Sie sind auf Seite 1von 3

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

A escravido no nosso passado colonial, mesmo aps a sua abolio, deixou seqelas. E uma delas a diferena de renda entre negros e brancos. Ao falarmos sobre a diferena de renda entre brancos e negros, claro que faremos meno escravido, porm devemos tomar certos cuidados. Se falarmos que uma consequncia direta, trataremos o processo histrico como imutvel. O tempo passou e nada mudou? Ser que o negro no tentou vencer esta barreira e ascender socialmente? Estas dvidas podero ficar na mente dos alunos. Podemos at dizer: Olha, houve a abolio da escravido, porm no houve polticas capazes de inserir realmente o negro na sociedade. Os negros foram atirados no mundo dos brancos sem nenhuma indenizao, garantia ou assistncia. A grande maioria deslocou-se para as cidades, onde os aguardavam o desemprego e uma vida marginal. convincente? , porm no explica totalmente o problema em si. Falando como professor e ministrando este tema, o aluno pode questionar no que diz diferena salarial: Isso racismo, preconceito. Se fosse isso mesmo, o problema at que poderia ser enfrentado na delegacia de polcia ou na Justia. Para entender por que os negros ganham menos, preciso ir gnese do problema. Em primeiro lugar est o fator escolaridade. Segundo pesquisas, o tempo mdio de estudo de um jovem branco com 25 anos de 8,4 anos, enquanto o negro na mesma idade passou 6,1 anos na escola. A diferena fica clara quando se repara o currculo escolar. Considerando que um branco e um negro comearam juntos na 1 srie do ensino fundamental, o branco vai at o 1 ano do colegial e o negro abandona a escola na 6 srie. Como cada ano de estudo na vida de uma pessoa gera acrscimos em sua renda, a defasagem escolar torna-se o primeiro obstculo para a conquista de uma melhor remunerao.

1 de 3

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

O aluno pode pensar: Poxa, o negro no gosta de estudar? Iremos dizer que os negros estudam menos porque a renda da sua famlia mais baixa. Por ser mais baixa , eles so obrigados por esta circunstncia financeira a interromper os estudos mais cedo para ajudar no oramento de casa. Trata-se de um crculo vicioso difcil de ser rompido. Como so mais pobres, os negros estudam menos. Como estudam menos, permanecem na pobreza. A origem da pobreza seria a excluso que sofreram ao longo dos anos e poderamos encaixar este assunto com todo o processo de escravido e abolio, a qual, como j dito, no se preocupou na integrao do negro sociedade. Em sntese, existe uma diferena de retribuio salarial entre negros e brancos no Brasil e que essa diferena resultado de um tratamento desigual da sociedade em relao a essas duas etnias. Uma das manifestaes desse tratamento desigual a diferena de escolaridade entre brancos e negros. Os alunos poderiam perguntar: Ah, e como resolver este problema? At que poderamos dar suposies, porm precisamos de fatos , ideias. Muitos estudiosos acreditam que a melhor maneira de reduzir a desigualdade entre negros e brancos estabelecer cotas para negros nas escolas e no mercado de trabalho. Com base nesta afirmao, poderamos deixar para os educandos responderem quais so os aspectos positivos e negativos disso. Tudo bem que o presente reflete (no piamente) o que ocorreu no passado, mas para no cairmos, como dito no enunciado da questo (..certa teleologia ao revs, ou seja, vamos dando sentido ao passado pelo presente...), necessrio buscamos os antecedentes, fatores e causas de determinado assunto. preciso consultar as fontes. Tambm no podemos cair no reducionismo, no maniquesmo e no anacronismo, que um equvoco que consiste em interpretar os perodos histricos de acordo com os valores de nossa poca. Se for falar sobre escravido, a viso que temos hoje diferente daquele perodo, pois, para a justificar, a classe dominante difundiu a ideia da superioridade do branco sobre o negro.

2 de 3

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Em resumo, se formos elencar um elemento fundamental do mundo socialpoltico que comprometeu desenvolvimento do Estado brasileiro foi a noinsero do negro sociedade aps a abolio da escravido.
Nome: Ricardo Azevedo Sousa Licenciado em Histria pela Universidade Cidade de So Paulo. UNICID Ps- graduando e m Histria pela Universidade Estadual de Ca mpinas UNICAMP Professor efetivo nas redes estadual e municipal de So Paulo

3 de 3

Das könnte Ihnen auch gefallen