Sie sind auf Seite 1von 17

Histria

Justifica a derrota Alem e Japonesa na 2 GG.


A entrada dos EUA na guerra possibilitou um equilbrio das foras em confronto graas ao seu poderio militar. Os Aliados (Gr-Bretanha, URSS, EUA, Canad, entre outros) combateram as tropas do Eixo (Alemanha, Itlia e Japo) em vrias frentes de combate: No pacfico, os EUA derrotaram os japoneses nas batalhas aeronavais de Midway e Guadalcanal;

No Norte de frica, os alemes foram derrotados no Egipto pelo general Montgomery, o que possibilitou que mais tarde os Aliados desembarcassem na Siclia, vindos do Norte de frica, e libertassem a Itlia, sendo Mussolini deposto e executado;

Na Unio Sovitica, os alemes foram derrotados na batalha de Estalinegrado. Em Maro de 1945, a Alemanha foi invadida e ocupada, a leste pelos Soviticos, que foram os primeiros a chegar a Berlim, e a ocidente pelos outros pases aliados. Hitler suicidou-se e os generais alemes renderam-se no incio de Maio de 1945. Por sua vez, em 6 e 9 de Agosto de 1945, as cidades japonesas de Hiroxima e Nagasqui foram destrudas por duas bombas atmicas, lanadas pelos americanos. Dez dias depois, o Japo assinou a capitulao. Era o fim da 2 Guerra Mundial.
1 Carlos Caridade 16-03-09

Justifica a libertao da Frana do domnio nazi.


Em 6 de Junho de 1944, cerca de 100 mil homens das foras aliadas, sob comando do general americano Eisenhower, mil avies lanaram cerca de seis mil toneladas de bombas sobre o litoral da Normandia e iniciaram a libertao da Frana do domnio nazi. Este dia ficou conhecido como o Dia D.

Descreve os efeitos econmicos da Guerra.


Na Europa, a destruio de cidades, de vias de comunicao, de indstrias e de campos abandonados levou decadncia da economia. Os EUA, por sua vez, afirmavam a sua superioridade econmica e militar.

Descreve os efeitos demogrficos da Guerra.


2 Carlos Caridade 16-03-09

Guerra

Mundial

teve

consequncias

trgicas

desastrosas a nvel humano, provocou 50 milhes de mortos e um elevado nmero de deficientes.

Explica

as

alteraes

sociais

polticas

motivadas pela Guerra.

A guerra ainda no havia terminado e os representantes dos Estados Unidos, Inglaterra e Unio Sovitica reuniram-se em Fevereiro de 1945, na Conferncia de lalta, na Ucrnia e, posteriormente, em Agosto de 1945, na Conferncia de Potsdam, na Alemanha. Nessas conferncias tomaram decises para estabelecer a nova ordem mundial: Diviso da Alemanha em quatro zonas, ocupadas e administradas pelos EUA, Inglaterra; Frana (parte ocidental) e URSS (parte oriental); A Alemanha foi desmilitarizada, desnazificada e perdeu todos os territrios conquistados; Julgamento num tribunal internacional, em Nuremberga, de todos os dirigentes nazis que cometeram crimes de guerra. Muitos foram condenados morte. Em 1945 foi criada uma organizao mundial com o objectivo de preservar a paz e resolver de forma pacfica os conflitos entre as naes a Organizao das Naes Unidas (ONU).

Carlos Caridade 16-03-09

Houve outros acordos que formaram um novo mapa poltico mundial: O Japo foi temporariamente ocupado e reorganizado pelas foras dos EUA e estabeleceu um regime democrtico; Criao do Estado de Israel para os Judeus na Palestina, considerado o territrio dos seus antepassados. Esta iniciativa foi tomada contra a vontade dos Palestinianos e restantes pases do Mdio Oriente e desencadeou um conflito que ainda hoje dura. Assiste-se ao declnio da Europa e sua diviso em duas zonas de influncia: os pases da Europa de Leste ficavam sob influncia da URSS, enquanto os restantes pases da Europa ficavam sob influncia dos EUA.

Justifica a fundao da ONU e seus objectivos.


Em plena 2 Guerra Mundial em 1941, Roosevelt e Churchill defendiam atravs da Carta do Atlntico a necessidade de se fundar uma organizao internacional que substitusse a Sociedade das Naes Unidas e promovesse uma colaborao econmica, poltica e cultural entre os povos. Em 26 de Junho de 1945, na conferncia Internacional de S. Francisco, aprovou-se a Carta das Naes Unidas, que foi assinada por representantes de 50 pases. Em 24 de Outubro desse mesmo ano, nascia a Organizao das Naes Unidas (ONU) com os seguintes objectivos:
4 Carlos Caridade 16-03-09

Manter a paz e segurana mundial, procurando impedir novos conflitos; Promover a cooperao social, cultural e econmica entre todos os povos; Garantir o direito autodeterminao de cada povo;

Promover

os

Direitos

Humanos

liberdades

fundamentais no mundo inteiro. Comeou, logo, por aprovar em 1948, a declarao Universal dos Direitos do Homem.

Identifica 4 organismos da ONU e respectivas


reas de actuao.
FAO (Organizao de Alimentao e Agricultura); OIT (Organizao Internacional do Trabalho); OMS (Organizao Mundial de Sade); FMI (Fundo Monetrio Internacional) UNESCO (Organizao das Naes Unidas para a educao, a cincia e a cultura) e UNICEF (Fundos das Naes Unidas para a Infncia).

Explica
5

funcionamento

do

conselho

de

segurana.
Carlos Caridade 16-03-09

aqui que se decidem as decises mais importantes, o conselho de segurana constitudo por 5 membros permanentes com direito de veto (EUA, Rssia, Reino Unido, Frana e China) e por 10 membros eleitos por 2 anos (rotativos). O facto de o mundo ter sido dividido 2 blocos, o Capitalismo (EUA, Frana, Reino Unido) e o Comunismo (China e URSS) um obstculo a uma maior interveno da ONU devido ao clima de guerra-fria e a bipolarizao.

Aponta a importncia da Assembleia geral.


A Assembleia geral da ONU fica em Nova Iorque e composta por todos os Estados-membros e o principal rgo da ONU, debatendo os problemas internacionais mais graves.

Explica o que que um portugus fez na luta


contra o genocdio.
Com a invaso da Frana pelas tropas nazis em Maio de 1940, a salvao possvel para os Judeus era abandonar o territrio e conseguir entrar num pas neutral. Para isso precisavam de um
6 Carlos Caridade 16-03-09

visto. O cnsul portugus em Bordus, Aristides de Sousa Mendes, estava proibido de emitir vistos a determinadas categorias de refugiados, sem autorizao prvia do Ministrio dos Negcios Estrangeiros, nomeadamente judeus e antifascistas que, por razes raciais ou ideolgicas, eram considerados como indesejveis. Contudo, este cnsul considerava estas novas normas racistas e desumanas. Por isso, contrariando as ordens de Salazar, passou milhares de vistos, salvando muitas pessoas de uma morte certa. A sua desobedincia acabou por ser descoberta pelo Governo de Salazar e recebeu ordens para suspender a emisso de vistos, sob ameaa de procedimento disciplinar. Aristides de Sousa Mendes continuou a receber refugiados na sua prpria residncia em Bordus. Estes da partiram para Portugal onde permaneciam mais uma vez na sua casa de Cabanas de Viriato, enquanto aguardavam para embarcar para outros continentes., Calcula-se que tenha salvo cerca de 30 mil pessoas. S mais tarde, em 1989, que foi reconhecida a nobreza da sua atitude pela Assembleia da Repblica, condecorado a ttulo pstumo com a Ordem da Liberdade, pelo Presidente da Repblica Mrio Soares.

Refere os objectivos do plano Marshall.


A partir de 1947, os EUA, atravs do Plano Marshall, vo apoiar a reconstruo dos pases da Europa Ocidental devastados pela Guerra. Com este plano pretendem: Ajudar economicamente na reconstruo das indstrias e reactivao do comrcio;
7 Carlos Caridade 16-03-09

Reforar

reafirmar

posio

dos

EUA

como

superpotncia; Impedir a expanso do comunismo e a influncia sovitica na Europa debilitada pela guerra.

Justifica

emancipao

das

duas

novas

superpotncias.
Terminada a 2 Guerra Mundial, a Europa encontrava-se arruinada e endividada. Na cena poltica internacional surgem duas novas superpotncias os Estados Unidos e a Unio Sovitica que passam a controlar econmica e militarmente grande parte do mundo. Os dezoito estados europeus que aderiram ao Plano Marshall dos EUA, em troca, facilitaram os investimentos nos seus pases. Em 1948, formou-se a OECE Organizao Europeia de Cooperao Econmica, com o objectivo de controlar a aplicao dos milhes de dlares emprestados pelos EUA. Por sua vez, a Unio Sovitica, para travar a influncia americana no Leste Europeu, criou, em 1947, um organismo com sede em Moscovo de controlo e coordenao dos partidos comunistas da Europa o Kominform. E, como Estaline no aderiu ao Plano Marshall, em 1949, props apoio financeiro aos pases da Europa de Leste, com o COMECON Conselho de Ajuda Econmica Mtua.

Caracteriza a poltica de blocos.

Carlos Caridade 16-03-09

A oposio dos EUA e a URSS conduziu a uma poltica de blocos: o bloco ocidental-capitalista, formado pelos pases do Ocidente europeu, liderado pelos Estados Unidos, e o bloco de leste-comunista que integrava pases da Europa Oriental, chefiado pela URSS, contando com o apoio da China comunista, desde 1949. Cada bloco contando com o apoio da China comunista, desde 1949. Cada bloco procurou defender-se militarmente. Assim, os Estados Unidos, em 1949, criaram a NATO ou OTAN Organizao do Tratado Atlntico Norte, enquanto a URSS criou, em 1955, o Pacto de Varsvia. A oposio entre as duas potncias provocou a disputa e diviso de zonas de influncia no Mundo. O comunismo alastrou na sia com a implantao da Repblica Popular da China, em 1949, por Mao Ts-Tung. A Coreia do Norte e a Indochina tambm implementaram regimes comunistas e ficaram sob influncia sovitica.

Explica em que consistiu a guerra fria.


A diviso do mundo em dois blocos polticos criou um clima permanente de tenso militar, ideolgica e diplomtica, a que se deu o nome de Guerra Fria. Esta situao levou a que dois blocos procurassem reforar o seu poder militar com a corrida s armas nucleares, e apoiassem conflitos localizados. Ainda neste contexto, foram criados organismos de

espionagem, com a interveno das polcias secretas, como o

Carlos Caridade 16-03-09

KGB (URSS) e a CIA (EUA). Esta luta por zonas de influncia ficou conhecida por equilbrio pelo terror.

Em 1962, houve uma crise dos msseis de Cuba, que constituiu uma ameaa paz mundial. A URSS instalou nesta ilha uma base de msseis nucleares, que levou o presidente Kennedy a lanar um ultimato URSS exigindo o desmantelamento dos msseis, caso contrrio atacaria Cuba. O acordo alcanado entre o dirigente da URSS, Nikita Kruschev e o presidente dos USA, Kennedy para retirar os msseis evitou uma possvel guerra nuclear.

Em 1948-49, houve o bloqueio de Berlim, a Alemanha e a cidade de Berlim ficaram divididas por quatro pases (EUA, URSS, Inglaterra, Frana). Os pases ocidentais decidiram criar um Estado Alemo independente A republica Federal Alem (RFA- a capital era Bonna) para travar o avano comunista. A URSS responde com um bloqueio econmico a Berlim Ocidental, impedindo o acesso terrestre cidade. O abastecimento passou a ser feito, pelos EUA, por uma ponte area durante cerca de 1 ano. Durante este tempo uma nova guerra mundial parecia estar iminente. Em 1949, Estaline ps fim ao bloqueio e criou na parte oriental a Repblica Democrtica Alem (RDA) a qual, em 1961, construiu o Muro de Berlim, com o objectivo de impedir que cidades de Leste fugissem para a RFA. Este passou a ser um dos grandes smbolos da Guerra Fria.

Em 1950-53, houve a Guerra da Coreia, aps a 2 Guerra Mundial, a Coreia do Norte foi ocupada pela

10

Carlos Caridade 16-03-09

URSS e a Coreia do Sul pelos EUA. Em 1950, a Coreia de Norte, comunista, invadiu a Coreia do Sul, com o apoio da China. Por sua vez, a Coreia do Sul contou com o apoio dos EUA para se defender. O receio de um conflito nuclear impediu o confronto entre as superpotncias, j que cada uma podia destruir ou ser destruda pela outra em situao de guerra. Actualmente, a Coreia ainda se encontra dividida.

Justifica o combate ao colonialismo.


Foram vrios os factores que explicam os movimentos de luta de libertao nacional aps a 2 Guerra Mundial: Com o desfecho da 2 Guerra Mundial e a vitria da democracia e da liberdade sobre o totalitarismo fascista e Nazi, no fazia sentido a continuidade do colonialismo; Interesse da URSS e dos EUA em derrubar os imprios coloniais, de forma a aumentarem as suas reas de influncia noutras zonas do Mundo; Perda da hegemonia das potncias europeias, que se mostraram colnias;

incapazes

de

responder

econmica

militarmente aos movimentos de libertao das suas

A exigncia da ONU em respeitar os direitos dos povos coloniais, nomeadamente a autodeterminao (direito de escolher livremente a forma de governo), a independncia, a liberdade e a igualdade.

11

Carlos Caridade 16-03-09

Aponta

as

formas
de

de

libertao

nacional

utilizada pelas colnias.


O movimento descolonizao comeou nas colnias asiticas e assumiu duas formas de luta:

A via pacfica, como aconteceu na ndia (tambm no Paquisto e Norte de frica), colnia inglesa que se tornou independente em 1947. Mahatma Gandhi foi o dirigente poltico do movimento nacionalista (Partido Nacionalista do Congresso), defensor da no-violncia, foi prezo vrias vezes, e foi assassinado por um jovem hindu fantico em 1948;

A forma violenta, como se verificou na Indonsia, colnia holandesa que alcanou a independncia em 1949, aps vrios anos de guerra dirigida por Sukarno. Por sua vez, Ho Chi Minh, com o apoio da China, lutou contra os franceses pela independncia da Indochina, o que s aconteceu em 1954, aps nove anos de luta armada.

Indica o direito a que os seguintes documentos se referem.


Os Estados Unidos e a Inglaterra [] respeitam o direito de cada povo a escolher a sua prpria forma de governo e desejam que sejam reconhecidos os direitos soberanos e o livre exerccio de governo aos que foram oprimidos pela fora. (carta do Atlntico).

12

Carlos Caridade 16-03-09

Os Estados-membros da organizao devem reconhecer o direito desses povos a decidir o seu futuro e devem facilitarlhes o exerccio desse direito, tendo em conta os princpios e o esprito da Carta das Naes Unidas. (Resoluo da ONU).
Resposta: o direito autodeterminao.

Indica o assunto a que os documentos seguintes se referem.


A no-violncia a maior fora que a humanidade tem sua disposio. mais poderosa que a arma mais destrutiva que o Homem alguma vez inventou. A resistncia, sem fazer correr uma gota de sangue, obtm resultados extraordinrios. (Gandhi, Todos somos irmos) O inimigo forte, evita-se; fraco, ataca-se. Ao seu armamento moderno opomos um herosmo sem limites, esgotando ou aniquilando o inimigo e combinando as operaes militares com a aco poltica e econmica. [] A frente de combate est em toda a parte onde se encontre o inimigo. (General Giap, comandante do exrcito de libertao vietnamita) Resposta: So as diferentes formas de luta pela

autodeterminao.

Explica os factores do poderio Americano.


Os EUA ocuparam rapidamente o lugar de 1 potncia mundial nvel econmico e militar. Devido aos seguintes factores:
13 Carlos Caridade 16-03-09

Enorme

crescimento

demogrfico

que

conduz

ao

alargamento do mercado interno;

Aumento do poder de compra, devido subida dos salrios e ao quase pleno emprego, ou seja, a existncia de emprego para todos, por consequncia o poder de compra aumentou o que estimulou a produo;

Desenvolvimento

comercial

com

novas

tcnicas

de

marketing, gesto, publicidade e vendas a crdito; Incremento tecnolgico com repercusses no sector industrial e elevada mecanizao da agricultura (aposta nas chamadas tecnologias de ponta); Riqueza em recursos naturais (a riqueza do solo e do subsolo, matrias primas e recursos energticos);

Dinamizao da indstria que levou formao de empresas gigantescas, as chamadas sociedades multinacionais;

Beneficiou da derrocada da economia Europeia motivada pela Guerra e passou a dominar os circuitos econmicos internacionais.

Indica

quais

as

consequncias

do

poderio

Americano.
A produo em massa nos EUA atingiu nveis impressionantes que possibilitou a descida de preos e a subida de salrios para a maior parte dos americanos e consequentemente, boas condies de vida. Tornou-se usual a compra de televisor, de
14 Carlos Caridade 16-03-09

frigorfico, da mquina de lavar e at mesmo do automvel, criando-se um estilo de vida prspero the american way of life muito divulgado pelo cinema, msica, televiso e literatura nos pases capitalistas.

Justifica americana.

as

dificuldades

da

sociedade

Na dcada de 1970 teve incio uma crise econmica e social nos EUA, pelos seguintes factores: A incapacidade de vencer a guerra do Vietname e a forte contestao que da resultou, dentro do prprio pas; A concorrncia do Japo e dos pases industrializados; A subida acentuada do petrleo (choque petrolfero); A insegurana; O racismo; Fortes desigualdades sociais.

Resumidamente explica o discurso de John F. Kennedy, o seu projecto da Nova Fronteira.


O presidente John Kennedy props que todos se unissem no combate a estes problemas sociais para se construir uma nova fronteira marcada por avanos na cincia e na tecnologia (conquista do espao), mas tambm pelo fim da discriminao, da pobreza e da intolerncia.

15

Carlos Caridade 16-03-09

Descreve a imagem.
Na imagem observamos a Guerra do Vietname, onde quase 400000 soldados americanos lutavam nesta guerra, que s terminou quando (Vietname os do comunistas Norte)

reivindicaram a runificao com o Vietname do Sul e o ocuparam.

Aponta

as

medidas para

tomadas a

pelo

General e

MacArthur

reconstruo

democratizao do pas.
Estabelecimento de uma constituio que garantia a liberdade e os direitos dos cidados; Reformas do ensino no sentido de preparar os cidados para o exrcito da democracia; Distribuio de terras pelos camponeses, o que levou ao aumento da produo; Ajuda econmica em maquinaria, matrias-primas e apoio tcnico, por parte dos EUA tendo em vista o desenvolvimento industrial.
16 Carlos Caridade 16-03-09

Justifica japons.

uso

da

expresso

milagre

O Japo tornou-se a terceira potncia econmica mundial e mais tarde passou a segunda. Alm do auxlio econmico dos EUA, outros factores explicam este milagre: Mo-de-obra abundante, disciplinada, trabalhadora e com elevado nvel de escolaridade; Privilegiam o esforo colectivo (trabalho de equipa); Progressos tecnolgicos nas reas da electrnica e da robtica (vontade de inovar e aperfeioar); Estabilidade poltica e cooperao entre o Estado e as grandes empresas, atravs de uma poltica proteccionista em relao concorrncia estrangeira. As empresas garantiam estabilidade no emprego e os trabalhadores eram dedicados e leais.

Bom Estudo
17 Carlos Caridade 16-03-09

Das könnte Ihnen auch gefallen