Sie sind auf Seite 1von 7

15

de

RE P BL ICA

FEDER ATIVA DO No vem bro de

IL AS BR 89 18

NDICE

Nota Tcnica n 194/2005 - GEANC /CCONT- STN.......................................................................... 6

15

BL de BR IC A FEDERATIVA DO No 9 vem 188 bro de

RE P

IL AS

Nota Tcnica n 194/2005 - GEANC /CCONT- STN Braslia, 07 de maro de 2005.

Assunto: Aplicao de recursos do Auxlio Financeiro para Fomento s Exportaes FEX e da Cota-Parte da Contribuio de Interveno no Domnio Econmico CIDE.

Senhor Coordenador Geral, 1. Refere-se consulta formulada pelo Sr. Jos Wilson Santos, da empresa Central 3 Comrcio e Representaes LTDA, que atende os municpios do estado do Maranho, encaminhado a este rgo Central de Contabilidade, no dia 18/02/05, solicitando orientao sobre a aplicao dos recursos da CIDE e do FEX e sobre a classificao oramentria para o FEX, onde se expe, na ntegra, o questionamento formulado: Gostaria de saber se as Transferncias aos Municpios entituladas: FEX Auxlio Financeiro para Fomento s Exportaes e a CIDE - Cota-Parte da Contribuio de Interveno no Domnio Econmico so Transferncias Constitucionais com aplicao especfica ou se dos valores transferidos aos municpios obriga-se a aplicar no mnimo 25% na Educao e 15% na sade? Qual a classificao oramentria correta para o FEX no mbito do Municpio? Pois no Manual da Receita consta das Transferncias a classificao apenas para a CIDE que 17210113. Obrigado! 2. Para melhor desenvolver o entendimento deste rgo Central do Sistema de Contabilidade Federal sobre esta questo, trataremos do assunto separadamente em tpicos, a seguir apresentados:

I Auxlio Financeiro para Fomento s Exportaes - FEX 3. A referida transferncia trata-se de um auxlio financeiro prestado pela Unio, aos entes federados, a fim de estimular as exportaes e dever ser registrada na Natureza de Receita 1721.09.99 Demais Transferncias da Unio, conforme Ofcio-Circular STN/CCONT n 31/2004, de 06/07/2004. Os critrios, prazos e condies dessa transferncia esto previstos na Medida Provisria n 237, de 27/01/05. 4. O citado auxlio financeiro se distingue da compensao pela desonerao do ICMS prevista na Lei Complementar n 87/96, que registrada na Natureza de Receita 1721.09.01 Transferncia Financeira do ICMS - Desonerao. A transferncia da L.C. n 87/96 regular e est prevista e regulamentada em Lei Complementar; j o auxlio financeiro espordico e eventual e foi autorizado e regulamentado pela MP 237/2005, portanto, no se confundem. Desse modo, conclui-se que no dever haver reteno dos 15% do FUNDEF.

Continuao da Nota Tcnica n 194/2005 GEANC/CCONT-STN

5. A referida MP no vincula a aplicao dos recursos a um determinado programa especfico ou a uma ao, mas deixa claro que o objetivo a aplicao dos recursos ao fomento das exportaes, conforme expressamente previsto no seu artigo 1. Sendo assim, a utilizao dos recursos em programas diversos que no estejam voltados para a exportao seria contrrio aos objetivos do referido auxlio financeiro. Para maiores esclarecimentos solicitamos entrar em contato com o Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior ou pesquisar no stio http://www.desenvolvimento.gov.br. 6. Com relao ao montante de recursos que cabe aos Estados, o art. 3 da MP 237/2005 estabeleceu que a Unio entregar diretamente ao prprio Estado setenta e cinco por cento, e aos seus Municpios, vinte e cinco por cento.

II - Contribuio de Interveno no Domnio Econmico CIDE 7. As Contribuies de Interveno no Domnio Econmico CIDE constituem tributo de competncia exclusiva da Unio, conforme previsto na CF 1988, art. 149. Na realidade, o artigo 149 refere-se a trs espcies de contribuies: sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas:
Constituio Federal de 1988: TTULO VI Da Tributao e do Oramento CAPTULO I DO SISTEMA TRIBUTRIO NACIONAL Seo I Dos Princpios Gerais (...) Art. 149. Compete exclusivamente Unio instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de sua atuao nas respectivas reas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuzo do previsto no art. 195, 6, relativamente s contribuies a que alude o dispositivo.

8. O que diferencia as contribuies dos demais tributos o fato de terem elas uma destinao especfica, sendo que isso se depreende da redao do prprio artigo da C.F. 88 que afirma, serem elas instrumentos de atuao do Estado nas respectivas reas. 9. Enquanto nos impostos vedada a vinculao de sua receita a rgo, fundo ou despesa (art.167, inciso IV, CF), nas contribuies a destinao dos recursos obrigatoriamente vinculada referida rea de atuao.

Continuao da Nota Tcnica n 194/2005 GEANC/CCONT-STN

10. A Lei n. 10.336/2001 (alterada pela Lei n 10.866,de 04.05.2004) disciplinou que a Unio deve entregar aos Estados e ao Distrito Federal o produto da arrecadao dos recursos da CIDE:
Lei n. 10.336, de 19.12.2001: Art. 1- A Unio entregar aos Estados e ao Distrito Federal, para ser aplicado, obrigatoriamente, no financiamento de programas de infra-estrutura de transportes, o percentual a que se refere o art. 159, III, da Constituio Federal, calculado sobre a arrecadao da contribuio prevista no art. 1 desta Lei, inclusive os respectivos adicionais, juros e multas moratrias cobrados, administrativa ou judicialmente, deduzidos os valores previstos no art. 8 desta Lei e a parcela desvinculada nos termos do art. 76 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. (AC) Artigo includo pela Lei n 10.866, de 4.05.2004

11. Do montante dos recursos que cabe a cada Estado, 25% (vinte e cinco por cento) sero destinados aos seus Municpios para serem aplicados no financiamento de programas de infra-estrutura de transportes, conforme determinado na Lei n 10.336/2001, alterada pela Lei n 10.866/2004. 12. O inciso II do 4 do artigo 177 da C.F. com redao dada pela EC 33/2001, assim trata a aplicao dos recursos da CIDE: 4 A lei que instituir contribuio de interveno no domnio econmico relativa s atividades de importao ou comercializao de petrleo e seus derivados, gs natural e seus derivados e lcool combustvel dever atender aos seguintes requisitos: ..................................................... II - os recursos arrecadados sero destinados: a) ao pagamento de subsdios a preos ou transporte de lcool combustvel, gs natural e seus derivados e derivados de petrleo; b) ao financiamento de projetos ambientais relacionados com a indstria do petrleo e do gs; c) ao financiamento de programas de infra-estrutura de transportes.

II Aplicao em Aes e Servios Pblicos de Sade 13. A aplicao mnima em aes e servios pblicos de sade, para Estados, Distrito Federal e Municpios, exigida pela Constituio Federal, art. 198, 2, incisos II e III, cujos dispositivos constam do texto constitucional nos seguintes termos:
Constituio Federal de 1988: Art. 198. ................................

Continuao da Nota Tcnica n 194/2005 GEANC/CCONT-STN

2 A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios aplicaro, anualmente, em aes e servios pblicos de sade recursos mnimos derivados da aplicao de percentuais calculados sobre: I - ... II no caso dos Estados e do Distrito Federal, o produto da arrecadao dos impostos a que se refere o art. 155 e dos recursos de que tratam os arts. 157 e 159, inciso I, alnea a e inciso II, deduzidas as parcelas que forem transferidas aos respectivos Municpios; III no caso dos Municpios e do Distrito Federal, o produto da arrecadao dos impostos a que se refere o art. 156 e dos recursos de que tratam os arts. 158 e 159, inciso I, aliena b e 3.

13.1 A Resoluo n 322, do Conselho Nacional de Sade, de 08/05/2003 dispe na Primeira Diretriz sobre as bases de clculo Estadual e Municipal da receita, conforme segue:
Primeira Diretriz: A apurao dos valores mnimos a serem aplicados em aes e servios pblicos de sade, de que tratam o art. 198, 2 da Constituio Federal e o Art. 77 do ADCT, dar-se- a partir das seguintes bases de clculo: I ... II Para os Estados: Total das receitas de impostos de natureza estadual: ICMS, IPVA, ITCMD (+) Receitas de transferncias da Unio: Cota-Parte do FPE Cota-Parte do IPI-Exportao Transferncia da Lei Complementar n 87/96 (Lei Kandir) (+) Imposto de Renda Retido na Fonte IRRF (+) Outras Receitas Correntes: Receita da Dvida Ativa Tributria de Impostos, Multas, Juros de Mora e Correo Monetria. (-) Transferncias financeiras constitucionais e legais a Municpios: ICMS (25%) IPVA (50%) IPI-Exportao (25%)

III Para os Municpios: Total das receitas de impostos municipais: ISS, IPTU, ITBI (+) Receitas de transferncias da Unio: Cota-Parte do FPM Cota-Parte do ITR Cota-Parte da Lei Complementar n 87/96 (Lei Kandir) (+) Imposto de Renda Retido na Fonte IRRF (+) Receitas de transferncias do Estado: Cota-Parte do ICMS Cota-Parte do IPVA Cota-Parte do IPI-Exportao (+) Outras Receitas Correntes:

Continuao da Nota Tcnica n 194/2005 GEANC/CCONT-STN

Receita da Dvida Ativa Tributria de Impostos, Multas, Juros de Mora e Correo Monetria.

III Manuteno e Desenvolvimento do Ensino e FUNDEF 14. A aplicao mnima na manuteno e desenvolvimento do ensino est prevista no art. 212, da Constituio Federal, in verbis:
Constituio Federal de 1988: Art. 212. A Unio aplicar, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios vinte e cinco por cento, no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino.

15 A fim de melhor elucidar sobre o financiamento do ensino previsto na Constituio Federal e regulamentado pela Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Conselho Nacional de Educao, emitiu Parecer n 26/97, do Conselho Pleno, aprovado em 02/12/1997, que esclarece, dentre outras questes, sobre as receitas que devem ser consideradas na base de clculo para apurao da aplicao mnima, nos seguintes termos:
Observe-se ainda que o caput do art. 69 (da LDB), ao tratar das transferncias, j referidas no art. 212 da Constituio Federal, explicita que estas so apenas as constitucionais, compreendendo: FPE, FPM, ICMS, IPI-exportao, ITR, IOF-ouro, IPVA e a desonerao das exportaes (Lei Complementar n 87, de 1996). Assim, determina ainda que para efeito do cumprimento dos percentuais mnimos antes referidos devem ser contabilizadas as transferncias constitucionais, mas no as voluntrias. Estas, mesmo se utilizadas para a manuteno e desenvolvimento do ensino pblico, no podem ser contabilizadas para tal fim. A observao (da LDB) nossa.

16. Dessa forma observa-se que os valores a serem utilizados na base de clculo para apurao da aplicao mnima na sade e na educao esto claramente definidos conforme demonstrado anteriormente. 17. Diante do exposto, por no se incluir nas normas e pareceres que definem os critrios para apurao dos recursos mnimos para sade e educao e por no se tratar de transferncias de compensao pela desonerao do ICMS previstas na Lei Complementar n 87/96, o auxlio financeiro prestado pela Unio aos Estados, Distrito Federal e Municpios a fim de fomentar as exportaes destes entes federados, no dever compor a base de clculo da receita para fins de aplicao mnima constitucionalmente estabelecida. 18. Quanto contribuio de interveno no domnio econmico, esclarecemos que tambm no se inclui na base de clculo dos limites mnimos a serem aplicados na manuteno e desenvolvimento do ensino e nas aes e servios pblicos de sade, tendo sua aplicao restrita s hipteses previstas no texto constitucional, tambm consignadas na MP n 237, de 27/01/05, que autorizou a referida contribuio para o exerccio de 2005.

Continuao da Nota Tcnica n 194/2005 GEANC/CCONT-STN

19. Com relao ao registro contbil da receita, por se tratar de um auxlio financeiro prestado pela Unio aos entes federados exportadores, a fim de estimular as exportaes, dever ser efetuado na Natureza de Receita 1721.09.99 Demais Transferncias da Unio, conforme exposto no item 3. considerao superior.

ZLIA MARIA DE LIMA Analista de Finanas e Controle De acordo. Encaminhe-se ao Coordenador-Geral de Contabilidade.

HELIANE BERTULUCCI Gerente de Anlise Contbil De acordo. Encaminhe-se ao Sr. Jos Wilson Santos, da empresa Central 3 Comrcio e Representaes LTDA.

ISALTINO ALVES DA CRUZ Coordenador-Geral de Contabilidade

Das könnte Ihnen auch gefallen