Sie sind auf Seite 1von 11

XX/03/2010

F328 Fsica Terica III


Aula Exploratria 04 UNICAMP IFGW username@ifi.unicamp.br

O potencial eltrico
a energia potencial por unidade de carga:
U V q

U V q

Note que o potencial eltrico s depende do campo eltrico da distribuio de cargas. Unidade: joule/coulomb = J/C = volt Unidade de energia conveniente para cargas elementares: 1eV = eltron-volt= 1,6 x 10-19 J

Potencial em funo do campo:


V f Vi = E ( r ).dl
ri rf

Se escolhermos o infinito como referncia: r V ( r ) = E ( r ) . dl

O potencial eltrico
O potencial de um sistema de cargas puntiformes
-

z
+

r ri
+

Vi (r ) =
r

qi 4 0 | r ri |

ri

V (r ) =

Vi (r ) =

qi 4 0 | r ri |

Exerccio - 01
Uma esfera de raio R (de 60cm) tem seu centro na origem. Cargas idnticas de Q (= 3 C )so colocadas a intervalos de 60 o ao longo do plano equatorial da esfera. 1. Qual o potencial eltrico na origem? 2. Qual o potencial eltrico no plo norte?

Exerccio - 02
Uma casca hemisfrica de raio R est uniformemente carregada com carga positiva de densidade superficial . 1. Ache o potencial V no ponto central O tomando V()=0. 2. Uma partcula de massa m e carga q positiva colocada no ponto O e largada a partir do repouso. A que velocidade a partcula tender quando se afastar muito de O?

Exerccio - 03
Um disco de raio R possui distribuio superficial de carga expressa por = 0 (1 r 2 / R 2 ) . 1. Determine a carga total no disco. 2. Determine o potencial eltrico sobre o eixo do disco a uma distncia x de seu centro. 3. Discutir o potencial eltrico ao longo do eixo do disco (eixo x) para o caso de R

Exerccio - 04
Duas grandes placas paralelas e no condutoras tm densidades de carga iguais e opostas, com intensidade . Elas tm rea A e so separadas de uma distncia d. a) Determine a diferena de potencial entre as placas. b) Uma lmina condutora de espessura e mesma rea A, inserida paralelamente entre as duas placas originais. A lmina est descarregada. Determine agora a nova diferena de potencial entre as duas placas e faa um esquema indicando as linhas de campo eltrico na regio entre os dois planos originais.

Exerccio - 05
Campo eltrico de um dipolo fora do eixo de simetria: Determinar a expresso do campo eltrico de um dipolo a partir da expresso do potencial eltrico.

Exerccio - 06
O potencial eltrico de uma distribuio de cargas varia ao longo do eixo dos x, como mostrado no grfico da figura abaixo. 1. Determine a componente x do campo eltrico para cada um dos intervalos mostrados (ignore o comportamento nas extremidades dos intervalos). 2. Faa um grfico de Ex em funo de x. 3. Determine a energia necessria para levar uma carga do ponto at ao ponto.
18 15 12 9 6
V, Volts

c d

3 0 -3 -6 -9 -12 -15 -18

-6

-4

-2

0 x, metros

Exerccio - 07
Uma gota lquida de raio R, uniformemente carregada com carga Q, divide-se em duas, de raios e cargas iguais, que se separam e se afastam at ficar a grande distncia uma da outra. 1. Qual a variao da energia potencial eletrosttica nesse processo? 2. Se adotssemos esse modelo para fisso do U235, admitindo que ele pudesse se fissionar dessa forma, qual seria a energia liberada na fisso, em MeV? Calcule o raio do ncleo pela frmula: R 1,3 x A1/3 F, onde 1F (fermi) = 10-13 cm e A o nmero de massa.

Bom estudo.

Das könnte Ihnen auch gefallen