Sie sind auf Seite 1von 10

4

ASPCTOS HISTRICOS DA QUMICA ORGNICA 1)O que a teoria da fora vital de Berzelius? Somente a partir dos organismos vivos animais e vegetais era possvel extrair substncias orgnicas. Formulada por Jons Freiherr Von Berzelius, que afirmava: a fora vital inerente da clula vida e o homem no poder cri-la em laboratrio. 2)Quais so os elementos organgenos? So os elementos qumicos que podem ser encontrados em compostos orgnicos. Os principais so: Carbono, Hidrognio, Oxignio e o Nitrognio. Tambm aparecem com menos frequncia, os elementos: Enxofre, Fsforo e todos os elementos da famlia 7A: Flor, Cloro, Bromo, Iodo e Astato. 3)A sntese da uria realizada por Whler, segundo alguns autores, foi obtida a partir do cianeto de potssio e, segundo outros autores, a partir do cianeto de prata. Faa as equaes que representam as reaes qumicas envolvidas, com cianeto de potssio e de prata.

4)Whler e Berzelius observaram que o cianeto de amnio e a uria apresentam os mesmos elementos na mesma quantidade, no entanto, as propriedades fsicas e qumicas dessas substncias eram diferentes. Berzelius, com a ajuda do cientista alemo Justus Von Liebig, props uma explicao para o fenmeno observado. Qual foi a explicao proposta e o nome do fenmeno? o fenmeno no qual dois ou mais compostos denominados ismeros possuem a mesma frmula molecular (mesmo conjunto de tomos) e diferente frmula estrutural (diferente arranjo entre os tomos). 5)H, mais ou menos, Sete milhes de compostos orgnicos contra, mais ou menos, 200 mil de inorgnicos. Qual a explicao para esta grande diferena? Segundo o terceiro postulado de Kekul, o carbono capaz de formar cadeias (ligaes sucessivas em at quatro direes) com outros tomos de

carbono. Explicao atual: o raio atmico relativamente pequeno do carbono e o fato dele fazer quatro ligaes que permitem a formao de cadeias carbnicas s vezes envolvendo milhares de tomos de carbono. Isso explica o grande nmero de compostos orgnicos conhecidos. 6)Faa um paralelo entre compostos orgnicos e inorgnicos, considerando a estrutura dos compostos e as propriedades fsicas e qumicas. Compostos orgnicos: - Possuem densidades baixas; - Ponto de fuso e ponto de ebulio baixo; - Decompem-se quando submetidos ao aquecimento; - Em sua maioria no conduzem corrente eltrica em soluo aquosa; - So poucos solveis em gua e muito solveis em solventes orgnicos. Compostos inorgnicos: - Possuem densidades altas; - Ponto de fuso e ponto de ebulio alto; - Resistem melhor ao aquecimento; - Os inicos conduzem corrente eltrica em soluo aquosa e no estado lquido; - Alguns moleculares conduzem em soluo; - Os inicos so solveis quase sempre em solventes polares. 7)O que um composto aromtico segundo a Regra de Hckel?D exemplos. So hidrocarbonetos de cadeia fechada, que apresentam pelo menos um anel benznico que um clico de seis carbonos ligados alternamente por uma simples e uma dupla ligao. Possuem a polaridade baixa, fazendo que sejam insolveis em gua, mas so solveis em solventes apolares. Em condies ambientes esses hidrocarbonetos podem se apresentar na fase lquida ou gasosa. Existem em grande quantidade na natureza e so essenciais na indstria de inseticidas, de corantes, como solventes e para fabricar explosivos. Exemplos: - Benzeno (C6H6) - Naftaleno (C10H8) - Antraceno (C14H10) - Tolueno (C7H8)

O CARBONO, CADEIAS CARBONICAS E NOMENCLATURA 1)Qual a antiga definio de Qumica Orgnica?Por que ela no adequada? Qual a definio atual? A expresso qumica orgnica tem origem no sculo XVIII, quando se acreditava que os compostos de carbono s poderiam ser obtidos de organismos vivos. A primeira separao da qumica orgnica ocorreu por volta de 1777. Essa separao foi proposta pelo qumico alemo Torbern Olof Bergman, que definiu: Qumica Orgnica a parte da Qumica que estuda os compostos extrados de organismos vivos. Com base nessa informao, Jns Jacob Berzelius formulou a Teoria da Fora Vital, segundo o qual os compostos orgnicos necessitavam de uma fora maior, a vida, para serem sintetizados. Em 1828, um aluno de Berzelius, Friedrich Whler, derrubou essa teoria, sintetizando em laboratrio a Uria [CO (NH2)2 ],um composto orgnico integrante do suor e da urina dos animais,pelo simples aquecimento de um composto inorgnico extrado de minerais,o Cianeto de Amnio,NH4OCN. Abandonada a Teoria da Fora Vital, a denominao deixou de ter sentido, porm foi mantida por tradio. Percebeu-se ento que a definio de Bergman para a Qumica Orgnica no era adequada. Devido a presena constante do Carbono nos compostos orgnicos conhecidos na poca, como a uria, o cido tartrico,a glicerina,o cido ctrico e o cido ltico,o qumico alemo Friedrich August Kekul props em 1858 a definio aceita atualmente: Qumica Orgnica a parte da qumica que estuda praticamente todos os compostos do elemento carbono. 2)Enuncie os postulados de Kekul. Qual deles justifica o grande nmero de compostos orgnicos conhecidos? 1 Postulado de Kekul: O carbono tetravalente. Como o tomo de carbono possui quatro eltrons na sua ltima camada, ele tem quatro valncias livres e pode fazer quatro ligaes covalentes, formando molculas. Desta forma, o tomo fica estvel. Exemplos:

2 Postulado de Kekul: O carbono tem quatro valncias livres. O tomo de carbono tem as quatro valncias livres. A posio do heterotomo no difere os compostos. Exemplo: clorofrmio ( CH3Cl )

3 Postulado de Kekul: O carbono forma cadeias carbnicas. Os tomos de carbono agrupam-se entre si, formando estruturas de carbono, ou cadeias carbnicas. Exemplo:

O terceiro postulado de Kekul justifica o grande nmero de compostos orgnicos porque os tomos de carbono ligam-se diretamente entre si, formando cadeias carbnicas. A variedade de compostos orgnicos existentes na natureza se deve a esta propriedade do Carbono formar cadeias. 3)Indique o tipo de hibridao que sofre cada carbono no composto orgnico abaixo e as respectivas geomtrias:

1) Sp2 ; 2) Sp2 ; 3) Sp3 ; 4) Sp ; 5) Sp ; 6) Sp2 ; 7) Sp ; 8) Sp2 ; 9) Sp3 ; 10) Sp3 ;

11) Sp3 ; 12) Sp3 ; 13) Sp3 . Respectivas Geomtrias:

4)Indique o nmero de ligaes sigma e pi existentes no composto do exerccio anterior. Ligaes sigma: 42 ligaes Ligaes Pi: 10 ligaes.

5)Classifique os carbonos do exerccio 3 em: primrio (P),secundrio (S),tercirio (T) ou Quaternrio (Q).

6)Escreva a frmula estrutural de um composto orgnico dado as suas principais caractersticas: frmula molecular C7H16, 1 carbono quaternrio,1 carbono tercirio,os demais carbonos primrios.

7)Complete com hidrognios as ligaes que esto faltando nos tomos dos compostos abaixo:

8)Classifique a cadeia carbnica dos compostos abaixo em: acclica, alicclica ou aromtica, saturada ou insaturada, normal ou ramificada, homognea ou heterognea.

10

9)D o nome dos radicais orgnicos abaixo:

10)D o nome dos seguintes compostos orgnicos de cadeia ramificada:

11

11)D a frmula estrutural dos seguintes compostos orgnicos de cadeia ramificada:

a) Tetrametil-butano;

b) 3,4 dimetil 3 etil hexano;

c) 3,3 dietil pentano;

d) 3 metil 4 n-propil ciclobuteno;

12

e) 3 etil 2 isopropil 1,3 pentadieno . um composto conjugado,

acumulado ou isolado?

f) 1,1 dimetil 2 etil 4 isopropil ciclohexeno;

g) 4 fenil 3 penten 1 ino;

h) p metil isobutil benzeno.

13

Das könnte Ihnen auch gefallen