Sie sind auf Seite 1von 8

2011

As mdias digitais e o Catua Shopping

Social Networking As redes sociais signicam relacionamentos e participao entre todos os envolvidos. Dessa maneira, fundamental conhecer a cultura digital, a forma de interao que ela proporciona entre os diversos pblicos da organizao e a maneira eciente de se comunicar com eles. No cenrio apontado, o analista de redes sociais responsvel por selecionar os meios para atingir o pblico organizacional, assim como acompanhar novas tendncias que interferem na direo dos negcios, proporcionando assim, relacionamentos mais ecazes. Portanto, este trabalho tem como objetivo acompanhar as mdias digitais do Catua Shopping Center de Londrina, por meio de seu site, twitter, facebook, canais no youtube e pers no Orkut. Assim, analisaremos as formas de interao e dinamicidade que esta organizao proporciona ao estar na rede.

Rodrigo Ohara 3o ano Relaes Pblicas Universidade Estadual de Londrina (UEL) Celular: +55 43 88246848 rodrigo_ohara@yahoo.com.br @rodrigoohara

Redes Socias A rede digital carrega consigo inmeras possibilidades de aproximao e construo de relacionamentos por meio das redes sociais. Nesse aspecto, as organizaes devem estar atentas a mobilizao das redes e produzir respostas ao atender aos questionamentos deste novo segmento. Aliada a isso, o monitoramento da internet e das relaes que a organizao estabelece com seus pblicos em rede, garante a empresa o planejamento de estratgias para conquistar o segmento. Anal, de acordo com Powell (2010, p.11) Pessoas conectadas so centro de informaes e tm enorme impacto tanto nas atividades internas da empresa quanto na forma como as outras rmas percebem sua companhia. Nesse cenrio as redes sociais assumem carter decisrio nas aes estratgicas das empresas em rede, anal:
Shopping Catua nas mdias digitais 1

Shopping Catuai nas mdias digitais

As pessoas esto em redes sociais para se conectar e construir relacionamentos. Relacionamentos e conexes, com o tempo, levam conana, que a chave para a formao de capital. O capital sobre o qual estou falando, contudo, no o de variedade monetria. o capital social, mas conhecido como whufe. Um capital social algum que constri e nutre uma comunidade, aumentando, portanto, o seu whufe (HUNT, 2010, p.2).

O capital social produzido pelo whufe corresponde ao valor que as organizaes possuem no mundo digital e a rede ampla de relacionamentos que abrange. O que estabelece o signicado das interaes digitais.

Essa a parte social da mdia social e signica que, atualmente, publicar participar. Algum que use com sucesso a mdia social no apenas cria contedo; cria conversaes. E essas conversas criam comunidades. Essa a real beleza da mdia social, e sendo ou no o objetivo dependendo do site -, a mdia social sempre poder ter como resultados rmes conexes entre os participantes (COMM, 2009, p.3).

A partir dessa contextualizao, analisaremos como a organizao Catua Shopping Center de Londrina atua em rede e proporciona maior estreitamento das relaes entre seu pblico alvo.

Catua Shopping na web

O Catua Shopping Center de Londrina o maior shopping do sul do pas pela rea locavel que possui, com 82 mil metros quadrados. Possue ainda, duzentos e noventa e nove lojas entre a praa de alimentao, cento de diverses, boliche, cinema e servios, sendo um dos principais pontos de encontro da cidade, entre os consumidores de alto poder aquisitivo e um plo de desenvolvimento econmico. Assim, a cidade em que est localizado possui 506. 645habitantes, de acordo com IBGE (2010) e o Catua Shopping possui 1374 seguidores no Twitter, 140 pessoas curtindo sua Fanpage no Facebook, 9 pessoas inscritas em seu canal no Youtube, 4451 membros em comunidade no Orkut e 3 pers no Orkut que somam 1594 amigos conectados.
Shopping Catua nas mdias digitais 2

Shopping Catuai nas mdias digitais

O que totalizam 7568 pessoas em redes sociais conectadas com o Catua Shopping Londrina, representando 1,49% da populao londrinense. Mas nem todos os usurios necessariamente so da cidade de Londrina (Citweet). Muitos usurios podem no utilizar efetivamente o twitter, por exemplo, visto que a rede social possui 21 milhes de usurios inativos. Aps a contextualizao abordaremos dentre a ampla atuao do Catua Shopping na rede digital, sua homepage. A homepage dinmica e completa, onde possui os seguintes links: Catua Shopping (servios, campanhas e eventos); Lojas; Promoes; Lazer (boliche, cinema e play master); Notcias; Responsabilidade Social (gente contente, meio ambiente) e Mural de empregos. Cada um dos links acima diariamente atualizado e de fcil acesso as informaes disponveis, demonstrando a preocupao em facilitar a busca pelo internauta. Alm disso, a homepage possibilita o conhecimento da organizao nos servios que oferece, nas lojas existentes, eventos, aes em datas comemorativas e mural de emprego disponvel aliada as aes institucionais e sociais que promove. Os diversos fatores proporcionam um equilbrio e especicidade nas informaes para o pblico em geral, por meio da sala de imprensa, localizao, comercial e fale conosco (atravs do telefone ou e-mail) como tambm para o pblico interno por meio da rea do lojista. Aliada a todas essas informaes, possvel que o usurio tenha acesso em seu e-mail as promoes e novidades desenvolvidas pelo Newsletter Catua. Todos esses itens apresentam a totalidade que dada a homepage, facilitando a busca de informaes sobre diversos itens, desde a programao dos lmes em cartaz, a possveis sugestes. Os aspectos mencionados do harmonia ao todo, de colaboram para visualizao clara dos visitantes do site.

Catua Shopping e suas conexes

Aproximadamente 531.000 resultados para a palavra Catuai Shopping no Google. A empresa possui a seguinte rede para relacionamento: Site, Facebook, Twitter, Orkut.

Shopping Catua nas mdias digitais

Shopping Catuai nas mdias digitais

4.1 Google Na pgina de busca Shopping Catua no encontramos nenhum Google AdWords. Uma possibilidade de serem abordadas empresas que tm loja no shopping para a realizao desses anncios. Gera aumento da credibilidade da marca Catua Shopping e agrega valores para os pblicos: consumidor, investidor ou funcionrios que buscam informaes consolidadas da empresa.

4.2 Twitter

4. 2. 1 @catuailondrina

Desde 3 de Novembro de 2010; 1.021 tweets at 8/6/2011 14:51; Seguindo 339; Sendo seguido por 1374; Listado por 16 usurios;

Divulgao de tudo relacionado ao Shopping, como novidade de lojas, promoo nas lojas, programao de cinema, horrio de funcionamento em datas especiais, promoo institucional, contato direto com usurios do twitter que frequentam ou tem dvidas sobre o shopping, anncio de emprego; Postagens praticamente dirias; Auxilia na divulgao das lojas por meio de retweets (Camicado, Cavalera, Colcci, entre outras); tima comunicao visual (plano de fundo do perl), que se adequado aos acontecimentos do Shopping; Quantidade de mentions em 8/6/2011 at 15h27min: 21: 9 usurios de alta interao (is). Maior horrio de utilizao e postagens: Sexta-feira 16h.

Shopping Catua nas mdias digitais

Shopping Catuai nas mdias digitais

12,34% das suas publicaes so replies (dar respostas).(A quantidade de Mentions, no se baseia em contedo, apenas em quantidade. No se pode saber se estes tweets foram com a inteno critic-lo ou elogi-lo) 10,19% de seus tweets so ReTweets.

4.2.2 @catuaimaring

Desde 21 de Outubro de 2010; 857 tweets at 8/6/2011 14:53; Seguindo 100 (A principal vantagem do Twitter poder ter informaes em tempo real, seguir e organizar em listas, pers de pessoas que se interessam pela rea de atuao, sabendo das novidades. Se no seguir ningum, se perde a oportunidade de estar bem informado e pode-se ento, encerrar vida na twittosfera); Sendo seguido por 9720; Listado por 20 usurios; Divulgao de tudo relacionado ao Shopping, como novidade de lojas, promoo nas lojas, programao de cinema, horrio de funcionamento em datas especiais, promoo institucional, contato direto com usurios do twitter que frequentam ou tem duvidas sobre o shopping, anncio de emprego. Postagens praticamente dirias; Auxilia na divulgao das lojas por meio de retweets (Magazine Luiza, Centauro, Le Postiche, Triton, entre outras); Maior interao no incio de sua participao na rede social. Diminuram notavelmente a quantidade de ReTweets de usurios, assim como a quantidade de respostas oferecidas a dvidas. No se pode mensurar se as respostas esto sendo realizadas por DMs.

Shopping Catua nas mdias digitais

Shopping Catuai nas mdias digitais

4.3 Facebook

4.3.1 Londrina Fanpage

Posta fotos do dia-a-dia; Disponibilizou fotos da construo do Catua em 1990, resgatando sua memria; Ampla interao com os usurios; Vasta divulgao de promoes das lojas e do Shopping; A grande vantagem da Fanpage para a empresa a possibilidade de gerenciamento mltiplo. O principal responsvel pela Fanpage pode incluir e excluir a qualquer momento pessoas que sero responsveis e tero autorizao para postagens e gerenciamento da pgina. Nessa possibilidade possvel colocar para gerenciamento mltiplo o dono da empresa, gerentes de marketing, estagirios e outras pessoas de conana sobre qualidade de informaes sobre a organizao; Ter uma Fanpage to semelhante quanto um perl, o grande diferencial a ferramenta Insights, que a possibilidade de obter mais dados sobre os seus visitantes, mensurar e conhecer o seu pblico. Um painel muito completo de informaes sobre os visitantes de suas pginas e acessos como o aumento de curtidas, visualizaes e como anda o retorno da pgina. Sem contar as informaes sobre o pblico e sobre as interaes;

4.3.2 Maring Perl usurio

Grande quantidade de fotos nos lbuns do perl; Interao com usurios; Ampla divulgao dos acontecimentos do Shopping; Um ponto fraco por conta de ser perl e no Fanpage. Um perl tem limite de 5000 amigos, quando o perl do Shopping atingir essa quantidade de amigos ele ter de criar outro perl, assim por diante; Criando uma Fanpage a possibilidade de sua pgina ser curtida incalculvel. Voc pode receber milhares de curtir sem problemas. A interao pelo mural
Shopping Catua nas mdias digitais 6

Shopping Catuai nas mdias digitais

ser a mesma que em um perl, assim como o lbum de fotos e a pgina de informaes. A grande ameaa est no fato de um perl ser disponibilizado apenas para pessoas fsicas, o Facebook tem liberdade de deletar os pers que representem empresas, de acordo com as polticas da empresa, disponveis para leitura antes da efetivao de seu cadastro na rede social; Um aspecto que deixa o processo de ter um perl de uma empresa a questo de amizades. Para ser amigo preciso envio de solicitao e aceitao dessa solicitao. No caso de uma Fanpage isso desnecessrio e as informaes que a empresa postar sero automaticamente postadas na timeline de quem a curte.

4.4 Youtube

O canal ocial do Shopping Catuai no YouTube possui poucos vdeos. No site da empresa h divulgao de vdeos do programa Preview, transmitido tambm em um canal de televiso local. Contudo os vdeos do programa no so postados pelo canal do Shopping Catuai no Youtube. So de outras pessoas. Se todos os vdeos estivessem concentrados no canal do shopping, facilitaria a busca por vdeos da empresa e teria maior interao e desenvolvimento de crticas e sugestes para o programa Preview.

Exibies do canal:464; Total de exibies do material enviado:14858; Participante desde: 29/10/2009; Data da ltima visita: 6 meses atrs; Inscritos:9.

Shopping Catua nas mdias digitais

Shopping Catuai nas mdias digitais

CONCLUSO

A anlise da organizao Catua Shopping demonstrou sua ampla possibilidade de atuao nas redes sociais, por meio da interao e dinamicidade proporcionada. O estudo permitiu a vericao das atuaes na homepage, twitter, facebook e youtube. A juno esses elementos aliados a outras estratgias se constituem em formas ecazes de comunicao com seu pblico e estreitamento das relaes. Portanto, o Catua ao estar inserido no mundo digital atua ecazmente nas aes desenvolvidas, sendo este um potencial para atividades futuras onde participao e relacionamentos do forma as redes sociais.

Shopping Catua nas mdias digitais

Das könnte Ihnen auch gefallen