Sie sind auf Seite 1von 10

Introduo Regime de bens um conjunto de regras aplicveis sociedade conjugal que tem como objetivo regularizar o patrimnio dos

os cnjuges. A unio de um homem e uma mulher pelo casamento ou unio estvel almeja mtua cooperao, assistncia moral, material e espiritual. A finalidade do casamento no tem carter econmico direto; mas o patrimnio envolve os cnjuges de uma tal maneira que o legislador fez por bem legalizar o regime de bens, mesmo quando os cnjuges forem omissos, a Lei pr-determina o regime legal. Posto isso, nessa pesquisa abordar -se-o, os regimes de bens adotados no Brasil, analisando-os sob a tica jurdica e social. A lei concede de certa forma, uma liberdade na escolha do regime, entre os estipulados em lei, ou os cnjuges pode m adaptar regras de um e outro regime formando o prprio regime (misto) como melhor lhes convier, desde que no ultrapassem as regras estabelecidas pela Lei. Palavras-chave: casamento, regime de bens, patrimnio conjugal. Regime de Bens O casamento pode ser celebrado atendendo aos interesses patrimoniais dos nubentes, que adotaro o regime de casamento que melhor lhes convenha. O regime pode ser de Comunho Parcial, Comunho de Bens, Separao de Bens ou ainda poder conter outras disposies sobre o patrim nio. O instrumento que os nubentes podero utilizar para definir o Regime de Bens, que viger aps o casamento, denomina -se "pacto antenupcial". oportuno esclarecer que o pacto deve ser estabelecido antes do casamento, conforme o prprio nome informa "antenupcial". que, uma vez celebrado o casamento, no h possibilidade de alterar o Regime de Bens. Mesmo que am bos, marido e mulher, o queiram nada pode ser feito, o pacto imutvel. Cdigo Civil: Art. 230. O regime dos bens entre cnjuges comea a vigorar desde a data do casamento, e irrevogvel.
1

Comunho Universal de Bens A adoo do regime da "Comunho Universal de Bens" implica na imediata constituio de uma sociedade total sobre os bens j existentes e sobre as dvidas de ambos os cnjuges, com algumas excees que a lei estabelece. Cdigo Civil: Art. 262. O regime da comunho universal importa a comunicao de todos os bens presentes e futuros dos cnjuges e suas dvidas passivas, com as excees dos artigos seguintes. Art. 265. A incomunicabilidade dos bens enumerados no art. 263 no se lhes estende aos frutos, quando se percebam ou venam durante o casamento. Art. 266. Na constncia da sociedade conjugal, a propriedade e posse dos bens comum. Pargrafo nico. A mulher, porm, s os administrar por autorizao do marido, ou nos casos do art. 248, V, e art. 251. Art. 267. Dissolve-se a comunho: I - pela morte de um dos cnjuges (art. 315, I); II - pela sentena que anula o casamento (art. 222); III - pela separao judicial; IV - pelo divrcio. Art. 268. Extinta a comunho, e efetuada a diviso do ativo e passivo, cessar a responsabilidade de cada um dos cnjuges para com os credores do outro por dvidas que este houver contrado.
2

Comunho Parcial de Bens A comunho parcial aquela na qual somente se comunicam os bens adquiridos na constncia do casamento. Neste regime cada um dos cnjuges tem reservado seu patrimnio pessoal adquirido antes do casamento e passa a dividir com o cnjuge, razo de 50% (cinqenta por cento), os demais bens que vierem a adquirir depois do casamento. Mas, o regime de "Comunho Parcial" tambm exclui da comunho alguns dos bens que a lei estabelece, por exemplo , os bens de herana, mesmo quando recebida depois do casamento e ainda os bens recebidos em doao, se da escritura de doao no constar o nome de ambos os cnjuges. O Cdigo Civil, no artigo 269, estabelece os bens que so excludos da comunho parcial e, no artigo 271, enumera aqueles bens que entram na comunho. Cdigo Civil: Art. 269. No regime de comunho limitada ou parcial, excluem -se da comunho: I - os bens que cada cnjuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na constncia do matrimnio, por doao ou por sucesso; II - os adquiridos com valores exclusivamente pertencentes a um dos cnjuges, em sub-rogao dos bens particulares; III - os rendimentos de bens de filhos anteriores ao matrimnio a que tenha direito qualquer dos cnjuges em conseqncia do ptrio poder; IV - os demais bens que se consideram tambm excludos da comunho universal. Art. 270. Igualmente no se comunicam:
3

I - as obrigaes anteriores ao casamento; II - as provenientes de atos ilcitos. Art. 271. Entram na comunho: I - os bens adquiridos na constncia do casamento po r ttulo oneroso, ainda que s em nome de um dos cnjuges; II - os adquiridos por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou despesa anterior; III - os adquiridos por doao, herana ou legado. em favor de ambos os cnjuges (art. 269, I); IV - as benfeitorias em bens particulares de cada cnjuge; V - os frutos dos bens comuns, ou dos particulares de cada cnjuge, percebidos na constncia do casamento, ou pendentes ao tempo de cessar a comunho dos adquiridos; VI - os frutos civis do trabalho, ou in dstria de cada cnjuge, ou de ambos. Este ltimo dispositivo, relativamente aos frutos civis do trabalho, encontra -se em contradio com a atual redao dos artigos 269 -IV e 263-XIII. A corrente doutrinria majoritria entende que prevalece a tese de que os frutos civis do trabalho ficam excludos da comunho, conforme previsto no art. 263 -XIII, por tratar-se de redao nova introduzida pelo Estatuto da Mulher Casada. Cdigo Civil: Art. 272. So incomunicveis os bens cuja aquisio tiver por ttulo uma causa anterior ao casamento.

Art. 273. No regime da comunho parcial presumem -se adquiridos na constncia do casamento os mveis, quando no se provar com documento autntico que o foram em data anterior. Art. 274. A administrao dos bens do casal compete a o marido, e as dvidas por este contradas obrigam, no s os bens comuns, seno ainda, em falta destes, os particulares de um e outro cnjuge, na razo do proveito que cada qual houver lucrado. Art. 275. aplicvel a disposio do artigo antecedente s d vidas contradas pela mulher, nos casos em que os seus atos so autorizados pelo marido, se presumem s -lo, ou escusam autorizao (arts. 242 a 244, 247, 248 e 233, V). Da mesma forma, at por coerncia, tambm no se comunicam as dvidas havidas por qualquer dos cnjuges antes do casamento, e ainda aquelas provenientes de atos ilcitos. Isto quer dizer que uma eventual indenizao a que um dos cnjuges venha a ser condenado, por exemplo, em razo de acidente de trnsito, somente atingir sua quota parte no patrimnio, no afetando o patrimnio que o outro cnjuge j possua e sequer compromete os seus 50% (cinqenta por cento) do patrimnio adquirido depois do casamento. Separao de Bens A "Separao de Bens" consiste na manuteno dos bens do casal absolutamente incomunicveis, cada um dos cnjuges administra e decide sobre seus bens independente da vontade do outro. Cdigo Civil: Art. 276. Quando os contraentes casarem, estipulando separao de bens, permanecero os de cada cnjuge sob a administra o exclusiva dele, que os poder livremente alienar, se forem mveis (arts. 235, I, 242, II, e 310).
5

Art. 277. A mulher obrigada a contribuir para as despesas do casal com os rendimentos de seus bens, na proporo de seu valor, relativamente ao dos do ma rido, salvo estipulao em contrrio no contrato antenupcial (arts. 256 e 312). Mas, quando se trata de bens imveis, ainda que clara a incomunicabilidade e a definio da propriedade, a lei exige a autorizao expressa do outro cnjuge para a alienao. Para adoo do Regime de "Separao de Bens" tambm necessrio o pacto "antenupcial", exceto naquelas situaes em que a lei prescreve que o regime ser obrigatoriamente o de separao de bens. Quando o regime de "Separao de Bens" se der exclusivamente em razo da lei, os bens adquiridos na constncia do casamento se comunicaro, tal qual no regime de "Separao Parcial". Separao de Bens - Obrigatria O Artigo 258 do Cdigo Civil enumera as situaes em que obrigatrio o regime de "Separao de Bens", nestes casos, ainda que haja "pacto antenupcial" estabelecendo de forma diversa, prevalecer, por fora da lei, o regime de "Separao de Bens". Esta vedao de pactuar livremente o regime de bens, por exemplo, se aplica aos homens com mais de 60 (sessenta) anos e s mulheres com mais de 50 (cinqenta) anos. Cdigo Civil: Art. 258. No havendo conveno, ou sendo nula, vigorar, quanto aos bens entre os cnjuges, o regime de comunho parcial. Pargrafo nico. , porm, obrigatrio o da separao de bens do casamento:

I - das pessoas que o celebrarem com infrao do estatudo no art. 183, XI a XVI (art. 216); II - do maior de 60 (sessenta) e da maior de 50 (cinqenta) anos; III - do rfo de pai e me, ou do menor, nos termos dos arts. 394 e 395, embora case, nos termos do art. 183, XI, com o consentimento do tutor; IV - de todos os que dependerem, para casar, de autorizao judicial (arts. 183. XI. 384, III, 426, 1, e 4531. Sub-Rogao de Bens Quando um dos cnjuges possui qualquer bem que no se com unica no Regime de Bens, portanto lhe pertencendo exclusivamente, o resultado da venda deste bem poder ser aplicado na aquisio de outro bem que tambm continuar incomunicvel, ou seja, que tambm ser tido como bem particular do cnjuge. Cdigo Civil: Art. 269. No regime de comunho limitada ou parcial, excluem -se da comunho: I - os bens que cada cnjuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na constncia do matrimnio, por doao ou por sucesso; II - os adquiridos com valores exclusivamente pertencentes a um dos cnjuges, em sub-rogao dos bens particulares; Contudo, nesta hiptese, quando da compra de um novo bem em sub -rogao a outro bem do qual o cnjuge possua em seu nome particular, deve constar da escritura de compra que aquele bem a dquirido em sub-rogao ao outro, sob pena de, no futuro, em caso de discusso sobre os bens, ficar o cnjuge sem condies de provar claramente que a aquisio se deu por sub -rogao.
7

Bens Reservados A Lei estabelece que a mulher que exera atividade luc rativa distinta da do marido poder usar destes recursos para adquirir bens que sero reservados e por conseqncia no se comunicam. Este privilgio cria situaes diferentes para os cnjuges e possibilita mulher ter patrimnio incomunicvel, ainda que no Pacto Antenupcial esteja avenado o Regime de Bens da Comunho Universal. Entretanto alguns doutrinadores entendem que esta disposio legal contraria dispositivo constitucional que estabelece igualdade de direitos e deveres entre o homem e a mulher. Participao final dos aquestos Alm da comunho total de bens, da comunho parcial ( que o regime oficial brasileiro, que vigora caso os noivos no optem por nenhum) e da separao total do patrimnio, existe um quarto regime de casamento: a participao final nos aquestos. Isso porque, com a implantao do Novo Cdigo Civil, em 2003, o regime total desapareceu, dando lugar participao final. E assim como na maior parte das leis brasileiras, a inspirao veio do direito alemo. Por meio da participao final nos aquestos, o cnjuge tem direito apenas metade dos bens adquiridos, por meio de compra, durante o casamento. E somente no fim do relacionamento, ocorrido por separao ou morte, que os bens so divididos. Conforme explica o advogado Euclides de Oliveira, durante o casamento, os bens de cada cnjuge pertencem apenas a ele. possvel at mesmo vender o patrimnio sem que o companheiro tenha que consentir, desde que isto esteja previsto no pacto antenupcial. Alm disso, importante ressaltar que apenas os bens comprados durante o casamento so divididos ao trmino do mesmo. O patrimnio adquirido por meio de herana ou doao no entra no regime de participao final nos aquestos.

Durante o casamento, caso seja vontade dos cnjuges, possvel alterar o regime estabelecido, para qualquer caso. Para tanto, necessrio que ambos entrem com um pedido na justia, dando um motivo justo para a mudana. Alm disso, a alterao do regime no pode prejudicar os credores.No caso de uma das pessoas possuir mais de 60 anos, o regime de separao total de bens obrigatrio e no pode ser mudado. Importante - O regime de bens pode ser modificado aps o casamento, mediante alvar judicial e concordando ambos os cnjuges. - obrigatrio o regime de Separao Total de Bens aos noivos maiores de sessenta anos e aos menores de dezesseis.

Concluso Na realidade a classe social pouco informada sobre o regime de bens, ocorrendo muitas vezes um certo constrangimento entre os nubentes de procurar orientao de um profissional, quando se deparam no cartrio para realizar a habilitao para o casamento, muitas vezes nem mesmo sabiam da existncia da possibilidade de ter feito um pacto anteriormente, caindo assim automaticamente no regime de Comunho Parcial de Bens. O pacto antenupcial pouco usado, por ser desconhecido por grande parte da sociedade, ocorrendo apenas nas classes mais esclarecidas, classes de poder aquisitivo alto ou pessoas que j se realizaram financeiramente. No entanto, o legislador observando a sociedade, deu oportunidade no sentido de permitir a alterao do regime de bens, mediante autorizao judicial

Bibliografia AMORIM, Sebastio Luiz; OLIVEIRA, Euclides Benedito de. Separao e Divrcio. 6. ed. So Paulo:Revista ampliada e atualizada, 2001. DIAS, Maria Berenice (coord) et ali. Direito de Famlia e o Novo Cdigo Civil . 3. ed. Belo Horizonte: DelRey, 2003. DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: Direito de Famlia . 20. ed. So Paulo: Saraiva,2005. GOMES, Orlando. Direito de Famlia. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997. RODRIGUES, Slvio. Direito civil: Direito de famlia . 27. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil: direito de famlia . 7. ed. So Paulo: Atlas, 2007.

10

Das könnte Ihnen auch gefallen