Sie sind auf Seite 1von 6

1 Diabetes mellitus A. Descrio 1.

A diabetes mellitus um distrbio do metabolismo de carboidrato resultante da deficincia ou da resistncia insulina disponvel, sendo caracterizada pela hiperglicemia. 2. classificada como: a . DMID ou Diabetes Mellitus Insulino Dependente Tipo I, responsvel por 5 a 10% dos casos, caracterizado pela deficincia de insulina e pelo risco de cetose. b. DMNID ou Diabetes Mellitus No Insulino Dependente Tipo II, responsvel por 90% dos casos, caracterizada por defeitos na liberao e uso da insulina, resistncia insulina e pequeno risco de cetose. c. Tolerncia Glicose Comprometida: um estgio assintomtico, subclnico, caracterizado por um nvel de glicemia que normal, mas no atende aos critrios diagnsticos para diabetes. d. Diabetes Gestacional: uma intolerncia transitria Glicose, durante a gestao, e que regride aps o parto; associada com o crescente risco de desenvolvimento da diabetes posteriormente na vida. e. Diabetes mellitus associada com outros distrbios: intolerncia glicose causada por outras doenas, medicamentos ou agentes. B Etiologia e Incidncia 1. A DMID ocorre tipicamente em pessoas com idade inferior a 25 anos; sua causa exata desconhecida, mas pode resultar de um processo auto-imune, possivelmente ativado por vrus, tendo os fatores genticos uma participao. 2. A DMNID afeta mais comumente pessoas com idade superior a 40 anos; os fatores causais incluem obesidade e suscetibilidade gentica. 3. A Diabetes Mellitus (DM) afeta aproximadamente 6% da populao americana (cerca de onze milhes de pessoas) e a terceira causa de morte por doena. C Fisiopatologia e tratamento 1. Na DM , secreo de insulina desproporcional aos nveis de glicose sangunea , como resultado de : a. Deficincia na produo de insulina pelas clulas Beta. b. Falta de secreo adequada de insulina em resposta a um nvel alto de glicemia.

2 2. Regulao ineficaz na liberao de hormnio na clula alfa e beta causa gliconeognese, resultando na mobilizao, em vez do armazenamento, de protenas e gorduras. 3. A falta de um nmero adequado de receptores de insulina sobre as superfcies celulares compromete a absoro de glicose pelas clulas, resultando em um nvel excessivo de glicose no sangue. 4. As complicaes agudas da DM incluem: a. Cetoacidose diabtica (CAD) : hiperglicemia e acidose grave, resultando de uma combinao da deficincia de insulina (relativa ou absoluta) e nveis aumentados de hormnios antagnicos de insulina (Glucagon, Cortisol, GH, epinefrina), associada com o fracasso de tomar insulina segundo a prescrio, com diagnstico recente de diabetes DMID ou com estresse fsico aumentado (por exemplo, infeco, cirurgia). b. Coma Hiperglicmico Hiperosmolar No Cettico (CHHNC) : uma combinao de hiperglicemia grave e hiperosmolalidade com pequena ou nenhuma acidose, acontecendo mais frequentemente em adultos com diabetes no-diagnosticada ou DMNID, e associada com o estresse ( por ex: infeco, cirurgia, hiperalimentao) ou ingesto de certos medicamentos (por ex: diurticos tiazdicos, glicocorticides, fenitona, simpaticomimticos). C. Hipoglicemia: insulina excessiva taxa de glicemia, associada com o uso excessivo de agentes hipoglicmicos ( insulina, agentes orais), hipoglicmicos (insulina, agentes orais), diminuio da ingesto alimentar, aumento da atividade fsica, consumo excessivo de lcool, ou insuficincia renal (secundria diminuio da degradao de insulina). 5. A DM tambm pode produzir complicaes crnicas, incluindo: a. Microangiopatia: espessamento da membrana basal capilar, mais proeminentemente na retina e no glomrulo. b. Macroangiopatia: alteraes aterosclerticas aceleradas pelas anormalidades lipdicas exacerbadas pelo elevado nvel de glicemia. c. Neuropatias : funo anormal do nervo, possivelmente causada pela alterao no sistema enzimtico, afetando as bainhas nervosas ou a funo da clula neurolgica. d. Suscetibilidade aumentada infeco, resultante da capacidade comprometida dos granulcitos em responder aos agentes infecciosos.

3 D Achados do histrico 1- As manifestaes clnicas da DM incluem: a. Poliria, polidipsia e polifagia b. Perda de peso c. Fadiga e fraqueza d. Distrbio visual c. Infeces recorrentes da pele , da vulva e do trato urinrio. 2. O diagnstico baseado no nvel de glicemia em jejum igual ou acima de 126 mg/dl ou nvel de glicemia ps-prandial acima de 200 mg/dl medidos em mais de uma ocasio (com sintomas clssicos poliria, polidipsia e perda no-explicada de peso); os testes de tolerncia glicose oral so raramente recomendados para o diagnstico. TABELA valores de glicose plasmtica em mg/dl para diagnstico de diabetes mellitus e seus estgios pr-clnicos ____________________________________________________________ Categoria 2h aps 75g Casual* de glicose ____________________________________________________________ Glicemia normal <100 <140 Jejum

Tolerncia glicose Diminuda Diabetes mellitus

>100 a <126

140 a <200

126

200

200 *

* (Casual com sintomas clssicos poliria, polidipsia e perda no-explicada de peso);

a. Hemoglobina glicosilada (inclui hemoglobina A1C), para avaliar a mdia da glicemia nos 2 a 4 meses anteriores. b. Outras protenas glicosiladas (albuminas e frutosamina srica), para avaliar o controle de glicemia em mais de uma a trs semanas anteriores. c. Testes urinrios para acar (aleatrio, urina 24 horas) e cetonas.

4 4. As manifestaes clnicas e os achados laboratoriais na CAD incluem: a. Desidratao b. Taquicardia c. Respiraes de Kussmaul. d. Hlito cetnico e. Nvel de conscincia (NDC) diminudo f. Distrbios GI (nusea, vmito, dor abdominal) g. Nvel de potssio srico aumentado h. Valores da Gasometria arterial (GSA) indicando acidose 5. Coma Hiperglicmico Hiperosmolar No Cettico (CHHNC) caracterizado por: a. Desidratao b. NDC diminudo c. Taquicardia d. Hipotenso e. Glicemia >700mg/dl f. Osmolalidade sangunea >330mOsm/Kg. g. Ausncia de cetose, mas possivelmente uma acidose ltica suave. h. Azotemia i. Distrbios eletrolticos (hipernatremia, hipocalemia) 6. As manifestaes de hipoglicemia incluem: a. Glicemia <70mg/dl. b. Pele mida , fria ou plida. c. Taquicardia. d. Tremor, parestesia, confuso. e. Cefalia, progredindo para perda de conscincia ou convulses. E. Diagnsticos de Enfermagem 1. Estratgias ineficazes de resoluo individual 2. Dficit de conhecimento 3. No adeso. F. Prescrio e implementao 1. Avaliar o conhecimento do cliente e dos membros da famlia ou pessoas significativas, sobre a diabetes e seu tratamento, e desenvolver um plano de ensino individualizado que compreenda (conforme apropriado): a. Possveis causas e conceitos fisiopatolgicos bsicos. b. Uso de hipoglicemiantes orais na DMNID para baixar o nvel de glicemia pela estimulao da liberao de insulina das clulas beta funcionantes e pelo aumento da sensibilidade celular insulina.

5 c. Utilizar a insulina na DMID (ou DMNID no controlada com hipoglicmicos orais), que a reposio para a insulina endgena. d. Tcnicas para os mtodos de monitorizao prescritos: glicemia, glicosria ou cetonas; incluindo freqncia, cuidado e descarte do equipamento, manuteno do registro e relato dos resultados. e. As modificaes dietticas prescritas: tipicamente pobres em gordura, colesterol e sdio, e ricas em fibras, com base no sistema de substituio alimentar desenvolvido pela American Diabetes Association ou algum outro plano de alimentao estruturado e com nfase em horrios de refeio e quantidades de alimento consistentes. f. Um programa de exerccios apropriado. g. Medidas de segurana e higiene: cuidado e proteo com os ps, cuidado com as pequenas feridas, a importncia de um carto clnico de identificao, evitar as substncias txicas (por exemplo: lcool, tabagismo) , exame oftalmolgico anual de acompanhamento. h. O tratamento da doena aguda: a continuidade da administrao de insulina ou dos hipoglicemiantes orais, conforme prescrito, aumento de freqncia de automonitorizao, testagem de cetonria, notificao ao mdico, manuteno de uma ingesto hdrica e calrica adequadas. i. Os sinais e sintomas de complicaes agudas e crnicas para observar e relatar. 2. Avaliar e promover a colaborao do cliente com a teraputica prescrita e os esquemas de monitorizao. Monitorizar os indicadores do controle de glicemia: hemoglobina glicosilada e outras protenas, nvel de glicemia e presena de complicaes. 3. Promover no cliente e nos membros de famlia, ou pessoas significativas, as estratgias de enfrentamento do estresse: a. Encorajando a discusso aberta dos sentimentos e preocupaes. b. Encorajando perguntas e respondendo-as honestamente. c. Envolvendo os membros da famlia, ou pessoas significativas, no ensino e no planejamento. d. Encaminhando para pessoas ou grupos de apoio apropriado. 4. Intervir, confome indicado , no cliente que apresenta sinais e sintomas de CAD: a. Restaurar o equilbrio hidroeletroltico pela administrao de lquidos e eletrlitos EV(sdio, potssio, Fsforo). b. Inverter a acidose , administrar bicarbonato de sdio para a acidose grave ( pH <7,0). c. Monitorizar quanto s cetonas na urina. d. Restaurar o metabolismo de carboidrato, protena e gordura pela administrao de insulina regular (geralmente uma baixa dosagem EV contnua). e. Monitorar os sinais vitais. f. Monitorizar os nveis de glicemia. g. Manter um registro acurado da ingesto e excreo. h. Prevenir complicaes (por ex: hipocalemia ou hipoglicemia. i. Examinar fatores precipitantes.

6 5. Intervir conforme indicado para tratar CHHNC: a. Restaurar o volume hdrico, geralmente com solues EV isotnicas. b. Restaurar o equilbrio eletroltico; administrar a reposio de potssio quando o dbito urinrio estiver adequado. c. Prevenir complicaes: hipoglicemia, hipocalemia, formao de trombo. d. Examinar fatores precipitantes. 6. Para o cliente vivenciando hipoglicemia: a. Monitorizar o nvel de glicemia. b. Repor a glicose via Oral (15g de carboidrato) ou glicose EV (50% de dextrose) ou glucagon (IM ou SC); no force a ingesto oral de lquidos em um cliente com comprometimento da conscincia. c. Proteger o cliente contra leso e observar cuidadosamente, at que ele esteja completamente recuperado. d. Administrar uma fonte de carboidratos de longa ao, para prevenir episdios subseqentes. e. Avaliar fatores precipitantes. f. Ter em mente que uma pessoa com Diabetes por muito tempo pode desenvolver um defeito nos hormnios contra-reguladores, o que compromete a ateno quanto aos sintomas de hipoglicemia e coloca a pessoa em risco de leso cerebral devido a hipoglicemia prolongada e no-tratada. g. Reconhecer que a terapia com betabloqueadores pode tambm mascarar os sintomas simpticos da hipoglicemia, interferindo na deteco. 7. Monitorizar os sinais e sintomas das complicaes crnicas e intervir, conforme indicado. G Evoluo 1. O cliente e os membros da famlia, ou pessoas significativas, verbalizam compreenso quanto ao distrbio e ao regime teraputico. 2. O cliente colabora com o regime medicamentoso prescrito. 3. O cliente apresenta um controle adequado da glicemia. 4. O cliente alcana e mantm as metas de peso corporal. 5. O cliente participa de um programa regular de exerccios, conforme tolerado. 6. O cliente e os membros da famlia, ou pessoas significativas , discutem abertamente os seus sentimentos e suas preocupaes quanto a diabetes e o seu tratamento. 7. O cliente pratica medidas de precauo no sentido de prevenir as complicaes agudas ou crnicas. 8. O cliente no apresenta sinais de complicaes agudas ou crnicas.

Das könnte Ihnen auch gefallen