Sie sind auf Seite 1von 13

FUNDAO DE ASSISTNCIA E EDUCAO - FAESA FACULDADES INTEGRADAS ESPRITO-SANTENSES GRADUAO EM ENGENHARIA DE PRODUO

JOO LUIZ MAPEL JUNIOR SILAS CARDOSO BARBOSA WAGNER JOS DE AZEVEDO

ANLISE DE MERCADO PROJETO CASA CONSCIENTE

VITRIA 2007

JOO LUIZ MAPEL JUNIOR SILAS CARDOSO BARBOSA WAGNER JOS DE AZEVEDO

ANLISE DE MERCADO PROJETO CASA CONSCIENTE

Trabalho acadmico do Curso de Engenharia de Produo Plena, apresentado Faculdades Integradas Esprito-santenses, como parte das exigncias da disciplina de Engenharia do Produto sob orientao do Prof. Mauro Paiva.

VITRIA 2007

SUMRIO

1. INTRODUO ........................................................................................................7 2. DESCRIO DO PROJETO CASA CONSCIENTE................................................7 3. TIJOLOS PET .........................................................................................................8 4. PLACAS E TELHAS TETRAPAK ..........................................................................12 5. PISO ANTI-DERRAPANTE RESDUO CHUPETAS .............................................13 6. ANLISE MERCADOLGICA PROJETO CASA CONSCIENTE .........................14 7. REFERNCIAS.....................................................................................................16

1. INTRODUO
Tubos de creme dental, garrafas plsticas, embalagens longa-vida e chupetas velhas ganharam um novo destino: ao invs de se juntarem ao lixo, servem de matria-prima para a construo civil, tornando-se produtos valorizados pela arquitetura eco eficiente. No dia-a-dia da construo civil, a mudana de hbito comea na primeira lio dos ambientalistas: a prtica dos "3R" (reduzir, reutilizar e reciclar). Cada vez mais comprometidos com questes ambientais, engenheiros e arquitetos passam a ter tambm o respaldo da indstria na fabricao de produtos ecologicamente corretos. Alguns desses ecos materiais: Tijolo PET - primeiro tijolo a reutilizar a garrafa PET inteira em sua fabricao. Telhas ecolgicas: feitas base de fibra vegetal ou a partir de tubos de creme dental, so livres de materiais poluentes e nocivos. Piso antiderrapante de borracha reaproveitada: fabricado com resduos da produo de chupetas.

2. DESCRIO DO PROJETO CASA CONSCIENTE


A casa consciente consiste em uma moradia com a estrutura eco eficiente utilizando resduos que seriam jogados em lixes para a produo de materiais usados na construo civil. A iniciativa resulta em muitas recompensas, tais como: evitar agresses ao meio ambiente, custo benefcio e o direito a uma moradia digna aos cidados brasileiros. O trabalho pretende resgatar e reintroduzir os materiais reciclveis como tecnologia opcional para construo da moradia. Alm de encontrar uma nova utilizao para um resduo gerado de forma aceleradamente e em larga escala, o uso desses materiais reduz o preo de

produo de uma construo e ocupa o lugar de outros insumos que seriam extrados da natureza. Os materiais reciclados atendem aos requisitos de desenvolvimento ambientalmente responsvel, que equilibra o consumo com a sustentabilidade do planeta.

3. TIJOLOS PET
O PET (polietileno tereftalato de etila) hoje uma resina muito popular e com uma das maiores taxas de crescimento em aplicao como material e embalagem. Isso se deve, sem dvida, s suas excelentes propriedades: reciclvel, elevada resistncia mecnica, aparncia nobre (brilho e transparncia), barreira a gases, etc. Ao analisar um produto que aliasse resistncia a praticidade e benefcio para o meio ambiente criaram o tijolo com PET. Ele primeiro produto a reutilizar uma garrafa PET inteira em sua fabricao que traz inovao para a construo civil. O tijolo ecolgico fabricado de maneira manual e a matria-prima bsica garrafas PET, cimento, quartzo e areia. Os tijolos no precisam ser queimados em um forno, logo no proporcionam agresso ao ecossistema e, por isso so conhecidos como ecolgicos. No se trata de reciclagem - a garrafa no passa por nenhum processo termoplstico de despolimerizao, quando lhe retirada a resina bsica do PET. O projeto desenvolve blocos de concreto para a construo de moradias, contendo em seu interior garrafas fechadas e vazias de PET. O objetivo o de economizar areia, tornando as paredes mais leves. Ao reduzir substancialmente a quantidade de insumo, o novo tijolo tende a baixar os custos na construo de casas. O tijolo pode ser empregado na construo de paredes de casas. Enquadra-se na categoria bloco de vedao, de acordo com a NBR 10007/04 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Bloco de vedao todo aquele que consegue suportar a prpria carga. No pode, porm, ser empregado como bloco estrutural, ou seja, como um pilar capaz de suportar o peso de um telhado.

Outras vantagens existentes so os isolamentos - trmico e acstico. A literatura afirma que o PET uma barreira trmica. Como o tijolo projetado com salincias e reentrncias, o encaixe dispensaria cimento na liga. O resultado seria uma parede lisa que tambm dispensaria emboo e reboco. Uma camada de argamassa leve seria suficiente para deixar a parede em condies de receber a pintura final. Em estudos comprovou-se que o monobloco PET no sofre nenhuma dilatao no interior do tijolo mesmo quando este colocado prova com maarico a 75 C, temperatura limite para a despolimerizao da resina. Mesmo economizando 40% de argamassa com a utilizao da garrafa PET, o tijolo possui uma resistncia bem maior que a exigida pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). A norma brasileira requer a resistncia mnima de (3Mpa) no teste de esmagamento do tijolo de vedao, mas em testes realizados com a prensa, o Tijolo com PET indicou de 6 a 17 Mega pascal, o que significa uma resistncia de compactao enorme, superior do tijolo feito de barro. Os tijolos de cimento estruturados com garrafas PET so fabricados utilizando-se de formas desenhadas e desenvolvidas, que possuem caractersticas prprias, oferecendo vantagens tcnicas, funcionais e ecolgicas. Dentro do espao entre os painis so colocadas garrafas verticalmente e o espao entre elas pode receber a mistura de areia, cimento e gua. Destacam-se por apresentarem duas juntas subseqentes (machos) e duas juntas subseqentes (fmeas), que se encaixam mutuamente no sentido vertical e horizontal, permitindo timo encaixe e superposio. Vale ressaltar que o tijolo confeccionado em trs tamanhos, a fim de evitar o corte de blocos a serem utilizados nas amarraes de paredes, conforme fig. abaixo.

Figura 1: Tijolo PET Depois de seco, a estrutura deve ser removida e os painis estaro prontos para a construo das paredes de concreto que podem ser revestidas ou simplesmente pintadas. Nessas paredes so embutidas, onde necessrios, tubos para gua, esgoto e eletricidade, tambm as janelas e portas nos lugares adequados. Assim poderiam ser construdas quaisquer casas, edifcios, muros, paredes de conteno, divisrios, mveis de alvenaria, estuques, forros ou quaisquer outras coisas que requeiram construo. A construo de casas trata-se de um sistema simples de encaixe e amarrao das paredes, utilizando os tijolos de tamanhos adequados ( 42x42cm, 42x32cm, 42x22cm ) para os contornos das janelas e portas. Veja figura 2:

Figura 2 Esquema para montagem das paredes

Trata-se de um sistema simples, fcil, reforado, economicamente vivel e ecologicamente correto. Alm de tudo atendem s pessoas com menor poder aquisitivo que enfrentam dificuldades para ter uma moradia de qualidade. O levantamento de paredes ocorre com maior velocidade, devido ao tamanho maior das peas quando comparadas aos tijolos convencionais e em funo do sistema de encaixe dos blocos (o bloco de cimento no exige argamassa de assentamento), o que tambm permite que as paredes sejam erguidas com alinhamento mais definido. O mtodo de reciclagem utilizado possibilita o aproveitamento de 100% das embalagens PET. A inovao no s minimiza o descarte inadequado dessas embalagens, como auxilia o cumprimento da Lei do PET ( LEI - 3369/00 ) que obriga quem produz ou vende plstico a recomprar 25% do material e apoiar financeiramente cooperativas de catadores que fazem coleta e reciclagem . H tambm vrias outras vantagens na utilizao desses blocos, como: - So produzidos 16 tijolos com um saco de cimento; - Rapidez na montagem (tamanho das peas e alinhamento s na primeira fiada; - Ecologicamente correto (cada tijolo contm oito garrafas PET em uma casa de 40m utiliza-se 3400 garrafas PET; - O tijolo confeccionado em trs tamanhos, a fim de evitar o corte de blocos a serem utilizados nas amarraes de paredes; - H muita matria- prima disponvel; - H, ainda, a vantagem nada desprezvel da economia de transporte que poder advir da produo do bloco de cimento na prpria obra.

Figura 3 Fotos de montagem das paredes Como se trata de uma tecnologia simples, a prpria populao pode construir o tijolo sendo assim uma excelente alternativa ao problema do dficit habitacional.

4. PLACAS E TELHAS TETRAPAK


A fabricao de placas e telhas mais um dos produtos no mercado fabricados a partir de embalagens longa vida. A Tetra Pak , fabricante das embalagens longa vida, vem desenvolvendo tecnologias e parcerias com diversos recicladores no pas, com o objetivo de gerar negcios na rea de reciclagem das embalagens longa vida ps-consumo. A embalagem longa vida composta por trs materiais: papel, polietileno e alumnio, nas propores, em peso, de 75%, 20% e 5%, respectivamente. A etapa primria da reciclagem realizada em uma indstria papeleira, onde as embalagens so introduzidas em um hidrapulper para extrao das fibras de papel, que fornecem alta qualidade aos insumos produzidos. Aps retirada das fibras de papel, restam ainda as camadas de polietileno e alumnio para serem processadas. Este material matria-prima para a etapa secundria da reciclagem, onde faz-se o beneficiamento destas camadas. Uma alternativa para a etapa secundria da reciclagem das embalagens longa vida a extruso das camadas de polietileno / alumnio, que possibilita a produo

de diversos materiais como brindes, coletores de lixo, base de vassouras, entre outros. Outra alternativa a produo de placas e telhas, objetivo deste trabalho. As placas tm sido empregadas como matria prima alternativa para a indstria moveleira e para a de construo civil. As telhas so opo para as de fibrocimento, principalmente em prdios, reas cobertas e propriedades rurais.

Figura 4 Telhas produzidas com polietileno / alumnio das embalagens Tetra Pak, a primeira in natura e a segunda com recobrimento aluminizado

5. PISO ANTI-DERRAPANTE RESDUO CHUPETAS


A indstria farmacutica tem endereo certo para mandar o refugo de borracha da produo de chupetas. No so os aterros, mas sim a empresa Brasibor, que, com as sobras, desenvolve pisos atxicos, autotravantes e antiderrapantes, ideais para playgrounds. So placas de 33 x 25 cm e 20 cm de espessura.

Figura 5 Piso de borracha reaproveitada

A borracha reaproveitada tambm est entre os revestimentos do bem e ideal para quadras poliesportivas e playgrounds, tambm so utilizadas por paisagistas em caminhos, junto grama. Todavia, o fator mais importante a considerar o benefcio ambiental que advm da transformao da borracha reciclada de pneus em variados e teis produtos. Quando simplesmente recolhidos a ptios, os pneus velhos vo durar por centenas, talvez milhares, de anos. Para cada metro quadrado de piso de borracha reciclada, mais de 1 mil chupetas so reaproveitadas, e no so lanados em ptios ou aterros.

6. ANLISE MERCADOLGICA PROJETO CASA CONSCIENTE


Pesquisa de Oramentos Familiares do IBGE analisa a composio dos gastos e do consumo das famlias segundo as classes de rendimento, entre julho de 2002 e julho de 2003 e permite verificar, na comparao com as pesquisas anteriores, algumas mudanas expressivas nas despesas e nos hbitos dos brasileiros. Uma das grandes mudanas foi forma de alocao dos recursos

Pesquisa promovida pelo Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente mostra que 80% dos brasileiros esto dispostos a pagar mais para empresas que realizam projetos em favor do meio-ambiente. 40% dizem ter adotado o chamado consumo

consciente. Em pesquisas promovidas pelo Instituto Araku pelo consumo consciente mostra que 80% dos brasileiros esto dispostos a pagar mais para empresas que realizam projetos me favor do meio ambiente. Dos entrevistados 40% dizem ter adotado o chamado consumo consciente. O mercado estimado pelas empresas envolvidas neste processo em torno de 120 milhes de reais para os prximos 10 anos, atendendo principalmente as regies Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil. Ainda segundo estudos da Alcoa/Tetra Park, esses valores podem atingir o patamar de R$ 1 Bilho de Reais, caso espalhase esse tipo de tecnologia no Brasil. O tipo de cliente, so as as classes baixas (D e E) espalhadas pelas regies descritas acima atingindo por volta de 70 milhes de pessoas. Alm de ajudar ao Meio Ambiente, tambm permite que esse grupo de pessoas tenham acesso a materiais para a construo da casa prpria a um preo mais acessvel. Essas telhas so 45% mais baratas que telhas convencionais.

7. REFERNCIAS
NEVES, F. L.; Reciclagem de embalagens cartonadas Tetra Pak. Revista O Papel n 2, pg. 38-45, 1999 ZUBEN, F. von; NEVES, F. L; Reciclagem do alumnio e do polietileno presentes nas Embalagens Cartonadas Tetra Pak. In: Seminrio Internacional de Reciclagem do Alumnio, So Paulo, 1999. anais. So Paulo: ABAL, 1999, pg. 96 109. www.ibge.gov.br, consultado em 16, 17 e 20 de novembro.
o

Das könnte Ihnen auch gefallen