Sie sind auf Seite 1von 7

EVANGELHO NO LAR I - INTRODUO Dedica uma das sete noites da semana ao Culto do Evangelho no Lar, a fim de que Jesus

possa pernoitar em tua casa. Prepara a mesa, coloca gua pura, abre o Evangelho, distende a mensagem da f, enlaa a famlia e ora. Jesus vir em visita. Quando o Lar se converte em santurio, o crime se recolhe ao museu. Quando a famlia ora, Jesus se demora em casa. Quando os coraes se unem nos liames da F, o equilbrio oferta bnos de consolo e a sade derrama vinho de paz para todos. Jesus no Lar vida para o Lar. No aguardes que o mundo te leve a certeza do bem invarivel. Distende, da tua casa crist, a luz do Evangelho para o mundo atormentado. Quando uma famlia ora em casa, reunida nas blandcias do Evangelho, toda a rua recebe o benefcio da comunho com o Alto. Se algum, num edifcio de apartamentos, ala aos Cus a prece de comunho em famlia, todo o edifcio se beneficia, qual lmpada ignorada acesa na ventania. No te afastes da linha direcional do Evangelho entre os teus familiares. Continua orando fiel, estudando com os teus filhos e com aqueles a quem amas, as diretrizes do Mestre e, quanto possvel, debate os problemas que te afligem luz clara da mensagem da Boa Nova e examina as dificuldades que te perturbam ante a inspirao consoladora do Cristo. No demandes a rua, nessa noite, seno para inevitveis deveres que no possa adiar. Demora-te no Lar para que o Divino Hspede a tambm se possa demorar. E quando as luzes se apagarem hora do repouso, ora mais uma vez, comungando com Ele, como Ele procura fazer, a fim de que, ligado a ti, possas, em casa, uma vez por semana em sete noites, ter Jesus contigo. JOANNA DE NGELIS II - O PRIMEIRO CULTO CRISTO NO LAR 1 - O EVANGELHO NA CASA DE PEDRO Nio Lcio, mentor iluminado da Espiritualidade, escreveu estas palavras pelas mos consagradas de Francisco Cndido Xavier, no livro "Jesus no Lar". "Numa noite de luar prateado, quando o cu se povoara de estrelas, Jesus se instalou, provisoriamente, na casa de Pedro. Como comum em nossas casas, tambm l o assunto estava improdutivo. Jesus no perdeu sequer um momento de sua vida, aproveitando tudo com muito amor e sabedoria para ensinar e exemplificar, portanto, mudou o rumo da conversao e falou com bondade: -Simo Pedro, o que faz o pescador, quando se dirige ao mercado com os frutos de cada dia? -Ah! Mestre! Naturalmente escolhemos os peixes melhores, ningum compra os resduos da pesca.

Jesus sorriu e perguntou de novo: - E o oleiro? Que faz para atender a tarefa a que se prope? Pedro: - Modela o barro, imprimindo-lhe a forma que deseja. - Como procede o carpinteiro para alcanar o trabalho que se pretende: E Pedro, muito simples e sem vacilar, responde: -Lavrar a madeira, usar o enx e o serrote, o martelo e o formo, de outro modo no aperfeioar a pea bruta. Calou-se Jesus por alguns instantes e aduziu: - Assim tambm o lar diante do mundo? O bero domstico a primeira escola e o primeiro templo da alma. A casa do homem a legtima escola exportadora de caracteres para a vida comum". Compreendemos como linda e perfeita a comparao que faz Jesus! Se o negociante seleciona a mercadoria, se o oleiro prepara o barro, o marceneiro, a madeira para seus propsitos, do contrrio, no conseguiriam alcanar seus intentos, como esperar uma comunidade segura e tranquila, sem que o lar se aperfeioe? A paz do mundo comea entre quatro paredes, sob as telhas a que nos acolhemos. Se no aprendemos viver em paz entre meia dzia de criaturas, como aguardar a harmonia das naes? Se no nos habituamos a amar o irmo mais prximo, associado luta de cada dia, como respeitar o Eterno Pai que nos parece to distante? "Jesus relanceou o olhar pela sala modesta, fez uma pequeno intervalo, e continou: - Pedro, acendamos aqui em torno de ns, e de quantos nos procuram a assistncia fraterna, uma claridade nova. -Na mesa de tua casa servido o po de cada dia, que recebes do Senhor; por que no instilar em redor desta mesa a sementeira da felicidade e da paz na conversao e no pensamento edificantes? O Pai, que nos d o trigo atravs do solo, envia-nos a luz atravs do Cu". Podemos ver, nas entrelinhas deste dilogo, que as pessoas que ali estavam e o prprio Pedro no entenderam os propsitos de Jesus. Pedro, no encontrando palavras adequadas para explicar-se, falou tmido: Mestre, seja feito como desejas! "E Jesus, convidando os familiares do apstolo palestra edificante e meditao elevada, desenrolou os Escritos da Sabedoria, havendo, ento na Terra, em casa de Pedro, O PRIMEIRO CULTO CRISTO NO LAR. III - POR QUE O EVANGELHO NO LAR NECESSIDADES DAS REFLEXES: Necessitamos das reflexes evanglicas, principalmente se tivermos em conta a gravidade da hora, em que se preparam grandes modificaes no plano terrestre, e as almas bem avisadas devem estar prontas para enfrentarem quaisquer acontecimentos, com o ntimo repleto de luz, de mos s boas obras, rumo ao nosso Pai Amantssimo. At hoje, no conseguimos, por ns mesmos, transformar o mundo em clima de compreenso, paz e entendimento; isso significa que nada somos sem Deus e j hora de nos voltarmos a Ele, atravs de Jesus e de toda a Verdade que vem sendo trazida Terra, sob o apoio do Alto, em todas as pocas. No somente hoje que nos soa esta pergunta: por que o EVANGELHO NO LAR?

Os Escritos Sagrados sempre foram deixados aos cuidados dos catedrticos religiosos e, desde os tempos mais remotos, convencionou-se comprar preces para garantir a salvao. Emmanuel nos ensina que "o trnsito para Deus obra individual". Na realidade, jamais quisemos tomar conhecimento das Verdades trazidas pelo Cristo, por acomodao milenar, pelo descaso que temos s Leis de Deus, pela satisfao que vimos sentindo, h muitos sculos, em continuarmos com nossas tendncias primitivas. Aceitar o Evangelho implica em mudanas, e reformular nossas vontades e atitudes coisa a que poucos de ns propomos fazer. O resultado que sofremos bem mais e atrasamos a marcha da Humanidade que poderia, pelo desenvolvimento cultural e cientfico que a Humanidade j alcanou, estagiar em fase de regenerao, quando ainda estamos por tempo indeterminado, em estgios de provas e expiaes, insistindo em permanecermos atrasados. No nos esqueamos de que a encarnao da Terra oportunidade bendita, e entre os Espritos mais afins formamos a nossa famlia, pois sabemos que nos podemos unir igualmente pelo amor e pelo dio. Somente na experincia familiar, poderemos desatar os laos do desamor e nos unirmos novamente pelos laos perfumados do Amor que nos acompanhar por toda a Eternidade! IV - A IMPORTNCIA DO EVANGELHO NO LAR O CULTO CRISTO NO LAR, SEGUNDO EMMANUEL: " O Culto Cristo no lar no uma inovao, uma necessidade, para que em toda a parte o Cristianismo lance razes de aperfeioamento e sublimao. A Boa Nova seguiu da Manjedoura para as praas pblicas e avanou da humilde casa de Simo Pedro para a glorificao no Pentecostes. A palavra do Senhor soou, primeiramente, sob o teto humilde de Nazar e, certo, se far ouvir de novo, por nosso intermdio, nos crculos de nossos familiares, com os quais devemos atender a obrigaes que nos competem no tempo. Quando os Ensinamentos do Mestre vibram entre as quatro paredes de um templo domstico: - Os pequenos sacrifcios tecem a felicidade comum. - A observao insensata ouvida sem revolta. - A calnia recebida com calma. - O erro alheio encontra compaixo. - A maldade no encontra brecha para insinuar-se. a, dentro desse paraso, que alguns j esto edificando a benefcio de si mesmos e dos outros; que o estmulo um cntico de solidariedade incessante; a bondade uma fonte inexaurvel de paz e entendimento, a gentileza inspirao de todas as horas. Somente depois da experincia evanglica no lar, o corao estar realmente apto, habilitado a distribuir o Po Divino da Boa Nova junto multido, embora devamos o esclarecimento amigo e o conselho santificante aos companheiros da romagem humana, em todas as circunstncias" V - PRINCIPAIS FINALIDADES DE "O EVANGELHO NO LAR"

1 - Estudar o Evangelho Luz da Doutrina Esprita, a qual possibilita compreend-lo em "esprito e verdade", facilitando, assim pautar nossas vidas segundo a vontade do Mestre. 2 - Criar em todos os lares o hbito salutar de reunies evanglicas, para que despertem e acentuem o sentimento de fraternidade que deve existir em cada criatura. 3 - Pelo momento de paz e de compreenso que o Evangelho no Lar oferece, unir mais as criaturas, proporcionando-lhes uma vivncia mais tranquila. 4 - Tornar os Evangelhos melhor compreendidos, sentidos e exemplificados, no lar e em todos os ambientes. 5 - Higienizar o lar pelos nossos pensamentos e sentimentos elevados permitindo assim, mais fcil a influncia dos Mensageiros. 6 - Ampliar o conhecimento literal e espiritual do Evangelho, para oferec-lo com maior segurana as outras criaturas. 7 - Facilitar no lar e fora dele o amparo necessrio para enfrentar as dificuldades materiais e espirituais, mantendo, operantes, os princpios da orao e da vigilncia. 8 - Elevar o padro vibratrio dos componentes do lar, a fim de que ajudem, com mais eficincia, o Plano Espiritual na obteno de um mundo melhor.
VI - COMO FAZER O EVANGELHO NO LAR Primeiro, marcamos um dia e hora apropriados para ns e nossos familiares, conscientes de que este o momento de intimidade da famlia com Jesus. Se o telefone tocar, atenderemos com delicadeza e diremos a verdade, que estamos fazendo o Evangelho e que aps tornaremos a ligar, ou a pessoa nos ligar depois, se preferir. Se for a campainha, abriremos, calmamente, a porta diremos a mesma coisa, fazendo o convite para entrar, e explicando com rpidas palavras sobre a reunio, participar visita assistir ao Evangelho sem, no entanto, participar ativamente (a no ser que seja pessoa habituada a fazer o Evangelho em casa).

PASSOS A SEGUIR
.1 - PRECE INICIAL .2 - LEITURA DO EVANGELHO .3 - COMENTRIOS SOBRE O TEXTO LIDO .4 - VIBRAES .5 - PRECE DE ENCERRAMENTO EXPLANAO:

1 - PRECE INICIAL: Iniciamos a reunio com uma prece simples e espontnea. Silenciamos dentro de ns mesmos e buscamos em nossa mente a Figura de Jesus, equilibrando, assim, nossa aura, sintonizando-nos com o Plano Maior e pedimos: - " Senhor, d-nos Tua inspirao na leitura Evanglica de hoje, sustenta-nos durante toda a reunio, atravs de Teus Mensageiros, para que possamos assimilar os ensinamentos e coloc-los em prtica em nosso dia-a-dia". 2 - LEITURA DO EVANGELHO: Fazer a leitura de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", comeando da introduo, lendo um pequeno trecho em cada reunio, com voz normal, calmamente, para que todos possam entender e comentar. 3 - COMENTRIOS SOBRE O TEXTO LIDO: Os comentrios so breves, feitos por todos, e cada um expe o que entendeu da leitura, com simplicidade, sem fugir do assunto. Comentar somente o texto lido, buscando a essncia dos ensinos com vontade e f, guardando-os para futura aplicao. Certamente, os Mentores Espirituais estaro ajudando-nos a compreender a lio, a fim de assimilarmos com facilidade. Marcar, com lpis, um X, onde parou a leitura e continuar deste ponto, na prxima semana. 4 - VIBRAES: Eis o ponto culminante da reunio, em que passamos para a condio de doadores. Vibrar doar, e todos ns temos algo de bom a dar em favor do prximo. Um bom pensamento, uma palavra de carinho, um sentimento de bem que enviamos doao, Caridade. -Destacar um membro da reunio para dirigir estas vibraes com tonalidade de voz moderada, e os outros acompanharo com o pensamento, procurando doar amor, paz, sade, equilbrio. -A importncia da vibrao est no impulso mental que dado, na vontade firme e sincera de querer ajudar, na dedicao e amor aos semelhantes e no poder da f ardente e confiante na ajuda do Alto. Neste momento, vamos acomodar bem nas cadeiras (ou no lugar onde estivermos sentados), silenciar, respirando profundamente, deixar a mente livre de pensamentos do dia-a-dia e mentalizar a Figura de Jesus, buscando o Plano Maior, harmonizando e acalmando o mximo possvel nosso Esprito, mantendo serenidade, e, neste pensamento harmonioso, desprendemos ondas de paz, amor e esperana, comeando as vibraes. Enquanto o(a) companheiro(a) profere as vibraes em voz alta, ns, em pensamento, sempre ligados a Jesus, vamos envolvendo, neste clima radiante, as pessoas que esto sendo mencionadas. VIBRAR: Jesus vibramos pela: - Fraternidade e Paz em nosso Lar. - Pela implantao do Evangelho em todos os lares. - Pelo equilbrio e Paz de toda a famlia. - Pelo perdo e concrdia dos que no sintonizam conosco, visualizando a unio e a amizade mtua. - Pela cura e sustentao dos familiares e amigos que estejam doentes (podemos mencionar os nomes). - Pelos presentes no Evangelho (encarnados e desencarnados). - Pelo lar onde est sendo feito o Evangelho (imaginar luz nas paredes, piso, teto, portas, janelas, mveis, roupas, alimentos, etc...). Lembrando as palavras de Jesus e sua profunda sabedoria, quando, sentindo as

nossas necessidades, ensinou: -"O que quer que seja que pedirdes em orao, credes que obtereis"(Marcos, XI, 24). PEDIMOS: - Mestre abenoa o nosso lar, a nossa famlia. - Faze com que haja paz, equilbrio e harmonia em nossa casa, para que ela seja um lugar de refazimento fsico e espiritual. - Jesus, cada um de ns tem um pedido em particular a Te fazer e, neste momento, silenciamos, para que cada um de ns abra o corao a Ti, a fim de receber Tua Orientao Amiga e Tua luz (Silenciar um segundo). Se houver necessidade, ou caso de enfermidade, fazer vibraes especficas para essas pessoas, pedindo a Jesus por elas, envolvendo-as em vibraes de sade e sustentao. Se quiser, a famlia pode colocar gua para ser fluidificada. 5 - PRECE DE ENCERRAMENTO: Ao final, proferir a prece tambm simples e espontnea, agradecendo ao Senhor da Vida e ao Plano Espiritual que deram sustentao ao Evangelho num clima de paz e harmonia, dizendo: - Jesus Amado! Companheiros e amigos do Plano Maior! - Ns agradecemos a visita de Amor e a sustentao que nos foi dada, durante este Evangelho, e pedimos que possamos estar todos juntos na prxima semana, para mais uma Reunio Evanglica neste Lar.

Encerrar com humildade e esperana. O Evangelho tem a durao de 20 a 30 minutos. CONSERVAR A PAZ: A conversao no lar, aps o Evangelho, deve ser edificante, iluminada pelo amor e pela prtica da compreenso mtua, sem o que o objetivo da reunio no ser alcanado. Nesta vibrao de calma permanecer at o prximo Evangelho, procurando vivenciar na medida do possvel e com esforo sincero, as lies que foram lidas, discutidas e meditadas durante a reunio. Se no mantivermos o bem-estar aps o Evangelho, com certeza perderemos a energia que captamos do Plano Maior. Por qu? Simplesmente porque nos despojamos da "veste nupcial", da capa de luz que nos est protegendo e voltamos a atuar com nossas poucas foras, esquecendo-nos imediatamente de Deus e deixando que seja feita a nossa vontade e no a d'Ele. Imprescindvel se faz a prtica das lies recebidas, o comportamento cristo, cultivando a fraternidade, respeitando os pontos de vista dos parentes e vivenciando a paz, para que o ambiente continue puro e cristalino como estava na hora do Culto domstico. * Se houver mais de um participante hora do Evangelho, logo de incio distribumos as tarefas, ou seja: Um faz a prece inicial, O seguinte faz a leitura do evangelho (um tpico ou uma pgina, etc...) Todos comentam, O prximo faz as vibraes e ainda, Outro profere a prece final.

* Se for uma s pessoa, deve fazer tudo sozinha (prece inicial, leitura, comentrios, vibraes e prece final). Nossa orientao que, mesmo que os familiares no aceitem, a pessoa indicada para fazer o Evangelho O FAA, COM CONFIANA EM

DEUS, num quarto separado, ou no seu cantinho, mas NO DEIXE DE ABRIR AS PORTAS DO SEU LAR A JESUS e pedir a Ele que entre e envolva voc e os seus num halo de Luz e Amor. Certamente o ambiente vai melhorar, e os prprios familiares iro mudar com relao a voc, porque Luz do Evangelho tudo se esclarece. Humildade, Compreenso, Amor e Perseverana no Bem, eis a nossa indicao segura. OBSERVAO: Mesmo sendo uma s pessoa (ou mais) defina-se corretamente o melhor dia e hora (mais adequada: que no sofra interrupes) porque muita responsabilidade, em virtude do Plano Maior assumir o compromisso de enviar algum Esprito Superior naquela data e horrio; mas, porque tambm levado uma quantidade de nossos irmos desencarnados que necessitam de instrues e que vo l assistir e aprender conosco. Ento o Evangelho no Lar, no s um bem para a famlia que o pratica, mas, tambm um degrau a mais para o aperfeioamento (burilamento) de nossos queridos irmos desencarnados que l estaro presentes (conosco). CRISTO EM CASA EVANGELHO NO LAR LUZ NO LAR

Das könnte Ihnen auch gefallen