Sie sind auf Seite 1von 2

FICHAMENTO PET Nome: Ana Cludia da Silva Rodrigues Texto: REVEL, Jacques. Microanlise e construo do social.

. In: REVEL, Jacques (org.). Jogos de escalas. A experincia da microanlise. Rio de Janeiro: Editora da Fundao Getlio Vargas, 1998. pp. 34-38. P. 34 Revel chega ao fim de sua exposio constatando que alguns micro-historiadores recorreram a diferentes mtodos de construo das suas narrativas. Essa escrita que se diferencia da forma historiogrfica atual, pode ser exemplificada pela obra O queijo e os vermes de Ginzburg, que construda literariamente como um inqurito.

P. 34-35 Depois de citar outros exemplos desse mtodo, o autor passa analis-los. Ele afirma que essa no foi a primeira vez em que historiadores acadmicos se utilizam de recursos literrios, e retoma trabalhos do sculo XIX e incio do XX. E ao comparar esses procedimentos dos micro-historiadores com o da historiografia tradicional, Revel constata, que de maneira geral, os acadmicos tentam demonstrar de maneira emprica que sua narrativa condizente com a verdade. J os micro-historiadores guiam sua escrita de maneira que repassam ao leitor a construo do seu objeto de pesquisa, associando a interpretao que o autor fez em sua construo.

P. 35 O autor retoma apresentando que durante muito tempo no foi de preocupao da historiografia manter um questionamento sobre a forma de compor sua escrita especfica, no que concerne a sua construo. Segundo Revel a escrita histria era visto somente como um formulrio escrito de um trabalho cientfico. 1

P. 36 Logo, o autor afirma a mudana ocorrida, que aponta para o questionamento que agora feito forma de exposio e ao contedo estudado. Tendo, segundo Revel, os microhistoriadores um papel central nesse processo, j que para eles a escolha da narrativa est associada a forma de experimentao dos prprios procedimentos da pesquisa.
1

Cf. Revel, 1998, p. 35.

P. 36-37 O autor afirma ento, que o problema da anlise histrica se volta agora para a escala do micro. E essa mudana de escala permitiu que houvesse um processo de estranhamento em relao aos modelos interpretativos que dominavam sobre a historiografia.

P. 37 O autor afirma que a mudana de escala permite que o historiador reconhea seu papel de escolha dentro da realidade, escolha do objeto e do mtodo de estudo dentre as opes existentes. E por isso, Revel cita o problema que existe na formulao dessa escolha, e exemplifica isso citando novos mtodos de escrita biogrfica que passaram a existir.

P. 38 Ao lanar esse questionamento, o autor afirma que mesmo os objetos de estudo de carter biogrfico, podem e devem ser questionados. Fazendo parte tambm de uma formulao que exige escolhas, tentativas, e tomadas de posio diante de uma infinidade de meios pelos quais se podem seguir a pesquisa. Por fim, o autor afirma que todos esses mtodos por ele apresentado tambm podem guiar a anlise macro-histrica. Ao passo que a partir dela podemos nos enveredar numa anlise micro, sendo essa variao de escala fundamental para uma melhor construo histrica. Variao essa, que segundo o autor, a grande lio da micro-histria.

Das könnte Ihnen auch gefallen