Sie sind auf Seite 1von 2

CNPJ: 04.915.677/0001-00 Rua: Iriri, 3499 - Iriri Fone: (** 47) 3028-1483 Joinville - SC - CEP.: 89227-017 e-mail:simone@contabilizesc.com.

br

Joinville, 21 de julho de 2010. IMOBILIZADO E GANHO DE CAPITAL Todos os bens adquiridos ou vendidos pela empresa devero ser informados para a contabilidade, para que assim possamos registrar essas informaes, a falta delas poder acarretar empresa uma possvel notificao. Abaixo segue relao um exemplo de documentos que devero ser enviados: Aquisio de Veculo Nota fiscal de aquisio Autorizao para transferncia de veculos (cpia) Certificado de registro do veculo (cpia) Devero ser informadas tambm as condies de pagamento dessa aquisio: Contrato de financiamento e pagamentos das parcelas (se houver); Comprovante de pagamento total do veculo (no caso pagamento vista). Venda do Veculo Nota fiscal de venda Autorizao para transferncia de veculos (cpia) Certificado de registro do veculo (cpia) Devero ser informadas tambm as condies de recebimento da venda, no caso se parcelada ou vista. Na venda do bem poder haver o ganho de capital, se houver dever ser tributado 15 % referente ao Imposto de Renda e 9% referente ao Contribuio Social, esse percentual ser aplicado sobre a diferena positiva resultante entre o custo do bem para a empresa (valor de aquisio menos a depreciao estipulada por lei) e o valor da venda. Dessa forma torna-se imprescindvel que seja-nos informado sobre qualquer movimentao que venha ocorrer. Importante ressaltar que, quando a aquisio do bem for efetuada em nome do scio (pessoa fsica) e no da empresa, no ser necessrio enviar nenhuma documentao para a contabilidade, afinal, de acordo com o princpio da entidade os bens dos scios no podero ser confundidos com os bens da empresa, e no momento da venda no ser deduzida a depreciao para o clculo do ganho de capital.

CONTABILIZE SERVIOS DE CONTABILIDADE S/S


A verdadeira relao em qualidade e satisfao

CNPJ: 04.915.677/0001-00 Rua: Iriri, 3499 - Iriri Fone: (** 47) 3028-1483 Joinville - SC - CEP.: 89227-017 e-mail:simone@contabilizesc.com.br

Caso o scio disponibilize esse bem para uso da empresa, poder o mesmo emitir um contrato de comodato, sem nus algum, o qual regulamentar o uso do bem por parte da empresa, e tambm justificar os gastos com manuteno do bem. Desejando o scio entregar o bem em locao para uso da empresa, dever elaborar um contrato, informando o valor mensal a ser cobrado, e encaminhar os recibos mensalmente para a contabilidade. O valor da locao ultrapassando a R$ 1.372,81 haver incidncia de IRRF de acordo com a tabela progressiva.

Embasamento Legal: Lei 6404/76 art. 179, IV Resoluo 4 CGSN, art. 5 3 IN 31 de 1996

CONTABILIZE SERVIOS DE CONTABILIDADE S/S


A verdadeira relao em qualidade e satisfao

Das könnte Ihnen auch gefallen