilegal;

19

de apresentar requerimento ou queixa relativos ao tratamento de detido, em particular no caso de tortura ou tratamento cruel, desumano ou degradante, s autoridades administrativas ou superiores e, quando necessrio, s autoridades apropriadas investidas de poderes de reviso ou correo.

VERTENTES DA PROTEO INTERNACIONAL DA DIGNIDADE HUMANA:

Os trs principais elementos que do sustentao a toda arquitetura internacional de normas e mecanismos de proteo aos Direitos Humanos so a Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1948, o Pacto Internacional de Direito Civil e Poltico e o Pacto Internacional de Direito Econmico Social e Cultural, ambos de 1966, e tambm o protocolo facultativo ao Pacto Internacional de Direito Civil e Poltico. Tornando a Declarao Universal dos Direitos do Homem como ponto inicial e de referncia, a comunidade internacional continuou a elaborar Tratados que se concentrassem em reas ou tpicos especficos no campo dos Direitos Humanos. A Carta da Organizao das Naes Unidas (ONU) efetivamente tornou os Direitos Humanos uma questo de interesse internacional. A prpria ONU considera a promoo e a proteo dos Direitos Humanos como uma de sua finalidade principal, assumindo essa tarefa atravs de atividades abrangentes que visam estabelecer padres conforme descrito acima. A promulgao de uma infinidade de instrumentos internacionais relacionados aos Direitos Humanos dos Estados Membros da ONU. Direitos do homem: so vlidos para todos os povos e em todos os tempos. Emerge da prpria natureza humana e da o seu carter inviolvel, intemporal e universal. Dimenso jusnaturalistas-universalista. Direitos fundamentais: so os direitos do homem garantidos e limitados espao-temporalmente. So os direitos objetivamente vigentes numa ordem jurdica concreta.
DIREITO INTERNACIONAL HUMANITRIO Aplicado em conflitos armados Instrumentos: Convenes de Genebra e de Haia Prisioneiros de guerra, combatentes, civil em rea de conflito, conduta de hostilidades, alvos protegidos, tipos de armas e munies, etc. No podem ser derrogados Tribunal Criminal Internacional (hoje o de DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS Aplicado no dia-a-dia (na paz) Instrumentos: Tratados. Pactos e Convenes de Direitos Humanos Todos os indivduos Podem ser suspensos (h excees) Comisses. Comits e Cortes Internacionais 20

Ruanda o da antiga Iugoslvia)

de Direitos Humanos (em fase de finalizao a instituio do Tribunal Penal Internacional)

DECLARAES E TRATADOS INTERNACIONAIS: As Declaraes so meramente orientadoras e referenciais, enquanto os Pactos, Tratados e Convenes internacionais so juridicamente obrigatrios.

RECEPO AOS PACTOS, TRATADOS E CONVENES INTERNACIONAIS: De acordo com a Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969, os Tratados Internacionais so acordos internacionais concludos entre Pases, na forma escrita e regulados pelo Direito internacional. Interessa-nos, porm, estudar o modo pelo qual os mesmos passam a integrar o Direito interno. Para tanto, importa a anlise das regras estabelecidas a esse respeito na Constituio Federal. Inicialmente, deve ser salientado que o artigo 21, I da Constituio Federal estabelece ser competncia exclusiva da Unio manter relaes com Estados estrangeiros e participar de organizaes internacionais. Por seu turno, estabelece o artigo 84, VIII, da Constituio Federal que compete privativamente ao Presidente da Repblica celebrar Tratados, Convenes e Atos Internacionais, sujeitos a referendo no Congresso Nacional. O artigo 4 da Constituio Federal estipula que a Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais por princpios, entre os quais da independncia e da prevalncia dos direitos humanos. Isso implica que o pas, embora desobrigado, buscar aderir a todas as iniciativas internacionais sobre o assunto. Assim, a celebrao dos tratados sempre ser levada a cabo pela representao diplomtica do Governo Federal, sendo que a assinatura dos tratados ser de atribuio do Presidente da Repblica ou de representante por ele designado. O marco inicial do processo de incorporao de Pactos, Tratados e Convenes Internacionais de Direitos Humanos pelo Direito Brasileiro foi a ratificao, em 1 de fevereiro de 1.984, da Conveno sobre a Eliminao de todas as formas de Discriminao contra a Mulher (Assemblia Geral das Naes Unidas, de 18 de dezembro de 1.979).

21

A partir dessa ratificao, inmeros outros relevantes instrumentos internacionais de proteo dos Direitos Humanos foram, tambm, incorporados pelo Direito Brasileiro, sob a gide da Constituio Federal de 1.988. Assinado o tratado internacional pelo Poder Executivo, faz-se necessria sua aprovao pelo Poder Legislativo (mediante decreto legislativo), seguida de sua ratificao pelo Presidente da Repblica. Desta feita, o processo de formao dos tratados consiste em um ato complexo, do qual no participa apenas o chefe do Poder Executivo Federal, ma tambm o Poder Legislativo, em estrita obedincia ao princpio da harmonia entre os Poderes. No Brasil, a ratificao de um documento internacional deve obedecer ao que dispe o artigo 49, inciso I, da Constituio Federal que estabelece ser competncia exclusiva do Congresso Nacional resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional. 1) Assinatura do Presidente da Repblica como signatrio das Naes Unidas; 2) Aprovao pelo Congresso Nacional atravs de Decreto Legislativo, e 3) Presidente da Repblica edita Decreto Presidencial promulgando o Documento Internacional. DECLARAO FRANCESA DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADO: Frana, 26 de agosto de 1789. Os representantes do povo francs, reunidos em Assemblia Nacional, tendo em vista que a ignorncia, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem so as nicas causas dos males pblicos e da corrupo dos Governos, resolveram declarar solenemente os direitos naturais, inalienveis e sagrados do homem, a fim de que esta declarao, sempre presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre permanentemente seus direitos e seus deveres; a fim de que os atos do poder Legislativo e do Poder Executivo, podendo ser a qualquer momento comparados com a finalidade de toda a instituio poltica, sejam por isso mais respeitados; a fim de que as reivindicaes dos cidados, doravante fundadas em princpios e incontestveis, se dirijam sempre conservao da Constituio e a felicidade geral. Em razo disto, a Assemblia Nacional reconhece e declara, na presena e sob a gide do Ser Supremo, os seguintes direitos do homem e do cidado: Art. 1 Os homens nascem e so livres e iguais em direitos. As distines sociais s podem fundamentar-se na utilidade comum.

22

Art. 2 A finalidade de toda associao poltica a conservao dos direitos naturais e imprescritveis do homem. Esses direitos so: a liberdade, a prosperidade, a segurana e a resistncia opresso. Art. 3 O princpio de toda a soberania reside, essencialmente, na nao. Nenhuma operao, nenhum indivduo pode exercer autoridade que dela no emane expressamente. Art. 4 A liberdade consiste em poder fazer tudo que no prejudique o prximo: assim, o exerccio dos direitos naturais de cada homem no tem por limites seno aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei. Art. 5 A lei no probe seno as aes nocivas sociedade. Tudo que no vedado pela lei no pode ser obstado e ningum pode ser constrangido a fazer o que ela no ordene. Art. 6 A lei a expresso da vontade geral. Todos os cidados tm o direito de concorrer, pessoalmente ou atravs de mandatrios, para a sua formao. Ela deve ser a mesma para todos, seja para proteger, seja para punir. Todos os cidados so iguais a seus olhos e igualmente admissveis a todas as dignidades, lugares e empregos pblicos, segundo a sua capacidade e sem outra distino que no seja a das suas virtudes e dos seus talentos. Art. 7 Ningum pode ser acusado, preso ou detido seno nos casos determinados pela lei e de acordo com as formas por esta prescritas. Os que solicitam, expedem, executam ou mandam executar ordens arbitrrias devem ser punidos, mas qualquer cidado convocado ou detido em virtude da lei deve obedecer imediatamente, caso contrrio torna-se culpado de resistncia. Art. 8 A lei apenas deve estabelecer penas estrita e evidentemente necessria e ningum pode ser punido seno por fora de uma lei estabelecida e promulgada antes do delito e legalmente aplicada. Art. 9 Todo acusado considerado inocente at ser declarado culpado e, se julgar indispensvel prend-lo, todo o rigor desnecessrio guarda da sua pessoa dever ser severamente reprimido pela lei. Art. 10 Ningum pode ser molestado por suas opinies, incluindo opinies religiosas, desde que sua manifestao no perturbe a ordem pblica estabelecida pela lei. Art. 11 A livre comunicao das idias e das opinies um dos mais preciosos direitos do homem; todo cidado pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei. Art. 12 A garantia dos direitos do homem e do cidado necessita de uma fora pblica; esta fora , pois, instituda para fruio por todos, e no para utilidade particular daqueles a quem confiada. Art. 13 Para a manuteno da fora pblica e para as despesas de administrao indispensvel uma contribuio comum que deve ser dividida entre os cidados de acordo com suas possibilidades. Art. 14 Todos os cidados tm direito de verificar, por si ou pelos seus representantes, da necessidade da contribuio pblica, de consenti-la
23

livremente, de observar o seu emprego e de lhe fixar a repartio, a coleta, a cobrana e a durao. Art. 15 A sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente pblico pela sua administrao. Art. 16 A sociedade em que no esteja assegurada a garantia dos direitos nem estabelecida a separao dos poderes no tem Constituio. Art. 17 Como a propriedade um direito inviolvel e sagrado, ningum dela pode ser privado, a no ser quando a necessidade pblica legalmente comprovada o exigir e sob condio de justa e prvia indenizao.

RECONSTRUO, AMPLIAO E CONTRADIES DOS DIREITOS HUMANOS: Terminada a guerra, foi criada, em 26 de junho de 1.945, pela Carta de So Francisco, a Organizao das Naes Unidas, retomando o caminho interrompido da extinta Liga das Naes, agora com mais amplitude. A CARTA DA ONU: Desde o fim da 2 Guerra Mundial, a comunidade internacional, sob orientao da ONU, tem se empenhado em criar padres de Direitos Humanos o que constitui uma tentativa de construir um arcabouo jurdico para a sua promoo e proteo eficaz. Em geral, esses padres foram estabelecidos com o desenvolvimento de Tratados Multilaterais que criam obrigaes para os Estados Membros. Os objetivos da ONU so: Manter a paz e a segurana internacional; Obter cooperao internacional na soluo de problemas internacionais de naturezas econmicas, sociais, culturais ou humanitrias e na disseminao e no encorajamento do respeito pelos Direitos Humanos e pelas liberdades fundamentais de todos sem distino de raa, sexo, idioma ou religio. Iniciaram-se, ento, os trabalhos que redundaram na Declarao Universal dos Direitos do Homem, adotada e proclamada pela Resoluo numero 217 da Assemblia Geral das Naes Unidas, em 10 de dezembro de 1948. A Declarao Universal de 1948 inaugurou uma concepo contempornea de Direitos Humanos, na medida em que integrou os direitos civis e polticos, vinham se desenvolvendo desde o sculo XVIII, especialmente aps a Declarao Francesa de 1789, aos direitos econmicos, sociais e culturais, demandados no sculo XIX e XX pelo movimento operrio, que foram valorizados particularmente aps a Declarao Russa de 1918. Ao mesmo tempo em que foram resgatados e integrados, alguns Direitos Humanos - por sinal, muito antigos foram tambm, pela primeira vez,

24

levados a serio. J na poca da criao da ONU e, com mais nfase nas dcadas de cinqenta e sessenta, vigorosas lutas de libertao nacional obrigaram a que o velho direito a autodeterminao dos povos, to proclamado quanto violentado com arrogncia pelas potncias colonialistas, passassem, finalmente, da teoria a pratica. DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS: (Assemblia Geral das Naes Unidas, 10 de dezembro de 1.948). A Declarao Universal dos Direitos do Homem (DUDH) hoje o instrumento de direitos humanos de maior importncia. Adotada pela Assemblia Geral das Naes Unidas de 1948, no um tratado, porm tinha-se a inteno de criar um documento que fornecesse uma estrutura para orientao e interpretao das disposies e obrigaes de Direitos Humanos, contidas na Carta da ONU. Foi o desenrolar posterior da histria legislativa dos Direitos Humanos que, na verdade, levou ao conhecimento da posio notvel da Declarao Universal no atual Direito Internacional dos Direitos Humanos. A Declarao Universal foi adotada em 1948, foi s em 1966 que a Comisso dos Direitos Humanos terminou a elaborao dos principais Pactos, Tratados e Convenes e dos Protocolos Facultativos. Muitas das disposies da Declarao Universal foram inscritas nas Constituies e Legislaes Nacionais de Estados-membros da ONU. A prtica geral dos Estados no campo dos Direitos Humanos tem sido baseada na Declarao desde 1948. A expedita concluso do primeiro elemento da trilogia que compe a Carta Internacional dos Direitos Humanos no deve ser interpretada como signo ou resultado natural de um consenso universal que pudesse ento existir sobre tais direitos. Na verdade o tema sempre foi controverso e a prpria deciso de se confeccionar a Carta em etapas, com trs componentes separados, decorrncia dos acordos entre as diferentes vises de mundo presentes na Comisso e na Assemblia Geral da ONU. A DUDH meramente orientadora e referencial, enquanto os Pactos so juridicamente obrigatrios. A redao da Declarao de 1948 enxuta e secular, desprovida de referncias metafsicas. Proclama o ideal comum a ser atingido por todos os Povos e Naes. Artigo1 Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotados de razo e conscincia e devem agir em relao uns aos outros com esprito de fraternidade. Artigo2 I) Todo o homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declarao sem distino de qualquer espcie,

25

seja de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio. II) No ser tambm feita nenhuma distino fundada na condio poltica, jurdica ou internacional do pas ou territrio a que pertena uma pessoa, quer se trate de um territrio independente, sob tutela, sem governo prprio, quer sujeito a qualquer outra limitao de soberania. Artigo3 Todo o homem tem direito vida, liberdade e segurana pessoal. Artigo4 Ningum ser mantido em escravido ou servido; a escravido e o trfico de escravos esto proibidos em todas as suas formas. Artigo5 Ningum ser submetido a tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Artigo6 Todo homem tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. Artigo7 Todos so iguais perante a lei e tem direito, sem qualquer distino, a igual proteo da lei. Todos tem direito a igual proteo contra qualquer discriminao que viole a presente Declarao e contra qualquer incitamento a tal discriminao. Artigo8 Todo o homem tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remdio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituio ou pela lei. Artigo9 Ningum ser arbitrariamente preso, detido ou exilado. Artigo10 Todo o homem tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pblica audincia por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusao criminal contra ele. Artigo11 I) Todo o homem acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente at que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento pblico no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessrias a sua defesa. II) Ningum poder ser culpado por qualquer ao ou omisso que, no momento, no constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Tambm no ser imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prtica, era aplicvel ao ato delituoso.

26

Artigo12 Ningum ser sujeito a interferncias na sua vida privada, na sua famlia, no seu lar ou na sua correspondncia, nem a ataques a sua honra e reputao. Todo o homem tem direito proteo da lei contra tais interferncias ou ataques. Artigo13 I) Todo homem tem direito liberdade de locomoo e residncia dentro das fronteiras de cada Estado. II) Todo o homem tem o direito de deixar qualquer pas, inclusive o prprio, e a este regressar. Artigo14 I) Todo o homem, vtima de perseguio, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros pases. II) Este direito no pode ser invocado em casos de perseguio legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrrios aos objetivos e princpios das Naes Unidas. Artigo15 I) Todo homem tem direito a uma nacionalidade. II) Ningum ser arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade. Artigo16 I) Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrio de raa, nacionalidade ou religio, tem o direito de contrair matrimnio e fundar uma famlia. Gozam de iguais direitos em relao ao casamento, sua durao e sua dissoluo. II) O casamento no ser vlido seno com o livre e pleno consentimento dos nubentes. III) A famlia o ncleo natural e fundamental da sociedade e tem direito proteo da sociedade e do Estado. Artigo17 I) Todo o homem tem direito propriedade, s ou em sociedade com outros. II) Ningum ser arbitrariamente privado de sua propriedade. Artigo18 Todo o homem tem direito liberdade de pensamento, conscincia e religio; este direito inclui a liberdade de mudar de religio ou crena e a liberdade de manifestar essa religio ou crena, pelo ensino, pela prtica, pelo culto e pela observncia, isolada ou coletivamente, em pblico ou em particular. Artigo19 Todo o homem tem direito liberdade de opinio e expresso; este direito inclui a liberdade de, sem interferncias, ter opinies e de
27

procurar, receber e transmitir informaes e idias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras. Artigo20 I) Todo o homem tem direito liberdade de reunio e associao pacficas. II) Ningum pode ser obrigado a fazer parte de uma associao. Artigo21 I) Todo o homem tem o direito de tomar parte no governo de seu pas diretamente ou por intermdio de representantes livremente escolhidos. II) Todo o homem tem igual direito de acesso ao servio pblico do seu pas. III) A vontade do povo ser a base da autoridade do governo; esta vontade ser expressa em eleies peridicas e legtimas, por sufrgio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto. Artigo22 Todo o homem, como membro da sociedade, tem direito segurana social e realizao, pelo esforo nacional, pela cooperao internacional e de acordo com a organizao e recursos de cada Estado, dos direitos econmicos, sociais e culturais indispensveis sua dignidade e ao livre desenvolvimento de sua personalidade. Artigo23 I) Todo o homem tem direito ao trabalho, livre escolha de emprego, a condies justas e favorveis de trabalho e proteo contra o desemprego. II) Todo o homem, sem qualquer distino, tem direito a igual remunerao por igual trabalho. III) Todo o homem que trabalha tem direito a uma remunerao justa e satisfatria, que lhe assegure, assim como a sua famlia, uma existncia compatvel com a dignidade humana, e a que se acrescentaro, se necessrio, outros meios de proteo social. IV) Todo o homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteo de seus interesses. Artigo24 Todo o homem tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitao razovel das horas de trabalho e a frias remuneradas peridicas. Artigo25 I) Todo o homem tem direito a um padro de vida capaz de assegurar a si e a sua famlia sade e bem estar, inclusive alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos e os servios sociais indispensveis, e

28

direito segurana em caso de desemprego, doena, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda de meios de subsistncia em circunstncias fora de seu controle. II) A maternidade e a infncia tem direito a cuidados e assistncia especiais. Todas as crianas, nascidas dentro ou fora do matrimnio, gozaro da mesma proteo social. Artigo26 I) Todo o homem tem direito instruo. A instruo ser gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instruo elementar ser obrigatria. A instruo tcnica profissional ser acessvel a todos, bem como a instruo superior, esta baseada no mrito. II) A instruo ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais. A instruo promover a compreenso, a tolerncia e amizade entre todas as naes e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvar as atividades das Naes Unidas em prol da manuteno da paz. III) Os pais tm prioridade de direito na escolha do gnero de instruo que ser ministrada a seus filhos. Artigo27 I) Todo o homem tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do progresso cientfico e de fruir de seus benefcios. II) Todo o homem tem direito proteo dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produo cientfica, literria ou artstica da qual seja autor. Artigo28 Todo o homem tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declarao possam ser plenamente realizados. Artigo29 I) Todo o homem tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade possvel. II) No exerccio de seus direitos e liberdades, todo o homem estar sujeito apenas s limitaes determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer as justas exigncias da moral, da ordem pblica e do bem-estar de uma sociedade democrtica. III) Esses direitos e liberdades no podem, em hiptese alguma, ser exercidos contrariamente aos objetivos e princpios das Naes Unidas.

29

Artigo30 Nenhuma disposio da presente Declarao pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado destruio de quaisquer direitos e liberdades aqui estabelecidos.

CDIGO DE CONDUTA PARA OS FUNCIONRIOS RESPONSVEIS PELA APLICAO DA LEI: (Assemblia Geral das Naes Unidas, 17 de dezembro de 1.979.) O termo funcionrios responsveis pela aplicao da lei inclui todos os agentes da lei, quer nomeados, quer eleitos, que exeram poderes policiais, especialmente poderes de deteno ou priso. Nos pases onde os poderes policiais so exercidos por autoridades militares, quer em uniforme, quer no, ou por foras de segurana do Estado, ser entendido que a definio dos funcionrios responsveis pela aplicao da lei incluir os funcionrios de tais servios. Artigo 1 - Os funcionrios responsveis pela aplicao da lei devem sempre cumprir o dever que a lei lhes impe, servindo a comunidade e protegendo todas as pessoas contra atos ilegais, em conformidade com o elevado grau de responsabilidade que a sua profisso requer. Artigo 2 - No cumprimento do dever, os funcionrios responsveis pela aplicao da lei devem respeitar e proteger a dignidade humana, manter e apoiar os direitos humanos de todas as pessoas. Artigo 3 - Os funcionrios responsveis pela aplicao da lei s podem empregar a fora quando estritamente necessria e na medida exigida para o cumprimento do seu dever. Artigo 4 - Os assuntos de natureza confidencial em poder dos funcionrios responsveis pela aplicao da lei devem ser mantidos confidenciais, a no ser que o cumprimento do dever ou necessidade de justia estritamente exija outro comportamento. Artigo 5 - Nenhum funcionrio responsvel pela aplicao da lei pode infligir, instigar ou tolerar qualquer ato de tortura ou qualquer outro tratamento ou pena cruel, desumano ou degradante, nem nenhum destes funcionrios pode invocar ordens superiores ou circunstncias excepcionais, tais como o estado de guerra ou uma ameaa de guerra, ameaa a segurana nacional, instabilidade poltica interna ou qualquer outra emergncia pblica,
30

como justificativa para torturas ou outros tratamentos ou penas cruis, desumanos ou degradantes. Artigo 6 - Os funcionrios responsveis pela aplicao da lei devem garantir a proteo da sade de todas as pessoas sob sua guarda e, em especial, devem adotar medidas imediatas para assegurar-lhes cuidados mdicos, sempre que necessrio. Artigo 7 - Os funcionrios responsveis pela aplicao da lei no devem cometer quaisquer atos de corrupo. Tambm devem opor-se vigorosamente e combater todos estes atos. Artigo 8 - Os funcionrios responsveis pela aplicao da lei devem respeitar a lei e este Cdigo. Devem tambm, na medida das suas possibilidades, evitar e opor-se com rigor a quaisquer violaes da lei e deste Cdigo. Os funcionrios responsveis pela aplicao da lei que tiverem motivos para acreditar que houve ou que est para haver uma violao deste Cdigo, devem comunicar o fato aos seus superiores e, se necessrio, a outras autoridades competentes ou rgos com poderes de reviso e reparao. ORGANIZAES NO GOVERNAMENTAIS (ONGs): So entidades desvinculadas do Poder Pblico, formadas por pessoas que se dedicam a uma causa comum. No campo dos Direitos Fundamentais da Pessoa Humana, tem destacada atuao no Brasil a Anistia Internacional. PRISO LEGAL O artigo 5, inciso LXI da CF prev: ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. O artigo 5, inciso LXIII da CF prev: O preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada assistncia da famlia e de advogado. O artigo 5, inciso LXIV da CF prev: O preso tem direito identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio policial. O artigo 5, inciso LXV da CF prev: A priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria.

31

A ATIVIDADE POLICIAL E O PRINCPIO CONSTITUCIONAL DA PRESUNO DE INOCNCIA: O artigo 5, inciso LVII da CF prev: Ningum ser considerado culpado at trnsito em julgado da sentena penal condenatria. Como importante agente da Cidadania, o policial militar deve ter preparo fsico, intelectual e emocional para manter a serenidade, mesmo atuando em contato com pessoas aflitas, com problemas e necessitadas. O policial militar deve partir do princpio de que todas as pessoas so inocentes, e s deve mudar esse posicionamento, diante de fatos concretos. claro que considerar algum inocente no implica em deixar de tomar as necessrias medidas de segurana pessoal. A inobservncia desse princpio pode levar o policial militar a cometer abuso de autoridade por constrangimento ou violncia arbitrria. Em que pese o fato da sociedade apresentar ntidos sintomas da doena chamada desrespeito aos Direitos Humanos, onde as cadeias esto superlotadas, e os crimes continuam sendo cometidos, o policial militar no pode partir do princpio de que, individualmente, pouco ou nada resta a fazer. Cada um pode e deve lembrarse de que sua atuao de extrema importncia para recuperar as razes de alguns valores esquecidos, e para fortalecer o interior da pessoa, que cresce e se arrepende quando se v bem tratada mesmo diante de seus erros. Jamais devese acusar algum sobre algo que no sabe ser verdadeiro. Respeite o princpio da presuno da inocncia. Lembrese de que ser acusado de algo que no fez ou deixou de fazer, quando inocente, um fato que desespera qualquer pessoa, dando a ntida sensao de injustia. DIREITO IMAGEM E A EXPOSIO INDEVIDA O artigo 5, inciso X da CF prev: So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente. A pessoa presa no obrigada a dar entrevistas para a mdia. Quem for-la incorrer no crime de abuso de autoridade ou no artigo 232 do Estatuto da Criana e do Adolescente, se o constrangimento for contra menor, alm disso, estar sujeito obrigao de indenizao pelos danos materiais e morais imagem. CONDUO E TRATAMENTOS CONDIGNOS COM A PESSOA HUMANA O policial militar deve estar bem preparado para no ofender os direitos da pessoa mesmo diante de situaes complexas.

32

Durante o atendimento das ocorrncias policiais, devese ter cautela para no se envolver na ocorrncia, devendo manter o equilbrio e a mais absoluta imparcialidade. As pessoas merecem o mesmo tratamento, sem discriminao de qualquer natureza. Devese lembrar que a simples presena ostensiva e profissional, apoiada sempre no esprito de atingir o bem comum, constituise no mais eficiente meio para desestimular a prtica de delitos. A legitima defesa e o estrito cumprimento do dever legal diante do respeito Cidadania Numa viso menos apurada , poderamos entender como ofensa aos Direitos Humanos a situao, ou fato em que a lei deixe de considerar crime quem atinge o direito de outrem em legtima defesa ou no estrito cumprimento do dever legal. A legtima defesa e o estrito cumprimento do dever legal no podem ser considerados como uma forma legal de infringir os direitos da pessoa. Na verdade, trata-se de um amparo legal a determinadas condutas que visam, exatamente, a defesa dos Direitos Humanos. O policial militar deve estar consciente de que sua arma s deve ser usada como ltimo instrumento de defesa de direitos prprios ou de terceiros, e jamais com a inteno de matar algum, pois o objetivo deve ser claro no sentido de apenas fazer cessar a agresso injusta aos citados direitos. Quando se faz cumprir um mandado judicial, portanto no estrito cumprimento do dever legal, antes de estar infringindo os Direitos Humanos, est mantendo a justia, e por certo, defendendo outro direito ainda maior. Assim, a lei brasileira jamais autoriza uma pessoa a tirar a vida de outra, pois mesmo em legtima defesa, a reao alm de moderada, s deve permanecer enquanto durar a agresso injusta.

LEI DE TORTURA LEI N. 9.455, DE 7 DE ABRIL DE 1997 Art 1 - Constitui crime de tortura: I - constranger algum com emprego de violncia ou grave ameaa, causando-lhe sofrimento fsico ou mental: a) com o fim de obter informao, declarao ou confisso da vtima ou de terceira pessoa; b) para provocar ao ou omisso de natureza criminosa; c) em razo de discriminao racial ou religiosa; II - submeter algum, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violncia ou grave ameaa, a intenso sofrimento fsico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de carter preventivo.
33

Pena - recluso, de dois a oito anos. 1 - Na mesma pena incorre quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurana a sofrimento fsico ou mental, por intermdio da prtica de ato no previsto em lei ou no resultante de medida legal. 2 - Aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evit-las ou apur-las, incorre na pena de deteno de um a quatro anos. 3 - Se resulta leso corporal de natureza grave ou gravssima, a pena de recluso de quatro a dez anos; se resulta morte, a recluso de oito a dezesseis anos. 4 - Aumenta-se a pena de um sexto at um tero: I - se o crime cometido por agente pblico; II - se o crime cometido contra criana, gestante, deficiente e adolescente; III - se o crime cometido mediante seqestro. 5 - A condenao acarretar a perda do cargo, funo ou emprego pblico e a interdio para seu exerccio pelo dobro do prazo da pena aplicada. 6 - O crime de tortura inafianvel e insuscetvel de graa ou anistia. 7 - O condenado por crime previsto nesta Lei, salvo a hiptese do 2, iniciar o cumprimento da pena em regime fechado. Art. 2 - O disposto nesta Lei aplica-se ainda quando o crime no tenha sido cometido em territrio nacional, sendo a vtima brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdio brasileira. Art. 3 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 4 - Revoga-se o art. 233 da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criana e do Adolescente.

34

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: Constituio Federal de 1988. Manual para Instrutores Comit Internacional da Cruz Vermelha, Genebra, 1988. Declarao Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Pactos da Humanidade 1997 Anistia Internacional. Direitos Humanos: Construo da Liberdade e da Igualdade Centro de Estudos PGE 2.000. Programa Nacional de Direitos Humanos. Ricardo Balestreri, Direitos Humanos: Coisa de Polcia. Carlos Magno Nazareth Cerqueira, A Polcia e Os Direitos Humanos: Estratgias de Ao. http://www.dhnet.org.br/direitos/index.html www.direitoshumanos.usp.br/ www.direitoshumanos.org.br/ www.gddc.pt/direitos-humanos/index-dh.html - 24k

35

EXERCCIO DE FIXAO: 1.O que so Direitos Humanos? 2.Como os Direitos Humanos so tratados na Constituio Federal de 1988? 3.Quais os avanos trazidos pela Constituio matria dos Direitos Humanos? 4.Faa um breve comentrio sobre cada expresso abaixo, atribuindo e contemplando significados prprios (qual o significado de cada uma dessas expresses para voc?)

Solidariedade, Cidadania, Igualdade, Liberdade, Democracia, Dignidade Humana, Progresso Social, Respeito, tica.

5.Qual a concepo contempornea de Direitos Humanos? 6.Qual o significado prtico de se qualificar os direitos humanos como universais, indivisveis, interdependentes e inter-relacionados? 7.Compare e comente a vedao da prtica de tortura na Declarao de 1948 e na Constituio Federal de 1988. 8.Uma das razes que policiais so to reservados a respeito do conceito de direitos humanos que, quando se fala em direitos humanos parece que esto mais voltados proteo dos criminosos que s vtimas. Voc considera que isto reduz o valor dos direitos humanos? 9. O que significa a palavra cidadania? 10. O que tica corporativa? 11. Que pena est estabelecida para o policial que comete o crime de tortura? 12. O que significa ser um policial qualificado?

36

Das könnte Ihnen auch gefallen