Sie sind auf Seite 1von 102

O Esprito do Catolicismo Romano

O Que Se Esconde Por Trs da Moderna Imagem Pblica?


por Mary Ann Collins - ex-freira

Prefcio
Nos anos 1900, um famoso jogador de baseball foi acusado de fraude. Infelizmente a acusao foi comprovada. Um jovem f encontrou o jogador e falou: "diga que no foi assim!" Muitas vezes tenho me sentido desse modo, quando estou pesquisando a Igreja Catlica Romana (ICR). Muitas vezes tenho ficado to desgostosa que at minha sade tem sido afetada. Contudo, a verdade preciosa, mesmo quando dolorosa. O Nosso Deus a Verdade Encarnada (Joo 14:6; Romanos 3:4). E Ele prometeu que a verdade nos libertar (Joo 8:32). Por favor, leiam os poemas no final deste livro. Eles os ajudaro a compreender os fatos, sob a imensa perspectiva do amor e da fidelidade de Deus. Quero compartilhar as informaes deste livro. Vocs podem copi-lo e fazer citaes do mesmo, do que lhes interessar. Podem copiar este livro do meu site, (conforme informao que darei na ltima pgina do mesmo). Que o Senhor os abenoe, proteja e oriente. E que Ele possa revelar-se a vocs de uma nova maneira. 19 de fevereiro de 2002. Mary Ann Collins.

Captulo 1
Desde que abandonei a Igreja Catlica Romana (ICR) para me filiar a uma igreja protestante embasada nas Escrituras, tenho lutado contra vrios itens relacionados ao Catolicismo. Algumas pginas resultaram dessa luta. At que, certa manh, ao despertar, pensei: "Preciso ver na Enciclopdia Catlica a significao da palavra antema". Era como se essa idia tivesse surgido em minha mente, enquanto eu estava dormindo.

Olhei no dicionrio e esse foi o incio de trs meses de amplas pesquisas e anotaes, das quais resultaram este livro. Vocs vo ficar surpresos com o que eu descobri. Eu tambm fiquei... Descobri que existe algo por trs do Catolicismo Romano que no obvio, a princpio, algo muito diferente da imagem pblica moderna, com a qual ele se apresenta. Como se pode ver isso? Observando como a ICR se comportou, quando esteve no poder e, portanto, pde fazer o que realmente desejava. E observando alguns documentos oficiais do Catolicismo, os quais mostram um lado surpreendente da ICR.

Captulo 2
Antemas
Conforme a edio da Enciclopdia Catlica de 1913, quando a ICR anatemiza algum, o papa realmente o amaldioa. H um ritual escrito para fazer isso. O artigo da Enciclopdia Catlica descreve esse ritual em detalhes, inclusive com amplas citaes do mesmo. (Nota 1). Ao pronunciar o antema, o papa usa vestes especiais. Ele auxiliado por doze sacerdotes segurando velas acesas. Invocando o nome de Deus Pai, Filho e Esprito Santo, o papa pronuncia uma solene maldio eclesistica. Conclui, declarando: "Ns o julgamos e condenamos ao fogo eterno, com Sat e seus anjos e todos os rprobos". Os sacerdotes respondem: "Fiat" (Que assim seja). Como vemos, a ICR considera a heresia (desacordo com a doutrina catlica) como sendo um crime. O Conclio de Trento e outros conclios da Igreja declaram que qualquer pessoa que discordar de pelo menos uma declarao doutrinria deve ser anatematizada. Quando o papa pronuncia o antema diz-se que ele est pronunciando uma sentena contra um criminoso. A Enciclopdia Catlica diz que o ritual do antema " bem calculado para infundir terror ao criminoso, a fim de conduzi-lo ao arrependimento". Para aqueles cujo crime a heresia arrepender-se significa renunciar a tudo que tiver dito ou feito em conflito com a doutrina catlica. Em outras palavras, a pessoa deve renunciar sua prpria conscincia e discernimento, e s concluses a que tiver chegado em seus esforos mximos para compreender os princpios bblicos. E deve submeter, incondicionalmente, a sua mente e a sua vontade a cada declarao doutrinria oficial da Igreja. Como veremos, a Lei Cannica diz que exigida a submisso inquestionvel da mente e da vontade.

Conforme a edio de 1913 da Enciclopdia Catlica a crena religiosa de uma pessoa est "fora do mbito do julgamento particular". Isso combina com o esprito que h por trs do ato de anatematizar as pessoas. (Nota 2). O papa atual (JP2) publicou uma nova edio da Lei Cannica. Conforme o Cnon 752, sempre que o papa ou o colgio dos bispos faz uma declarao referente f e moral, exigida dos "fiis cristos", "uma submisso religiosa do intelecto e da vontade" mesma. Alm disso, "eles devem ter o cuidado de evitar tudo que no estiver de acordo com essa declarao" (Nota 3 - (Cnon 752, "Cdigo de Lei Cannica", nova edio inglesa , Washington DC, da Canon Law Society of America, 1988, p. 247). Desse modo, contra a Lei Cannica da Igreja duvidar ou questionar qualquer doutrina catlica. Se algo for de encontro a essa lei, ento a pessoa que o fizer, estar cometendo um crime, tornando-se, portanto, um criminoso. E a Lei Cannica tem o castigo para esse criminoso.

Endosso
Conforme o Cnon de 1311, a Igreja tem o direito de "coibir os membros dissidentes da f crist". O Cnon de 1312 diz que as sanes podem levar as pessoas privao de "alguns bens espirituais e temporais". (Nota 4) (Ver o "Cdigo de Lei Cannica" de 1311/1312, p. 409). Os "bens espirituais" so os itens necessrios para se chegar ao cu. A Igreja acredita pode privar as pessoas dos mesmos, atravs da excomunho e do antema. Os "bens temporais" so os itens necessrios vida neste mundo. Neles se incluem as propriedades, a liberdade e os direitos individuais, conforme foram garantidos aos americanos pela sua "Carta de Direitos". A Igreja Catlica jamais renunciou s suas antigas prticas de matar as pessoas consideradas hereges. Pelo contrrio, o Santo Ofcio da Inquisio ainda existe na Cria Romana. Em 1965 [para dar nfase ao Ecumenismo] o seu nome foi mudado para Congregao para a Doutrina da F , cujo lder o Cardeal Joseph Ratzinger. (Nota 5). No dia 08/12/1854, o papa Pio IX emitiu a bula Ineffabilis Deus, declarando o Dogma da Imaculada Conceio de Maria. Aps definir o dogma, o papa disse que qualquer pessoa que se atrever "a pensar de modo diferente do que foi por ns definido, estar destruindo a sua f, deve ser cortada da Igreja e condenada por causa disso". O papa prosseguiu dizendo que se qualquer pessoa disser, ou escrever, ou expressar de qualquer outra maneira "os erros que imagina em seu corao", ter, portanto, de "submeter-se s penalidades de Lei". (Nota 6). A referncia do papa s penalidades legais significativa, tendo em

vista que um homem foi executado por heresia, 28 anos antes dessa bula ter sido emitida. Em 1826, um mestre escola espanhol foi enforcado por ter substitudo a expresso "Ave Maria" por "Louvado seja Deus", nas preces escolares. (Nota 7). (Paul Johnson, eminente historiador Catlico, "The History of Christianity", NY, Simon & Schuster, a Touchstone Book, 1995, p. 308). No dia 01/11/1950, o papa Pio XII emitiu a bula definindo o Dogma da Assuno de Maria. Concluiu a mesma dizendo: "Fica proibido a qualquer homem mudar esta nossa declarao, pronunciamento e definio, ou fazer qualquer tentativa de se opor ou desafiar a mesma". [quando a Igreja de Roma estiver novamente no controle mundial, o que pode acontecer, brevemente, com o estabelecimento do seu Estado Catlico Europeu, a partir da Unio Europia, ela ir novamente usar todas as suas prticas abusivas contra os que no rezarem pelo seu catecismo. Que ningum se iluda nesse ponto - A tradutora]. Tambm declarou o papa que qualquer pessoa que tentar fazer isso, incorrer na ira de Deus e dos apstolos Pedro e Paulo. (Nota 8). (Ver a bula papal "Magnificentissimus Deus"). Conforme o Dicionrio de Wesbster, "proibido" igual a "interditado", na linguagem catlica, e eqivale a "uma censura punitiva, cortando certas pessoas ou povos dos sacramentos, sepultamento cristo, etc." A significao geral da palavra "interdio" "decreto de proibio". Embora esta bula papal no ameace claramente com "as penalidades estabelecidas por lei", de algum modo ela implica em alguma forma de punio. A diferena entre o tom da bula de 1854 e o da bula de 1950 reflete o declnio no poder da ICR. Em 1854, um homem havia sido recentemente morto por heresia. Em 1950, a democracia estava se espalhando por muitos pases e o poder poltico da Igreja estava em declnio. Em 1950, o tipo de linguagem usado na bula de 1854 no iria causar uma boa imagem ICR [tendo em vista o desejo de engodar os ortodoxos e os protestantes, apresentando um papa amigo da democracia - a tradutora].

Concluso
A ICR cr que o papa tem o poder e a autoridade para condenar as pessoas ao inferno. O ritual do antema demonstra essa crena. Tenho ouvido muitos catlicos negar isso, dizendo que somente Deus pode condenar pessoas ao inferno. Mas basta que vejam o ritual do antema de 1913 e a declarao solene de excomunho do papa Inocncio III, que diz: "Excomungamos, anatemizamos, amaldioamos e condenamos..." (Nota 9 - (Paul Johnson, p.199). [Ora, se a Igreja infalvel e se os papas so tambm infalveis, ento nenhuma

de suas declaraes poder jamais ser revogada - a Tradutora]. A letra do antema uma demonstrao de que o papa cr que pode mandar as pessoas para o inferno. O terror que o antema causava uma demonstrao de que as pessoas tambm acreditavam nisso. Ento, foi esse o poder que os antemas conferiram aos papas sobre os governantes civis. (Veremos isso no captulo referente Intimidao Espiritual). O antema espiritual continua nos livros, o que significa que poder ser invocado a qualquer momento, quando a ICR achar conveniente faz-lo. Contudo, pelo menos por enquanto, poderia no ser considerado "religiosamente correto" usar o mesmo.

Bibliografia do captulo 2 - "Antemas"


1. Anathema in The Catholic Encyclopedia (1913 edition), Volume 1. This article is available on-line. The ritual is described in detail, with a lengthy quotation, on pages 2-3 of my print-out. http://www.newadvent.org/cathen/01455e.htm 2. Inquisition in The Catholic Encyclopedia (1913 edition), Volume 8. This article is available on-line. The quotation is from the second paragraph of the article. The Office of the Inquisition is an ecclesiastical institution for suppressing heresy. It is a permanent office with headquarters in Rome (described on pages 1 and 23-24 of my print-out). http://www.newadvent.org/cathen/08026a.htm For a Protestant perspective on the Inquisition, you can go to the following article. It is on the web site of Bart Brewer, who is a former Catholic priest. http://mtc.org/~bart/inquis.htm 3. Canon 752 in Code of Canon Law, Latin English edition, New English Translation (Washington, DC: Canon Law Society of America, 1988), page 247. 4. Canons 1311 and 1312 in Code of Canon Law, page 409. 5. Following is a link to an article on the Vaticans web site. http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/index.htm [Click on Profile.]

The Vatican web site is slow and it doesn't always come up. You can also find information about the change of name of the Office of the Inquisition at the following sites: http://www.geocities.com/iberianinquisition/office.html http://es.rice.edu/ES/humsoc/Galileo/Student_Work/Trial96/breu/timeline. html http://news.bbc.co.uk/hi/english/world/europe/newsid_1251000/1251677 .stm 6. Ineffabilis Deus (Apostolic Constitution on the Immaculate Conception). Encyclical of Pope Pius IX issued December 8, 1854. Near the end of this papal bull there is a section entitled The Definition. The statements that I described are in the last paragraph of that section. This encyclical is available on-line. http://www.newadvent.org/docs/pi09id.htm http://www.geocities.com/papalencyclicals/Pius09/p9ineff.htm http://www.catholic-forum.com/saints/bvm00013.htm http://www.geocities.com/papalencyclicals/Pius09/p9ineff.htm 7. Paul Johnson, A History of Christianity (New York: Simon & Schuster, a Touchstone Book, 1995), page 308. Paul Johnson is a prominent historian and a Catholic. 8.Munificentissimus Deus (Defining the Dogma of the Assumption), paragraph 47. Encyclical of Pope Pius XII issued November 1, 1950. This papal bull is available on-line. http://www.geocities.com/papalencyclicals/Pius12/P12MUNIF.HTM 9. Paul Johnson, A History of Christianity, page 199.

Captulo 3
O Conclio de Trento
O Conclio de Trento anatematizava qualquer cristo que discordasse de qualquer detalhe da doutrina catlica. Esses antemas jamais foram cancelados. Um antema significa que o papa tem ritualmente colocado algum sob uma solene maldio eclesistica. (Ver isso no captulo "Antemas".) O Conclio de Trento (1545-1564) foi a resposta catlica romana Reforma Protestante. Ele tomou todas as doutrinas em que os protestantes acreditavam, uma por uma, e declarou que qualquer pessoa que cresse em sequer uma delas seria "antema". (Nota 1 - Os

documentos elaborados no Conclio de Trento esto disponveis num livro, na Internet). Essas doutrinas incluem a autoridade papal, a prtica de indulgncias, a venerao a Maria e aos santos, e o uso de imagens. Desse modo, o Conclio de Trento anatematiza todo cristo que no seja catlico romano. A seguir, temos um exemplo dessas declaraes: "Se algum disser que o Cristo recebido na Eucaristia recebido apenas espiritualmente e no sacramental e realmente, que seja antema" ("Cnons sobre o Santssimo Sacramento da Eucaristia" - Cnon 8). O que realmente significa isso? O Cnon 1 declara que a hstia catlica real e substancialmente o corpo, sangue, alma e divindade de Jesus Cristo (e quem nisso no acreditar que seja antema).

Endosso Oficial Moderno do Conclio de Trento


As declaraes e antemas do Conclio de Trento jamais foram revogados. Pelo contrrio, eles so ratificados, tanto no Conclio Vaticano II (1962-1965), como no Catecismo da Igreja Catlica de 1992. Os documentos do Vaticano II citam o Conclio de Trento como autoridade para as declaraes, tanto no texto como nas anotaes. A Constituio Dogmtica da Igreja declara que o Vaticano II prope novamente os decretos dos trs conclios anteriores, um dos quais o de Trento. (Nota 2). O "Decreto do Treinamento Sacerdotal" diz que o Vaticano II estava continuando a obra iniciada pelo Conclio de Trento (Nota 3). O Catecismo da Igreja Catlica foi escrito com o propsito de resumir os ensinos essenciais e bsicos da ICR. Ele foi aprovado pelo papa JP2 e a traduo inglesa foi feita no ano 2000. Tem pargrafos numerados e foi publicado em muitas lnguas. O Conclio de Trento mencionado em 75 pargrafos do Catecismo Catlico. sempre mencionado de forma positiva e como fonte de autoridade. Alguns pargrafos o mencionam duas ou trs vezes. O pargrafo 9 do mesmo diz que o Conclio de Trento deu origem aos catecismos catlicos. Os outros 74 pargrafos do Catecismo mencionam ou citam o Conclio de Trento como fonte de autoridade, apoiando suas declaraes doutrinrias ou usando frases como" Desse modo, concordamos com o Conclio de Trento em que..." (Nota 4).

Os Antemas do Conclio de Trento No Podem Ser Revogados


Conforme o Catecismo da Igreja Catlica a doutrina catlica da infalibilidade se aplica no somente aos papas, mas tambm aos conclios da Igreja, (inclusive ao de Trento) (Nota 5).

Como resultado disso, as declaraes oficiais do Conclio de Trento so consideradas infalveis, no podendo, portanto, ser revogadas. A ICR deve achar conveniente no chamar a ateno das pessoas para esses antemas, embora no possa revog-los.

Concluso
No mais "religiosamente correto" falar sobre antemas. O vocbulo "antema" nem sequer aparece no Catecismo Catlico, assim como tambm j no aparece no mesmo o vocbulo "Inquisio". Contudo, tanto o Vaticano II como o Catecismo Catlico confirmam os decretos do Conclio de Trento e esses decretos ratificam os antemas. Nesse caso, os antemas ainda fazem parte do pacote doutrinrio - mesmo que a Igreja ache melhor no falar sobre os mesmos.

Bibliografia do captulo 3 - O Conclio de Trento


1. This article from a Baptist web site gives general information about the Council of Trent. It quotes a number of decrees relating to Evangelical doctrines. http://www.wayoflife.org/fbns/trent.htm This article is from a Catholic web site which is run by a Catholic priest. It has quotations from the Council of Trent on several subjects, including 11 decrees dealing with communion. http://www.trosch.org/chu/trent-1.htm This link gives the canons of the Council of Trent dealing with communion (the eucharist). http://codesign.scu.edu/arth12/text_counciloftrent.html The entire text of the Council of Trent is available on-line. http://history.hanover.edu/early/trent.htm http://history.hanover.edu/texts/trent/ctbull.html http://www.pax-et-veritas.org/Councils/trent/trent.htm 2. Lumen Gentium (Dogmatic Constitution on the Church), paragraph 51. In Austin Flannery (Editor), Vatican Council II: The Conciliar and Post Conciliar Documents, Volume 1, New Revised Edition, fourth printing (Northport, NY: Costello Publishing Company, 1998), page 412.

3. Optatum Totius (Decree on Priestly Training), Conclusion. In Austin Flannery (Editor), Vatican Council II: The Conciliar and Post Conciliar Documents, Volume 1, page 724. 4. You can check this out for yourself. Following are addresses for two web sites which have the Catechism of the Catholic Church with a search engine. http://www.christusrex.org/www2/kerygma/ccc/searchcat.html http://www.scborromeo.org 5. The Catechism of the Catholic Church (Washington, DC: U.S. Catholic Conference, 2000), Paragraph 891. This is available on-line. http://www.christusrex.org/www2/kerygma/ccc/searchcat.html http://www.scborromeo.org

Captulo 4
Ecumenismo
Existe uma agenda secreta por trs do Ecumenismo. Como veremos, os documentos oficiais da Igreja referentes ao Vaticano II mostram que o propsito por trs do Ecumenismo conduzir os protestantes e ortodoxos para dentro da ICR.

O Vaticano II e o Ecumenismo

O Conclio Vaticano II (1962-1965) elaborou 16 documentos oficiais. Ele tambm confiou a um grupo de eruditos catlicos a tarefa de preparar os detalhes de como aplicar os princpios e diretrizes do Conclio. Esse grupo de homens elaborou os documentos oficiais "psconciliares", a fim de mais completamente organizar o que havia sido feito no Conclio. As declaraes conciliares e ps-conciliares so publicadas em conjunto, na mesma obra, em dois volumes. O decreto do Vaticano II sobre o Ecumenismo declara que a atividade ecumnica no pode resultar na mudana de qualquer aspecto da f catlica. (Nota 1 - "Unitatis Reintegratio" - (Decreto do Ecumenismo), pargrafo 24. Austin Flannery, 1998, p. 470). Por exemplo, o Documento Ps-Conciliar No. 42 afirma que o propsito do Ecumenismo transformar o pensamento e o comportamento dos no-catlicos, de modo que, eventualmente, todos os cristos sejam reunidos numa nica igreja. Ele declara: "Acreditamos que essa unidade est na Igreja Catlica".

(Nota 2 - "Reflexes e Sugestes Referentes ao Dilogo Ecumnico". Documento Ps-Conciliar No. 42, vol. 1, Nova Edio revisada, 4a edio, ps. 540-541, sendo que esta citao est na p.41). Em outras palavras, a palavra "unidade" significa que todos os cristos devem tornar-se catlicos.

Inconsistncia
O Conclio de Trento anatematiza todo cristo que discorda de qualquer doutrina catlica. Seus antemas jamais foram cancelados. Um antema significa que o papa tem ritualmente colocado algum sob uma solene maldio eclesistica. (Ver captulos anteriores sobre Antemas e o Conclio de Trento). A moderna tcnica ecumnica de alcanar, de maneira amistosa e respeitosa, os "irmo separados" parece inconsistente com relao aos antemas do Conclio de Trento. Em 1302, o papa Bonifcio III declarou: " absolutamente necessrio salvao que toda criatura humana fique sujeita ao pontfice romano (o papa)." (Nota 3. Em 1849 e novamente em 1863, Pio IX declarou que ningum pode ser salvo fora da Igreja Catlica. (Nota 4 - Essas encclicas se encontram disponveis no Internet). Conforme a doutrina da infalibilidade, essas declaraes so infalveis. Desse modo, no podem ser revogadas. (Nota 5 - Catecismo da Igreja Catlica, j mencionado, # 891). Este livro foi editado em vrias lnguas. A liberdade de religio se ope Lei Cannica moderna (1988). O Cnon 1366 declara que os pais devem ser punidos com uma "justa penalidade", se permitirem que seus filhos sejam batizados e educados numa religio no catlica. A referncia ao batismo mostra que isto se refere s religies crists no catlicas romanas. (Nota 6 - Ver o Cnon 1366, Cdigo de Lei Cannica, edio Latim-Ingls, nova traduo, Washington DC, Canon Law Society, 1988, p. 427). At mesmo a Inquisio e a perseguio aos protestantes se baseiam na Lei Cannica. Durante a Inquisio, uma "justa penalidade" inclua coisas como ser torturado e queimado na estaca. (Ver o captulo referente Caa aos hereges). O Ecumenismo parece inconsistente com a doutrina de que "fora da Igreja Catlica Romana no h salvao". Tambm parece inconsistente com a Lei Cannica moderna.

Fala o Papa
Em seu discurso de abertura do Conclio Vaticano II, o papa Joo XXIII disse que a ICR tem se colocado contra os "erros" (desacordo com a doutrina catlica). Disse que a Igreja sempre os tem "condenado com

grande severidade". Falou que a Igreja, presentemente, est lidando com os "erros", em vez de "conden-los, a fim de demonstrar a validade do Catolicismo." (Nota 7 - Este discurso est disponvel na Internet "The opening Speech of Pope John XXIII, do Conclio Vaticano II. A preferncia atual por uma aproximao maior com as pessoas que discordam da doutrina catlica pode explicar a aparente discrepncia entre o Conclio de Trento e o Ecumenismo. A ICR est comprometida no dilogo ecumnico com os protestantes e os ortodoxos, chamando-os de "irmos separados" e falando como se respeitasse as suas crenas. Contudo, ao mesmo tempo em que o faz, a Igreja, por trs das cenas, continua declarando, oficialmente, que todos eles esto condenados ao inferno por causa de suas crenas [E devem morrer - a Tradutora]

Bibliografia do captulo 4 - Ecumenismo


1. Unitatis Redintegratio (Decree on Ecumenism), Paragraph 24. In Austin Flannery (Editor), Vatican Council II: The Conciliar and Post Conciliar Documents, Volume 1, New Revised Edition, fourth printing (Northport, NY: Costello Publishing Company, 1998), page 470. 2. Reflections and Suggestions Concerning Ecumenical Dialogue (Post Conciliar Document No. 42). In Austin Flannery (Editor), Vatican Council II: The Conciliar and Post Conciliar Documents, Volume 1, New Revised Edition, fourth printing, pages 540-541. The quotation is on page 541. 3. Pope Pius IX, Quanto Conficiamur Moerore (On Promotion of False Doctrines), August 10, 1863, paragraph 8. This encyclical is available on-line. http://www.geocities.com/papalencyclicals/Pius09/p9quanto.htm http://www.catholic-forum.com/saints/pope0255d.htm http://www.ewtn.com/library/ENCYC/P9QUANTO.HTM Pope Pius IX, Nostis et Nobiscum (On the Church in the Pontifical States), December 8, 1849, paragraph number 10. This encyclical is available on-line. http://www.geocities.com/papalencyclicals/Pius09/p9nostis.htm http://www.catholic-forum.com/saints/pope0255z.htm http://ewtn.com/library/ENCYC/P9NOSTIS.HTM 4. Pope Boniface VIII, Unam Sanctam, November 18, 1302. This short encyclical is available on-line. The quotation is at the very end of it. http://www.geocities.com/papalencyclicals/Bon08/B8unam.htm http://faculty.juniata.edu/tuten/unam.html http://www.catholicism.org/pages/unam.htm http://www.newadvent.org/docs/bo08us.htm

http://www.fordham.edu/halsall/source/b8-unam.html 5. Catechism of the Catholic Church (Washington, DC: U.S. Catholic Conference, 2000), paragraph 891. This book comes in numerous editions and languages. Because it has numbered paragraphs, statements can be accurately located in spite of the variety of editions. The Catechism is available on-line with a search engine. http://www.christusrex.org/www2/kerygma/ccc/searchcat.html http://www.scborromeo.org 6. Canon 1366, Code of Canon Law, Latin English edition, New English Translation (Washington, DC: Canon Law Society of America, 1988), page 427. Canon Laws provide the legal basis for everything that the Roman Catholic Church does. Even the Inquisition and the persecution of Protestants were based on Canon Law. 7. The Opening Speech of Pope John XXIII to the Second Vatican Council is available on-line. See the section entitled How to Repress Errors. http://www.christusrex.org/www1/CDHN/v2.html http://www.ourladyswarriors.org/teach/v2open.htm http://www.saintmike.org/Library/Papal_Library/JohnXXIII/Opening_Speech_VaticanII.html http://www.rc.net/rcchurch/vatican2/j23open.txt

Captulo 5
Intimidao Espiritual
O papa Inocncio III reinou de 1198 at 1216. Ele excomungou Markward Anweiler. Ao passar a sentena de excomunho, ele declarou: "Ns o excomungamos, anatemizamos, amaldioamos e condenamos". (Nota 1 - Paul Johnson, livro j citado, p.199). Inocncio III e outros papas reinavam sobre os reis e governantes seculares, atravs das "armas espirituais" da excomunho e do interdito. Essa armas funcionavam, porque os catlicos romanos acreditavam que o papa tinha o poder de priv-los da graa necessria para chegar ao cu. As pessoas excomungadas so cortadas da Igreja Catlica, dos servios eclesisticos, da sepultura crist e dos

sacramentos (batismo, confirmao, confisso, comunho, e matrimnio). (Nota 2 - Bruce Shelley, "Church History in Plain Language", 2a. edio atualizada, Nashville, Tennesse, Thomas Nelson Publishers, 1982, 1995, p. 185). Considerando que os catlicos crem que a Igreja e os sacramentos so indispensveis salvao, isso o mesmo que sentenci-los ao inferno. Em 1014, o papa Leo X excomungou a Igreja Ortodoxa. Isso quer dizer que todos os padres, freiras e leigos ortodoxos foram condenados ao inferno, a no ser que se arrependessem e se submetessem a Roma (Nota 3 - (Malachi Martin, "The Decline and Fall of the Roman Catholic Church", NYB, GP Putnams Sons, 1981, ps. 133,134). Malachi Martin, falecido recentemente, foi um padre catlico que viveu dentro do Vaticano e foi o confessor do papa Joo XXIII). Se um papa moderno quiser remover a excomunho contra os ortodoxos, quem sabe, poder ajudar os que ainda esto vivos. Mas durante quase mil anos os cristos ortodoxos viveram e morreram sob essa maldio. Os "interditos" so algo menos severo do que a excomunho. Eles so aplicados a um grupo de pessoas ou a uma nao inteira. O Batismo e os "ltimos Ritos" so permitidos, mas todos os demais sacramentos so proibidos. Se o papa entrar em conflito com um governante secular, ele pode colocar os sditos deste em interdito, a fim de pressionar o governante. Isso tem funcionado, pois os sditos desse governante fazem presso sobre o mesmo, a fim de que ele se submeta ao papa, esperando que o papa levante o interdito. (Nota 4) (Bruce L. Shelley, j citado, p. 185). Isso funciona, mas a que preo? O que acontecia s pessoas inocentes que nada tinham a ver com o conflito entre o seu governante e o papa? A elas era permitido receber os "ltimos Ritos". Mas isso s funcionava para as pessoas que sabiam estar morrendo. E quanto s pessoas que faleciam repentina e inesperadamente? E por causa do interdito elas no tinha direito de ter um sacerdote absolvendo-as dos seus pecados? Segundo a doutrina catlicas elas iam para o inferno. Ento, com efeito, o papa deseja enviar as pessoas para o inferno, a fim de conseguir poder poltico sobre os governantes. Os interditos foram usados, principalmente, na Idade Mdia. Mas, como veremos, eles foram usados, tambm, em 1962. [Na Ilha de Malta]. O papa Inocncio III (1198-1216) usou os interditos e a ameaa de interdito 85 vezes, a fim de forar os governantes seculares a se submeterem a ele. Foi to bem sucedido que os reis declaravam que o papa era o seu senhor feudal. Por exemplo, o Rei Joo da Inglaterra tornou-se vassalo do papa e lhe pagava um tributo anual. (Nota 5). [Infelizmente, os ingleses se esqueceram disso e agora esto desejando voltar ao redil do papa - a Tradutora]

Inocncio III usava roupas bordadas a ouro e pedrarias. Ele obrigava os reis e os cardeais a beijar-lhe os ps (Nota 6 - (Clifford Pereira, "Glimpses of Church History, 1200-1300" - Internet. Na bula papal "Deliberatio", Inocncio declarou: "Os reis reinam e os prncipes decretam a justia atravs de mim." (Nota 7 - Paul Johnson, j mencionado). O papa Bonifcio VIII reinou de 1294 a 1303. No dia 18/11/1302, ele emitiu a bula papal "Unam Sanctam", na qual declarava que o papa tem tanto o poder espiritual como o poder temporal. Declarou ainda que "no h salvao fora da submisso ao papa" (Nota 8 - Papa Bonifcio III, Unam Sanctam, 18/11/13023) Um dos incidentes mais famosos de excomunho aconteceu quando o papa Gregrio VII excomungou Henrique IV, Imperador do Sacro Imprio Romano. A fim de receber o perdo do papa, e ter sua excomunho anulada, Henrique IV foi obrigado a passar trs dias se arrependendo, em frente ao castelo onde o papa se encontrava. Estava terrivelmente frio (janeiro de 1077). Henrique IV passou a maior parte do tempo ajoelhado no gelo e na neve, chorando e implorando o perdo. Quando, finalmente, foi-lhe permitido entrar no castelo, o papa humilhou-o publicamente (Nota 9 - Malachi Martin, j citado, ps. 137145). Gregrio VII declarou que o papa tem o direito de depor reis e imperadores, de fazer leis, de exigir que os governantes seculares lhe beijem os ps. Disse ainda que ningum tem o direito de julgar o papa (Nota 10 - Paul Johnson, j citado, p. 140). A excomunho e os interditos so incidentes da histria antiga. Contudo, a autoridade e os procedimentos continuam existindo at hoje. O papa atual (JP2) emitiu uma nova edio da Lei Cannica (regulamentao legal da ICR). Os Cnones 1331 e 1332 tratam das punies s pessoas que tiverem sido excomungadas ou colocadas sob interdito. Os Cnones 1364 e 1399 tratam das penalidades e "delitos" (ofensas contra o Cnon). Essas penalidades incluem excomunho e interdio (Nota 11 - Cdigo de Lei Cannica j mencionado).

Intimidando os eleitores, em 1962


Um exemplo moderno de intimidao espiritual o das eleies de 1962, em Malta (uma pequena ilha no Mediterrneo, perto da Siclia). O Dr. Mark F. Montebello, um padre catlico da Ilha de Malta, escreveu uma srie de artigos intitulados "Direitos Civis na Era PsColonial em Malta". O terceiro artigo descreve como o arcebispo de Malta exigiu que os padres o ajudassem a evitar que os catlicos da ilha

votassem em Mintoff (o candidato do Partido Trabalhista), na eleio de 1962, em Malta. Conforme o Dr. Montebello, o arcebispo instruiu os padres a usar o sacramento da Confisso, a fim de coagir as conscincias dos eleitores catlicos. Ele ordenou que os padres ameaassem as pessoas com a condenao eterna. Ele tambm endossou a literatura que continha "intimidaes medievais" (espcie de intimidao espiritual usada na Idade Mdia). (Nota 12). Este assunto pode ser visto na Internet. A Igreja Catlica declarou oficialmente que era pecado mortal votar em Mintoff. Os padres que se recusaram a colaborar foram silenciados. Alguns deles foram obrigados a sair de Malta e se tornar missionrios em pases estrangeiros (Nota 13 - E. C. Chembry "A Fabricao de Uma Declarao", artigo sobre Mintoff, o candidato do P.T. nas eleies de Malta) Os catlicos de Malta que votaram em Mintoff foram colocados sob interdito. Era pecado mortal votar em Mintoff e os catlicos que nele votaram foram expulsos da vida da Igreja e dos sacramentos. Foi-lhes negado o sepultamento cristo. Em vez disso, foram sepultados numa seo do cemitrio chamada "as profundezas vermelhas", dando a entender que alma do defunto fora condenada. Um cidado de Malta confirma: "A Igreja Catlica usava o plpito, o confessionrio, a mdia e at mesmo os comcios pblicos, numa vigorosa campanha. Perguntei a meu pai sobre a sua experincia. Quando ele foi se confessar, o padre indagou-lhe se pretendia votar na eleio geral e recusou-se a dar-lhe absolvio" (Nota 14 - (Joe Mizzi, "Liberdade de Conscincia". A Igreja Catlica classifica dois tipos de pecados: pecado mortal, (o tipo mais grave), e pecado venial (o tipo menos grave), (Nota 15) conforme o Catecismo Catlico j mencionado. Segundo a doutrina catlica, se algum morre em pecado mortal vai direto para o inferno. (Nota 16). Para que o pecado mortal seja perdoado, o catlico precisar se confessar, a fim de receber a absolvio do padre (Nota 17), conforme os pargrafos 1395, 1424, 1449, 1484 e 1497 do referido Catecismo. Ento o que aconteceu com os catlicos de Malta? 1. Segundo a Igreja, eles cometeram pecado mortal. 2. Foram colocados sob interdito, e, portanto no podiam ter o seu pecado mortal perdoado pelo padre. 3. Desse modo, morreram em pecado mortal, o que, segundo a doutrina catlica, significa que foram para o inferno. No h exceo. A uma pessoa sob interdito permitido receber os "ltimos Ritos". Contudo isso exige que:. Segundo 1. A pessoa esteja beira da morte e tenha conscincia de que est morrendo. 2. Que apesar de estar morrendo, esteja em boa forma mental e fsica, a ponto de poder olhar para o padre (ou pedir a algum amigo que o faa em seu lugar). 3. Que seja capaz de conseguir um padre que deseje ajud-la. 4.

Que o padre chegue a tempo de ministrar os "ltimos Ritos", antes que a pessoa moribunda falea, segundo a doutrina catlica, pois a est toda a diferena entre o cu e o inferno [Eu gostaria de perguntar: onde a ICR conseguiu encontrar essas instrues na Bblia?]

Bibliografia do captulo 5 - Intimidao Espiritual


1. Paul Johnson, A History of Christianity ( New York: Touchstone, Simon & Schuster, 1976, 1995), page 199. Paul Johnson is a prominent historian and a Catholic. 2. Bruce L. Shelley, Church History in Plain Language, Updated Second Edition (Nashville, Tennessee: Thomas Nelson Publishers, 1982, 1995), page 185. 3. Malachi Martin, The Decline and Fall of the Roman Church (New York, G.P. Putnams Sons, 1981), pages 133-134. Malachi Martin recently died. He was a Catholic priest, a Vatican insider, and the personal confessor of Pope John XXIII. 4. Bruce L. Shelley, Church History in Plain Language, page 185. 5. Bruce L. Shelley, Church History in Plain Language, pages 185-186. 6. Clifford Pereira, Glimpses of Church History, 1200 - 1300". On-line article. http://www.goa-world.net/overseas-digest/Archives%202/history %208.html 7. Paul Johnson, A History of Christianity, page 199. 8. Pope Boniface VIII, Unam Sanctam, November 18, 1302. This is a short encyclical. The quotation is at the very end of it. This papal bull available on-line. http://www.geocities.com/papalencyclicals/Bon08/B8unam.htm http://faculty.juniata.edu/tuten/unam.html http://www.catholicism.org/pages/unam.htm http://www.newadvent.org/docs/bo08us.htm http://www.fordham.edu/halsall/source/b8-unam.html 9. Malachi Martin, The Decline and Fall of the Roman Church, pages 137-145. 10. Paul Johnson, A History of Christianity, pages 196-197. Malachi Martin, The Decline and Fall of the Roman Church, page 140.

11. Code of Canon Law, Latin-English Edition, New English Translation, pages 416, 427-435. Washington, DC: Canon Law Society of America, 1998. 12. Dr. Mark F. Montebello, Civil Rights in Maltas Post-Colonial Age, Part III, Independence According to the British, first subheading, The Most Shameful Episode. This article is available on-line. The information is on page 1 of my print-out. http://www.maltamag.com/features/civil_rights3.html 13. E.C. Schembri, The Making of a Statesman. This is an article about Mintoff, the Labor Party candidate in Maltas 1962 election. The information is on page 2 of my print-out. http://members.tripod.com/~bezzul/mintoff2.html 14. Joe Mizzi, Liberty of Conscience. On-line article by a citizen of Malta. http://www.justforcatholics.org/a76.htm 15. The Catechism of the Catholic Church (Washington, DC: U.S. Catholic Conference, 2000), Paragraphs 1854-1856, 1863. The Catechism summarizes the essential and basic teachings of the Roman Catholic Church. It was approved by Pope John Paul II in 1992 and the English translation was released in 1994. The latest English edition was printed in 2000. It is available on-line, with a search engine. http://www.christusrex.org/www2/kerygma/ccc/searchcat.html http://www.scborromeo.org 16. The Catechism of the Catholic Church, Paragraphs 1033, 1874. 17. The Catechism of the Catholic Church, Paragraphs 1395, 1424, 1449, 1484, 1497.

Captulo 6
Caando os Hereges
Agostinho viveu de 354 d.C. at 430 d.C. Ele visualizava uma sociedade ideal, tendo a ICR como centro, governando todos os aspectos da vida humana. Sua sociedade ideal exigia conformidade entre a crena e a prtica. Agostinho ensinou que era lcito e necessrio que a ICR fizesse isso acontecer, mesmo que significasse obrigar as

pessoas a concordar. Isso deu ICR o fundamento teolgico para perseguir os hereges e, portanto, Inquisio. Durante mais de mil anos, a ICR caou os hereges e os liquidou. Alguns desses "hereges" eram pessoas de crenas estranhas. Mas, como iremos ver em seguida, muitas delas eram cristos bblicos. Jesus predisse que os verdadeiros cristos seriam perseguidos e mortos, conforme Joo 16:2: "Expulsar-vos-o das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidar fazer um servio a Deus". Por "heresia" a Igreja entende qualquer "obstinao, dvida ou negao" de sua doutrina oficial. (Nota 2 - Cnon 751, do Cdigo de Lei Cannica, j mencionado). Conforme este Cnon, a heresia diz respeito s pessoas que tenham sido batizadas. Contudo, muitos catlicos foram batizados na infncia, quando ainda no podiam optar sobre o assunto. A Lei tambm no esclarece se isto se aplica somente aos catlicos batizados, de modo que pode ser interpretada como aplicvel tambm s pessoas batizadas no Protestantismo. Durante a Reforma Protestante, as pessoas nascidas e criadas no Protestantismo eram mortas como "hereges". Tendo comeado em cerca de 1080, houve muitos casos em que eruditos quiseram traduzir a Bblia na lingua do povo comum, contudo isso foi proibido pelos papas, pelos conclios da Igreja e pelos bispos individuais (Nota 3 - Paul Johnson, obra j mencionada, p. 273). William Tyndale foi queimado como herege por ter traduzido a Bblia para o Ingls. (Nota 4 - Tyndale, William, na "World Book Encyclopedia 2000, em CD-Rom). As pessoas eram queimadas " hereges" na estaca por possurem e lerem a sua traduo (Nota 5). Durante sculos, os valdenses e outros cristos bblicos (que jamais haviam sido batizados no Catolicismo) foram perseguidos como "hereges'. As doutrinas que tm sido sempre desafiadas incluem a autoridade papal, o purgatrio, as indulgncia, a venerao a Maria e aos santos e a transubstanciao (doutrina que trata da presena de Jesus Cristo em corpo, sangue, alma e divindade, em cada fragmento da hstia consagrada). Algumas doutrinas catlicas entram em conflito com a clara significao da Escritura. Com resultado, as pessoas que lem a Bblia sozinhas, logo duvidam e comeam a questionar essas doutrinas. [Foi esse o caso da autora do livro e da tradutora, que foram catlicas durante quase uma vida inteira, at que comearam a ler e pesquisar a Bblia - a Tradutora]. A maneira de evitar esse problema foi proibir que o leigo lesse a Bblia, expediente usado pela Igreja durante centenas de anos. As pessoas eram queimadas como "hereges" caso possussem ou lessem a traduo de Tyndale. (Nota 5 - Quem quiser sentir melhor essa poca, leia o livro "Gods Outlaw" , de Brian H. Edwards, da

Inglaterra, Evangelical Press, 1976, o qual pode ser conseguido nas livrarias regulares). Durante sculos os cristos foram proibidos de possuir as Escrituras em qualquer idioma, inclusive no Latim. (Nota 6 - Paul Johnson, obra j citada, ps. 254, 255 e 273). Com a Reforma Protestante, a Bblia foi traduzida para o Ingls, o Alemo e outros idiomas. Com a inveno da imprensa, as cpias da Bblia se tornaram to numerosas que j no mais puderam ser suprimidas. Exatamente por isso que pessoas (abenoadas) como ns, que no somos eruditos em Latim, podemos ler a Bblia nos dias de hoje.

Hereges Cristos
Quem eram alguns dos "hereges" cristos perseguidos pela Igreja de Roma? Gostaria de apresentar-lhes os valdenses, tambm chamados "Vaudois". Quando os "hereges" eram caados, seus escritos eram confiscados e queimados, de modo que sempre difcil saber o que eles realmente ensinavam. (Nota 7 - Paul Johnson, obra j citada, ps. 119120). Contudo, sabemos o que os valdenses ensinavam, porque os seus escritos sobreviveram. Em alguns casos os valdenses eram parecidos com os franciscanos. Ambos os grupos ensinavam o mrito da pobreza e da simplicidade. Tinham ambos pregadores pobres, humildes e itinerantes, que andavam descalos e se vestiam como camponeses pobres. (Nota 8 - Gabriel Audisio, traduzido por Claire Davidson - "The Waldensians Dissents: Persecution and Survival", Inglaterra, Cambridge University Press, 199, ps. 11-12. Tambm na obra "Francis Saint Conversion", na Internet, no "Encyclopedia.com".) Como veremos, o papa examinou os valdenses e neles no encontrou heresia alguma. Contudo, veio mais tarde outro papa, o qual reverteu essa deciso [ o caso de indagar: qual dos dois papas era infalvel, se todos se consideram infalveis? - a Tradutora] Quem eram esses homens e mulheres que suportaram sculos de perseguio por causa de sua f? Os valdenses. Um dos valdenses mais famosos foi Pedro Waldo (1140-1218), um rico mercador de Lyon, Frana. Ele indagou a um padre como poderia viver segundo Jesus Cristo. O padre citou as palavras de Jesus em Mateus 19:21: "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e d-o aos pobres, e ters um tesouro no cu; e vem, e segue-me". Waldo fez proviso financeira, a fim de amparar a famlia, distribuiu o restante de sua fortuna com os pobres, memorizou as Escrituras e comeou a pregar.

Alguns eruditos acreditavam que Pedro Waldo fosse o fundador dos valdenses. Contudo, existe forte evidncia de que ele tenha adotado o sobrenome "Waldo" por causa de sua associao com os valdenses. (Nota 9 - Bruce Lee Shelley, j mencionado, ps. 207-208, e Bill Jackson, "Waldenses", obras que os encorajo a ler, na Internet. O Dr. Jackson combina uma excelente erudio com coloridas pinceladas sobre esse povo herico.)
"http//www.angelfire_com/ky/dodone/NA5.html".)

Os valdenses viajavam em pares, pregando o evangelho. Como j foi dito, eram pessoas humildes, que acreditavam na "pobreza apostlica". Andavam descalos, desprovidos de bens materiais, e compartilhavam tudo que possuam. Seu ensino era ortodoxo. Contudo, eram considerados uma ameaa aos membros do clero romano, por terem estabelecido padres morais que o colocavam em desvantagem. (Nota 10 - Paul Johnson, obra j citada, p. 201). A humildade e pobreza voluntria dos valdenses faziam um chocante constraste com o orgulho e o luxo da hierarquia romana. Um exemplo principal era o papa Inocncio III, que viveu entre 1198 e 1216, poca dos valdenses. Inocncio usava roupas bordadas a ouro e pedras preciosas. Ele tambm obrigava os reis e cardeais a lhe beijarem os ps. (Nota 11 - Clifford Pereira, j citado). Inocncio afirmava que "o papa menos do que Deus e mais do que homem" (Nota 12 - Bruce Shelley, j citado, p. 185) Outro exemplo o do papa Bonifcio VIII, que reinou de 1294 a 1303. Ele dizia: "Sou Csar. Sou o Imperador". Usava uma coroa cravejada de pedras preciosas, incluindo: 48 rubis, 45 esmeraldas, 72 safiras e 66 grandes prolas. (Nota 13 - Bruce Shelley, obra j citada, p. 215). Ele declarou: "Para obter a salvao necessrio que a criatura humana fique sujeita ao pontfe romano" (Nota 14). Sua encclica est disponvel na Internet. As crenas dos valdenses eram embasadas na Bblia, especialmente nos Evangelhos. Eles achavam que no havia necessidade alguma de quem interepretasse a Bblia, visto como esta fala por si mesma. Seria necessrio apenas que se colocasse a Blbia nas mos do povo. Waldo era francs e encarregou dois padres de traduzir a Bblia para esta lngua, a comear dos Evangelhos. Logo que o primeiro Evangelho ficou pronto, Waldo o aplicou, literalmente, sua vida e comeou a pregar s pessoas (Nota 15 - Gabriel Audisio, obra j citada, p.11). Em 1179, o papa Alexandre III no conseguiu encontrar qualquer heresia entre os valdenses. Contudo, pelo fato de serem leigos, eles os probiiu de pregar, a no ser que para isso fossem requisitados por um bispo. O Arcebispo de Lyon ordenou que Waldo deixasse de pregar. Waldo logo citou Atos 5:29: "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens". E ento o Arcebispo o excomungou.

Em 1184, o papa Lcio III excomungou Waldo e seus seguidores (Nota 16 - Bruce L. Shelley, j citado, ps. 206-209). Em 1211, mais de oitenta valdenses foram queimados na estaca, sob acusao de "heresia". A essa perseguio seguiram-se sculos de perseguio, (Nota 17). Por causa da perseguio, os valdenses se esconderam e foram se espalhando por outros pases, especialmente pela Itlia, Sua e ustria. O furor da perseguio contra eles ficou demonstrado no fato de que, em apenas um ano, 900 valdenses foram mortos na Itlia, e outros doze mil foram postos na priso, onde a maioria pereceu. Mesmo assim, de algum modo, os pregadores itinerantes continuaram mantendo laos atravs de toda a Europa. (Nota 18 - Gabriel Audisio, obra j citada. Tambm, J. McCabe, em "Waldensians", na Internet. Os valdenses sobreviveram at o Sculo XVI, quando, ento, se juntaram Reforma Protestante. Em 1848, o governo italiano concedeulhes emancipao, quando, finalmente, ficaram livres da perseguio. (Exceto na poca de Mussolini, que os perseguiu durante a II Guerra Mundial). Ainda hoje existem igrejas valdenses. (Nota 19 - Gabriel Audsio, j citado, ps. 189-190).

A Inquisio
Um dos mtodos usados para suprimir os valdenses e outros "hereges" foi a Inquisio. Ela comeou em 1180, quatro anos antes de Waldo ter sido excomungado pelo papa. De 1180 at 1230, a ICR preparou a legislao cannica (Lei Cannica) contra a heresia. Criou um tribunal permanente, a cargo dos frades dominicanos, o qual ficou sendo conhecido como "Inquisio". A Inquisio usava mtodos condenados nas cortes seculares normais. Usava informantes annimos. s pessoas acusadas no era permitido saber quem as havia acusado e no tinham o direito de conseguir quem as defendesse. s pessoas era permitido acusar os seus inimigos. Aos inquisidores era permitido usar a tortura, para conseguir que o acusado "confessasse". Uma vez que a pessoa fosse acusada, algum tipo de punio lhe era infligido. Se os oficiais seculares se recusassem a punir as vtimas, eles mesmos poderiam se transformar em vitimas. (Nota 20 - Paul Johnson, j citado, ps. 253-255, e Bruce Shelley, ps. 211-212). Se uma quantidade suficiente de testemunhas confirmasse que o acusado era realmente culpado, ele seria condenado. E teria de escolher entre confessar e renunciar aos seus "erros", ou ento se calar e ser queimado. Se confessasse, ficaria na priso pelo resto da vida, mas seria poupado da estaca. (Nota 21 - Bruce Shelley, j citado, p. 231). Quando os governos seculares tentavam resistir aos mtodos da Inquisio, os papas os pressionavam com a excomunho e colocavam

os seus sditos em interditos. J explicamos, anteriormente, em que consistiam esses interditos, no captulo "Intimidao Espiritual". Por exemplo, o Rei Eduardo VII protestou contra a tortura, dizendo que esta era contra a lei inglesa. O papa Clemente V lhe disse que a lei da ICR era maior do que a lei da Inglaterra. O papa assim falou: "Fomos informados de que vs proibistes a tortura como sendo contrria s leis de vossa terra. Ordeno-vos, imediatamente, que vos submetais aos homens da tortura". (Nota 22 - Dave Hunt, "A Mulher Montada na Besta", Editora Actual, Porto Alegre, RS, 2001, traduzido pela mesma tradutora deste livro). O papa dava ordens ao rei da Inglaterra e este obedecia. A nao inglesa deu um gigantesco passo para trs e comeou a torturar os seus cidados. A Inquisio era financiada pelo confisco das propriedades das pessoas condenadas, assim conseguindo verba para as suas operaes. Esse era um dos motivos mais fortes para obrigar a vtima a "confessar". [Esse horror poder repetir-se, quando a ICR estiver, novamente, dando as cartas - a Tradutora]. Na Espanha, os inquisidores costumavam ficar com todo o dinheiro. Noutros pases, o dinheiro era dividido entre os inquisidores e o Vaticano. (Nota 23 - Paul Johnson, j citado, p. 308). Nem mesmo o tmulo servia de proteo para o confisco de propriedades. Cadveres de homens e mulheres eram acusados de heresia e isso permitia que os inquisidores os exumassem, julgassem e se apossassem das propriedades dos seus herdeiros (Nota 24 - Dave Hunt, obra j citada, p.257.) Algumas pessoas eram acusadas de heresia por motivos absurdos. Certo homem deixou de tirar o chapu, quando passava uma procisso pela rua. Estava chovendo e ele teve de pagar um alto preo por ter resolvido permanecer enxuto. Foi acusado de "blasfmia ordinria e extraordinria". Teve as mos amputadas, a lngua arrancada com uma pina e, em seguida, foi queimado vivo (Nota 25 - Paul Johnson, j citado, p. 308) [J pensaram na ICR novamente governando todos ns, atravs de um ditador mundial? - a Tradutora] Em 1545, a Inquisio publicou o "Index Librorum Prohibitorum". Os catlicos eram ameaados de condenao se lessem os livros ali contidos. O Index continha todos os livros dos autores protestantes, bem como as suas Bblias. Na Espanha, possuir um desses livros era motivo de condenao. O Index continuou vigorando, at que o papa Paulo VI o aboliu, em 1959 (Nota 26 - Bruce Shelley, j citado, p 274) [Isso foi feito tendo em vista o lanamento do prximo Conclio Vaticano II, e do Ecumenismo que nele seria lanado oficialmente - a Tradutora]. No sculo XVIII, a Inquisio ficou sem verba e se tornou inativa. Sua ltima execuo foi no incio do Sculo XIX (1826). Um mestre escola espanhol foi executado por ter substitudo nas preces escolares a

frase "Ave Maria" por "Louvado seja Deus" (Nota 27 - Paul Johnson, obra citada, p. 308) O Santo Ofcio da Inquisio ainda existe, no Vaticano. Em 1965 (final do Conclio Vaticano II), o seu nome foi trocado para "Congregao para a Doutrina da F", sob a liderana do Cardeal Joseph Ratzinger. (Nota 28).

Concluso
Houve uma grande variedade de cristos "hereges". De um lado, estavam os valdenses, que eram simples e humildes, tentando viver conforme os preceitos da Blbia. Quando ordenados a deixar de pregar, continuaram pregando. Do outro lado, havia pessoas como Wycliffe, que gritava coisas inflamadas. Ele comeou como um reformador catlico e, eventualmente, tornou-se protestante. Ensinava que o governo ingls deveria remover os corruptos clrigos romanos e lhes confiscar as propriedades. Afirmava que o papa era o prprio Anticristo, "o homem do pecado, o filho da perdio, o qual se ope, e se levanta contra tudo o que se chama Deus..." (2 Tessalonicenses 2:3-4). Eram palavras de um lutador e o papa ficou furioso. Wycliffe morreu de morte natural. Seus seguidores (os Lolardos) foram severamente punidos. (Nota 29 - Bruce Shelley, ps. 225-231). Tambm ver "Lolardry", na Internet: Ser que Jesus e os discpulos matavam as pessoas que falavam coisas ofensivas contra eles? Elias invocou fogo sobre os sacerdotes de Baal. E Jesus? "E os seus discpulos, Tiago e Joo, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desa fogo do cu e os consuma, como Elias tambm fez? Voltando-se, porm, repreendeu-os, e disse: Vs no sabeis de que esprito sois". (Lucas 9:54,55). Existe uma histria antiga sobre um homem que perguntou a uma mulher: "Voc dormiria comigo por um milho de dlares?" Ao que ela respondeu: "Por um milho de dlares, bem, poderia ser..." Ao que ele continuou: "voc poderia dormir comigo por cinco dlares?". Ela respondeu: "Que tipo de mulher voc acha que eu sou?" O homem completou: "O assunto j estava decidido, apenas eu quis regatear o preo...". Como vemos, um milho de dlares um argumento forte. Acusar publicamente o papa de ser o Anticristo tambm uma provocao forte... Matar hereges por causa de suas convices religiosas jamais poderia ser justificvel. como disse um certo homem: "Ou a vtima resiste e eles matam o seu corpo, ou ento ela se rende, negando a prpria conscincia e, ento, lhe matam a alma". (Nota 30).

Bibliografia do captulo 6 - Caando os "Hereges"


1. Paul Johnson, A History of Christianity (New York: Touchstone, Simon & Schuster, 1995), pages 112-119. Paul Johnson is a Catholic and a prominent historian. Bruce L. Shelley, Church History in Plain Language, Updated 2nd Edition (Nashville, Tennessee: Thomas Nelson Publishers, 1995), page 128. 2. Canon 751, Code of Canon Law, Latin-English Edition, New English Translation (Washington, DC: Canon Law Society of America, 1989), page 247. According to Canon 751, heresy applies to people who have been baptized. However, most Catholics are baptized as infants, when they have no say in the matter. Also, the law does not say that it only applies to baptized Catholics, so it could be interpreted to apply to people who have been baptized as Protestants. During the Protestant Reformation, people who had been born and raised Protestant were killed as heretics. For centuries, the Waldensians and other Biblebelieving Christians (who were never baptized as Catholics) were persecuted as heretics. In Spain, Jews and Muslims (unbaptized people) were persecuted as heretics. 3. Paul Johnson, A History of Christianity, page 273. 4. Tyndale, William in the World Book Encyclopedia 2000 (on CDRom). Information about William Tyndale is available on-line. http://www.hertford.ox.ac.uk/alumni/tyndale.htm http://www.loc.gov/loc/lcib/9707/web/tyndale.html http://www.cantonbaptist.org/halloffame/tyndale.htm http://www.williamtyndale.com/0welcomewilliamtyndale.htm http://www.llano.net/baptist/tyndale.htm 5. If you want to get a feel for the times, then read the book Gods Outlaw by Brian H. Edwards (England: Evangelical Press, 1976, 1999). This book is available at regular book stores. 6. Paul Johnson, A History of Christianity, pages 254-255; 273. 7. Paul Johnson, A History of Christianity, pages 119-120. 8. Gabriel Audisio (translated by Claire Davison), The Waldensian Dissent: Persecution and Survival (Cambridge, England: Cambridge University Press, 1999), pages 11-12. Francis, Saint and Francis, Saint, Conversion in Encyclopedia.com (an on-line encyclopedia published by Columbia University; it has a search engine).

http://www.encyclopedia.com/articles/04681.html http://www.encyclopedia.com/articles/04681Conversion.html 9. Bruce L. Shelley, Church History in Plain Language, pages 207-208. Dr. Bill Jackson, Waldenses. This article is on-line. I encourage you to read it. Dr. Jackson combines excellent scholarship with touching portraits of heroic people. http://www.angelfire.com/ky/dodone/NA5.html 10. Paul Johnson, A History of Christianity, page 251. 11. Clifford Pereira, Glimpses of Church History, 1200 - 1300". On-line article. http://www.goa-world.net/overseas-digest/Archives%202/history %208.html 12. Bruce L. Shelley, Church History in Plain Language, page 185. 13. Bruce L. Shelley, Church History in Plain Language, page 215. 14. Pope Boniface VIII, Unam Sanctam, November 18, 1302. This short encyclical is available on-line. The quotation is at the very end of it. http://www.geocities.com/papalencyclicals/Bon08/B8unam.htm http://faculty.juniata.edu/tuten/unam.html http://www.catholicism.org/pages/unam.htm http://www.newadvent.org/docs/bo08us.htm http://www.fordham.edu/halsall/source/b8-unam.html 15. Gabriel Audisio, The Waldensian Dissent: Persecution and Survival, page 11. 16. Bruce L. Shelley, Church History in Plain Language, pages 206-209. 17. Waldenses in Encyclopedia.com. http://www.encyclopedia.com/articles/13592.html 18. Gabriel Audisio, The Waldensian Dissent: Persecution and Survival (Cambridge, England: Cambridge University Press, 1999), summary from the back cover of the book. J. McCabe, The Waldensians. This article is on-line. http://orthodox.truepath.com/articles/catholicism/oppression/Waldensian s.htm 19. Gabriel Audisio, The Waldensian Dissent: Persecution and Survival, pages 189-190. Waldenses in Encyclopedia.com.

http://www.encyclopedia.com/articles/13592.html J. McCabe, The Waldensians. This article is on-line. http://orthodox.truepath.com/articles/catholicism/oppression/Waldensian s.htm Dr. Bill Jackson, Waldenses. This article is on-line. http://www.angelfire.com/ky/dodone/NA5.html 20. Paul Johnson, A History of Christianity, pages 253-255. Bruce L. Shelley, Church History in Plain Language, pages 211-212. 21. Bruce L. Shelley, Church History in Plain Language, page 231. 22. Dave Hunt, A Woman Rides the Beast (Eugene, Oregon: Harvest House Publishers, 1994), page 246. 23. Paul Johnson, A History of Christianity, page 308. 24. Dave Hunt, A Woman Rides the Beast, page 253. 25. Paul Johnson, A History of Christianity, page 353. 26. Bruce L. Shelley, Church History in Plain Language, page 274. 27. Paul Johnson, A History of Christianity, page 308. 28. Following is a link to an article on the Vaticans web site. http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/index.htm [Click on Profile.] The Vatican web site is slow and it doesn't always come up. You can also find information about the change of name of the Office of the Inquisition at the following sites: http://www.geocities.com/iberianinquisition/office.html http://es.rice.edu/ES/humsoc/Galileo/Student_Work/Trial96/breu/timeline. html http://news.bbc.co.uk/hi/english/world/europe/newsid_1251000/1251677 .stm 29. Bruce L. Shelley, Church History in Plain Language, pages 225231. Lolladry in Encyclopedia.com. http://www.encyclopedia.com/articles/07588.html 30. Quoted in Paul Johnson, A History of Christianity, page 318.

Captulo 7
Credenciais
A ICR afirma que os primeiros cristos eram catlicos romanos e que (sem considerar a Igreja Ortodoxa), todos os cristos eram catlicos romanos, at chegar a Reforma Protestante. Ela afirma tambm que o Apstolo Pedro foi o seu primeiro papa, tendo governado a partir de Roma. Mas ser que essas afirmaes conseguem passar no teste da histria, ou so apenas falsas credenciais?

Constantino
Em 28/10/0312, o imperador romano Constantino encontrou-se com o Bispo Milcades (Mais tarde os catlicos romanos iriam referir-se ao mesmo como o papa Milcades, de Roma). Milcades era assistido por Silvestre, um romano que falava o Latim clssico e servia de intrprete. No dia anterior, Constantino tinha visto um sinal nos cus. Uma cruz em frente do sol. Ele ento ouviu uma voz que lhe dizia: "Com este sinal, vencers". Mandou que se pintassem cruzes nos escudos dos seus soldados. Constantino ganhou uma batalha importante e ficou convencido de que fora por causa do poder daquele sinal que havia visto no cu. Pediu dois dos cravos usados na crucificao de Jesus. Um dos cravos ele mandou colocar nas rdeas do seu cavalo e o outro foi usado para fazer parte de sua coroa, significando que iria governar o Imprio Romano em nome de Cristo. (Nota 1 Malachi Martin, j citado, ps. 32-33). O fato de Constantino ter visto a cruz e o sol em conjunto pode ser explicado pelo fato de que ele adorava o deus sol, conquanto, ao mesmo tempo, professasse ser cristo. Depois de sua "converso", ele construiu um Arco do Triunfo, representando o deus sol (o invicto sol). Suas moedas apresentavam a efgie do sol. Ele mandou fazer, para a sua nova cidade, Constantinopla, uma estatua do deus sol, tendo nela mandado esculpir o seu prprio rosto. Escolheu o domingo, dia do deus sol, para o ser o dia do descanso, durante o qual ficou proibido trabalhar (Nota 2 - Paul Johnson, ps. 67-68). Constantino declarou que um medalho do deus sol (cavalgando numa carruagem) representava Jesus Cristo. Durante o seu reinado, muitos cristos aderiram adorao ao deus sol e religio de Constantino. Eles oravam de joelhos na direo do Oriente (ao nascer do sol). Diziam que Jesus Cristo conduzia sua carruagem atravs do firmamento (como o rei sol). Faziam o seu culto religioso no domingo,

honrando o deus sol. Por isso "sun = sol, deu Sunday = Dia do Sol". Os dias da semana eram nomeados conforme os nomes das divindades pags do Imprio Romano, da que "Saturday = Sbado, o dia de Saturno". Celebravam o dia do nascimento de Jesus em 25 de dezembro, quando os adoradores do deus sol celebravam o nascimento do sol, no solistcio do inverno (Nota 3 - Malachi Martin, p.23. Paulo Johnson, p. 67). Os historiadores discordam quanto ao fato de Constantino ter-se tornado cristo. O seu carter certamente no refletia os ensinos de Cristo. Ele era venal, violento e supersticioso. Seu procedimento "ecumnico" de adorar, ao mesmo tempo, o Deus dos cristos e o deus sol deve ter sido uma tentativa de jogar em dois times (um esprito que pode ser visto em alguns americanos ricos, que financiam dois candidatos opostos, ao mesmo tempo. No lhes importa quem saia vencedor nas eleies. O que lhes interessa ganhar o favor do candidato vencedor). Constantino tinha pouco respeito pela vida humana. Era conhecido pelos assassinatos em massa que fazia em suas campanhas militares. Obrigava os prisioneiros de guerra a lutar com as feras, em troca de suas prprias vidas. Fez com que vrios membros de sua famlia (inclusive a segunda esposa) fossem executados por motivos duvidosos. Esperou at o momento em que estava morrendo para receber o batismo (Nota 4 - Paul Johnson, j citado, ps. 68-69). Constantino queria uma igreja estatal, com os hierarcas cristos agindo como seus servidores civis. Ele se auto-intitulava bispo, dizendo ser o intrprete da Palavra de Deus, a voz que declara o que verdadeiro e sagrado. Como diz o historiador catlico, Paul Johnson, j citado, Constantino se considerava um importante agente de salvao, ao mesmo nvel dos apstolos. O Bispo Eusbio, encomiasta de Constantino, relata que ele mandou construir a igreja dos apstolos com a inteno de que o seu corpo fosse ali guardado, junto aos corpos dos apstolos. Seu esquife deveria ficar no centro (o lugar de honra), com seis apstolos de cada lado. Ele esperava que as devoes e honrarias aos apstolos fossem realizadas na igreja e que ele pudesse compartilhar do ttulo e das honrarias aos mesmos. (Nota 5 - Paul Johnson, j mencionado, p. 69). Constantino disse ao Bispo Milcades que desejava construir duas baslicas, uma dedicada ao Apstolo Pedro e outra ao Apstolo Paulo. Ofereceu um grande e magnfico palcio a Milcades e seus sucessores, porm este recusou a oferta. Milcades no tolerava a idia de ver o Cristianismo promovido pelo Imprio Romano. (Nota 6 - Malachi Martin, j citado, ps. 33-34). Constantino foi para a guerra e quando regressou, em 314 d.C., Milcades havia falecido. O Bispo Silvestre foi o sucessor e Milcades.

Silvestre estava ansioso para ver a Igreja se espalhar, usando as estradas romanas, a riqueza romana, o poder romano e a fora militar de Roma. Constantino aprovou que Silvestre sucedesse Milcades. Em seguida, providenciou a cerimnia da coroao do novo bispo, coroandoo como um prncipe terreno. Nenhum bispo havia sido coroado antes (Nota 7 - Malachi Martin, ps. 34-35). As aes de Constantino do a impresso de que ele acreditava ter autoridade sobre a Igreja. Antes da "converso", de Constantino, os cristos eram perseguidos. Agora, em vez de sofrer perseguio, o Bispo Silvestre passou a viver no maior luxo. Ele possua um belo palcio com mveis requintados e objetos de arte. Vestia roupas de seda e brocado. Tinha criados para servi-lo. Junto ao palcio ficava a baslica que servia de catedral. Este luxuoso edifcio possua sete altares de ouro, uma cobertura de prata macia sobre o altar principal e 50 candelabros. O sistema postal e o de transporte do imprio foram colocados sua disposio. Agora seria possvel convocar conclios eclesisticos no mundo inteiro. Nota 8 - James G. McCarthy, ex-catlico. "The Gospel According Rome", Eugene, Oregon, Harvest House Publishers, 1995, ps. 231-232). Leiam o Livro de Atos e as Epstolas e comparem a igreja ali apresentada com a igreja do Bispo Silvestre. Aqui temos o Apstolo Paulo descrevendo os tipos de obstculos que foi obrigado a enfrentar, conforme a 2 Corntios 11:24-27: "Recebi dos judeus cinco quarentenas de aoites menos um. Trs vezes fui aoitado com varas, uma vez fui apedrejado, trs vezes sofri naufrgio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nao, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmos; em trabalhos e fadiga, em viglias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez". Aps a converso de Constantino a Igreja foi radicalmente transformada. De repente tornar-se cristo resultava em poder, prestgio e promoo [O mesmo tem acontecido ultimamente em muitas igreja protestantes, com a chamada Teologia da Prosperidade a Tradutora], enquanto antes resultava em perseguio. De repente, por decreto do Imperador, o Cristianismo tornou-se "politicamente correto" . Desse modo, as pessoas ambiciosas se amembravam Igreja por razes mundanas. O Bispo de Roma era sustentado pela fora poltica, pelo poder militar e pela riqueza do imperador romano. Conclios mundiais eram convocados. Foi este o nascimento da Igreja Catlica (ICR). Ela nasceu no Ano 314 d.C., com o Imperador Constantino e o Bispo Silvestre.

A Histria de Dois Bispos

O grau de mudanas que Constantino realizou na Igreja pode ser ilustrado quando examinamos as vidas de dois bispos de Roma. Voltemos 100 anos no tempo, em relao fundao da ICR, antes do Cristianismo ter-se tornado "politicamente correto", para ver a vida do Bispo Porciano. Em seguida, vamos comparar a vida do Bispo Porciano com a do Bispo Silvestre, o qual viveu no tempo do Imperador Constantino. As informaes sobre Porciano esto nas pginas 19-38 do livro de Malachi Martin (ex-padre catlico romano e erudito do Vaticano), "The Decline and Fall of the Roman Church", j mencionado vrias vezes neste trabalho. Porciano tornou-se Bispo de Roma no Ano 230 d.C. Foi feito bispo, repentina e inesperadamente, logo depois da priso e assassinato do seu antecessor pelas autoridades romanas. Em 27/09/0235, o Imperador Maximiniano decretou que todos os lderes cristos fossem aprisionados. Os edifcios cristos foram incendiados, os cemitrios cristos foram fechados e os bens materiais dos cristos foram confiscados. O Bispo Porciano foi preso, no mesmo dia. Foi enviado para a priso Mamertina, onde foi torturado por dez dias e em seguida enviado para as minas de chumbo da Sardenha. Quando os prisioneiros chegaram Sardenha, seu olho esquerdo foi vazado e um nmero de identificao foi colocado na testa de cada um. Correntes de ferro foram soldadas em seus tornozelos, ligadas a correntes de seis polegadas, as quais os impediam de andar direito. Havia mais uma corrente de segurana ao redor dos pulsos, ligada cintura, de tal modo que eram forados a ficar encurvados. Os prisioneiros trabalhavam durante 20 horas dirias, com quatro intervalos de uma hora cada, quando lhes era permitido dormir. Como refeio diria recebiam apenas po e gua. Muitos deles faleciam dentro de seis a quatorze meses, de exausto, subnutrio, doenas, pancadas, infeo e violncia. Alguns enlouqueciam e cometiam suicdio. Porciano durou apenas 4 meses. Em janeiro do ano 236 d.C. ele foi morto e o seu corpo foi atirado numa fossa. O que aconteceu a Porciano no era fora do comum. Muitos cristos foram enviados s minas de chumbo da Sardenha, ou perseguidos de outras maneiras. Quando um homem aceitava a posio de lder cristo, a partir daquele momento sua vida seria breve e penosa. Houve 14 bispos romanos entre Porciano e Silvestre. Ento veio Constantino. Em 314 d.C., Constantino coroou Silvestre como Bispo de Roma. Este viveu no luxo, com criados servindo-o. Constantino confessava-lhe os pecados e lhe pedia conselhos. Silvestre presidia os conclios mundiais da Igreja. Tinha um esplndido palcio e uma suntuosa catedral. Tinha poder, prestgio, riqueza, pompa e a proteo do imperador.

Os clrigos usavam roupas de prpura, refletindo a prpura da corte de Constantino. Foi essa a mudana exterior. Contudo, a mudana mais importante foi a interior. A Igreja adotou a mentalidade de Roma. Sob a liderana de Silvestre, a estrutura interna da Igreja tomou a forma da prtica e da pompa de Roma. Silvestre faleceu em dezembro de 336 d.C. Morreu placidamente, numa cama limpa e confortvel, no Palcio de Latro, em Roma. Faleceu rodeado de bispos bem vestidos, assistido pela guarda romana. Seu corpo foi vestido de roupas cerimoniais, colocado num caixo elegante e carregado atravs das ruas de Roma, em solene procisso. Foi sepultado com honrarias e cerimnias, assistido pela nata da sociedade romana e pelo povo romano. compreensvel que muitos cristos tenham preferido um status oficialmente aprovado para a Igreja. Mas qual foi o resultado disso? Antes de Constantino a Igreja era constituda de uma pliade de homens e mulheres to engajados na obra de Jesus Cristo que suportavam quaisquer provaes. Aps 314 d.C., a Igreja foi infiltrada de oportunistas, os quais nela buscavam poder e vantagens polticas. Os lderes da Igreja j no corriam o perigo da perseguio. Pelo contrrio, gozavam de todas as armadilhas do poder e do luxo. O historiador (catlico) Paul Johnson indaga: "Ser que o Imprio foi conquistado pelo Cristianismo ou o Cristianismo se prostituiu com o Imprio?" (Nota 9 - Paul Johnson, p. 69). A tentao de uma aliana profana com Roma sempre foi muito forte. Mas, a que preo?

A Religio Estatal
Em 380 d.C., o Imperador Teodsio publicou um edito exigindo que todos os romanos professassem a f do Bispo de Roma. Os que recusavam eram considerados "hereges". Os judeus, pagos e "hereges" eram sujeitos a severas punies. Em 390 d.C., o Bispo Ambrsio excomungou o Imperador Teodsio, exigindo dele uma pena de oito meses, at ser restaurado pela Igreja. Teodsio concordou. (Nota 10). (Teodsio foi proibido de entrar na Catedral de Milo e de receber os sacramentos. Esse o tipo de excomunho que corta a pessoa da Igreja. Teodsio foi obrigado a se arrepender, a fim de ser restaurado. Os artigos sobre este assunto esto na Internet, nos endereos abaixo: "Ambrose, Saint - "The Columbia Electronic Encyclopedia, sixth edition, copyright 2000. "St. Ambrose humiliates Theodosius the Great'. Christopher S. Mackay - "Theodosius" - Section "Theodosius in the Thrall of Ambrose". estranho quanto poder a Igreja Catlica conseguiu em menos de um sculo. Constantino havia promovido a Igreja, concedendo-lhe favores especiais. Mas Teodsio forou as pessoas a se tornarem catlicas, impondo severas punies a quem desagradasse o Bispo de

Roma. Constantino havia pedido conselhos ao Bispo Silvestre. Contudo, Teodsio tinha de obedecer as ordens do Bispo Ambrsio. O Catolicismo Romano era agora a religio estatal do Imprio Romano. A ICR que havia nascido com o Imperador Constantino agora havia se tornado to poderosa que j podia dar ordens ao prprio imperador romano!

De Mrtires a Caadores de Hereges


O Imperador Constantino e o Bispo Silvestre criaram a ICR, no Ano 314 d.C. Quarenta anos mais tarde nasceu Agostinho. Ele se tornou bispo e "Doutor da Igreja". Viveu at o Ano 430 d.C. Agostinho insistia em que era legal e necessrio usar a fora para realizar a unidade entre os cristos. Ele disse que os "hereges" no deveriam apenas ser expulsos da Igreja. De preferncia, deveriam ser obrigados a denunciar suas crenas e conformar-se "ortodoxia", ou ento ser destrudos. Isso veio a se tornar a base da Inquisio e da matana de "hereges", atravs da histria da Igreja. (Nota 11 - Paul Johnson, ps. 113-119) Durante o sculo seguinte, depois de Constantino, a Igreja foi passando por uma assombrosa transformao. Os catlicos se transformaram em caadores de "hereges", passando a matar as pessoas que deles discordavam. Na Idade Mdia a ICR queimava pessoas na estaca por traduzir a Bblia na lngua do povo comum. Queimava at mesmo as pessoas que liam a Bblia em Latim (Ver o captulo sobre "Hereges"). O Livro de Atos 5:38-39 conta como o Sumo Sacerdote e os lderes judeus aprisionaram os apstolos porque eles falavam de Jesus. Gamaliel, um respeitvel rabino, advertiu-os a no perseguirem os cristos, dizendo: "E agora digo-vos: Dai de mo a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra de homens, se desfar, mas, se de Deus, no podereis desfaz-la; para que no acontea serdes tambm achados combatendo contra Deus". Jim Jones mostrou que Gamaliel estava certo. Ele e seus seguidores se autodestruram. Os homens que traduziram a Blbia na lngua do povo comum tambm demonstraram que Gamaliel estava certo. A ICR foi incapaz de suprimir as tradues da Bblia. Da por que pessoas como ns, que no somos eruditos em Latim, podemos ler a Bblia, hoje. Como se pode comparar a perseguio aos "hereges" com a descrio de Jesus apresentada nos Evangelhos? Ser que Jesus forava as pessoas a concordar com os seus ensinos? Com admirvel pacincia, Jesus continuou ensinando multides, curando enfermos e demonstrando o amor e o poder de Deus. Quando

os discpulos no entendiam os seus ensinos, Ele lhos explicava (Lucas 8:5-15). Quando o jovem rico Lhe deu as costa, Jesus no o censurou nem ameaou. Deixou-o partir (Mateus 19:16-22). Em Joo 6:48-68, Jesus deu um ensino que desagradou o povo. Muitos dos seus discpulos o abadonaram, deixando de segui-lo. Ento disse Jesus aos Doze: "Quereis vs tambm retirar-vos?" (Joo 6:67) Ele no os ameaou nem censurou. No tentou for-los as crer no que Ele ensinava. Deixou-os livres para crer ou no crer, para permanecer com Ele ou partir. [O Cristianismo bblico a primeira e nica forma perfeita de democracia - a Tradutora].

Ser que Pedro foi papa?


Pedro no se descreve como sendo um alto e poderoso papa, com autoridade total sobre a Igreja. Ao contrrio, ele se autodenominou "um servo" (2 Pedro 1:1), referindo-se a si mesmo como um companheiro "presbtero". (1 Pedro 5:1). Em vez de exigir autoridade especial para si mesmo, Pedro diz que todos os crentes so "sacerdcio real" (1 Pedro 2:9). Diz aos lderes cristos que no devem governar sobre os outros cristos, nem ambicionar riquezas (lucros duvidosos) (1 Pedro 5:2-3). "Apascentai o rebanho de Deus, que est entre vs, tendo cuidado dele, no por fora, mas voluntariamente; nem por torpe ganncia, mas de nimo pronto; nem como tendo domnio sobre a herana de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho" (1 Pedro 5:2-3). "Mas vs sois a gerao eleita, o sacerdcio real, a nao santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." (1 Pedro 2:9). No Livro de Apocalipse Joo confirma a declarao de Pedro de que todos os cristos verdadeiros so sacerdotes (Apocalipse 1:5-6; 5:910 e 20:6). Como poderia Pedro, conforme retratado na Bblia, ser comparado com o papa, que se assenta num trono, carregado nos ombros de homens, sobre uma liteira, igual a um rei oriental? Como lder da ICR o papa controla imensa riqueza, com investimentos espalhados pelo mundo inteiro. A riqueza do Vaticano assombrosa. (Nota 12). (As finanas do Vaticano so o tema principal do livro de David Yallop "Em Nome de Deus": Uma sria investigao sobre o assassinato do papa Joo Paulo I". Este livro bem escrito, inteiramente bibliografado e convincente. No se deve comear o ler o mesmo antes de ir para a cama. Pode ser que se passe a noite inteira lendo-o. O pessoal do Vaticano pediu que Yallop investigassse a morte do papa, achando que ele havia sido assassinado. Yallop fez o dever de casa. Entrevistou os gangsters da Mfia e os moradores do Vaticano). Os telogos catlicos afirmam que Jesus fundou a ICR sobre o Apstolo Pedro. Eles constroem essa afirmao em Mateus 16:18, quando Jesus disse a Pedro: "Tu s Pedro e sobre esta pedra edificarei a

minha igreja..." Uma doutrina gigantesca foi cosntruda sobre este simples versinho. A pergunta : Ser que a Rocha sobre a qual a Igreja foi fundada Pedro ou ela representa Jesus Cristo? O prprio Pedro responde esta pergunta, quando diz que Jesus a pedra viva (1 Pedro 2:4). O Apstolo Paulo afirma que Jesus a nossa pedra espiritual (1 Corntios 10:4). Em Romanos 9:31-33, Paulo diz que Jesus a pedra de tropeo para os israelitas, que tentavam ser salvos pelas obras da lei, em vez da f. No Novo Testamento h trs palavras para "pedra": "lithos", que significa pedra de monho ou pedra de tropeo. As outras duas so "petra" e "petros". O Dicionrio Expositor de Vine" diz que "petra" significa uma rocha macia. Define "petros" como um fragmento de pedra ou seixo, o qual pode ser lanado ou facilmente removido. Em Mateus 16:18 a palavra para Pedro "Petros", um fragmento de pedra ou um seixo facilmente removvel. A palavra para a "Rocha" sobre a qual a Igreja foi construda "petra", uma rocha macia. Outros exemplos da palavea "petra" falam do homem que construiu sua casa sobre a rocha, ao contrrio daquele que a construiu sobre a areia (Mateus 4:24-27). Ao falar do tmulo onde o corpo de Jesus foi sepultado, o qual fora escavado numa rocha, o autor sacro usa a palavra "petra". (Mateus 27:60). Ser que Pedro agia como se fosse o lder da Igreja? No Livro de Atos, Paulo fala de uma controversia sobre se os gentios convertidos ao Cristianismo deveriam ou no ser circuncidados e seguir as leis judaicas. Paulo e Barnab foram a Jerusalm para conferenciar com os apstolos sobre isso. (Atos 15:2-4). Pedro e outras pessoas ali falaram (Atos 15:713). Depois de um perodo de silncio, foi Tiago, e no Pedro, quem deu a deciso final sobre o assunto. Ele chamou isso de "sentena". Segundo a Concordncia de Strong, a palavra significa "sentena judicial", decreto ou julgamento. "E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmos, ouvi-me... Por isso julgo que no se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminaes dos dolos, da prostituio, do que sufocado e do sangue". (Atos 15:13,19,20). O Livro de Atos conta a histria da igreja primitiva, at alguns anos antes da morte de Pedro. Nele no consta ter sido Pedro uma autoridade sobre toda a igreja. Tambm no mostra conexo alguma de Pedro com Roma. Em Atos 38:14-15, lemos que Paulo se encontrou com os irmos em Roma e ali no mencionado o nome de Pedro. Como j vimos, Paulo se encontrou com Pedro em Jerusalm, onde ele foi identificado pelo nome. Em Atos 2:14 e Atos 8:14, lemos que Pedro esteve em Jeruslm. No captulo 10 de Atos, vemos Pedro em Jope. Atos 11:2 diz que Paulo regressou a Jerusalm. Jope fica a trinta milhas de Jerusalm. Se o Livro de Atos registra detalhadamente a visita de Pedro a uma

cidade vizinha, no teria contado se Pedro houvesse feito o caminho para Roma, particularmente, visto como ele nos conta que Paulo foi para Roma? Atos 15:1-20 conta como Paulo e Barnab foram a Jerusalm e l se encontraram com Pedro, Tiago e outros apstolos. Glatas 1:18-19 diz que Paulo foi para Jerusalm encontrar-se com Pedro e Tiago. O Livro de Romanos foi escrito pelo Apstolo Paulo "A todos os santos que estavam em Roma, amados de Deus, chamados santos..." (Romanos 1:7). Em Romanos 16:1-15 Paulo sada 26 pessoas pelo nome, mas no menciona Pedro. Se Pedro fosse de fato o lder da Igreja em Roma, por que, ento, Paulo no o mencionou? Paulo escreveu cinco cartas da priso em Roma (Efsios, Filipenses, Colossenses, 2 Timteo e Filemom) e nunca mencionou Pedro. O homem que ficou ao seu lado, encorajando-o em Roma, foi Lucas e no Pedro. (Colossenses 4:14 e 2 Timteo 4:11). Paulo menciona Pedro em apenas uma de suas epstolas (Glatas). Em Glatas 1:18-19, ele diz que foi a Jerusalm para encontrar Pedro e Tiago. Em Glatas 2:8 Paulo diz que pregou aos gentios e Pedro pregou aos judeus (da circunciso). Em Glatas 2:11-21, Paulo conta como corrigiu e censurou Pedro, por no ter ele sido correto. Evidentemente, a censura pblica de Paulo a Pedro no causou problema algum entre eles. Pedro amava e respeitava Paulo como um irmo e exortou a igreja a acatar a sabedoria de Paulo, conforme a 2 Pedro 3:15: "E tende por salvao a longanimidade de nosso Senhor; como tambm o nosso amado irmo Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada".

Lendas e Tradies
Quando eu estava na escola, ensinaram-me que, quando era menino, George Washington desceu de uma cerejeira e contou sua transgresso ao pai, dizendo:" No posso dizer uma mentira". A biografia de George Washington escrita por Parson Weems a fonte desta histria. Conforme os historiadores modernos, o evento da cerejeira jamais aconteceu. Fiquei muito surpresa ao ouvir isso, pois jamais havia questionado essa histria. Artigos na Internet dizem que Parson Weems criou, deliberdamente, a lenda da cerejeira, entre 1800 e 1809. Mas talvez Parson no estivesse enganando deliberadamente as pessoas. Quem sabe, ele estaria simplesmente passando frente uma histria que ele acreditava ser verdadeira. De qualquer modo, os bigrafos modernos de George Washington afirmam que o episdio da cerejeira jamais aconteceu. (Nota 13). Os artigos sobre Weems e a histria da cerejeira esto na Internet. Quando lemos repetidamente a mesma histria, a tendncia ficar acreditando piamente na mesma. Torna-se quase inadmissvel a

idia de question-la, por ter-se tornado to familiar e to amplamente aceita. Creio que algo semelhante tem acontecido com respeito histria da ICR sobre Pedro. As tradies dessa Igreja tm sido to freqentemente repetidas que a maior parte das pessoas jamais tem a idia de question-las. (Ver o apndice).

O Pais Antigos
Os apologistas catlicos sempre citam os Pais Antigos como suporte s doutrinas catlicas, ao papa e a outras reinvidicaes de autoridade do Catolicismo Romano. Mas, quem eram essas pessoas? Houve muitos lderes cristos na antigidade, inclusive padres, bispos e eruditos. Houve muitos desses homens e eles tinham uma ampla variedade de opinies sobre assuntos religiosos. Suas diferenas teolgicas eram to amplamente variadas como as opines dos telogos das diferentes denominaes de hoje. (Nota 14 - Essas crenas e prticas diferentes so descritas por Malachi Martin em seu livro j mencionado, ps. 11-28. Martin foi um sacerdote catlico, eminente telogo e professor do Pontifcio Instituto do Vaticano). Desse modo, algum pode encontrar alguns Pais Antigos para respaldar uma determinada posio, enquanto outros podem encontrar outros Pais Antigos para sustentar uma posio contrria. Mas este no um campo de jogo nivelado. Dentre todos aqueles lderes cristos, quem decidiu quem seriam os homens qualificados como "Pais Antigos"? Ora, a Igreja Catlica. Quem decidiu quais as obras que deveriam ser copiadas e passadas posteridade? Copiar os manuscritos era uma lenta e tediosa ocupao, antes da inveno da imprensa. Quem decidiu, ento, quais os escritos que seriam bastante importantes para serem copiados? Ora, a ICR, claro!

A Sucesso Apostlica
A Igreja Catlica Romana fornece uma lista organizada da sucesso apostlica dos papas, os quais teriam seguido fielmente as pegadas de Pedro. Contudo, de acordo com os padres bblicos, alguns desses homens no tinham gabarito para dirigir sequer uma casa paroquial, muito menos para ser bispos. Como exemplo desses, temos o papa Benedito IX (1033-1045). Ele mantinha relaes sexuais com garotos, mulheres e animais. Praticava a bruxaria e o satanismo. Mandava assassinar pessoas, tendo transformado o Palcio de Latro no "melhor bordel de Roma". (Nota 15). Apesar disso, a doutrina catlica insiste em dizer que as decises de Benedito IX sobre assuntos de f e moral eram infalveis. (Nota 16).

Infalibilidade
Conforme a doutrina catlica, o papa e os conclios da Igreja so infalveis. Isso quer dizer que se estes fizerem declaraes oficiais referentes f e moral, Deus os proteger, sobrenaturalmente, de cometer erros. A referncia se aplica a todos os papas e conclios da Igreja, no passado, no presente e no futuro. (Nota 17 - Catecismo Catlico j mencionado, pargrafo 891). O Dicionrio de Webster define o vocbulo "infalvel" como "incapaz de errar". Diz que a palavra "infalvel", conforme usada pela ICR, significa "incapaz de cometer erro, ao definir doutrinas referentes f e moral". Mas, o que acontece quando um papa ou um conclio da Igreja faz uma declarao "infalvel", a qual vai de encontro a uma "infalvel" declarao de outro papa ou conclio da Igreja? A verdade jamais contradiz a verdade. [Como diz Paulo, na 2 Corntios 13:8: "Porque nada podemos contra a verdade, seno pela verdade"] Portanto, se os pronunciamentos "infalveis" dos papas e dos conclios da Igreja fossem realmente "infalveis", jamais iriam ser contraditados por outros proncunciamentos "infalveis". Portanto, se existir uma contradio que seja entre estes, a doutrina da infalibilidade no pode estar correta. A afirmao da infalibilidade papal no resiste ao teste da histria. O papa Zzimo (417-418 D.C.) reverteu o pronunciamento do papa anterior. Tambm refutou um pronunciamento doutrinrio que ele prprio havia feito, anteriormente. O papa Honrio foi condenado como herege, no VI Conclio Ecumnico (680-681), o que significa ter ele feito declaraes doutrinrias contrrias f catlica. Ele tambm foi condenado como herege pela papa Leo II, bem como por todos os papas que vieram at o Sculo XI. Aqui temos, portanto, papas "infalveis" condenando por heresia outros "infalveis". In 1870, o Conclio Vaticano I aboliu "infalveis" decretos papais e os decretos de dois conclios "infalveis". (Nota 18). A doutrina da Assuno de Maria foi oficialmente declarada em 01/11/1950. Isso quer dizer que a todo catlico romano exigido crer nesta doutrina, sem jamais question-la. Contudo, conforme veremos, o ensino da Assuno de Maria se originou de documentos herticos, anteriormente condenados pela Igreja primitiva. Em 495 d.C., o papa Gelsio havia declarado que a Assuno de Maria era uma heresia e quem a ensinasse seria considerado um herege. Dois papas "infalveis" declararam que essa doutrina era uma heresia. Contudo, em 1950, Pio XII (outro papa "infalvel") declarou a mesma doutrina como dogma oficial da Igreja Catlica Romana, na qual todos os catlicos foram obrigados a crer. (Nota 19 - William Webster,

"The Church of Rome at the Bar of History", Carlisle, Pennsylvania: "The Banner of the Trust", 1955, ps. 81-85). Nesse caso, antes de 1950, qualquer catlico que acreditasse na doutrina da Assuno de Maria seria um herege (por causa da declarao de dois papas "infalveis"). Mas a partir de 01/11/1950, qualquer catlico que deixasse de acreditar na Assuno de Maria seria um herege (por causa da declarao de outro "infalvel", o papa Pio XII). Em 1864, Pio IX declarou "infalivelmente" que a idia do povo ter direito liberdade de conscincia e de culto era uma insanidade, uma idia "depravada" e "reprovvel". Declarou ainda que os no catlicos que vivem nos pases catlicos no deveriam ter permisso de praticar publicamente a sua religio. Em 1888, o papa Leo XIII declarou, "infelivelmente", que a liberdade de pensamento e de culto era errada. (Nota 20). Suas encclicas esto disponveis na Internet. O Conclio Vaticano II (1962-1965) elaborou um documento intitulado "Declarao Sobre a Liberdade Religiosa", o qual declara que todas as pessoa tm direito liberdade de religio (Nota 21"Dignitatis Humanae" - Declarao Sobre a Liberdade Religiosa - editado por Austin Flannery j citado, vol. 1, ps. 799-812). Ora, certamente eu concordo com a idia da liberdade religiosa. Contudo, ela contradiz totalmente as "infalveis" declaraes dos papas Pio IX e Leo XIII. Tambm contradiz totalmente as "infalveis" declaraes do Conclio de Trento sobre a matana dos "hereges", a Inquisio, a queima das pessoas que traduziram a Bblia para a lngua do povo comum e a perseguio feita aos protestantes. A liberdde de religio contradiz ainda a Lei Cannica de 1988. O Cnon 1366 diz que devem ser punidos os pais que permitirem que seus filhos sejam batizados ou educados numa religio no catlica (Nota 22). Durante a Inquisio, uma justa penalidade inclua coisas como ser torturado e queimado na estaca. (A Inquisio se baseava na Lei cannica. Ver o captulo "Caando os Hereges"). Agora, a Igreja Catlica ficou em maus lenis... Se ela disser que as pessoas tm direito liberdade religiosa, estar admitindo que no infalvel. E se ela disser que "infalvel", ento ter de admitir que as pessoas no tm direito liberdade religiosa. [Isso mostra que o Ecumenismo apenas um meio de engodar os ortodoxos e os protestantes, pois Roma nunca muda - a Tradutora]. A Igreja Catlica pode afirmar infalibilidade ou ento dizer que reviu o erro de seus conclios anteriores e agora apoia a liberdade de religio. O que ela no pode continuar fazendo seguir dois caminhos diferentes. Duas organizaes catlicas romanas encontraram contradio entre as "infalveis" declaraes doutrinrias do Conclio Vaticano II e os "infalveis" pronunciamentos doutrinrios de Pio XII, (Nota 23 - "The Errors of Pope Pius XII", o qual est disponvel, com amplas citaes sobre as encclicas de Pio IX, na Internet.

O grupo conservador "True Catholic" concluiu que, desse modo, o Vaticano II no pode ser legtimo. Enquanto isso, o grupo liberal (Women Priests) concluiu que Pio IX ensinou "erros". De qualquer maneira, existem contradies entre as declaraes oficiais de um papa "infalvel" e as declaraes desse "infalvel" conclio da Igreja. Os membros do grupo "True Catholic" afirmam que Joo Paulo II ensinou 101 coisas erradas, as quais so contrrias s "infalveis" doutrinas catlicas declaradas pelos "infalveis" papas e conclios da Igreja. Portanto, concluem eles que Joo Paulo II um herege, o que, segundo a Lei Cannica, significa no ser ele um papa legtimo. Ento eles o chamam anti-papa. (Nota 24). Ora, se JP2 no um papa legtimo, ento a cadeira papal est vaga. Para resolver esta situao, o grupo "True Catholic" elegeu outro papa. Em 20/05/1998, foi eleito o papa Pio XIII. (Nota 25 - Luciano Pulvermacher, "Papal Election", Caritas Electronic News # 1: http://truecatholic.org/electionnews1.htm). Nesse caso, temos atualmente dois homens reivindicando ser o papa legtimo: Joo Paulo II e Pio XIII. Isso mostra que haver dois papas ao mesmo tempo no ficou restrito Idade Media...

Concluso
A ICR foi fundada pelo Imperador Constantino e pelo Bispo Silvestre, em 314 d.C. Pedro no agia como papa, nem descrevia a si mesmo como tendo qualquer autoridade especial sobre os demais apstolos. No encontro da igreja primitiva, conforme descrito em Atos 15, foi Tiago quem apareceu como autoridade. Foi ele quem deu a deciso final. A Bblia mostra Pedro em Jerusalm e no em Roma. H declaraes doutrinrias "infalveis" que se contradizem umas s outras. Portanto, a doutrina da infalibilidade no vlida. A contradio entre as doutrinas "infalveis" tem levado alguns catlicos conservadores e crer que JP2 no um papa legtimo e que o Vaticano II no um conclio vlido. Tembm tem levado alguns catlicos liberais a crer que Pio IX ensinou erros doutrinrios.

Bibliografia do captulo 8 - Credenciais


1. Malachi Martin, The Decline and Fall of the Roman Church (New York: G.P. Putnams Sons, 1981), pages 31-33. A major theme of this book is the radical change which occurred in the Church as a result of Constantine. Malachi Martin recently died. He was a Catholic priest, a theologian, and a Vatican insider. He was the personal confessor of Pope John XXIII.

2. Paul Johnson, A History of Christianity (New York: Touchstone, Simon & Schuster, 1995), pages 67-68. Paul Johnson is a Catholic and a prominent historian. 3. Malachi Martin, The Decline and Fall of the Roman Church, page 33. Paul Johnson, A History of Christianity, page 67. Information about the days of the week being named for pagan gods and goddesses can be found in a good dictionary. Look up each day of the week, and Saturn. I used Websters Dictionary, 1941 edition, which gives the origins of words. 4. Paul Johnson, A History of Christianity, pages 68-69. 5. Paul Johnson, A History of Christianity, page 69. 6. Malachi Martin, The Decline and Fall of the Roman Church, pages 33-34. 7. Malachi Martin, The Decline and Fall of the Roman Church, pages 34-35. 8. James G. McCarthy, The Gospel According to Rome (Eugene, Oregon: Harvest House Publishers, 1995), pages 231-232. James McCarthy is a former Catholic. 9. Paul Johnson, A History of Christianity, page 69. 10. Theodosius was forbidden to go into the Cathedral of Milan or to take the sacraments. This is excommunication, being cut off from the Church. Theodosius had to repent in order to be restored to the Church. Articles about this event are on-line at the following addresses. Ambrose, Saint in The Columbia Electronic Encyclopedia, Sixth Edition, copyright 2000. http://www.encyclopedia.com/articlesnew/00413.html Theodosius I in The Catholic Encyclopedia, Volume 14. This article is available on-line. http://www.newadvent.org/cathen/14577d.htm St. Ambrose Humiliates Theodosius the Great. http://www.fordham.edu/halsall/ancient/theodoret-ambrose1.html Christopher S. Mackay, Theodosius. See the section Theodosius in the Thrall of Ambrose http://www.ualberta.ca/~csmackay/CLASS_379/Theodosius.html

11. Paul Johnson, A History of Christianity, pages 113-119. 12. Vatican finances are a major theme of David Yallops book, In Gods Name: An Investigation into the Murder of Pope John Paul I. This book is well written, thoroughly researched, and gripping. (Dont start reading it before bed because its hard to put the book down. You may wind up reading all night.) Vatican insiders asked Yallop to investigate the Popes death because they believed that he had been murdered. Yallop did his homework. He interviewed Mafia gangsters and Vatican insiders. 13. On-line articles about Weems and the cherry tree story are at the following addresses. http://xroads.virginia.edu/~CAP/gw/gwmoral.html http://www.virginia.edu/gwpapers/lesson/life/life1.html http://www.law.umkc.edu/faculty/projects/ftrials/trialheroes/HEROSEARC H2.html 14. These different beliefs and practices are described by Malachi Martin in The Decline and Fall of the Roman Church, pages 11-28. Martin was a Catholic priest, an eminent theologian, and a professor at the Vaticans Pontifical Institute. 15. Malachi Martin, The Decline and Fall of the Roman Church, page 132. 16. Catechism of the Catholic Church (Washington, DC: U.S. Catholic Conference, 2000), paragraph 891. This book comes in numerous editions and languages. Because it has numbered paragraphs, statements can be accurately located in spite of the variety of editions. The Catechism is available on-line with a search engine. http://www.christusrex.org/www2/kerygma/ccc/searchcat.html http://www.scborromeo.org 17. Catechism of the Catholic Church, paragraph 891. 18. William Webster, The Church of Rome at the Bar of History (Carlisle, Pennsylvania: The Banner of Truth Trust, 1995), pages 63-71. 19. William Webster, The Church of Rome at the Bar of History, pages 81-85. 20. Pope Pius IX, Quanta Cura (Condemning Current Errors), December 8, 1864. The error is given in Section 3, second paragraph. (Most numbered sections consist of only one paragraph. This section

has two paragraphs.) Paragraph 6 formally condemns all of the errors which are described in the encyclical. This encyclical is available on-line. http://www.pax-et-veritas.org/Popes/Pius_IX/quantacu.htm http://www.catholic-forum.com/saints/pope0255e.htm http://www.dickinson.edu/~rhyne/232/Six/Quanta_Cura_Both.html Pope Pius IX, The Syllabus of Errors, December 8, 1864, paragraphs 15, 77, and 78. The Syllabus of Errors accompanied the encyclical Quanta Cura. In reading it, remember that Pius condemned every statement that you are reading. This encyclical is available on-line. http://www.geocities.com/papalencyclicals/Pius09/p9syll.htm http://www.stthomasaquinas.net/encyclicals/Pius09/P9SYLL.HTM http://www.reformation.org/syllabus_of_pius.html Pope Leo XIII,Libertas Praestantissimum (On the Nature of Human Liberty), June 20, 1888, paragraph 42. This encyclical is available online. http://fsspx.free.fr/en/popes/Leo_XIII_LIBERTAS.htm http://www.saintmike.org/Library/Papal_Library/LeoXIII/Encyclicals/Libertas.html 21. Dignitatis Humanae (Declaration on Religious Liberty). In Austin Flannery (editor), Vatican Council II, The Conciliar and Post Conciliar Documents, New Revised Edition, Volume 1 (Northport, New York: Costello Publishing Company, 1975, 1996), pages 799-812. 22. Canon 1366, Code of Canon Law, Latin English edition, New English Translation. (Washington, DC: Canon Law Society of America, 1988), page 427. Canon Law provides the legal basis for everything that the Roman Catholic Church does. Even the Inquisition and the persecution of Protestants were based on Canon Law. 23. The Errors of Pope Pius IX. This article gives extensive quotations, with references to Pope Pius IXs encyclicals and documents from the Second Vatican Council. It is on-line. http://www.womenpriests.org/teaching/piusix.htm Summary of the Principal Errors of Vatican II Ecclesiology. This article is on-line. http://www.truecatholic.org/v2ecclesio.htm

Lucian Pulvermacher, Vatican II Council -- Accepts Freedom of Religion, Teaches Heresy in Caritas Newsletter, August 19, 1989. This article is on the Internet. http://www.truecatholic.org/car8908.htm 24. Patrick John Pollock, 101 Heresies of Anti-Pope John Paul II. Internet article. http://www.truecatholic.org/heresiesjp2.htm 25. Lucian Pulvermacher, Papal Election, Caritas Election News #1". Internet article. http://www.truecatholic.org/electionnews1.htm

Captulo 8
A Igreja Catlica Romana e a Bblia
A Igreja Catlica Romana afirma que foi ela quem nos deu a Bblia. Mas ser que esta afirmao tem respaldo histrico? O Velho Testamento foi escrito pelos profetas, patriarcas, salmistas, juizes e reis inspirados por Deus. Ele foi fielmente copiado e preservado pelos escribas judeus. As modernas Bblias protestantes tm o mesmo contedo da Biblia hebraica. O Novo Testamento foi escrito pelos apstolos de Jesus Cristo. Nenhum deles era catlico, visto como nesse tempo a ICR ainda no existia. Passaram-se mais de dois sculos at acontecer a "converso" de Constantino e a formao da ICR, em 314 d.C. (Ver o captulo sobre "Credenciais".) A igreja primitiva no possua o Novo Testamento conforme o conhecemos hoje. Mais provavelmente, congregaes individuais e locais possuam pores do mesmo. Algumas possuam pores dos Evangelhos e de algumas cartas escritas pelos apstolos, e talvez o Livro de Atos, ou o Livro de Apocalipse. Por que ser que todos esses livros no foram reunidos no mesmo lugar? Os apstolos os escreviam, individualmente, para audincias especficas. O Evangelho de Lucas e o Livro de Atos foram escritos para Tefilo (Lucas 1:3 e Atos 1:1). A maior parte das Epstolas foi escrita para determinadas igrejas ou indivduos. (Romanos 1:7; 1 Corntios 1:2; 2 Corntios 1:1; Glatas 1:2; Efsios 1:1; Filipenses 1:1; Colosseenes 1:2; 1 Tessalonicenses 1:1; 2 Tessalonicenses 1:1; 1 Timteo 1:2; Tito 1:4; Filemom 1:1 e 3 Joo 1:1). Os cristos primitivos achavam que Jesus voltaria logo para a sua igreja. Por isso no viam qualquer necessidade de um planejamanto a longo prazo para as geraes vindouras. Alm disso, os cristos eram

perseguidos pelos romanos. Com a vida em constante perigo, ra-lhes difcil coletar escritos espalhados por todo o imprio romano. Ento foi preciso algum tempo para que se coletassem esses escritos e decidisse quais eram escrituras autorizadas, a fim de fazer uma coleo dos mesmos. No tempo de Orgenes (185-254), j havia um consenso geral sobre a maior parte do Novo Testamento. Isso aconteceu 60 anos antes da "converso" de Constantino e da criao da ICR. Nos idos de 376, todos os livros do Novo Testamento foram reconhecidos como Escritura autorizada. (Nota 1 - William Webster, "The Church of Rome at the Bar of History", j citado, p.8. "The Canon os the New Testament: a Brief Introduction"). O Cnon do Novo Testamento no foi formado por deciso de qualquer conclio eclesistico. Em vez disso, o Conclio de Cartago (377 d.C) alistou como cannicos "somente os livros igualmente considerados pelo consenso do uso, como propriamente um cnon". Nota 2 -Walter A. Elwell (editor), "Evangelical Dictionary of Theology", Grand Rapids, Michigan: Baker Book House, 1984. P. 141). Em outras palavras, no foi ele (o Conclio de Cartago) quem criou o Cnon. Em vez disso, ele respaldou, oficialmente, o Cnon j existente. A ICR no nos deu a Bblia. Contudo, frades catlicos ajudaram a preserv-la, copiando os originais. Como veremos, a ICR manteve a Bblia em Latim, o que evitou que as pessoas, que no sabiam Latim, pudessem ler a mesma em sua prpria lngua, e asim ficaram dependentes dos padres para ler a explicar a Bblia para elas. Desse modo, no podiam conferir o que os padres lhes ensinavam contra a Escritura. Os homens que se atreviam a traduzir a Bblia na lngua do povo comum eram queimados na estaca. (Nota 3). Homens como William Tyndale foram queimados como hereges, na estaca, por terem traduzido a Bblia para o Ingls (Nota 4 - Tyndale, William, World Book Encyclopedia, CD-Rom, j mencionado). Aos leigos era proibido ler a Bblia em Latim. Isso era considerado heresia. Homens e mulheres foram queimados na estaca por terem lido a Bblia (Nota 5 - Paul Johnson, j citado, p.273). O povo tinha tanta nsia em conhecer o que a Bblia dizia que, quando, finalmente a traduo inglesa ficou disponvel, multides lotaram as igrejas onde ela era guardada. Homens faziam filas para ler a Bblia em voz alta. Enquanto havia luz do dia, eles ficavam lendo a Bblia em voz alta, e as multides os escutavam. (Nota 6).

Em Luta Com o Latim

Quando me tornei catlica, a missa ainda era rezada em Latim. Eu conhecia um pouco desta lngua, pois a havia estudado durante trs anos, no curso colegial. Na missa solene, as Escrituras eram cantadas em Latim. A Bblia era um volumoso livro ornamental. O sacerdote a cobria de incenso, ajoelhava-se diante dela e cantava as Escrituras em cantos gregorianos. Contudo, a nica coisa que eu conseguia entender era a significao de uma palavra ou de uma frase solta. Mas isso no se comparava compreenso das passagens da Escritura. O resultado final me faz lembrar o Andy Warhal pintando uma lata de sopa de tomate Campbell. A gente pode ler sobre a mesma. Pode examinar a gravura. E se algum artista pode at pintar essa gravura. Mas, para que Campbell fabrica a sopa de tomate? Para que as pessoas possam tom-la, claro. Ento, para que Deus nos deu a Bblia? Para que possamos entend-la e ser por ela transformados (2 Timteo 3:1617).

Traduzindo a Bblia
A primeira traduo da Bblia para o Ingls foi realizada em 1382 pelos seguidores de John Wycliffe, com o auxlio e inspirao deste. Seus seguidores eram conhecidos como Lolardos. Eles foram severamente perseguidos. A traduo de Wycliffe da Bblia teve de ser manuscrita, um processo demorado. A maior parte das cpias da Bblia inglesa de Wycliff foi destruda. (Nota 7). Um sculo e meio mais tarde, em 1535, a Bblia Tyndale-Coverdale foi publicada. William Tyndale e o Bispo Coverdale traduziram os textos dos originais grego e hebraico para o Ingls. Sua Bblia foi publicada na Alemanha, onde Tundale havia procurado refgio. A imprensa havia sido inventada. Isso possibilitou Tyndale e seus seguidores a produzir cpias da Bblia, mais depressa do que elas podiam ser localizadas e destrudas. Tyndale foi queimado na estaca. (Nota 8). Quarenta e sete anos mais tarde (1582), a primeira traduo catlica do Novo Testamento foi publicada em Ingls. A traduo catlica do Velho Testamento foi publicada em 1609. Essas tradues no provinham dos originais gregos e hebraicos. Eram tradues da Vulgata Latina, de Jernimo. (Nota 9). Em 1846 e, novamente, em 1849, Pio IX declarou oficialmente que as sociedades bblicas eram "inimigas traioeiras" da Igreja Catlica e da humanidade em geral. Por que? Porque elas traduziam a Bblia na lngua do povo comum e a distribuam a quem desejasse, inclusive s pessoas no eruditas. (Nota 10). (As encclicas sobre o assunto esto disponveis na Internet) Conforme a doutrina catlica da infalibilidade, estas declaraes so "infalveis". Desse modo, no podem ser revogadas. (Nota 12 Catecismo Catlico j mencionado, # 891, ou na Internet).

No estamos falando de histria antiga. Meus avs ainda eram vivos, em 1864.

Acrescentando a Tradio Escritura


A Igreja Catlica declara oficialmente que a Tradio tem a mesma autoridade da Bblia (Nota 13 - Catecismo Catlico j mencionado, # 80, 84, 86 e 97.) A tradio catlica consiste de vrias expresses de adorao e crenas do povo catlico. (Nota 14 - Catecismo Catlico j citado, #78, 98, 115, 2650, 1661). Ela nebulosa. Continua mudando. No se pode encontr-la em parte alguma. Ningum pode botar a mo em cima dela para conferir em que realmente ela consiste. Para conhecer a opinio de Jesus sobre as tradies, leiam Marcos 7:1-13 e Mateus 15:19. Jesus censurou os escribas e fariseus por causa de suas tradies. Ele estava desgostoso com os lderes religiosos do seu tempo, os quais conideravam suas tradies iguais Escritura. Jesus os censurou, dizendo: "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lbios, mas o seu corao est longe de mim. Mas, em vo me adoram, ensinando doutrinas que so preceitos dos homens". (Mateus 15:8-9). "Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradio dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas". (Marcos 7:8).

Proibio de Interpretar a Bblia


Conforme o ensino oficial da ICR, os catlicos so obrigados a verificar como os bispos catlicos interpretam as passagens da Escritura, devendo aceitar "com docilidade" o que eles ensinam, como se estes fossem o prprio Jesus Cristo. Em outras palavras, no lhes permitido ler a Bblia, sem antes conferi-la pela interpretao da ICR. Aos catlicos exigido que creiam nos ensinos dos bispos, sem jamais question-los. (Nota 15 - Catecismo Catlico j citado, #85, 87, 100, 862, 891, 939, 2034, 2037, 2041, 2056).

O Apcrifos
Os Apcrifos so livros inseridos nas Bblias catlicas e no nas Bblias protestantes. Eles jamais fizeram parte da Bblia hebraica e os judeus no os reconheciam como cannicos. Em 1548, o Conclio de Trento declarou que os Apcrifos eram cannicos (parte da Escritura inspirada) e anatematizou todos os que pensassem de modo diferente.

(Nota 16 - Walter E. Elwell (editor) "Evangelical Dictionary of Theology", j citado, p. 67). Jesus e os apstolos citaram o Velho Testamento centenas de vezes, porm nunca trataram qualquer livro apcrifo como autoridade. Os prprios llivros apcrifos no afirmam ser a Palavra autorizada de Deus. Os livros Tobias e Judite narram srias inverdade histricas. (Notas 17-18 - Gregory Koukull, "The Apocripha", 1998. Artigo na Internet: "Apocripha" - http://www.strong.org". (A Epstola de Judas refere-se a um evento descrito no Livro de Enoque, uma obra familiar aos seus leitores. Contudo, Judas no declara, nem quer dizer, que esse livro seja Escritura inspirada. Pelo contrrio, ele o usa da mesma maneira como os pastores modernos usam eventos atuais, um livro ou filme conhecidos pelo pblico, a fim de ilustrar o assunto sobre o qual esto falando em seu sermo. O Livro de Enoque no um dos apcrifos e nem faz parte da Bblia catlica). Daremos, em seguida, um resumo do Livro de Tobias, o qual est dosponvel na Internet (Nota 19). [A tradutora usar a Bblia Sagrada, Edies Paulinas, de 1967, para citar o Livro de Tobias]. Existe uma variedade de tradues de Tobias, inclusive com sensveis diferenas em assuntos essenciais. Existem tambm inverdades histricas e geogrficas no Livro de Tobias. Por exemplo, Senaqueribe no era filho de Salmanasser (Tobias 1:5). Ele era filho de Sargo, o usurpador. (Nota 20 - Standard Bible Encyclopedia". Electronic Database, 1996, by Bibliosoft (Programa de estudo Bblico).

Resumo do Livro de Tobias


Certa noite Tobi, pai de Tobias, adormeceu no pteo interior da casa, rente ao muro, com o rosto descoberto por causa do calor. Havia passarinhos no muro e estes jogaram excrementos nos olhos de Tobi. O resultado foi que se formou uma camada impermevel nos olhos de Tobi e este perdeu a viso. Os mdicos nada puderam fazer para cur-lo. (Tobias 2:9-11) Uma jovem com o nome de Sara fora acusada pelas criadas de ter estangulado sete maridos, antes destes terem consumar o seu casamento com ela. Isso era atribudo a um demnio chamado Asmodeu (Tobias 3:1). O Anjo Rafael foi enviado para curar os olhos de Tobi (Tobias 3:17). Tobias, filho de Tobi, viajou com o anjo (o qual lhe surgiu na forma de um judeu chamado Azarias). Um peixe emergiu da gua do rio. O anjo mandou que Tobias o agarrasse. Ele o agarrou e atirou por terra. O anjo lhe disse para abri-lo e dele extrair o fel, o corao e o fgado, depois falou que assasse uma parte do peixe e a comesse. O anjo disse que a fumaa do corao e do fgado do peixe quando queimados, teriam o poder de expulsar os maus espritos e os demnios.

E que se os olhos de um homem fossem ungidos com o fel do peixe, seriam curados. (Tobias 6:1-9) Tobias temia casar-se com Sara por causa dos sete noivos que haviam morrido em sua cmara nupcial. O anjo lhe disse para assar o corao e o fgado do peixe sobre o incenso queimando. Quando o demnio sentiu o cheiro, sumiu para " a regio do Alto Egito", tendo Rafael acorrentado o mesmo e em seguida regressado casa de Tobi. Tobias casou com Sara e tudo terminou em "happy end" e a famlia inteira ficou aliviada quando, na manh seguinte, os noivos continuavam vivos (Tobias 7:1 a 8:14).

Comentrio sobre Tobias


Isso parece Escritiura inspirada? Por acaso este livro revela a natureza e o carter de Deus, em seus mtodos de curar as pessoas? Por acaso estas passagens inspiram o leitor a conhecer melhor o nosso Deus? Ser que elas proporcionam fora e coragem para algum se tornar um cristo fiel? Se isso fosse considerado parte da Bblia, ser que serviria para fortalecer a sua confiana em Deus?

Concluso
Deus nos deu a Bblia. Os frades catlicos ajudaram a conserv-la, durante a Idade Mdia. A ICR preservou a Bblia em Latim. Ela matava os cristos que traduziam a Bblia para a lngua do povo comum, a fim de evitar que o povo lesse e entendesse a Bblia. Ela mudou a Bblia, acrescentando-lhe os Apcrifos.

Bibliografia do captulo 8 - A Igreja Catlica Romana e a Bblia


1. William Webster, The Church of Rome at the Bar of History (Carlisle, Pennsylvania: The Banner of Truth Trust, 1995), page 8. The Canon of the New Testament: A Brief Introduction. This article is available online. http://www.tmch.net/ntcanon.htm 2. Walter A. Elwell (editor), Evangelical Dictionary of Theology (Grand Rapids, Michigan: Baker Book House, 1984), page 141. 3. Paul Johnson, A History of Christianity, page 273. The author is Catholic. 4. Tyndale, William in World Book Encyclopedia (on CD-Rom).

5. Paul Johnson, A History of Christianity, page 273. 6. This information comes from an on-line biography of William Tyndale which is available at http://elvis.rowan.edu/~kilroy/JEK/10/06.html 7. Wycliffe, John, Lollards, and Bible in World Book Encyclopedia (on CD-Rom). 8. Tyndale, William and Bible in World Book Encyclopedia (on CDRom). 9. Bible in World Book Encyclopedia (on CD-Rom). 10. Pope Pius IX, Qui Pluribus (On Faith and Religion), November 9, 1846, paragraph 14. This encyclical is available on-line. http://www.geocities.com/papalencyclicals/Pius09/p9quiplu.htm http://www.ourladyswarriors.org/teach/quiplur.htm http://www.ewtn.com/library/ENCYC/P9QUIPLU.HTM Pope Pius IX, Nostis et Nobiscum (On the Church in the Pontifical States), December 8, 1849, paragraph 14 This encyclical is available on-line. http://www.geocities.com/papalencyclicals/Pius09/p9nostis.htm http://www.catholic-forum.com/saints/pope0255z.htm http://ewtn.com/library/ENCYC/P9NOSTIS.HTM 11. Pope Pius IX, Quanta Cura (Condemning Current Errors), December 8, 1864. The error is given in Section 3, second paragraph. (Most numbered sections consist of only one paragraph. This section has two paragraphs.) The condemnation of all of the errors described in the encyclical is given in paragraph 6. This encyclical is available online. http://www.pax-et-veritas.org/Popes/Pius_IX/quantacu.htm http://www.catholic-forum.com/saints/pope0255e.htm http://www.dickinson.edu/~rhyne/232/Six/Quanta_Cura_Both.html Pope Pius IX, The Syllabus of Errors, December 8, 1864, paragraphs 15, 77, and 78. The Syllabus of Errors accompanied the encyclical Quanta Cura. In reading it, remember that Pius condemned every statement that you are reading. This encyclical is available on-line. http://www.geocities.com/papalencyclicals/Pius09/p9syll.htm

http://www.stthomasaquinas.net/encyclicals/Pius09/P9SYLL.HTM http://www.reformation.org/syllabus_of_pius.html Pope Leo XIII,Libertas Praestantissimum (On the Nature of Human Liberty), June 20, 1888, paragraph 42. This encyclical is available online. http://fsspx.free.fr/en/popes/Leo_XIII_LIBERTAS.htm http://www.saintmike.org/Library/Papal_Library/LeoXIII/Encyclicals/Libertas.html 12. Catechism of the Catholic Church (Washington, DC: U.S. Catholic Conference, 2000), paragraph 891. The Catechism is available in many languages and many editions. It has numbered paragraphs so you can locate things precisely, no matter what language it is in or what edition you are using. It is available on-line with a search engine. http://www.christusrex.org/www2/kerygma/ccc/searchcat.html http://www.scborromeo.org 13. Catechism of the Catholic Church, paragraphs numbered 80, 84, 86, and 97. 14. Catechism of the Catholic Church, paragraphs numbered 78, 98, 113, 2650, and 2661. 15. Catechism of the Catholic Church, paragraphs numbered 85, 87, 100, 862, 891, 939, 2034, 2037, 2041, and 2050. 16. Walter A. Elwell (editor), Evangelical Dictionary of Theology, pages 66-67. 17. Gregory Koukl, The Apocrypha, 1998. This article is on-line. The web site has a search engine. Do a search for apocrypha. http://www.str.org 18. The Epistle of Jude refers to an event which is described in the Book of Enoch, a work which was familiar to his readers. However, Jude does not state or imply that the book itself is inspired Scripture. Rather, he uses it in a manner which is similar to a modern pastor using current events or a well known book or movie to illustrate a point which he is making in his sermon. The Book of Enoch is not one of the Apocrypha. It is not part of the Catholic Bible. 19. The Book of Tobit is available on-line. http://www.hti.umich.edu/cgi/r/rsv/rsv-idx?type=DIV1&byte=3785365

http://www.sacred-texts.com/chr/apo/tob.htm 20. International Standard Bible Encyclopedia, Electronic Database, 1996, by Biblesoft (a Bible study program).

Captulo 9
O Celibato Forado
Ultimamente tm surgido muitas notcias dizendo que alguns padres catlicos romanos tm molestado garotos. Aparentemente, esses homens tm sido incapazes de suportar o celibato forado. A igreja primitiva no exigia o celibato. Sabemos que o Apstolo Pedro era casado, porque Jesus curou a sogra de Pedro, quando esta estava com febre. (Ver Mateus 8:14-15 e Marcos 1:30-31). Sabemos que os bispos eram casados, porque Paulo lhes deu a linha de conduta de que deveriam ter uma esposa somente (1 Timteo 3:2). Paulo diz que Pedro, outros apstolos e os irmos de Jesus eram casados (1 Corntios 9:5). (Nota 1). Mesmo agora, aos sacerdotes da Igreja do Rito Oriental (Um ramo da ICR) permitido casar. Conheci pessoalmente padres bizantinos que eram casados. Existem alguns padres catlicos romanos legalmente casados. Mais de 100 ministros protestantes casados se converteram ao Catolicismo Romano e foram ordenados como padres catlicos. (Current Statistics and Facts". Este artigo pode ser encontrado no site catlico
http://www.rentapriest.com/statistics.htm).

(Alguns padres so secretamente casados. Quando eu era catlica, tinha um confessor regular, um padre com quem me encontrava toda semana para ser dirigida e instruda sobre assuntos de f e moral. Anos mais tarde, fiquei chocada ao descobrir que, ao mesmo tempo em que era meu confessor, ele era casado secretamente. Eventualmente, ele abandonou a Igreja e casou publicamente com sua mulher. Anos mais tarde, abandonou a esposa e voltou Igreja, tendo sido reinstalado no ministrio sacerdotal). Quando eu era freira, foi-nos ensinado que o propsito do celibato era que fssemos mais capacitados para servir totalmente a Deus. O apstolo Paulo disse: "E bem quisera eu que estivsseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do SENHOR, em como h de agradar ao Senhor; Mas o que casado cuida das coisas do mundo, em como h de agradar mulher". (1 Corntios 7:32-33). Mas, o que significa exigir que as pessoas permaneam celibatrias? Antes no mesmo captulo, Paulo falou: "Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de

Deus o seu prprio dom, um de uma maneira e outro de outra. Digo, porm, aos solteiros e s vivas, que lhes bom se ficarem como eu. Mas, se no podem conter-se, casem-se. Porque melhor casar do que abrasar-se". (1 Corntios 7:7-9). Enquanto discutia o celibato, Paulo dizia que Deus deu s pessoas dons diferentes. bom que uma pessoa que tenha recebido o dom do celibato conserve-se celibatria. Contudo, se ela no tem esse dom, melhor que se case. Apesar das admoestaes de Paulo, a Igreja Catlica Romana exige que seus padres e freiras permaneam solteiros. Como isso se tornou possvel? O papa Gregrio VII reinou de 1073 a 1085. Nquele tempo, muitos padres catlicos eram casados. Os reis e os nobres costumavam fazer doaes de propriedades ICR, em troca de fidelidade nos servios dos padres. Alguns padres tentavam deixar essas propriedades aos seus herdeiros. Em troca, eram leais aos nobres que os proviam de lares. Com o fito de proteger as propriedades da Igreja e garantir que a lealdade dos padres fosse exclusivamente ao papa, e no aos governantes seculares, o papa Gregrio aboliu o matrimnio clerical. Ele promulgou leis exigindo o celibato dos padres e, assim, livrou-se dos padres casados. (Nota 2 - Malachi Martin, j citado, ps. 141-142 e John Schuster, "A "Concise History of the Married Priesthood in our Roman Catholic Tradition", na Internet. "Birth Control and the Catholic Church". Informao contida na internet. No Ano 655 a.D., atravs de um decreto, o IX Conclio de Toledo tornou os filhos dos padres casados propriedade da Igreja. Estes imediatamente se tornaram escravos da ICR. Em 1089, atravs de um decreto, o Snodo de Melfi, sob o governo do papa Urbano II, transformou as vivas dos padres casados em sua propriedade. Esses padres foram colocadas na priso e suas esposas transformadas em escravas. Seus filhos eram at mesmo vendidos como escravos, ou ento abandonados. (Nota 3 -John Schuster, "39 Popes Were Married Part IV" Subtitle "Infidelity: A Man-Made Concept". Informao contida na Internet. Os padres casados eram os mais visados pela Inquisio. (Nota 4 - Raymond A. Grosswirht, "Celibacy". Artigo escrito por um catlico que acredita que aos homens casados deveria ser permitido tornarem-se padres. Est na Internet. Existe uma web site para os padres que esto lutando em favor do celibato. (Nota 5 - Married Priests Web Site. http://www.marriedpriests.org.) H, na Internet, um site de apoio aos padres e freiras que esto envolvidos em "affairs romnticos". (Nota 6 - Good Tidings Ministry.)

H tambm grupos mantenedores para ajudar os filhos nascidos de padres catlicos. (Nota 7 - Raymond A. Grosswirht, "Celibacy", j citado). Nos ltimos 15 anos, a ICR j pagou, na Amrica, cerca de um bilho de dlares por causa dos padres que foram acusados de abuso sexual. H dois grupos mantenedores para ajudar mulheres envolvidas sexualmente com padres catlicos paroquiais. A Igreja dos Ritos Orientais (que no exige o celibato) jamais teve esses problemas. (Nota 8).

Bibliografia do Captulo 9 - O Celibato Forado


1. Current Statistics and Facts. This article is on a Catholic web site. http://www.rentapriest.com/statistics.htm 2. Malachi Martin, The Decline and Fall of the Roman Church (New York: G.P. Putnams Sons, 1981), pages 141-142. John Shuster, A Concise History of the Married Priesthood in Our Roman Catholic Tradition. This article is on-line. http:/www.rentapriest.com/history.htm 3. Philip S. Kaufman, Why You Can Disagree -- And Remain a Faithful Catholic (New Expanded and Revised Edition) (New York: Crossroad, 1995), page 46. Philip Kaufman is a Roman Catholic priest. This chapter is available on-line at a Catholic web site. Most of the information is on page 4 of my print-out. Some details come from other articles which are listed below. These articles all come from Catholic web sites. http://www.sja.osb.org/kaufman/chapter3.html A Concise History of the Married Priesthood in Our Roman Catholic Tradition. The information is on page 5 of my print-out. http://www.rentapriest.com/history.htm Birth Control and the Catholic Church. The information is on page 4 of my print-out. http://members.aol.com/revising/history.html John Shuster, 39 Popes Were Married -- Part IV subtitle, Infallibility: A Man-Made Concept. The information is on page 1 of my print-out. http://www.ffbcorpus.com/001204h.asp 4. Raymond A. Grosswirth, Celibacy. This article is written by a Catholic who believes that married men should be allowed to become priests. It is on-line. http://www.angelfire.com/ga2/religious/celibacy.html

5. Married Priests Web Site http://www.marriedpriests.org/ 6. Good Tidings Ministry http://www.marriedpriests.org/GoodTidings.htm 7. Ministries and Groups http://www.marriedpriests.org/MinistriesAndGroups.htm 8. Current Statistics and Facts. This article is on-line. http://www.rentapriest.com/statistics.htm

Captulo 10
Moderna Exigncia de Poder
Durante a Idade Mdia, a ICR controlava o mundo conhecido. Os papas davam ordens aos reis e imperadores. Um residente no Vaticano nos tem alertado que a Igreja Catlica est agindo diligentemente no sentido de reaver sua histrica posio de poder sobre os lderes mundiais. Malachi Martin (j citado antes), faleceu recentemente. Era era um padre catlico, diplomata do Vaticano e confessor pessoal do papa Joo XXIII. Martin acreditava que o Vaticano deseja controlar novamente o mundo, como o fazia na Idade Mdia. Ele escreveu um livro sobre este assunto, com o ttulo "The Keys of this Blood: Pope Joo Paul II Versus Russia and the West for Control of the New World Order" (As Chaves Deste Sangue: O Papa Joo Paulo II Versus Russia e o Ocidente pelo Controle da Nova Ordem Mundial), editado por Simon & Schuster, 1990. (Nota 1) Quando Martin escreveu este livro, em 1990, a Russia era o grande competidor do Ocidente. Se ele escrevesse o livro hoje, poderia discutir sobre as naes muulmanas e a China. Mas quaisquer que sejam as naes competidoras, o Vaticano continua lutando pelo controle mundial. Se o Vaticano tiver sucesso nessa nova exigncia de poder, ento ficar em posio de impor suas leis (Lei Cannica) sobre muitas naes. (Nota 2 - Cdigo de Lei Cannica, j mencionado). (As leis cannicas provem a base legal para tudo que a ICR faz. At mesmo a Inquisio e a perseguio aos protestantes foram embasadas na Lei Cannica. So leis curtas, consistindo, s vezes, de um simples pargrafo. So facilmente obtidas. Todas elas esto reunidas

num volumoso livro que custa menos do que se espera. Elas so alistadas pelo nmero do Cnon). O Cnon 1311 do Cdigo de Lei Cannica da Igreja diz que que ela tem o direito de "coagir os membros ofensores dos fiis cristos" [Isso quer dizer que a autora e a tradutora deste livro poderiam ser consideradas criminosas e, portanto, sujeitas a uma "justa penalidade"]. O Cnon 752 diz que dos "fiis cristos" exigido submeter suas mentes e desejos s doutrinas declaradas pelo papa ou pelo colgio de bispos, devendo estes ter o cuidado de evitar qualquer coisa que possa ir de encontrpo s suas doutrinas. Ser que o termo "fiel cristo" nesta declarao se refere a todos os cristos? Ou somente aos catlicos romanos? A expresso poderia ser interpretada das duas maneiras. Estaro os protestantes includos dentre os "fiis cristos"? Aqui a ICR se encontra num dilema. Se ela disser "sim", ento vai admitir que as leis justificam a perseguio aos protestantes. Se ela disser "no", ento vai admitir que os "irmos separados" nada significam. Se os protestantes no so "fiis cristos", ento o Ecumenismo no faz sentido (a no ser que se trate apenas de uma jogada para atrair os protestantes para a Igreja Catlica Romana). Claro que a ICR pode optar por conservar as leis escritas conforme elas so, afirmando verbalmente que jamais ir us-las para perseguir os "irmos separados" protestantes. Contudo, acreditar nisso o mesmo que acreditar num vendedor que promete algo que no est no contrato escrito. O Cnon 1366 diz que devem ser punidos com uma "justa penalidade" os pais que permitirem que seus filhos "sejam batizados numa religio no catlica". O Conclio de Trento descreveu cada doutrina da Reforma Protestante, condenando uma a uma. Tambm especificou as objees dos protestantes doutrina catlica e as condenou. A leitura dessas leis no especifica se elas se aplicam a todos os cristos ou somente aos catlicos romanos. Elas so escritas de um modo to amplo que podem ser interpretadas de modo que se aplique aos no catlicos. Se chegar o tempo em que a ICR possa interpretar essas leis como aplicveis aos no catlicos, ento seria um crime (um ato contrrio Lei Cannica) a pessoa ser protestante e instruir seus filhos em suas crenas. Seria tambm um crime os catlicos se converterem ao Protestantismo e ento compartilhar sua nova f com outras pessoas (inclusive com os seus prprios filhos). Compartilhar seria uma forma de ensinar. E sua nova f incluiria coisas contrrias doutrina catlica.

Isso no pareceria bom porque os catlicos foram batizados na ICR, quando eram bebs. Em outras palavras, foram feitos catlicos sem a sua permisso. Essas leis dizem que os ofensores devem ser punidos com uma "justa penalidade" . Esta expresso to elstica, a ponto de ser interpretada quase de qualquer maneira. Ela proporciona imenso poder discriminatrio a quem porventura estiver com autoridade nesse tempo. Na poca da Reforma Protestante, era crime ser protestante. Ser queimado vivo era considerado como uma "justa penalidade" pelo crime de discordar da doutrina catlica. Igualmente, durante a Inquisio, a tortura e a morte eram consideradas como "justa penalidade" pelo crime de "heresia" (discordar da doutrina catlica). (Ver isso no captulo "Caando Hereges"). Neste exato momento, a ICR no tem o poder de perseguir publicamente os protestantes. Ento o item - de se ou no a Lei Cannica pode ser entendida como aplicvel aos no catlicos - no um assunto prtico. Contudo, se o Vaticano conseguir o seu intento de um novo tipo de poder, ento a definio de "fiel cristo" na Lei Cannica pode ter bem maiores conseqncias para os protestantes.

Bibliografia do captulo 10 - Uma Exigncia Moderna de Poder


1. Malachi Martin, The Keys of This Blood: Pope John Paul II Versus Russia and the West for Control of the New World Order. (New York: Simon & Schuster, 1990.) 2. Code of Canon Law, Latin English edition, New English Translation. (Washington, DC: Canon Law Society of America, 1988.) Canon Laws provide the legal basis for everything that the Roman Catholic Church does. Even the Inquisition and the persecution of Protestants were based on Canon Law. These are short laws, sometimes consisting of only one paragraph. They are easily obtained. All of them are contained in one thick book which costs less than I expected. They are listed by Canon number.

Captulo 11

O Jogo dos Nmeros


As pessoas tendem a se impressionar com a quantidade. "O maior" e "o melhor" sempre aparecem juntos nos slogans de propaganda. Mas ser assim que Deus v as coisas? Podemos admitir que a ICR esteja certa por ser to grande? Golias era um guerreiro imenso, poderoso e adestrado. Era admirado pelos filisteus e temido pelos israelitas. As pessoas se impressionavam com Golias, porm Deus, no. Deus usou um pastor chamado Davi para matar o gigante, segundo a 1 Samuel 17:1-54. Quando Gideo foi combater os midianitas, ele comeou com 32.000 homens. Isso parece um nmero impressionante, at lermos que os midianitas formavam uma multido que enchia o vale como uma praga de gafanhotos. Contudo, Deus disse a Gideo que ele tinha homens demais e que mandasse de volta para casa todos os homens que estivessem com medo. 2/3 dos homens partiram (22.000 dos 32.000). Ento Deus desqualificou todos, menos 300 dos 10.000 que haviam ficado. Desse modo, Gideo ficou com apenas dez por cento do nmero original de soldados (Juzes 7:1-9). Aos olhos de Deus, qual o grupo de soldados de corao reto atravs dos quais ele pde fazer o milagre? Os 31.700? Ou os 300 que derrotaram os midianitas? Se vocs lerem o que aconteceu vero que Deus estava com os dez por cento. Poderia a diferena ser maior ainda do que cem para um e Deus ainda ficar com a minoria? Bem, e se os 31.700 tivessem decidido que, pelo fato de os 300 serem diferentes, eles deveriam ser "hereges" e, portanto, ser mortos? Jesus falou sobre as grandes multides que entrariam pelo caminho errado da destruio, e do pequeno grupo de pessoas que encontraria o caminho reto que conduz vida eterna, quando disse: "Entrai pela porta estreita; porque larga a porta, e espaoso o caminho que conduz perdio, e muitos so os que entram por ela; e porque estreita a porta, e apertado o caminho que leva vida, e poucos h que a encontrem" (Mateus 7:13-14). Se voc olhar para o contexto no qual Jesus falou isso, ver que ele estava falando para as multides em Israel. No era aos pagos que serviam a horrendos "deuses" demnacos. Era ao povo escolhido por Deus, em Aliana com ele, o qual possua as Escrituras, povo a quem Deus tinha enviado os profetas. E Jesus o admoestou que havia um caminho largo e popular, que o povo iria escolher, o qual conduziria destruio. Jesus falou do povo santo que seria desprezado e do povo falso que seria amplamente aceito. Ele disse: "Bem-aventurados sois vs, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vs por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande o

vosso galardo nos cus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vs". (Mateus 5:11-12). "Ai de vs quando todos os homens de vs disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas" (Lucas 6:26). Obviamente, ser parte de uma pequena minoria da qual se fala mal, no , necessariamente, um sinal de que maioria esteja certa. David Koresh e Jim Jones morreram no erro. Meu ponto de vista que no se podem usar os nmeros para decidir se as pessoas esto ou no esto certas. Precisamos conferir os seus ensinos com a Escritura. Nossa linha padro a Bblia, no a calculadora.

Captulo 12
O Catolicismo da Nova Era
A Nova Era realmente o ressurgimento do velho paganismo ocidentalizado e revestido de um vocabulrio moderno. Ela nega as doutrinas e a moralidade bsicas do Cristianismo. Mas, apesar disso, existem padres e freiras catlicos promovendo abertamente as crenas e prticas da Nova Era. Darei informaes documentadas de autores catlicos sobre este assunto. Um deles um reprter catlico, o qual passou mais de doze anos obtendo informaes e testemunhos oculares em primeira mo. Existem tambm artigos na Internet que vocs podem ler sozinhos. Vou dar os endereos dos mesmos. Como veremos, existem padres e freiras que promovem rituais pagos, atividades ocultistas, prticas religiosas hindustas, adorao s "deusas'", bruxaria e "canalizao" (falar com espritos atravs de pessoas). Elas negam as doutrinas fundamentais do Cristianismo, como por exemplo, que Jesus morreu para salvar-nos dos nossos pecados. Tambm renunciam tradicional moralidade crist. Se vocs tiverem dificuldade com as instrues seguintes, vou entender. Comigo acontece o mesmo. Mas os fatos no desaparecem, simplesmente porque no gostamos deles. Randy English catlico. Ele escreveu "O Unicrnio no Santurio: o Impacto da Nova Era Sobre a Igreja Catlica". Segundo England, os conceitos da Nova Era so ensinados em retiros, encontros de orao e conferncias educativas (Nota 1 http://marianland.com/errors024.html) A teologia do padre jesuta Teilhard de Chardin abriu a porta para os conceitos da Nova Era penetrarem na Igreja Catlica. (Unicorn, p.s. 78-95).

Isso conduziu criao de "centros de espiritualidade" e ao Feminismo Catlico, os quais sero discutidos mais tarde (ps. 118-134). [No Brasil um dos poneiros desses "centros de espititualidade" foi o ex-padre Huberto Rhoden]. Thomas Merton foi um monge trapista. Ele ensinava que cada forma de experincia mstica vlida, no importa qual seja a fonte. Ele exaltava o Hindusmo e o Budismo. Merton desejava a unio de todas as religies do mundo. (Unicorn, ps. 75-77). - Randy English, "The Unicorn in the Sanctuary: The Impact of the New Age on the catholic Church", (Rockford, Illinois:TAN Books and Publishers, 1990. O autor do livro catlico. Se vocs pesquisarem o livro no site "Amazon.com", podero ler nove pginas na Internet. Vocs podem ler revistas e sumrios do livro de England na Internet.
http://www.tanbooks.com/books/unic1156.htm

Padres e freiras esto ensinando os crdulos catlicos a fazer meditao hindusta, usar as tcnicas de vizualizao e cultivar os espritos guias. Randy England diz que os espritos guias so demnios (Unicorn, ps. 3 e 77). Desse modo, uma pessoa que cultiva espritos guias, est realmente invocando demnios e convidando-os a controlar a sua vida. Um padre jesuta ensina aos padres, freiras e leigos catlicos a meditao oriental, usando espritos guias. Padres e feiras ensinam tcnicas de orao, as quais no so, de modo algum, oraes no sentido cristo. Pelo contrrio, elas resultam em estados alterados de conscincia e susceptibilidade influncia demonaca. Um padre franciscano ensina os catlicos a "manipular" a realidade com a assistncia de "seres espirituais" (isto , demnios). Ele tem influncia, especialmente, entre as freiras. Aos catlicos ensinado que a sua "espiritualidade" ser melhorada com as tcnicas da Nova Era, tais como Yoga, prticas das religies orientais e meditao ocultista. Algumas escolas catlicas j no ensinam os Dez Mandamentos, nem as doutrinas fundamentais do cristianismo, como a Ressurreio. Em vez disso, promovem um governo mundial no cristo. (Unicorn, ps. 6-9 e 135-146). Mitch Pacwa um padre jesuta envolvido com a Nova Era, desde o tempo do seminrio. Ele escreveu o livro "Os Catlicos e a Nova Era". (Se vocs procurarem o livro no site Amazon.com, podero ler nove pginas do mesmo). Segundo Pacwa, agumas parquias catlicas do palestras sobre astrologia, canalizao e eneagrama (uma nova modalidade de anlise pessoal. Ele se tornou perito no assunto e o ensinou a outros padres. (Nota 2 - Mirch Pacwa, "Catholics and the New Age" (Ann Arbor, Michigan: Servant Publications, 1992". O assunto pode ser encontrado na Internet.)

No perodo entre 1970 e 1980 (quando eu ainda era catlica), entrei em trs novas coisas promovidas pelos padres catlicos. Primeiro, um padre catlico me recomendou auto-hipnose e me deu fitas cassetes para consegui-lo. Felizmente, eu jamais escutei essas fitas, pois j sabia que todo tipo de hipnose espiritualmente perigoso. Segundo, alguns amigos catlicos recomendaram, entusiasticamente, que eu frequentasse palestras sobre "Orao Centralizada" , as quais eram dadas por um padre. Felizmente, no pude assistir essas palestras. Comprei o livro do padre, mas achei-o estranho e no li muitas pginas do mesmo. Aprendi no livro de Randy English que a "Orao Centralizada" semelhante Meditao Silva (tambm chamada Controle Mental Silva. Ela envolve estados de conscincia alterada e espritos guias. (Unicorn, ps. 143-146). [A UNIVERTI, Universidade da Terceira Idade, onde a tradutora estuda, tem um curso de "Eneagrama", que tem feito o maior sucesso. Claro que ela no tem freqentado as aulas do mesmo]. Terceiro, fui a um retiro catlico dirigido por padres. Para o mximo de minha surpresa, a Psicologia de Carl Jung foi ensinada em todo esse retiro. Alm disso, a livraria vendia livros que discutiam a espiritualidade em termos que no me pareciam cristos. Um dos livros falava sobre "encontrar a deusa em nosso ntimo". Segundo Randy England, Jung era um ocultista que possua espritos guias. Em cada uma dessas situaes, eu tinha um desejo genuno de ficar mais perto de Deus. Fui at os padres catlicos, buscando treinamento em como orar melhor, procurando maneiras de fortalecer minha vida espiritual. Contudo, em vez de me oferecer itens cristos, esses padres catlicos me ofereciam apenas as coisas mortais da Nova Era. [Quando era catlica a tradutora se confessava com um padre italiano. Ele vivia pregando revoluo armada nas homilias da missa, o que a levou a abandonar a ICR e comear a ler a Bblia FIEL. Resultado, encontrou Jesus e nasceu de novo.] Em Mateus 7:9-10, Jesus diz que se os nossos filhos nos pedem po (alimento), no lhes damos uma pedra (algo intil). E se eles nos pedem peixe (algum alimento), no lhes damos uma serpente (algo mortal). Contudo, quando eu pedi queles padres catlicos algo para me alimentar, eles me ofereceram coisas letais. Segundo Randy English, Donna Steichen e Mitch Pacwa, minha experincia no foi a nica. Coisas idnticas tm acontecido a muitos catlicos.

Feministas Catlicas
As informaes seguintes sobre as feministas catlicas vm do livro "Unholy Rage" (Ira Profana). Algumas dessas informaes podem ser encontradas na Internet. Se vocs buscarem o livro na "Amazon.com", podero ler 25 pginas do mesmo. (Nota 3).

Donna Steichen (jornalista catlica) escreveu "Ungodly Rage: The Hidden Face of Catholic Feminism" ("Ira Profana: a Face Oculta do Feminismo Catlico"). Ela passou doze anos coletando informaes em primeira mo. O livro embasado em coisas que ela viu e ouviu pessoalmente, como tambm nos escritos das feministas. Ela uma boa reprter, dando nomes, datas, citaes, alm de uma poro de detalhes realistas. John F. McCarthy, "The Whole Truth About Catholic Feminism" (Artigo de seis pginas baseado no livro "Ungodly Rage") um padre catlico. Ele ficou obviamente aborrecido com certas coisas que as feministas catlicas tm feito. Essa raiva est patente em seu artigo. Seu ponto de vista diferente do de Donna Steichen. Ela apresenta, cuidadosamente, fatos e documentos, deixando que os fatos falem por si mesmos). As lderes feministas catlicas ensinam que toda forma de expresso sexual boa (at mesmo o incesto e o sado-masoquismo). Elas oferecem ensinos estratgicos sobre como libertar das inibies sexuais os seus alunos, de modo que estes fiquem livres para se expressar sexualmente. Dizem elas que todo ato de "amor" e prazer um ritual que honra a deusa. Seu objetivo, publicamente declarado, redefinir a sexualidade e a moralidade. Donna Steichen indagou algumas freiras feministas sobre esses ensinos. As freiras concordaram entusiasticamente com os ensinos e com o sistema moral que eles refletem. (Ungodly Rage, ps. 41-45, 150 e 176-177). Em 1985, Mrs. Steichen assistiu uma conferncia sobre "Mulheres e Espiritualidade". (Vejam informaes nas ps. 29 p. 63, do seu livro). As Irms Escolares de Notre Dame (SSND) [Uma universidade Jesuta] estavam profundamente envolvidas. Algumas delas deram palestras durante a conferncia. Muitas outras assistiram a conferncia. Elas auixiliavam com preparaes, permitindo aos assistentes permanecer em seu "Centro do Bom Conselho Educacional" . Desse modo, a conferncia teve um impacto maior sobre toda a comunidade de freiras que ensinavam. O padre catlico capelo de So Benedito (uma escola catlica prxima) anunciou a conferncia e conseguiu transporte para as mulheres que desejassem ir. Membros da faculdade e estudantes compareceram. Donna Steichen entrevistou o padre. Ele havia estudado o programa e estava a par da natureza do mesmo. Tambm o aprovava. A conferncia era um evento ecumnico. Dezesseis das preletoras eram catlicas (freiras, ex-freiras e leigos). A maioria das mulheres que assistiram era constituda de catlicas. Entre elas se encontravam freiras, professoras de escolas paroquiais e de colgios catlicos, membros de escritrios de agncias catlicas de aconselhamento, administradoras paroquiais e mulheres leigas. Em outras palavras, muitas assistentes eram mulheres que ocupavam posies de autoridade e influncia.

A conferncia era tambm assistida por feiticeiras professas e por lsbicas assumidas, que professavam ser crists. As preleletoras promoveram a adorao deusa, bem com a explorao da sexualidade "sagrada". Foi promovido um sentimento de mentalidade vtima. A idia de pecado foi ridicularizada. Conforme as preletores, o nico pecado o sexismo. A maioria das palestras inclua rituais pagos. A maioria das preletoras ignorava completamente Jesus, mas Rosemary Ruther falou que algumas pessoas poderiam desejar conserv-lo como um "smbolo" . Ruther declarou publicamente que o objetivo do feminimo catlico dominar a Igreja Catlica. E para fazer isso, necessrio que ele tenha uma aparncia de Catolicismo legtimo. Ruther disse que as mulheres deveriam estabelecer "covis" e grupos de mulheres eclesisticas, ou ento criar locais de refgio, nos quais as mulheres membros de igrejas pudessem ficar livres para expressar os seus verdadeiros sentimentos. Ela disse que os grandes grupos deveriam ser subdivididos em grupos de 13 membros, porque 13 o nmero de um "covil" (Termo usado para um grupo de bruxas). Steichen entrevistou muitas das assistente. Nenhuma das mulheres catlicas viu conflito algum entre o seu Catolicismo e a assistncia tal conferncia. Elas at defenderam a adorao aos deuses pagos, dizendo que isso no entra em conflito com o Catolicismo. Mrs. Steichen perguntou-lhes se os primeiros mrtires estavam errados, quando encararam a morte por no querer adorar os deuses pagos. As mulheres no quiseram discutir o assunto. Apenas responderam que as coisas agora so bem diferentes. Mrs. Steichen tambm entrevistou algumas mulheres protestantes que estavam perturbadas com a conferncia. Creio que se as mulheres catlicas tivessem sido bem aliceradas na Escritura, elas teriam ficado menos susceptveis ao engano. No domingo de manh, trs cultos feministas estavam disponveis s participantes. Um deles era um ritual Wicca, assistido por quase a metade das mulheres (inclusive Donna Steichen). Como parte do ritual, as participantes pronunciavam encantamentos. (A Wicca uma religio embasada na bruxaria. Ela envolve adorao deusa, rituais e encantamentos). Quando terminou o ritual, Donna Steichen indagou a uma das participantes se ela era uma freira. A mulher respondeu que no, mas disse que tem visto uma poro de freiras nesses rituais. O movimento catlico feminista cresceu em nmero e influncia. No ano seguinte, 1986, uma Conferncia de Mulheres na Igreja foi assistida por 2.500 mulheres, das quais 85% eram freiras (isto , mais de 2.000 freiras). Uma das preletoras falou que as mulheres deveriam livrar-se do "falso deus" do Cristianismo e criar um "deus mitolgico" para substitu-lo. Disse que as mulheres precisam "exigir sua realidade", atravs da "sexualidade holstica". Outra preletora falou que a Escritura

deve ser radicalmente transformada, no sentido de apoiar a agenda feminista. Um exemplo disso a interpretao da preletora sobre o que aconteceu no Jardim do den. Ela disse que quando Deus baniu a serpente, ele estava banindo, patriarcalmente, a deusa e, portanto, banindo a liberdade de Eva se expressar sexualmente. (Ungdly Rage, pas. 123-124 e 145-156). Cerca de 200 das freiras assistentes usavam hbitos e vus. A princpio Dona pensou que elas no deveriam ter observado a natureza da conferncia, quando decidiram vir. Contudo, aps ter entrevistado algumas, cada uma delas afirmou ter apreciado a conferncia e concordado com a agenda da mesma. Uma delas havia sido ortodoxa em suas crenas, at que freqentou uma classe de vero na Universidade Notre Dame, alguns meses antes da conferncia. Como resultado da classe, ela se tornou uma feminista radical. (Ungodly Rage, p. 133). Alguns clrigos catlicos apoiam as radicais feministas catlicas. Essa conferncia foi realizada sob os auspcios de bispos e padres catlicos. Conselheiros da conferncia incluam quase 20 bispos e 15 padres. Eles no queriam que seus nomes fossem conhecidos, provavelmente em razo da natureza controversa do evento (Ungodly Rage, ps. 152-153). [Leiam Efsios 5:1-21, por favor] Em outubro de 1987, uma Conferncia de Mulheres na Igreja foi assistida por 3.000 mulheres. A maioria era constituda de catlicas. Muitas eram freiras e ex-freiras, envolvidas no ensino, servio social e ministrio pastoral. Em outras palavras, eram mulheres ocupando confiveis posies de liderana, influncia e autoridade. (Ungodly Rage, p. 154). Os preletores identificaram a sexualidade com a espiritualidade e com a identidade de uma mulher. Disseram que "apossar-se da sexualidade" a chave para o poder feminino. Elas elogiaram o lesbianismo e o auto-erotismo, chamando-os de coisas boas, que honram a deusa. Uma preletora lsbica afirmou que o lesbianismo uma forma da religio da deusa [Essa deusa, ao que tudo indica, a deusa Gaia, Terra, isto , a serpente do den, portanto o prprio Satans - aTradutora]. As preletoras promoveram o aborto. Uma delas disse publicamente que no sentido de promover a sua religio feminista, elas precisam da ICR institucional, por causa do seu poder global e de sua influncia de amplo alcance. As palestras incluam instrues sobre o animismo (adorao aos espritos da natureza), com rituais que eram uma combinao de feminismo e prticas americanas nativas. (Ungodly Rage, ps. 150-154 e 173-183). Mary Hunt disse que para o movimento catlico feminista sobreviver ele necessita da influncia da gerao futura. Ento, esse um problema srio para um movimento amplamente fundado por freiras e laicato lsbico, visto como, geralmente, elas no tm filhos. Desse modo, elas precisam influenciar os filhos de outras pessoas. Mary Hunt

falou da necessidade de criar locais para influenciar crianas, inclusive escolas, centros de retiro, manipulao do pensamento e centros teolgicos femininos. (Ungodly Rage, ps. 185-186). A maior parte destes j estava em andamento, quando Dona escreveu o livro supra citado, em 1991. As participantes da conferncia eram, principalmente, professoras de colgios, freiras de centros de retiro e mulheres que trabalham com a juventude. Outras estavam em posies que as possibilitavam infuenciar as crianas e a juventude catlicas. As participantes da conferncia incluam ainda mulheres administradores de escritrios de chancelarias e de parquias. Essas posies as capacitam a influenciar todo tipo de programas, retiros e palestras oferecidos nas parquias catlicas. Uma das participantes era uma freira carmelita, fundadora da Associao das Irms Contemplativas. Ela disse que embora essas irms contemplativas tivessem comeado "orientadas por Deus" , mais tarde elas haviam mudado o seu foco para o "misticismo e o feminismo". Elas incorpararam tradies pags sua adorao e meditao. (Nota 4 Ungodly Rage, ps. 182-183). (Vocs podem ver a descrio de uma Conferncia de Mulheres na Igreja na Internet, com citaes e descrio detalhadas do ritual pago. O livro de Kathleen Howley, "Catholic College Welcomes Feminists, Bans Rosary", na edio online de "Catholic World News", 24/04/1996: Esta conferncia foi prormovida em 20/04/1996, no Emannuel College (Um colgio catlico em Boston). Starhaw (uma feiticeira) liderou um ritual pago dedicado deusa. Como veremos, comunidades religiosas inteiras tm sido infestadas com o feminismo catlico. Joleene Unnerstall era membro das Irms Escolares de Notre Dame (SSND). Abandonou o convento para se tornar uma formalizadora de transe (ela usa transes e hipnose). Ela desenvolveu uma conferncia chamada "Elevao do Esprito Feminino", que inclui conferncia sobre a reencarnao, "a deusa interior", o uso de cristais e a canalizao. Essa conferncia da "Elevao do Esprito Feminino" foi realizada na matriz paroquial da SSND. Outra freira dessa organizao ensina o Contole Mental Silva, dando, inclusive, classes de projeo astral e "mensagens esprituais". As freiras da SSND tambm tm estado fortemente envolvidas com a Coalizo Catlica pelos Direitos Civis dos Gays. (Ungodly Rage. 342). As irms de So Jos do Carondolet dirigem o Colgio Fontbonne. Elas convidam as freiras do movimento "Elevao do Esprito Feminino" para fazer uma conferncia em seu colgio, duas vezes ao ano. (Ungodly Rage, ps. 106-107). Os pais catlicos que se sacrificaram para enviar seus filhos aos colgios catlicos provavelmente jamais esperavam que eles fossem treinados na canalizao e na adorao deusa.

Pessoas que tm tido consideravel influncia no movimento feminista catlico so Mathew Fox e Rosemary Ruther. Discutiremos Fox mais tarde. Ruther uma teloga feminista catlica, lsbica assumida. Ela desenvolveu uma teologia de encontro de casais lsbicos. Seus livros incluem "Gaia e Deus: Uma Teologia Eco-Feminista da Cura pela Terra" e "O Feminismo Religioso e o Futuro do Planeta: Uma Conversa CristBudista".

Mathew Fox
As informaes seguintes a respeito de Fox provm do capitulo 6 do livro de Randy English, "The Unicorn in the Sanctuary". O ttulo "A Igreja Feminina, a Bruxaria e a Deusa". Este captulo est disponvel num site catlico: (Nota 5). Como padre dominicano, Mathew Fox promovia a Wicca, o paganismo e a adorao deusa, na ICR. Durante anos ele falou para confiantes padres, freiras e leigos catlicos que o Esprito Santo queria que eles adotassem essas prticas. O Instituto para a Cultura e Criao da Espiritualidade foi fundado por Fox. Ele est localizado no "Holy Names College" (Colgio dos Nomes Sagrados), um colgio catlico dirigido pelas freiras, Irms dos Sagrados Coraes de Jesus e Maria). Os membros do escritrio do colgio incluam uma praticante de bruxaria, Satrhawk, uma sacerdotisa voodoo, um shamanista (animista que adora a natureza) e um psiclogo jugueriano. Stahrawk a sumo-sacerdotisa de um covil de bruxas. O Instituto tem desenvolvido uma liturgia catlica embasada em fontes da Wicca. Mathew Fox nega a existncia do pecado, exceto uma coisa, que no abraar a Nova Era. Ele prega a espiritualidade sensual, o hedonismo e o "ecstasy", afirmando que "o uso inteligente de drogas" um auxlio orao. Ele promove a bruxaria, pblica e diretamente. As informaes seguintes sobre Fox provm de um artigo escrito pelo padre catlico Mitchel Pacwa. O ttulo "O Catolicismo para a Nova Era: Mathew Fox e a Espiritualidade Centrada na Criao". Este artigo est na Internet. Informaes sobre as organizaes de Fox vm de Web sites. Eles do ainda o endereo da transcrio de uma entrevista com Fox, feita por um grupo da Nova Era, que muito o admira. Esses web sites vo possibilitar vocs a ver com os seus prprios olhos os tipos de coisas em que Fox cr e a maneira pela qual ele as expressa. (Mitchell Pacwa, padre jesuta, autor da obra supra citada:

Fox o fundador, presidente e editor chefe da revista chamada "Criao". Vocs podem ter uma idia daquilo em que ele acredita pela parte artstica de suas revistas. A edio de julho/agosto de 1991 da "Criao" apresenta uma pintura de Jesus Cristo nu, sentado em posio de lotus, com chifres na cabea. A edio de maio/junho de 1992 apresenta uma pintura intitulada "O Cristo Coati Qetzal", mostrando a serpente asteca com a face de Jesus Cristo. Mathew Fox um preletor popular de grande influnciua. Ele endossa a homossexualidade. Ele nega o pecado original e a redeno. Diz que precisamos embarcar numa busca do "Cristo Csmico" e, para faz-lo, precisamos parar de procurar o "Jesus Histrico." Segundo Fox, a verdadeira espiritualidade gira em torno de Eros. Diz que a Santa Comunho deveria ser "ntima e ertica". Diz que a espiritualidade deveria ser sensual e promove a "liturgia dos sacramentos sensuais". Ele ensina que as pessoas de todas as religies devem se unir em um "nvel mstico". Ele promove publicamente a bruxaria, o shamanismo, a astrologia e as religies pags. Elogia os escritos da bruxa Stahrawk, bem como a sua viso de um reavivamento do culto deusa. Fox diz que o "Salvador pessoal" do Cristianismo antropocntrico e antimstico. Ele ensina que os cristos devem converter-se a um Cristianismo do Cristo Csmico. Em 1991, Fox foi ordenado a abandonar o Instituto para a Cultura e Espiritualidade da Criao (Oakland, California) e regressar a Chicago, ou ento ser demitido de sua ordem religiosa. Ele rebelou-se, abandonou a ICR e se tornou um pastor anglicano. Fundou a Universidade da Espiritualidade da Criao (tambm localizada em Oakland) e se fez o presidente da mesma. Fox, Stahrawk e as sacerdotisas voodoos deixaram o Instituto (no Colgio dos Nomes Sagrados), a fim de se juntarem Universidade da Espiritualidade da Criao. Mesmo tendo Fox deixado o Instituto, este ainda existe, no Colgio dos Nomes Sagrados. Contudo, o seu nome foi mudado e agora se chama Centro Sofia de Cultura e Espiritualidade. Ele d graus de diploma em Espiritualidade da Criao. A julgar pelos seus cursos e faculdades, ele inteiramente da Nova Era, com uma forte influncia de shamanismo, religies africanas e "eco-feminismo". Vrios cursos parecem ser da Wicca. Embora no sendo mais catlico, Fox continua a ter uma vasta influncia entre os catlicos, atravs de padres e freiras influenciados pelos seus ensinos. Sua influncia continua a existir tambm entre os catlicos treinados no Centro Sofia de Cultura e Espiritualidade, no Colgio dos Nomes Sagrados.

Os livros de Fox so vendidos tanto em livrarias catlicas como da Nova Era. Seus livros so apresentados nas casas catlicas de retiro. So usados por freiras. Estes no apenas influenciam as freiras, como tambm os catlicos que esto sob a influncia dessas freiras. (Por exemplo, outras freiras ou estudantes, ou ainda os catlicos que freqentam esses retiros). Um dos livros de Fox tem como ttulo "Whee!We, Wee All the Way Home: (Vamos, Vamos todos para casa), "Um Guia para a Espiritualidade Proftica e Sensual". ( srio. No estou brincando, podem conferir vocs mesmos, no site Amazon.com.). O outro tem como ttulo "Como Se Tornar um Urso Musical Mstico: Espiritualidade Moda Americana". Outros livros incluem "Um Rio, Muitos Muros "; A "Sabedoria Explodindo da F Global". E "Explorando o Arqutipo do Cristo Csmico". Fox co-autor de um livro intitulado "Brotando da Espiritualidade", com Christian de La Huerta, o fundador do Q-Esprito. Segundo a capa, este livro "apoia a unidade com 'Queer', quando ela desperta". Vocs podem ver a capa e algumas pginas do livro no site Amazon.com. Por causa dos ensinos de Fox, algumas freiras tm incorporado rituais da Wicca em seu culto. Algumas freiras esto ensinando as teorias da "Espiritualidade da Criao" s crianas, negligenciando doutrinas fundamentais como o pecado e a redeno, doutrinas em que Fox no acredita.

Cultivando a Amargura
Lderes do Movimento Catlico Feminista exortam as mulheres a cultivar a ira contra o patriarcado. Isso contrrio Escritura, a qual nos exorta a evitar a amargura: "Segui a paz com todos, e a santificao, sem a qual ningum ver o Senhor; tendo cuidado de que ningum se prive da graa de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. E ningum seja devasso, ou profano, como Esa, que por uma refeio vendeu o seu direito de primogenitura. (Hebreus 12:14-16). A Concordncia Strong define a palavra "profano" como "pago" e "mau". A Bblia conecta a amargura com o fracasso em corresponder graa de Deus, prejudicar outras pessoas, praticar a imoralidade sexual, ter um comportamento pago e privar algum da herana espiritual. O movimento catlico feminista encoraja as mulheres a se tornarem amargas, permanecerem amargas, chamando isso de virtude. E quando as freiras fazem algo, elas o fazem zelosa e completamente.

Donna Steichen diz que as freiras feministas podem ser "malvadas, irracionais, inescrupulosas e destrutivas" . Muitas delas so devotadas s suas "carreiras" e recusam deixar a ICR, mesmo quando j no acreditam mais em seus ensinos. Permanecem em suas posies com o intuito de destruir a Igreja, como sabemos, e criar uma nova religio feminista em lugar desta. (Ungodly Rage, p. 26). Como veremos, o movimento feminista tem resultado no prejuzo de muitas catlicos.

Doutrinao Involuntria da Nova Era


As madres superioras e educadoras catlicas tm estado expostas aos rituais e doutrinao da Nova Era, quando no esperavam por isso e nem estavam preparadas para isso, o que de estratgica importncia para o movimento feminista catlico. Se voc doutrina uma madre superiora, ento influencia todas as freiras do seu convento. Se voc doutrina uma educadora, ento influencia todos os seus estudantes. Se uma dessas estudantes uma freira, ento ela ir influenciar as freiras do seu convento. Em suma, as educadoras feministas podem influenciar suas colegas, espalhando, desse modo, a influncia do movimento feminista em todo o sistema educacional. A liderana da Conferncia de Mulheres Religiosas tem uma Assemblia Nacional para as madres superioras dos conventos. Em 1991, essa Assemblia assumiu os ensinos feministas e um ritual dirio, durante o qual as freiras cantavam "Vinde s trevas" e invocavam os espritos da morte. Esta foi asssistida por novecentas superioras e suas assistentes, as quais, em seguida, regressaram aos seus conventos e l influenciaram suas freiras. (Nota 7 - Madre John Marie, "Contaminated Cristianity", em "Praise Him" , outubro, 1991, vol. XVII, No. 10, ps. 1314). Havia mais coisas envolvidas do que os ensinos feministas, os quais eram dados por preletoras e modelados durante o ritual. Os rituais pagos podem resultar em influncia demonaca sobre os participantes. Tendo sido uma freira, fico arrepiada s de pensar o que me aconteceria, estando sob a autoridade de uma madre superiora que estivesse sob influncia demonaca. Jean Houston era a diretora da Fundao Para a Pesquisa Mental e ex-presidenta da Associao de Psicologia Humanista, e fala freqentemente nas conferncias da Nova Era. Em 1982, 1984 e 1989, Jean Houston fez um discurso aos educadores catlicos, na conveno da Associao Catlica Nacional de Educao. (Ungodly Rage, ps. 242245). Entre 1985 e 1988, esta associao teve um "Projeto de Educao do Futuro". Outras vinte organizaes educacionais participaram da

mesma. Isso foi contado como sendo uma preparao para futuras necessidades. Contudo, na realidade, foi uma doutrinao de lderes da Nova Era na educao catlica. (Ungdly Rage, ps. 244-245). As freiras catlicas feministas ensinam a espiritualidade da Nova Era nas escolas paroquiais e nos colgios catlicos. Elas traem a confiana dos pais catlicos que enviam seus filhos a essas escolas. Mundelein um colgio de mulheres catlicas, o qual dirigido pelas Irms de Caridade da Bendita Virgem Maria. afiliado Universidade Loyola, a qual dirigida por padres jesutas. Em maro de 1985, uma conferncia chamada "A Deusa e as Mulheres Bravias" foi realizada no Mundelein. Essa conferncia foi repetida ali, em 1986. Tambm, em 1986, foi feito um programa no Mundelein, intitulado "Sua Santidade, Jovem, Me, Matrona". O programa honrava a "deusa tripla" da bruxaria. Ele inclua um ritual antigo, isto , um ritual de iniciao bruxaria. O Depto. de Religio do Mundelein fez os arranjos para esse programa (Ungodly Rage, ps. 79-91). Os pais catlicos que enviaram suas filhas ao Mundelein no esperavam que a estas fossem ensinados a adorao deusa e os rituais de iniciao bruxaria. Provavelmente imaginavam estar protegendo suas filhas, ao envi-las para um colgio catlico dirigido por freiras. O Colgio Heythrop (Londres) dirigido por padres jesutas. Em janeiro de 2002, esse colgio contratou uma bruxa assumida para ali ensinar psicologia da religio. Isso foi feito com a aprovao do padre jesuta, presidente do colgio. (Nota 8). Os pais catlicos que se sacrificaram para enviar seus filhos ao Colgio Heythrop no esperavam t-los colocado sob a influncia de um ensino de prtica da bruxaria. Muito embora o seu assunto especial no seja a bruxaria, suas crenas e valores na bruxaria influenciaro suas vises, tanto na psicologia como na religio, e o modo como esta os apresenta. Alm disso, os professores podem ter uma influncia pessoal sobre os estudantes. [A influncia dos jesutas nos dois pases baluartes do Protestantismo no Ocidente tem levado esses pases a abandonar os ensino da Bblia e optar pelas religies pags - a Tradutora].

Itens Relacionados
Mathew Fox no o nico padre catlico que ensina a espiritualidade da Nova Era. Existem outros. Um exemplo o padre jesuta George Maloney. Ele escreveu o livro "O Misticismo e a Nova Era: A Conscincia Crstica na Nova Criao" . Os seguintes padres catlicos

ensinam a espiritualidade da criao de Fox: Thomas Berry, Roland Murphy, Rcihard Rhor, Cletus Wesselse Ken Butigan. Existe um mosteiro beneditino que se auto-denomina um "Ashram Cristo". Ali se pode estudar misticismo, religio comparada e msica hindu. O dominicano Bede Griffiths o encarregado deste. Seus livros incluem "Revelao Csmica: O Caminho Hindu Para Deus" e "A Outra Metade de Minha Alma: Bede Griffthis e o Dilogo Hinduista-Cristo." Griffthis combina o Catolicismo com o Hindusmo. Outro padre combina o Catolicismo com o Budismo. O dominicano Aelred Graham escreveu "Catolicismo Zen" e "Conversaes: Crists e Budistas". O padre catlico Edward Hays um "expert" em orao. Ele dirige uma "casa de orao" catlica-hinduista repleta de estatuas de deuses hindus. Ali se encontra tambm um crucifixo. Hays d a Jesus o mesmo status que d aos vrios deuses hindus. Essa "casa de orao" popular e sempre est completamente lotada. (Unicorn, ps. 72-74). O padre jesuta Anthony de Mello d conferncias introduzindo os catlicos s tcnicas orientais de meditao e orao, incluindo visualizao e meditao transcendental. Ele escreeu um livro intitulado "Sadhana: Um Caminho para Deus". A capa mostra Jesus na cruz e uma pessoa sentada em posio de lotus, meditando ao p da cruz. (Unicorn, ps. 100-114). Alguns telogos catlicos ensinam ser "escandaloso" insistir em que Jesus Cristo foi o nico a ter o status de Salvador. Dizem que isso criou uma pedra de tropeo para unir os povos de outras religies, tais como budistas e hinduistas. Um centro catlico de espiritualidade apresenta leituras dos "livros sagrados" de muitas "fs", celebra festivais pagos e inclui estatuas de Buda e Vishnu em sua capela. Em 1998, uma celebrao do Advento Catlico inclua frades e freiras budistas. H vrios sites devotados a facilitar o "dilogo" entre catlicos, budistas, e hindustas. (Nota 9 - Bernard D. Green, "Catholicism Confronts New Age Syncretism". Green um padre catlico). O Centro Ursulino Sofia (dirigido por freiras ursulinas) apresenta passeios em labitintos, Reiki, e programas espirituais inspirados nas religies no crists. (O Reiki envolve a manipulao da Nova Era nos campos "energticos" e a transferncia de "energia" a outras pessoas). Suas lojas vendem material para realizar Reiki, Yoga e T'ai Chi. Oferecem tambm classes para treinar as pessoa ao Reiki. (Nota 10). Buscar na Internet. Conheo um homem que foi para um seminrio catlico com a inteno de ser padre. Um dos seus professores do seminrio

recomendou-lhe alguns livros escritos por autores da Wicca. Ele foi iniciado nesses livros. Uma coisa levou a outra e ele acabou se tornando um sacerdote da Wicca, em vez de padre catlico. (Eventualmente ele nasceu de novo, tornando-se cristo, e abandonou a Wicca). Alguns amigos meus se envolveram com uma organizao da Nova Era. Assistiam palestras que incluam treinamento em shamanismo, reencarnao e cartas de Tarot. Eles me contaram que havia freiras que participavam dessas pslestras.

A Moral da Nova Era


Notre Dame uma universidade catlica muito conhecida. dirigida pelos Padres (jesutas) da Santa Cruz. Durante o perodo deste ano (2002), alguns estudantes da Notre Dame e membros da faculdade esto produzindo uma pea pornogrfica lsbica. O ttulo da mesma "Monlogos da V..." (Esse "V" se refere ao rgo feminino da reproduo. Esta palavra e sua correspondente vulgar so acintosamente apresentadas na pea) (Nota 11 - Bud Macfarlane, "Our Lady Weeps: V-Monologues Comes to Notre Dame") . Na pea, uma mulher de 24 anos apanha uma garota de 13 anos, embriaga a jovem e a seduz. (Isso abuso declarado). H um coro cantando obscenidades como um mantra. A pea obcecada pelo rgo reprodutor feminino (Descupem-me, mas se horrvel ler o resumo da pea, imaginem seus filhos assistindo-a. Ou tomando parte na mesma? E numa escola catlica, onde vocs imaginam que eles estejam seguro, guiados por padres e freiras catlicos). Esta pea est sendo apresentada com a aprovao do presidente da Notre Dame. O Santa Maria dirigido pelas freiras da Santa Cruz. Uma das atrizes da pea uma irm da Santa Cruz, faculdade ligada Santa Maria. A freira usa uma camiseta que diz: "voc pode falar V...?", cantando obscenidades. (Nota 12 - E. Michael Jones, "V-Day at Saint Mary's College", na revista "Culture Wars"). No imagino como seria presenciar uma freira fazendo isso. Uma freira que faz parte do seu colgio. Uma figura de autoridade. Uma freira que a gente chama "Irm". Uma feira que deveria ser um exemplo de religio e moralidade. Uma freira que se supe encarnar a pureza consagrada. No ano passado, essa pea foi encenada na Universidade Georgetown, prestigiosa universidade catlica dirigida por padres jesutas. O editor chefe do jornal da universidade ("The Hoya") escreveu um artigo sobre a pea. Ele descreveu o enorme entusiasmo da audincia durante as cenas mais fortes da pea, criticando a direo da

Universidade Georgetown por ter permitido que tal pea fosse ali encenada. Foi despedido e o seu artigo jamais foi publicado. (Nota 13). (Michele Malkin, "Colunist Dropped for Exposing Feminism" (Colunista Demitido Por Ter Criticado o Feminismo), 31/03/2000. Michele Malkin um colunista de jornal sindicalizado. Ver o arrigo na Internet. Wendy McElroy, "Feminists Who Celebrate Rape", (Feministas que Celebram o Abuso) 02/04/2000. http://www.spiritone.com//~law/celebrate.html). "V-Monologues" foi tambm universidades e colgios catlicos: encenada nas seguintes

The University of Detroit Mercy, dirigida pelos padres jesutas e Irms da Misericrdia, (16/03/2002) (Nota 14). Loyola University, dirigda pelos padres jesutas (14/02/2001) (Nota 15). ("News Briefs from Loyola World", 07/02/2001.) Villanova University, (15/10/2000) (Nota 16). 17). Beth Levy, "The V-Monologues", in Westchester NOW Newsletter, Spring 2000. Marquette University, dirigida pelos padres jesutas (Nota 18). (Artigo da "The Truth", Inverno 2000. Receberam a "Comenda Millstone" para os colgios catlicos que escandalizaram as pessoas as pessoas, apresentando peas). Fordham Univesity, dirigida pelos padres jesutas (Nota 19). ("Was V-Day Celebrated in Your Campus?", Claire Booth Lee Policy Institute) A pea contrria aos padres morais da maioria dos catlicos, incluindo os pais catlicos que se sacrificam para enviar seus filhos s universidades e colgios, como a Notre Dame, St. Mary, Georgetown, Mercy, Loyola, Villanova, Colgio Marista, Marquette e Fordham. dirigida pelos padres agostinianos

Marist College, dirigido pelos Irmos Maristas (14/02/2000. (Nota

Como Pde Acontecer Isso?

Como pde acontecer isso? Como foi que os padres e freiras puderam se tornar to enganosos? E como puderam homens e mulheres leigos aceitar to facilmente os ensinos da Nova Era dos padres e freiras, quando tais ensinos contrariam claramente as prticas e doutrinas tradicionais do Catolicismo? facil enganar pessoas que a quem se pode ensinar o que devem pensar. E, como veremos, a ICR afirma que facil controlar o que os catlicos pensam. Segundo a Lei Cannica (as leis oficiais que governam a ICR), dos catlicos exigido submeter suas mentes e desejos a qualquer declarao referente f e moral, feita pelo papa e pelos conclios da Igreja. (Nota 20 - Cnons 752, 1311 e 1312, do Cdigo de Lei Cannica, j mencionado, ps. 247 e 409). A ICR ensina que somente o Magistrio da Igreja (o papa e os bispos em comunho com ele) tem o direito de interpretar a Escritura. Segundo a doutrina catlica, no permitido a pessoas como ns interpretar sozinhas a Escritura. Pelo contrrio, devemos conferi-la sempre pela interpretao das autoridades da Igreja. (Nota 21 Catecismo da Igreja Catlica, j mencionado, # 85, 100, 891 e 2051). Em outras palavras, os catlicos so obrigados a usar os ensinos das autoridades, a fim de conferir os ensinos da Escritura. Isso o oposto do que a Bblia diz, isto , que devemos usar a Escritura para conferir os ensinos das autoridades. O Apstolo Paulo escreveu a maior parte do Novo Testamento. Ele foi levado ao Terceiro Cu e "ouviu palavras inefveis, que ao homem no lcito falar". A ele foram dadas to grandes revelaes que Deus lhe enviou um "espinho na carne", a fim de conserv-lo humilde (2 Corntios 12:2-7). Ele era to altamente considerado pelos apstolos que censurou Pedro publicamente (Glatas 2:11-21). Paulo foi um grande apstolo, um martir e um heri da f. Grande parte da nossa teologia embasada em seus escritos. Certamente ele possua mais autoridade do que qualquer papa ou bispo. Mas ser que a Bblia censura quem questionava os ensinos de Paulo? Foram as pessoas obrigadas a submeter suas mentes e desejos a qualquer coisa ensinada por Paulo a respeito de f e moral? Claro que no! Prelo contrrio, a Bblia elogia o povo de Beria, porque quando o apstolo Paulo pregou aquele povo, ele cconferiu para ver se o ensino dele no era contra a Escritura. Os bereanos conferiam a Escitura diariamente, a fim de ver se as coisas eram assim. (Atos 17:10-11).

Deus deseja que o seu povo confira as coisas pessoalmente, usando a Escritura, que o nosso padro. A Bblia diz, na 1 Tessalonicenses 5:21: "Examinai tudo. Retende o bem". Segundo a Concordncia Strong, "examinar" significa "testar". Devemos testar as coisas, conferindo-as pessoalmente, usando sempre a Bblia como nossa linha de conduta. Se formos fiis nessa prtica, ento poderemos nos tornar cristos maduros que no se deixam engodar por falsas doutrinas. Se falharmos nisso, ento ficaremos vulnerveis a todo "vento de doutrina" que aparecer. Em Efsios 4:14, lemos: "Para que no sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astcia enganam fraudulosamente".

Catolicismo e Paganismo
Historicamente, o Catolicismo tem estado em combinao com o paganismo em vrios pases. E culturas. Da por que muitos catlicos (inclusive padres e freiras) tm se tornado vulnerveis s crenas e prticas da Nova Era. A seguir, veremos alguns exemplos da mistura do paganismo com o Catolicismo. O voodo praticado na frica, na Amrica do Sul e nas Indias Orientais. Ele tambm praticado em algumas reas dos USA. O Haiti e Nova Orleans se destacam nesse ponto. O voodoo uma mistura de Catolicsmo com a religio da frica Ocidental. Os praticantes invocam os "espritos" (isto , demnios) para montar neles (possu-los). As pessoas que praticam o voodoo praticam regularmente, tambm, o Catolicismo. Por exemplo, Marie Leveau (a rainha mais famosa do voodoo em Nova Orleans), ia missa diriamente. O voodoo envolve a magia negra, maldies e encantamentos. O povo de Nova Orleans tinha medo de Marie Leveau (a rainha do voodoo), embora ela se considerasse uma catlica devota. (Nota 22 - "Voodoo", Baton Rouge Net Louisiana, Lagniappe" "Voodoo in New Orleans and the Legacy of Marie ". Em Cuba celebra-se um festival anual em honra a S. Lzaro, numa combinao de ritual catlico e voodoo. Segundo o "Catholic World News", as celebraes incluem a missa catlica, oferendas de rum e cigarros, com peregrinos carregando cruzes ou onerosos pesos acorrentados aos seus corpos. Em 1996, o Cardeal Jaime Ortega de Havana rezou a missa. (Nota 23 - "Flock to Saint Festival Combining Catholic, Voodoo Beliefs"). Na Amrica do Sul, animais so sacrificados durante a missa catlica romana. O Arcebispo Buti Tihagale, de Bloemfontein, tem promovido ativamente essa prtica. O Arcebipo Georg Daniel, de

Pretoria, disse que o sacrifcio de animais feito nas parquias de sua diocese. H um vdeo mostrando essa prtica. Um padre catlico abenoava galinhas e cabritos durante a missa. Os animais eram assassinados. O sangue destes era derramado dentro de um buraco, na parte externa da igreja. (Nota 24). ("Africas Catholics in Row OVER Sacrifices", ps. 3-4 do meu printout. Na Guatemala os rituais maias so combinados com o Catolicismo Romano. Em Chichicastenango, Guatemala, celebra-se uma missa catlica-maia. Os rituais maias so apresentado dentro da Igreja Catlica, enquanto o padre reza a missa. Isso to popular que est na agenda de turismo da Guatemala. Nas igreja Maias-Catlicas, metade da igreja tem bancos. A outra metade de cho livre. Isso possiblita as pessoas a colocar velas e outras coisas no cho, como parte dos ritual maias. (Nota 25 - "Catholicism and the Mayans". "Hearth of Sky:Mayan Spirituality:Maya Catholics"
) http://www.uwec.edu/academic/curric/greidebe/hos/Spirit/bgcathol.htm

Os mexicanos celebram o dia dos Mortos. uma combinao da religo asteca com o Catolicismo Romano. Nas cidades modernas, isso pode ser simplesmente um festival. Mas nas zonas rurais, um srio ritual religioso. Alguns catlicos mexicanos realmente adoram os mortos, mesmo que os padres catlicos digam para no fazer isso. (Nota 26 - Ricardo J. Salvador, "What do Mexicans Celebrate on the Day of the Dead?" "Day of the Dead" "Day of the Dead:How To Make Your own Altar" (Na Internet) O Brasil o maior pas catlico do mundo. Tem 115 milhes de catlicos, o que d doze por cento da ICR. Em outras palavras, um em cada nove catlicos vive no Brasil. Noventa e trs por cento dos brasileiros afirmam ser catlicos. Contudo, pelo menos sessenta por cento dos brasileiros praticam o Espiritismo junto com o Catolicismo. Os catlicos brasileirso so conhecidos pela "dupla filiao" (membros de uma ou mais religies ao mesmo tempo). As religies praticadas pelo povo brasieiro incluem o Candombl, a Umbanda, a Macumba e o Kardecismo. Alm disso, muitos brasileiros praticam a bruxaria ou consultam bruxas. (Nota 27 - "About Brazil" (Da Embaixada Brasileira em Londres). Damos dois dos cinco sites.
http://www.ob.org//brazil/aboutbrazil.asp

"Neusa Itioka, "A Brazilian Perspective:Case Study from Brasil"


http://www.gospelcom.net/lowe/dufe/Papers/Brazil.htm)

O Candombl, a Umbanda e a Macumba so uma mistura de Catolicismo com as religies africanas e as crenas indgenas. As prticas religiosas incluem a invocao dos espritos (isto , demnios) para que venham possuir os seus adoradores. Muitos brasileiros praticam tanto o Catolicismo tradicional como o Candombl. Os praticantes de Macumba fazem magia negra. O Kardecismo uma

forma de espiritismo que inclui a crena na reencarnao. (Nota 28 "Brazil, a Cultural Treasure Chest: Religion" - Aqui est um dos quatro sites sobre o assunto.
http://www.fmpsd.ab.ca/schools/df/Brazil/mreligion.ht)

A Santeria uma religio do Caribe, a qual combina o Catolicismo Romano com as religies africanas. O povo que pratica a santeria geralmente pratica tambm o Catolicismo. As cidades com grandes populaes espnicas geralmente praticam a santeria. (Nota 29 "Santeria". "Santeria, a Syncretistic Caribbean Religion",. (Ver na Internet) Nas Filipinas, durante a Semana Santa (a semana que precede a Pscoa), acontecem "rituais folclricos". Estes incluem procisses penitenciais, com centenas de homens se flagelando, at que suas costas fiquem cobertas de sangue. Algumas pessoas so literalmente crucificadas, no final das peas sobre a Paixo, na Sexta Feira Santa (embora sejam deixadas na cruz por pouco tempo). A crucificao comeou em 1961, com um curandeiro que desejava ser crucificado, a fim de conseguir poderes "sagrados" para realizar "curas esotricas". Seguindo o seu exemplo, muitos outros curandeiros desejaram tambm ser crucificados. A prtica se espalhou e j no ficou limitada aos curandeiros. Algumas pessoas tm vindo de outros pases para serem crucificadas. Mulheres tm sido crucificadas. (Nota 30 - "Modern Days Crucifixion in the Phillipines". Joanna Son, "Religion-Phillipines:Hly Week of Folk Rituals, Gory Spectacle", in World News Presss Servive, 12/04/1998. Cuaresma[Lent]. In "Philipino Heritage". (Na Internet)

Concluso
Quando se usam as pessoa para lhes dizer no que devem crer, ento que proteo tero elas contra os falsos ensinos? Especialmente se estes vm de pessoas como padres e freiras? bem mais difcil enganar as pessoas que tm uma compreenso real da Bblia e que, habitualmente, conferem as coisas pela Escritura. Especialmente se so do tipo que pede humildemente a Deus para guilas e mostrar-lhes o caminho reto, caso estejam caindo em armadilhas. A Bblia nos d alguns belos exemplos de humildes oraes, pedindo instrues sobre orientao e correo. "Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me so ocultos". (Salmos 19:12). "Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas" (Salmos 25:4). "Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu s o Deus da minha salvao; por ti estou esperando todo o dia" (Salmos 25:5).

"Com todo o meu corao te busquei; no me deixes desviar dos teus mandamentos" (Salmos 119:10). "Ordena os meus passos na tua palavra, e no se apodere de mim iniqidade alguma" (Salmos 119:133). "Sonda-me, Deus, e conhece o meu corao; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E v se h em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno" (Salmos 139:23-24).

Bibliografia do captulo 12 - O Catolicismo da Nova Era


1. Randy England, The Unicorn in the Sanctuary: The Impact of the New Age on the Catholic Church (Rockford, Illinois: TAN Books and Publishers, 1990). The author is Catholic. If you search for the book at Amazon.com, you can read nine pages on-line. You can read reviews and summaries of Unicorn in the Sanctuary online. http://www.tanbooks.com/books/unic1156.htm http://www.marianland.com/errors024.html 2. Mitch Pacwa, Catholics and the New Age (Ann Arbor, Michigan: Servant Publications, 1992). Some reviews and summaries of this book are available on-line. http://www.catholicmart.com/catnewage.html (1 pages) http://www.tiberriver.com/covers/089283756xz2.jpg (Shows the back cover of the book) Byron Snapp, New Age and Old Rome, in Contra Mundum, No. 11, Spring 1994. (2 pages) http://www.visi.com/~contra_m/cm/reviews/cm11_rev_newage.html 3. Donna Steichen, Ungodly Rage: The Hidden Face of Catholic Feminism (San Francisco: Ignatius Press, 1991, 1992). You can read two reviews of this book on-line. If you search for the book at Amazon.com, you can read 25 pages on-line. Ungodly Rage. This is a short summary by the publisher, with quotations from reviewers. http://www.catholic-pages.com/dir/link.asp?ref=17711 John F. McCarthy, The Whole Truth about Catholic Feminism. (This is a 6-page article based on the book, Ungodly Rage.) McCarthy is a

Catholic priest. He is understandably angered by some things that Catholic feminists have done. His anger shows in his article. His approach is quite different from that of Donna Steichen. She presents carefully documented facts, and she lets the facts speak for themselves. http://www.rtforum.org/lt/lt53.html 4. Kathleen Howley, Catholic College Welcomes Feminists, Bans Rosary. In the on-line edition of Catholic World news, April 24, 1996. http://www.cwnews.com/Browse/1996/04/383.htm 5. Randy England, The Unicorn in the Sanctuary, chapter 6. This is available on-line at a Catholic web site. It is entitled, Woman Church, Witchcraft, and the Goddess. http://www.ewtn.com/library/ANSWERS/FOX.HTM 6. Mitchell Pacwa, Catholicism for the New Age: Matthew Fox and Creation-Centered Spirituality. This article is on-line. The author is a Jesuit priest. http://www.equip.org/free/DF105.htm Doug Armentrout, Celebrating Interconnectivity. Interviewing Matthew Fox. (ONN-532, an article of the Online Noetic Network.). Matthew Fox describes his beliefs and liturgies. http://www.wisdomtalk.org/b-5-32.html Sophia Center in Culture and Spirituality (located at Holy Names College in Oakland) http://www.hnc.edu/programs/gradcs.html http://www.hnc.edu/~sophia/courses.html http://www.hnc.edu/~sophia/faculty.html University of Creation Spirituality (located in Oakland, California) http://www.creationspirituality.com/matthew.html http://www.creationspirituality.com/faculty.html 7. Mother John Marie, Contaminated Christianity, in Praise Him!, October 1991, Vol. XVII, No. 10, pages 13-14. 8. The story about the witch teaching at Heythrop College is in three online news articles. http://www.ananova.com/yournews/story/sm_503171.html http://www.unsolvedmysteries.com/usm214051.html http://wiccauk.net/modules.php? op=modload&name=News&file=article&sid=43

9. Bernard D. Green, Catholicism Confronts New Age Syncretism. Green is a Catholic priest. This article is on a Catholic web site. The information is on pages 1 and 3 of my print-out. http://www.ewtn.com/library/NEWAGE/SYNCRET.TXT Hans Hallundbaek, A Year of Dialogue Culminates in Buddhist Participation in Maryknoll Advent Celebration. BAUS Newsletter Issue 58. (Maryknoll is a Catholic religious order.) http://www.baus.org/baus/newsletter/1999/nl58_dialog.html The Los Angeles Buddhist-Catholic Dialogue. http://www.kusala.org/bccontent1.html Buddhist-Catholic Retreat http://www.kusala.org/buddhistcatholic/bcmalibu.html East-West Contemplative Dialogue: Where Christian Mysticism and Metaphysics Enters into Dialogue with Buddhism and Hinduism http://www.innerexplorations.com/ewtext/east-wes.htm Inner Explorations: Where Christian Metaphysics and Mysticism Meet Eastern Religions, Jungian Psychology, and a New Sense of the Earth http://www.innerexplorations.com/ 10. The Ursuline Sophia Center. Information is from the following web pages. http://ursulinesophiacenter.com/about.htm http://ursulinesophiacenter.com/labyrinth.htm http://ursulinesophiacenter.com/services.htm http://ursulinesophiacenter.com/reikip.htm 11. Bud Macfarlane, Our Lady Weeps: V-Monogues Comes to Notre Dame. http://www.catholicity.com/commentary/macfarlane/vmonologues.html 12. E. Michael Jones, V-Day at St. Marys College in the magazine Culture Wars. This article is on-line. It contains some obscene language. These are quotations from the play which are used in order to enable readers to get some feeling for the nature of the play. http://www.culturewars.com/CultureWars/2000/April/stmarys.html 13. Michele Malkin, Columnist Dropped for Exposing Feminism, March 31,2000. (Michelele Malkin is a syndicated newspaper columnist.) This article is available on-line. http://www.spiritone.com/~law/dropped.html

Wendy McElroy, Feminists Who Celebrate Rape, April 2, 2000. http://www.spiritone.com/~law/celebrate.html The February 16, 2001 edition of Georgetown Universitys newspaper, The Hoya, has a favorable review of the play entitled, V-----: A True, Moving Drama. This article is available on-line but I dont recommend reading it. It tries to make evil look reasonable and normal. http://www.thehoya.com/guide/021601/guide3.htm 14. Promotional notice from the University of Detroit Mercy. http://eng-sci.udmercy.edu/womres/ 15. News Briefs from Loyola World, February 7, 2001, Womens Studies Spring Events. (Bottom of page 4 of my print-out). http://www.luc.edu/publications/loyolaworld/nb-020701.html 16. Philly.burbs.com, Halloween Guide. (Events in the area). The middle of page 2 of my print-out, under Theater, has two listings for the play. This is the second one. http://www.phillyburbs.com/halloween2000/courier.shtml 17 Beth Levy, The V--- Monologues in Westchester NOW Newsletter Spring 2000" http://www.westchesternow.org/sp00vaginamonologues.html 18. Article from The Truth, dated Winter, 2000. (This is a newsletter of conservative Catholics.) The article starts on bottom of page 2 of my print-out. The beginning words are in bold type. They are: Catholic Universities Could Use a Little Judgment. http://www.lesfemmes-thetruth.org/5twilightwin.htm Article from The Truth, dated Spring, 2000. They awarded the Millstone Award to Catholic colleges who scandalized people by showing the play. http://www.lesfemmes-thetruth.org/v52award.htm 19. Was V-Day Celebrated on Your Campus? Clare Boothe Luce Policy Institute. http://www.cblpolicyinstitute.org/vday.htm 20. Canons 752, 1311, and 1312 in Code of Canon Law, Latin English edition, New English Translation (Washington, DC: Canon Law Society of America, 1988), pages 247 and 409. 21. The Catechism of the Catholic Church, Paragraphs 85, 100, 891, and 2051. The Catechism summarizes the essential and basic

teachings of the Roman Catholic Church. It was approved by Pope John Paul II in 1992 and the English translation was released in 1994. The latest English edition was printed in 2000. It is available on-line, with a search engine. http://www.christusrex.org/www2/kerygma/ccc/searchcat.html http://www.scborromeo.org 22. Voodoo, Baton Rouge Net Louisiana Lagniappe. http://www.brnet.com/vopage.html Voodoo in New Orleans and the Legacy of Marie Laveau http://www.prairieghosts.com/laveau.html Haitians -- Their History and Culture: Religion http://www.culturalorientation.net/haiti/hrelig.html 23. Cubans Flock to Saint Festival Combining Catholic, Voodoo Beliefs, in Catholic World News, News Brief, 12/18/1996 http://www.cwnews.com/Browse/1996/12/3279.htm 24. Africas Catholics in Row Over Sacrifices. The article is on pages 34 of my print-out. http://www.goodnews.org.uk/Articles/wnr0003.htm Noel Bruyns, Let Africans Honor Ancestors with Blood Libations in Mass, Says Bishop. In Christianity Today, April 10, 2000. http://www.christianitytoday.com/ct/2000/115/46.0.html Cedric Pulford, Debate Continues on Incorporating Animal Sacrifices in Worship. In Christianity Today, October 23, 2000. http://www.christianitytoday.com/ct/2000/143/34.0.html Other web pages with related information. http://www.raidersnewsupdate.com/animalsac2.htm http://www.worthynews.com/news-features/animal-sacrifice-catholic-mas s.html http://www.google.com/search?hl=en&q=animal+sacrifice+ %2B+Mass+%2B+Catholic 25. Catholicism and the Mayans http://www.atitlan.com/catholic/ Heart of Sky: Mayan Spirituality: Maya Catholics http://www.uwec.edu/academic/curric/greidebe/hos/Spirit/bgcathol.htm

Far From Home: Guatemala to the Good Life. Angela Heywood Bible, A Blending of Cultures. In Lincoln Journal Star http://www.journalstar.com/gua_stories?page=Mon06.html Tourist Guides of Guatemala which Feature the Mayan/Catholic Rituals http://www.abstravel.com/guatemala/ http://www.lonelyplanet.com/destinations/central_america/guatemala/ http://travel.discovery.com/dest/lpdb/cenam/guat/intro.html http://www.enjoyguatemala.com/guateinfo.htm 26. Ricardo J. Salvador, What Do Mexicans Celebrate on the Day of the Dead? http://www.public.iastate.edu/~rjsalvad/scmfaq/muertos.html Day of the Dead http://www.nacnet.org/assunta/dead.htm Day of the Dead: How To Make Your Own Altar http://www.mexweb.com/muertos.htm 27. About Brazil (From the Brazilian Embassy in London) http://www.ob.org/brazil/aboutbrazil.asp Neuza Itioka, A Brazillian Perspective: Case Studies from Brazil http://www.gospelcom.net/lcwe/dufe/Papers/Brazil.htm The Context of the Vision. Subheading, The Belief System (page 3 on my print-out). http://www.google.com/search? q=cache:BBv6Tg_1mbcC:www.efcm.org/docs/Brazil.doc+Catholic+ %2B+spiritism+%2B+Brazil&hl=en Otavio Velho, An Assessment of the Interreligious Situation in Brazil. [Article by the World Council of Churches] http://www.wcc-coe.org/wcc/what/interreligious/cd36-03.html Brazils Catholicism, Spiritism http://www.wholesomewords.org/missions/msnews5.html Brazils Religious History. Subheading, Roman Catholicism http://www.geocities.com/Athens/Acropolis/2960/brazil/rel-history.html Rodolfo Espinoza, Question of Faith http://www.brazzil.com/cvrsep97.htm 28. Brazil, A Cultural Treasure Chest: Religion:

http://www.fmpsd.ab.ca/schools/df/Brazil/mreligion.htm Aaron Myers, Religion: Candomble http://www.africana.com/Utilities/Content.html?&../cgi-bin/banner.pl? banner=Education&../Articles/tt_497.htm Umbanda [This article also gives information about Macumba.] http://www.geocities.com/arrudax/umbanda.htm Spiritism/Kardecism http://philtar.ucsm.ac.uk/encyclopedia/latam/kardec.html 29. Santeria http://www.themystica.com/mystica/articles/s/santeria.html Santeria, A Syncretistic Caribbean Religion. http://www.religioustolerance.org/santeri.htm 30. Modern Day Crucifixion in the Philippines http://www.wildcat.co.uk/text/crucifixion_txt.htm Johanna Son, Religion-Philippines: Holy Week of Folk Rituals, Gory Spectacle. In World News, Inter Press Service, April 12, 1998 http://www.oneworld.org/ips2/apr98/04_45_007.html Cuersma [Lent]. In Filipino Heritage http://www.filipinoheritage.com/religious/Cuaresma.htm

Captulo 13
Uma Falsa Comparao
Alguns apologistas catlicos pintam as igrejas protestantes como instveis, dividindo-se, contantemente, em novas denominaes, cheias de discordncias a respeito de itens fundacionais. (J ouvi de alguns que existem de 25.000 a 30.000 denominaes protestantes.) Eles mostram o contraste com a ICR, a qual retratada como sendo slida e unificada. Dizem eles que quando as pessoas interpretam a Bblia por si mesmas o resultado o caos e a diviso, conforme se pode ver nas muitas denominaes protestantes. Desse modo, concluem eles, o Protestantismo no funciona e por isso a interpretao da Bblia deveria ser feita somente pela hierarquia catlica (Nota 1). Em outras palavras, todos os protestantes deveriam se tornar catlicos.

Contudo, a descrio da diviso protestante e a descrio da unidade catlica so amplamente exageradas. O caos uma iluso e, portanto, a concluso da resultante no vlida.

Existe uma Unidade Bsica Entre os Protestantes


Existem algumas crenas que definem o Cristianismo. Estas incluem coisas tais como a Encarnao (Jesus Cristo verddeiro Deus e verdadeiro homem), a Reparao (Jesus morreu para nos salvar), a Ressurreio de Jesus, Sua Segunda Vinda e a Autoridade da Escritura. Estes itens no so negociveis. Qualquer pessoa que no acreditar neles no crist. Algumas coisas so negociveis. Estas incluem assuntos como o batismo, o tipo de msica na adorao, a forma da estrutura e orgnaizao da igreja, a definio da relao entre o livre arbtrio e a predestinao, a escatologia (crena no que ir acontecer nos tempos finais). Estes itens so importantes. Podem afetar a qualidade da vida crist de uma pessoa. Contudo, no determinam se uma pessoa ou no crist. So reas em que os cristos podem concordar ou no. As diferenas entre os protestantes genunos ocorrem na segunda rea, nos itens negociveis. Podemos compar-las ao vrios sabores do sorvete. Existem muitos tipos de sorvete, mas todos eles so sorvetes. Eles no so tortas, bolos ou saladas. Na vida real todos ns sabemos quando estamos tomando sorvete ou comendo tomando qualquer outro alimento. Alguns apologistas catlicos dizem que existem 30.000 denominaes protestantes diferentes. No verdade. O Dr. Eric Svendsen fez um estudo profundo sobre essa afirmao. No h qualquer fundamento vlido para a mesma. O seu livro "On This Slippery Rock" (Sobre Esta Rocha Escorregadia) tem um captulo sobre este assunto e pode ser lido na Internet. (Nota 2). Fiz uma busca em minhas Pginas Amarelas, no ttulo "Igrejas". Elas apresentam uma lista de igrejas catlicas, igrejas ortodoxas, algumas seitas e 73 variedades de igrejas protestantes. Dentre estas igrejas, obviamente algumas so variaes das mesmas denominaes. Por exemplo, a lista apresentava vrias espcies diferentes de igrejas batistas. Vamos comparar isso com algumas coisas da vida diria. Existem enormes diferenas entre os gatos, os ces e os cavalos. Agora, se a gente se resume aos ces, existem muitas variedades diferentes. E dentro dessas variedades, existem os sub-grupos. Por exemplo, existem muitas variedades de "coolies" e muitas variedades diferentes de "poodles". Os apologistas catlicos agem como se as diferenas entre as igrejas protestantes fossem to grandes, como as diferenas entre gatos e cavalos, e entre pssaros e ces. Na realidade, elas so como as

diferenas entre os diferentes tipos de "poodles" ou de "coolies" (ou seja, pequenas variaes em coisas que so essencialmente as mesmas). H Diversidades Entre os Catlicos. A aparncia de unidade entre os catlicos mal conduzida. Na realidade, existem diferenas importantes em sua teologia e prtica. Vou discutir apenas algumas delas, como exemplo. O livro mais recente de Malachi Martin (padre catlico, telogo e professor, residente no Vaticano e confessor do papa Joo XXIII), "Windswept House" (A Casa Em Desordem) trata de algumas outras diferenas. Embora seja uma novela, ele trata de assuntos da vida real. Os protestantes que tm diferenas nas crenas e nas prticas identificam-se por nomes diferentes. Reconhecem publicamente suas diferenas. Contudo, os catlicos que tm diferenas nas prticas e nas crenas, continuam se chamando pelo mesmo nome (catlicos romanos), afirmando que o papa o seu lder. Isso d uma falsa impresso de unidade. Apesar de afirmarem verbalmente que o papa o seu lder, existem padres e telogos catlicos que desafiam, publicamente, a autoridade do papa. Malachi Martin fala de alguns destes em seu livro "The Jesuits:The Society of Jesus and the Betrayal of the Roman Catholic Church" (Os Jesutas: A Sociedade de Jesus e a Traio Igreja Catlica Romana) (Nota 3). Tambm existem as freira feministas que desafiam publicamente o papa. (Discutiremos isso depois). Existem os catlicos conservadores que desejam fazer as coisas moda "antiga", isto , conforme eram feitas antes do Vaticano II, inclusive que a missa seja rezada em Latim. Um grupo ultra conservador conhecido como "True Cahtolic" (Catlicos Verdadeiros) acredita que Joo Paulo II no um papa legtimo, porque ele tem promovido a "heresia" (o que contraria a doutrina catlica, a qual foi declarada "infalvelmente" pelos papas que o antecederam). Eles crm que, em razo disso, a cadeira papal ficou vaga. E para sanar esta situao, elegeram um outro papa. (Nota 4). H telogos catlicos que ensinam a Teologia da Libertao, a qual equipara a "salvao" com a revoluo armada. Existem padres catlicos guerrilheiros, que lutam ao lado das guerrilhas comunistas, batalhando pela revoluo comunista (Nota 5). A primeira vez que ouvi a respeito deles foi de um amigo latino americano, o qual havia testemunhado ocularmente a destruio e a confuso causadas por eles. Como veremos, alguns padres e freiras catlicos ensinam coisas totalmente contrrias doutrina catlica. Contudo ainda lhes pemitem ensinar em nome da ICR, mantendo posies de influncia e autoridade. Presenciei alguns destes, quando frequentei aulas de Educao religosa num colgio catlico, em meados dos anos 60. Desde ento eles tm se espalhado mais e mais, enquanto os seus ensinos se tornam cada vez mais extremistas.

Biotica
A ICR tem sido uma campe na pregao da santidade de vida. Contudo, alguns padres catlicos de uma prestigiosa universidade catlica esto trabalhando ativamente para minar a santidade da vida humana, tanto na teoria como na prtica. A Universidade Georgetown dirigida por padres jesutas. o lar do Instituto Kennedy de tica, o qual liderado por um padre jesuta. Alguns dos membros do corpo docente da mesma so tambm padres jesutas. O Instituto Kennedy de tica promove o aborto e a eutansia, erros contrrios tradicional crena catlica da santidade de vida. Ele est trabalhando para ter a "morte" redefinida, incluindo as pessoas no coma irreversvel, a fim de que os mdicos possam conseguir rgos de melhor qualidade para os transplantes. Isso est documentado no livro "Culture of Death" (Cultura da Morte). A introduo do livro est disponvel na Internet. (Nota 6). O Instituto Kennedy de tica treina os mdicos, enfermeiras, advogados, legisladores, professores e administradores de hospitais. Ele oferece tambm um "Curso Intensivo de Biotica" anual, o qual assistido por pessoas do mundo inteiro. Possui filiais na sia e na Europa. Segundo a mulher com quem eu falei, ele possui a mais compreensvel biblioteca do mundo, de literatura e biotica.

Ensinos e Prticas da Nova Era


A Nova Era um atual ressurgimento do paganismo, o qual foi ocidentalizado e revestido de um vocabulrio modero. Ela nega as doutrinas fundamentais e a moralidade bsica do Cristianismo. Ela totalmente contrria aos "ensinos oficiais" da ICR. Contudo, apesar disso, existem padres e freiras catlicos que esto promovendo publicamente as crenas e prticas da Nova Era. Esta uma rea onde existe uma enorme diversidade de crenas entre os catlicos. O captulo "O Catolicismo da Nova Era" apresenta uma boa quantidade de informaes detalhadas e cuidadosamente documentadas sobre o assunto. Elas provm, principalmente, de autores catlicos e de web sites catlicos. Estou dando apenas um pequeno resumo aqui. Verifico que h muito mais para ser visto, imediatamente. Portanto, vou dar os endereos de alguns sites, a fim de que vocs possam colher essas informaes sozinhos. (Nota 7). Alguns padres catlicos esto ensinando crdulos catlicos a se engajarem em prticas ocultistas, inclusive na "canalizao" (Os "espritos" falando aravs das pessoas). Algumas freiras feninistas participam de rituais pagos, adorao " deusa", e prtica da bruxaria.

Existem casas catlicas de retiro que promovem as prticas da Nova Era. Um padre catlico dirige uma casa catlica-hindusta "de orao", a qual apresenta estatuas de deuses hindus junto com o crucifixo. Algumas escolas catlicas j no ensinam as doutrinas fundamentais do Cristianismo, como a Ressurreio, por exemplo. Em vez disso, ensinam as crenas da Nova Era. Existem colgios catlicos que do palestras sobre rituais de bruxaria, canalizao e adorao deusa. Existem freiras feministas que promovem o lesbianismo. Uma pea lsbica, que literalmente pornogrfica, tem sido encenada em nove universidades e colgios catlicos, com a aprovao dos padres e freiras que dirigem essas instituies de ensino. Num dos colgios catlicos, uma das atrizes da pea era uma freira (Nota 8). Essas crenas e prticas da Nova Era so contrrias ao ensino catlico tradicional. O lesbianismo e a pornografia so contrrios moral catlica tradicional.

Seguro Contra o Fogo


Outra rea de diversidade entre os catlicos a variedade de "devoes" antigas. Vou ilustrar o assunto com um exemplo apenas. Ser que os catlicos podem estar certos de chegar ao cu, usando um especfico item religioso demonstrando sua devoao a Maria? O telogos e apologistas modernos provavelmente vo dizer: "Claro que no!" Contudo, conforme veremos, existem catlicos que acreditam que Maria lhes dar um "seguro contra o fogo" se eles seguirem suas instrues. Segundoa Tradio, em 16/07/1251, a Virgem Maria apareceu a S. Simo Stock, segurando um escapulrio marrom (dois pedacinhos de pano marrom ligados por um barbante). Ela prometeu-lhe "Quem quer que morra usando este escapulrio no sofrer no fogo eterno". Esta promessa para as pessoas que pertencem Ordem das Carmelitas, ou que seja a esta associada. Os catlicos podem ser "arrolados" na "famlia do Carmelo" por qualquer carmelita ou padre catlico autorizado. Em 1965, o papa Paulo VI encorajou os catlicos a usar o escapulrio marrom e rezar o rosrio. (Nota 9). Os catlicos que usam o escapulrio marrom tambm so qualificados com o "privilgio sabatino", caso obedeam certas exigncias religiosas. O "privilgio sabatino" a promessa de que se forem para o purgatrio, Maria abreviar a sua pena purgatorial. (Nota 10). Existem outras prticas catlicas devocionais com promessas atadas aos escapulrios, e oraes especficas. Existe at uma "medalha de cinco direes", a qual consiste de uma cruz no final de cada um dos

quatro braos. Isso possibilita as pessoas a usarem uma cruz e quatro medalhas diferentes, de maneira simples e ordenada. (Cinco itens sobre cinco correntes separadas poderiam tornar-se muito complicada). Tambm existem medalhas de quatro direes, que tm quatro medalhas na forma geral de uma cruz. Algumas vezes a medalha anexada ao crculo. Algumas dessas medalhas so de ouro macio e muito dispendiosas. (Nota 11). Tenho conhecido catlicos com grande confiana nessas "devoes". Algumas so consideradas fora de moda ou at mesmo supersticiosas. Outras so levadas muito a srio. Conheci uma senhora que era to devota em rezar o rosrio, que at mesmo quando estava mantendo uma conversa, as contas do seu rosrio deslizavam sob os seus dedos.

O Problema dos Erros


Deveriam homens e mulheres interpretar sozinhos a Bblia? Podem cometer erros. Este um problema, visto como ningum est imune de cometer erros. Mas os erros podem ser corrigidos. Servimos a um Deus vivo que nos ama. Ele tem a capacidade de nos corrigir, quando saimos da linha. Vejam algumas oraes na Bblia. "Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me so ocultos" (Salmos 19:12). "Ordena os meus passos na tua palavra, e no se apodere de mim iniqidade alguma. "Salmos 119:133). "Sonda-me, Deus, e conhece o meu corao; prova-me e conhece os meus pensamentos. E v se h em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno". (Salmos 139:23-24). Os homens e mulheres que estudam a Bblia e a interpretam por si mesmos, s vezes podem cometer erros. Mas se o povo no conhece bem a Bblia e no entende a Escritura sozinho, ento pode ser persuadido facilmente por certos tipos que ensinam coisas anti-bblicas. Para testar certos ensinos algum precisa ter algo slido para conferir. Os catlicos costumam confiar em padres e freiras, aceitando tudo o que estes lhes ensinam. Aos catlicos no ensinado como testar as coisas, conferindo-as pela Escritura. A possibilidade de cometer erros algo com que devemos lidar o tempo inteiro. Por exemplo, no existem pais perfeitos. Pais e me cometem erros. Mas isso no significa que os filhos devam ser criados em instituies por "peritos", em vez de serem criados pelos pais. (Os "experts" cometem erros, tambm. Vejam o Instituto Kennedy de tica e os colgios catlicos que produzem uma pea lsbica e verbalmente pornogrfica). O processo da aprendizagem sempre envolve o risco de se cometerem erros.

Hebreus 5:14 nos diz que "...o mantimento slido para os perfeitos, os quais, em razo do costume, tm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal". E outras palavras, precisamos de tempo e prtica, at que possamos discernir por ns mesmos entre o bem e o mal. Contudo, Deus espera que o faamos. A 1 Tessalonicenses 5:21 diz: "Examinai tudo. Retende o bem". Isto significa que devemos examinar tudo e reter somente o que bom. Romanos 8:28 diz: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados segundo o seu propsito". Isso inclui tambm os nossos erros. Deus grande demais, poderoso demais e amoroso demais para transformar at mesmo os nossos erros em nosso bem. Com est escrito em Judas 24,25: "Ora, quele que poderoso para vos guardar de tropear, e apresentar-vos irrepreensveis, com alegria, perante a sua glria, ao nico Deus sbio, Salvador nosso, seja glria e majestade, domnio e poder, agora, e para todo o sempre. Amm". A proposta catlica diz: "Voc poderia cometer um erro. Ento, deixe-me pensar por voc". A proposta protestante diz: "Mesmo que voc cometa um erro, o nosso Deus capaz de us-lo para o seu prprio bem. Faa o melhor que puder e, sob a orientao da Palavra de Deus do Esprito Santo, voc poder crescer e se tornar um cristo maduro, capaz de manejar bem a palavra da verdade. (2 Timteo 2:15).

Concluso
Embora os catlicos usem o mesmo nome e reconheam o mesmo lder, existe, realmente, uma grande variedade de prticas e crenas dentro do Catolicismo. Para um exemplo concreto disto comparem Madre Teresa com as freiras feministas que praticam a bruxaria. Embora haja variaes nas igrejas protestantes, as legtimas igrejas esto de acordo no tocante s doutrinas fundamentais do Cristianismo. Suas diferenas dizem respeito aplicao prttica de como se nortear, desenvolver e se expressar na vida crist. De certa forma isso comparvel nutrio. Existem numerosas propostas de nutrio e os "experts" ainda no entendem perfeitamente tudo sobre a mesma. Todos os pais concordam em que devem alimentar os seus filhos. Contudo eles tm idias diferentes sobre a melhor maneira de aliment-los. Do mesmo modo, as igrejas protestantes tm idias diferentes sobre a melhor maneira de alimentar as suas "ovelhas".

Bibliografia do Captulo 13 - Uma Falsa Comparao

1. This is the subject of the book On This Slippery Rock by Dr. Eric Svendsen (Calvary Press, 2002). You can order Dr. Svendsens book online. http://www.ntrmin.org 2. Dr. Eric Svendsen, On This Slippery Rock, chapter 5. This chapter is on-line. http://www.ntrmin.org/30000denominations.htm Dr. Eric Svendsen, The Roman Catholic Challenge. Dr. Svendsen posed eighteen questions and offered a $100,000 prize to any person who could give him the official Catholic answer (an answer which Catholics officially agree on) to any of his questions. If they could answer just one, they would win the money. Nobody was able to do it, not even professional Catholic apologists. The questions and a summary of responses are on-line at the following address. http://www.ntrmin.org/rcchallenge.htm 3. Malachi Martin, The Jesuits: The Society of Jesus and the Betrayal of the Roman Catholic Church (New York: Simon & Schuster, 1987). Malachi Martin recently died. He was a Catholic priest, a Vatican insider, and the personal confessor of Pope John XXIII. 4. True Catholics web site has articles about the state of the papacy. http://www.truecatholic.org 5. Malachi Martin, The Jesuits: The Society of Jesus and the Betrayal of the Roman Catholic Church (New York: Simon & Schuster, 1987). 6. Wesley J. Smith, Culture of Death: The Assault on Medical Ethics in America (Encounter Books, 2000). The Introduction is available on-line. http://www.encounterbooks.com/mainstory/mainstoryCUDE.html 7. Randy England, The Unicorn in the Sanctuary: The Impact of the New Age on the Catholic Church. The author is Catholic. If you search for the book at Amazon.com, you can read nine pages on-line. Chapter six is available on-line. It is entitled, Woman Church, Witchcraft, and the Goddess. http://www.ewtn.com/library/ANSWERS/FOX.HTM You can read reviews and summaries of Unicorn in the Sanctuary online. http://www.tanbooks.com/books/unic1156.htm http://www.marianland.com/errors024.html

Donna Steichen, Ungodly Rage: The Hidden Face of Catholic Feminism. If you search for the book at Amazon.com, you can read 25 pages online. Ungodly Rage. This is a short summary by the publisher, with quotations from reviewers. http://www.catholic-pages.com/dir/link.asp?ref=17711 John F. McCarthy, The Whole Truth about Catholic Feminism. This is a 6-page article based on the book, Ungodly Rage by Donna Steichen. McCarthy is a Catholic priest. He is understandably angered by some things that Catholic feminists have done. His anger shows in his article. His approach is quite different from that of Donna Steichen. She presents carefully documented facts, and she lets the facts speak for themselves. http://www.rtforum.org/lt/lt53.html Mitchell Pacwa, Catholicism for the New Age: Matthew Fox and Creation-Centered Spirituality. The author is a Jesuit priest. http://www.equip.org/free/DF105.htm Bernard D. Green, Catholicism Confronts New Age Syncretism. Green is a Catholic priest. This article is on a Catholic web site. The information is on pages 1 and 3 of my print-out. http://www.ewtn.com/library/NEWAGE/SYNCRET.TXT Byron Snapp, New Age and Old Rome, in Contra Mundum, No. 11, Spring 1994. (2 pages) http://www.visi.com/~contra_m/cm/reviews/cm11_rev_newage.html 8. Bud Macfarlane, Our Lady Weeps: V-Monogues Comes to Notre Dame. This is on a Catholic web site, and is written by an alumni of Notre Dame who is deeply distressed by this. http://www.catholicity.com/commentary/macfarlane/vmonologues.html E. Michael Jones, V-Day at St. Marys College in the magazine Culture Wars. This article is on-line. However, it contains some obscene language from the play. The language is used in order to enable readers to get some feeling for the nature of the play. http://www.culturewars.com/CultureWars/2000/April/stmarys.html Michele Malkin, Columnist Dropped for Exposing Feminism, March 31,2000. (Michelele Malkin is a syndicated newspaper columnist.) This article is available on-line. http://www.spiritone.com/~law/dropped.html

Promotional notice from the University of Detroit Mercy. http://eng-sci.udmercy.edu/womres/ Article from The Truth, dated Winter, 2000. (This is a newsletter of conservative Catholics.) The article starts on bottom of page 2 of my print-out. The beginning words are in bold type. They are: Catholic Universities Could Use a Little Judgment. http://www.lesfemmes-thetruth.org/5twilightwin.htm Article from The Truth, dated Spring, 2000. They awarded the Millstone Award to Catholic colleges who scandalized people by showing the play. http://www.lesfemmes-thetruth.org/v52award.htm 9. With one exception, these articles come from Catholic web sites. Ive put the Protestant one first because it is a good, short overview with quotations from Catholic sources. Dr. Bill Jackson, Scapulars. The author is a former Catholic. http://www.angelfire.com/ky/dodone/Scapulars.html The Brown Scapular of Our Lady of Mt. Carmel [Blue Army of Our Lady of Fatima] http://members.aol.com/ccmail/scapular.html Brown Scapular [Catholic Information Network] http://www.cin.org/saints/brownsca.html St. Simon Stock [Catholic Encyclopedia] http://www.newadvent.org/cathen/13800a.htm Scapular [Catholic Encyclopedia] http://www.newadvent.org/cathen/13508b.htm 10. The Rosary, Brown Scapular, and the Sabbatine Privilege [Our Lady of the Rosary Library] http://olrl.org/pray/rosary.html Sabbatine Privilege [Catholic Encyclopedia] http://www.newadvent.org/cathen/13289b.htm 11. Four Way Medals. This page shows several different varieties. If you click on each picture, you can see an enlargement of it. http://www.discountcatholicstore.com/four_way.htm Five-Way

http://www.zieglers.com/Seasonal_Info.asp?cat=16&subcat=8&ID=9602 Five Way Medal (Round Style) http://www.sacredheart.com/Medals_Five_Way_Medal_Round_Style.htm Four Way Cross Medal http://www.sacredheart.com/Medals_Four_Way_Cross_Medal.htm Four Way Maltese Cross http://www.sacredheart.com/CR-SS4444_Maltese_Cross.htm

Captulo 14
Concluso
Houve um tempo em que Tiago e Joo quiseram invocar fogo do cu sobre algumas pessoas. Mas Jesus voltou-se para eles e falou: "Vs no sabeis de que espirito sois." (Lucas 9:55). Ser que podemos dizer o mesmo a respeito da Igreja Catlica Romana? Se vocs desejam saber o que uma coisa (organizao ou pessoa) realmente, ento verifiquem como esta se comporta, quando est numa posio de poder. Vocs viram algumas das coisas que a ICR fez, quando estava numa posio de poder. Como podemos compar-las com a maneira como Jesus e os apstolos trataram as pessoas? Leiam os Evangelhos e o Livro de Atos e comparem o que vem na Bblia com o que vem na ICR. Ser que ambas esto operando no mesmo esprito? Existe um velho ditado sobre a ICR, que diz: Quando ela minoria, torna-se humilde como um cordeiro. Quando est em igualdade de poder, ela astuta como uma raposa. E quando maioria (e, portanto est em posio de poder), ela feroz como um tigre. (Grifo da tradutora).

Apndice
"Segundo a Tradio..."
Estamos habituados a ouvir a expresso: "Segundo a tradio...". Mas sero confiveis essas declaraes? As linhas seguintes vo ilustrar como a confiana das pessoas nas tradies pode estar na razo inversa da evidncia que as apoia.

Segundo a tradio, mais ou menos no Ano 40 a.D., o apstolo Tiago (o maior) esteve em Saragoa, na Espanha. Ele ficou desencorajado por ter falhado em sua misso. Maria apareceu-lhe. Ela lhe deu um pilar (coluna) de madeira de lei e uma pequena imagem dela mesma em madeira. Ela tambm lhe disse para construir, ali mesmo, uma igreja em sua honra. Esta considerada a primeira apario de Maria (Nota 1). Existem alguns problemas com relao a esta histria. Em primeiro lugar, no Ano 40 d.C., Maria bem poderia estar viva ainda (Isso teria acontecido apenas alguns anos depois que Jesus foi crucificado). Se ela estivesse viva, como poderia, ento, ter aparecido a algum? Em segundo lugar, os cristos primitivos no possuam igrejas. Eles se reuniam nos lares das pessoas (Ver Atos 2:46; 20:20; Romanos 16:19; 1 Corntios 16:19; Colossenses 4:15 e Filemom 1:2, todos estes versos referindo-se ao fato de que as igrejas funcionavam nos lares). Os Livro de Atos termina em cerca de 60 a.D., quando Paulo estava em Roma. No h registro de quaisquer igrejas ali construdas (Isso, quase 20 anos antes de Maria ter supostamente aparecido a Tiago e lhe dito para construir uma igreja em sua honra). Alm disso, a partir do apedrejamento de Estvo, os cristos passaram a ser mortos por causa de sua f. basicamente normal imaginar que as pessoas que esto sendo mortas por causa de sua f no queiram chamar a ateno para os seus ajuntamentos religiosos. Aquele no era um bom tempo para se construir uma igreja. Segundo a tradio, no sculo VIII, um eremita descobriu o corpo do apstolo Tiago (o maior) em Saragoa, Espanha. (Nota 2). Essa descoberta questionvel devido ao fato de que (conforme veremos) a ICR tem uma histria de descobertas fraudulentas de relquias (corpos de santos, pedaos da "verdadeira" cruz, cravos com que Jesus foi crucificado, po que sobrou da alimentao dos cinco mil, etc.) Acreditava-se que as relquias tinham poder espiritual para proteger as pessoas dos demnios, dar-lhes vitria nas guerras, e abeno-las de vrias maneiras. As pessoas usavam pequenas relquias no pescoo, como fonte de proteo. Igrejas eram construdas sobre os corpos dos santos. Importantes relquias atraam os peregrinos que levavam dinheiro. Corpos de santos eram furtados e pores dos mesmos eram vendidas para apurar dinheiro. Reis e bispos correram srios riscos para furtar os corpos dos santos importantes. As cidades que possuam relquias prosperavam e se expandiam. Falsas relquias eram vendidas. Tmulos eram profanados e os cadveres passados frente como relquias (Nota 3). As relquias eram importantes para se apurar dinheiro. O historiador Paul Johnson diz: "Qualquer catedral sem um santo bem conhecido ficava carente de uma boa fonte de renda" (Nota 4).

Uma grande catedral foi construda em Saragoa, em honra de Nossa Senhora do Pilar. (Fica numa rea de Saragoa conhecida como Compostela). um importante local de peregrinao. A imagem de Maria e a coluna de madeira podem ser vistam em ocasies especiais. (Nota 5). A Catedral de Saragoa tem uma imagem de Nossa Senhora do Pilar que usa roupas. Ela possui uma coroa de 25 libras de ouro e diamantes, com tantos diamantes que dificilmente se pode enxergar o ouro. Alm desta, ela possui seis outras coroas de ouro, diamantes e esmeraldas. Ela tem 365 mantos bordados de ouro e cobertos de rosas de diamantes e outras pedras preciosas. Ela possui 365 colares de prolas e diamantes e seis correntes de ouro incrustadas de diamantes. A catedral tem outra imagem de Maria com cinco ps de altura, feita de prata de lei incrustada de pedras preciosas, com uma coroa bordada de diamantes, feita de ouro puro. (Nota 6). Segundo a tradio, a cabea do apstolo Tiago (o maior) est sepultada em Jerusalm. Ela est na Catedral de S. Tiago. Isso entra em conflito com a tradio de Saragoa. (Nota 7).

Bibliografia do Apndice - "Segundo a Tradio..."


1. Some Important Marian Apparitions. The information is on pages 1 and 2 of my print-out. http://members.aol.com/bjw1106/marian5.htm 2. Some Important Marian Apparitions. (See Note 1.) 3. Paul Johnson, A History of Christianity (New York: Touchstone, Simon & Schuster, 1976, 1995), pages 105-107 and 161-166. Paul Johnson is a prominent historian and a Catholic. 4. Paul Johnson, A History of Christianity, page 226. 5. Some Important Marian Apparitions. (See Note 1.) 6. Dave Hunt, A Woman Rides the Beast, (Eugene, Oregon: Harvest House Publishers, 1994), pages 239-240. 7. William Steuart McBirnie, The Search for the Twelve Apostles (Wheaton, Illinois: Living Books, Tyndale House Publishers, 1973, 1982), page 103. USEM ESTE LIVRO Vocs tm a minha permisso para fazer o seguinte com todo o contedo deste livro e com pores do mesmo.

1. Citem trechos do livro. 2. Copiem-no. 3. Incorporem-no s suas publicaes. 4. Coloquem-no em seu web site. 5. Traduzam-no em outras lnguas. 6. Distribuam cpias do mesmo. 7. Isto inclui permisso de vend-lo com lucro. No desejo auferir lucro algum, nem qualquer tipo de "royalty" ou remunerao. Por favor, compartilhem este livro com qualquer pessoa que possa estar interessada no mesmo. Vocs podem baixar este livro do meu web site (www.CatholicConcerns.com). Copyright 2002 by Mary Ann Collins.

Biografia da Autora
Cresci como uma intelectual "liberal" que tinha um tremendo preconceito contra o Cristianismo. Ensinaram-me que os cristos eram pessoas crdulas e que eram estpidas ou sem cultura alguma. Eu era basicamente uma agnstica que no conhecia e nem se importava se Deus existia ou no. Para mim a idia de Deus era irrelevante. Esperava que a cincia, a psicologia e a poltica salvassem a humanidade dos seus problemas. No ltimo ano do curso secundrio, apaixonei-me por um jovem que era um catlico devoto. Foi esse o meu primeiro encontro com algum que acreditava piamente em Deus. Pode at ser que eu tenha encontrado cristos antes disso, porm eles no me apresentaram suas crenas crists. Esse jovem orava. Era um homem ntegro. Sua vida era dirigida pelas suas crenas religiosas. Ele tinha uma espcie de respeito e compaixo pelas pessoas, que eu jamais havia visto antes. Eu quis ter isso. Achava que tinha algo a ver com a sua religio e, desse modo, comecei a receber instrues no Catolicismo. Esse jovem foi embora, mas eu prossegui estudando Catolicismo. Durante o meu primeiro ano na faculdade procurei um padre do lugar e dele recebia instrues toda semana. Sob a sua direo estudei muitos livros, inclusive o "Catecismo de Baltimore" e as biografias de catlicos modernos bem conhecidos (Isso aconteceu na poca das missas em Latim, antes que houvesse um programa formal de catequese). No ano seguinte, no pude voltar Faculdade. Encontrei outro padre e com ele prossegui estudando Catolicismo. Ele me deu livros para estudar, inclusive uma srie de livretes sobre a Escritura (havia um livrete para cada livro da Bblia). Em cada pgina, a parte

superior continha a Escritura e a parte inferior continha comentrios catlicos sobre as pores da mesma). Meu emprego ficava perto da Igreja Catlica e na hora do almoo eu ia missa. Suplicava que Deus me desse f. Orava, mesmo no tendo ainda certeza da existncia de Deus. Minha primeira orao foi: "Deus, se tu ests realmente a, me prova isso". No recebia a comunho porque ainda no era catlica. Apenas citava a parte em que eu realmente acreditava do Credo Apostlico. Passou muito tempo at que eu pudesse abertamente dizer: "Eu creio em Deus". Depois de muitos anos fui batizada como catlica romana. Logo em seguida, meu irmo tambm se tornou catlico. Ele recebeu instrues atravs de aulas em grupos. Assisti algumas dessas aulas junto com ele. Eu tinha fome de aprender tudo que pudesse a respeito de Deus. Fui para uma faculdade catlica e me dediquei Educao Religiosa. Minhas aulas sobre a Escritura ensinavam uma poro da "alta crtica" e alguns dos meus professores ensinavam coisas contrrias aos ensinos da Igreja Catlica. Encontrei um padre conservador e com ele chequei os ensinos, a fim de ver se eram os ensinos oficiais da Igreja Catlica. E por no mais confiar no departamento de Educao Religiosa, mudei de direo. Quando entrei no convento, tive o cuidado de procurar uma instituio conservadora que seguisse os ensinos da Igreja Catlica. Meu treinamento vida religiosa ali inclua o estudo dos documentos do Conclio Vaticano II, outros livros relativos doutrina catlica e biografias de santos bem conhecidos. Passei dois anos como postulante e novia. Esse foi um tempo de teste para os lderes do convento e para mim, a fim de se decidir se eu tomaria ou no os meus votos. A Madre Superiora tinha algumas dvidas sobre a minha vocao, da que ela e a liderana optaram pela minha sada do convento. Sa dali em paz e, ocasionalmente, estive em contato com as irms de l. Nossa Madre Superiora era muito cuidadosa a respeito dos padres a quem ela permitia celebrar a missa no convento. Havia padres leais a Deus e Igreja. Acreditavam na Bblia e eram homens fieis. Quando sa do convento e fui morar com meus pais, j no encontrei padres iguais queles. Os padres do lugar pareciam ter pouca f e pouca lealdade a Deus e Igreja Catlica. Lembro-me de uma missa, na qual a homilia foi to desagradvel que dali sa em lgrimas. Fiquei l fora, chorando. Depois regressei, a fim de receber a comunho. Tentei vrias igrejas catlicas, mas nunca mais encontrei um bom padre. Lembro-me perfeitamente de um padre que estava falando sobre Lucas 7:38-50. Sobre quando Jesus esteve na casa de um fariseu e uma mulher entrou chorando e lavou os ps de Jesus com lgrimas, tendo-os enxugado com os seus cabelos e os ungido com blsamo. O fariseu criticou. Jesus lhe disse que ele no havia lavados os seus ps, mas a

mulher o fizera. Que ele no o havia saudado com sculo, mas a mulher lhe havia beijado os ps. O padre acrescentou que esse evento no deveria ter realmente acontecido porque seria rude um hspede dizer aquilo ao anfitrio e Jesus jamais poderia ter sido rude. Esse padre ilustrava as Escrituras conforme uma poro de outros padres que eu j havia encontrado. Isso me deixou desgostosa. Entrementes, meus pais se tornaram cristos. Freqentavam uma igreja protestante, na qual o pastor acreditava na Bblia e amava as pessoas. Porque as igreja catlicas estavam me desgostando, comecei a freqentar as duas. Ia bem cedo missa e depois ia aos cultos na igreja de meus pais. Fiz isso durante anos. Comecei a ir missa sem obrigao. Mas ia ansiosamente igreja de meus pais. Ali aprendi coisas excitantes a respeito da Bblia. Cantava hinos que me edificavam a alma. Recebia aulas que me tornavam mais e mais faminta pela Escritura. Conheci pessoas que tinham realmente entusiasmo pelas coisas de Deus. Aprendi que os princpios bblicos funcionam de verdade e fazem uma diferena significativamente prtica nas situaes da vida real. medida em que eu aprendia mais sobre a Bblia comecei a verificar que os ensinos catlicos eram contrrios Escritura. Isso me preocupava, porm eu empurrava aquelas contradies para o fundo da mente e no me concentrava nelas. Isso me inquietava, porm eu no tinha ainda maturidade espiritual para lidar com a idia de que pudesse haver algo errado com relao Igreja Catlica. Meu irmo era um catlico devoto. Ele ajudou os padres na missa por muitos anos. Morava a grande distncia de ns. Ele cumpria a tradio de passar a Pscoa e o Natal conosco e sempre amos juntos Missa do Galo. Numa Noite de Natal, durante a Missa do Galo, o padre falou que a histria do Natal conforme apresentada pela Bblia, no passava de uma bonita lenda no sentido de fazer com que as pessoas se sintam bem e que ela nada tinha a ver com a realidade. Meu irmo ficou to zangado que quase pulou da cadeira e quis gritar: "estamos aqui para celebrar ou combater o Natal?" No dia seguinte, fomos igreja com os nossos pais. O pastor falou que Daniel fora encarregado dos sbios (mgicos) na Babilnia. Por isso eles conheciam a profecia de Balao de que o Rei dos Judeus seria anunciado por uma estrela. A religio deles inclua o estudo das estrelas, a fim de obter sinais. Ento quando eles viram uma estrela especial, concluram que elas assinalavam a vida desse Rei especial dos Judeus. Tambm uma de suas funes era decidir quem era esse Rei especial, a fim de dirimir qualquer controvrsia sobre ele. Ento, quando vieram confirmar que Jesus era realmente o Rei dos Judeus, eles estavam cumprindo a sua funo oficial. Nem preciso dizer que o contraste era chocante. E perturbador. Fiz uma poro de oraes depois disso. Mas na Pscoa seguinte, eu j

havia deixado a Igreja Catlica e me juntado a meus pais, na igreja deles. Eu no sabia o que dizer a meu irmo e sua esposa, pois estavam vindo para a Pscoa e eu no queria mais ir Missa do Galo com eles. Tivemos uma longa e embaraosa conversa ao telefone, at que lhes contei. Eles comearam a rir, pois haviam, tambm, deixado a Igreja Catlica e estavam visitando vrias igrejas, a fim de descobrir uma qual se filiar. Houve uma orao que teve um impacto principal em minha vida, se bem que no me recorde das palavras exatas da mesma. Quando eu a dizia, sempre chorava e nunca sabia o porqu. Depois as coisas ficaram diferentes, porm no consigo coloc-la em palavras. Ela dizia mais ou menos assim: "Jesus, quero Te conhecer. Por favor, revela-Te a mim. Faze com que a Bblia seja viva para mim. Quero ser limpa e recomear tudo, mais uma vez. Por favor, perdoa meus pecados. Limpa-me e leva-os para longe. Faze-me livre e que eu viva em retido. Por favor, muda o meu corao. Faze com que eu ame somente o que Tu amas. Tira de mim tudo que Te desagrada. Sabes o que melhor para mim. Quero fazer tudo Tua maneira. S Tu o Senhor da minha vida. Ensina-me a amar do mesmo modo como amas. Ajuda-me a ser fiel a Ti. Grata por me amares e por ouvires esta orao. Grata por seres meu Senhor e meu Salvador." Desde ento, tenho estado em luta contra os assuntos relacionados com o Catolicismo. Este livro fruto dessa luta. Alm de ser uma ex-freira, tambm sou viva. Meu marido e eu ramos muito apegados e sua morte me levou a um estado emocional to doloroso como eu jamais imaginara ser possvel. Mas Deus fiel.

Poemas
Tua Palavra

Tua Palavra traz vida pra salvar minha alma. Tua Verdade traz luz pra completar meu ser. Teu perfeito Amor cassa meus temores, me enxuga as lgrimas, conforta e me acalma. Estou protegida sombra de Tuas asas e ali Tu ensinas minha alma a cantar. Segura e guardada de tudo que mal, porque teu Amor eterno e leal. Eu te louvarei para sempre, com ardor, porque enches minha alma de canes de louvor.

Jesus, Filho de Davi


Jesus, Filho de Davi, tem misericrdia de mim. Ilumina meus passos e me guia o caminho. Me torna fiel para eu sempre fique pertinho de ti, durante todo o dia, a Ti devotada com amor e carinho. Jesus, Filho de Davi, tem misericrdia de mim. Abre meus olhos para que eu possa ver A Verdade preciosa que tens para mim. Abre-me o corao para amar como amas Me torna fiel e sincera at o fim. Jesus, Filho de Davi, tem misericrdia de mim.

O Amor de Deus
O Deus Criador do mundo sempre nos amou. Antes mesmo de nossa primeira respirao, Ele - Onisciente - j conhecia o nosso corao. Ele nos criou para com Ele vivermos cantando e danando cheios de alegria, perante o Seu trono, para todo o sempre. Nosso tempo na terra difcil, mas passa. No importa o que venha, Ele sempre est ali. Ele nos guiar e nos proteger porque nos observa e de ns afasta toda lgrima e temor. E quando os problemas todos acabarem e somente o Amor pudermos conhecer, Ento junto a Ele, alegres, celebrando estaremos no cu, com os santos morando.

Tu s o Amor, Jesus

Tu s o Amor que jamais me deixar, o Amor que sempre me compreender, que nunca abandona e nem decepciona e permanece firme e forte, at o fim. Quando estou com medo, teus braos me acolhem. s o Amigo fiel, experiente e verdadeiro. No importam os problemas que estejam me cercando, sempre encontras um meio de me libertar. Teu Amor forte, mais profundo que o mar, mais alto que a lua e todas as estrelas. E quando tudo acabar, a terra e as estrelas, alegre viverei no Teu Amor sem par. Livro de Mary Ann Collins Traduzido por Mary Schultze Maio 08, 2002.

PONHA CRISTO EM SUA AGENDA


nossa vida o resumo de um belo sonho que passa. E Jesus nosso rumo, se vivemos pela Graa. Ele o nosso Caminho, a Verdade, a Vida, a Luz. nosso po, nosso vinho, e por ns morreu na cruz! Grande Deus e Salvador, Jesus Senhor, tambm. Dedica-nos terno amor e s quer o nosso bem. Se quiser viver em paz, num lugar de eterna luz, deixe de olhar para trs, se entregue logo a Jesus. Tenha f e se arrependa de todo mal que j fez. Ponha Cristo em sua Agenda e ganhe o cu, de uma vez! Mary Schultze

Dedicatria Final

Mary Ann Collins e Mary Schultze dedicam este livro ao Rei dos reis e Senhor dos senhores, JESUS CRISTO,

o qual nos amou e por ns se entregou na cruz do Calvrio. Morreu, mas ressuscitou, gloriosamente, para confirmar que era, de fato, o Messias de Israel, o Salvador do mundo. Ele a luz do mundo, o po do cu, a gua da vida, o Maravilhoso Conselheiro, o Pai da Eternidade, o Prncipe da Paz. Ele o nosso refgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulao. Foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse. Ele a imagem do Deus invisvel, o primognito de toda a criao, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento esto ocultos. Ele antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. Ele a nossa vida, o nosso alimento espiritual, enfim, ele tudo para ns. Demos graas ao Pai celestial, que nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.
*******

Das könnte Ihnen auch gefallen