Sie sind auf Seite 1von 2

Mecanismos do envelhecimento cutneo e o papel dos cosmecuticos.

O envelhecimento um processo biolgico, contnuo, que se caracteriza pelas alteraes celulares e moleculares, com diminuio da capacidade de manter os mecanismos de equilbrio do organismo, levando ao envelhecimento e morte das clulas da pele. Estes mecanismos variam de pessoa para pessoa e de um rgo para outro. Nos ltimos 40 anos ocorreram muitos avanos na compreenso dos mecanismos do envelhecimento. Existem evidncias de que so influenciados pelo dano causado ao DNA por agresses internas e externas. Dois importantes sinais caracterizam o envelhecimento cutneo: perda da capacidade das clulas de se reproduzirem, e morte das clulas que compem a pele.

Mecanismos de envelhecimento cutneo: - Encurtamento e ruptura dos telmeros: Os telmeros so estruturas constitudas por fileiras repetitivas de protenas e DNA no codificante que formam as extremidades dos cromossomas. Cada vez que a clula se divide, os telmeros so ligeiramente encurtados. O encurtamento dos telmeros pode eliminar ou silenciar certos genes que so indispensveis sobrevivncia da clula. Como o processo de renovao celular no tolera a morte das clulas antes da diviso correta das clulas, o organismo tende a morrer num curto prazo de tempo no momento em que seus telmeros se esgotam. - Metabolismo celular normal: natural do organismo; nvel das mitocndrias, geram as espcies reativas de oxignio, chamadas tambm de radicais livres. E o organismo tem mecanismos enzimticos e no enzimticos, que podem neutralizarse. - Radiao solar: os raios UVB e UVA, quando incidem na pele estimulam a produo de radicais livres e acabam esgotando o mecanismo de defesa das clulas. Quando isto acontece pode causar mutaes genticas no DNA. Os raios podem ser UVA, UVB e UVC: UVA: causam envelhecimento e cncer de pele. UVB: causam vermelhido e queimadura solar. UVC: filtrado pela camada de oznio. UVA2 e UVB2: penetram na epiderme e derme superior. UVA1: atinge a derme profunda. O DNA absorve radiao UVA e UVB, sofrendo ao direta que se somam aos efeitos sobre as membranas celulares. - Fumo: a nicotina provoca vasoconstrio (diminui o calibre do vaso), com a consequente hipxiatissular colabora na produo dos radicais livres e aumenta a agregao plaquetriae, com isto, a viscosidade sangunea aumenta a atividade da elastase e a hidroxilao do estradiol, gerando uma situao de hipoestrogenismo.

Clinica do Envelhecimento Cutneo: - Envelhecimento intrnseco: o envelhecimento natural, que ocorre dentro do prprio organismo e comum na maioria das pessoas; acumulativo, caracterizado pela atrofia da pele e rugas finas, afetam principalmente as fibras elsticas drmicas, levando a elastose da derme reticular. - Envelhecimento extrnseco ou fotoenvelhecimento: tudo que vem de fora para atingir nosso organismo. Vai depender do tipo de pele, do organismo da pessoa, tem que levar em considerao se a pessoa sedentria, se a pessoa se expe muito a radiao, se a alimentao balanceada, se a pessoa fuma, entre outras coisas. A pele extrnseca se caracterizam por rugas mais profundas, pele espessa, amarelada, seca, com manchas, como melanose, telangiectasias, queratoses actincas e h maior incidncia de cncer de pele. Papel dos Cosmecuticos Cosmecutico um termo ainda no reconhecido pelas agncias regulatrias, constituindo uma classe de produtos tpicos situados, segundo seu mecanismo de ao, entre os cosmticos e os produtos farmacuticos (medicamentos). A indstria cosmtica os define como cosmticos que proporcionam benefcios parecidos aos benefcios dos medicamentos. Os cosmecuticos podem ser teis como coadjuvantes ao tratamento clinico medicamentoso, no preparo da pele para procedimentos e na manuteno de resultados. Alguns exemplos de cosmecuticos: Vitamina C: til desde que usada na forma de cido ascrbico levo giro e nas concentraes de 5% a 15%, sendo ideal no mnimo 10%. Polifenois do ch verde: o ch verde obtido da planta Camellia sinensis e os seus derivados, as epicatequinas, comumente chamadas de polifenois, impedem a penetrao da radiao UVB, evitando os seus efeitos sobre as clulas, inclusive a imunossupresso. Tm propriedades antioxidante, antiinflamatria e anticarcinognica. Existem varias classes de ativos antienvelhecimento que podem ser incorporados aos cosmecuticos, como: vitaminas, minerais, botnicos, peptdeos e fatores de crescimento. Mas, so poucos os estudos clnicos controlados e randomizados. Esses produtos podem ser teis e parece no causar efeitos adversos. Os cosmecuticos constituem um campo aberto pesquisa clnica que deveria ser uma exigncia dos dermatologistas antes de adot-los nas suas prescries.

Das könnte Ihnen auch gefallen