Sie sind auf Seite 1von 4

PERCEPES DO RDIO NA WEB Introduo

Este trabalho visa a anlise dos websites e da programao de 3 diferentes emissoras de rdio: a Nova Brasil FM (89,7 Mhz), a Lookal FM (87,5 Mhz) e a Tupi AM (1150 Khz). Por meio da descrio da programao atravs da escuta das trs rdios por vrios dias e da visita aos websites e utilizao de seus recursos, pudemos estabelecer diferenas e semelhanas entre elas, como por exemplo o pblico a qual so destinadas, a publicidade veiculada, a facilidade na utilizao de recursos no website e os estilos musicais trabalhados por elas. Mesmo com diferentes caractersticas, observou-se que as trs seguem alguns aspectos equivalentes: so voltadas a programao musical com intuito de entreter o ouvinte e pretendem atingir um pblico adulto.

Rdio Lookal FM (87.5 Mhz)


A rdio Lookal FM do municpio de Ferraz de Vasconcelos e possui programao musical 24 hs por dia, com msicas de diversos gneros e participao ativa dos locutores. A rdio possui um website, em que a disposio dos objetos na tela feita de forma simples, no possuindo muito detalhamento de informaes. Contm algumas propagandas de anunciantes locais e patrocinadores alm de informaes da rdio, como programao, equipe, promoes, etc. Possui recursos interativos como um chat disponibilizado pelo site e a opo de contato, que disponibiliza o e-mail da rdio e o MSN, mas que no possui muita eficcia, j que tentamos contato com rdio por este meio, mas no obtivemos respostas. A pgina inicial no dispe de lugar para pedidos de msicas, mas tem um link onde o ouvinte pode disponibilizar uma lista das 10 msicas preferidas para ajudar na grade de programao musical da rdio. Logo no topo da pgina existe um link de fcil acesso para a programao ao vivo da rdio, ou seja, o funcionamento de streaming ocorre normalmente, sendo necessrio apenas que o internauta/ouvinte possua um play qualquer em sua mquina para poder acessar o servio. O website no possui contedos complementares, como notcias, vdeos paralelo, somente um link para ver o estdio da rdio ao vivo em alguns progamas e um link para cadastro em promoes feitas pela rdio. J na programao analgica, a participao do ouvinte pequena, onde o nico programa que possuibilita essa participao o Al Lookal. J as propagandas so intercaladas entre as msicas, com anncios de comrcios de cidade, nao possuindo patrocnio de grandes marcas. Alm disso, a rdio tambm coloca chamadas de outros programas de sua grade no incio de cada intervalo e utiliza vinhetas entre as msicas. A entrada de reprteres bem pequena dando notcias de estilo informativo, no tendo participao ao vivo. Os locutores sempre se dirigem com os ouvintes que esto da rdio analgica e na internet, tendo a possibilidade de se comunicar com ele atravs do MSN ou de um chat disponibilizado pelo site.

Rdio Nova Brasil FM (89,7 Mhz)


A Nova Brasil FM uma rede de emissoras que possui o gnero MPB como programao exclusiva. Analisando o website da rdio, verificamos que os objetos na tela esto bem dispostos e organizados, facilitando a navegao. Logo no topo da pgina, existe o cone para acesso a programao ao vivo, que permanece em coluna fixa por todas as pginas. Nesta mesma coluna fixa onde est localizada o cone para acesso a rdio, possui uma enquete e acesso a redes sociais, como orkut e twitter e acesso a notcias atravs de feeds. Logo em baixo, existe uma barra chamada D o seu recado, onde necessrio cadastro no site para envio de sugestes, elogios e reclamaes. Referente a pedido de msicas, no existe um recurso especfico. O website possui uma disponibilizao de dados da emissora bem detalhada, no link na parte inferior da pgina, o chamado Blog/ ver toda a equipe. Neste link tanto os produtores como os locutores falam um pouco sobre o site e a rdio, alm de levarem ao link do blog de cada integrante da equipe. Quanto a funcionalidade dos servios, ocorre com perfeio, a rdio funciona corretamente, sem travamentos. A comunicao com o ouvinte feita quase que exclusivamente atravs da internet, ou em algumas vezes por telefone, entretanto a participao do ouvinte indireta somente atravs de fruns ou os recados deixados no site. Quanto a programao analgica, a programao prioritariamente musical de entretenimento. A participao dos locutores no possui muito destaque, pois ocorre breventemete em notas jornalsticas ou curiosidades, no criando intimidade com o pblico. Devido a possuir uma programao de entretenimento, o jornalismo colocado com superficialidade com a entrada breve dos reprtes somente dando pequenas notas informativas. Em relao a publicidade, a programao musical se sobrepe as propagandas que aparecem nos intervalos.

Rdio Tupi AM (1150 Khz)


rdio Tupi AM, vinculada a Rede Mundial de Comunicaes, possui um website com objetos bem dispostos na pgina, facilitando a navegao do internauta devido a organizao e limpeza do site. Logo na primeira pgina h um link com todos os locutores da rdio, onde ao clicar em cada um o internauta vizualiza a ficha tcnica e curiosidades pessoais dos locutores. Alm disso, o site dispe de galeria de fotos com acontecimentos da rdio e promoes realizadas. O site dispe de um espao para contato, onde pode ser acessado sem necessariamente o internauta possuir e-mail, porm o site nao possui link para acesso a redes sociais ou pedidos de msicas. Para ouvir a programao ao vivo o site conta com uma transmisso streaming de fcil acesso localizada logo no topo da pgina, que ao clicar um pop-up aberto, possibilitando a navegao no site sem interromper a transmisso. O site tambm conta com link para notcias diversa e uma parte de culinria, apresentando algumas receitas.

Das könnte Ihnen auch gefallen