Sie sind auf Seite 1von 14

Vaticano I (1869-1870) ------------------------------------------------------------------------------Sesso III - Constituio Dogmtica Sobre a F Catlica Cap. I - Deus, Criador de todas as coisas Cap.

II - A Revelao Cap. III - A f Cap. IV - A f e a razo Cnones [sobre a f catlica] Sobre Deus, Criador de todas as coisas Sobre a revelao Sobre a f Sobre a f e a razo Sesso IV - Primeira Constituio dogmtica sobre a Igreja de Cristo Cap. I A instituio do primado apostlico em S. Pedro Cap. II A perpetuidade do primado de S. Pedro nos Romanos Pontfices Cap. III A natureza e o carter do primado do Pontfice Romano Cap. IV O Magistrio infalvel do Romano Pontfice -------------------------------------------------------------------------------Sesso III (24-4-1870) Constituio Dogmtica Sobre A F Catlica 1781. Agora, porm, Ns, juntamente com todos os bispos do mundo que conosco governam a Igreja, congregados no Esprito Santo neste Conclio Ecumnico, sob a nossa autoridade, apoiados na palavra de Deus, quer escrita quer transmitida por Tradio, conforme a recebemos santamente conservada e genuinamente exposta pela Igreja Catlica, resolvemos professar e declarar, desta ctedra de Pedro, diante de todos, a salutar doutrina de Cristo, proscrevendo e condenando, com o poder divino a Ns confiado, os erros contrrios. Cap I. Deus, Criador de todas as coisas 1782. A Santa Igreja Catlica Apostlica Romana cr e confessa que h um [s] Deus verdadeiro e vivo, Criador e Senhor do cu e da terra, onipotente, eterno, imenso, incompreensvel, infinito em intelecto, vontade e toda a perfeio; o qual, sendo uma substncia espiritual una e singular, inteiramente simples e incomunicvel, real e essencialmente distinto do mundo, sumamente feliz em si e por si mesmo, e est inefavelmente acima de tudo o que existe ou fora dele se possa conceber [cn. 1-4]. 1783. Este nico e verdadeiro Deus, por sua bondade e por sua "virtude onipotente", no para adquirir nova felicidade ou para aument-la, mas a fim de manifestar a sua perfeio pelos bens que prodigaliza s criaturas, com vontade plenamente livre, "criou simultaneamente no incio do tempo ambas as criaturas do nada: a espiritual e a corporal, ou seja, os anjos e o mundo; e em seguida a humana, constituda de esprito e corpo" [IV Conclio de Latro].

1784. Tudo o que Deus criou, conser va-o e governa-o com sua providncia, atingindo fortemente desde uma extremidade a outra, e dispondo de todas as coisas com suavidade [cf. Sab 8,1]. Pois tudo est nu e descoberto aos seus olhos [Heb 4,13], mesmo os atos dependentes da ao livre das criat uras. Cap. II A Revelao 1785. A mesma Santa Igreja cr e ensina que Deus, princpio e fim de todas as coisas, pode ser conhecido com certeza pela luz natural da razo humana, por meio das coisas criadas; pois as perfeies invisveis tornaram -se visveis depois da criao do mundo, pelo conhecimento que as suas obras nos do dele [Rom 1,20]; mas que aprouve sua misericrdia e bondade revelar -se a si e os eternos decretos da sua vontade ao gnero humano por outra via, e esta sobrenatural, conforme testemunha o Apstolo: Havendo Deus outrora falado aos pais pelos profetas, muitas vezes e de muitos modos, ultimamente, nestes dias, falou-nos pelo Filho [Heb 1,1 s; cn. 1]. 1786. A esta revelao divina deve -se certamente atribuir o poder em todos, mesmo nas condies atuais do gnero humano, conhecer expeditamente, com firme certeza e sem mistura de erro, aquilo que nas coisas divinas no de per si inacessvel razo humana. Contudo, no se deve dizer que a revelao absolutamente necessria por este motivo, mas porque Deus, em sua infinita bondade, ordenou o homem para o fim sobrenatural, isto , para participar dos bens divinos, que esto inteiramente acima da compreenso humana; pois nem os olhos viram, nem os ouvidos ouviram, nem penetrou no cora o do homem, o que Deus preparou para aqueles que o amam [1 Cor 2,9; cn. 2 e 3]. 1787. Esta revelao sobrenatural, porm, segundo a doutrina da Igreja universal, definida pelo Conclio Tridentino, est contida "nos livros e nas tradies no escritas que, recebidas pelos Apstolos da boca do prprio Cristo, ou que transmitidas como que mo em mo pelos prprios Apstolos sob a inspirao do Esprito Santo, chegaram at ns" [Conclio Tridentino]. E estes livros do Antigo e do Novo Testamento, inteiros e com todas as suas partes, conforme vm enumerados no decreto do mesmo Conclio e se encontram na antiga edio latina da Vulgata, devem ser aceitos como sagrados e cannicos. E a Santa Igreja os tem como tais, no por terem sido redigidos somente por obra humana e em seguida aprovados pela sua autoridade, nem somente por conterem a revelao isenta de erro, mas porque, escritos sob a inspirao do Esprito Santo, tm a Deus por autor, e como tais foram confiados mesma Igreja [cn. 4]. 1788. Todavia, j que o salutar decreto dado pelo Conclio Tridentino sobre a interpretao da Sagrada Escritura para corrigir espritos petulantes erradamente exposto por alguns, Ns, renovando o mesmo decreto, declaramos que o seu sentido que, nas coisas da f e da mo ral, pertencentes

estrutura da doutrina crist, deve-se ter por verdadeiro sentido da Sagrada Escritura aquele que foi e mantido pela Santa Madre Igreja, a quem compete decidir do verdadeiro sentido e da interpretao da Sagrada Escritura; e que, por conseguinte, a ningum permitido interpretar a mesma Sagrada Escritura contrariamente a este sentido ou tambm contra o consenso unnime dos Santos Padres. Cap. III A f 1789 Visto que o homem depende inteiramente de Deus como seu Criador e Senhor, e que a razo criada est inteiramente sujeita Verdade incriada, somos obrigados a prestar, pela f, revelao de Deus, plena adeso do intelecto e da vontade [cn. 1]. Esta f, porm, que "o incio da salvao humana", a Igreja a define como uma virtude sobrenatural pela qual, inspirados e ajudados pela graa, cremos ser verdade o que Deus revelou, no devido verdade intrnseca das coisas, conhecida pela luz natural da razo, mas em virtude da autoridade do prprio Deus, autor da revelao, que no pode enganar-se nem enganar [cn. 2]. Pois, segundo o testemunho do Apstolo, a f o fundamento firme das coisas esperadas, uma prova das coisas que no se vem [Heb 11,1]. 1790. No obstante, para que a homenagem de nossa f estivesse em conformidade com a razo [cf. Rom 12,1], quis Deus ajuntar ao auxlio interno do Esprito Santo os argumentos externos da sua revelao, isto , os fatos divinos, e sobretudo os milagres e as profecias, que, por demonstrarem abundantemente a onipotncia e a cincia infinita de Deus, so sinais certssimos as revelao divina, acomodados que so inteligncia de todos [cn. 3 e 4]. Foi por isso que Moiss, os profetas e principalmente o prprio Jesus Cristo fizeram muitos e manifestssimos sinais e profecias; e dos Apstolos lemos: Eles, porm, partiram e pregaram em toda a parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a sua palavra com os sinais que a acompanhavam [Mc 16,20]. E em outro texto se l: E temos ainda mais firme a palavra dos profetas, qual fazeis bem de atender, como a uma candeia que alumia em um lugar tenebroso [ 2 Ped 1,19]. 1791. Embora, porm, a adeso da f no seja de modo algum um movimento cego do esprito, ningum, contudo, pode "crer na pregao evanglica", como se exige para conseguir a salvao, "sem a iluminao e a inspirao do Esprito Santo, que a todos faz encontrar doura em consentir e crer na verdade" [Conclio II Arausicano]. Pelo que, [j] a prpria f em si, embora no opere pela caridade [cf. Gl 5,6], um dom de Deus, e o seu exerccio um ato salutar, pelo qual o homem presta livre obedincia ao prprio Deus, prestando consentimento e cooperao sua graa, qual poderia resistir [cn. 5].

1792. Deve-se, pois, crer com f divina e catlica tudo o que est contido na palavra divina escrita ou transmitida pela Tradio, bem como tudo o que a Igreja, quer em declarao solene, quer pelo Magistrio ordinrio e universal, nos prope a crer como revelado por Deus. 1793. Como, porm, sem a f impossvel agradar a Deus [Heb 11, 6] e chegar ao consrcio dos seus filhos, ningum jamais pode ser justificado sem ela, nem conseguir a vida eterna se nela no permanecer at o fim [Mt 10,22;24,13]. E para que pudssemos cumprir o dever de abraar a verdadeira f e nela perseverar constantemente, Deus instituiu, por meio de seu Filho Unignito, a Igreja, e a muniu com os sinais manifestos da sua instituio, para que pudesse ser por todos reconhecida como guarda e mestra da palavra revelada. 1794. Porquanto somente Igreja Catlica pertencem todos os caracteres, to numerosos e to admiravelmente estabelecidos por Deus para tornar evidente a credibilidade da f crist. Alm disso, a Igreja em si mesma, pela sua admirvel propagao, exmia santidade e inesgotvel fecundidade em todos os bens, pela sua unidade catlica e invicta estabilidade, um grave e perptuo motivo de credibilidade, e um testemunho irrefragvel da sua misso divina. Donde resulta que a mesma Igreja, como um estandarte que se ergue no meio das naes [Is 11,12], no s convida os incrdulos a entrarem no seu grmio, mas tambm garante a seus filhos que a f que professam se baseia em fundamento firmssimo. A este testemunho acresce o auxlio eficaz da virtude do alto. Porquanto o begnssimo Senhor excita e ajuda com a s ua graa os que vagueiam no erro, a fim de poderem chegar ao conhecimento da verdade [1 Tim 2,4]. E aos que chamou das trevas luz maravilhosa [1Ped 2,9], confirma-os com sua graa, para que permaneam nesta mesma luz, no os abandonando seno quando primeiro abandonado por eles. Pelo que, de maneira alguma igual a condio daqueles que, pelo dom celeste da f, abraaram a verdade catlica, e dos que, levados por opinies humanas, seguem uma religio falsa; pois os que receberam a f sob o Magistrio da Igreja, jamais podero ter justa razo de alterar ou por em dvida esta mesma f [ cn. 6]. E por isso, dando graas a Deus Pai, que nos fez idneos de participar da sorte dos santos na luz [Col 1,12], no menosprezemos to grande vantagem, mas, pondo os olhos em Jesus, autor e consumador da f [Heb 12,2], conservemos firme a profisso da nossa esperana [Heb 10,23]. Cap. IV A f e a razo 1795. O consenso constante da Igreja Catlica tem tambm crido e cr que h duas ordens de conhecimento, distintas no s por seu princpio, mas tambm por seu objeto; por seu princpio, visto que numa conhecemos pela razo natural, e na outra pela f divina; e por seu objeto, porque, alm daquilo que a razo natural pode atingir, propem -se-nos a crer mistrios escondidos em

Deus, que no podemos conhecer sem a revelao divina [cn. 1]. E eis por que o Apstolo, que assegura que os gentios conheceram a Deus por meio das suas obras [Rom 1,20], discorrendo, todavia, sobre a graa e verdade que foram anunciadas por Jesus Cristo [cf. Jo 1,17], diz: Falamos da sabedoria de Deus em mistrio, que fora descoberta e que Deus predestinou antes dos sculos, para nossa glria. A qual nenhum dos poderosos deste mundo conheceu..., a ns, porm, o revelou Deus pelo seu Esprito; porq ue o Esprito tudo penetra, tambm as coisas profundas de Deus [1 Cor 7,8,10]. E o prprio Unignito glorifica ao Pai, porque escondeu essas coisas aos sbios e entendidos e as revelou aos pequeninos [cf. Mt 11,25]. 1796. Em verdade, a razo, iluminada pela f, quando investiga diligente, pia e sobriamente, consegue, com a ajuda de Deus, alguma compreenso dos mistrios, e esta frutuosssima quer pela analogia das coisas conhecidas naturalmente, quer pela conexo dos prprios mistrios entre si e com o fim ltimo do homem; nunca, porm, se torna capaz de compreend -los como compreende as verdades que constituem o seu objeto prprio, pois os mistrios divinos, por sua prpria natureza, excedem de tal modo a inteligncia criada, que, mesmo depois de revelados e aceitos pela f, permanecem ainda encobertos com os vus da mesma f, e como que envoltos em um nevoeiro, enquanto durante esta vida vivermos ausentes do Senhor; pois andamos guiados pela f, e no pela contemplao [2 Cor 5,6 s]. 1797. Porm, ainda que a f esteja acima da razo, jamais pode haver verdadeira desarmonia entre uma e outra, porquanto o mesmo Deus que revela os mistrios e infunde a f, dotou o esprito humano da luz da razo; e Deus no pode negar-se a si mesmo, nem a verdade jamais contradizer verdade. A v aparncia de tal contradio nasce principalmente ou de os dogmas da f no terem sido entendidos e expostos segundo a mente da Igreja, ou de se terem as simples opinies em conta de axiomas certos da razo. Por conseguinte, "definimos como inteiramente falsas qualquer assero contrria a uma verdade de f" [V Conclio de Latro]. 1798. Ademais a Igreja, que juntamente com o mnus apostlico de ensinar recebeu o mandato de guardar o depsito da f, tem tambm de Deus o direito e o dever de proscrever a cincia falsa [1 Tim 6,20], a fim de que ningum se deixe embair pela filosofia e por sofismas pagos [cf. Col 2, 8; cn 2]. Eis por que no s vedado a todos os cristos defender como legtimas concluses da cincia tais opinies reconhecidamente contrrias f, mxime se tiverem sido reprovadas pela Igreja, mas ainda esto inteiramente obrigados a t -las por conta de erros, revestidas de uma falsa aparncia de verdade. 1799. E no s no pode jamais haver desarmonia entre f e a r azo, mas uma serve de auxlio outra, visto que a reta razo demonstra os fundamentos da f, e cultiva, iluminada com a luz desta, a cincia das coisas divinas; e a f

livra e guarda a razo dos erros, enriquecendo-a de mltiplos conhecimentos. Por isso a Igreja, longe de se opor ao cultivo das artes e das cincias humanas, at as auxilia e promove de muitos modos. Porquanto no ignora nem despreza as vantagens que delas dimanam para a vida humana; pelo contrrio, ensina que, derivando elas de Deus, o Senhor das cincias [1Rs 2,3], se forem bem empregadas, conduzem para Deus, com o auxlio de sua graa. Nem probe [a Igreja] que tais disciplinas, dentro de seu respectivo mbito, faam uso de seus princpios e mtodos prprios; mas, reconhecendo embora esta justa liberdade, admoesta cuidadosamente que no admitam em si erros contrrios doutrina de Deus ou ultrapassem os prprios limites, invadindo e perturbando o que do domnio da f. 1800. Pois a doutrina da f, que Deus revelou, no foi proposta ao engenho humano como uma descoberta filosfica a ser por ele aperfeioada, mas foi entregue Esposa de Cristo como um depsito divino, para ser por ela finalmente guardada e infalivelmente ensinada. Da segue que sempre se deve ter por verdadeiro sentido dos dogmas aquele que a Santa Madre Igreja uma vez tenha declarado, no sendo jamais permitido, nem a ttulo de uma inteligncia mais elevada, afastar-se deste sentido [ cn. 3]. "Cresam, pois, e multipliquem-se abundantemente, tanto em cada um como em todos, tanto no homem individual como em toda a Igreja, segundo o progresso das idades e dos sculos, a inteligncia, a cincia e a sabedoria, mas somente no seu gnero, isto , na mesma doutrina, no mesmo sentido e no mesmo pensamento" [ Vicente de Lirino, Commonitorium, n 28. ML 50, 668 (c. 23)]. Cnones [sobre a f catlica] 1. Sobre Deus, Criador de todas as coisas 1801. Cn. 1 Se algum negar que h um s Deus verdadeiro, Criador e Senhor das coisas visveis e invisveis seja excomungado [cf. n 1782]. 1802. Cn. 2 Se algum no envergonhar de afirmar que alm da matria nada existe seja excomungado [cf. n 1783]. 1803. Cn. 3 Se algum disser que a substncia ou essncia de Deus a mesma que a substncia ou essncia de todas as coisas seja excomungado [cf. n 1782]. 1804. Cn. 4 Se algum disser que as coisas finitas tanto as corpreas como as espirituais, ou ao menos as espirituais, emanaram da substncia divina; ou que pela manifestao ou evoluo da essncia divina se originaram todas as coisas; ou, finalmente, que Deus um ser universal ou indefinido, que, ao ir se determinando, daria origem universalidade das coisas, distinta em gnero, espcie e nos indivduos seja excomungado.

1805. Cn. 5 Se algum no professar que o mundo e todas as coisas nele contidas, quer espirituais, quer materiais, foram por Deus tiradas do nada segundo toda a sua substncia [ cf. n 1783]; ou disser que Deus criou, no com vontade inteiramente livre, mas com a mesma necessidade com que se ama a si mesmo [cf. n 1783]; ou negar que o mundo foi feito para a glria de Deus seja excomungado. 2. Sobre a revelao 1806. Cn.1 Se algum disser que o Deus uno e verdadeiro, Criador e Senhor nosso, no pode ser conhecido com certeza pela luz natural da razo humana, por meio das coisas criadas seja excomungado [cf. n 1785]. 1807. Cn. 2 Se algum afirmar ser impossvel ou ao menos inconveniente que o homem seja instrudo por revelao divina sobre Deus e o culto a ele devido seja excomungado [cf. n 1786]. 1808. Cn. 3 Se algum disser que o homem no pode ser por Deus guindado a um conhecimento e perfeio que e xcedam o natural, mas que [o homem] deve por si mesmo, progredindo sempre, chegar finalmente a possesso de toda a verdade e de todo o bem seja excomungado. 1809. Cn. 4 Se algum no admitir como sagrados e cannicos os livros da Sagrada Escritura, inteiros e com todas as suas partes, conforme foram enumerados pelo sacrossanto Conclio de Trento, ou lhes negar a inspirao divina seja excomungado. 3. Sobre a f 1810. Cn. 1 Se algum afirmar que a razo humana de tal modo independente, que Deus no possa impor-lhe a f seja excomungado [cf. n 1789] 1811. Cn. 2 Se algum disser que a f divina no se distingue do conhecimento natural de Deus e da moral, e que portanto para a f divina no se requer que a verdade revelada seja crida por causa da autoridade de Deus que a revela seja excomungado [cf. n 1789]. 1812. Cn. 3 Se algum disser que a revelao divina no pode tornar -se mais compreensvel por meio de sinais externos, e que portanto os homens devem ser motivados f s, pela experincia interna individual ou por inspirao privada seja excomungado [cf. n 1790]. 1813. Cn. 4 Se algum disser que no pode haver milagres, e que portanto todas as narraes deles, tambm as contidas na Sagrada Escritura, se devem relegar ao reino da fbula e do mito; ou disser que os milagres nunca podem

ser conhecidos com certeza, nem se pode por eles provar a origem divina da religio crist seja excomungado [cf. n 1790]. 1814. Cn. 5 Se algum disser que o assentimento f crist no livre, mas resulta necessrio dos argumentos da razo humana; ou disser que a graa de Deus s necessria para a f viva, que opera pela caridade [Gl 5,6] seja excomungado [cf. n 1795 s]. 1815 Cn. 6 - Se algum afirmar ser idntica a condio dos fiis e a daqueles que ainda no chegaram a f nica e verdadeira, assim que os catlicos possam ter justa razo para duvidar da f que abraaram sob o Magistrio da Igreja, suspendendo o assentimento at terem concludo a demonstrao cientfica da credibilidade e veracidade da sua f - seja excomungado [cf. n 1795 s]. 4.Sobre a f e a razo 1816. Cn. 1 - Se algum disser que na revelao divina no h nenhum mistrio verdadeiro e propriamente dito, mas que todos os dogmas da f podem ser compreendidos e demonstrados pela razo, devidamente cultivada, por meio dos princpios naturais seja excomungado [cf. n 1795 sq]. 1817. Cn. 2 Se algum disser que as cincias humanas devem ser tratadas com tal liberdade que as suas concluses, embora contrrias doutrina revelada, possam ser retidas como verdadeiras e no possam ser proscritas pela Igreja seja excomungado [cf. n 1797-1799]. 1818. Cn. 3 - Se algum disser que s vezes, conforme o progresso das cincias, se pode atribuir aos dogmas propostos pela Igreja um sentido diverso daquele que ensinou e ensina a Igreja - seja excomungado [cf. n 1800]. 1819. Por isso Ns, cumprindo o supremo ofcio pastoral que nos cabe exercer, pedimos insistentemente pelas entranhas de Jesus Cristo a todos os fiis cristos, especialmente aos chefes e aos que exercem o ofcio de ensinar, e mandamos, com a autoridade do mesmo Deus e Salvador nosso, que se esforcem por eliminar e afastar da Santa Igreja tais erros, e por difundir a luz da f pura e verdadeira. 1820. Porm, j que no possvel evitar a heresia, a no ser fugindo tambm daqueles erros que se aproximam mais ou menos dela, lembramos a todos o dever de observar tambm as Constituies e os Decretos pelos quais esta Santa S proscreve e probe tais opinies perversas, que no vm aqui enumeradas.

Sesso IV (18-7-1870) Primeira Constituio dogmtica sobr e a Igreja de Cristo 1821. O eterno pastor e bispo das nossas almas [1Ped 2,25], querendo perpetuar a salutfera obra da redeno, resolveu fundar a Santa Igreja, na qual, como na casa do Deus vivo, todos os fiis se conservassem unidos, pelo vnculo da mesma f e do mesmo amor. Por isso, antes de ser glorificado, rogou ao Pai no s pelos Apstolos, mas tambm por aqueles que haviam de crer nele atravs das palavras deles, para que todos fossem um, assim como o Filho e o Pai so um [ Jo 17,20 s]. Por isso, assim como enviou os Apstolos que tinha escolhido do mundo, conforme tinha sido ele mesmo enviado pelo Pai [Jo 20,21], da mesma forma quis que at a consumao dos sculos [Mt 28,20], houvesse na sua Igreja pastores e doutores. Mas, para que o prprio episcopado fosse uno e indiviso, e pela coeso e unio ntima dos sacerdotes toda a multido dos crentes se conservasse na unidade da mesma f e comunho, antepondo S. Pedro aos demais Apstolos, ps nele o princpio perptuo e o fundamento visvel desta du pla unidade, sobre cuja solidez se construsse o templo eterno e se levantasse sobre a firmeza desta f a sublimidade da Igreja, que deve elevar-se at ao cu. E como as portas do inferno se insurgem de todas as partes de dia para dia com crescente dio contra a Igreja divinamente estabelecida, a fim de faz-la ruir, se pudessem, Ns julgamos necessrio para a guarda, para a incolumidade e para o aumento da grei catlica, aps a aprovao do Conclio, propor a crena dos fiis a doutrina sobre a instituio, a perpetuidade e a natureza do santo primado Apostlico, no qual reside a fora e a solidez de toda a Igreja, segundo a f antiga e constante da Igreja universal, proscrevendo e condenando os erros contrrios, to perniciosos a grei do Senhor. Cap. I A instituio do primado apostlico em S. Pedro 1822. Ensinamos, pois, e declaramos, segundo o testemunho do Evangelho, que Jesus Cristo prometeu e conferiu imediata e diretamente o primado de jurisdio sobre toda a Igreja ao Apstolo S. Pedro. Com efeito, s a Simo Pedro, a quem antes dissera: Chamar-te-s Cefas [Jo 1,42], depois de ter ele feito a sua profisso com as palavras: Tu s o Cristo, o Filho de Deus vivo, foi que o Senhor se dirigiu com estas solenes palavras: Bem-aventurado s, Simo, filho de Jonas, porque nem a carne nem o sangue to revelaram, mas sim meu Pai que est nos cus. E eu te digo: Tu s Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela. E dar-te-ei as chaves do reino dos cus. E tudo o que ligares sobre a terra ser ligado tambm nos cus; e tudo o que desligares sobre a terra ser desligado tambm nos cus [Mt 16,16 ss]. E somente a Simo Pedro conferiu Jesus, aps a sua ressurreio, a jurisdio de pastor e chefe supremo de todo o seu rebanho, dizendo: Apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas [Jo 21,15 ss.]. A esta doutrina to clara das Sagradas Escrituras, tal como

sempre foi entendida pela Igreja Catlica, ope-se abertamente as sentenas perversas daqueles que, desnaturando a forma de governo estabelecida na Igreja por Cristo Nosso Senhor, negam que s Pedro foi agraciado com o verdadeiro e prprio primado de jurisdio, com excluso dos demais Apstolos, quer tomados singularmente, quer em conjunto. Igualm ente se opem a esta doutrina os que afirmam que o mesmo primado no foi imediata e diretamente confiado a S. Pedro mesmo, mas Igreja, e por meio desta a ele, como ministro dela. 1823. [Cnon] Se, pois, algum disser que o Apstolo S. Pedro no foi constitudo por Jesus Cristo prncipe de todos os Apstolos e chefe visvel de toda a Igreja militante; ou disser que ele no recebeu direta e imediatamente do mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo o primado de verdadeira e prpria jurisdio, mas apenas o primado de honra seja excomungado. Cap. II A perpetuidade do primado de S. Pedro nos Romanos Pontfices 1824. Porm o que Nosso Senhor Jesus Cristo, que o prncipe dos pastores e o grande pastor das ovelhas, instituiu no Apstolo S. Pedro para a salvao eterna e o bem perene da Igreja, deve constantemente subsistir pela autoridade do mesmo Cristo na Igreja, que, fundada sobre o rochedo, permanecer inabalvel at ao fim dos sculos. "Ningum certamente duvida, pois um fato notrio em todos os sculos, que S. Pedro, prncipe e chefe dos Apstolos, recebeu de Nosso Senhor Jesus Cristo, Salvador e Redentor do gnero humano, as chaves do reino; o qual (S. Pedro) vive, governa e julga atravs dos seus sucessores". 1825. [Cnon] Se, portanto, algum negar ser de direito divino e por instituio do prprio Cristo que S. Pedro tem perptuos sucessores no primado da Igreja universal; ou que o Romano Pontfice o sucessor de S. Pedro no mesmo primado seja excomungado Cap. III A natureza e o carter do primado do Pontfice Romano 1826. Por isso, apoiados no testemunho manifesto da Sagrada Escritura, e concordes com os decretos formais e evidentes, tanto dos Romanos Pontfices, nossos predecessores, como dos Conclios gerais, renovamos a definio do Conclio Ecumnico de Florena, que obriga todos os fiis cristos a crerem que a Santa S Apostlica e o Pontfice Romano tm o primado sobre todo o mundo, e que o mesmo Pontfice Romano o su cessor de S. Pedro, o prncipe dos Apstolos, o verdadeiro vigrio de Cristo, o chefe de toda a Igreja e o pai e doutor de todos os cristos; e que a ele entregou Nosso Senhor Jesus Cristo todo o poder de apascentar, reger e governar a Igreja universal, conforme tambm se l nas atas dos Conclios Ecumnicos e nos sagrados cnones.

1827. Ensinamos, pois, e declaramos que a Igreja Romana, por disposio divina, tem o primado do poder ordinrio sobre as outras Igrejas, e que este poder de jurisdio do Romano Pontfice, poder verdadeiramente episcopal, imediato. E a ela [ Igreja Romana] devem-se sujeitar, por dever de subordinao hierrquica e verdadeira obedincia, os pastores e os fiis de qualquer rito e dignidade, tanto cada um em particular, como t odos em conjunto, no s nas coisas referentes f e aos costumes, mas tambm nas que se referem disciplina e ao regime da Igreja, espalhada por todo o mundo, de tal forma que, guardada a unidade de comunho e de f com o Romano Pontfice, a Igreja de Cristo seja um s redil com um s pastor. Esta a doutrina catlica, da qual ningum pode se desviar, sob pena de perder a f e a salvao. 1828. Estamos, porm, longe de afirmar que este poder do Sumo Pontfice acaba com aquele poder ordinrio e imediato de jurisdio episcopal, em virtude do qual os bispos, constitudos pelo Esprito Santo [cf. At 20,28] e sucessores dos Apstolos, apascentam e regem, como verdadeiros pastores, os seus respectivos rebanhos; pelo contrrio, este poder firmado, corroborado e reivindicado pelo pastor supremo e universal, segundo o dizer de S. Gregrio Magno: "A minha honra o vigor dos meus irmos. Sinto -me verdadeiramente honrado, quando a cada qual se tributa a honra que lhe devida". 1829. Alm disso, do supremo pode r do Romano Pontfice de governar toda a Igreja resulta o direito de, no exerccio deste seu ministrio, comunicar-se livremente com os pastores e fiis de toda a Igreja, para que estes possam ser por ele instrudos e dirigidos no caminho da salvao. Pelo que condenamos e reprovamos as mximas daqueles que dizem poder -se impedir licitamente esta comunicao do chefe supremo com os pastores e os fiis, ou a subordinam ao poder secular, a ponto de afirmarem que o que determinado pela S Apostlica em virtude da sua autoridade para o governo da Igreja, no tem fora nem valor, a no ser depois de confirmado pelo benplcito do poder secular. 1830. E como o Pontfice Romano governa a Igreja Universal em virtude do direito divino do primado apostlico, tambm ensinamos e declaramos que ele o juiz supremo de todos os fiis, podendo-se, em todas as coisas pertencentes ao foro eclesistico, recorrer ao seu juzo; [declaramos] tambm que a ningum lcito emitir juzo acerca do julgamento desta Santa S, nem tocar neste julgamento, visto que no h autoridade acima da mesma Santa S. Por isso, esto fora do reto caminho da verdade os que afirmam ser lcito apelar da sentena do Pontfices Romanos para o Conclio Ecumnico, como sendo uma autoridade acima do Romano Pontfice.

1831. [Cnon] Se, pois algum disser que ao Romano Pontfice cabe apenas o ofcio de inspeo ou direo, mas no o pleno e supremo poder de jurisdio sobre toda a Igreja, no s nas coisas referentes f e aos costumes, mas tambm nas que se referem disciplina e ao governo da Igreja, espalhada por todo o mundo; ou disser que ele s goza da parte principal deste supremo poder, e no de toda a sua plenitude; ou disser que este seu poder no ordinrio e imediato, quer sobre todas e cada um a das igrejas quer sobre todos e cada um dos pastores e fiis seja excomungado. Cap. IV O Magistrio infalvel do Romano Pontfice 1832. Esta Santa S sempre tem crido que no prprio primado Apostlico que o Romano Pontfice tem sobre toda a Igreja, est tambm includo o supremo poder do magistrio. O mesmo confirmado tambm pelo uso constante da Igreja e pelos Conclios Ecumnicos, principalmente aqueles em que os Orientais se reuniam com os Ocidentais na unio da f e da caridade. 1833. Assim, os Padres do IV Conclio de Constantinopla, seguindo o exemplo dos antepassados, fizeram esta solene profisso da f: "A salvao consiste antes de tudo em guardar a regra da f verdadeira. [...]. E como a palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo que disse: Tu s Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja [Mt 16,18] no pode ser v, os fatos a tm confirmado, pois na S Apostlica sempre se conservou imaculada a religio catlica e santa a doutrina. Por isso, no desejando absolutamente separar -nos desta f e desta doutrina, [...] esperamos merecer perseverar na nica comunho pregada pela S Apostlica, na qual est slida, ntegra e verdadeira a religio crist". 1834. E os gregos, com a aprovao do II Conclio de Lio, professaram "que a Santa Igreja Romana goza do supremo e pleno primado e principado sobre toda a Igreja Catlica, primado que com verdade ela reconhece humildemente ter recebido, com a plenitude do poder, do prprio Jesus Cristo, na pessoa de S. Pedro, prncipe dos Apstolos, de quem o Romano Pontfice sucessor; e assim com a Igreja Romana, mais do que as outras, deve defender a verdadeira f assim tambm, quando surgirem questes acerca da f, cabe a ela o defini-las". 1835. E finalmente o Conclio de Florena definiu "que o Romano P ontfice o verdadeiro vigrio de Cristo, o chefe de toda a Igreja, o pai e o doutor de todos os cristos; e que a ele conferiu Nosso Senhor Jesus Cristo, na pessoa de S. Pedro, o pleno poder de apascentar, reger e governar a Igreja". 1836. Com o fim de satisfazer a este mnus pastoral, os nossos predecessores empregaram sempre todos os esforos para propagar a salutar doutrina de Cristo entre todos os povos da Terra, vigiando com igual solicitude que, onde

fosse recebida, se guardasse pura e sem alterao. Pelo que os bispos de todo o mundo, quer em particular, quer reunidos em snodos, seguindo o velho costume e a antiga regra da Igreja, tm referido a esta S Apostlica os perigos que surgiam, principalmente em assuntos de f, a fim de que os danos da f se ressarcissem a, onde a f no pode sofrer quebra. E os Pontfices Romanos, conforme lhes aconselhavam a condio dos tempos e as circunstncias, ora convocando Conclios Ecumnicos, ora auscultando a opinio de toda a Igreja dispersa pelo mundo, ora por snodos particulares ou empregando outros meios, que a Divina Providncia lhes proporcionava, tm definido como verdade de f [tudo] aquilo que, com o auxlio de Deus, reconheceram ser conforme com a Sagrada Escritura e as tradies apostlicas. Pois o Esprito Santo no foi prometido aos sucessores de S. Pedro para que estes, sob a revelao do mesmo, pregassem uma nova doutrina, mas para que, com a sua assistncia, conservassem santamente e expusessem fielmente o depsito da f, ou seja, a revelao h erdada dos Apstolos. E esta doutrina dos Apstolos abraaram-na todos os venerveis Santos Padres, veneraram-na e seguiram-na todos os santos doutores ortodoxos, firmemente convencidos de que esta ctedra de S. Pedro sempre permaneceu imune de todo o erro, segundo a promessa de Nosso Senhor Jesus Cristo feita ao prncipe dos Apstolos: Eu roguei por ti, para que a tua f no desfalea; e tu, uma vez convertido, confirma os teus irmos [Lc 22, 32]. 1837. Foi, portanto, este Dom da verdade e da f, que nunc a falece, concedido divinamente a Pedro e aos seus sucessores nesta ctedra, a fim de que cumprissem seu sublime encargo para a salvao de todos, para que assim todo o rebanho de Cristo, afastado por eles do venenoso engodo do erro, fosse nutrido com o pbulo da doutrina celeste, para que assim, removida toda ocasio de cisma, e apoiada no seu fundamento, se conservasse unida a Igreja Universal, firme e inexpugnvel contra as portas do inferno. 1838. Mas, como nestes nossos tempos, em que mais do que nunc a se precisa da salutfera eficcia do ministrio apostlico, muitos h que combatem esta autoridade, julgamos absolutamente necessrio afirmar solenemente esta prerrogativa que o Filho Unignito de Deus dignou -se ajuntar ao supremo ofcio pastoral. 1839. Por isso Ns, apegando-nos Tradio recebida desde o incio da f crist, para a glria de Deus, nosso Salvador, para exaltao da religio catlica, e para a salvao dos povos cristos, com a aprovao do Sagrado Conclio, ensinamos e definimos como dogma divinamente revelado que o Romano Pontfice, quando fala ex cathedra, isto , quando, no desempenho do ministrio de pastor e doutor de todos os cristos, define com sua suprema autoridade apostlica alguma doutrina referente f e moral para toda a Igreja, em virtude da assistncia divina prometida a ele na pessoa de So Pedro, goza daquela infalibilidade com a qual Cristo quis munir a sua Igreja

quando define alguma doutrina sobre a f e a moral; e que, portanto, tais declaraes do Romano Pontfice so por si mesmas, e no apenas em virtude do consenso da Igreja, irreformveis. 1840. [Cnon]: Se, porm, algum ousar contrariar esta nossa definio, o que Deus no permita, - seja excomungado. Imprimatur por comisso especial do Exmo. e Revmo. Sr. Dr. Manuel Pedro da Cunha Cintra, bispo de Petrpolis. Frei DesidrioKalverkamp, O. F. M. Petrpolis, 9-1-1959 Esta traduo de Frei Guilherme Barana, O. F. M., foi feita diretamente do EnchiridionSymbolorum de Denzinger -Banwart-Umberg (24 edio), da qual conservamos tambm a numerao marginal. -------------------------------------------------------------------------------- Para citar este texto: "Conclio Vaticano I" MONTFORT Associao Cultural http://www.montfort.org.br/index.php?secao=documentos& subsecao=concilio s&artigo=vaticano1&lang=bra Online, 18/01/2007 s 07:31h

Das könnte Ihnen auch gefallen