Sie sind auf Seite 1von 1

8

NAS BANCAS
RAQUEL DO CARMO SANTOS
kel@unicamp.br

Universidade Estadual de Campinas 9 a 15 de junho de 2008

Engenheiro usa plantas ornamentais para tratamento de esgoto domstico


Fotos: Antoninho Perri

m sistema natural para tratamento complementar de esgoto domstico que utiliza plantas ornamentais, sobre leito de bambu e brita, foi desenvolvido na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) e testado na Faculdade de Engenharia Agrcola (Feagri) pelo engenheiro civil Luciano Zanella. O sistema de ps-tratamento foi responsvel por 30% da eficincia do sistema de tratamento na remoo de matria orgnica e consiste em uma alternativa prtica do ponto de vista operacional. No h necessidade de uso de produtos qumicos ou eletriSistema cidade e, por isso, o dispensa uso sistema torna-se ideal para pequede produtos nas propriedades, como stios e faqumicos zendas. A opo oferece ainda baixo custo de operao e tambm poderia ser aproveitada por comunidades rurais no-servidas por sistemas convencionais de coleta e tratamento, ou que possuam sistema de saneamento que trate o esgoto de maneira secundria. A utilizao de bambu como meio-suporte pode facilitar ainda mais a aplicao em reas rurais, visto que o bambu facilmente encontrado em qualquer parte do pas. A proposta, denominada sistema wetland-construdo, foi apresentada por Zanella para obteno do ttulo de doutor na FEC, sob orientao do professor Edson Aparecido Abdul Nour. No Brasil, explica o engenheiro, no havia relato da introduo de plantas ornamentais nesse sistema, embora a utilizao desse tipo de tratamento seja crescente. Em outros pases, essa configurao de tratamento largamente usada, sendo encontrada at mesmo para o tratamento de esgoto industrial. A idia surgiu a partir de um problema no Vale do Ribeira em que se exigia o tratamento do esgoto em fazenda de plantao de bananas. Em uma investigao dos sistemas existentes, resolvi testar algo j conhecido, adaptando para o tratamento com plantas ornamentais e utilizao de bambu, explica o autor da pesquisa.

Os processos inicial ( esq.) e final ( dir.) do tratamento testado pelo engenheiro civil Luciano Zanella (destaque): baixo custo de operao

O engenheiro montou seis piscinas de fibra de dois mil litros cada uma, de forma que o esgoto j tratado da Faculdade passasse pelas piscinas. Em trs piscinas ele acrescentou brita ou pedras de construo at a borda e nas outras trs o material usado foram anis de bambu. Na seqencia, plantou duas espcies ornamentais, o copo de leite e o papiro, uma vez que sabido que as plantas absorvem os nutrientes do esgoto, colaborando com o tratamento. Em uma segunda etapa, mais oito espcies foram plantadas. O copo-deleite sozinho no apresentou uma boa adaptao ao sistema. No entanto, junto com outras espcies, como o biri e o mini-papiro, ele teve um melhor desenvolvimento, destaca. Para selecionar as plantas que poderiam oferecer um bom desempenho no sistema, Zanella fez contato com bilogos e pesquisou junto a paisagistas e produtores de mudas as melhores opes para os ambientes prximos a lagos e rios. As anlises contemplaram as caractersticas de cor e turbidez, a remoo de slidos, de matria orgnica, de nutrientes e de microorganismos. Na maior parte das variveis, o grau de eficincia foi significativo.

Segundo Zanella, este tipo de sistema recomendvel como um tratamento complementar ao esgoto domstico j tratado numa primeira etapa em que a remoo dos resduos mais pesados foi feita. Na proposta do engenheiro, o resultado do tratamento complementar do esgoto poderia ser lanado em rios e lagos. O sistema melhora muito a aparncia, reduziu quase que completamente os slidos e, razoavelmente, a matria orgnica. Porm, no posso afirmar se poderia ser utilizado para irrigao, por exemplo, uma vez que no fiz testes para esta finalidade, explica. Outra possibilidade, exemplifica, seria o reso em vasos sanitrios, tema de bastante importncia no meio cientfico e tecnolgico nos ltimos anos, mas para o qual o esgoto ainda necessitaria de uma desinfeco. Pedras e bambus A versatilidade na utilizao de pedras e bambus para o ps-tratamento de esgoto domstico no novidade. Tanto o bambu como as pedras, explica Zanella, atuam como filtro e meio-suporte para microorganismos que proporcionam o tratamento. As anlises, no entanto, apontaram o bambu como alternativa vivel, embora

com eficincia menor que quando utilizadas as pedras. Testes estatsticos indicaram que, para as condies impostas ao sistema testado, o tipo de material suporte tem mais significncia que a espcie vegetal na obteno de resultados satisfatrios. Mas isso no descarta a utilizao de plantas ornamentais. Neste sentido, o engenheiro considerou que a opo pelas plantas ornamentais tem um efeito paisagstico importante, que diminuiria os ndices de rejeio do sistema pela populao. A introduo de espcies de plantas comercias proporcionaria, inclusive, uma possibilidade de gerao de renda para os pequenos produtores. A idia inicial do trabalho era utilizar plantas de corte para agregar valor ao serem vendidas, fazendo um tipo de cultura hidropnicas adaptada. Pelos resultados, o sistema de ps-tratamento foi responsvel, em mdia, por cerca de 30% da remoo tanto de slidos em suspenso, quanto de matria orgnica, em relao ao total obtido na estao de tratamento. O wetlandconstrudo de leito de brita e vegetado com papiro alcanou valores mdios de remoo de fsforo total de 27,7%.

Vantagens do sistema
! Esgoto Possibilidade de pstratamento de esgotos de origem domstica com adequao de parmetros s exigncias legais. ! Esttica Melhoria significativa no fator esttico de estaes com a utilizao de plantas ornamentais para o tratamento de esgotos, deixando de lado a sina de local inspito, podendo, por exemplo, com os devidos cuidados, ser transformadas em parques para visitao e passeio pblico, facilitando sua aceitao por parte da populao. ! gua de irrigao Economia de gua de irrigao das culturas vegetais utilizadas no sistema aliadas ao tratamento de efluentes. ! Fer tilizantes O esgoto pode ser uma boa fonte de nutrientes, entrando no lugar de fertilizantes industrializados para a vegetao presente no sistema, podendo propiciar bons resultados de crescimento vegetal a baixos custos. ! Fonte de renda No caso de uso de plantas ornamentais e valor comercial, existe a possibilidade de venda das flores de corte cultivadas ou de artesanato produzido com fibras ou folhagens, gerando divisas. O cultivo de flores com a utilizao de esgoto como um dos insumos da cultura poder, por exemplo, tornar-se uma atividade remuneratria alternativa em pequenas comunidades, servindo como uma pequena fonte auxiliar de renda.
Fonte: Tese de doutorado Plantas ornamentais no ps-tratamento de efluentes sanitrios: Wetlandsconstrudos utilizando brita e bambu como suporte, defendida em abril de 2008.

Grande Desafio contar com a participao de mais de 80 equipes

ais de 80 equipes formadas por alunos do ensino mdio e fundamental do Estado de So Paulo participam do Grande Dia, no Ginsio Multidisciplinar da Unicamp, no dia 15 de junho, a partir das 10 horas. Na ocasio sero conhecidos os prottipos desenvolvidos pelos prprios alunos com o objetivo de melhorar a colheita de laranjas, uma das principais culturas do Estado. A tarefa foi proposta aos adolescentes que se inscreveram no Grande Desafio 2008, cujo lanamento ocorreu em maro ltimo. A organizao do evento, realizada pelo Museu Exploratrio de Cincias, espera a participao de mais de 700 pessoas. Uma comisso de julgadores far avaliao dos prottipos e premiar as equipes que apresen-

Foto: Antoninho Perri

Estudantes durante a edio do ano passado: melhores trabalhos sero premiados

tarem as melhores solues. A premiao dos projetos no avaliar apenas o desempenho dos equipamentos desenvolvidos, mas tambm a criatividade e suas apresentaes, alm do processo de trabalho. Os prmios so viagens cientfico-culturais, livros, kits de cincias e outros brindes. Os projetos que mais se destacarem sero expostos na reunio anual da SBPC Jovem, que acontecer de 14 a 18 de julho, na Unicamp. Seus autores tambm tero a oportunidade de conhecer as instalaes da empresa nacional Mquinas Agrcolas Jacto S/ A, que lanou recentemente a primeira colhedora de laranja do pas. Alm da apresentao dos prottipos e da premiao, a programao do evento ter show musical.

O Grande Desafio um dos programas da Oficina Desafio, desenvolvida por uma equipe de profissionais da Unicamp em parceria com o Instituto Sangari. O projeto contou com apoio tcnico do The Challenge, do The Tech Museum of Innovation, de San Jose, na Califrnia (EUA), programa que serviu de modelo para o Grande Desafio. (Colaborou Mrcio Derbli).

Servio
Dia de testes: 24 e 31/05 e 7/06, a partir das 8h30, na sede do Museu. Grande Dia: 15/06, a partir da 08h30, no Ginsio Multidisciplinar da Unicamp. Grande Desafio - http:// ww.mc.unicamp.br/desafio/grandedesafio/E-mail: grandedesafio@reitoria.unicamp.br

Das könnte Ihnen auch gefallen