Sie sind auf Seite 1von 21

CDIGO DE PROCESSO CIVIL COMENTADO

DO DEPOIMENTO PESSOAL E DA CONFISSO SEGUNDO O CDIGO DE PROCESSO CIVIL ARTS. 342 A 354

MSc. LUIZ GUSTAVO LOVATO

SUMRIO

1 DO DEPOIMENTO PESSOAL ......................................................................................... 03 1.1 Diferenas entre depoimento pessoal e interrogatrio ............................................... 04 1.2 Depoimento pessoal: finalidade e procedimento......................................................... 05 2 DA CONFISSO ................................................................................................................. 11 2.1 Natureza jurdica e elementos da confisso ................................................................ 11 2.2 Confisso judicial e extrajudicial ................................................................................. 13 2.3 Casos de invalidade da confisso.................................................................................. 16 2.4 A indivisibilidade da confisso ..................................................................................... 19 REFERNCIAS ..................................................................................................................... 22

1 DO DEPOIMENTO PESSOAL

Depoimento pessoal o meio de prova destinado a realizar o interrogatrio da parte, no curso do processo. Aplica-se tanto ao autor como ao ru, pois ambos se submetem ao nus de comparecer em juzo e responder ao que lhe for interrogado pelo juiz.1 durante o depoimento pessoal que a parte depoente ir ratificar os argumentos apresentados na pea escrita, seja na inicial, na contestao, rplica, enfim, confirmar ou no todos os fatos alegados no decorrer da fase processual postulatria, mas dever se limitar aos pontos controvertidos no processo. Moacyr Amaral dos SANTOS2 diz:
Consiste o depoimento pessoal no testemunho da parte em juzo. Por meio do interrogatrio, a que submetida, sobre os fatos alegados pela parte contrria, e mesmo sobre os fatos por ela prpria aduzidos em seus articulados, visa-se, por um lado, aclar-los, e, por outro, provocar a sua confisso. Esta segunda parte a que caracteriza o depoimento pessoal que, em verdade, instituto destinado a provocar a confisso de parte, ou mesmo a proporcionar-lhe a ocasio para faz-la.

De regra, o depoimento pessoal da parte se d na audincia de instruo e julgamento, mas o juiz pode, de ofcio, em qualquer estado do processo, determinar o comparecimento pessoal das partes, a fim de interrog-las sobre os fatos da causa (art. 342). O interrogatrio diferencia-se do depoimento pessoal por servir exclusivamente para aclarar os fatos da causa, no visando, especificamente, a confisso da parte.

1.1 Diferenas entre depoimento pessoal e interrogatrio

So caracteres prprios do interrogatrio: ser sempre ordenado de ofcio pelo juiz (o depoimento pessoal deve ocorrer a requerimento de parte); pode ocorrer em qualquer fase ou estado do processo enquanto o depoimento pessoal se verifica por ocasio do despacho
THEODORO JNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil. Teoria geral do direito processual civil e processo de conhecimento, vol. I. Rio de Janeiro: Forense, 1999, p. 429. 2 SANTOS, Moacyr Amaral dos. Primeiras linhas de Direito Processual Civil (adaptadas ao novo Cdigo de Processo Civil), 2 vol. So Paulo: Saraiva, 1977, pp. 385/386.
1

saneador art. 331, 2 do CPC devendo ocorrer na audincia de instruo e julgamento; medida urgente e excepcional, podendo ocorrer na audincia de instruo e julgamento ou no, conforme a necessidade; poder ser nico ou vrios, conforme a necessidade e a utilidade.

A sano para a parte que no comparecer ao interrogatrio de pena de confisso ficta, alm de o ato poder ser atribudo pelo julgador como procedimento de m-f, equivalente alterao intencional da verdade dos fatos e de omisso intencional de fatos essenciais ao julgamento da causa (art. 17, II e III do CPC).3

Independentemente de provocao das partes, faculdade do juiz da causa a oitiva do interrogatrio de qualquer das partes, a qualquer tempo no processo antes da sentena terminativa, observados, em tais ocasies, os princpios da ampla defesa e do contraditrio.
O interrogatrio, conquanto tambm possa servir como meio de prova, mecanismo de que se vale o juiz para aclarar pontos do processo que ele repute importantes para a deciso da causa. Durante o interrogatrio, pode sobrevir a confisso da parte, mas no da essncia do interrogatrio, como o do depoimento pessoal, a obteno da confisso. Por causa disto, nada obsta que as partes, indistintamente, faam reperguntas aos interrogados.4

Outros casos de oitiva de partes em momentos do processo diversos daquele estipulado na fase instrutria podem ser conferidos no art. 847 do CPC, que reza que far-se- o interrogatrio da parte ou a inquirio das testemunhas antes da propositura da ao, ou na pendncia desta, mas antes da audincia de instruo se tiver de ausentar-se e/ou se por motivo de idade ou de molstia grave, houver justo receio de que ao tempo da prova j no exista, ou esteja impossibilitada de depor.

Nesse sentido: SANTOS, Moacyr Amaral dos. op. cit.. NERY JNIOR, Nelson e NERY, Rosa Maria de Andrade. Cdigo de Processo Civil comentado e legislao extravagante. So Paulo: Ed. RT, 2003, p. 731.
4

1.2 Depoimento pessoal: finalidade e procedimento

Em relao ao depoimento pessoal, THEODORO JNIOR5 diz que a finalidade desse meio de prova dupla: provocar a confisso da parte e esclarecer fatos discutidos na causa. Pode-se dizer que o objetivo primordial, por se tratar de meio de prova, o esclarecimento dos fatos alegados, sendo que a confisso conseqncia possvel do ato processual, e pode se dar espontnea ou provocadamente durante o depoimento.

Quando o juiz no o determinar de ofcio, compete a cada parte requerer o depoimento pessoal da outra, preferencialmente na inicial ou na contestao, a fim de interrog-la na audincia de instruo e julgamento (art. 343). Tambm poder ocorrer por meio de requerimento, antes do despacho de saneamento, ou at mesmo depois, conforme o desenvolvimento da instruo da causa. A intimao para que a parte comparea para depor dever ser pessoal, em cujo mandado constar que se presumiro verdadeiros sob pena de confisso os fatos contra ela alegados caso no comparea ou, comparecendo, se recuse a depor.

Existe, assim, a necessidade da parte de requerer expressamente a oitiva do depoimento pessoal da parte contrria pois, caso o juiz da causa no entenda necessrio, e no tenha havido tal requerimento, o depoimento pessoal no ocorrer. O momento do depoimento pessoal o da audincia de instruo e julgamento.

O depoimento pessoal das partes, bem como a oitiva de testemunhas fruto direto do princpio processual da oralidade, que tm ligao expressa com a efetividade dos princpio da celeridade e da economia processual. Tanto que imperativa a necessidade de intimao
5

op. cit., p. 429.

pessoal da parte a fim de que esta comparea na audincia para depor (v. art. 340, I do CPC), bem como da necessidade de o mandado explicar as conseqncias da desobedincia a tal ato, o que acarreta a presuno de veracidade dos fatos contra este alegados em caso de no comparecimento ou recusa em depor.
Contudo, observa-se por outro lado um enfraquecimento desses princpios secundrios quanto oralidade, quer no julgamento antecipado, se a questo for exclusivamente de direito ou, revolvendo tambm fatos, no reclamarem prova diversa da escrita (art. 330, I do CPC); quer atravs da prtica freqente de substituio dos debates orais, em audincia, pela entrega de memoriais escritos (art. 454, 3.). Embora as loas sobre a admisso do julgamento antecipado, foroso concluir que a sua utilizao implica afastar-se o juiz de qualquer contato com as partes e seus advogados seno os escritos at ento produzidos.6

A oralidade, portanto, remete a um contato direto do julgador com as partes conflitantes, a fim de, por meio da manifestao direta dessas partes, extrair as concluses guisa de sua experincia pessoal com o depoente, caracterizando, conseqentemente, o princpio da imediatidade. As sanes aplicadas aos intimados a depor em juzo que no comparecem visam a proteger estes princpios da oralidade e da lealdade processual, pois a parte no pode fazer da recusa em depor, ou responder em depoimento, um benefcio a seu favor.
O nus da parte no apenas o de depor, mas o de responder a todas as perguntas formuladas pelo juiz, com clareza e lealdade. [...] Isso quer dizer que o juiz pode, conforme as circunstncias, considerar como recusa de depoimento pessoal o depoimento prestado com omisses ou evasivas.7

A parte ser interrogada na forma prescrita para a inquirio de testemunhas, sendo defeso, a quem ainda no deps, assistir ao interrogatrio da outra parte (art. 344 do CPC). Na forma para a inquirio de testemunhas, ressalte-se, as perguntas so feitas pelo juiz diretamente ao depoente ou, se efetuadas pelos procuradores das partes, so direcionadas ao juiz que as transmite ao depoente na forma como entender pertinente. No so admitidas, via de regra, perguntas efetuadas pela parte ou seu procurador diretamente ao depoente.

6 7

ASSIS, Araken de. Doutrina e prtica do Processo Civil contemporneo. So Paulo: Ed. RT, 2001, p. 65. THEODORO JNIOR, Humberto. op. cit., p. 430.

Ao advogado da prpria parte que est prestando depoimento no permitido formular perguntas. Isto no impede, contudo, sua interveno para pedir ao juiz que esclarea dubiedades ou pontos obscuros no relato do depoente [que necessariamente dever ser reduzido a termo e assinado pelo depoente, pelo juiz e pelos advogados], o que poder ser requerido ao final do interrogatrio, antes de seu encerramento.8

Primeiramente ser ouvido o autor e, posteriormente, o ru, e ambos antes da oitiva das testemunhas (art. 452, II e III do CPC). parte que ainda no deps defesa a permanncia na sala de audincias, sendo que todo depoimento prestado em audincia dever ser reduzido a termo e assinado pela parte depoente, pelos advogados e pelo juiz da causa.

A recusa a depr ocorre quando a parte, sem motivo justificado, deixar de responder ao que lhe for perguntado pelo juiz, ou, respondendo, empregar evasivas. Nesse caso, o juiz, apreciando as demais circunstncias e elementos de prova, declarar, na sentena, se houve recusa de depor (art. 345 do CPC). A ausncia de motivo justificado e plausvel, e tal justificativa e noo de plausibilidade pertencem ao livre convencimento do juiz, na recusa em responder ou no emprego de evasivas pode acarretar as conseqncias do disposto no art. 343, 2 do CPC (pena de confisso ficta), e deve ser expressamente declarado na sentena devidamente fundamentada.

O depoimento pessoal da parte, no podendo a mesma se servir de escritos anteriormente preparados, lhe sendo, contudo, permitida a consulta a notas breves que apenas objetivem completar esclarecimentos (art. 346). Moacyr Amaral dos SANTOS9:
Sujeito do depoimento pessoal, ou depoimento de parte, no pode ser seno quem for parte no processo. Como por ele se visa, especialmente, provocao da confisso, no se compreende possa depor quem no se ache em condies de confessar. Donde, somente quem for parte no feito e tenha capacidade jurdica pode ser constrangido a prestar depoimento.

8 9

id., p. 431. op. cit., p. 386.

O depoimento pessoal, diferentemente da confisso, no pode ser feito por procurador, pois de carter pessoal. Em relao capacidade da parte, pode depor somente quem possa confessar, por ser este um dos objetivos do depoimento pessoal.

O impedimento consulta de escritos previamente preparados visa impedir o depoimento forjado, induzido, a fim de ocultar a verdade dos fatos, ou distorc-la, por meio prprio ou com o auxlio de terceiros. O poder de persuaso do depoimento, no esprito do julgador, deve ter como nica linguagem a expresso comunicada diretamente pela parte, oralmente, por escrito (CPC 151 III) ou por intermdio de intrprete (CPC 151 II).10 A consulta a breves notas permitida quando se fizer absolutamente necessria em face da natureza e circunstncias do fato sobre o qual versar a pergunta.

A parte no pode ser obrigada a responder em depoimento a respeito de fatos criminosos ou torpes, que lhe forem imputados, bem como fatos a cujo respeito, por estado ou profisso, deva guardar sigilo (art. 347 do CPC). Nesses casos, direito da parte escusar-se a depor, cabedo-lhe resolver se se aproveita ou no do benefcio. Mas, para valer-se deste, dever comparecer, manifestando a sua vontade nesse sentido ao juiz, que apreciar as razes deduzidas e decidir se estas se agasalham no dispositivo aludido11

Trata-se de exceo obrigao de a parte responder no depoimento pessoal. O inciso I do art. 347 do CPC (fatos criminosos ou torpes) tem ligao direta com o crime, ou seja, com a conduta penalmente tipificada, e encontra guarida na mxima processual penal de que ningum ser obrigado a produzir prova contra si mesmo em questes criminais.

10 11

NERY JNIOR, Nelson. op. cit., p. 734. SANTOS, Moacyr Amaral dos. op. cit., p. 390.

Ainda com ligao direta ao Direito Penal, o inciso II do art. 347 do CPC se refere ao dever do sigilo profissional, devidamente previsto no art. 154 do Cdigo Penal - CP, que reza: revelar algum, sem justa causa, segredo, de que tem cincia em razo de funo, ministrio, ofcio ou profisso, e cuja revelao possa produzir dano a outrem: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, ou multa. Tal descreve, mais uma vez, o fato de que o Poder Pblico no pode obrigar o cidado a produzir provas que o incriminem, sendo que, no caso do inciso em questo, a prpria produo da prova constitui crime em face da conduta penalmente tipificada. Conseqentemente, ao obrigar que o depoente responda sobre fatos aos quais deva, por lei, guardar sigilo profissional, o Poder Pblico estaria obrigando a parte a cometer um crime, motivo pelo qual a obrigao, nesses casos, vedada pelo ordenamento jurdico.

Vrios so os dispositivos legais, alm do CPC, que trazem estes tipos de situaes em depoimentos. O Cdigo Civil, por exemplo, em seu art. 299, reza que ningum pode ser obrigado a depor sobre fato a cujo respeito, por estado ou profisso, deva guardar segredo; a que no possa responder sem desonra prpria, de seu cnjuge, parente em grau sucessvel, ou amigo ntimo; ou que o exponha, ou s pessoas referidas no inciso antecedente, a perigo de vida, de demanda, ou de dano patrimonial imediato.

Essa disposio no se aplica s aes de filiao, de desquite e de anulao de casamento, pois sempre que for inquirir pessoas a respeito de questes de famlia, o juiz deve alertar o depoente de que no obrigado a depor sobre fatos que possam comprometer a moral dos seus. A lei no impe aos filhos a desumana obrigao de testemunhar contra os

pais (RTJRS 27/50)12. Tratam-se de casos de ordem pblica, que se regem pelo princpio inquisitivo, que confere ao juiz o mais amplo poder de apurar a verdade13.

2 DA CONFISSO

12 13

NERY JNIOR, Nelson. op. cit., p. 734. Nesse sentido: SANTOS, Moacyr Amaral dos. op. cit..

H confisso, quando a parte admite a verdade de um fato, contrrio ao seu interesse e favorvel ao adversrio (art. 348 do CPC). a admisso, por parte do prprio depoente, da verdade de fato controverso existente no processo, e contrrio ao seu interesse pessoal. O depoente confirma o fato que anteriormente negava, ou, pelo menos, no confirmava, e que favorece a pretenso da parte contrria na lide. THEODORO JNIOR14 complementa:
Para bem se alcanar o conceito desse meio de prova, deve-se recorrer definio extrada dos clssicos ensinamentos de Joo Monteiro e Lessona, aproximadamente, nos seguintes termos: confisso a declarao, judicial ou extrajudicial, provocada ou espontnea, em que um dos litigantes, capaz e com nimo de se obrigar, faz da verdade, integral ou parcial, dos fatos alegados pela parte contrria, como fundamentais da ao ou da defesa.

Por meio da confisso, uma das partes, capaz de obrigar-se, declara expressamente serem verdadeiros os fatos, ou alguns fatos, alegados pelo adversrio. o reconhecimento da verdade, integral ou parcial, desses fatos, feita pela parte que no visa beneficiar-se deles, exonerando o adversrio do nus de prov-los.15

2.1 Natureza jurdica e elementos da confisso

A confisso tem sua natureza jurdica como meio de prova, pois os fatos confessados pelo litigante so tidos como provados, pelo reconhecimento que deles este faz como verdadeiros. No dependem de prova ao fatos afirmados por uma parte e confessados pela parte contrria (art. 334, II do CPC).

Na confisso se compreendem trs elementos inseparveis, que dizem respeito ao seu objeto (elemento objetivo), ao seu sujeito (elemento subjetivo) e inteno que o anima a produz-la16.

14 15

op. cit., p. 432. Nesse sentido: SANTOS, Moacyr Amaral dos. op. cit.. 16 idem.

Pelo elemento objetivo, somente os fatos so suscetveis de prova, e no o direito, e esses devem ser: prprios e pessoais do confitente; favorveis parte que o invoca e desfavorveis ao confitente; suscetveis de renncia do prprio direito pelo confitente, ou seja, devem ser relativos a direitos disponveis; de natureza que sua forma no reclame forma especial.

Segundo o elemento subjetivo, a confisso deve ser prestada pela prpria parte, capaz de obrigar-se, resultando na renncia a um direito por conseqncia do reconhecimento da verdade de um fato, e pode ser feita por procurador com poderes especiais para confessar. inadmissvel a confisso do juridicamente incapaz, mesmo por seu representante legal.

Com relao ao elemento intencional, a confisso pressupe a vontade de dizer a verdade quanto aos fatos, voluntariamente, no podendo ser viciada por erro, dolo ou coao.

A confisso no vlida se feita em desobedincia forma exigida pela lei (art. 107 do CC), ou, ainda, pode o negcio jurdico em que se deu a confisso extrajudicial ser declarado nulo em virtude de fraude, simulao ou confisso no verdadeira (art. 167, 1, II do CC).

A confisso no pode ser confundida com o reconhecimento jurdico do pedido (art. 269, II do CPC), pois este se refere ao reconhecimento da procedncia do pedido do autor em toda a sua extenso pelo ru, enquanto aquela somente afeta, na sua condio de meio de prova, o livre convencimento do juiz em relao aos fatos controversos. Diante da confisso plena do fato bsico da pretenso do autor, assim como na hiptese de confisso ficta (recusa

de depoimento pessoal), o juiz pode dispensar as demais provas e enfrentar logo o mrito da causa, proferindo a sentena definitiva.17

2.2 Confisso judicial e extrajudicial

A confisso pode ser judicial ou extrajudicial, se obtida atravs do procedimento judicial (depoimento em audincia junto ao juiz, com a parte devidamente acompanhada de advogado) ou fora do processo e trazida a este a posteriori.

A confisso extrajudicial, todavia, no pode ser fruto de obteno ilcita, ou fruto da rvore envenenada, como reza a doutrina processual penal brasileira, sob pena de no ser validada judicialmente para ter plena eficcia dentro do processo. composta por declaraes extrajudiciais, escritas ou verbais, tendo por objeto a confisso de um fato, ainda que seja o fato da concluso de um negcio jurdico. [...] Quando feita por escritura ou outro documento pblico, diz-se autntica; se feita verbalmente ou por escrito particular, diz-se particular18, e dever ser ratificada em audincia, pela parte ou por testemunhas, a fim de ser judicializada.

A confisso extrajudicial, feita por escrito parte ou a quem a represente, tem a mesma eficcia probatria da judicial; feita a terceiro, ou contida em testamento, ser livremente apreciada pelo juiz (art. 353 do CPC). Todavia, quando feita verbalmente, s ter eficcia nos casos em que a lei no exija prova literal.

17 18

THEODORO JNIOR, Humberto. op. cit., p. 433. SANTOS, Moacyr Amaral dos. op. cit., pp. 384/385.

Essa confisso extrajudicial, para ter a mesma eficcia probatria da judicial, deve ser feita mediante reconhecimento de firma por tabelio (f pblica) ou confirmada pela parte ou por percia grafodocumentoscpica em juzo. Na verdade, todas as confisses sero valoradas e apreciadas livremente pelo juiz. A lei aqui quer significar, apenas, que a prpria existncia da confisso extrajudicial, nos casos que especifica, ser considerada pelo juiz19.

Os requisitos para os casos em que a lei exige forma literal esto elencados no art. 215 do CC, que trata da escritura pblica.

A confisso judicial pode ser espontnea ou provocada. Da confisso espontnea, tanto que requerida pela parte, se lavrar o respectivo termo nos autos; a confisso provocada constar do depoimento pessoal prestado pela parte (art. 349 do CPC).

Moacyr Amaral dos SANTOS20 diz que a confisso judicial espontnea geralmente feita por petio e por isso tambm conhecida por confisso por petio. A segunda [provocada] resulta de depoimento pessoal da parte. A confisso judicial pode ser, ainda, expressa ou tcita (esta tambm conhecida como ficta ou presumida, resultante da recusa da parte em depor), simples ou qualificada (se a parte reconhece puramente como verdadeiros os fatos, ou se acrescenta confisso divergncias sobre a natureza jurdica dos fatos alegados pela parte contrria). Em relao confisso qualificada, ou complexa, estas do lugar ao problema da indivisibilidade da confisso.

19 20

NERY JNIOR, Nelson. op. cit., p. 737. op. cit., p. 384.

A confisso judicial espontnea admitida em qualquer fase do processo, mesmo em juzo superior, podendo ser oral em audincia (devidamente reduzida a termo) ou por petio assinada pela prpria parte ou por procurador com poderes especiais para tanto.

A distino feita pelo legislador entre confisso espontnea ou provocada fruto da sua origem, pois pode ser feita de livre e espontnea vontade ou ser induzida por meio de perguntas formuladas pelo juiz parte. Em ambos os casos, o depoente confessa espontaneamente pois, caso no o fosse, poderia se chegar concluso de que confisso provocada e no espontnea aquela que se d mediante fora ou tortura, dois institutos rechaados por todo o ordenamento jurdico brasileiro. Nas palavras de THEODORO JNIOR21:
A confisso judicial subdividida pelo Cdigo (art. 349) em: I espontnea: a que resulta de iniciativa do prprio confidente, que dirige petio nesse sentido ao juiz, manifestado seu propsito de confessar. Deve, em seguida, ser reduzida a termo nos autos (art. 349); II provocada: a que resulta de depoimento pessoal, requerido pela parte contrria, ou determinado, ex officio, pelo juiz. Esta no pode ser prestada por mandatrio.

A confisso poder se dar por mandatrio com poderes especiais para confessar em nome da parte, especificamente, sem os quais a confisso invlida. O advogado tambm pode confessar em nome da parte, mas somente com poderes especiais para tal descritos na procurao, consoante reza o art. 38 do CPC: a procurao geral para o foro, conferida por instrumento pblico, ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, salvo para receber citao inicial, confessar, reconhecer a procedncia do pedido [...].

21

op. cit., p. 434 (grifo do autor).

Em caso de litisconsrcio, os litisconsortes sero considerados, em suas relaes com a parte adversa, como litigantes distintos, e os atos e as omisses de um no prejudicaro nem beneficiaro os outros (art. 48 do CPC), o que remete, inclusive, aos efeitos da confisso. A confisso judicial faz prova contra o confitente, no prejudicando, todavia, os litisconsortes (art. 350 do CPC). O confitente deve ser o nico prejudicado pelo ato de sua confisso, consoante o disposto no art. 48 do CPC, sendo que o efeito da mesma no irradia aos litisconsortes. NERY JNIOR22 diz:
A ausncia de contestao implica o reconhecimento da veracidade dos fatos alegados na inicial (CPC 302 e 319). Em sendo assim, seria curial que se aplicasse ao confitente os efeitos da revelia. Contudo, a revelia no induz seus efeitos se houver pluralidade de rus e se um deles contestar a ao (CPC 320 I), justamente para que se cumpra o que consta no caput deste artigo ora comentado.

Nas aes que versarem sobre bens imveis ou direitos sobre imveis alheios, a confisso de um cnjuge no valer sem a do outro, o que remete a um instituto semelhante ao da outorga uxria, pois, em se tratando do patrimnio do casal ou de terceiros, a lei visa a evitar fraudes, tanto no processo como nos fatos gerais da vida. Outro exemplo o art. 1.647, I do CC: ressalvado o disposto no art. 1.648, nenhum dos cnjuges pode, sem autorizao do outro, exceto no regime da separao absoluta alienar ou gravar de nus real os bens imveis.

2.3 Casos de invalidade da confisso

No vale como confisso a admisso, em juzo, de fatos relativos a direitos indisponveis (art. 351 do CPC). requisito de validade para os efeitos da confisso no processo que os fatos confirmados digam respeito a direitos disponveis, sendo considerados indisponveis os que versam sobre os direitos fundamentais do homem, como a sade, a vida,

22

op. cit., p. 736.

a liberdade, a cidadania, o estado familiar, nacional, social da pessoa23. Complementarmente, o art. 213 do CC: no tem eficcia a confisso se provm de quem no capaz de dispor do direito a que se referem os fatos confessados; e o disposto sobre a revelia no CPC, que tambm probe seus efeitos quando se tratar de direito indisponvel (art. 320, II).

A confisso, quando emanar de erro, dolo ou coao, pode ser revogada por ao anulatria, se pendente o processo em que foi feita ou por ao rescisria, depois de transitada em julgado a sentena, da qual constituir o nico fundamento (art. 352 do CPC). Nesses casos, cabe ao confitente o direito de propor a ao, que, uma vez iniciada, passa aos seus herdeiros.

O objetivo no revestir um erro judicial, que a confisso em desacordo com a vontade real do depoente ou com a verdade dos fatos, de um carter permanente. THEODORO JNIOR24 relata que corolrio dessa plena eficcia da confisso a sua irretratabilidade [...]. Somente quando provar vcio de consentimento (erro, dolo ou coao) poder a parte pleitear revogao da confisso. E com o mesmo mote podemos encontrar a redao do art. 372, pargrafo nico do CPC, que trata da prova documental emanada por meio de erro, dolo ou coao.

O CC descreve a conceituao de erro substancial que torna o negcio anulvel como sendo aquele que ocorre quando interessa natureza do negcio, ao objeto principal da declarao, ou a alguma das qualidades a ele essenciais; quando concerne identidade ou qualidade essencial da pessoa a quem se refira a declarao de vontade, desde que tenha infludo nesta de modo relevante; ou quando, sendo de direito e no implicando recusa
23 24

id., p. 736. op. cit., p. 434.

aplicao da lei, for o motivo nico ou principal do negcio jurdico (art. 138). O erro de fato ou de direito, sendo que o ltimo no constitui fundamento para a revogao da confisso, devendo ser substancial, ou seja, dizer respeito ao objeto principal da declarao, natureza do objeto, s qualidades essenciais do objeto ou a qualidades essenciais da pessoa25.

Em relao ao dolo, este pode ser uma fraude que faz com que a parte efetue a confisso de modo diverso que faria normalmente ou, no caso de omisso dolosa, o silncio intencional de uma das partes a respeito de fato ou qualidade que a outra parte haja ignorado, provando-se que sem ela a confisso no seria efetuada (arts. 146 e 147 do CC).

A coao, para viciar a declarao da vontade, h de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considervel sua pessoa, sua famlia, ou aos seus bens (art. 151 do CC). a coao irresistvel.

As opes do confitente que depusera sob erro, dolo ou coao para invalidar o ato da confisso, segundo o artigo, so a ao anulatria (v art. 486 do CPC), se o processo em que confessou ainda estiver pendente, e a ao rescisria, caso a lide j tenha feito coisa julgada. Em relao rescisria, existe a previso legal do art. 485, IX e 1 do CPC, que descreve que a sentena de mrito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando fundada em erro de fato, resultante de atos ou de documentos da causa, e que h erro quando a sentena admitir um fato inexistente, ou quando considerar inexistente um fato efetivamente ocorrido.

A ao que visa a desconstituir o depoimento confitente de carter personalssimo, e somente pode ser proposta pelo depoente.

25

Nesse sentido: SANTOS, Moacyr Amaral dos. op. cit..

Se a anulatria ou rescisria, eventualmente, tiver sido postulada com base em vcio social, ao terceiro interessado, Fazenda, ao MP cabe o direito ao (CC 168, 167 2 e 161; CC 1916 146, 105 e 109). Se o caso era de declaratria de nulidade, tambm entendemos no ser o caso de se restringir o direito de ao apenas ao confitente, posto que nesse caso o interesse pblico deve prevalescer, no sendo de interesse exclusivo do confitente o ajuizamento da ao.26

Os direitos de continuar a ao j iniciada pelo confitente, anulatria ou rescisria, so transmitidos aos seus herdeiros.

2.4 A indivisibilidade da confisso

A confisso , de regra, indivisvel, no podendo a parte, que a quiser invocar como prova, aceit-la no tpico que a beneficiar e rejeit-la no que lhe for desfavorvel. Cindir-se-, todavia, quando o confitente lhe aduzir fatos novos, suscetveis de constituir fundamento de defesa de direito material ou de reconveno (art. 354 do CPC).

A indivisibilidade da confisso fruto direto da sua natureza como meio de prova, pois, como se trata do reconhecimento da veracidade de um fato alegado contra a pessoa do depoente, este no pode se eximir de todas as suas conseqncias. Ao confessar um fato, a parte pode pretender simplesmente que o reconhecimento de sua veracidade favorea tambm seu interesse, aduzindo fatos novos que possam corroborar suas alegaes.27

Nas palavras de THEODORO JNIOR28:


A questo da indivisibilidade da confisso, no entanto, no pode ser examinada sem se atentar para as regras do nus da prova. Assim, se o ru, ao confessar, tem o nus de provar fato extintivo ou modificativo de direito do autor, sua confisso pode perfeitamente ser cindida. Isto porque, ao proferir a tese de defesa indireta, o ru admite a
26 27

NERY JNIOR, Nelson. op. cit., p. 737. id., p. 738. 28 op. cit., p. 435.

veracidade do fato constitutivo do direito do autor e assume nus processual de provar o outro fato impeditivo, extintivo ou modificativo (art. 333, n II). [...] H, pois, de distinguir entre a confisso pura (a que se relaciona apenas com os fatos arrolados pelo autor) e a confisso qualificada (a que se reconhece alguns fatos do autor mas aduz outros que lhe cessam ou restringem a eficcia).

Entretanto, aconfisso poder ser divisvel quando, confisso do fato que lhe desfavorvel, o confitente acrescentar fatos novos, capazes de servir de fundamento de defesa de direito material ou de reconveno.29 Esses fatos novos seriam aqueles ainda no pertencentes causa, no aludidos nos autos, e que interessam para a justa composio da lide.

Mas se os aditamentos ao fato confessado consistem em fatos j pertencentes causa e sejam fundamento expresso de defesa ou de reconveno, as declaraes do confitente so incindveis, para serem apreciadas no conjunto das provas.30 Fundamentos expressos de defesa ou de reconveno so considerados aqueles referentes aos fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor (art. 333, II do CPC).

Pontes de MIRANDA31 descreve as adies e limitaes da confisso:


Cumpre que se no confundam com a confisso as adies e limitaes. Mas h adies limitativas, ou ressalvas, que qualificam a confisso. As adies podem ser: a) simplesmente esclarecedoras, sem efeitos jurdicos (Posso imaginar o prazer que voc vai ter ao saber que fiz essa confisso); b) ou ressalvante, como se depois de admitir um, ou alguns, ou todos os fatos, ressalva a eficcia objetiva da confisso, afirmando fato que o restringe ou os restringe, em quantidade ou qualidade. (Recebi os cruzeiros de que A fala, porm ele j me devia tantos mil; Recebi a casa de A a 2 de janeiro, mas sem ser locatrio, s a ttulo de amizade, embora eu lhe pagasse luz, gs e impostos); c) ou afirmativas de exceo (Recebi tantos mil cruzeiros, devia pag-los a 2, porm obtive moratria de ano); d)

SANTOS, Moacyr Amaral dos. op. cit., p. 393. idem., p. 394. 31 MIRANDA, Pontes de. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, tomo IV. Rio de Janeiro: Forense, 2001, p. 335.
30

29

excludente de fato jurdico (Comprei a A um relgio por trs mil cruzeiros, todavia no era este).

Trata-se da confisso qualificada, que dever ser valorada como um todo pelo julgador, no podendo ser cindida, pois aceit-las em parte e repel-la gratuitamente quanto ao seu restante, equivaleria atribuir-se a quem confessou afirmao diversa e talvez oposta que realmente disse ou quis dizer.32

32

SANTOS, Moacyr Amaral dos. op. cit., p. 393.

REFERNCIAS

ASSIS, Araken. Doutrina e Prtica do Processo Civil Contemporneo. So Paulo: Ed. RT, 2001. CARNELUTTI, Francesco. Instituies do Processo Civil, Volume I. Campinas: Servanda, 1999. MIRANDA, Pontes de. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, tomo IV. Rio de Janeiro: Forense, 2001. NERY JNIOR, Nelson e NERY, Rosa Maria de Andrade. Cdigo de Processo Civil comentado e legislao extravagante. So Paulo: Ed. RT, 2003. SANTOS, Moacyr Amaral dos. Primeiras linhas de Direito Processual Civil (adaptadas ao novo Cdigo de Processo Civil), 2 vol. So Paulo: Saraiva, 1977. THEODORO JNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil. Teoria geral do direito processual civil e processo de conhecimento, vol. I. Rio de Janeiro: Forense, 1999.

Das könnte Ihnen auch gefallen