Sie sind auf Seite 1von 57

6

ELISANGELA CAADOR VIDAL

ANLISE COMPORTAMENTAL DA CRIANA HIPERATIVA NA SOCIEDADE NA FAMLIA E NA ESCOLA, COM ESTUDO DE CASO

WENCESLAU BRAZ 2006

ELISANGELA CAADOR VIDAL

ANLISE COMPORTAMENTAL DA CRIANA HIPERATIVA NA SOCIEDADE NA FAMLIA E NA ESCOLA, COM ESTUDO DE CASO

Trabalho de Concluso de Curso (TCC) apresentado Faculdade de Cincias de Wenceslau Braz PR FACIBRA como exigncia final para a obteno do diploma de Licenciatura Plena em Pedagogia, com Habilitao em Superviso Educacional

Orientador (a): Professora Ms. Clarice Furini Cascardo Hito

WENCESLAU BRAZ 2006

ELISANGELA CAADOR VIDAL

ANLISE COMPORTAMENTAL DA CRIANA HIPERATIVA NA SOCIEDADE NA FAMLIA E NA ESCOLA, COM ESTUDO DE CASO
Trabalho de Concluso de Curso (TCC) apresentado Faculdade de Cincias de Wenceslau Braz PR FACIBRA como exigncia final para a obteno do diploma de Licenciatura Plena em Pedagogia, com Habilitao em Superviso Educacional

COMISSO EXAMINADORA

_____________________________ Prof. Ms. Clarice Furini Cascardo Hito

_____________________________
Prof. Leila Franco Sanchez

_____________________________
Prof. Ms. Oscar Mariano da Silva

Wenceslau Braz, ___ de _________ de 2006

A Deus, por minha vida, aos meus pais e irms pelo carinho e apoio, ao meu esposo pelo companheirismo e a meu afilhado Lucas que amo muito.

10

AGRADECIMENTOS

A Deus, pela minha vida e sade.

Aos meus pais, Jair e Maria Aparecida que sempre me apoiaram e educaram com muito amor e dedicao.

A Luiz Miguel, meu esposo, amigo e cmplice de todos os momentos, que, com dedicao acompanhou, ajudou e participou pacientemente de mais esta trajetria.

s minhas irms Ednia e rika pelo carinho e amizade.

A todos aqueles que participaram da elaborao e finalizao deste trabalho.

11

Aprender,

estudar,

construir

conhecimento exige esforo, dedicao, trabalho. O conquistar algo pelo esforo prprio, trabalho e dedicao tambm prazeroso! A nossa tarefa, como pais e professores, dar significado para a criana, tornando prazeroso o que visto como desprazer.

(Prof. Samuel R. Lago)

12

RESUMO

Este estudo, desenvolvido numa escola particular no municpio de Tomazina, busca conceituar o transtorno e dficit de ateno e hiperatividade, tentando compreender como este distrbio pode afetar a vida de crianas e adolescentes tanto no ambiente familiar, escolar e na sociedade. Atravs da pesquisa bibliogrfica procurou-se conhecer todas as formas de manifestaes de hiperatividade, suas causas, diagnstico e tratamento. O estudo de caso buscou informaes junto aos professores do aluno em questo e tambm junto a me para obter informaes do desenvolvimento da criana desde a infncia. Optou-se por entrevistar o aluno tambm para saber como se sente em relao a este distrbio. Aps anlise foi possvel detectar as dificuldades e transtornos que a hiperatividade causa na vida da criana, bem como a importncia de um trabalho conjunto da famlia e escola para o melhor desenvolvimento e integrao do hiperativo.

Palavras-chave: hiperatividade, famlia, escola, sociedade.

13

ABSTRACT

The study developed at a private school in Tomazina, a township of Paran State, it was to define the attention-deficit hyperactivity disorder, trying to understand how this disturbed can affect so much the children and adolescents lives in their family, school and in the society. Through the bibliographic research, it tried to know all the ways of showing the hyperactivity, its causes, diagnostic and treatment. The studied case, with the students teachers and his mother brought together some information about the child development since the childhood. Interviewing the student it was also an option to know how he feels about this disturbed. After analyzing, it was possible to detect the difficulties and disorders that the hyperactivity causes in the childs life, and the importance of the family and school to work together for a better development and integration of the hyperactive child.

Key-words: hyperactivity, family, school, society.

14 SUMRIO

INTRODUO ...............................................................................................................14 1 A INFLUNCIA DA HIPERATIVIDADE NA APRENDIZAGEM DA CRIANA ............16 1.1 CONCEITUANDO A HIPERATIVIDADE..............................................................................16 1.2 CARACTERSTICAS DO ALUNO COM HIPERATIVIDADE .....................................................21 1.3 DESENVOLVIMENTO DO PORTADOR DE HIPERATIVIDADE ................................................22 1.4 MANIFESTAES DA HIPERATIVIDADE ..........................................................................23 2 A FAMLIA DA CRIANA PORTADORA DE HIPERATIVIDADE................................27 2.1 A HIPERATIVIDADE NO ADOLESCENTE..........................................................................32 2.2 A ESCOLA E A CRIANA PORTADORA DE HIPERATIVIDADE ............................................34 3 ANLISE DO ESTUDO DE CASO COM CRIANA PORTADORA DE TRANSTORNO E DFICIT DE ATENO E HIPERATIVIDADE..................................40 3.1 HISTRICO DA CRIANA PORTADORA DE TDAH .............................................................40 3.2 TRANSCRIO DAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES .....................................................42 3.3 TRANSCRIO E ANLISE DAS RESPOSTAS DA ENTREVISTA COM A ME DO ALUNO PORTADOR DE TDAH .........................................................................................................45 3.4 TRANSCRIO E ANLISE DAS RESPOSTAS DO ALUNO PORTADOR DE TDAH ..................49 CONCLUSO.................................................................................................................52 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ...............................................................................54 ANEXOS ........................................................................................................................56 ANEXO A ENTREVISTA COM PROFESSOR.......................................................................57 ANEXO B ENTREVISTA COM PROFESSOR.......................................................................59 ANEXO C ENTREVISTA COM PROFESSOR ......................................................................61

15 INTRODUO

Este trabalho foi realizado com a finalidade de compreender a hiperatividade e suas conseqncias no desenvolvimento da aprendizagem da criana portadora deste distrbio. A primeira parte trata da conceituao da hiperatividade, bem como as caractersticas e o desenvolvimento da criana. Explica como este distrbio se manifesta no comportamento da criana. A segunda parte aborda o trabalho da famlia e da escola em relao ao hiperativo e a melhor forma de se lidar com este distrbio. Relata-se tambm as dificuldades de adaptao da criana portadora de hiperatividade na escola e na sociedade e as dificuldades encontradas por pais e educadores. A terceira parte relata o estudo de caso com uma criana portadora de TDAH, a opinio dos professores, da me e da prpria criana. Espera-se com esta pesquisa poder ajudar pais e educadores na busca de alternativas para trabalhar e conviver com as crianas portadoras de hiperatividade e promover seu desenvolvimento e integrao.

16

1 A INFLUNCIA DA HIPERATIVIDADE NA APRENDIZAGEM DA CRIANA

Percebe-se que inmeros so os problemas que podem influenciar a aprendizagem dos alunos nos dias atuais. Dentre eles destaca-se a Hiperatividade que merece ateno especial. Pois muitas crianas so tidas por pais e educadores como preguiosas e indisciplinadas e no conseguem aprender de modo eficiente os contedos trabalhados pelo professor na escola. Em casa causam desordem, trazendo grande preocupao a seus familiares que no sabem como lidar com a situao. Na verdade estas crianas sofrem por no ter controle sobre si mesmas e nem mesmo sabem porque so to agitadas e desatentas.

1.1 CONCEITUANDO A HIPERATIVIDADE

Primeiramente necessrio esclarecer a diferena entre o conceito de hiperatividade e Transtorno de Dficit de Ateno. Muitas crianas so tidas como portadoras de TDAH que significa Transtorno e Dficit de Ateno e Hiperatividade, mas nem sempre a criana desatenta pode ser considerada hiperativa. Embora as crianas hiperativas geralmente apresentem dficit de ateno. A Hiperatividade no se trata de um problema comportamental, mas um transtorno mental com base orgnica, o que significa que os portadores no tm controle sobre os sintomas. Segundo Antunes (2003, p. 20), o TDAH atinge de 3 a 5% da populao norte-americana, sobre a qual existem estatsticas confiveis,

17 possvel inferir-se que essa referncia para a populao brasileira mostraria vtimas em nada menos que 5,5 a 8 milhes de crianas. J se chegou a acreditar que ocorresse apenas no sexo masculino, devido s meninas terem menos sintomas de hiperatividade - impulsividade e mais de desateno. Hoje entende-se que a proporo de 3 meninos para 1 menina. No h exames que detectam o transtorno, o diagnstico clnico. Todos ns podemos apresentar caractersticas como impulsividade, distrao ou se esquecer das coisas de vez em quando. Mas no caso de quem tem TDAH, essas caractersticas aparecem todas juntas, associadas, e em uma intensidade e freqncia tal que comprometem a vida do paciente. Para diferenciar o TDAH da distrao ou impulsividade normais necessrio que os sintomas estejam presentes por pelo menos seis meses e manifestem-se em pelo menos duas situaes diferentes (casa e escola, por exemplo). Se no for diagnosticado e tratado, o transtorno pode trazer prejuzo vida escolar, uma adolescncia conturbada e com maior risco de envolvimento com drogas e, no futuro, problemas de ordem conjugal e profissional (BUSANI, 2006, p. 15). Goldstein e Goldstein (1998, p. 23 - 4), relata que a hiperatividade se manifesta a partir de quatro caractersticas de comportamento: desateno e distrao; superexcitao e atividade excessiva; impulsividade; dificuldades com frustraes. Coll, Palcios e Marchesi (1995, p. 162, 163), explicam as caractersticas-chave do distrbio:
Dficit de ateno: para a maioria dos autores a dificuldade de ateno um dos sintomas que define a hiperatividade, a qual foi denominada como distrbio por dficit de ateno com hiperatividade pelo Manual Diagnstico e Estatstico dos Distrbios Mentais (DSM III, 1980) devido

18
elevado problemas de ateno com crianas que sofrem deste distrbio. Os problemas de ateno proporcionam um valor primrio a este sintoma, frente a outros antes relacionados, como a atividade motora excessiva, que pode caracterizar o distrbio inicialmente, mas desaparece com o passar do tempo. Atividade motora excessiva: manifestada atravs de atividade corporal excessiva e desorganizada, sem um objetivo concreto, sendo esta falta de finalidade a caracterstica que permite diferenci-la em certas atividades observadas no desenvolvimento normal da criana. Impulsividade ou falta de controle: o comportamento de toda criana controlado pelos adultos atravs da imposio de regras que acabam sendo internalizadas no decorrer de seu desenvolvimento. Mas na criana hiperativa este processo encontra-se alterado sendo a impulsividade um dos aspectos relevantes do distrbio dando uma satisfao rpida em seus desejos e pouca frustrao.

O autor complementa que estas manifestaes comportamentais na criana hiperativa variam com a idade ou com seu desenvolvimento (ibid., p. 163). A Hiperatividade no deve ser tratada como uma doena e sim uma desordem bioqumica, provocada pela baixa produo ou pelo menor

reaproveitamento dos neurotransmissores (dopamina, adrenalina e serotonina), nas regies do crebro (parte frontal) responsveis pelo nvel de ateno e controle das emoes e de sono. Vrios estudos apontam fatores genticos determinantes da hiperatividade. Em geral h casos semelhantes nos parentes mais prximos, como pais, avs, tios, e existe tambm maior freqncia em gmeos idnticos (COSTA; KANAREK, 2006, p. 31). Topczewski (1999, p. 41) define a hiperatividade como uma expresso de disfuno orgnica, porque diversas reas do crebro esto envolvidas na determinao do quadro. O mesmo autor explica que considera-se haver desequilibro bioqumico cerebral provocado pela produo e reaproveitamento inadequados dos neurotransmissores (dopamina, adrenalina, serotonina) em certa regies do crebro (pr-frontal, frontal, parietal, sistema lmbico, ncleos da base, cerebelo, sistema reticular ascendente) responsveis pelo nvel de ateno, controle das emoes,

19 controle motor e estado de viglia. Essas alteraes bioqumicas modificam o comportamento neurofisiolgico, pois interferem nos mecanismos do sono e viglia, favorecem o aparecimento do comportamento agressivo, impulsivo, depressivo e os distrbios da ateno (ibid., p. 42 - 3). A causa determinante das alteraes bioqumicas cerebrais uma questo bastante estudada e discutida, porm carece, ainda, de consenso. Vrios autores acreditam que certas anormalidades, sejam no perodo gestacional ou por ocasio do parto, podem ser os supostos facilitadores para o desenvolvimento do quadro hiperativo, como se observa abaixo:
- Durante a gestao (hemorragias, eclmpsia, toxemia, uso de lcool, nicotina e drogas ilcitas); - As contraes uterinas prolongadas, precedendo o parto; - Os partos laboriosos; - O estresse fetal; - Baixo peso ao nascer.

Acrescentam tambm que s vezes, pequenos sofrimentos fetais, aparentemente inocentes e pouco valorizados, provocam alteraes no tecido cerebral e podem causar importantes repercusses funcionais no sistema nervoso que, no futuro, podero ser os fatores determinantes das disfunes cerebrais (TOPCZEWSKI, 1999, p. 43). Conforme Manning, (1999, p. 14 - 5), a criana que vai sendo gerada dentro da me est bem protegida pela bolsa amnitica, mas no a ponto de se livrar de qualquer risco. H fatores externos que podem atravessar a placenta ameaando o bem-estar do feto. Certas circunstncias que a me vivencie pode influenciar no desenvolvimento fetal. A hereditariedade e o ambiente so os dois fatores importantes para o desenvolvimento da criana e, as eventuais influncias negativas desse ambiente podem atingir a criana. Muitos defeitos de nascena so

20 causados pela prpria me na gravidez, alguns so: doenas maternas (rubola, sfilis, diabetes...); estresse; drogas usadas pela me, (medicamentos, lcool, fumo, cocana...); ou mesmo alimentao inadequada durante a gravidez. Alguns trabalhos na literatura mdica sugerem possveis

determinantes genticos. Por exemplo, foi observado que gmeos monozigticos mostraram maior incidncia de TDAH que os dizigticos. (...). Safer realizou um estudo interessante, em 1989, observando maior incidncia de hiperatividade entre irmos completos que em meio irmos. (...) Essas observaes permitem inferir que mesmo havendo a possibilidade de participao de um fator gentico, muito provvel que outros fatores familiares e ambientais intervenham na determinao do TDAH (CYPEL, 2003, p. 29 - 30). Outros trabalhos publicados sugerem a existncia de fatores genticos determinantes da hiperatividade (TOPCZEWSKI, 1999, p. 41):
- Existncia de casos semelhantes nos parentes prximos, como pais, avs, tios; - Maior freqncia nos gmeos idnticos (monozogticos) que nos no idnticos (dizigticos); - Prevalncia maior entre os parentes biolgicos que entre os parentes adotivos; - A manifestao mais freqente no sexo masculino; - Estudos moleculares iniciais com o DNA sugerem a existncia de alteraes bioqumicas na determinao da hiperatividade.

Percebe-se que h vrias definies para o termo hiperatividade e que estudos ainda esto sendo realizados a fim de melhor diagnosticar este distrbio que pode prejudicar o desenvolvimento escolar de muitas crianas.

21 1.2 CARACTERSTICAS DO ALUNO COM HIPERATIVIDADE

O aluno que possui este transtorno apresenta caractersticas como: bagunceiro, distrado, problemtico, irresponsvel, mal-educado. A lista de rtulos de uma criana com Transtorno do Dficit de Ateno e Hiperatividade (TDAH) enorme. No primeiro, a desateno. aquela criana que est sempre voando. No se concentra, facilmente distrada pelos estmulos externos ou por pensamentos. No responde quando chamada, esquece tarefas e a hora das refeies. O segundo o da hiperatividade e impulsividade. Agitada, mexe mos e ps, no consegue ficar sentada, fala demais, corre e escala sem noo de perigo, responde s perguntas antes de seu fim, tem dificuldade de aguardar sua vez nas brincadeiras e jogos, interrompe a fala dos outros. H duas formas de manifestao do TDAH: apenas com os sintomas da desateno ou tudo junto (BUSANI, 2006, p. 15). Baixo rendimento escolar, alteraes bruscas de humor, distrao, impulsividade, instabilidade emocional. um transtorno caracterizado pela hiperatividade da criana, ou seja, aquela ligada no 220W. Ela no consegue prestar ateno nas coisas e inquieta (BOTTURA, 2006, p. 1). De acordo com Costa e Kanarek (2006, p. 31), as crianas hiperativas so, na maioria, incontrolveis e bagunceiras. O distrbio, considerado um desvio comportamental, mais comum nos meninos. Atinge cerca de 10% das crianas na educao infantil e, em metade delas, transitrio. Depois dessa fase, a incidncia cai para 5%.

22 1.3 DESENVOLVIMENTO DO PORTADOR DE HIPERATIVIDADE

A maioria dos pacientes com quadro de hiperatividade apresentam desenvolvimento normal, mas alguns denotam certa defasagem no desenvolvimento motor (TOPCZEWSKI, 1999, p. 46). O TDAH e suas sinonmias caracterizam-se por se constiturem como um quadro sindrmico, e sua conceituao se compe da descrio de um conjunto de sinais e sintomas. Baseia-se na avaliao de manifestaes relacionadas desateno, hiperatividade e impulsividade, sendo o diagnstico realizado at o presente momento utilizando puramente o critrio clnico. (...) At a presente data no existe qualquer mtodo laboratorial, de neuroimagem ou neurofisiolgico entre os exames complementares capaz de confirmar o diagnstico, como se espera de praxe no estudo das doenas peditricas mais freqentes. Citase, como exemplo, o caso de uma menina diabtica cujo diagnstico poder ser demonstrado pelas alteraes na concentrao de glicose sangnea (CYPEL, 2003, p. 21). Existe uma preocupao por parte dos professores e pais a respeito de quando se pode perceber que a criana hiperativa. Segundo pesquisas, a hiperatividade pode ser notada em vrias fases do desenvolvimento da criana, seja quando lactente, pr-escolar, escolar ou adolescente. (...) No lactente podem ser evidenciadas algumas caractersticas, tais como (TOPCZEWSKI, 1999, p. 33):
- Muito choro e sem causa aparente; - Inquieto; - Apresenta dificuldade para conciliar o sono; - Perodo de sono curto; - Voracidade ao mamar; - Clicas abdominais freqentes e exageradas; denota persistente desconforto e insatisfao.

23 Nota-se tambm que estas caractersticas no so permanentes. Como nos relata Topczewski (1999, p. 33), as manifestaes anteriormente citadas podem desaparecer aps alguns meses, mas podem persistir sem interrupo at a idade pr-escolar ou mesmo alm deste perodo. Aconselha-se realizar o diagnstico o mais cedo possvel para evitar sofrimentos desnecessrios das crianas. O primeiro desafio realizar o diagnstico precoce, pois ainda no h um exame de imagem ou laboratorial que comprove. O diagnstico essencialmente clnico (COSTA; KANAREK, 2006, p. 31- 2). A questo diagnstica um dos pontos mais difceis e cruciais do tema que est sendo estudado. O diagnstico da criana desatenta e hiperativa sustenta-se sobre dois pilares fundamentais: os dados da histria da criana e os obtidos na avaliao clnica. Estaro por sua vez, relacionados a dois plos de sinais e sintomas: a desateno e o conjunto hiperatividade/ impulsividade (CYPEL, 2003, p. 41). Para Conners (apud GOLDSTEIN; GOLDSTEIN, 1998, p. 21), o diagnstico da hiperatividade difcil e complexo. preciso uma cuidadosa coleo de informaes das mais variadas fontes como pais e professores e tambm variados instrumentos como questionrios, entrevistas e testes. O autor afirma tambm que no h sinais significativos na histria do desenvolvimento da criana que com certeza absoluta possam contribuir para diagnosticar a hiperatividade.

1.4 MANIFESTAES DA HIPERATIVIDADE

Muitas so as formas de manifestaes da hiperatividade. Uma delas a criana que demora demais para realizar as tarefas escolares. Parece ser

24 este o indicador mais evidente para se detectar a acentuao da hiperatividade. Na opinio de Topczewski (1999, p. 24 - 5), as manifestaes evidenciam-se, de modo isolado ou associado, as seguintes caractersticas:
- Crianas que se mantm em constante movimento; - Mexem em tudo, sem motivo e sem propsito definidos; - Dificuldade de se envolverem em brincadeiras; - So muito impacientes e mudam de atividade com muita freqncia; - Levantam-se da cadeira, quando em sala de aula, em momentos inapropriados; - No conseguem permanecer sentados para assistir a um programa de TV, como um desenho animado; - Mal ficam sentadas mesa durante a refeio; - Apresentam incapacidade para focar a ateno em qualquer atividade durante um perodo de tempo necessrio para tal. H certa tendncia para desviar a sua ateno para outros estmulos que so imprprios para aquele determinado momento; - Fala demasiadamente; - Distraem-se com muita facilidade e freqentemente, no conseguem terminar as tarefas propostas para o perodo pr-estabelecimento;

Aconselha-se aos pais observarem atentamente estes sinais de alerta e procurar um mdico se o seu filho apresentar vrios desses sintomas (COSTA; KANAREK, 2006, p. 31):
- Movimenta-se constantemente, mexe em tudo sem motivo; - Tem dificuldade para se envolver em brincadeiras; - muito impaciente e muda de atividade com freqncia; - Levanta-se da cadeira, na sala de aula, em momentos imprprios; - No consegue permanecer sentado para assistir TV; - Apresenta incapacidade para focar a ateno nas atividades; - Fala demais e rpido. Muda de assunto sem concluir o pensamento; - No tolera frustrao e sente dificuldade em acatar ordens; - Tem pouca noo de perigo; - Distrai-se com facilidade e no termina a tarefa no tempo previsto; - Sente dificuldade em relacionar-se com familiares e amigos; - Apresenta baixa auto-estima.

Conforme Antunes (2003, p. 57 - 61), existe na criana um grande desejo de lazer aps suas atividades escolares habituais. Quando chega da escola ela quer fazer algo diferente alm de estudar, como por exemplo: assistir televiso, brincar, jogar videogame e etc., cabe aos pais saber administrar esse tempo da criana. A criana hiperativa, conforme j visto no tem pacincia e falta

25 concentrao, ento os pais devem adaptar a realidade de seu filho hiperativo planejando horas de estudo mais curtas que dos alunos ditos comuns. Outras dicas que o autor d, de estabelecer um horrio para as lies de casa fazendo com que essa seja cumprida e identificar se a criana est compreendo com clareza o que para ser feito e, se for preciso, mude o mtodo de trabalho caso no aparea resultados, mas sempre com muita pacincia, evitando demonstrar cansao ou irritabilidade. H tambm outras manifestaes, como a baixa capacidade de manter a ateno, que tambm chamado de distrbio do dficit de ateno (DDA). (...) Os pacientes portadores do DDA apresentam algumas manifestaes que devem ser consideradas (TOPCZEWSKI, 1999, p. 47- 49):
- Dificuldade para manter a ateno nas atividades; - Cometem erros que no se justificam por falta de ateno; - Qualquer estmulo desvia ateno das tarefas em execuo devido falta de concentrao; - Esquecem de fazer os deveres do dia a dia; - Abandonam os trabalhos antes de findar, pois tm dificuldades em persistir na mesma tarefa por muito tempo; - Perdem objetos pessoais, e material escolar por esquecerem com grande freqncia; - Parece no prestarem ateno quando se lhes esto falando; - Evitam ou desistem de atividades que exijam esforo mental prolongado; - So desorganizados nas vrias atividades dirias; - Tm dificuldades para seguir as instrues at o fim; - Esquecem com facilidade as solicitaes que lhes so feitas.

Pode-se notar que esses pacientes apresentam dificuldades importantes relacionadas organizao, planejamento, desenvolvimento e execuo das tarefas. Sendo assim Silva (2003, p. 54-56) tambm descreveu algumas dicas que podem auxiliar no diagnstico de uma criana DDA:
- Com freqncia mexe ou sacode ps e mos, se remexe no assento, se levanta da carteira; - facilmente distrada por estmulos externos;

26
- Tem dificuldade de esperar sua vez em brincadeiras ou em situaes de grupo; - Com freqncia dispara respostas para perguntas que ainda no foram completadas; - Tem dificuldade em manter a ateno em tarefas ou mesmo atividades ldicas; - Freqentemente muda de uma atividade inacabada para outra; - Tem dificuldade em brincar em silncio ou tranqilamente; - s vezes fala excessivamente; - Vive perdendo itens necessrios para tarefas ou atividades escolares.

Silva (ibid., p. 53), afirma que o DDA tem trs caractersticas prprias: distrao, impulsividade e hiperatividade. Sendo estas trs um tanto comum na infncia, a intensidade destas principais caractersticas que distingue uma criana dita normal da DDA. Pois tudo na criana DDA parece ser mais, a mais agitada, a mais bagunceira, a mais impulsiva, etc.

27

2 A FAMLIA DA CRIANA PORTADORA DE HIPERATIVIDADE

Os pais dessas crianas travam uma batalha diria com as dificuldades para lidar com o filho inquieto, mais desobediente do que a mdia e sabem que a criana pode at ser marginalizada em seu crculo de amigos (COSTA; KANAREK, 2006, p. 31). necessrio enfatizar que o contexto familiar de extrema importncia nesses casos. Evidentemente no se est atrs de encontrar culpados, mas fundamental que conheamos como se deu ou est se dando a relao dessa criana com seus pais e irmos, para termos uma melhor compreenso do problema. Como foi referido, da composio dessa relao que em uma determinada criana da famlia poder estabelecer-se a alterao do

comportamento. Entenda-se, dessa forma, que as alteraes comportamentais da criana dependem de uma conjuno de fatores: ambientais, familiares e da prpria criana. Isto , poder observar-se uma famlia na qual existam trs irmos e somente um deles estar apresentando quadro do tipo TDAH. Este fato pode ser explicado quando na gestao desta criana a me passou por um processo de ansiedade e insegurana. As angstias ficam acentuadas se aconteceu alguma intercorrncia perinatal, desconforto respiratrio ou anoxia mais grave. Ou ainda, se o beb nasceu prematuramente. A partir da, cria-se um ambiente domstico tenso, talvez pela dificuldade de aferir as reais necessidades do beb, com cuidados excessivos. Um pouco mais crescido, j engatinhando e andando pela casa, nada lhe pode ser negado; e, nesse ambiente, o beb cresce passando a reinar de

28 modo absoluto. (...) E incrvel para quem est de fora da situao observar como todos se curvam aos seus mandos (CYPEL, 2003, p. 35 - 6). comum defrontar-se com pais totalmente permissivos e incapazes de colocar qualquer limite para os filhos, so excessivamente tolerantes e com isso, a criana vai ampliando a exuberncia das suas exigncias. importante deixar bem destacado a constncia desse fato: a no-colocao de limites pelos pais, ou por um deles, tem sido uma verificao quase absoluta nesses casos. bem comum encontrar-se uma condio familiar na qual o pai trabalha, sai cedo de casa e retorna somente noite, e a me fica com as atividades domsticas e o cuidado dos filhos, da roupa, das lies da escola e quase sempre do servio de transporte ao colgio, consultas mdicas, esportes, etc. O pai o profissional e a me do lar. Como a me no trabalha sua responsabilidade o cuidado com a casa e com os filhos. Para as mes que trabalham esse contexto se modifica, mas nem tanto. Por uma condio cultural, ainda permanecem com elas os cuidados domsticos e familiares. Funcionando dessa maneira comumente o pai exime-se de qualquer participao na educao dos filhos (ibid., p. 37). Por outro lado, o pai no tem conscincia de sua importncia no processo de desenvolvimento do filho. Pensa que as dificuldades so na escola, pois l que devem ser consertadas. Sua presena e participao so fundamentais para com a me estabelecer limites, incentivar, motivar, valorizar e manter uma relao com o filho que promova seu crescimento emocional. A falta desse vnculo estabelecido de maneira slida e harmnica, favorece distores no

desenvolvimento da criana, expondo-a a distrbios afetivos, podendo gerar ansiedade, depresso e comportamentos do tipo desateno e/ ou hiperatividade (CYPEL, 2003, p. 38).

29 O autor Cypel (ibid., p.39) ainda constata que na prtica, em boa parte das ocasies nas quais se encontram crianas com DA/H, esto presentes essas distores dos vnculos familiares, conforme foi relatado, fazendo parte dos determinantes dessa condio. Topczewski (1999, p. 27), completa que a me, no seu convvio dirio, percebe, tambm, que o comportamento da criana diferente quando comparada com outros filhos ou com os filhos dos amigos, caso seja nico. H vezes em que o comportamento hiperativo confundido com a falta de limites no processo educacional. Havendo sinais sugestivos de hiperatividade, a criana deve ser encaminhada para uma avaliao clnica especializada com profissionais familiarizados com o quadro, sejam neuropediatras ou psiquiatras. O autor acrescenta que nem sempre os pais conseguem perceber as diferenas comportamentais, especialmente quando no tem outros filhos. Muitas vezes acreditam tratar-se de uma fase transitria, e, com isso, tornam-se mais tolerantes. (...) Por outro lado, h, tambm, pais que no querem admitir que o seu filho apresenta algum comprometimento comportamental, e consideram as queixas em relao ao seu filho como sendo uma questo pessoal de antipatia ou de intolerncia. Quando a queixa inicial por parte da escola a primeira providncia mudar de escola. (...) Esta no aceitao por parte dos pais retarda o diagnstico e, por conseqncia, o tratamento. Nota-se que tambm as causas emocionais podem ser

determinantes do comportamento hiperativo. Geralmente, os fatores ambientais familiares, tais como os desentendimentos entre o casal, comportamentos agressivos, psicopatologias na famlia, podem ser relacionados ao aparecimento da hiperatividade (TOPCZEWSKI, 1999, p. 42).

30 Neste caso pode-se dizer que com a experincia vivida com crianas em diversos meios, nota-se que deve existir uma rotina para a vida da criana e que o ambiente onde ela vive deve ser tranqilo. notvel que toda criana que vem de um ambiente conturbado possui dificuldades de relacionamento, comportamento e conseqentemente de aprendizagem. Jones (2000, p. 64), tambm explica que um dos principais problemas das crianas hiperativas que elas tendem a desenvolver uma baixa auta-estima. Em casa elas quase sempre so criticadas. Silva, (2003, p. 31) explica que a baixa auto-estima que os DDAs enfrentam pelo fato de que em geral, desde cedo eles sofrem grandes repreenses e crticas negativas. Sem entender o porqu, com o tempo ele se v de maneira depreciativa e passa a ter como referncia pessoas externas e no a si prprio. Jones (2000, p. 109) diz que alguns pais de crianas hiperativas percebem que seus bebs so difceis desde o incio. Muitas crianas, posteriormente diagnosticadas com TDAH, tinham clicas, eram agitadas e insones. Contudo, isso nem sempre acontece e alguns pais relatam que as crianas com TDAH dormiam bem quando eram bebs, enquanto aqueles que sentiam clicas transformaram-se em crianas tranqilas. medida que o beb cresce, voc pode descobrir que ele no se acalma tanto quanto voc esperava. Talvez ele durma menos do que os outros bebs e seja muito exigente e agitado durante o dia. Diferentemente dos outros bebs de 7-9 meses de idade que ficam felizes sentados com diversos brinquedos sua volta, o beb hiperativo vai engatinhar, rolar e subir em todos os lugares,

31 apanhar alguma coisa s para atir-la longe novamente alguns minutos depois (JONES, 2000, p. 111). Em geral quando a criana j est andando, aos dois ou trs anos de idade, que a maioria dos pais percebe que o filho diferente. Eles talvez tenham esperado que seu beb agitado comeasse a se acalmar, mas descobrem que ele no ficou nem um pouco mais fcil depois que comeou a andar, a falar e a participar de atividades para crianas em idade pr-escolar. (ibid., p. 110). Para melhorar a convivncia e estimular bons comportamentos nas crianas DDAs, principalmente se elas forem hiperativo / impulsivo, Silva (2003, p. 64-68) escreve algumas dicas que so de origem de pesquisas do psiclogo Sam Goldstein e do neurologista Michael Goldstein:
- O passo inicial para todos os pais e/ou cuidadores o conhecimento. Quanto mais eles estudarem, se informarem e se educarem sobre o problema de seus filhos, mais estaro preparados para lidar com ele da forma mais apropriada. - O passo seguinte conseqncia do primeiro: saber diferenciar desobedincia e inabilidade. Uma vez que os pais e/ou cuidadores conheam suficientemente bem o problema, eles estaro aptos a distinguir quando a criana est sendo desobediente e rebelde, ou quando simplesmente, no est conseguindo controlar seus impulsos e fazer o que eles ou outras pessoas responsveis esto pedindo. - O prximo passo saber dar ordens positivas. Isso vai um pouco contra o que se aprende a fazer, de forma no espontnea, levando um pouquinho de tempo e prtica at que se acostume. (...) Se, por exemplo, seu filho est num entra-e-sai de casa, justo no momento em que o quintal est sendo lavado e deixa um rastro molhado sempre que irrompe porta adentro, a reao mais provvel ser ralhar com ele, ordenando que pare de molhar a casa ou que pare de correr. Est sendo dada uma ordem negativa. bem provvel que a criana DDA obedea por um tempo, at que se distraia e sua impulsividade d novamente partida para outros entra-e-sai. (...) Como ordem positiva, poderia instru-lo sobre secar os ps em um pano, antes de entrar, ou brincar somente do lado de fora ou apenas do lado de dentro, de uma forma serena e no ameaadora. - E o ltimo passo a continuidade dos anteriores e seu objetivo principal sempre promover o sucesso da criana. Hbitos arraigados so difceis de mudar, mas no impossveis. Trata-se de abandonar o padro antigo de valorizar mais as atitudes negativas da criana (ela percebe perfeitamente que chama mais ateno quando faz algo errado) e mudar para um padro de sempre incentivar, reforar e promover o sucesso dela.

32 Jones (2000, p.117) acrescenta que as famlias podem achar cada vez mais difcil lidar com seu adolescente. Uma criana pequena mais facilmente controlada do que um adolescente zangado.

2.1 A HIPERATIVIDADE NO ADOLESCENTE

Observa-se que muitas famlias apresentam grande dificuldade para lidar com seu filho adolescente quando este considerado normal. Maior dificuldade ainda dever encontrar para lidar com o adolescente hiperativo. Para os autores Grace, Nicholson e Lipsitt ([s.d.] p.72-3), a adolescncia considerada uma fase de experimentar, onde o adolescente est em busca do seu eu. nesta fase que ele descobre as emoes, valores e desenvolve relacionamentos mais profundos. uma fase de alegria, mas tambm de muita tenso, ansiedade, ambio e impacincia. O adolescente fantasia muito com coisas que quase sempre no se realizam, ele muda de humor constantemente o que considerado normal nesta fase. Adolescncia uma palavra em latim que significa idade de crescer. Piaget (apud MANNING, 1999, p. 167- 8), explica que o adolescente capaz de raciocinar sobre o raciocnio. O jeito que a inteligncia acontece na adolescncia reflete na vida do adolescente, pois ele j capaz de formar opinio de si prprio e dos outros, o adolescente se torna alto crtico principalmente quando ele v que no tudo o que queria ser. Manning (1999, p.169), tambm reflete que o adolescente constantemente generaliza as situaes muitas vezes levando a discusso o que

33 certo ou errado. na adolescncia que se desenvolve a moralidade e comea a preocupao em compreender a regras e cumpri-las. O mesmo autor relata que esta fase de transformao fsica e intelectual em que acontece a passagem da infncia para a idade adulta. uma poca de preparo para as responsabilidades adultas. uma fase que os jovens devem se tornar mais independentes dos pais, j com uma profisso idealizada e a preparao maturidade sexual, obtendo uma identidade e filosofia de vida. um perodo ideal para analisar as oportunidades existentes, mas dificultado pela instabilidade que tambm faz parte desta fase. Stanley Hall (apud MANNING, 1999, p. 174), descreveu a adolescncia como um perodo de tempestade e tenso, para ele uma fase difcil e traumtica. Para Freud e sua filha Anna Freud (apud MANNING, 1999, p. 174) a fora energtica e organizadora desta fase a maturao dos rgos sexuais. Piaget e Erikson (apud MANNING, 1999, p. 175) reconheceram como responsveis pelo desenvolvimento na adolescncia a maturao fsica e a educao. Os autores ressaltam que os conflitos ocorridos na adolescncia decorrem do contraste da realidade perfeita esperada pelo adolescente com a realidade do mundo e que este conflito surge devido busca de identidade e a confuso de papeis, o adolescente est no incio da fase adulta, mas ainda age muitas vezes como criana ou tratado como tal e isso gera uma confuso. Manning (1999, p. 177) ainda relata que a adolescncia conhecida em nossa cultura como uma fase de crise de identidade, o adolescente precisa saber quem ele e o que ele quer ser. normal o adolescente trocar suas idias e valores assim como troca de roupa, isso faz parte do seu processo de

34 desenvolvimento. comum tambm acontecer um egocentrismo assim como na primeira infncia, devido ao fato deles estarem mais preocupados consigo, e isto atrapalha a busca de sua identidade. Com a observncia destas caractersticas pode-se dizer que deve ser muito mais difcil lidar com um filho/aluno adolescente portador de hiperatividade. Antunes (2003, p. 64 - 5): se a adolescncia por si s, uma fase difcil, no difcil imaginar como o comportamento de um adolescente anormalmente ansioso, agitado, desconcentrado e freqentemente levado por fortes impulsividades emocionais. Os problemas de adolescentes com TDAH so ainda mais severos e suas conseqncias mais perniciosas. O que fazer? Deve estar se perguntando. Para esta pergunta, o autor recomenda trs importantes aes: muita pacincia, persistente acompanhamento e, principalmente muito dilogo. extremamente importante que o adolescente TDAH seja ouvido e que tenha pelo menos um interlocutor constante com quem possa dividir suas angstias.

2.2 A ESCOLA E A CRIANA PORTADORA DE HIPERATIVIDADE

freqente nas escolas os pais se questionarem se o filho indomvel no seria um hiperativo. At porque boa parte dos hiperativos tambm desenvolve um outro problema, o dficit de ateno que em geral, vem tona no perodo escolar. Cabe escola o papel de identificar se as crianas so portadoras do distrbio ou se no tem limites. Na maioria dos casos parece que o problema est na educao delas. Topczewski (1999, p. 15) reflete que a escola, desde o sculo XIX, tornou-se uma atividade obrigatria, e, desde ento, a escolaridade passou a ter um

35 papel fundamental para a ascenso social. A partir deste perodo, as dificuldades escolares e os seus fracassos passaram a ser considerados como um problema importante ou at mesmo uma doena. Vrias so as causas determinantes do fracasso escolar, e a hiperatividade uma delas. Sabemos que a populao de hiperativos grande e parte dela apresenta dificuldades para a adaptao escolar, social e familiar. Estima-se que a hiperatividade na idade pr-escolar esteja na faixa dos 10%, na idade escolar em 4-5% das crianas, e em 10% no grupo dos adolescentes. (...) A prevalncia do quadro na idade adulta est na faixa dos 2-7%. Estudos revelam que a persistncia da hiperatividade na idade adulta alcana uma cifra varivel de 20-40% dos pacientes que o eram na infncia (TOPCZEWSKI, 1999, p. 24). As primeiras observaes, na maior parte das vezes, so feitas pelos professores, que notam ser o comportamento da criana muito agitado. Isto percebido quando comparado ao comportamento das outras crianas durante as aulas. Alm disso, notam que o desempenho da criana em relao mdia do grupo est, tambm, defasada (TOPCZEWSKI, 1999, p. 26 - 7). De acordo com os autores Coll, Palcios e Marchesi (1995, p. 160), a hiperatividade um dos distrbios mais freqentes na idade pr-escolar e escolar. A hiperatividade caracterizada por excesso de atividade motora, dficit de ateno e falta de alto controle, que inicialmente foi definida como um distrbio neurolgico, relacionada com leso cerebral mnima. Mas nos anos 60 surgiu uma nova perspectiva funcional caracterizando-a como sndrome condutual e identificando como principal causa a atividade motora excessiva. Diversos estudos na dcada de 80 definiram os aspectos cognitivos e principalmente o dficit de ateno ou a falta

36 de autocontrole ou impulsividade uma das caractersticas mais relacionadas a hiperatividade. Algumas vezes, os problemas das crianas com TDAH s ficam verdadeiramente visveis quando elas vo para a escola. Isso acontece porque as dificuldades podem vir tona em um ambiente social e quando se espera delas um trabalho mais organizado e concentrado. (...) Com freqncia, as crianas com TDAH acham difcil ficar tranqilas no novo ambiente da escola. Os problemas podem surgir em determinados momentos, por exemplo quando elas recebem instrues sobre o que fazer ou quando ouvem uma histria no final da tarde e espera-se que fiquem tranqilamente sentadas (JONES, 2000, p. 114). Muitas crianas com TDAH fracassam na escola. Isso pode ter comeado durante o ensino fundamental e, quando elas esto se preparando para exames importantes, podem estar muito atrasadas com relao aos colegas e sabem que no vo conseguir (JONES, 2000, p. 117). Embora os professores e orientadores pedaggicos estejam preparados, quando surgem um ou dois hiperativos em uma classe, em geral, criase uma situao problemtica. Cypel (2003, p. 80) explica que essas crianas agitadas rompem com a harmonia na sala de aula, interferem no trabalho didtico e atrapalham a atividade dos outros alunos. O mesmo autor comenta que essas crianas, s vezes, tm dificuldade de freqentar escolas tradicionais e salas de aula com nmero grande de alunos. Esse tipo de ambiente no beneficia sua dificuldade de concentrao, ficando mais dispersiva e alheia. Melhor seria encontrar uma escola com classes pequenas de at 15 alunos, na qual poderia receber uma ateno mais individualizada (ibid., p. 81).

37 A falta de ateno assim como a inquietao, so uns dos problemas que esto relacionados s crianas com TDAH. Fonseca (1995, p. 252) explica que:
A criana com Dificuldades de Aprendizagem (DA) caracteriza-se por uma inteligncia normal (QI > 80), por uma adequada acuidade sensorial, quer auditiva, quer visual, por um ajustamento emocional e por um perfil motor adequado. (...) As suas principais caractersticas compreendem uma dificuldade de aprendizagem nos processos simblicos: fala, leitura, escrita, aritmtica etc.

Nas palavras de Drouet (2000, p. 130), a criana que sofre de TDAH, no consegue aprender por no conseguir se concentrar. Ele explica:
A hiperatividade ou hipercinesia uma outra caracterstica marcante. A criana no tem parada . Quando sentada, faz movimentos desnecessrios com os membros superiores e inferiores ou com os dedos: move o tronco, a cabea, pisca os olhos, faz caretas, tamborila na mesa etc. Esta hiperatividade acompanhada de murmurao constante ou canto montono. No consegue fixar as idias, no concentra a ateno e sua produo intelectual, por esse motivo, muito baixa.

Sabe-se que os problemas de aprendizagem que podem ocorrer tanto no incio como durante o perodo escolar surgem em situaes diferentes para cada aluno, o que requer uma investigao no campo em que eles se manifestam. Qualquer problema de aprendizagem implica amplo trabalho do professor junto famlia da criana, para analisar situaes e levantar caractersticas, visando descobrir o que est representando dificuldade ou empecilho para que o aluno aprenda. Em relao aos problemas de aprendizagem, Jos e Coelho (1999, p.17) falam que o professor deve saber o que normal, problemtico e patolgico no comportamento de uma criana. Para que o professor avalie um problema de

aprendizagem corretamente, ele precisa conhecer o comportamento infantil em cada faixa etria. Mielnik in Jose e Coelho (1999, p. 21 - 2), considera que para conceituar o normal, deve-se basear no progresso da criana comparando-a com suas prprias

38 habilidades e capacidades e que a situao problemtica abrange um

relacionamento difcil com as pessoas. A criana tem dificuldades emocionais, fica muito sensvel, se sente rejeitada e ansiosa, com sensao de pnico s vezes. Os autores acima citados dizem que o comportamento normal ou patolgico pode ter origem na prpria criana (fator gentico) ou no ambiente (fator social). Para caracteriz-lo, fatores:
- idade; - constituio fsica; - desenvolvimento (perodo em que a criana se encontra); - ambiente cultural; - conduta e personalidade dos pais e irmos; - tenses e traumas da vida cotidiana aos quais a criana fica exposta; - tendncias internas e defesas psquicas do ego infantil; - influncia de presses externas e internas; - meios de adaptao a essas presses; - processos envolvidos na maturao da personalidade infantil.

afirmam que devem ser considerados os seguintes

Aps a verificao pelo professor de todos estes fatores, ele ainda precisa ter certeza que a criana no esteja passando apenas por uma fase difcil que pode ser provisria com condies de super-la. preciso que o professor saiba diferenciar quando uma criana est com problemas de aprendizagem porque no consegue prestar ateno devido sua deficincia, ou se est apenas brincando com o problema e causando indisciplina. Neste caso muito importante a colaborao da famlia que deve estar ciente do que est acontecendo com a criana. O papel da escola e dos educadores neste caso trabalhar em parceria para ajudar na aprendizagem da criana. Jos e Coelho (1999, p. 184) fala da importncia da conscientizao da famlia pela escola e menciona:
escola cabe alertar a famlia quanto necessidade de um tratamento para essas crianas, que em geral psicoterpico, havendo s vezes indicao de tratamento medicamentoso. (...) A agitao, inquietude ou instabilidade, quando presentes na sala de aula, podem ocupar grande parte do valioso

39
tempo da classe. essencial que o professor tente desenvolver um clima de harmonia para que possa trabalhar com essas crianas de uma forma que evite o desperdcio de tempo, mantendo-as interessadas e realmente envolvidas no trabalho que todos esto realizando.

Por isso sempre importante o professor ficar atento e qualquer sinal de suspeita procurar ajuda, pois para melhorar a aprendizagem do aluno e a convivncia com seus colegas e professores, essa criana precisa que se estabelea formas de se concentrar e mostrar sua capacidade de aprender e respeitar as regras. Esta atitude do professor deve ser de maneira natural nunca tratando a criana como diferente. Antunes, (2003, p. 36) diz:
Nunca demonstrar pena ou comiserao e em seu nome fazer apelos para que outros o aceitem, ou fazer vistas grossas para suas aes agressivas, mas intervir sempre de maneira positiva de forma a ajudar seus eventuais amigos a observar suas qualidades, perceber suas intenes.

Acredita-se que com o auxlio de especialistas, dos professores e familiares esta criana ter altas chances de melhorar seu desempenho escolar e alcanar xito nos seus relacionamentos o que facilitar sua vida social e tambm seus estudos.

40

3 ANLISE DO ESTUDO DE CASO COM CRIANA PORTADORA DE TRANSTORNO E DFICIT DE ATENO E HIPERATIVIDADE

O estudo de caso foi realizado com uma criana do sexo masculino escolhido por ter um diagnstico de portador de TDAH. O fato de ser meu aluno facilitou a observao e estudo.

3.1 HISTRICO DA CRIANA PORTADORA DE TDAH

A criana escolhida para observao e estudo aluno

de um

colgio particular desde 2005. O fato dele ser uma criana hiperativa e apresentar problemas de comportamento e aprendizagem chamou a ateno e despertou um certo interesse em estudar o caso. Quando o colgio recebeu este aluno de uma escola pblica, ele j veio rotulado como o marginal, o terrvel e outros adjetivos negativos. Na poca ele foi matriculado na 6 srie e comeamos a perceber que havia algo de diferente nele, porque ao contrrio do que se dizia, ele era e ainda uma criana dcil, carinhosa e inteligente, mas que no conseguia parar quieto, estava sempre tentando chamar a ateno, no conseguia completar nenhuma atividade porque estava sempre cutucando o colega da frente ou de trs, andando pelos corredores, s vezes era um pouco agressivo com os colegas e professores, mas mesmo assim nunca faltou com respeito a nenhum professor. Apresentava-se como uma criana bastante nervosa e estava sempre atrapalhando a aula, o que fazia com que sua nota fosse sempre baixa na maioria das matrias. Ao passar todos esses acontecimentos para a equipe pedaggica da escola, percebeu-se que

41 ele era sempre assim, em todas as aulas e, que seu problema maior estava em no conseguir ficar quieto e prestar ateno. A equipe chamou sua famlia e ele foi encaminhado primeiro para a psicloga do colgio. Esta realizou a avaliao psicopedaggica, conversou com a famlia, encaminho-o para um mdico neuropediatra. A me sempre esteve ciente de tudo que estava acontecendo com seu filho e demonstrando interesse em ajud-lo, acatou o parecer da escola e o levou para o exame indicado com todos os relatrios dos professores, equipe pedaggica e psicloga. O mdico comprovou o que j se suspeitava: o aluno era portador de um dficit de ateno bastante acentuado acompanhado de hiperatividade. Depois do diagnstico mdico ele comeou o tratamento com medicamento e acompanhamento individual em sala de aula e maior ateno da famlia que passou a compreender o motivo do comportamento diferente que apresentava. Depois de alguns meses de tratamento observou-se nitidamente a diferena em seu comportamento. Ele se tornou uma criana mais calma e prestativa, suas notas comearam a melhorar porque ele j no andava tanto pela sala como antes e com isso prestava mais ateno nas explicaes. Hoje seu comportamento e aproveitamento na aula melhorou muito e ele considerado por todos um aluno normal, muito inteligente, esperto e capaz de realizar a maioria das atividades propostas. Tambm o seu relacionamento com os colegas melhorou muito. Para comprovar este estudo realizou-se uma pesquisa com professores do referido aluno, com a famlia e com o prprio aluno. A pesquisa foi feita em forma de entrevista com questes abertas. Foram entrevistados trs professores que trabalham com ele desde a sua chegada no colgio. O questionrio para os professores tinha 5 questes. O questionrio direcionado me tinha 8

42 perguntas e o questionrio direcionado ao aluno tinha 7 questes. A tcnica utilizada foi a entrevista gravada.

3.2 TRANSCRIO DAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES

Diante das questes trabalhadas as respostas foram as seguintes: a) Sobre a questo 1: Qual o comportamento apresentado por este aluno em sala de aula? Para esta questo as respostas dos professores foram semelhantes. bastante agitado, quando faz algum tipo de brincadeira no pensa na conseqncia que a mesma pode causar. Est sempre falando alto e querendo chamar a ateno e no obedece as regras. (ENTREVISTA n 1); Ele imprevisvel, h dias em que se comporta normalmente, em outros no fica quieto, provoca os colegas, fala alto, faz careta, dana, apresenta dificuldade de ficar parado, no consegue se concentrar. (ENTREVISTA n 2); Em alguns momentos se mostra totalmente alheio ao que est sendo ensinado, em outros mostra interesse, participa das explicaes, valoriza o conhecimento. Gosta muito de conversar e fazer brincadeiras sem graa. (ENTREVISTA n 3). b) Sobre a questo 2: Qual a dificuldade encontrada no trabalho com este aluno? As respostas foram variadas: chamar a ateno do aluno, fazer com que ele se sente e preste ateno na explicao, em socializar ele com a turma. (ENTREVISTA n 1); no sei se devo ser rgida, tentando impedir que ele se comporte da maneira descrita acima ou se esse comportamento involuntrio. (ENTREVISTA n 2); fazer com que ele compreenda o momento de conversar e o de calar, pois brinca em demasia. (ENTREVISTA n 3)

43 c) A questo 3: Como o relacionamento do aluno com os colegas e dos colegas com ele? Para esta questo, todos os entrevistados tiveram a mesma resposta mas com o uso de palavras diferentes: existe uma certa rejeio por parte de seus colegas, pois ele sempre falta com respeito com seus amigos, por isto, eles sempre se afastam. (ENTREVISTA n 1); os colegas na maioria das vezes o tratam como o diferente, incentivam ele a fazer coisas estranhas para ficarem rindo. Nas atividades em grupo ele sempre excludo pelos colegas. (ENTREVISTA n 2); ele tenta se aproximar, porm as brincadeiras que faz acabam afastando os colegas dele. H um pouco de preconceito dos outros com relao a ele. (ENTREVISTA n 3). d) A questo 4: Voc se sente preparado(a) para trabalhar com alunos hiperativos? Justifique: Para esta questo a resposta foi unnime, todos os professores responderam no, e justificaram: porque no tenho um conhecimento aprofundado sobre o problema. A estratgia utilizada a lei do erro e do acerto, aquilo que d certo sempre utilizado, aquilo que no deu certo no uso mais como recurso. (ENTREVISTA n 1); para mim difcil perceber quando ele no

consegue se controlar ou quando ele est se aproveitando. Tenho a impresso que ele sempre est procurando chamar a ateno. Acho que tenho esse comportamento porque no fui preparada para trabalhar com alunos com esse problema. (ENTREVISTA n 2); pois so alunos que precisam ser trabalhados de maneira diferente e eu quando estudei, ou em cursos feitos no obtive muitas instrues sobre o assunto. (ENTREVISTA n 3) e) Na questo 5: No seu ponto de vista houve melhora do aluno aps o tratamento? Esta questo s foi respondida por dois professores, a entrevista n 2 no tem resposta pelo fato da professora no ter conhecido o aluno antes do

44 tratamento feito com ele. As respostas obtidas foram positivas: ele est mais calmo, agora j senta junto com os outros colegas, espera sua vez para realizar as atividades e o relacionamento com seus colegas melhorou. (ENTREVISTA n 1); sim, ele melhorou bastante, seu comportamento era muitas vezes violento, agressivo e hoje isso diminui bastante. (ENTREVISTA n 3). Atravs das respostas dos professores percebe-se que o aluno em questo apresentava um comportamento semelhante em todas as aulas, o que dificultava muito o seu relacionamento com os colegas e atrapalhava no s o trabalho do professor como tambm a sua aprendizagem e dos outros alunos de um modo geral. Observou-se tambm que os professores no se encontram preparados para lidar com este tipo de aluno e se sentem frustrados por no poder realizar o trabalho com eficincia. Em relao melhora do aluno aps o diagnstico do mdico, ficou visvel que houve um grande progresso. Conforme a autora Silva, (2003, p. 62 - 3) o desempenho escolar da criana com DDA marcado pela instabilidade, e isso os professores podem ilustrar bem, s vezes ela brilhante e em outros momentos, inexplicavelmente, no consegue prestar ateno. Isso pode acontecer de um dia para o outro, e a causa deste sobe e desce no desempenho escolar a instabilidade de ateno. Caso isso acontea com uma criana que seja tambm hiperativa, o problema maior, pois alm de no prestar ateno, sua incapacidade de manter-se quieta em sua carteira a impedir no s de aprender, mas tambm de conquistar e manter amizades. Uma observao feita por professores, importante de relatar que as crianas hiperativas parecem estar sempre sonhando acordada, essas crianas no esto desconcentradas, mas apenas interessada em outra coisa. As crianas

45 hiperativas geralmente so mais improdutivas na aula ou no recreio do que as outras crianas (GOLDSTEIN e GOLDSTEIN, 1998, p. 108)

3.3 TRANSCRIO E ANLISE DAS RESPOSTAS DA ENTREVISTA COM A ME DO ALUNO PORTADOR DE TDAH

Questo n 01 - Quando descobriu que seu filho era hiperativo? R: Foi na escola, quando ele entrou no ginsio, foi a diretora da escola particular que me alertou deste transtorno e me encaminhou para a psicloga da escola e comeamos a perceber mais nele este problema.

Questo n 02 - De que forma isso aconteceu? R: Foi quando eu o transferi da escola pblica para a escola particular. Na escola pblica eles tinham uma outra viso sobre seu comportamento, eles sabiam que ele era uma criana difcil de lidar, nervosa que vivia se estressando, discutindo e brigando facilmente, era outro tipo de observao feita dele.

Questo n 03 - Como foi a infncia de seu filho? R: Sua infncia foi normal. Ele nasceu e cresceu em fazenda, ento para ele era bem mais tranqilo e fcil. Quando ele tinha trs anos mudamos para cidade e ele entrou na creche, depois jardim e entrou na escola.

46 Questo n 04 - A partir de que momento seu filho comeou a apresentar problemas na escola? R: Quando ele estava na segunda srie, ele estava com sete e ia completar oito anos. Foi quando comeou sua transformao, aquela fase de menininho, quando ele estava no pr e na primeira srie ele j apresentava uma liderana na turma, era ele que comeava e dava as idias das brincadeiras, a professora observava esse tipo de comportamento nele, o qual no era agressivo. Mas quando ele entrou para quinta srie foi comeado a observar, no a hiperatividade dele, o transtorno, e sim um comportamento mais agressivo, porque na medida que ele ia crescendo seu comportamento mudava, cada ano era um tipo de comportamento, as agresses como brigas, socos, brincadeiras estpidas e foi a que comeamos a observar mais.

Questo n 05 - Quais eram os problemas mais freqentes apresentados na escola? R: Agora com o acompanhamento do neuro ele est melhor, antes ele no aceitava ouvir um no, ele j emburrava, gritava, esperneava, para ele limite no existe. E o neuro orientou a dar limite para ele, principalmente por ele ser uma criana hiperativa.

Questo n 06 - Quais as dificuldades que voc encontrou em relao ao convvio de seu filho na famlia, na escola e na sociedade? R: Todas. A psicloga tem uma maneira de pensar, a me tem uma psicologia diferente que vai mais pelo lado me de educar, de repreender quando precisa, e um tapinha, uma chinelada de vez em quando no faz mal, mas dentro da psicologia isso no pode, tem que conversar, falar, conversar, falar... , e nem sempre temos essa pacincia. Ficar toda hora falando e repetindo a mesma coisa chega uma hora

47 que no d, nem sempre d certo. Eu trabalho o dia inteiro e chegar a tarde ficar repetindo todo dia a mesma coisa no funciona.

Questo n 07 - Qual tratamento realizado com seu filho? R: Eu levo ele no neurologista e neuropediatra em outra cidade, e na escola ele tem acompanhamento da psicloga e psicopedagoga da prpria escola, alm do medicamento que ele toma. Semana passada tivemos uma consulta com a psicloga e em seguida com o neuro, onde foi levado um relatrio da psicloga para ele, e est tudo bem, o medicamento est sendo tomado direitinho, porque a ritalina uma substncia que falta no crebro dele para que ele possa ter essa ateno, por isso que ele tem o transtorno de dficit de ateno, e justamente isto que falta e o remdio que completa isso.

Questo n 08 - E hoje como est seu filho? R: Dentro do relatrio da diretora do colgio onde estuda juntamente com o da psicloga, ele est melhorando bastante, sempre nos reunimos para conversar sobre seu comportamento e aprendizagem e hoje ele est bem mais concentrado, porque antes a sua desateno era total dentro da sala de aula e agora ele est produzindo, ele presta mais ateno, tem acompanhamento nas matrias, os professores no precisam ficar chamando tanto a sua ateno. Eu estou sempre em contato com a escola e a escola comigo, para que eu possa acompanhar seu comportamento e aproveitamento em sala de aula e poder corrigir algumas falhas, mas eu no tenho tido reclamao. Agora, em casa a minha briga com ele em fazer com que ele fique em casa e faa tarefa, ele no quer parar dentro de casa est sempre escapando de um jeito.

48 Comprova-se pelas respostas da me do aluno que o mesmo comportamento observado na escola acompanha o aluno tambm em casa. O diagnstico foi tardio mas, deu e est dando bons resultados. Aps o diagnstico dado pelo mdico, tanto a famlia como a escola passaram a compreender melhor seu comportamento. Pode-se concluir que a unio da famlia e da escola em torno do problema apresentado parece ser a pea-chave para solucionar ou pelo menos amenizar as dificuldades encontradas. Conforme algumas observaes da me segue a opinio de especialistas que parecem falar o mesmo: Muitas vezes as crianas hiperativas conseguem ter um bom desempenho nas suas primeiras sries escolar, podendo no serem consideradas como crianas problemas. No entanto, nos ltimos anos do primeiro grau elas no conseguem acompanhar consistentemente as exigncias e responsabilidades educacionais para ter sucesso. (GOLDSTEIN; GOLDSTEIN, 1998, p. 106, 107). Os mesmos autores ainda completam dizendo que na primeira ou segunda srie, o comportamento desta criana hiperativa se torna visvel por seus colegas que acabam muitas vezes se afastando delas. Estudos concluem que as crianas hiperativas geralmente no so as escolhidas como melhor amiga, vizinha de carteira ou parceira nas atividades em grupo (ibid., p. 109). Silva (2003, p. 63) descreve que fazer amigos ou manter amizade pode no ser uma tarefa muito fcil para essas crianas. Elas s vezes atropelam a brincadeira do colega querendo dominar a atividade e impor regras no grupo e quando sente que seus companheiros j esto cansados so indelicadamente insistentes na continuidade da brincadeira caso no queiram parar.

49 3.4 TRANSCRIO E ANLISE DAS RESPOSTAS DO ALUNO PORTADOR DE TDAH

Questo n 01 - Voc tem conscincia que voc uma criana hiperativa? O que significa isso para voc? Como voc se sente? R: Sim. No d pra explicar o que significa isso, s vezes eu fao as coisas sem perceber e quando vejo j est feita a bobagem. Mas tem vezes que fao de propsito.

Questo n 02 - Voc tem amigos? Quantos? R: Sim, uns cinco.

Questo n 03 - Como o relacionamento seu com seus colegas? R: de amizade mesmo. s vezes um dorme na casa do outro, brincamos, s vezes discutimos por besteira, mas nunca partimos para briga.

Questo n 04 - Voc gosta da escola? Gosta de estudar? Por que? R: Gosto. De onde estudo hoje eu gosto. No gosto muito de estudar porque tenho preguia, mas gosto de ir a escola porque um lugar que me sinto bem.

Questo n 05 - Como seria a escola ideal para voc? R: Onde tivesse todo tipo de esporte que gosto de fazer.

50 Questo n 06 - Como o relacionamento na sua casa? R: Com meu irmo eu me dou meio que bem, meus avs quase no os vejo, com minha me de vez em quando discutimos porque fiz algo de errado ou deixei de fazer alguma coisa que ela pediu e eu no prestei ateno.

Questo n 07 - Como voc gostaria de ser tratado? R: Normalmente. s vezes eu sinto que algumas pessoas me tratam um pouco diferente, mas gostaria que me tratassem normal, do que todo mundo me trata, sem diferena nenhuma, e mesmo quando agisse errado, fazendo alguma besteira, eu gostaria que todos me tratassem normal e esquecesse o que eu fiz, porque muitas vezes fao sem pensar. Nota-se que o aluno em questo tem conscincia do distrbio que tem. Possui poucos amigos, mas sua relao com eles transcorre de forma normal como qualquer outra criana. Parece gostar do ambiente escolar mesmo afirmando que tem preguia de estudar. A escolha por atividades esportivas confirma sua inquietao e tambm a dificuldade de se manter sentado e quieto dentro de uma sala de aula. Percebe-se que uma criana tranqila apesar do transtorno que possui. Segue a opinio da autora que relata exatamente o que o aluno descreve sobre seu comportamento impulsivo: A criana com DDA, com conseqncia da hiperatividade/ impulsividade, faz primeiro, pensa depois. Isso acontece porque a rea cerebral responsvel por seu controle de impulsos, o crtex pr-frontal, no to eficiente. A diferena do comportamento entre uma criana DDA e uma dita simplesmente maleducada que a DDA sente as conseqncias, justamente por saber o que certo e

51 errado, mas no conseguir conter seus impulsos acarretando prejuzos (SILVA, 2003, p. 58). A mesma autora ainda completa dizendo que essas crianas muitas vezes no terminam algo que comearam, no pelo fato de esquecer, mas por serem atradas irresistivelmente por outro estmulo, at que outro estmulo a atraia e tambm faa com que abandone o anterior e assim sucessivamente, at que se sinta sobrecarregada e confusa no conseguindo terminar o que comeou l no incio (ibid., p. 59).

52

CONCLUSO

A presente pesquisa levou a concluso de que a hiperatividade um distrbio e no uma doena e que ainda est sendo estudada por mdicos e especialistas, pois seu diagnstico muito difcil. Muitas vezes confundida com falta de limites por pais e educadores. Verificou-se que a criana hiperativa, na maioria das vezes rotulada como bagunceira e mal-educada, o que um erro, pois este distrbio ocorre a nvel cerebral e independe da vontade da criana. A criana portadora de hiperatividade demonstra comportamento agressivo e um acentuado dficit de ateno o que a leva sofrer preconceito de colegas e tambm dos professores. Na sociedade considerada como crianaproblema. O diagnstico deste distrbio deve ser feito por especialistas e quando comprovado, dependendo da necessidade, a criana pode at mesmo ser medicada. Em relao escola observou-se que professores se sentem despreparados no trabalho com estas crianas o que as levam a fracassarem nos estudos, a no gostarem da escola ou at mesmo desistirem de estudar devido as dificuldades apresentadas. importante salientar que os problemas de hiperatividade ficam visveis quando as crianas vo para escola pela cobrana de um trabalho de organizao e concentrao.

53 O estudo de caso realizado leva-nos a concluir que embora a hiperatividade seja um distrbio que provoca inmeras alteraes no comportamento e desenvolvimento da criana, quando diagnosticada na infncia e tratada corretamente pode levar o portador a ter uma vida normal e a ser bem aceito nos ambientes que freqenta. Mas observou-se que este trabalho deve ser realizado em parceria, ou seja a famlia e a escola devem se unir para estabelecerem as regras necessrias e estas no podem divergirem para que a criana no se sinta insegura.

54

REFERNCIAS

ANTUNES,

Celso. Miopia da Ateno Problemas de ateno e

Hiperatividade em Sala de Aula. 2.ed. So Paulo: Salesiana, 2003.

BOTTURA, Wimer Jr. Entenda a hiperatividade... 2006, disponvel em: <http://www.revistacrescer.globo.com/Crescer>, acesso no dia 12.08.2006

BUSANI, rika, Bicho Carpinteiro no mundo da lua, Gazeta do Povo Viver Bem, Curitiba, 2, jul. 2006, p. 15.

COLL, Csar; PALACIOS, Jess; MARCHESI, Alvaro. Desenvolvimento Psicolgico e Educao Necessidades Educativas Especiais e

Aprendizagem Escolar. Porto Alegre: Artmed, 1995.

COSTA, Anna e KANAREK, Deborah. Hiperativo ou mal-educado? Crescer, So Paulo, n. 152, p. 31-33, jul. 2006.

CYPEL, Saul. A criana Com Dficit de Ateno e Hiperatividade Atualizao para Pais, Professores e Profissionais da Sade. 2.ed. So Paulo: Lemos, 2003.

55 DROUET, Ruth Carib Da Rocha. Distrbios da Aprendizagem. 4.ed. So Paulo: tica, 2000.

FONSECA, Vitor da. Introduo s Dificuldades de Aprendizagem. 2.ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995.

GRACE, Miriam S.; NICHOLSON, Philip T,; LIPSITT, Don R. Introduo ao Estudo da Psicologia. So Paulo: Cultrix, s.d.

GOULDSTEIN, Sam; GOLDSTEIN Michael. Hiperatividade: Como desenvolver a capacidade de ateno da criana. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.

JONES, Maggie. Hiperatividade: Como Ajudar Seu Filho. So Paulo: Plexus, 2004.

JOS,

Elisabete

Assuno;

COELHO,

Maria

Tereza.

Problemas

de

Aprendizagem. 12.ed. So Paulo: tica, 1999.

MANNING, Sidney A. O Desenvolvimento da Criana e do Adolescente. So Paulo: Cultrix, 1999.

SILVA, Ana Beatriz B. Mentes Inquietas: Entendendo melhor o mundo das pessoas distradas, impulsivas e hiperativas. So Paulo: Gente, 2003. TOPCZEWSKI, Abram. Hiperatividade: Como Lidar?. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1999.

56

ANEXOS

57

ANEXO A ENTREVISTA COM PROFESSOR

Entrevista 1

1. Qual o comportamento apresentado por este aluno em sala de aula? R.: bastante agitado, quando faz algum tipo de brincadeira no pensa na conseqncia que a mesma pode causar. Est sempre falando alto e querendo chamar a ateno e no obedece as regras.

2. Qual a dificuldade encontrada no trabalho com este aluno? R.: Chamar a ateno do aluno, fazer com que ele se sente e preste ateno na explicao, em socializar ele com a turma.

3. Como o relacionamento do aluno com os colegas e dos colegas com ele? R.: Existe uma certa rejeio por parte de seus colegas, pois ele sempre falta com respeito com seus amigos, por isto, eles sempre se afastam.

4. Voc se sente preparado(a) para trabalhar com alunos hiperativos? Justifique. R.: No, porque no tenho um conhecimento aprofundado sobre o problema. A estratgia utilizada a lei do erro e do acerto, aquilo que d certo sempre utilizado, aquilo que no deu certo no uso mais como recurso.

5. No seu ponto de vista houve melhora do aluno aps o tratamento? Quais?

58 R.: Ele est mais calmo, agora j senta em roda com os outros, espera sua vez para realizar as atividades e o relacionamento com seus colegas melhorou.

59 ANEXO B ENTREVISTA COM PROFESSOR

Entrevista 2

1. Qual o comportamento apresentado por este aluno em sala de aula? R.: Ele imprevisvel, h dias em que se comporta normalmente, em outros no fica quieto, provoca os colegas, fala alto, faz careta, dana, apresenta dificuldade de ficar parado, no consegue se concentrar.

2. Qual a dificuldade encontrada no trabalho com este aluno? R.: No sei se devo ser rgida, tentando impedir que ele se comporte da maneira descrita acima ou se esse comportamento involuntrio.

3. Como o relacionamento do aluno com os colegas e dos colegas com ele? R.: Os colegas na maioria das vezes o tratam como o diferente, incentivam ele a fazer coisas estranhas para ficarem rindo. Nas atividades em grupo ele sempre excludo pelos colegas.

4. Voc se sente preparado(a) para trabalhar com alunos hiperativos? Justifique. R.: No, para mim difcil perceber quando ele no consegue se controlar ou quando ele est se aproveitando. Tenho a impresso que ele sempre est

procurando chamar a ateno. Acho que tenho esse comportamento porque no fui preparada para trabalhar com alunos com esse problema.

5. No seu ponto de vista houve melhora do aluno aps o tratamento? Quais?

60 R.: (No respondeu porque no teve contato com o aluno antes do tratamento)

61

ANEXO C ENTREVISTA COM PROFESSOR

Entrevista 3

1. Qual o comportamento apresentado por este aluno em sala de aula? R.: Ele, em alguns momentos se mostra totalmente alheio ao que est sendo ensinado, em outros mostra interesse, participa das explicaes, valoriza o conhecimento. Gosta muito de conversar e fazer brincadeiras sem graa.

2. Qual a dificuldade encontrada no trabalho com este aluno? R.: Fazer com que ele compreenda o momento de conversar e o de calar, pois brinca em demasia.

3. Como o relacionamento do aluno com os colegas e dos colegas com ele? R.: Ele tenta se aproximar, porm as brincadeiras que faz acabam afastando os colegas dele. H um pouco de preconceito dos outros com relaao a ele.

4. Voc se sente preparado(a) para trabalhar com alunos hiperativos? Justifique. R.: No, pois so alunos que precisam ser trabalhados de maneira diferente e eu quando estudei, ou em cursos feitos no obtive muitas instrues sobre o assunto.

5. No seu ponto de vista houve melhora do aluno aps o tratamento? Quais?

62 R.: Sim, ele melhorou bastante, seu comportamento era muitas vezes violento, agressivo e hoje isso diminui bastante.

Das könnte Ihnen auch gefallen