Sie sind auf Seite 1von 10

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS DISCIPLINA: Prticas em Laboratrio de Sociologia I PROFESSORA:

Maria Beatriz Balena Duarte

ECONOMIA SOLIDRIA COOPERATIVA CHAPU DO SOL COMPRAS COLETIVAS

Alunos: Dcio Soares Vicente Fabiano Pedroso dos Santos Milton Pantaleo Sandro Rafael Santos Waltraud Franzelin

1. Marco terico e conceitual. O trabalho tem, como marco terico, a referncia de uma sociedade de classes que vive sob o sistema capitalista, situao na qual os trabalhadores vendem sua fora de trabalho, e esto na dependncia do capital1. Em um cenrio de crise econmica e social que o Brasil atravessa a longo tempo, aprofundado pela super explorao do trabalho realizada no Brasil2, temos situaes agravadas com a fase de globalizao que vivemos. Entre as graves conseqncias, est o desemprego estrutural, que est eliminando os postos de trabalho formal, tornando-os inacessveis para a ampla maioria dos desempregados. Essa situao gera um impasse social importante , na medida em que homens e mulheres, que oferecida pelo capital. Em momentos como esse na histria, quando os trabalhadores enfrentaram situaes de depresso econmica, houve resistncias baseadas em trabalhos autogestionrios, ou seja, empreendimentos organizados pelos trabalhadores, sem a figura do patro capitalista, com uma configurao essencialmente antiburocrtica e democrtica3. Hoje , no Brasil, o trabalho autogestionrio se transformou em um movimento social de natureza econmica e poltica, traduzido na resistncia de parcelas significativas dos trabalhadores frente ao desemprego. Esse movimento, denominado Economia Solidria, possui uma dimenso material importante, que esto dispostos a trabalhar, no tm alternativa

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. So Paulo: Ed. Martin Claret. 2002. SINGER, Paul. Revista Proposta. n 72, maro/maio de 1997. 3 MOTTA, Fernando Prestes. Burocracia e Autogesto: A proposta de Prouhdon. So Paulo: Ed. Brasiliense. 1981.
2

expande-se para o nvel da conscincia de organizao comunitria e poltica, construindo uma viso de mundo mais tica e solidria4. A Economia Solidria no se constitui apenas em um somatrio de empreendimentos solidrios cooperativas e associaes autogestionrias. A experincia brasileira tem acumulado situaes de articulao em cadeia produtiva dos empreendimentos solidrios. A constituio de Redes de Cooperao Solidrias tm sido o instrumento mais eficaz de atuao conjunta no mercado capitalista, alm de permitir construir um processo avanado e democrtico de trocas internas. A vivncia nas redes eleva o nvel de organizao e conscincia, tanto das prticas econmicas e sociais, como das relaes ticas e polticas5. 2. Conhecimentos Empricos e Tecnolgicos Relevantes. A escolha do Grupo de Interveno Scio-Educativa em Espaos No Formais GI foi baseada na importncia que est tomando a Economia Solidria como forma de resistncia dos trabalhadores situao estrutural de desemprego que atinge o pas. Entre as alternativas existentes de interveno, a experincia que estava sendo articulada na Zona Sul de Porto Alegre tinha os elementos mais ricos de envolvimento da comunidade empobrecida local, com o trabalho desenvolvido por Organizaes no governamentais que atuam nessa rea. Em Porto Alegre, na ltima dcada, cresceu muito a atuao de ongs junto desempregados, para estimular a organizao comunitria para a economia popular, de carter solidrio e autogestionrio, significando uma novidade importante no cenrio de alternativas crise econmica e social enfrentada pela maioria da populao brasileira.

SANTOS, Boaventura de Souza. Produzir Para Viver: Os caminhos da produo capitalista. Rio de Janeiro: Ed. Civilizao Brasileira. 2002. 5 MANCE, Euclides Andr. A Revoluo das Redes: A colaborao solidria como uma alternativa pscapitalista globalizao atual. Petrpolis: Ed. Vozes. 2000.

Na sede da ong Ananda Marga, em Belm Novo, desenvolve-se um trabalho social, em parceria com a prefeitura de Porto Alegre, com cinqenta famlias carentes da vila Chapu do Sol. Nessa mesma sede tambm se desenvolve, entre outros projetos, o Projeto Ecologia Humana, que trabalha com fitoterpicos e fitocosmticos. O governo do Estado do Rio Grande do Sul desenvolve o Projeto de apoio Economia Popular Solidria. Para tanto, conveniou com ongs para que estas qualificassem os empreendimentos solidrios existentes ou potenciais na formao para a autogesto. A ong Guay ficou responsvel pelos empreendimentos solidrios situados em Porto Alegre. Um acordo estratgico foi firmado entre Ananda Marga e Guay para a gerao de empreendimentos solidrios na sede da primeira, dentro da concepo de incubadora de cooperativas, utilizando o conhecimento especfico e a tecnologia dos fitocosmticos. A partir desse acordo, em que caberia Guay o acompanhamento na formao de autogesto e monitoramento gerencial do empreendimento, as duas ongs constituram uma equipe de trabalho para a realizao do diagnstico e planejamento estratgico da ao. O GI realizou uma visita dirigida sede da Ananda Marga para conhecer o trabalho e, aps uma avaliao, props fazer parte do esforo de implantao do empreendimento, como seu projeto de interveno Scio-Educativa. As duas ongs concordaram e propuseram que o GI da Pucrs se responsabilizasse por uma das tarefas de implantao do projeto. Aps discusso no GI, sugerimos assumir a responsabilidade de contribuir no debate sobre o consumo domstico, sua implantao em rede e a implantao de grupos do Compras Coletivas no empreendimento solidrio e na comunidade do Chapu do Sol. O Compras Coletivas o empreendimento solidrio que realiza em Porto Alegre a rede de consumo domstico.

A proposta foi aceita pela equipe tcnica, com o compromisso de que o GIPUC acompanhasse toda a implantao do conjunto do projeto, e que articulasse o apoio das demais faculdades para as demandas da comunidade. A partir do acordo estabelecido, o GI-PUC passou a integrar a equipe de trabalho. O projeto entrou na fase de sensibilizao das lideranas junto s aes sociais da Ananda Marga na vila Chapu do Sol. Foram realizadas as primeiras reunies com as lideranas, realizado o cadastramento, constituindo o ncleo inicial do empreendimento, envolvendo em torno de onze pessoas. Os prximos passos so os treinamentos de qualificao com os fitocosmticos e a aplicao do questionrio coletivo de diagnstico scio-econmico potencial do empreendimento.

3. Objetivos gerais 3.1. Implantar o Projeto Compras Coletivas na comunidade do Chapu do Sol,

para reduzir os custos familiares com o consumo de primeira necessidade e, assim, ampliar a renda familiar, qualificando os hbitos alimentares e higinicos; Colaborar na construo de um empreendimento solidrio industrial -

3.2.

cooperativa de fitocosmticos em conjunto com, Guay, Ananda Marga, Pucrs e a comunidade Chapu do Sol, Juca Batista e Ponta Grossa como instrumento de reinsero produtiva de trabalhadores desempregados; 3.3. Despertar a conscincia cidad em cada trabalhador e trabalhadora da

comunidade, atravs das oficinas de sensibilizao e da implantao da cooperativa e do projeto compras coletivas, estimulando-os a ser um agente transformador da sociedade.

4.Objetivos especficos 4.1. Estimular o consumo solidrio como caminho para a auto-organizao da comunidade Chapu do Sol para o processo de compras dos produtos de consumo domestico; 4.2. Realizar um levantamento dos hbitos de consumo de produtos de higiene, limpeza e alimentao da comunidade, assim como da oferta disponvel de varejo em interao com a comunidade; 4.3. Realizar pesquisa em interao com a comunidade junto aos fornecedores, com o objetivo de constituio de lista de preos e de educao para o conhecimento das estruturas de intermediao e de distribuio de mercadorias no mercado; 4.4. Realizar oficinas de demonstrao do funcionamento da cadeia de distribuio de mercadorias no mercado e a reduo de custos possveis com a eliminao de intermedirios; 4.5. Estimular formao de grupos de compras coletivas na comunidade de Chapu do Sol para a aquisio de produtos essenciais de primeira necessidade junto cooperativa Compras Coletivas;

5. Diagnostico geral O DEMHAB (Departamento Municipal de Habitao) reassentou, em 1999, vilas que estavam em rea de risco, com precrias condies habitao, falta de luz, gua e rede de esgoto. Foram construdas casas para 900 famlias, uma escola de ensino fundamental, onde, noite, funcionam os projetos de

alfabetizao MOVA e SEJA. Existe na vila uma Rede de Apoio Familiar dirigido pela FASC (Fundao de Assistncia Social e Cidadania). A maioria da populao situa-se na faixa de escolaridade at 5 serie do primeiro grau e o ndice de analfabetismo fica em torno de 8%. O nmero de crianas de 0 a 14 anos fora da sala de aula pequeno. Em conseqncia da baixa escolaridade, existe um contingente significativo de mo-de-obra pouco qualificada. Ao considerarmos a informalidade nas relaes de trabalho, verificamos que na populao em idade ativa h um grande nmero de trabalhadores sem vnculo ou desenvolvendo trabalhos eventuais, sem local definido e sem qualificao. Provavelmente, em conseqncia da realizao destes trabalhos eventuais, constatou-se um percentual de, no mximo, 13% de funcionrios formais. A mdia salarial baixa, recaindo na faixa de um a trs salrios mnimos. O trabalho informal uma caracterstica recorrente em todos os ncleos de pouca escolaridade. Essa populao basicamente formada por; pedreiros, carroceiros, faxineiras, jardineiros e biscateiros.

6. Diagnstico especfico O grupo inicial da comunidade para a formao do empreendimento solidrio do Chapu do Sol formado por onze pessoas, sendo 10 mulheres e 01 homem, sendo que a idade varia entre 21 e 45 anos, todos so casados ou possuem companheiros, com pelo menos 01 filho. A renda mdia fica em torno de um salrio mnimo, sendo a maioria desempregada ou vivendo de trabalho eventual. Segundo a avaliao da assistente social, que realiza o acompanhamento junto a essas pessoas, sua caracterstica principal o esprito de liderana.

Essas pessoas foram sensibilizadas nos programas sociais da Prefeitura Municipal de Porto Alegre: PETI = Programa de Erradicao do Trabalho Infantil. NASF = Ncleo de Apoio Scio Familiar. A ao vai organizar o grupo do empreendimento solidrio para a implantao do Projeto Compras Coletivas junto s suas famlias, conscientizando-as das vantagens em adquirir produtos alimentcios, de higiene e limpeza, atravs da cooperao entre as pessoas com dificuldades econmicas. Valorizar o esforo do resultado do trabalho, eliminando os custos existentes com os intermedirios do comrcio, e eliminar os desperdcios a partir de uma educao alimentar e higinica. Conscientizar sobre as influncias da propaganda, fazendo com que as pessoas de baixa renda no sejam dominadas pela seduo dos produtos. No deixar que o comrcio local se beneficie com as formas injustas de acumulao, atravs do esforo das pessoas pobres e desfavorecidas pela sociedade, atravs de meios injustos, como os cadernos de armazm e as taxas de juros cobrados por esses servios. 7. Cronograma Atividade Reunio com a coordenao projeto Agosto da 28.08.02 e 11.09.02 Setembro Outubro Novembro

cooperativa Compras Coletivas para a apresentao do planejamento da ao. Oficina de qualificao dos estudantes para serem multiplicadores das Compras Coletivas. Oficina com a e cooperativa levantamento de de Primeira semana

sensibilizao

hbitos de consumo.

Pesquisa de oferta e demanda Compras Coletivas/estudantes Pucrs/cooperativa - na zona sul.

Segunda e terceira semana

Pesquisa com fornecedores: Compras Coletivas/estudantes Pucrs/cooperativa. Montagem final da lista dos produtos e realizao da primeira compra coletiva. Entrega da primeira compra coletiva.

Quarta semana Primeira semana Terceira semana

Oficina de avaliao do processo e confraternizao. Divulgao junto comunidade para formao de novos grupos de compras coletivas. Redao de Relatrio. Apresentao.

Quarta semana Quarta semana

ms ms

8. Oramento MATERIAL Transporte Material de apresentao Mtodo Zopp visualizao (3 oficinas) Xerox Material didtico, filme, revelao Salgados, doces e refrigerantes para a confraternizao Locao de Data-show e laptop para apresentao na semana acadmica e material didtico Total R$ 588,00 R$ R$ R$ R$ 30,00 110,00 80,00 70,00 R$ R$ VALOR 88,00 210,00

Das könnte Ihnen auch gefallen