Sie sind auf Seite 1von 11

Relatrio de Assuntos para incluso no site fertilize.

Apresentao da Fertilize
A fertilize uma empresa do segmento do agronegcio que tem como produto principal fertilizantes minerais, linha NPK + Micros Granulados, vendemos Matria Prima como elemento simples ou formulado, ensacados em sacaria de 50Kgs ou em Big Bags de 1.000Kgs atuamos no mercado a 10 anos, atendendo a os consumidores finais, cooperativas, revendas, e condomnios, atende praticamente todas as culturas, em especial, soja e milho, as culturas de cebola, trigo, banana,algodo, cana de acar, tambm fazem parte de uma fatia considervel de nossos negcios. Ortifruti tambm esta dentro do nosso portflio de negcios.

Novos Produtos Lanamento


A partir de Maio de 2011, estar no mercado duas novas linhas de produtos da fertilize, o

Rendifer e o Maxifer+.Estes produtos foram desenvolvidos para atender


uma fatia de mercado que utiliza produtos diferenciados.Expomos abaixo alguns diferenciais dos produtos que esto sendo lanados.

Rendifer
Maior rendimento para a lavoura do consumidor, pois contm banho de leo vegetal, dando uma uniformidade no plantio, pois elimina praticamente todo o p, que naturalmente existe nas matrias primas normais por mais selecionadas que sejam. Sem dvida nenhuma um plantio uniforme sem falhas de adubao resulta no final em uma produo melh pois a or, planta absorve melhor a adubao, no haver obstruo nas plantadeiras. Com certeza, o custo benefcio compensa para o usurio desta linha de fertilizantes.

Maxifer+
O Maximo em fertilizantes minerais, este produto o Top de linha da Fertilize. Alm do banho de leo Vegetal Aplicado, oferece uma quantidade maior de micros e uma quantidade maior de Enxofre que as formulas normais no oferecem. Com certeza esta linha de produtos faz uma diferena grande no resultado final, pois j foram comprovados em varias ocasies que se utilizado este fertilizante especial aliado a uma semente adequada e um bom acompanhamento durante o desenvolvimento da lavoura, tais como: Adubao correta, Aplicao de defensivos na hora certa, e a situao climtica sendo no mnimo normal, com certeza os resultados so altamente positivo.

Por que a Fertilize lanou estes novos Produtos. Nossos


concorrentes com mais tempo de mercado possuem algumas linhas diferenciadas de produtos, nossos clientes consumidores estavam solicitando uma linha de produtos para atender essa demanda que at o momento estava somente

com algumas empresas do segmento. Em ateno a diversas solicitaes, decidimos criar as nossas linhas de produtos diferenciados.

Qual a diferena Entre o Fertilizante Convencional e as novas linhas lanadas.


O fertilizante Convencional, so Matrias Primas em sua condio normal, conforme extradas e granuladas, seguem para a produo. Muitas vezes pode acontecer de aparecer uma pequena quantidade de p, pois sofre todo o processo de operacionalizao natural, remoo de navios, deslocamento para armazns, carga e descarga com utilizao de maquinas p carregadeiras e remontagem de Box nos armazns, uso de Jet Lings etc...naturalmente que por mais que saia da origem com boa granulometria, pode surgir algum p por moviemntao. Ento a Linha CONVENCIONAL a mistura normal destes produtos em sua forma original. O Rendifer a mistura das Matrias Primas normais com o diferencial do Banho de leo Vegetal que alm de ser ecologicamente correto, elimina aquele p que naturalmente surge pelo processo de movimentao das Matrias Primas desde o produtor original at a Industria Misturadora. O Maxifer+ alm do Banho de leo Vegetal Ecologicamente correto, possui os diferenciais dos micros e do teor de Enxofre S.

Origem das Matrias Primas Utilizadas


Toda a linha de Matrias Primas utilizados pela Fertilize em seu processo industrial. So de fornecedores slidos e conceituados, geralmente no mercado Interno, Vale do Rio Doce, Copebras/Anglo American, Produquimica, Agroplanta, entre outros, no mercado Externo, so adquiridos produtos da Mosaic, Adm, Louis Dreyfus Comodities entre outros, todos os produtos com garantia dos fornecedores at a Fertilize e da Fertilize para os consumidores finais. Vale ressaltar que as matrias primas utilizadas no processo industrial da Fertilize so as mesmas utilizadas pelas melhores empresas do segmento no pais, ainda com o diferencial de que na Fertilize o processo de Acompanhamento da produo bem rigoroso e com vrios profissionais envolvidos para que a qualidade sempre continue sendo um de nossos diferenciais.

Analise de Matrias Primas em Laboratrio


A Fertilize possui vrios laboratrios terceirizados credenciados os quais possuim muita credibilidade no mercado inclusive todos autorizados a fazer analise de matrias primas pelo MAPA ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento, as amostras seguem o padro recomendado pelo MAPA e so coletadas na chegada dos produtos e enviadas para analise para conferencia do que foi adquirido e posteriormente por ocasio da produo so retiradas amostras in loco e enviadas para analise com a finalidade de confirmar a formulao que est sendo produzida e

entregue a os clientes/consumidores. A fertilize uma empresa que no tem problemas com qualidade de seus produtos finais.

Previso de Lanamento de Mais linhas de novos Produtos


Se encontra em estudos, duas novas linhas de produtos da Fertilize, o

Fertilize

Cobertura e o Super U. O Fertilize Cobertura sero utilizados produtos de


excelente qualidade e alguns diferenciais de micros, alm de uma maior quantidade de enxofre S, acondicionados em embalagens diferenciadas (Em Elaborao)para que nossos produtos sejam bem identificados juntos a os consumid ores no campo. Este produto ser muito bem utilizado em plantaes de Milho, Cebola, trigo etc... nossa expectativa de que faa muito sucesso junto ao mercado.Super U um produto que ser diferenciado dos demais pelo tratamento dado a uria agrcola normal. Super U significa Super Uria, ser adicionado um produto que elimina o excesso de P e Dara uma colorao diferente da uria normal, esse produto evita que a uria sofra volatizao, consequentemente trar um aproveitamento maior em relao a Uria normal. Acreditamos que os consumidores conforme forem conhecendo o produto, estaro adquirindo e utilizando esta uria diferenciada, pois com certeza trar um custo benefcio significativo em relao ao produto normal.

Regies de Atuao da Fertilize no mercado


Atuamos em vrios estados no Brasil, entre eles podemos citar, Parana, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondonia e Acre. Tambm so feitos modestos negcios no Estado de So Paulo, Gois e Minas Gerais. A Fertilize sempre procura atender cada vez melhor o cliente, no se preocupa inicialmente com volume de negcios, o foco sempre esta voltado para a satisfao do cliente, entendemos que vendas um processo, se inicia no contato e termina La no campo depois que o consumidor colhe e fica satisfeito com o produto e nos procura para negociar novamente. Dentro desta filosofia, a empresa tem crescido muito ano a ano, com muitas possibilidades de atingir um patamar de grandes empresas do nosso segmento.

Estrutura de Negcios da Fertilize A Fertilize no mento conta com duas misturadoras de fertilizantes, uma em Araucaria Pr, onde funciona a Matriz com uma rea de aproximadamente 24.500m2, com dois barraces de 2.500m2 cada totalizando 5.000m2, com escritrio de aproximadamente 250m2, e outra na cidade de Almirante Tamandar Pr, esta ultima recm adquirido junto a Yara Brasil Fertilizantes Ltda, antiga Adubos Trevo. A Primeira em Araucaria Pr, esta instalada com uma maquina exclusiva para ensaque de

elementos simples, em especial para Uria, on de se consegue embalar um produto sem contaminao, pois na maioria das vezes se ensaca somente uria, por isso, no tem contato com outros produtos, a capacidade de ensaque desta estrutura de uria/elemento simples de aproximadamente 300Tons dia entre Big Bags e sacaria de 50Kgs. Alm disso possui uma estrutura de mistura/misturador de capacidade para misturar aproximadamente 500Tons/dia tambm equipado para Sacaria de 50Kgs e Big Bags, a capacidade de produo total de Araucaria de aproximadamente 800Tons/Dia. Em Relao a Almirante Tamandar Pr, esta fabrica esta equipada com uma unidade misturadora com capacidade de produo diria de aproximadamente 1.200Tons/dia. A unidade tem aproximadamente 25.000M2 de rea sendo que os dois barraces medem aprox imadamente 7.500m2 com vrios Box de diviso para armazenar matrias primas, possui ainda desvio ferrovirio interno, que ao nosso entendimento a opo do futuro para o transporte no Brasil. Ainda tem um escritrio de aproximadamente 300m2, guarita, casa independente de motoristas e rea de laser coberta. A Fertilize tem capacidade instalada para produzir em torno de 2.000Tons/dia, se considerar somente 20 dias teis no ms a produo chega a 40.000Tons/ms e 480.000Tons/ano. Contamos ainda com as seguintes Filiais em Outros Estados: Barra Velha no Estado de Santa Catarina-SC,Dourados no Estado de Mato Grosso do Sul-MS, Rondonopolis no Estado de Mato Grosso -MT, estas unidades nos auxiliam na logstica e no apoio administrativo nestes Estados, fazendo com que as operaes sejam melhores estruturadas e tragam mais confiabilidade junto a os consumidores destas regies. Previso de Investimentos e Regies Previstas A Fertilize tem previso de abertura de novos negcios em diversos Estados no Brasil. Comeando por So Paulo-SP, esto em estudos as cidades de Cubato, Santos e um escritrio central na Capital. A unidade do Interior que esta em estudos, visa atender um mercado grande de cana de acar, e da laranja, tambm outras culturas normais, com destaque para as duas primeiras, j existe um estudo da fertilize sobre o

potencial desta regio e a unidade neste Estado s uma questo de tempo e definio de qual cidade entre Santos e Cubato. Esta unidade ainda tem como objetivo a proximidade com o porto de San tos, canal de entrada de Matria Prima e Sada de Gras. Ainda a proximidade tambm com os fornecedores do mercado interno, como Vale do Rio Doce, Copebras/Anglo American, Produquimica, Agroplanta dentre outros. Com essa proximidade, elimina-se custos com impostos e Fretes altos, o que hoje dificulta o atendimento do Paran para So Paulo, por isso, so feitos negcios modestos neste Estado. Com relao ao Escritrio Central em So Paulo A inteno de montar esta estrutura em So Paulo a possibilidade de estar prximo de fornecedores externos, Bancos com Plataformas maiores, mais possibilidade de estar fazendo negcios direto com os exportadores e produtores internacionais, mais informaes em tempo real de mercado bem como tudo que envolve o mercado de fe rtilizantes de maneira global, tambm pela facilidade de se locomover de So Paulo para outras regies do pais e fora do pas. Acreditamos que o fato de a maioria das empresas possurem escritrios centrais em So Paulo, justifica o nosso interesse, fazer parte de um pool de empresas na Capital Paulista. Relacionamento com as entidades de Classe A Fertilize faz parte do SINDIADUBOS-PR, sindicato das empresas de fertilizantes do Paran, faz parte da ANDA, Associao Nacional Para Difuso do adubo com sede em So Paulo, ainda faz parte da AMA BRASIL, Associao dos Misturadores de Adubo do Brasil, com sede em So Paulo tambm. A Fertilize esta muito bem preparada para o crescimento, com toda estrutura necessria preparada para continuar crescendo no mercado, para isso, busca sempre acompanhar as tendncias regionais e fazer os ajustes para sempre estar bem posicionada no mercado. Tipos de Clientes que A Fertilize Atende

A Fertilize atende todos os tipos de clientes e consumidores do agronegcio, Cooperativas que compram na nossa industria e revendem a os clientes no campo, esse mercado tem muito espao, pois as cooperativas normalmente compram a vista e financiam os produtores, alm do fertilizante, ainda financiam o defensivo agrcola, tais como inseticida, herbicida, e fungicida, ainda financiam a semente, calcrio, e muitas vezes, bancam todo custo da lavoura do produtor. Revendas no Campo A Fertilize tambm atende as revendas no campo, estas revendas fazem praticamente o mesmo papel das cooperativas, a diferena que as Revendas so de proprietrios privados e as cooperativas so formadas pelos cooperados, no caso das revendas, estas sempre procuram fazer o que as cooperativas no conseguem, ou seja, atender cada negcio individualmente, por isso nem sempre os melhores negcios para o produtor/consumidor esto em cooperativas, existem muitas revendas no campo, em especial nas cidades menores onde ainda no se criaram cooperativas, em muitos casos nestas pequenas cidades e regies, as revendas fazem o papel das cooperativas e nas cidades maiores, so concorrentes das cooperativas. Condomnio de Produtores em Regioes de Consumo A Fertilize atende tambm os comdominios regionais, onde diversos produtores se renem para formar o condomnio visando fazer os melhores negcios em suas regies, procuram fazer as compras em conjunto, as vendas em conjunto, para que com quantidades maiores seja na compra ou na venda, consigam barganhar melhores condies comerciais, normalmente so produtores com uma viso maior de mercado que no querem ser scios de cooperativas e nem comprar de revendas, acreditando que a formao do condomnio, lhes trar melhores oportunidade direta de negcios. Consumidores Finais nas Regies de Consumo A Fertilize atende tambm os consumidores finais direto, aqueles produtores/consumidores que procuram a empresa so atendidos direto

pelo nosso departamento comercial, geralmente esses clientes so aqueles que conseguem comprar no mnimo uma carga fechada, isso facilita o transporte at sua propriedade, normalmente so clientes/produtores maiores do PR ou SC, ou a maioria fazendeiros do Mato Grosso do Sul ou de Mato Grosso. Em geral esses clientes so aqueles mais desenvolvidos e bem informados que esto sempre procurando fazer os melhores negcios, normalmente agem sozinhos, defendem seus interesses individuais, procuram ficar livres para comercializar onde se sentirem mais a vontade, negociam onde se sentem mais seguros e muitas vezes por relacionamentos anteriores, nesses casos sempre do apenas preferncia, no pagam mais por afinidades comerciais, o mercado de hoje esta cada vez mais profissional e cada um defende seus interesses particulares. Como feito a Entrega dos produtos a os clientes A Fertilize trabalha nas duas modalidades diferentes no mercado. FOB ou CIF. FOB o cliente comprador retira os produtos na Fabrica do Vendedor no caso da Fertilize, em qualquer uma das duas unidades de Produo, em Araucaria ou Almirante, neste caso o responsvel pelo transporte sempre o comprador, a Fertilize no se responsabiliza em colocar o produto na propriedade do cliente ou nas revendas, cooperativas, condomnios etc....caso surgir algum problema com a carga, sinistro, furto etc....tudo fica por conta e responsabilidade do comprador/consumidor. CIF, esta modalidade representa o contrario da modalidade anterior, a Fertilize assume o compromisso de entregar o produto na propriedade do cliente/comprador, por ocasio do fechamento do negcio, o comprador faz a opo do CIF com frete incluso, ou FOB sem frete somente produto. No caso do CIF, tudo fica por conta da Fertilize, o cliente/comprador paga o frete e a fertilize entrega, produto e frete, assume a responsabilidade do transporte e do produto at o destino final. Previso da Fertilize atuar em outros segmentos no mercado do Agronegcio.

A fertilize tambm trabalha com a hiptese de ingressar no mercado de Gros, em especial Soja e Milho, neste caso, ser necessrio armazm ou silos para padronizao e conservao de cereais, estes silos ou armazns,devero ser equipados com secador, pr-limpeza, moega de descarga e sistema de conservao de produtos, tais como, aerao e termometria, estes equipamentos so necessrios para que a empresa possa, padronizar o produto, secar e limpar ou vice versa e poder guardar para o melhor momento de comercializar, sem correr o risco do produto estragar/perder a qualidade. No caso do mercado de gros, ele bem amplo, e os administradores da Fertilize so formados tambm no mercado de gros, a carreira destes administradores foi na maior parte do tempo, estruturada na parte de gros, ento para quem esta na rea do fertilizante, a entrada no mercado do gro, apenas uma questo de tempo, pois os clientes so os mesmos do fertilizante, apenas ser concludo uma operao. O cliente compra o Fertilizante, produz e vende os produtos soja milho etc...para outras empresas, neste caso a Fertilize tambm estar fazendo a compra destes gros junto a os produtores/consumidores, com isso a relao entre Fertilize e Consumidores/clientes, ficara ainda maior, pois ao mesmo tempo que estaremos vendendo o fertilizante. Poderemos estar negociando com eles o produto que estaro produzindo em suas lavouras. Sistema de Comercializao de Fertilizantes e Produtos Agrcolas Gros. Fertilizantes, a Fertilize em especial faz a opo em vender a vista (Pagamento Antecipado) seus produtos, algumas excees so abertas para alguns casos em que os compradores so clientes tradicionais, e mesmo assim mediante cadastro, as vendas nestes casos so com prazos curtos entre 30 no Maximo 90 dias, prazo mdio normalmente no passa de 45 Dias. Existem no mercado muitas empresas concorrentes que fazem vendas com pagamento chamado prazo de safra, ou seja os compradores, clientes/consumidores, em especial os produtores rurais que adquirem os fertilizantes para serem pagos na colheita do produto, em geral esses produtos so colhidos no prazo de 04 a 05 meses do plantio, porm para estruturar a documentao de Crdito, fazer o transporte, ainda demanda algum tempo, ento estas operaes de

prazo de safra so geralmente feitas para no mnimo 06 (Seis) meses de prazo para pagamento. Ainda alguns concorrentes fazem a base de troca, chamado de permuta, onde o produtor/comprador, da uma certa quantidade de produto o qual ser produzido na sua lavoura, em troca de fertilizante para o plantio, nestes casos a troca por gros, normalmente fica em mdia 20 a 25% mais caro ao comprador/agricultor do que se tivesse condies de comprar o fertilizante a Vista. Vale ressaltar que o mercado de venda de fertilizante com prazo longo e trocas/permutas, no so at o momento o mercado de atuao da Fertilize. Com relao a comercializao de gros, os produtores colhem e entregam o que tem vendido antecipado ou feito troca com fornecedores. Aqueles que tem armazm na propriedade, que so a minoria, guardam o saldo /sobras e esperam melhores preos para fazerem a venda, j aqueles que no tem armazns, que so a maioria, entregam tambm o saldo e ficam dependendo do mercado e d as condies comerciais da empresa que depositou o saldo de sua safra. Como baseado a formao do preo Produto Agrcola So baseados no mercado de Chicago, geralmente fazem as contas em cima do gro exportao, base porto mais prximo e tambm com seus derivados principais que so Farelo e leo, mais no caso da soja, ainda tomam como base o mercado interno, onde estiverem liquidando melhor so feito as vendas, volta-se com a conta para o local da comercializao, ainda descontam os custos de padronizao e alguma margem, e pagam o que sobrou ao produtor. Quem tem armazm, no sofre diretamente estes descontos e a margem fica para o vendedor/produtor. Para o caso do Milho, segue o mesmo padro, porem como o milho considerado uma cultura popular, a comercializao mais complicada, muitas vezes o governo tem que entrar socorrendo os produtores, fazendo AGF/EGF e muitos leiles de compra, onde o Governo compra o produto pagando mais que o mercado, paga armazenagem a os donos de armazns, quando a CONAB no consegue absorver, e depois administra a colocao no mercado no momento em que entender conveniente, nem sempre esta pratica resulta em lucro ao governo, porm uma soluo que foi encontrado

para regular o mercado. As demais culturas so um pouco dif erente porque tem muito consumo interno e normalmente tendem a se acomodar com mais tranqilidade. Como formado os preos dos Fertilizantes pela fertilize A Fertilize toma como base o mercado Interno e o Externo, considera-se as quotas de produtos que esto certas no mercado interno, da mesma forma se considera o preo para os produtos do mercado Externo, feito uma mdia de preos e considerado todos os custos de logstica e de produo, isso feito para todos os produtos, depois considerado a regio de venda e as variveis, tais como: Impostos, Fretes, Comisses de vendas, Etc.... Outras Consideraes: A fertilize pretende entrar no mercado de gros por entender que tem condies hoje de trabalhar com os produtores a compra do Gro, soja e milho, fazer as trocas/permutas recebendo os produtos direto em seu armazm, diminuindo o risco de recebimento do gro, pois este um dos principais motivos da Fertilize no praticar ainda esta modalidade de negcios. Acreditamos que com o conhecimento que temos hoje a nvel de campo, poderemos estar num futuro breve, atuando com bastante destaque no agronegcio, no somente no fertilizante, mais tambm no mercado de gros que tambm conhecemos praticamente todos os passos. Vale ainda ressaltar que muitos agricultores nos cobram a muito tempo porque ainda no estamos atuando forte no mercado de gros, porm a Fertilize sempre trabalhou com muita cautela e sempre procurando fazer uma coisa por vez, primeiro estruturar bem a rea de fertilizantes, depois planejar a entrada no mercado de Gros com tudo preparado para fazer um trabalho a altura do que acontece hoje com o fertilizante em todas as regies que atuamos. Temos certeza que a curto prazo estaremos trabalhando com diversos armazns e silos no interior dos estados onde estamos negociando hoje somente o fertilizante, mais como mencionado anteriormente, sem os armazns prprios, no se sentimos a vontade para movimentar grandes quantidades de cereais dependendo de armazns e silos de terceiros, isso na nossa viso

poderia nos trazer inmeros problemas de inadimplncia o que no faz parte da nossa poltica de trabalho. Esperamos num futuro bem prximo estar colocando em pratica todo nosso planejamento. Um Grande Abrao

Das könnte Ihnen auch gefallen