Sie sind auf Seite 1von 10

RESGATE DO CONCEITO DE ACONSELHAMENTO | 119

ENSAIO | ESSAY

Resgate do conceito de aconselhamento no contexto do atendimento nutricional1

Rescuing the concept of counseling within the nutritional attendance context


Erika Marafon RODRIGUES 2 Fernanda Pardo de Toledo Piza SOARES 3 Maria Cristina Faber BOOG 4

RESUMO
O aconselhamento um processo genrico de ajuda, cuja estrutura bsica independe da rea de conhecimento, o qual pode sustentar o atendimento nutricional a grupos e/ou indivduos, quando ento recebe a denominao de aconselhamento diettico. O objetivo do presente trabalho resgatar o conceito e os fundamentos do aconselhamento, como referncia terica para a atividade de atendimento nutricional que envolve educao e orientao nutricional. A reviso dos fundamentos tericos que permitiram a construo do modelo bsico de aconselhamento, revela a influncia e a contribuio relativa de vrias correntes da psicologia, alm da possibilidade de incorporao do pensamento de educadores identificados com as questes sociais e ticas da educao em sade. As fases que compem o processo de aconselhamento incluem: descoberta inicial, explorao em profundidade e preparao para ao. Ao longo do tempo, o foco do trabalho de aconselhamento foi deslocado dos contedos tcnicos especficos, para a interao de ajuda. Tal deslocamento exigiu o desenvolvimento de competncias e habilidades do aconselhador, para compreender e ajudar as pessoas a efetivarem as mudanas necessrias na vida cotidiana e nos construtos pessoais. Por meio desse panorama terico, conclui-se que o aconselhamento diettico pode prover ao nutricionista um instrumental terico que lhe permite aprimorar suas habilidades e competncias, com o fim de intervir sobre o comportamento alimentar do cliente, respeitando sua autonomia e valorizando seu potencial como sujeito histrico. Termos de indexao: aconselhamento diettico, educao em sade, educao nutricional, nutricionista.
1

2 3 4

Artigo elaborado a partir da dissertao em Enfermagem de E.M. RODRIGUES. Problematizao do comportamento alimentar como estratgia de educao nutricional: uma experincia com adolescentes obesos. Departamento de Enfermagem, Faculdade de Cincias Mdicas, Universidade Estadual de Campinas, 2003. Nutricionista, Mestre em Enfermagem. Consultrio particular. Piracicaba, SP, Brasil. Nutricionista, Universidade Presidente Antonio Carlos. Juiz de Fora, MG, Brasil. Departamento de Enfermagem, Faculdade de Cincias Mdicas, Universidade Estadual de Campinas. Caixa Postal 6111, 13083-970, Campinas, SP, Brasil. Correspondncia para/Correspondence to: M.C. FABER BOOG. E-mail: <crisboog@fmc.unicamp.br>.

Rev. Nutr., Campinas, 18(1):119-128, jan./fev., 2005

Revista de Nutrio

120

E.M. RODRIGUES et al.

ABSTRACT
Counseling is a general process of help, whose basic structure is not dependent on the area of knowledge; when it supports the nutritional attendance to groups and/or individuals, it is named dietary counseling. The goal of this work is to rescue the concepts and fundamentals of counseling as a theoretical reference to the activity of nutritional attendance, which involves education and nutritional orientation. The review of the theoretical requirements, which have allowed the design of the basic counseling model, reveals the influence and the relative contribution of several lines of psychology. In addition, there is the possibility of incorporating the rationale of educators, related to the social and ethic education issues in health. The stages comprising the counseling process include: initial disclosure, in-depth exploration and preparation for action. Along the years, the focus of counseling work has shifted, from the specific technical contents to the interaction of help,. Such interaction has demanded the development of the counselors qualifications and ability, in order to understand people and to help them carry out those changes found ,necessary in the everyday life and people constructs. Reviewing the theoretical scenario, one concludes that dietary counseling can supply nutritionists with a theoretical tool to improve their skills and qualifications, in order to interfere with the clients feeding behavior, taking their autonomy into account and recognizing their potential as historic subjects. Indexing terms: dietary counseling, health education, nutrition education, nutritionist.

INTRODUO A demanda por orientao alimentar tem crescido significativamente, face ao diagnstico precoce das doenas crnicas e ao reconhecimento da influncia da alimentao sobre elas. Tambm, a considerao do sobrepeso e da obesidade como fatores de risco para doenas cardiovasculares, hipertenso, diabetes mellitus, osteoartrite, osteoporose, cncer de mama, de endomtrio e de clon1,2, leva procura crescente de atendimento nutricional. No h ainda registros sobre o incremento e a dimenso atual dessa demanda, mas observase que ela tem aumentado tanto na rede bsica de sade, quanto em clnicas e consultrios. O aumento da demanda por orientao nutricional, orientao alimentar, consulta de nutrio ou atendimento nutricional, justifica a retomada do estudo do aconselhamento diettico, conceituado, em 1969, pela Associao Americana de Diettica, como a orientao profissional individualizada para ajudar uma pessoa a ajustar seu consumo dirio de alimentos, a fim de atender s necessidades de sade3. No presente trabalho, as autoras propem abordar o tema quanto aos seguintes aspectos:

fundamentao terica do aconselhamento, histrico do aconselhamento diettico, etapas do processo e comunicao no verbal. Pressupe-se que a questo a ser tratada no aconselhamento diettico no a mera adeso dieta: busca-se, em conjunto com o cliente, encontrar estratgias para solucionar problemas relativos ao comportamento alimentar, problemas estes, que englobam prticas alimentares inadequadas, hipteses relativas s prticas alimentares inadequadas levantadas a partir da histria alimentar, dos dados clnicos, bioqumicos ou antropomtricos do cliente, bem como qualquer questo de carter subjetivo que possa gerar nele a dvida, a ansiedade e a insegurana quanto aos efeitos dos alimentos ou nutrientes sobre o organismo, aventados ou efetivamente percebidos como sinais ou sintomas.

FUNDAMENTAO TERICA DO ACONSELHAMENTO O aconselhamento diettico tem sua fundamentao terica em um modelo genrico de aconselhamento o qual, segundo Patterson & Eisenberg4, foi estruturado a partir das linhas

Revista de Nutrio

Rev. Nutr., Campinas, 18(1):119-128, jan./fev., 2005

RESGATE DO CONCEITO DE ACONSELHAMENTO | 121

tericas da psicologia, sucintamente descritas a seguir: Aconselhamento Centrado no Cliente: esta abordagem propicia ao cliente o desenvolvimento de valores positivos, contribuindo para um comportamento integrado. A viso que a pessoa tem de si mesma, no contexto do meio, determina seu comportamento. As etapas neste processo devem colaborar para a auto-descoberta. As caractersticas centrais do conselheiro so empatia e congruncia. O enfoque centrado no cliente prioriza os fatos e condies atuais. Situaes anteriores, mesmo as estreitamente ligadas ao sujeito, como as relacionadas ao vnculo me-filho, ou outras situaes problemticas vividas anteriormente atual, no so trabalhadas, mas sim aquelas que o indivduo experimenta em seu tempo real. Aconselhamento Gestltico: a nfase desta linha psicolgica sobre o organismo como um todo, buscando o equilbrio, que constantemente ameaado por circunstncias externas e conflitos interiores. Esta proposio engloba tomada de atitudes que colocam a pessoa em uma re-configurao, compreendendo polaridades dentro do seu meio. Tais polaridades se evidenciam por meio de atitudes, posturas, comportamentos, reflexes, aes sobre sade/doena, relaes indivduo-sociedade e relaes interpessoais. Do ponto de vista da nutrio, necessrio compreender os diversos significados que o indivduo atribui s limitaes da possibilidade do controle diettico para a resoluo dos problemas relativos ao comportamento alimentar. Aconselhamento Psicanaltico: segundo esta linha terica as pessoas so movidas por um desejo instintivo de satisfazer o prazer pessoal. A libido a fonte de energia impulsionadora dos comportamentos que satisfazem o prazer. fundamentado em Freud, que concebeu a estrutura da personalidade dividida em id, ego e supergo. O aconselhamento focaliza o ego, parte da personalidade em contato com a realidade exterior, sede do pensamento racional, que deve tambm influenciar o comportamento alimentar.

Aconselhamento Racional-Emotivo: o desenvolvimento desta linha terica pretende que o aconselhamento ajude a pessoa a eliminar os pensamentos auto-destrutivos, promovendo vises de si mesma mais tolerantes e racionais. Como as pessoas possuem poder e tendncia para interagir em ambientes de irracionalidade e racionalidade, a emoo negativa decorreria de pensamentos irracionais. O conselheiro, portanto, deve mostrar-se muito ativo neste tipo de relacionamento. O esquema A-B-C pode explicar como o indivduo identifica ou classifica as conseqncias de determinados fatos, sendo A: o fato, B: a crena ou o significado expresso por ele, e C: a conseqncia. Um exemplo desse pensamento o da pessoa portadora de diabetes (A), que se torna profundamente infeliz (C) por ter de fazer algumas restries no seu comportamento alimentar (B). Esta linha pretende ajudar o cliente a reconsiderar os pressupostos sobre seus desejos. Aconselhamento Baseado em Traos e Fatores: esta foi a linha mais empregada para auxiliar pessoas a fazerem escolhas educacionais e vocacionais. O conselheiro desempenha um papel privilegiado no processo, utilizando suas habilidades especializadas para ajudar o cliente a avaliar fatores implicados na soluo de problemas e na tomada de deciso; nesta linha de aconselhamento, as perturbaes emocionais, geralmente no constituem um fator significativo. No campo da nutrio, caberiam como exemplos de clientes e situaes para os quais este aconselhamento mais adequado, tanto o atleta profissional que necessita orientao nutricional altamente especializada, como o indivduo adulto, sadio, compelido a viver s, que busca orientao nutricional a fim de organizar da forma mais prtica e racional o atendimento sua demanda alimentar. Aconselhamento Behaviorista: tem como objetivo principal a mudana do comportamento inadequado do cliente; apenas o que mensurvel considerado evidncia de aconselhamento bem sucedido. Enfatiza-se a definio e o alcance do

Rev. Nutr., Campinas, 18(1):119-128, jan./fev., 2005

Revista de Nutrio

122

E.M. RODRIGUES et al.

objetivo. Quando o cliente adquire novas prticas alimentares, ainda que condicionado por meio de reforo positivo (prmio, elogio) ou negativo (punio, censura), pode-se entender que o processo ocorreu. Segundo Holli & Calabrese5, autores que publicaram um livro sobre Aconselhamento Diettico h quase duas dcadas, a contribuio dessas vrias abordagens permitiu estabelecer algumas diretrizes bsicas, norteadoras da natureza do trabalho de aconselhamento diettico, citadas a seguir: a considerao de elementos significativos da realidade pessoal; a responsabilidade que o cliente deve ter em relao sua prpria vida; a no dominao do conselheiro sobre o cliente; a explicitao da natureza das dificuldades com base nos diagnsticos; a revelao do ego ao conselheiro para possvel interpretao das experincias do cliente; maior percepo do cliente sobre si mesmo; apoio direto s mudanas; mudanas num perodo curto de tempo; diagnstico simplificado; vnculo entre o profissional e o cliente. Aconselhar, no campo da alimentao, torna-se possvel e imperativo diante de duas realidades: primeira, a necessidade de recusar modelos dogmticos, padronizados, lacnicos, pautados, sobretudo, em restries e normas que pressupem um comportamento heternomo do cliente; segunda, a perspectiva de poder inserir as aes educativas de nutrio em um processo comprometido com a compreenso da condio humana, na acepo de Morin6, considerando os valores culturais e os indivduos como sujeitos histricos, alm da possibilidade de uma relao horizontal entre educador-educando (profissional-cliente), concepes estas, encontradas tambm na pedagogia da autonomia de Paulo Freire7. Segundo Morin, o ser humano , a um s tempo, fsico, biolgico, psquico, cultural, social, histrico e, desse modo, a condio humana deveria ser o objeto essencial de todo o ensino e tambm de toda prtica profissional, inclusive no campo da nutrio. De Paulo Freire, ressalta-se a nfase nos aspectos inerentes realidade de vida do

educando, no dilogo entre educador e educando, na problematizao do comportamento alimentar e na submisso da cincia e da tcnica s necessidades, tais quais sentidas e percebidas pelos homens na concretude da sua existncia. Considera-se que a ajuda para resolver problemas alimentares insere-se numa busca de mbito maior por qualidade de vida. Esta ocorre em determinado momento crtico, no qual surge um problema, que, por sua vez, tambm fruto da histria de vida. O aconselhamento diettico pode, se convenientemente conduzido, constituir uma oportunidade para a busca ativa de uma vida mais prazerosa e mais plena. Vale ressaltar que o acesso ao aconselhamento nutricional, freqentemente, se d em decorrncia de uma doena j instalada; entretanto, a educao em sade voltada aos aspectos relativos alimentao, deveria fazer parte das estratgias de promoo sade8. Portanto, a metodologia aqui proposta identifica-se com a viso da educao em sade como capacitao dos indivduos e da comunidade para a busca ativa da sade e de condies para uma existncia digna.

HISTRICO DO ACONSELHAMENTO DIETTICO O aconselhamento uma estratgia educativa que precisa ser resgatada, a fim de redimensionar a atuao do nutricionista junto ao cliente que necessita mudar seu comportamento alimentar. Tal estratgia educativa favorecer uma vida mais saudvel e prazerosa aos indivduos portadores de doenas que exigem mudana no padro de alimentao. Desde o ano de 1975, quando a Associao Americana de Diettica posicionou-se a respeito, vrios autores e pesquisadores se detiveram sobre o tema e, com base nas contribuies das cincias humanas, foram produzidos trabalhos que possibilitaram ampliar a compreenso da natureza dessa interveno e explicitar algumas estratgias a serem adotadas para ajudar pessoas que

Revista de Nutrio

Rev. Nutr., Campinas, 18(1):119-128, jan./fev., 2005

RESGATE DO CONCEITO DE ACONSELHAMENTO | 123

necessitam fazer modificaes no seu padro alimentar e estilo de vida. Orkow & Ross9 relataram uma interveno desenvolvida por um nutricionista e um assistente social, com grupo de obesos, em que se agregaram educao nutricional e tcnicas de aconselhamento, utilizando incentivos psicolgicos, instrues dietticas e exerccios. Os autores fundamentaram o processo em uma abordagem comportamentalista, enfatizando a mudana de hbitos, estes entendidos, pelos autores citados, como prticas alimentares. Evans & Hall10, trabalhando com psicologia social, procuraram diferenciar a orientao nutricional fundamentada no modelo mdico (compreendido como aquele em que o cliente segue as orientaes do nutricionista que o atende), daquela fundamentada na aliana teraputica, que garante a autonomia do paciente, pois, desde o incio do processo, ele incentivado a realizar suas prprias escolhas. Nessa abordagem, relevante a sensibilidade do profissional para a escuta, a sua disposio para o dilogo, a predisposio formao de vnculo. O modelo mdico se identifica com a abordagem tradicional de educao fundamentada na transmisso oral de conhecimento, entre algum que detm o conhecimento e o transfere, e aquele que no o tem e o recebe11. Danish et al.12 publicaram os resultados de uma pesquisa, na qual foram avaliados os procedimentos de graduandos de Nutrio durante sesses de Aconselhamento Diettico. Os autores verificaram a predominncia de questes fechadas e o pouco uso de expresso no-verbal. Considerando esses resultados como indicativos do emprego inadequado das tcnicas, devido falta de prtica dos estudantes, sugeriram a possibilidade de desenvolver nos estudantes a habilidade para o aconselhamento, mediante o ensino e a prtica das tcnicas adequadas. A mesma metodologia foi aplicada na Universidade da Pensilvnia13, apresentando resultados que mostraram ser a ansiedade, um dos grandes problemas sentidos pelos alunos de nutrio no

momento do aconselhamento. Os 25 participantes da pesquisa indicaram sofrer desconforto ao assumir o papel de conselheiro. Os autores sugerem o desenvolvimento de intervenes pedaggicas, com o objetivo de reduzir essa ansiedade excessiva. Vickery & Hodges14 criaram um esquema bastante elucidativo para descrever o processo de aconselhamento; porm, referiram-se educao apenas como uma etapa do aconselhamento - a etapa em que o nutricionista informa o cliente e oferece reforo positivo para as mudanas por ele efetuadas. Para as autoras do presente estudo, a educao mais ampla do que o aconselhamento e este constitui uma estratgia para um determinado tipo de interveno educativa em nutrio - quando uma pessoa busca ajuda para modificar seu comportamento alimentar. Outra contribuio interessante veio de Isselmann et al. 15. Estes, aps avaliarem os resultados de um treinamento, em que os participantes discutiram tcnicas de aconselhamento, recomendaram aos profissionais que, ao implementarem estes servios, se assegurassem de que o mesmo ocorreria em espao e ambiente apropriados, garantindo privacidade e o mnimo de conforto. Hauchecorne et al. 16 elaboraram um questionrio, com perguntas abertas e fechadas, para investigar a percepo dos clientes sobre o aconselhamento nutricional. Esse instrumento media as percepes dos entrevistados sobre a efetividade e o valor do aconselhamento nutricional, sobre a ocorrncia de mudanas das prticas alimentares depois do aconselhamento, e se esse surtia algum efeito no intencional no tratamento. De acordo com os autores, o aconselhamento nutricional era eficaz e a interveno do nutricionista foi significativa, contribuindo para o bem estar fsico e psicossocial dos clientes. Detectaram, ainda, a necessidade de estudos que possibilitassem identificar barreiras e fatores facilitadores para mudanas no comportamento alimentar, e ressaltaram a importncia desse tipo de estudo para justificar a manuteno

Rev. Nutr., Campinas, 18(1):119-128, jan./fev., 2005

Revista de Nutrio

124

E.M. RODRIGUES et al.

dos servios de aconselhamento e a obteno de recursos para os mesmos. Schiller et al.17, da Universidade Estadual de Ohio, utilizaram o instrumento elaborado por Hauchecorne et al., junto a 400 pacientes adultos, sendo 274 internos e 126 ambulatoriais. Oitenta e oito por cento dos pacientes reportaram que as orientaes nutricionais dadas pelos nutricionistas atenderam s suas necessidades especficas, 83% referiram que sabiam o que comer, 79% referiram compreenso boa ou moderada das orientaes, 62% implementaram efetivamente mudanas em sua alimentao, 57% referiram melhora no estado emocional, 37% no estado fsico e 43% apresentaram melhora global nas condies de sade dentro do perodo de estudo, que foi de duas a oito semanas aps o aconselhamento. Outros autores tambm demonstraram a eficcia no controle de doenas crnicas, aps o perodo de interveno nutricional fundamentada nos preceitos do aconselhamento diettico9,18,19. Um ponto comum entre eles a referncia ao aconselhamento diettico como um processo de ajuda, cuja proposta central o encorajamento do cliente para relatar seus problemas. Recentemente, surgiu na literatura o emprego de novas tecnologias de comunicao para aconselhamento diettico por intermdio de e-mail, telefone e sites na Internet20. Conhecendo todos os preceitos propostos para o aconselhamento, lembrando, principalmente, da nfase dada ao vnculo que dever existir entre profissional e cliente por meio do contato pessoal - inclusive da linguagem no verbal - causa estranheza o emprego de meios tecnolgicos para esta atividade que tem como pressupostos a criao de vnculo e o dilogo. Cabe alertar para a necessidade de encontros que contemplem a formao de vnculo entre profissional e cliente, que precedam o atendimento instrumentalizado pela tecnologia de comunicao. Destaca-se ainda, a distino que Boog21 faz entre orientao e educao nutricional: a primeira expresso, orientao, significa o fazer imediato, as instrues propriamente ditas, dietas

com objetivos especficos e com certo rigor para horrios e tcnicas. Entretanto, a educao nutricional volta-se para a formao de valores, para o prazer, a responsabilidade, a atitude crtica, assim como para o ldico e a liberdade. O conceito de aconselhamento diettico chegou a ser divulgado no Brasil, por intermdio de Cavalcanti22, Motta & Boog23 e Martins24, porm, sem grande repercusso, uma vez que essa terminologia pouco utilizada e desconhecida pelos profissionais da rea. Observa-se, at mesmo, uma resistncia s discusses sobre os pressupostos tericos das aes educativas. interessante salientar que o fato no ocorre s aqui. Achterberg & Clark25 avaliaram 346 pesquisas sobre Educao Nutricional, publicadas no Journal of Nutrition Education, entre 1980 e 1990, verificando que 75% delas no explicitavam a teoria que as sustentava. Essa resistncia precisa ser enfrentada, pois a ampliao da compreenso dos processos de trabalho contribui de forma significativa ao aprimoramento das aes. Ao fazer educao nutricional no se est apenas lidando com nutrientes, mas com todo o universo de interaes e significados que compe o fenmeno do comportamento alimentar, conforme conceituado por Garcia (p.12)26:
procedimentos relacionados s prticas alimentares de grupos humanos (o que se come, quanto, como, quando, onde e com quem se come; a seleo de alimentos e os aspectos referentes ao preparo da comida) associados a atributos scio-culturais, ou seja, aos aspectos subjetivos individuais e coletivos relacionados ao comer e comida (alimentos e preparaes apropriadas para situaes diversas, escolhas alimentares, combinao de alimentos, comida desejada e apreciada, valores atribudos a alimentos e preparaes e aquilo que pensamos que comemos ou que gostaramos de ter comido).

Revista de Nutrio

Rev. Nutr., Campinas, 18(1):119-128, jan./fev., 2005

RESGATE DO CONCEITO DE ACONSELHAMENTO | 125

Optou-se pelo uso desse conceito aps cuidadosa anlise do significado da palavra comportamento, na linguagem comum e no domnio da psicologia. Em dicionrio consultado, de lngua portuguesa, ele referido como maneira de se comportar, procedimento, conduta, englobando o conjunto de atitudes e reaes do indivduo em face do meio social. Para a psicologia, significa o conjunto das reaes que se podem observar num indivduo estando este em seu ambiente, e em dadas circunstncias27. As cincias humanas apropriaram-se do termo, atribuindo a ele conotaes mais especficas. O dicionrio de sociologia designa comportamento como a mudana, o movimento ou a reao de qualquer entidade ou sistema em relao a seu ambiente ou situao 28 . Considerando que comportamento, na lngua portuguesa, ou behaviorismo, na lngua inglesa, so palavras anteriores s escolas psicolgicas, e que, portanto, elas no constituem prerrogativas exclusivas de quaisquer teorias e, ainda, a inexistncia de outra palavra mais abrangente que explicite com maior clareza o fenmeno a ser estudado, optou-se por tom-la como referncia para o objeto do aconselhamento diettico. Tonial29 observa que os manuais de dietas universais so padronizados e suas receitas, prescritas pelos profissionais de sade, tanto nas Unidades da Europa, como nos Postos de Sade de qualquer longnqua e interiorana regio do Brasil. Ou seja, os modelos tcnicos que pretendem tratar o indivduo enquanto doena, so similares em qualquer regio do mundo; no entanto, o molde no qual est inserida a orientao, pode ser diferenciado por meio de um novo olhar que trate o indivduo enquanto sujeito de sua histria, tendo o aconselhamento diettico como referncia deste tipo de atendimento. A prtica de diferentes profissionais no parece diferir muito, conforme demonstram Amorim et al. 30 . Em seu trabalho, realizado com nutricionistas e pediatras, os autores expem a forma tradicional em que esses profissionais atendem. Indicam a necessidade de virem esses profissionais a conhecer processos que envolvam

uma constituio mais humana da prtica, eliminando, desta forma, conceitos e comportamentos reducionistas, os quais fragmentam o ser humano (o cliente) em corpo e mente. Com base na fundamentao terica e nos trabalhos j publicados a respeito, as autoras apresentam a seguir uma proposta de abordagem para o aconselhamento diettico.

ETAPAS DO PROCESSO Descoberta Inicial: esta fase influencia sobremaneira a conduo do relacionamento entre cliente e nutricionista, pois caracteriza a formao do vnculo. Empatia, autenticidade, consideraes positivas, incondicionalidade e concreo, so atributos importantes na qualidade do encontro. O nutricionista deve estar preparado para captar o estado emocional do cliente (ansiedade, nervosismo, insatisfao) declarado verbalmente ou por meio de gestos, posturas, movimentos do corpo, expresses faciais, qualidade da voz e o silncio. O profissional deve, antes de tudo, saber ouvir e saber aceitar, criando um ambiente favorvel para a construo de estratgias que favoream o desenvolvimento de aes pelo cliente. Explorao em Profundidade: esta etapa deve, basicamente, servir para encorajar o cliente para a formao de insight, favorecendo uma condio de discernimento e tentativa de discusso sobre os problemas. O nutricionista precisa estar preparado para enfrentar os obstculos que podero bloquear a articulao das idias pelo cliente, visto que este, muitas vezes, poder transferir-se para um campo imaginrio no qual moldar no conselheiro uma figura de autoridade - revelando, desta maneira, os modelos frustrados de atendimento, pr-existentes em si. Para que tal situao no perdure, imprescindvel que o profissional, durante o atendimento, seja sensvel para perceber a necessidade que o cliente tem de ser encorajado, a fim de poder desvelar e

Rev. Nutr., Campinas, 18(1):119-128, jan./fev., 2005

Revista de Nutrio

126

E.M. RODRIGUES et al.

ampliar os temas relacionados ao problema. Para uma ajuda efetiva, o nutricionista precisa compartilhar as experincias apontadas pelo cliente, expandindo os conceitos revelados. Vrias tcnicas podem ser utilizadas, no intuito de facilitar a abordagem ao tema: questes fechadas (que normalmente so limitadas e no permitem explorao do tema), questes abertas (que estimulam respostas mais longas e reflexivas), uso de diretivas (incentivos utilizados pelo nutricionista quando o cliente no formula a idia), uso de estmulos (habilidades no verbais que indicam ateno e compreenso) e escuta efetiva. Estas tcnicas tm como objetivo principal direcionar a interao de forma a problematizar o cotidiano alimentar. Preparao para a ao: este estgio pode causar certa ansiedade no cliente que no est acostumado a aventar estratgias prprias para solucionar seus problemas. Algumas barreiras devem ser rompidas, a fim de que o cliente tome decises quanto a como realizar os objetivos e aes. A existncia de um feedback autntico, por meio de elogios, pode ser um elemento constitutivo da boa relao cliente-conselheiro. Como resultado final do aconselhamento, o cliente far planos para corrigir o problema, lembrando que as duas primeiras fases foram interrogativas para ele. Esta etapa de formulao da soluo pode exigir tempo, disciplina e pacincia. importante ressaltar a necessidade de uma avaliao conjunta, pelo nutricionista e pelo cliente, das estratgias selecionadas para enfrentar os problemas, dos resultados obtidos e das mudanas conjunturais. Alcanar essas trs fases indica que o cliente, possivelmente, encontrou estratgias para solucionar seu problema; no entanto, isso s ser constatado a partir de encontros freqentes com o nutricionista, nos quais este avaliar as mudanas no pensar, no sentir e no agir do cliente, podendo ainda haver necessidade de retomarem as etapas anteriores na discusso de questes ainda no problematizadas.

COMUNICAO NO VERBAL O aconselhador dever estar em sintonia com o cliente, sempre observando sua fala e suas atitudes. A postura do corpo uma linguagem silenciosa de comunicao no-verbal, e por meio de expresses faciais, gestos, movimentos corporais, tom de voz, velocidade da fala, afinao de voz, entre outros indcios, pode-se identificar o posicionamento do cliente, subjacente ao problema31,32. O silncio um dos fatores, citados por, Hackney & Nye32, que exigem ateno, pois tanto pode significar que o cliente est examinando a si prprio, como pode indicar que ele queira evitar o assunto. Conforme Weil & Tompakow31, pela linguagem do corpo, voc diz muitas coisas aos outros. E eles tm muitas coisas a dizer para voc. Tambm nosso corpo , antes de tudo, um centro de informaes para ns mesmos. uma linguagem que no mente. Hackney & Nye 32 pontuam que, os aconselhadores e os clientes, no processo de entrevista, transmitem e recebem mensagens verbais e no verbais continuamente. O aconselhador deve demonstrar que presta ateno ( uma postura que afirma comprometimento com o cliente, conduzindo-o a sentir segurana), manifestando-se em expresses faciais (olhar direto, meneios de cabea, jogo dos msculos faciais para produzir rugas, olhares interrogativos, indiferena, entre outras expresses), mas tendo cuidado no comportamento verbal (a fala do aconselhador tem efeito imediato sobre o cliente; portanto, aquele deve evitar o uso de expresses como hum-hum, eu entendo, pois estes estmulos verbais podem produzir um bloqueio na comunicao).

CONCLUSO As autoras recomendam a adoo do termo aconselhamento diettico para a designao da atividade de consulta de nutrio, por estar fundamentado teoricamente em

Revista de Nutrio

Rev. Nutr., Campinas, 18(1):119-128, jan./fev., 2005

RESGATE DO CONCEITO DE ACONSELHAMENTO | 127

bibliografia, tanto da rea de cincias humanas, quanto da rea especfica de nutrio. Esta modalidade de interveno de educao nutricional, requer encontros freqentes para a execuo efetiva das etapas de todo o processo. Exige ainda a garantia da privacidade do cliente, ou do grupo, como atributo tico no atendimento. Ressalta-se tambm que as habilidades e competncias do aconselhador devem constituirse de uma juno de conhecimentos especficos de nutrio, de educao nutricional, e de conhecimentos advindos das cincias humanas, especialmente da antropologia da alimentao. O preparo dos nutricionistas para essa modalidade de interveno demanda estgios prticos, supervisionados por profissionais dessa rea, que os auxiliem a perceber a intersubjetividade no relacionamento com o cliente, e a explorar as possibilidades e compreender as limitaes da comunicao verbal e no verbal, de forma a instrumentaliz-los para lidar com o inesperado e, sobretudo, com as prprias inseguranas. Sintetizando as consideraes aqui expostas, conceitua-se o aconselhamento diettico como uma abordagem de educao nutricional, efetuada por meio do dilogo entre o cliente portador de uma histria de vida - que procura ajuda para solucionar problemas de alimentao - e o nutricionista, preparado para analisar o problema alimentar no contexto biopsicossociocultural da pessoa, que a auxiliar a explicitar os conflitos que permeiam o problema, a fim de buscar solues que permitam integrar as experincias de criao de estratgias para o enfrentamento dos problemas alimentares na vida cotidiana, buscando um estado de harmonia compatvel com a sade.

2. Meisler JG, Jeor SS. Forward. Am J Clin Nutr. 1996; 63(3 Suppl):409-11. 3. Ling L, Sprag D, Stein P, Myers ML Guidelines for diet counseling. J Am Diet Assoc. 1975; 66(6): 571-5. 4. Patterson LE, Eisenberg S. O Processo de aconselhamento. So Paulo: Martins Fontes; 1988. 5. Holli BB, Calabrese RJ. Communication and education skills: the dietitians guide. Philadelphia: Lea & Febiger; 1986. 6. Morin E. Os sete saberes necessrios educao do futuro. 3.ed. So Paulo: Cortez; 2001. 7. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Editora Paz e Terra; 1998. 8. Buss PM. Promoo da sade e qualidade de vida. Cinc & Sade Coletiva. 2000; 5(1):163-77. 9. Orkow BM, Ross JL. Weight reduction through nutrition education and personal counseling. J Nutr Educ. 1975; 7(2):65-7. 10. Evans RI, Hall Y. Social-psychological perspective in motivating changes in eating behavior. J Am Diet Assoc. 1978; 72(4):378-83. 11. Mizukami MGN. Ensino: as abordagens do processo. So Paulo: EPU; 1986. 12. Danish SJ, Ginsberg MR, Terrel A, Hammond MI, Adams SO. The anatomy of a dietetic counseling interview. J Am Diet Assoc. 1979; 75(12):626-30. 13. Greene GW, Yesenosky J. Preparing nutrition counselors: perceptions of dietetic students in counseling practicum. J Am Diet Assoc. 1990; 90(2):274-6. 14. Vickery C, Hodges PAM. Counseling strategies for dietary management: expanded possibilities for effecting behavior change. J Am Diet Assoc. 1986; 86(7):924-8.

REFERNCIAS
1. World Health Organization. Study group on diet, nutrition and prevention of non-communicable diseases. Geneve; 1989. (Technical Report Series, 797).

15. Isselmann MC, Deubner LS, Hartman M. A nutrition counseling workshop: integrating counseling psychology into nutrition practice. J Am Diet Assoc. 1993; 93(3):324-6. 16. Hauchecorne CM, Barr SI, Sork TJ. Evaluation of nutrition counseling in clinical settings: Do we

Rev. Nutr., Campinas, 18(1):119-128, jan./fev., 2005

Revista de Nutrio

128

E.M. RODRIGUES et al.

make a difference? J Am Diet Assoc. 1994; 94(4):437-40. 17. Schiller MR, Miller M, Moore C, Davis E, Dunn A, Mulligan K, et al. Patients report positive nutrition counseling outcomes. J Am Diet Assoc. 1998; 98(9):977-82. 18. Bakx JC, Stafleu A, van Staveren WA, van den Hoogen HJM, van Weel C. Long-term effect of nutritional counseling: a study in family medicine. Am J Clin Nutr. 1997; 65 Suppl:1946S-50S. 19. Gilboy MB. Multiple factors affect dietitians counseling practices. J Am Diet Assoc. 1994; 94(11):1278-83. 20. Palumbo C. Using new technology for nutrition counseling. J Am Diet Assoc. 1999; 99(11): 1363-4. 21. Boog MCF. Educao Nutricional: passado, presente e futuro. Rev Nutr. 1997; 10(1):5-19. 22. Cavalcanti MLF. A entrevista alimentar como mtodo educativo na orientao dietoterpica de pacientes externos. Rev Paul Hosp. 1976; 24: 516-25. 23. Motta DG, Boog MCF. Educao nutricional. 2.ed. So Paulo: Ibrasa; 1988. 24. Martins C. Aconselhamento diettico. In: Riella MC, Martins C. Nutrio e o rim. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 2001.

25. Achterberg C, Clark KL. A retrospective examination of theory use in nutrition education. J Nutr Educ. 1992; 24(5):227-33. 26. Garcia RWD. A comida, a dieta, o gosto: mudanas na cultura alimentar urbana [Tese]. So Paulo: Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo; 1999. 27. Comportamento. In: Dicionrio Aurlio Eletrnico - Sculo XXI. Verso 3.0 [CD-Rom]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 1999. 28. Comportamento. In: Dicionrio de Cincias Sociais. Rio de Janeiro: Editora da Fundao Getlio Vargas; 1986. 29. Tonial SR. Desnutrio e obesidade: faces contraditrias na misria e na abundncia. Recife: IMIP; 2001. 30. Amorim STSP, Moreira H, Carraro TE. A formao de pediatras e nutricionistas: a dimenso humana. Rev Nutr. 2001; 14(2):111-8. 31. Weil P, Tompakow R. O corpo fala. Petrpolis: Vozes; 1996. 32. Hackney H, Nye S. Aconselhamento: estratgias e objetivos. So Paulo: EPU; 1977.

Recebido para publicao em 1 de julho de 2003 e aceito em 3 de fevereiro de 2004.

Revista de Nutrio

Rev. Nutr., Campinas, 18(1):119-128, jan./fev., 2005

Das könnte Ihnen auch gefallen