Sie sind auf Seite 1von 7

Prescrio e Decadncia O tempo o fundamento jurdico da prescrio e da decadncia. O tempo, portanto, o ponto de partida. Qual a natureza jurdica do tempo?

o? O decurso do tempo em direito civil tem natureza jurdica de fato jurdico stricto sensu ordinrio e poder ter eficcia aquisitiva/modificativa/extintiva de direitos. Ex: usucapio aquisio de direito pelo decurso do tempo; capacidade civil modificada pelo decurso do tempo; extintiva prescrio e decadncia so exemplos de extino de direitos com decurso do tempo. Tradicionalmente, a doutrina firmava que a prescrio ataca a ao e a decadncia ataca o direito. Prescrio perda da ao; Decadncia perda do direito. H diferena entre o direito material e o direito de ao. O direito de ao concebido como direito processual de pedir ao Estado um provimento jurisdicional IMPRESCRITVEL !!! No se deve falar que a ao prescreve. O que prescreve? Da violao do direito do credor nasce o poder jurdico de coercitivamente forar o cumprimento da obrigao. Esse poder s nasce quando o direito violado. Esse poder jurdico morre no ltimo dia do prazo prescricional. Esse poder que no tem nada a ver com o direito material ou com o direito de ao denomina-se pretenso. Pretenso (ANSPRUCH) o poder de exigir do devedor coercitivamente o cumprimento da prestao. A prescrio o lapso de tempo para o exerccio da pretenso. Nasce para o credor o poder jurdico coercitivo de forar o cumprimento da obrigao, quando o direito prestao violado e morre no ltimo dia do prazo prescricional. Art. 189/CC. Art. 189. Violado o direito, nasce para o titular a pretenso, a qual se extingue, pela prescrio, nos prazos a que aludem os arts. 205 e 206.

Observaes Importantes O prazo prescricional mximo no mais de 20 anos (art. 177/CC-16), e sim de 10 anos (art. 205/CPC) Art. 205. A prescrio ocorre em dez anos, quando a lei no lhe haja fixado prazo menor. Prescrio e decadncia so matrias de mrito (art. 269/CPC) Art. 269. Extingue-se o processo com julgamento de mrito: IV - quando o juiz pronunciar a decadncia ou a prescrio; Prescrio e decadncia aproveitam ao devedor

Qual a diferena entre prescrio e decadncia? Direito Potestativo ou Formativo aquele que traduz o exerccio unilateral de um poder de interferncia na esfera jurdica de outra parte, sem que esta nada possa fazer. Ex.: advogado renuncia ao mandato; empregado rescinde contrato. O prazo decadencial nada mais do que o prazo para exerccio de um direito potestativo. Em geral, esses prazos so curtos e nascem do prprio direito. Ex.: o direito de anular negcio surge quando da celebrao do ato e decai em 4 ou 2 anos (art. 178 e 179/CC) Algumas consideraes a respeito da prescrio e decadncia no novo CC: Renncia art. 191 e 209/CC Art. 191. A renncia da prescrio pode ser expressa ou tcita, e s valer, sendo feita, sem prejuzo de terceiro, depois que a prescrio se consumar; tcita a renncia quando se presume de fatos do interessado, incompatveis com a prescrio. Art. 209. nula a renncia decadncia fixada em lei. Quem pode renunciar prescrio/decadncia o devedor. O art. 191/CC probe a renncia antecipada.

Os

prazos

prescricionais

so

sempre

definidos

pela

lei,

enquanto os prazos decadenciais so sempre definidos pela lei ou pela vontade das partes. nula a renncia decadncia fixada em lei. Alegao quem pode alegar: arts. 193, 194 e 210/CC Art. 193. A prescrio pode ser alegada em qualquer grau de jurisdio, pela parte a quem aproveita. Art. 194. O juiz no pode suprir, de ofcio, a alegao de prescrio, salvo se favorecer a absolutamente incapaz. Art. 210. Deve o juiz, de ofcio, conhecer da decadncia, quando estabelecida por lei. A alegao de prescrio exige pr questionamento no STJ e no STF!!! A nica hiptese em que o juiz pode reconhecer de ofcio a prescrio quando o favorecido absolutamente incapaz. Com relao decadncia, o juiz s pode reconhec-la de ofcio quando fixada em lei (l-se que o juiz no pode reconhecer de ofcio a decadncia pactuada entre as partes). Os prazos prescricionais no podem ser alterados pelas partes. Causas Impeditivas, Suspensivas e Interruptivas da Prescrio Causas Impeditivas e Causas Suspensivas o acontecimento o mesmo. Dependem do momento em que ocorrem. Arts. 197/199/CC. Art. 197. No corre a prescrio: I - entre os cnjuges, na constncia da sociedade conjugal; II - entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III - entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela. Art. 199. No corre igualmente a prescrio: I - pendendo condio suspensiva; II - no estando vencido o prazo; III - pendendo ao de evico.

Causa Impeditiva ocorre quando o prazo est em zero e a causa impede, tranca o incio do prazo prescricional. Exs.: art. 197, I, II, III, CC. Causa suspensiva opera depois que o prazo j se iniciou. Causas Interruptivas - Art. 202/CC forma taxativa somente poder ocorrer uma vez. A interrupo da prescrio retroage data da propositura da ao. Art. 202. A interrupo da prescrio, que somente poder ocorrer uma vez, dar-se-: I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citao, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual; II - por protesto, nas condies do inciso antecedente; III - por protesto cambial; IV - pela apresentao do ttulo de crdito em juzo de inventrio ou em concurso de credores; V - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; VI - por qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor. Pargrafo nico. A prescrio interrompida recomea a correr da data do ato que a interrompeu, ou do ltimo ato do processo para a interromper. Causa Interruptiva zera o prazo. Art. 202, II, CC refere-se ao cautelar de protesto. Art. A 202, III, CC o protesto em cambirio Civil interrompe a a prescrio!!! Revogou a Smula 153/STF que dizia o contrrio. jurisprudncia admite Direito prescrio intercorrente? Se a mora decorre do prprio Poder Judicirio, o credor no pode ser prejudicado. Se a mora decorre da manifestao do credor, possvel a prescrio intercorrente. Arts. 205 e 206/CC a esto os nicos prazos prescricionais. Art. 205. A prescrio ocorre em dez anos, quando a lei no lhe haja fixado prazo menor. Art. 206. Prescreve:

1o Em um ano: I - a pretenso dos hospedeiros ou fornecedores de vveres destinados a consumo no prprio estabelecimento, para o pagamento da hospedagem ou dos alimentos; II - a pretenso do segurado contra o segurador, ou a deste contra aquele, contado o prazo: a) para o segurado, no caso de seguro de responsabilidade civil, da data em que citado para responder ao de indenizao proposta pelo terceiro prejudicado, ou da data que a este indeniza, com a anuncia do segurador; b) quanto aos demais seguros, da cincia do fato gerador da pretenso; III - a pretenso dos tabelies, auxiliares da justia, serventurios judiciais, rbitros e peritos, pela percepo de emolumentos, custas e honorrios; IV - a pretenso contra os peritos, pela avaliao dos bens que entraram para a formao do capital de sociedade annima, contado da publicao da ata da assemblia que aprovar o laudo; V - a pretenso dos credores no pagos contra os scios ou acionistas e os liquidantes, contado o prazo da publicao da ata de encerramento da liquidao da sociedade. 2o Em dois anos, a pretenso para haver prestaes alimentares, a partir da data em que se vencerem. 3o Em trs anos: I - a pretenso relativa a aluguis de prdios urbanos ou rsticos; II - a pretenso para receber prestaes vencidas de rendas temporrias ou vitalcias; III - a pretenso para haver juros, dividendos ou quaisquer prestaes acessrias, pagveis, em perodos no maiores de um ano, com capitalizao ou sem ela; IV - a pretenso de ressarcimento de enriquecimento sem causa; V - a pretenso de reparao civil; VI - a pretenso de restituio dos lucros ou dividendos recebidos de m-f, correndo o prazo da data em que foi deliberada a distribuio; VII - a pretenso contra as pessoas em seguida indicadas por violao da lei ou do estatuto, contado o prazo: a) para os fundadores, da publicao dos atos constitutivos da sociedade annima; b) para os administradores, ou fiscais, da apresentao, aos scios, do balano referente ao exerccio em que a

violao tenha sido praticada, ou da reunio ou assemblia geral que dela deva tomar conhecimento; c) para os liquidantes, da primeira assemblia semestral posterior violao; VIII - a pretenso para haver o pagamento de ttulo de crdito, a contar do vencimento, ressalvadas as disposies de lei especial; IX - a pretenso do beneficirio contra o segurador, e a do terceiro prejudicado, no caso de seguro de responsabilidade civil obrigatrio. 4o Em quatro anos, a pretenso relativa tutela, a contar da data da aprovao das contas. 5o Em cinco anos: I - a pretenso de cobrana de dvidas lquidas constantes de instrumento pblico ou particular; II - a pretenso dos profissionais liberais em geral, procuradores judiciais, curadores e professores pelos seus honorrios, contado o prazo da concluso dos servios, da cessao dos respectivos contratos ou mandato; III - a pretenso do vencedor para haver do vencido o que despendeu em juzo. Art. 2028/CC concilia, soluciona a questo de qual prazo deve ser obedecido entre o CC/16 e o novo CC. Art. 2.028. Sero os da lei anterior os prazos, quando reduzidos por este Cdigo, e se, na data de sua entrada em vigor, j houver transcorrido mais da metade do tempo estabelecido na lei revogada. Se correu menos da metade do prazo estabelecido no CC/16 Passa a ser considerado como prazo prescricional o estabelecido no novo CC

Se correu mais da metade do prazo prescricional estabelecido no CC/16 CASO A:

Permanece a contagem do prazo prescricional pelo CC/16

2002 20 anos 7 anos

Valor inferior metade do prazo original = 10 anos, neste caso. Ento, a prescrio passar a obedecer ao CC/02, restando apenas 3 anos para a pretenso prescrever. O prazo novo contado a partir da entrada em vigor do novo CC: 11/01/2003.

CASO B:

2002 20 anos 12 anos

Valor superior a metade do prazo original = 10 anos, neste caso.

Ento, a prescrio obedecer as regras do CC/16. O contrato de seguro que rescinde por falta de pagamento (STJ No pode ser feito cancelamento automtico)

Das könnte Ihnen auch gefallen