Sie sind auf Seite 1von 44

LAVAMAT 74950 A

Manual de instrues

Mquina de lavar roupa

ndice Obrigado por escolher um dos nossos produtos de alta qualidade. Para garantir um desempenho ideal e regular do aparelho, leia atentamente este manual de instrues. Permitir-lhe- percorrer todos os processos de forma perfeita e com grande eficcia. Para consultar este manual sempre que necessrio, recomendamos que o guarde num local seguro e que o passe a qualquer futuro proprietrio do aparelho Esperamos que desfrute do seu novo aparelho.

ndice
Instrues de funcionamento 3 Informaes de segurana 3 Segurana geral 3 Instalao 4 Utilizao 4 Segurana para crianas 5 Descrio do produto 5 Gaveta do detergente 6 Painel de controlo 6 Visor 7 Primeira utilizao 8 Personalizao 8 Sinais sonoros 8 Bloqueio para crianas 9 Utilizao diria 9 Carregar a roupa 9 Mea a quantidade de detergente e amaciador 9 Seleccione o programa pretendido ao rodar o selector de programas (1) 10 Seleccione a TEMPERATURA desejada (boto 2) 11 Seleccione a velocidade de centrifugao, CICLO NOCTURNO ou a opo CUBA CHEIA (boto 3) 11 Teclas Opo de programas 11 Opo PR-LAVAGEM 12 a opo NDOAS 12 Opo SENSITIVE 12 Opo ENXAGUAMENTO EXTRA (enxaguamento adicional) 12 Seleccionar a opo TIME SAVING (boto 6) 12 Seleccionar Incio/Pausa (Boto 7) 13 13 Alterar uma opo de um programa em curso 14 Interromper um programa 14 Cancelar um programa 14 Abrir a porta aps o incio do programa 14 No final do programa 14 Programas de lavagem 15 Sugestes e conselhos teis 19 Separar a roupa 19 Domstica 20 Antes de carregar a roupa 20 Cargas mximas 20 Pesos da roupa 20 Retirar as ndoas 21 Como colocar detergentes e aditivos 22 Graus de dureza da gua 22 Manuteno e limpeza 23 Descalcificao 23 Aps cada lavagem 23 Lavagem de manuteno 23 Limpeza externa 23 Gaveta do detergente 23 Tambor de lavagem 24 Junta da porta 25 Bomba de drenagem 25 Limpeza do filtro de entrada de gua 28 Precauo de congelao 29 Escoamento de emergncia 29 O que fazer se 30 Dados tcnicos 33 Valores de consumo Instrues de instalao 33 34 Seleccionar INCIO DIFERIDO (boto 8)

Informaes de segurana
Instalao Retirar a embalagem Posicionamento e nivelamento Entrada de gua Dispositivo de paragem de gua Escoamento da gua 34 34 36 36 38 38 Ligao elctrica Preocupaes ambientais Materiais da embalagem Conselhos ecolgicos

3
40 40 40 40

Sujeito a alteraes sem aviso prvio

Instrues de funcionamento
Informaes de segurana
Leia com ateno e guarde-o para utilizao no futuro. A segurana do seu aparelho cumpre com as normas do mercado e com os requisitos legais sobre a segurana dos aparelhos. Contudo, como fabricantes, sentimos o dever de fornecer as seguintes notas de segurana. muito importante que este livro de instrues seja mantido junto do aparelho para futura referncia. Caso o aparelho seja vendido ou transferido para outro proprietrio, ou se mudar de casa e abandonar o aparelho, certifique-se sempre de que o livro fornecido com o aparelho, de modo a que o novo proprietrio possa conhecer o funcionamento do aparelho e os avisos relevantes. LEIA-OS atentamente antes de instalar ou utilizar a mquina. Antes de ligar pela primeira vez, verifique o aparelho quanto a danos ocorridos durante o transporte. Nunca ligue um aparelho danificado. Se tiver peas danificadas, contacte o fornecedor. Se o aparelho for entregue nos meses de Inverno com temperaturas negativas. Guarde-o temperatura ambiente durante 24 horas antes de a usar pela primeira vez.

Segurana geral
perigoso alterar as especificaes ou tentar modificar o produto de qualquer forma. Durante os programas de lavagem a temperaturas elevadas, o vidro da porta pode ficar quente. No lhe toque! Certifique-se de que os animais domsticos no entram no tambor. Para o evitar, verifique sempre o tambor antes de utilizar a mquina. Objectos como moedas, alfinetes, pregos, parafusos, pedras ou quaisquer objectos duros e afiados podem provocar danos graves e no devem ser colocados na mquina. Utilize apenas as quantidades recomendadas de amaciador de roupa e detergente. Pode danificar o tecido se encher demasiado. Consulte as recomendaes do fabricante sobre as quantidades. Lave as peas pequenas (como meias, fitas, cintos lavveis, etc.) num saco de lavagem ou numa fronha, pois podem escorregar e ficar presas entre a cuba e o tambor interno. No utilize a mquina de lavar roupa para lavar peas com barbas de baleia, tecidos sem bainha ou rasgados.

132955250-00-032009

Informaes de segurana Aps a utilizao, limpeza e manuteno, desligue sempre a mquina e feche a torneira da gua. Em nenhuma circunstncia deve tentar reparar a mquina. As reparaes efectuadas por pessoas sem a formao adequada podem causar ferimentos ou avarias graves. Contacte o seu Centro de Assistncia local. Insista sempre para que sejam utilizadas peas sobresselentes originais.

Instalao
Este aparelho pesado. Tenha cuidado quando o deslocar. Quando retirar a mquina da embalagem, certifique-se de que no est danificada. Se tiver dvidas, no a utilize e contacte o Centro de Assistncia. Retire todas as embalagens e parafusos de transporte antes de a utilizar. Podem ocorrer srios danos materiais ou na mquina se no cumprir estas indicaes. Consulte a seco especfica no manual do utilizador. Depois de instalar a mquina, certifique-se de que esta no est apoiada na mangueira de entrada e escoamento e que o tampo no est a esmagar o cabo de alimentao contra a parede. Se a mquina estiver instalada sobre uma alcatifa, ajuste os ps de forma que o ar circule livremente sob o aparelho. Aps a instalao, certifique-se de que no existem fugas de gua das mangueiras e respectivas ligaes. Se o aparelho estiver instalado num local sujeito a congelao, leia o captulo "perigos de congelamento". Quaisquer trabalhos de canalizao necessrios para a instalao da mquina devem ser efectuados por um canalizador qualificado. Quaisquer trabalhos elctricos necessrios para a instalao da mquina devem ser efectuados por um electricista qualificado.

Utilizao
Esta mquina destina-se a uso domstico. No deve ser utilizada para fins diferentes daqueles para os quais foi concebida. Lave apenas peas de roupa concebidas para lavagem mquina. Siga as instrues nas etiquetas da roupa. No carregue demasiado a mquina. Consulte a tabela Programa de lavagem. Antes da lavagem, certifique-se de que os bolsos esto vazios e os botes e fechos apertados. Evite lavar tecidos gastos ou rasgados e trate as ndoas de pintura, tinta, ferrugem e relva antes da lavagem. Os soutiens com armao metlica NO devem ser lavados na mquina. As peas de roupa que tiverem estado em contacto com produtos petrolferos volteis no devem ser lavadas na mquina. Se forem utilizados lquidos de limpeza volteis, tenha o cuidado de retirar o produto da pea de roupa antes de a colocar na mquina. Nunca puxe pelo cabo elctrico para retirar a ficha da tomada; puxe sempre pela prpria ficha. No utilize a mquina se o cabo de alimentao, o painel de comandos, a superfcie de trabalho ou a base estiverem danificados de forma a que o interior da mquina de lavar roupa esteja acessvel.

Descrio do produto

Segurana para crianas


Este aparelho no deve ser utilizado por pessoas (incluindo crianas) com deficincias fsicas, sensoriais ou sem experincia e conhecimentos, salvo se tiverem recebido superviso ou instrues relativas utilizao do aparelho por uma pessoa responsvel pela sua segurana. Os componentes da embalagem (por ex. pelcula de plstico, poliestireno) podem ser perigosos para as crianas - perigo de asfixia! Mantenha-os fora do alcance das crianas. Mantenha todos os detergentes num local seguro e fora do alcance das crianas. Certifique-se de que as crianas ou animais domsticos no entram no tambor. Esta mquina possui uma funcionalidade especial para evitar que as crianas ou os animais possam ficar presos no interior do tambor. Para activar este dispositivo, rode o boto (sem o premir) no interior da porta para a direita at a ranhura ficar na horizontal. Se necessrio, use uma moeda. Para desactivar este dispositivo e poder fechar de novo a porta, rode o boto para a esquerda at a ranhura ficar na vertical.

Descrio do produto
Esta nova mquina satisfaz todos os requisitos modernos para um tratamento eficaz da roupa com baixo consumo de gua, energia e detergente.
2

3 4

1 2 3 4 5

Gaveta do detergente Painel de comando Manpulo de abertura da porta Placa de caractersticas Bomba de drenagem

Painel de controlo 6 Ps ajustveis O sistema novo Jet System permite a utilizao total do detergente e reduz o consumo de gua poupando energia.

Gaveta do detergente
Compartimento para detergente utilizado para pr-lavagem . O detergente de pr-lavagem adicionado no incio do programa de lavagem. Compartimento para detergente em p ou lquido usado na lavagem principal . Compartimento para aditivos lquidos (amaciador de roupa, goma). Compartimento para tira-ndoas usado na lavagem principal com opo-NDOAS .

Painel de controlo
Em baixo encontra-se uma imagem do painel de comando. Mostra o selector de programas, bem como botes e o visor. Estes so apresentados pelos respectivos nmeros nas pginas seguintes.
9

1 Selector de programas 2 Boto da TEMPERATURA 3 Boto de reduo da CENTRIFUGAO

7 4 5 6 7 8 9 Boto OPES Boto OK Boto TEMPO Boto INCIO/PAUSA Boto INCIO/DIFERIDO Visor

Smbolos no painel de comando : = Lavagem mo = Child Lock

Visor
9.1 9.2 9.3 9.9

9.4

9.5 9.6 9.7 9.8

9.1 - Indicador de temperatura e smbolo FRIO 9.2 - Indicador da velocidade de centrifugao, smbolos CUBA CHEIA , CICLO NOCTURNO 9.3 - Indicador do progresso do programa: PR-LAVAGEM , LAVAGEM PRINCIPAL , ENXAGUAMENTO , CENTRIFUGAO , ESCOAR , DOSE EXCESSIVA O indicador de progresso de programa mostra as fases de lavagem do programa seleccionado. Durante um ciclo de lavagem, pisca um travesso preto debaixo do smbolo da fase do programa em curso. No final de cada fase de lavagem, a linha por baixo do respectivo smbolo fica fixa. Se o smbolo de Dose excessiva se acender no final do programa, indica que foi usado demasiado detergente. 9.4 - Opes: PR-LAVAGEM , NDOAS , SENSITIVE , ENXAGUAMENTO EXTRA

9.5 - Smbolo PORTA - ( Porta bloqueada) Este smbolo indica se a porta pode ser aberta: o smbolo est aceso: a porta no pode ser aberta. O aparelho est a executar um programa de lavagem. o smbolo est apagado: a porta pode ser aberta. O programa de lavagem terminou. 9.6 - Smbolo da opo TEMPO 9.7 - O visor mostra a seguinte informao:

Primeira utilizao Durao do programa seleccionado Depois de seleccionar um programa, a sua durao visualizada em horas e minutos ). A durao calculada automaticamente com base na carga (por exemplo mxima recomendada para cada tipo de tecido. Depois do incio do programa, o tempo restante actualizado minuto a minuto. Incio diferido O atraso seleccionado (20 horas no mximo) definido atravs do respectivo boto ), em seguida, visualiza-se a aparece no visor durante 3 segundos (por exemplo durao do programa anteriormente seleccionado. O smbolo INCIO/DIFERIDO aparece no visor. O valor do tempo de atraso diminui uma unidade por hora e, quando falta uma hora, diminui minuto a minuto. Seleco de uma opo incorrecta Se seleccionar uma opo que no seja compatvel com o programa de lavagem definido, visualiza-se a mensagem Err durante cerca de 2 segundos e a luz amarela do boto 7 comea a piscar. Cdigos de alarme No caso de problemas de funcionamento, podem visualizar-se alguns cdigos de (ver pargrafo "O que fazer se..."). alarme, por exemplo Fim do programa Quando o programa de lavagem terminar, aparece um zero a piscar, o smbolo da PORTA desaparece e a porta pode ser aberta. Stand-by Se no retirar a roupa passados 10 minutos depois de terminar o programa, a luz de fundo do visor apaga-se e o sistema de poupana de energia activado. Apenas a luz piloto do boto 7 fica intermitente para indicar que o aparelho deve ser desligado. Premindo qualquer boto, a mquina sai do estado de poupana de energia e pode definir outro programa de lavagem ou desligar a mquina. 9.8 - Smbolo INCIO/DIFERIDO 9.9 - Smbolo SEGURANA PARA CRIANAS

Primeira utilizao
Certifique-se de que as ligaes elctricas e hdricas esto de acordo com as instrues de instalao. Retire o bloco de poliestireno e qualquer outro material do tambor. Antes da primeira lavagem inicie um ciclo para algodo temperatura mais alta, sem roupa na mquina, para eliminar quaisquer resduos de fabrico do tambor e da cuba. Deite metade de uma medida de detergente no compartimento de lavagem principal e ligue a mquina.

Personalizao
Sinais sonoros
A mquina possui um dispositivo sonoro que funciona nos seguintes casos:

Utilizao diria

no fim do ciclo em caso de problemas de funcionamento. Ao premir os botes 3 e 4 em simultneo durante cerca de 6 segundos, o sinal sonoro desactivado (excepto no caso de problemas de funcionamento). Premindo novamente os dois botes, o sinal sonoro reactivado.

Bloqueio para crianas


Este dispositivo permite-lhe deixar o aparelho sem vigilncia sem se preocupar que as crianas possam ferir-se ou danificar o aparelho. Esta funo permanece tambm activa quando a mquina no est a funcionar. Para activar (ou desactivar) esta opo, prima simultaneamente durante cerca de 6 segundos os botes 4 e 5 at o smbolo de Bloqueio para crianas aparecer no (ou desaparecer do) visor. Existem duas formas possveis para definir esta opo: antes de premir o boto 7 : impossvel pr a mquina a funcionar. depois de premir o boto 7 : impossvel mudar para outro programa ou opo.

Utilizao diria
Carregar a roupa
1. Abra a porta puxando cuidadosamente o manpulo da porta para fora. Coloque a roupa no tambor, uma pea de cada vez, sacudindo-a o mais possvel. 2. Feche bem a porta. Tem de ouvir um estalido quando fecha.

Importante! No prenda a roupa entre a porta e a junta de borracha.

Mea a quantidade de detergente e amaciador


O seu aparelho novo foi concebido para reduzir gua, energia e consumo de detergente.

10

Utilizao diria 1. Puxe completamente a gaveta. Mea a quantidade de detergente necessria, deite no compartimento de lavagem principal e, se pretender executar a fase de pr-lavagem , deite o detergente no compartimento marcado . Se pretende executar a funo ndoa , deite o tira-ndoas no compartimento marcado pela seta azul .

2. Se necessrio, deite o amaciador no compartimento com a indicao (a quantidade utilizada no deve exceder a marca MAX na gaveta). Feche a gaveta com cuidado.

Seleccione o programa pretendido ao rodar o selector de programas (1)


Pode escolher o programa certo para qualquer tipo de roupa, seguindo as descries nas tabelas dos programas de lavagem (ver "Programas de lavagem"). Rode o selector de programas para o programa pretendido. O selector de programas determina o tipo de ciclo de lavagem (por exemplo, nvel de gua, movimento do tambor, nmero de enxaguamentos) e a temperatura de lavagem de acordo com o tipo de roupa. A luz piloto do boto 7 comea a piscar e o visor apresenta a durao do programa seleccionado. para Reiniciar o O selector pode ser rodado para a direita ou para a esquerda. Posio programa/Desligar a mquina. , para desligar a mquina. No final do programa, rode o selector para a posio Se rodar o selector de programas para outro programa com a mquina em funcionamento, a luz piloto amarela do boto 7 fica intermitente 3 vezes e a mensagem Err aparece no visor para indicar uma seleco errada. A mquina no realiza o novo programa seleccionado.

Utilizao diria

11

Seleccione a TEMPERATURA desejada (boto 2)


Quando seleccionar um programa, o aparelho prope automaticamente a temperatura predefinida destinada ao programa. Prima o boto repetidamente para aumentar ou diminuir a temperatura, se pretender lavar a roupa a uma temperatura diferente da proposta pela mquina de lavar. O smbolo de lavagem a frio corresponde a - - ( ) . Para a temperatura mxima e mnima disponvel da gua de lavagem, consulte "Programas de lavagem".

Seleccione a velocidade de centrifugao, CICLO NOCTURNO ou a opo CUBA CHEIA (boto 3)


Quando o programa necessrio for seleccionado, o aparelho prope automaticamente a velocidade de centrifugao mxima destinada ao programa. Prima o boto repetidamente para alterar a velocidade de centrifugao se pretender centrifugar a roupa a uma velocidade diferente da proposta pela mquina. CUBA CHEIA: seleccionando esta opo, a gua do ltimo enxaguamento no esvaziada para evitar que os tecidos fiquem enrugados. No final do programa, o smbolo e CUBA CHEIA aparece no visor, o smbolo PORTA (SEGURANA PARA CRIANAS) permanece aceso, a luz piloto do boto 7 apaga-se e a porta est bloqueada para indicar que a gua tem de ser escoada. CICLO NOCTURNO: seleccionando esta opo, a mquina no escoa a gua do ltimo enxaguamento, para no enrugar a roupa. Como todas as fases de centrifugao so suprimidas, este ciclo de lavagem muito silencioso e pode ser seleccionado para funcionar noite ou nos perodos com taxas de electricidade mais econmicas. Em alguns programas, os enxaguamentos sero realizados com mais gua. No final do programa, o smbolo e CUBA CHEIA aparece no visor, o smbolo PORTA permanece aceso, a luz piloto do boto 7 apaga-se e a porta est bloqueada para indicar que a gua tem de ser escoada. Para escoar a gua, lei ao captulo "No final do programa".

Teclas Opo de programas


Dependendo do programa, pode combinar diversas opes. ADVERTNCIA Nem todas as opes so compatveis. Os smbolos das opes incompatveis desaparecem. Se seleccionar uma opo que no seja compatvel com o programa de lavagem definido, ser visualizada a mensagem Err durante alguns segundos e a luz piloto amarela do boto 7 comea a piscar. Deve seleccionar as opes depois de ter seleccionado o programa mas antes de premir o boto 7 . Prima o boto 4 : todos os smbolos de opes aparecem no visor. Para percorrer todas as opes disponveis prima o boto 4 . O smbolo correspondente aparece no visor e comea a piscar.

12

Utilizao diria Prima o boto 5 para activar e confirmar a seleco. Um travesso preto aparece no smbolo seleccionado para indicar que esta opo foi definida. Prima o mesmo boto para desactivar a opo. Depois de seleccionar as opes, aguarde alguns segundos at que o visor volte ao estado predefinido. As opes seleccionadas aparecem no visor. Para a compatibilidade entre os programas de lavagem e as opes, consulte o captulo "Programas de lavagem".

Opo PR-LAVAGEM
Seleccione esta opo se pretender uma pr-lavagem da roupa a 30C antes da lavagem principal. A pr-lavagem termina com uma centrifugao breve nos programas para tecidos de algodo e sintticos, enquanto que no programa para tecidos delicados, a gua apenas escoada. O smbolo relevante aparece no visor. Esta opo recomendada para roupa muito suja.

a opo NDOAS
Seleccione esta opo para tratar roupa altamente suja ou manchada com tira-ndoas (lavagem principal alargada com fase de aco de ndoas com tempo optimizado). O smbolo relevante aparece no visor. Esta opo no est disponvel com uma temperatura abaixo de 40C. Se pretender executar um programa com a opo de ndoas, deite tira-ndoas no compartimento marcado com uma seta azul.

Opo SENSITIVE
Ao seleccionar esta opo a intensidade da lavagem ser diminuda. A mquina adiciona um enxaguamento nos programas para algodes e sintticos. O smbolo relevante aparece no visor. Esta opo no pode ser seleccionada juntamente com a opo Enxaguamento Extra. Esta opo recomendada para itens coloridos no rpidos e itens lavados frequentemente.

Opo ENXAGUAMENTO EXTRA (enxaguamento adicional)


Este aparelho foi concebido para poupar gua. No entanto, para pessoas com pele muito delicada (alrgica a detergentes), pode ser necessrio enxaguar a roupa com uma quantidade extra de gua (enxaguamento extra). O respectivo smbolo aparece no visor e esta opo est activa para o programa de lavagem seleccionado. Se pretender activar esta opo permanentemente prima os botes 2 e 3 em simultneo durante alguns segundos: o smbolo relevante aparece no visor. Se pretender cancelar, prima os mesmos botes at que o smbolo desaparea.

Seleccionar a opo TIME SAVING (boto 6)


Esta opo permite modificar o tempo de lavagem proposto automaticamente pela mquina de lavar roupa. Ao premir este boto, pode seleccionar as seguintes opes: DIRIO: ao premir o boto 6 uma vez, o respectivo smbolo aparece no visor e a durao da lavagem ser reduzida para lavar roupa com sujidade diria. O tempo de lavagem reduzido exibido no visor.

Utilizao diria

13

SUPER RPIDO: ao premir o boto 6 a luz piloto correspondente permanece acesa, a durao de lavagem ser reduzida para lavar roupa ou itens ligeiramente sujos que foram usados durante um curto perodo de tempo. O tempo de lavagem reduzido exibido no visor.

Seleccionar Incio/Pausa (Boto 7)


Para iniciar o programa seleccionado, prima o boto 7 , a respectiva luz piloto vermelha pra de piscar. O smbolo da PORTA aparece no visor para indicar que o aparelho est a funcionar e a porta est bloqueada. Para interromper um programa em curso, prima o boto 7 : a luz piloto vermelha correspondente comea a piscar. Para recomear o programa a partir do ponto onde foi interrompido, prima o boto 7 novamente. Se tiver seleccionado o incio diferido, a mquina iniciar a contagem decrescente. Se seleccionar uma opo incorrecta, a luz piloto amarela do boto 7 pisca 3 vezes e a mensagem Err aparece no visor durante alguns segundos.

Seleccionar INCIO DIFERIDO (boto 8)


Antes de iniciar o programa, se pretender atrasar o incio, prima o boto repetidamente, para seleccionar o atraso pretendido. O smbolo correspondente aparece no visor. Com este boto, o programa de lavagem pode ser atrasado 30 min - 60 min - 90 min, 2 horas e depois mais uma hora at um mximo de 20 horas. O valor do tempo de atraso seleccionado aparece no visor durante cerca de 3 segundos e, em seguida, a durao do programa aparece novamente. Deve seleccionar esta opo depois de definir o programa e antes de premir o boto 7 . Pode modificar ou cancelar o tempo de atraso a qualquer momento, antes de premir o boto 7 . A porta fica bloqueada durante o tempo de atraso. Se quiser acrescentar mais roupa na mquina durante o tempo de atraso, prima o boto 7 para colocar a mquina em pausa. Quando o smbolo da Porta desaparecer, esta pode ser aberta. Coloque a roupa, feche a porta e prima novamente o boto 7 . Seleccionar o Incio diferido. Seleccione o programa e as opes que deseja. Seleccione o incio retardado. Prima o boto 7 : a mquina inicia a contagem das horas. O programa tem incio depois de terminar o tempo de atraso. Cancelar o incio diferido Defina a mquina de lavar roupa para PAUSA ao premir o boto 7 ; prima o boto 8 at que o smbolo seja apresentado; prima novamente o boto 7 para iniciar o programa. O atraso seleccionado s pode ser alterado depois de seleccionar novamente um programa de lavagem. O Incio diferido no pode ser seleccionado com o programa Escoar.

14

Utilizao diria

Alterar uma opo de um programa em curso


possvel alterar algumas opes antes de o programa as executar. Antes de efectuar qualquer alterao, deve parar a mquina premindo o boto 7 . A alterao de um programa em curso s possvel reiniciando-o . Rode o selector de programas para e, em seguida, para a posio do novo programa. Inicie o novo programa premindo novamente o boto 7 . A gua de lavagem na cuba no escoada.

Interromper um programa
Prima o boto 7 para interromper um programa em curso; a luz correspondente comea a piscar. Prima novamente o boto para reiniciar o programa.

Cancelar um programa
Rode o selector para novo programa. para cancelar um programa em curso. Pode agora seleccionar um

Abrir a porta aps o incio do programa


Quando a mquina est a funcionar e durante o tempo de atraso a porta est bloqueada. Se, por algum motivo, desejar abrir a porta, defina a mquina para pausa premindo o boto 7. Se o smbolo PORTA desaparecer, a porta pode ser aberta; Se o smbolo PORTA no se apagar, significa que a mquina j est a aquecer ou que o nvel da gua est j demasiado alto. Neste caso, no pode abrir a porta; Se no puder abrir a porta mas precisar de a abrir, deve desligar a mquina colocando o . Passados alguns minutos, pode abrir a porta (tenha ateno selector na posio ao nvel da gua e temperatura!) ; Depois de fechar a porta, necessrio seleccionar novamente o programa e premir o boto 7.

No final do programa
A mquina pra automaticamente, a luz piloto do boto 7 apaga-se, um intermitente aparece no visor e o sinal sonoro soa durante alguns minutos. Se tiver escolhido um programa ou uma opo que termina com gua na cuba, siga as instrues abaixo para escoar a gua: rode o selector de programas para a posio Seleccione o programa de ESCOAMENTO ou CENTRIFUGAO reduza a velocidade de centrifugao se necessrio, com o respectivo boto prima o boto 7 quando o programa terminar, o visor mostra uma intermitncia . No visor o smbolo PORTA desaparece e a porta pode ser aberta. para desligar a mquina. Retire a roupa do tambor Rode o selector de programas para e verifique bem se o tambor est vazio. Se no pretender fazer outra lavagem, feche a torneira da gua. Deixe a porta aberta para evitar a formao de bolor e cheiros desagradveis.

Programas de lavagem

15

Programas de lavagem
Programa - Temperatura mxima e mnima - Descrio do ciclo - Carga mxima - Tipo de roupa ALGODES 95 a Frio Lavagem principal - Enxaguamento - Centrifugao longa velocidade mx de centrifugao Carga mx. 8 kg - Carga reduzida 4 kg 1) Algodo branco e de cor (normalmente itens sujos). Opes CENTRIFUGAO CICLO NOCTURNO CUBA CHEIA PR-LAVAGEM 2) NDOAS 3) SENSITIVE ENXAGUAMENTO EXTRA POUPANA DE TEMPO 1) CENTRIFUGAO CUBA CHEIA PR-LAVAGEM 2) NDOAS Compartimento do detergente

HIGIENIZAR 60 Lavagem principal - Enxaguamento - Centrifugao longa velocidade mx de centrifugao Carga mxima 8 kg O programa de lavagem para algodo branco. Este programa elimina os micro-organismos graas lavagem a 60C e um enxaguamento extra. Desta forma a aco mais eficaz. Coloque no compartimento Ndoas um aditivo especial para higiene e seleccione a opo Ndoas.

CENTRIFUGAO MISTOS 40 - 60 CICLO NOCTURNO 40 CUBA CHEIA Lavagem principal - Enxaguamento - Centrifugao longa velocidade mx de centrifugao PR-LAVAGEM 2) Carga mxima 8 kg NDOAS Algodo branco e de cor Este programa pode ser SENSITIVE utilizado para roupa que deve ser lavada a 40C ou ENXAGUAMENTO EX60C separadamente. Por isso, pode inserir no tambor TRA a capacidade de carga mxima para poupar energia e gua. Obtm o mesmo resultado de lavagem que um programa normal a 60C. JEANS 60 a Frio Lavagem principal - Enxaguamento - Centrifugao longa a 1200 rpm Carga mxima 4 kg Com este programa, possvel lavar peas como calas, camisas ou casacos de ganga e tambm fazenda fabricada com materiais de alta tecnologia. (A opo Enxaguamento extra ser automaticamente activada). CENTRIFUGAO CICLO NOCTURNO CUBA CHEIA PR-LAVAGEM 2)

16

Programas de lavagem
Programa - Temperatura mxima e mnima - Descrio do ciclo - Carga mxima - Tipo de roupa Compartimento do detergente

Opes

CENTRIFUGAO SINTTICOS CICLO NOCTURNO 60 a Frio CUBA CHEIA Lavagem - Enxaguamento - Centrifugao curta a 1200 rpm PR-LAVAGEM 2) Carga mx. 4 kg Carga reduzida 2 kg NDOAS 3) Tecidos sintticos ou mistos: roupa interior, roupa SENSITIVE de cor, camisas que no encolhem, blusas. ENXAGUAMENTO EXTRA POUPANA DE TEMPO 1) CENTRIFUGAO FERRO FCIL CUBA CHEIA 60 a Frio Lavagem - Enxaguamento - Centrifugao curta a PR-LAVAGEM 2) 1200 rpm ENXAGUAMENTO EXCarga mxima 1,5 kg TRA Tecidos sintticos para lavar e centrifugar suavemente. Seleccionando este programa, a roupa lavada e centrifugada suavemente para evitar vincos. Desta forma, mais fcil engomar. Alm disso, a mquina realiza enxaguamentos adicionais. DELICADOS 40 a Frio Lavagem - Enxaguamento - Centrifugao curta a 1200 rpm Carga mx. kg Carga reduzida 4 kg 2 Tecidos delicados: acrlico, viscose, polister. CENTRIFUGAO CICLO NOCTURNO CUBA CHEIA PR-LAVAGEM 2) NDOAS 3) ENXAGUAMENTO EXTRA POUPANA DE TEMPO 1)

CENTRIFUGAO VISCOSE CICLO NOCTURNO 40 a Frio CUBA CHEIA Lavagem - Enxaguamento - Centrifugao curta a 1200 rpm PR-LAVAGEM 2) Carga mx. kg 4 NDOAS 3) Programa especial para tecidos como viscose, cupro, ENXAGUAMENTO EXliocel. Faz uma aco de limpeza mais intensiva do TRA que o programa Lavagem mo. CENTRIFUGAO ENXAGUAMENTO DELICADOS CICLO NOCTURNO Enxaguamento - Centrifugao curta a 1200 rpm CUBA CHEIA Carga mxima 8 kg Com este programa, possvel enxaguar e centrifugar ENXAGUAMENTO EXTRA peas de algodo que foram lavadas mo. A mquina executa alguns enxaguamentos, seguidos de uma centrifugao final.

Programas de lavagem
Programa - Temperatura mxima e mnima - Descrio do ciclo - Carga mxima - Tipo de roupa ESCOAR Drenagem da gua Carga mxima 8 kg Para escoar a gua do ltimo enxaguamento em programas com a opo CUBA CHEIA ou CICLO NOCTURNO seleccionadas. CENTRIFUGAO Drenagem e centrifugao longa velocidade mxima Carga mxima 8 kg Centrifugao separada para peas de algodo lavadas mo e aps programas com a opo CUBA CHEIA ou CICLO NOCTURNO seleccionada. Antes de seleccionar este programa, deve rodar o selector para . Pode escolher a velocidade de centrifugao com o respectivo boto para adapt-la aos tecidos que vai centrifugar. COBERTOR / EDREDO 40 - 30 Lavagem - Enxaguamento - Centrifugao curta a 800 rpm Carga mxima 2 kg Programa especial para um nico cobertor sinttico, edredo, colcha, etc. L/ SEDA (LAVAGEM MO ) 40 a Frio Lavagem - Enxaguamento - Centrifugao curta a 1200 rpm Carga mxima 2 kg; seda: Carga mxima 1 kg Programa de lavagem para l lavvel na mquina, bem como ls lavveis mo e tecidos delicados. Nota : Uma s pea ou vrias pode causar desequilbrio. Se a mquina no efectuar a fase de centrifugao final, adicione mais peas, redistribua a carga manualmente e, a seguir, seleccione o programa de centrifugao. LINGERIE (Lavagem mo) 40 a Frio Lavagem - Enxaguamento - Centrifugao curta a 1200 rpm Carga mxima 1 kg Este programa adequado para itens muito delicados, como lingerie, soutiens e roupa interior etc. CENTRIFUGAO

17

Opes

Compartimento do detergente

CENTRIFUGAO

CENTRIFUGAO CICLO NOCTURNO CUBA CHEIA

CENTRIFUGAO CICLO NOCTURNO CUBA CHEIA

18

Programas de lavagem
Programa - Temperatura mxima e mnima - Descrio do ciclo - Carga mxima - Tipo de roupa CASACO SPORT 40 a Frio Lavagem - Enxaguamento - Centrifugao curta a 800 rpm Carga mxima 2 kg Programa especial para roupas de desporto. Ao seleccionar este programa, no adicione aditivos. Compartimento do detergente

Opes CENTRIFUGAO CUBA CHEIA ENXAGUAMENTO EXTRA

CENTRIFUGAO INTENSIVO SPORT CICLO NOCTURNO 40 a Frio CUBA CHEIA Pr-lavagem - Lavagem principal - Enxaguamento ENXAGUAMENTO EXCentrifugao curta a 1200 rpm TRA Carga mxima 2,5 kg Programa especial adequado para a lavagem de roupa desportiva muito suja. A mquina acrescenta automaticamente uma fase de pr-lavagem antes da lavagem principal para eliminar ndoas de lama. Para esta fase recomendamos que NO coloque o detergente no compartimento da gaveta do detergente para lavar a roupa apenas com gua. 20 MIN. - 3KG 30 Lavagem - Enxaguamento - Centrifugao curta a 1200 rpm Carga mxima 3 kg Este programa pode ser usado para a lavagem rpida de roupa desportiva ou de roupa de algodo e sintticos ligeiramente suja ou que foi usada apenas uma vez. INTENSIVO RPIDO 60 - 40 Lavagem - Enxaguamento - Centrifugao curta a 1200 rpm Carga mxima 5 kg Programa de lavagem rpido a utilizar com algodo ligeiramente sujo branco/de cores rpidas e tecidos mistos. CENTRIFUGAO

CENTRIFUGAO CUBA CHEIA ENXAGUAMENTO EXTRA

Sugestes e conselhos teis


Programa - Temperatura mxima e mnima - Descrio do ciclo - Carga mxima - Tipo de roupa

19

Opes

Compartimento do detergente

CENTRIFUGAO SUPER ECO CUBA CHEIA Frio ENXAGUAMENTO EXLavagem - Enxaguamento - Centrifugao curta a TRA 1200 rpm Carga mxima 3 kg Tecidos mistos (algodo e sintticos) . Programa de lavagem a frio concebido para poupar energia, gua e tempo. Este programa adequado para detergentes eficazes a baixas temperaturas. O detergente tem de ser usado com a tampa de dosagem fornecida ou outra adequada (use a quantidade de detergente recomendada pelo fabricante de detergente). A mquina executa automaticamente uma curta fase de aquecimento se a temperatura da gua for inferior a 6C. CENTRIFUGAO ALGODES ECO CUBA CHEIA 60 Lavagem principal - Enxaguamento - Centrifugao PR-LAVAGEM 2) longa velocidade mx de centrifugao NDOAS Carga mxima 8 kg SENSITIVE Algodo branco e de cores firmes . ENXAGUAMENTO EXEste programa pode ser seleccionado para peas de TRA algodo pouco sujas ou com sujidade normal. A temperatura diminui e o tempo de lavagem aumentado. Isto permite obter bons resultados de lavagem poupando energia. = DESLIGA Para cancelar o programa de lavagem que est a decorrer ou para desligar a mquina .
1) Se seleccionar a opo Super Rpido premindo o boto 6 , recomenda-se que diminua a carga mxima como indicado. Carga completa possvel, no entanto, os resultados de limpeza diminuem. 2) Se utilizar detergentes lquidos, seleccione um programa sem pr-lavagem. 3) A opo Ndoas s pode ser seleccionada a uma temperatura de 40C ou superior.

Sugestes e conselhos teis


Separar a roupa
Siga os smbolos dos cdigos de lavagem em cada etiqueta do vesturio e as instrues de lavagem do fabricante. Separe a roupa da seguinte forma: branca, de cor, sintticos, roupa delicada, ls.

20

Sugestes e conselhos teis

Domstica
95 ou 90 60/50 para algodo e linho branco com sujidade normal (por ex. panos, toalhas, toalhas de mesa, lenis...) para peas de roupa de cores firmes com sujidade normal (por ex. camisas, camisas de noite, pijamas,...) de linho, algodo ou fibras sintticas e algodo branco pouco sujo (por ex. roupa interior) para peas delicadas (por ex. cortinas em tule), roupa variada, incluindo fibras sintticas e ls com a etiqueta "pura l virgem, lavvel mquina, no encolhe"

40-30- Frio

Antes de carregar a roupa


No junte na mesma lavagem roupa branca e de cor. Os brancos podem perder a sua "brancura" na lavagem. As peas de cor novas podem desbotar na primeira lavagem; devem, por isso, ser lavadas separadamente na primeira lavagem. Certifique-se de que no deixou objectos metlicos na roupa (por ex. ganchos de cabelo, alfinetes, pinos). Abotoe as almofadas, puxe os fechos clair, feche ganchos e molas. Aperte cintos e fitas longas. Retire as ndoas persistentes antes da lavagem. Esfregue as zonas particularmente sujas com um detergente especial ou com uma pasta de detergente. Trate as cortinas com um cuidado especial. Retire os ganchos ou guarde-os num saco ou numa rede.

Cargas mximas
As cargas recomendadas esto indicadas nas tabelas dos programas de lavagem. Regras gerais: Algodo, linho: tambor cheio mas no demasiado; Sintticos: tambor meio cheio; Peas delicadas e ls: tambor cheio at um tero da sua capacidade. Regras gerais: Algodo, linho: tambor cheio mas no demasiado; Sintticos: tambor meio cheio; Peas delicadas e ls: tambor cheio at um tero da sua capacidade. A lavagem com a carga mxima permite um melhor aproveitamento de gua e energia. Quando a roupa estiver muito suja, reduza o volume da carga.

Pesos da roupa
Os pesos que se seguem so meramente indicativos:
Os pesos que se seguem so meramente indicativos: roupo colcha t-shirt de homem 1.200 g 700 g 600 g

Sugestes e conselhos teis


Os pesos que se seguem so meramente indicativos: lenol, pijama de homem toalha de mesa fronha, toalha para limpar, camisa de noite, camisa de homem pano, roupa interior de mulher, guardanapo, blusa, roupa interior de homem

21

500 g 250 g 200 g 100 g

Retirar as ndoas
As ndoas difceis podem no sair apenas com gua e detergente. Por isso, aconselhvel trat-las antes da lavagem. Sangue: trate as ndoas recentes com gua fria. Para ndoas secas, ponha de molho durante a noite em gua com um detergente especial e, em seguida, esfregue com gua e sabo. Tinta base de leo: humedea com tira-ndoas de benzina, coloque a pea de vesturio sobre um pano macio e bata na ndoa; efectue vrias vezes esta operao. Ndoas de gordura secas: humedea com terebintina, coloque a pea de vesturio sobre uma superfcie macia e bata na ndoa com as pontas dos dedos e um pano de algodo. Ferrugem: utilize cido oxlico dissolvido em gua quente ou um produto para retirar ferrugem em frio. Tenha cuidado com as ndoas de ferrugem que no sejam recentes, uma vez que a estrutura de celulose pode j estar danificada e o tecido pode ter tendncia a rasgar. Ndoas de bolor: trate com lixvia, enxage bem (apenas para peas brancas ou com cores firmes). Relva: ponha de molho e trate com lixvia (apenas para peas brancas ou cores firmes). Tinta de esferogrfica e cola: humedea com acetona 1), coloque a pea de vesturio sobre um pano macio e bata na ndoa. Tinta de esferogrfica e cola: humedea com acetona 2), coloque a pea de vesturio sobre um pano macio e bata na ndoa. Baton: humedea com acetona como acima indicado e trate as ndoas com lcool desnaturado. Trate as manchas residuais com lixvia. Vinho tinto: ponha de molho em gua e detergente, enxage e trate com cido ctrico ou vinagre, enxage em seguida. Trate as manchas residuais com lixvia. Tinta: dependendo do tipo de tinta, humedea primeiro o tecido com acetona 12) e depois com vinagre. trate as manchas residuais nos tecidos brancos com lixvia e, em seguida, enxage bem. Tinta: dependendo do tipo de tinta, humedea primeiro o tecido com acetona 12) e depois com vinagre. trate as manchas residuais nos tecidos brancos com lixvia e, em seguida, enxage bem. Ndoas de alcatro: trate primeiro com um tira-ndoas, lcool desnaturado ou benzina e, em seguida, esfregue com detergente.

1) no utilize acetona na seda artificial 2) no utilize acetona na seda artificial

22

Sugestes e conselhos teis

Como colocar detergentes e aditivos


Os bons resultados de lavagem dependem tambm da escolha do detergente e da utilizao das quantidades certas para evitar desperdcios e proteger o meio ambiente. Embora biodegradveis, os detergentes contm substncias que, em grandes quantidades, podem perturbar o delicado equilbrio da natureza. A escolha do detergente depende do tipo de tecidos (delicados, ls, algodo, etc.), da cor, da temperatura de lavagem e do grau de sujidade. Todos os detergentes para mquina de lavar roupa disponveis no mercado podem ser utilizados nesta mquina: detergentes em p para todos os tipos de tecidos detergentes em p para tecidos delicados (60C mx.) e ls detergentes lquidos, de preferncia para programas de lavagem a baixas temperaturas (60C mx) para todos os tipos de tecidos ou especial apenas para ls. Todos os detergentes para mquina de lavar roupa disponveis no mercado podem ser utilizados nesta mquina: detergentes em p para todos os tipos de tecidos detergentes em p para tecidos delicados (60C mx.) e ls detergentes lquidos, de preferncia para programas de lavagem a baixas temperaturas (60C mx) para todos os tipos de tecidos ou especial apenas para ls. O detergente e os aditivos devem ser colocados nos respectivos compartimentos da gaveta antes do incio do programa de lavagem. Se utilizar detergentes lquidos, tem de seleccionar um programa sem pr-lavagem. Se utilizar detergentes lquidos, tem de seleccionar um programa sem pr-lavagem. A mquina de lavar roupa possui um sistema de recirculao que permite uma utilizao ptima do detergente concentrado. Siga as recomendaes do fabricante do produto no que respeita s quantidades a utilizar e no ultrapasse a marca "MAX" na gaveta do detergente . Siga as recomendaes do fabricante do produto no que respeita s quantidades a utilizar e no ultrapasse a marca "MAX" na gaveta do detergente .

Graus de dureza da gua


A dureza da gua est classificada em "graus" de dureza. Para obter informaes sobre a dureza da gua da sua zona, contacte os servios de abastecimento de gua ou as autoridades locais. Um descalcificador de gua tem de ser adicionado quando a gua tiver um grau mdio-alto de dureza (a partir de dureza da gua II). Sigas as instrues do fabricante. A quantidade de detergente pode ser depois ajustada ao grau de dureza I (= suave).
Nvel 1 2 3 4 Caracterstica macia mdia dura muito dura Graus de dureza da gua Alemes dH 0-7 8-14 15-21 > 21 Franceses T.H. 0-15 16-25 26-37 > 37

Manuteno e limpeza

23

Manuteno e limpeza
Tem de DESLIGAR a mquina da alimentao elctrica antes de executar qualquer trabalho de limpeza e manuteno.

Descalcificao
A gua que usamos normalmente contm cal. Convm usar periodicamente um amaciador de gua na mquina. Faa-o separadamente de qualquer lavagem da roupa e de acordo com as instrues do fabricante do amaciador. Isto ajuda a evitar a formao de depsitos de calcrio.

Aps cada lavagem


Deixe a porta aberta durante algum tempo. Isto ajuda a evitar a formao de bolor e odores desagradveis dentro do aparelho. Mantendo a porta aberta durante algum tempo depois da lavagem, ajuda tambm a conservar a junta da porta.

Lavagem de manuteno
Com a utilizao de lavagens a baixa temperatura, possvel que se verifique uma acumulao de resduos dentro do tambor. Recomendamos que efectue periodicamente lavagens de manuteno. Para efectuar uma lavagem de manuteno: Retirar toda a roupa do tambor. Seleccione o programa de lavagem de algodo mais quente. Use uma medida normal de detergente, tem de ser um detergente em p com propriedades biolgicas. Para efectuar uma lavagem de manuteno: Retirar toda a roupa do tambor. Seleccione o programa de lavagem de algodo mais quente. Use uma medida normal de detergente, tem de ser um detergente em p com propriedades biolgicas.

Limpeza externa
Limpe o exterior do aparelho apenas com gua e sabo e seque bem. No utilize lcool desnaturado, solventes ou produtos semelhantes para limpar a estrutura.

Gaveta do detergente
A gaveta do detergente deve ser limpa regularmente. 1. Retire a gaveta do detergente puxando-a com firmeza.

24

Manuteno e limpeza 2. Retire a insero do condicionador do compartimento do meio. 3. Limpe todas as peas com gua. 4. Coloque a insero do condicionador para dentro ao mximo, para ficar bem colocada.

5. Limpe todas as peas da mquina de lavar roupa, especialmente os bocais no cimo da cmara de lavagem, com uma escova. 6. Insira a gaveta do detergente nas calhas e empurre-a. A gaveta do detergente deve ser limpa regularmente. 1. Retire a gaveta do detergente puxando-a com firmeza. 2. Retire a insero do condicionador do compartimento do meio. 3. Limpe todas as peas com gua. 4. Coloque a insero do condicionador para dentro ao mximo, para ficar bem colocada.

5. Limpe todas as peas da mquina de lavar roupa, especialmente os bocais no cimo da cmara de lavagem, com uma escova. 6. Insira a gaveta do detergente nas calhas e empurre-a.

Tambor de lavagem
Os depsitos de ferrugem podem ocorrer devido a substncias estranhas enferrujadas na lavagem ou gua da torneira com ferro. No limpe o tambor com agentes de desgraduao cidos, agentes de limpeza com cloro, ferro ou palha-de-ao. 1. Retire quaisquer depsitos de ferrugem no tambor com um agente de limpeza para ao inoxidvel. 2. Execute um ciclo de lavagem sem lavagem para limpar os resduos do agente de limpeza.

Manuteno e limpeza

25

Programa: Programa de algodo curto a temperatura mxima e adicione aprox. 1/4 de detergente num copo de medio.

Junta da porta
Verifique regularmente a junta da porta e retire os objectos que possam eventualmente estar presos na dobra da borracha.

Bomba de drenagem
A bomba deve ser inspeccionada regularmente e especialmente se: a mquina no esvaziar e/ou centrifugar a mquina fizer um barulho anormal durante a drenagem, devido a objectos, tais como alfinetes, moedas, etc. que bloqueiem a bomba. Proceda do seguinte modo: 1. Desligue a mquina. 2. Se necessrio, aguarde at que a gua arrefea. 3. abra a porta da bomba.

4. 5.

Coloque um recipiente perto da bomba para recolher eventuais salpicos. Retire o tubo de escoamento de emergncia, coloque-o no recipiente e retire o tampo.

26

Manuteno e limpeza

6.

Quando j no sair mais gua, desaperte a tampa da bomba e retire-a. Tenha sempre um trapo mo para secar os salpicos de gua depois de retirar a tampa. Retire quaisquer objectos do impulsor da bomba rodando-o.

7.

8.

Volte a colocar o tampo no tubo de escoamento de emergncia e coloque-o no lugar.

9. Aperte bem a bomba. 10. Feche a porta da bomba. A bomba deve ser inspeccionada regularmente e especialmente se: a mquina no esvaziar e/ou centrifugar a mquina fizer um barulho anormal durante a drenagem, devido a objectos, tais como alfinetes, moedas, etc. que bloqueiem a bomba. Proceda do seguinte modo: 1. Desligue a mquina. 2. Se necessrio, aguarde at que a gua arrefea.

Manuteno e limpeza 3. abra a porta da bomba.

27

4. 5.

Coloque um recipiente perto da bomba para recolher eventuais salpicos. Retire o tubo de escoamento de emergncia, coloque-o no recipiente e retire o tampo.

6.

Quando j no sair mais gua, desaperte a tampa da bomba e retire-a. Tenha sempre um trapo mo para secar os salpicos de gua depois de retirar a tampa. Retire quaisquer objectos do impulsor da bomba rodando-o.

7.

28

Manuteno e limpeza 8. Volte a colocar o tampo no tubo de escoamento de emergncia e coloque-o no lugar.

9. Aperte bem a bomba. 10. Feche a porta da bomba. ADVERTNCIA Se o aparelho estiver a ser utilizado, e dependendo do programa seleccionado, poder haver gua quente na bomba. Nunca retire a tampa da bomba durante um ciclo de lavagem. Aguarde sempre at o aparelho terminar o ciclo e ficar vazio. Quando voltar a colocar a tampa, certifique-se de que a aperta devidamente para evitar fugas e que as crianas a possam remover.

Limpeza do filtro de entrada de gua


Se notar que a mquina demora mais a encher, certifique-se de que o filtro do tubo de alimentao da gua no est bloqueado. 1. feche a torneira da gua. 2. Desaperte o tubo da torneira. 3. Limpe o filtro na mangueira com uma escova de cerdas duras. 4. Aperte de novo o tubo na torneira.

Se notar que a mquina demora mais a encher, certifique-se de que o filtro do tubo de alimentao da gua no est bloqueado. 1. feche a torneira da gua. 2. Desaperte o tubo da torneira. 3. Limpe o filtro na mangueira com uma escova de cerdas duras. 4. Aperte de novo o tubo na torneira.

Manuteno e limpeza

29

Precauo de congelao
Se a mquina estiver instalada num local onde a temperatura possa descer abaixo de 0C, proceda do seguinte modo: 1. Feche a torneira da gua e desaperte o tubo de entrada de gua da torneira; 2. Coloque a extremidade do tubo de escoamento de emergncia e a da mangueira de entrada de gua numa bacia colocada no cho e deixe escoar a gua; 3. Volte a apertar a mangueira de entrada da gua e coloque novamente o tubo de escoamento de emergncia depois de colocar o tampo. Se a mquina estiver instalada num local onde a temperatura possa descer abaixo de 0C, proceda do seguinte modo: 1. Feche a torneira da gua e desaperte o tubo de entrada de gua da torneira; 2. Coloque a extremidade do tubo de escoamento de emergncia e a da mangueira de entrada de gua numa bacia colocada no cho e deixe escoar a gua; 3. Volte a apertar a mangueira de entrada da gua e coloque novamente o tubo de escoamento de emergncia depois de colocar o tampo. Ao faz-lo, a gua que permanecia na mquina retirada, evitando a formao de gelo e os consequentes danos no aparelho. Quando utilizar novamente a mquina, certifique-se de que a temperatura ambiente superior a 0C.

Escoamento de emergncia
Se a gua no descarregar, proceda do seguinte modo para esvaziar a mquina: 1. Retire a ficha da tomada; 2. feche a torneira da gua; 3. se necessrio, aguarde at que a gua arrefea; 4. abra a porta da bomba; 5. coloque uma bacia no cho e ponha a extremidade do tubo de escoamento na bacia. Retire o tampo. A gua drenada para a bacia pela fora da gravidade. Quando a bacia estiver cheia, volte a colocar o tampo no tubo. Esvazie a bacia. Repita o procedimento at que a gua deixe de escoar; 6. se necessrio, limpe a bomba conforme descrito anteriormente; 7. volte a colocar o tubo de escoamento de emergncia no lugar depois de tap-lo; 8. volte a apertar a bomba e feche a porta. Se a gua no descarregar, proceda do seguinte modo para esvaziar a mquina: 1. Retire a ficha da tomada; 2. feche a torneira da gua; 3. se necessrio, aguarde at que a gua arrefea; 4. abra a porta da bomba; 5. coloque uma bacia no cho e ponha a extremidade do tubo de escoamento na bacia. Retire o tampo. A gua drenada para a bacia pela fora da gravidade. Quando a bacia estiver cheia, volte a colocar o tampo no tubo. Esvazie a bacia. Repita o procedimento at que a gua deixe de escoar; 6. se necessrio, limpe a bomba conforme descrito anteriormente; 7. volte a colocar o tubo de escoamento de emergncia no lugar depois de tap-lo; 8. volte a apertar a bomba e feche a porta.

30

O que fazer se

O que fazer se
Alguns problemas devem-se simples falta de manuteno ou vigilncia e podem ser facilmente resolvidos sem recurso a um tcnico especializado. Antes de contactar o Centro de Assistncia local, efectue as verificaes abaixo indicadas. Durante o funcionamento da mquina, possvel que a luz piloto amarela do boto 7 pisque, um dos seguintes cdigos de alarme aparece no visor e ao mesmo tempo ouvem-se alguns sinais sonoros a cada 20 segundos para indicar que a mquina no est a trabalhar: : problema com o abastecimento de gua : problema com o escoamento da gua : porta aberta : O sistema anti-inundao foi activado Depois de eliminar o problema, prima o boto 7 para reiniciar o programa. Se depois de efectuar todas as verificaes o problema persistir, contacte o Centro de Assistncia local.
Problema Causa possvel/Soluo A porta no foi fechada. Feche bem a porta. A ficha no est correctamente inserida na tomada. Insira a ficha na tomada. No existe corrente na tomada. Verifique a instalao elctrica da sua casa. O fusvel principal queimou. Substitua o fusvel. O selector no est na posio correcta e o boto 7 no foi premido. Rode o selector e prima novamente o boto 7. Foi seleccionado o incio diferido. Se precisar de lavar a roupa imediatamente, cancele o incio diferido. O bloqueio de segurana para crianas foi activado. Desactivar este dispositivo. A torneira da gua est fechada. Abra as torneiras da gua. A mangueira de entrada est dobrada ou torcida. Verifique a ligao da mangueira de entrada. O filtro da mangueira de entrada est bloqueado. Limpe o filtro da mangueira de entrada de gua. A porta no est bem fechada. Feche bem a porta.

A mquina no arranca:

A mquina no enche:

O que fazer se
Problema A mquina enche e esvazia-se de seguida: Causa possvel/Soluo

31

A extremidade do tubo de escoamento est muito baixa. Consulte o pargrafo correspondente na seco "escoamento de gua". O tubo de escoamento est dobrado ou torcido.

Verifique a ligao da mangueira de escoamento. O filtro de drenagem est obstrudo. Limpe o filtro de drenagem. A mquina no esvazia e/ou no centrifuga: Uma opo ou programa que termina com a gua ainda na cuba ou que elimina todas as fases de centrifugao foi seleccionada. Seleccione o programa de escoamento ou centrifugao. A roupa no est bem distribuda dentro do tambor. Redistribua a roupa. Foi utilizado detergente a mais ou um detergente no apropriado (cria demasiada espuma). Reduza a quantidade de detergente ou use outro. Verifique se existem fugas nas ligaes da mangueira de entrada de gua. Nem sempre fcil verificar as fugas, uma vez que a gua escorre ao longo da mangueira; verifique se est hmida. Verifique a ligao da mangueira de entrada. A mangueira de entrada est danificada. Substitua-a por uma nova. O tampo no filtro no foi substitudo ou o filtro no foi bem apertado aps a aco de limpeza. Volte a colocar o tampo no filtro ou aperte bem o filtro. Foi utilizado pouco detergente ou um detergente no adequado. Aumente a quantidade de detergente ou use outro. As ndoas difceis no foram tratadas antes da lavagem. Use produtos comerciais para tratar as manchas persistentes. No foi seleccionada a temperatura correcta. Verifique se seleccionou a temperatura correcta. Carga de roupa excessiva. Reduza o volume de carga.

H gua no cho:

Resultados de lavagem no satisfatrios:

32

O que fazer se
Problema Causa possvel/Soluo O programa ainda est a decorrer. Aguarde o final do ciclo de lavagem. O fecho da porta no foi solto. Aguarde at que o smbolo 9.5 se apague. H gua no tambor. Seleccione o programa de drenagem ou centrifugao para esvaziar a gua. Os parafusos de transporte e a embalagem no foram retirados. Verifique se o aparelho est instalado correctamente. Os ps de apoio no foram ajustados Verifique se o aparelho est correctamente nivelado. A roupa no est bem distribuda dentro do tambor. Redistribua a roupa. Pode haver pouca roupa no tambor. Carregue mais roupa. O dispositivo de deteco de desequilbrio electrnico foi accionado porque a roupa no est bem distribuda no tambor. A roupa redistribuda com uma rotao contrria do tambor. Isto pode acontecer vrias vezes at que o desequilbrio desaparea e a mquina retome a centrifugao normal. Se, aps alguns minutos, a roupa ainda no estiver bem distribuda no tambor, a mquina na centrifuga. A carga pode ser demasiado reduzida, redistribua a carga manualmente e seleccione o programa de centrifugao. A mquina est equipada com um tipo de motor que faz um barulho pouco comum comparado com os motores tradicionais. Este novo motor assegura um arranque mais suave e uma distribuio mais uniforme da roupa no tambor durante a centrifugao, bem como uma maior estabilidade da mquina. As mquinas baseadas nas tecnologias modernas funcionam de forma muito econmica utilizando pouca gua sem afectar o desempenho. : O sistema anti-inundao foi activado. Desligue o aparelho e contacte o Centro de Assistncia

A porta no abre:

A mquina vibra ou faz barulho:

A centrifugao comea atrasada ou a mquina no efectua a centrifugao:

A mquina faz um barulho anormal:

No se v gua no tambor:

O visor mostra o cdigo de alarme

Dados tcnicos Se no conseguir identificar ou solucionar o problema, contacte o nosso servio de assistncia. Antes de telefonar, tome nota do modelo, do nmero de srie e da data de compra da sua mquina: o Centro de Assistncia ir pedir-lhe estes dados.

33

Dados tcnicos
Dimenses Largura Altura Profundidade 60 cm 85 cm 63 cm

Ligao elctrica So fornecidas informaes sobre a ligao elctrica na placa de Tenso - Energia geral - Fusvel caractersticas situada na parte interior da porta da mquina. Presso do abastecimento da gua Carga mxima Velocidade de centrifugao Mnima Mximo Algodo Mximo 0,05 MPa 0,8 MPa 8 kg 1400 Rotaes por minuto

Valores de consumo
Programa Algodo branco 95 Algodes 60 Algodes ECO 60 Algodes 40 Super Eco Sintticos 40 Delicados 40 L/ Lavagem mo 30
1)

Consumo de energia (KWh) 2,5 1,7 1,20 0,97 0.1 0,55 0,53 0,39

Consumo de gua (litros) 65 63 57 62 45 51 67 64

Durao do programa (Minutos)

Para informaes sobre a durao dos programas, consulte o visor do painel de comando.

1) " Algodes ECO" a 60C com uma carga de 8 kg o programa de referncia para os dados introduzidos na etiqueta de energia, em conformidade com as normas CEE 92/75.

34

Instalao Os dados de consumo indicados nesta tabela devem ser considerados meramente indicativos, j que podem variar conforme a quantidade e o tipo de roupa, a temperatura da gua de entrada e a temperatura ambiente.

Instrues de instalao
Instalao
Retirar a embalagem
Retire todos os parafusos de transporte e embalagens antes de utilizar a mquina. Guarde todos os dispositivos de transporte para que possam ser reinstalados no caso de necessitar de transportar novamente a mquina. 1. Depois de retirar a embalagem, coloque cuidadosamente a mquina no cho apoiada na parte de trs para retirar a base de poliestireno do fundo.

2. Retire o cabo de alimentao e o tubo de escoamento dos suportes do tubo na parte de trs do aparelho.

Instalao 3. Desenrosque os trs parafusos com a chave fornecida com a mquina.

35

4. Retire os respectivos espaadores de plstico.

5. Abra o culo e retire a mangueira de entrada do tambor e remova o bloco de poliestireno colocado na junta da porta.

36

Instalao 6. Tape o orifcio superior mais pequeno e os dois maiores com os respectivos tampes de plstico fornecidos no saco que contm o manual de instrues. 7. Ligue o tubo de entrada de gua como descrito no pargrafo "Entrada de gua".

Posicionamento e nivelamento
Instale a mquina numa superfcie plana e slida. Certifique-se de que a circulao do ar volta da mquina no impedida por carpetes, tapetes, etc. Antes de a colocar sobre pequenos azulejos, aplique um revestimento de borracha. Nunca tente corrigir um desnivelamento no cho ao colocar pedaos de madeira, carto ou materiais semelhantes sob a mquina. Se for impossvel evitar o posicionamento da mquina perto de um fogo a gs ou um forno a carvo, tem de inserir entre os dois electrodomsticos um painel isolador coberto com folha de alumnio no lado do fogo ou forno. A mquina no pode ser instalada em salas com temperatura abaixo de 0C. A mangueira de entrada de gua e a mangueira de drenagem no podem estar dobradas. Certifique-se de que quando o aparelho instalado, fica facilmente acessvel para o tcnico em caso de avaria. Nivele a mquina correctamente aparafusando ou desaparafusando os ps ajustveis. Nunca coloque carto, madeira ou outros materiais semelhantes debaixo da mquina para compensar o desnivelamento do cho.

Entrada de gua
fornecida uma mangueira de entrada, que se encontra no interior do tambor da mquina. O aparelho tem de estar ligado a um abastecimento de gua fria. No utilize a mangueira da sua mquina anterior para fazer a ligao rede de abastecimento de gua.

Instalao 1. Abra o orifcio da porta e retire a mangueira de entrada. 2. Ligue a mangueira com a unio angular mquina. No coloque a mangueira de entrada virada para baixo. Vire a mangueira para a esquerda ou para a direita dependendo da posio da torneira da gua.

37

3. Ajuste correctamente a mangueira desapertando a porca. Depois de posicionar a mangueira de entrada, certifique-se de que aperta novamente a porca para prevenir fugas de gua. 4. Ligue a mangueira a uma torneira com rosca de 3/4. Utilize sempre a mangueira fornecida com o aparelho. No deve colocar extenses na mangueira de entrada. Se a mangueira for muito curta e no quiser mudar a posio da torneira, ter de adquirir uma mangueira nova, mais comprida, especialmente concebida para este tipo de utilizao. A instalao deve cumprir com os requisitos das autoridades sanitrias locais e de construo. Verifique a presso de gua mnima necessria para o funcionamento seguro do aparelho no captulo "Dados tcnicos. A instalao deve cumprir com os requisitos das autoridades sanitrias locais e de construo. Verifique a presso de gua mnima necessria para o funcionamento seguro do aparelho no captulo "Dados tcnicos".

38

Instalao

Dispositivo de paragem de gua


A mangueira de entrada est equipada com um dispositivo de paragem da gua, que protege contra os danos provocados por fugas de gua na mangueira devido ao desgaste natural do tubo. Esta avaria assinalada com um sector vermelho na janela "A" . Se isto acontecer, feche a torneira da gua e contacte o Centro de Assistncia para substituir a mangueira.

A mangueira de entrada est equipada com um dispositivo de paragem da gua, que protege contra os danos provocados por fugas de gua na mangueira devido ao desgaste natural do tubo. Esta avaria assinalada com um sector vermelho na janela "A" . Se isto acontecer, feche a torneira da gua e contacte o Centro de Assistncia para substituir a mangueira.

Escoamento da gua
A extremidade do tubo de escoamento pode ser colocada de trs formas diferentes: 1. Presa na borda de um lava-loias utilizando a guia do tubo de plstico fornecida com a mquina. Neste caso, certifique-se de que a extremidade do tubo no se solta quando a mquina estiver a esvaziar.

Instalao

39

Pode faz-lo atando-a torneira com um pedao de corda ou prendendo-a parede. 2. Numa derivao do tubo de escoamento do lava-loias. Esta derivao deve situar-se acima do tubo ladro para que a dobra fique pelo menos a 60 cm do cho. 3. Directamente num tubo de escoamento a uma altura entre 60 cm e 90 cm. A extremidade do tubo de escoamento pode ser colocada de trs formas diferentes: Presa na borda de um lava-loias utilizando a guia do tubo de plstico fornecida com a mquina. 1. Neste caso, certifique-se de que a extremidade do tubo no se solta quando a mquina estiver a esvaziar. Pode faz-lo atando-a torneira com um pedao de corda ou prendendo-a parede. 2. Numa derivao do tubo de escoamento do lava-loias. Esta derivao deve situar-se acima do tubo ladro para que a dobra fique pelo menos a 60 cm do cho. 3. Directamente num tubo de escoamento a uma altura entre 60 cm e 90 cm. A extremidade do tubo de escoamento deve estar sempre ventilada, isto , o dimetro interno do tubo de escoamento deve ser superior ao dimetro externo do tubo de escoamento. O tubo de escoamento no deve estar torcido.

O tubo de escoamento pode ser estendido at um mximo de 4 metros. Esto disponveis no Centro de Assistncia um tubo de escoamento e uma unio adicionais.

40

Ligao elctrica

Ligao elctrica
So fornecidas informaes sobre a ligao elctrica na placa de caractersticas situada na parte interior da porta da mquina. Verifique se a instalao elctrica de sua casa suporta a carga mxima necessria, tendo em conta quaisquer outros aparelhos em funcionamento. ADVERTNCIA Ligue a mquina a uma tomada ligada terra. ADVERTNCIA O fabricante rejeita qualquer responsabilidade por danos ou ferimentos causados pelo no cumprimento da precauo de segurana acima referida. ADVERTNCIA O cabo de alimentao deve estar acessvel aps a instalao da mquina. ADVERTNCIA Caso seja necessrio substituir o cabo de alimentao, esta operao deve ser efectuada pelo Centro de Assistncia.

Preocupaes ambientais
O smbolo no produto ou na embalagem indica que este produto no pode ser tratado como lixo domstico. Em vez disso, deve ser entregue ao centro de recolha selectiva para a reciclagem de equipamento elctrico e electrnico. Ao garantir uma eliminao adequada deste produto, ir ajudar a evitar eventuais consequncias negativas para o meio ambiente e para a sade pblica, que, de outra forma, poderiam ser provocadas por um tratamento incorrecto do produto. Para obter informaes mais pormenorizadas sobre a reciclagem deste produto, contacte os servios municipalizados locais, o centro de recolha selectiva da sua rea de residncia ou o estabelecimento onde adquiriu o produto.

Materiais da embalagem
Os materiais marcados com o smbolo so reciclveis. Os materiais marcados com o smbolo so reciclveis. >PE<=polietileno >PS<=poliestireno >PP<=polipropileno Significa que podem ser reciclados eliminando-os correctamente nos contentores de recolha apropriados.

Conselhos ecolgicos
Para poupar gua, energia e ajudar a proteger o meio ambiente, recomendamos que siga as seguintes sugestes: A roupa normalmente suja pode ser lavada sem pr-lavagem para poupar detergente, gua e tempo (tambm protege o ambiente!). A mquina funciona com mais economia se estiver totalmente carregada.

41 Com pr-tratamento adequado, pode retirar as ndoas e a sujidade moderada; a roupa pode depois ser lavada a uma temperatura mais baixa. Doseie o detergente de acordo com a dureza da gua, o grau de sujidade e a quantidade de roupa a lavar. Para poupar gua, energia e ajudar a proteger o meio ambiente, recomendamos que siga as seguintes sugestes: A roupa normalmente suja pode ser lavada sem pr-lavagem para poupar detergente, gua e tempo (tambm protege o ambiente!). A mquina funciona com mais economia se estiver totalmente carregada. Com pr-tratamento adequado, pode retirar as ndoas e a sujidade moderada; a roupa pode depois ser lavada a uma temperatura mais baixa. Doseie o detergente de acordo com a dureza da gua, o grau de sujidade e a quantidade de roupa a lavar.

42

43

www.electrolux.com
Para comprar acessrios e consumiveis na nossa loja web, por favor, visite: www.aeg-electrolux.com.pt

132955250-00-032009

Das könnte Ihnen auch gefallen