Sie sind auf Seite 1von 6

GOVERNO DO ESTADO DO AMAP SECRETARIA DE ESTADO DA INCLUSO E MOBILIZAO SOCIAL SIMS COORDENAO DE ARTICULAO INSTITUCIONAL

O que uma ONG?


A sigla ONG corresponde organizao no-governamental uma expresso que admite muitas interpretaes. De um lado, a definio textual (ou seja, aquilo que no do governo ou vinculada a ele) to ampla que abrange qualquer organizao de natureza no-estatal. Do ponto de vista jurdico, o termo ONG no se aplica. Nossa legislao prev apenas 02 (dois) formatos institucionais para a constituio de uma organizao sem fins lucrativos; portanto, toda organizao sem fins lucrativos da sociedade civil uma associao civil ou uma fundao privada. Ou seja, toda ONG uma organizao privada no-lucrativa. No entanto, nem toda organizao privada no-lucrativa uma ONG. Entre clubes, hospitais privados, sindicatos, movimentos sociais, universidades privadas, cooperativas, entidades ecumnicas e assistencialistas, fundaes empresariais, associaes civis de benefcio mtuo etc., temos objetivos e atuaes bastante distintos, s vezes at opostos. Em mbito mundial, a expresso surgiu pela primeira vez na Organizao das Naes Unidas (ONU) aps a Segunda Guerra Mundial, com o uso da denominao em ingls Non-Governmental Organizations (NGOs) para designar organizaes supranacionais e internacionais que no foram estabelecidas por acordos governamentais. No Brasil, a expresso era habitualmente relacionada a um universo de organizaes que surgiu, em grande parte, nas dcadas de 70 e 80, apoiando movimentos sociais e organizaes populares e de base comunitria, com objetivos de promoo da cidadania, defesa de direitos e luta pela democracia poltica e social. As primeiras ONGs nasceram em sintonia com as finalidades e dinmicas dos movimentos sociais, pela atuao poltica de proteo aos direitos sociais e fortalecimento da sociedade civil, com nfase nos trabalhos de educao popular e na atuao na elaborao e monitoramento de polticas pblicas. Segundo o saudoso humanista Herbert de Souza: uma ONG se define por sua vocao poltica, por sua positividade poltica: uma entidade sem fins de lucro cujo objetivo fundamental desenvolver uma sociedade democrtica, isto , uma sociedade fundada nos valores da democracia liberdade, igualdade, diversidade, participao e solidariedade. (...) As ONGs so comits da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrtica com que todos sonham. Ao longo da dcada de 90, com o surgimento de novas organizaes privadas sem fins lucrativos trazendo perfis e perspectivas de atuao e transformao social muito diversas, o termo ONG acabou sendo apropriado por um conjunto grande de organizaes que muitas vezes no guardam semelhanas entre si. Como afirma a antroploga Leilah Landim O nome ONG no mais revelador, como ele era, de um segmento dentro das organizaes da sociedade civil brasileira.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAP SECRETARIA DE ESTADO DA INCLUSO E MOBILIZAO SOCIAL SIMS COORDENAO DE ARTICULAO INSTITUCIONAL

Por que constituir uma ONG?


Muitos grupos e movimentos comunitrios ou sociais atuam informalmente. Alis, tal funcionamento a base social de muitas ONGs. No entanto, pode haver algumas razes para a institucionalizao. Trata-se de reconhecer que existe, alm das vontades individuais, uma vontade coletiva. Trata-se, tambm, de reconhecer e assumir os direitos e obrigaes dessa personalidade coletiva perante seus integrantes, colaboradores, beneficirios, o Estado e a sociedade em geral. A motivao de constituir uma ONG parte, portanto, de uma coletividade que j atua ou deseja atuar na promoo de uma causa, com o objetivo de contribuir para a construo de um mundo mais justo, solidrio e sustentvel. Assim, ao constituir juridicamente a ONG, a misso deve expressar por que a organizao existe, com clareza e coerncia, e os fundadores devem ter compromisso com a causa e conscincia do propsito de seus esforos. Alm disso, preciso considerar bem a proposta de atuao, procurando tornla vivel e sustentvel. Vale lembrar que o nascimento de uma ONG apenas um dos primeiros passos de sua trajetria; desafio maior sua existncia ao longo do tempo: exige dedicao, responsabilidade e profissionalismo. Do ponto de vista formal, a existncia legal das pessoas jurdicas s comea com o registro de seus atos constitutivos. A constituio jurdica de uma organizao da sociedade civil sem fins lucrativos condio imprescindvel para que possa legalmente agir em seu prprio nome (por exemplo, movimentar recursos, contratar pessoas, promover aes civis pblicas etc.).

Formatos Jurdicos de ONG`s


No Brasil, existem apenas 02 (dois) formatos institucionais para a constituio de uma organizao sem fins lucrativos: fundao privada e associao civil. Uma fundao tem sua origem em um patrimnio ou conjunto de bens, enquanto uma associao se origina da vontade de um grupo de pessoas unidas por uma causa ou objetivos sociais comuns.

Associao civil
Uma associao civil uma pessoa jurdica de direito privado. O antigo Cdigo Civil de 1916 no definia claramente suas caractersticas, o que fez com que os juristas, o senso comum e outras leis, define-se em uma associao como a unio de pessoas em torno de uma finalidade no-lucrativa. Contudo, o novo cdigo civil, em vigor desde 11 de janeiro de 2002, define associaes como a unio de pessoas que se organizem para fins no econmicos. A Constituio Federal de 1988 consagra a liberdade de associao para fins lcitos, vedando a interferncia estatal em seu funcionamento. O Cdigo Civil e a Lei de Registros Pblicos fixam alguns procedimentos e requisitos bsicos para a criao de uma associao civil.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAP SECRETARIA DE ESTADO DA INCLUSO E MOBILIZAO SOCIAL SIMS COORDENAO DE ARTICULAO INSTITUCIONAL

Fundao
Uma fundao privada uma pessoa jurdica constituda a partir de um patrimnio destinado por uma pessoa fsica ou jurdica para a realizao de um fim social e determinado. Uma fundao criada por iniciativa de seu instituidor, e h 02 (duas) nicas formas: por escritura pblica ou testamento. Devido a esta finalidade social e pblica, o patrimnio ganha personalidade jurdica e fica sujeito fiscalizao do Ministrio Pblico (por meio da Curadoria de Fundaes da comarca da sede da fundao). O papel do Ministrio Pblico, por atribuio legal, zelar por essas organizaes, assegurando a efetiva utilizao do patrimnio para o cumprimento de sua finalidade. Por necessitar de um fundo patrimonial expressivo para sua constituio, poucas ONGs so constitudas como fundaes; a maior parte opta por constituir uma associao civil. Assim, demonstraremos adiante somente os passos necessrios para constituir uma associao civil sem fins lucrativos; para constituir uma fundao, recomendamos uma consulta Curadoria de Fundaes mais prxima.

Como constituir uma associao sem fins lucrativos


1 PASSO: SISTEMATIZAO DA IDIA DE FUNDAO DA ONG O grupo interessado em constituir a associao e outras pessoas afinadas com a causa deve convocar, atravs de carta, telefonema, mensagens eletrnicas, jornais, etc., uma reunio na qual dever ser debatida a necessidade ou no de constituir uma pessoa jurdica, sua misso, objetivos, etc. 2 PASSO: ASSEMBLIA GERAL DE CONSTITUIO Depois de discutir o propsito, as caractersticas e a forma de administrao da associao, os fundadores esto prontos para realizar a Assemblia Geral de Constituio. Normalmente, a Assemblia convocada previamente, com pauta, data, horrio e local definidos. Uma assemblia nada mais do que uma reunio de pessoas para um determinado fim. Nesse caso, a finalidade da assemblia constituir uma associao. A primeira etapa da Assemblia a assinatura da lista de presena por todos os participantes. Em seguida, dever ser composta a mesa de trabalho: os presentes elegem o Presidente da Assemblia para conduzir a reunio, e o Presidente, por sua vez, escolhe o Secretrio da Assemblia, que elabora a ata. Composta a mesa, o Presidente comea por ler a pauta prevista para a Assemblia, e ento d incio deliberao (discusso e votao) de cada item. Os participantes da Assemblia de constituio sero os membros fundadores da associao, e caber a eles o seguinte: 1. Aprovao do Estatuto Social O Estatuto Social o documento que registra as caractersticas e o conjunto de regras de uma associao civil sem fins lucrativos, tais como a denominao, misso, objetivos, endereo da sede, durao, administrao e outros. muito importante preparar uma proposta de texto para discusso prvia entre os fundadores, para assegurar que o Estatuto Social seja coerente com o propsito, as caractersticas e a forma de atuao da ONG a ser criada.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAP SECRETARIA DE ESTADO DA INCLUSO E MOBILIZAO SOCIAL SIMS COORDENAO DE ARTICULAO INSTITUCIONAL

O Estatuto Social deve dispor obrigatoriamente sobre o seguinte: a) nome ou denominao social; b) endereo da sede; c) finalidade (misso) e objetivos sociais; d) durao (pode ser por prazo indeterminado); e) os requisitos para a admisso, demisso e excluso dos associados (os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto poder instituir categorias com vantagens especiais); f) os direitos e deveres dos associados; g) o modo de constituio e funcionamento dos rgos deliberativos e administrativos (assemblia geral de associados, conselho diretor, conselho fiscal, outros conselhos, etc.); h) o modo de representao da organizao, seja ativa ou passiva, judicial ou extrajudicial (isto , quem pode assinar pela organizao, e em que condies); i) as fontes de recursos para sua manuteno (contribuies de associados, doaes de pessoas fsicas, doaes de pessoas jurdicas, recursos governamentais, financiamentos, constituio de fundo social, etc.); j) se os associados respondem ou no pelas obrigaes sociais; k) as hipteses e condies para a destituio dos administradores e para a alterao do estatuto (Para essas deliberaes exigido deliberao da assemblia especialmente convocada para esse fim, cujo quorum ser o estabelecido no estatuto, bem como os critrios de eleio dos administradores); l) as condies para a extino da associao e o destino do seu patrimnio. No h regra para a estrutura de administrao a ser adotada pelas organizaes. As ONGs tm diferentes composies, com grande variao nas funes e respectivos poderes. Cada organizao deve avaliar o que mais prtico e coerente para a sua proposta e suas condies especficas de atuao. A nica obrigatoriedade a existncia de uma Assemblia Geral, instncia mxima da associao, que privativamente competente para: - eleger e destituir os administradores; - aprovar as contas; - alterar o estatuto. Contudo, cabe observar o seguinte: a) Quais so os direitos e deveres de cada (tipo de) associado? b) Como so feitas as eleies? Quem pode ser eleito, e para que cargos? Quem tem direito a voto, e em que instncias? c) Como so tomadas as decises na organizao? Qual a instncia mxima de deciso, e por quem composta? d) Que rgo (s) ou cargo (s) (so) responsvel (is) por estabelecer as estratgias para a consecuo dos objetivos da organizao e pelo planejamento das suas atividades? e) Que rgo ou cargo responsvel pela efetiva execuo das atividades da organizao? f) Que rgo ou cargo responsvel pela representao da organizao? (Ou seja, quem pode assinar em seu nome? Em geral, so os Diretores individualmente ou em conjunto de dois). g) Que rgo ou cargo responsvel por fiscalizar as atividades da organizao, especialmente com relao s contas? (Em geral, a funo cabe ao Conselho Fiscal,

GOVERNO DO ESTADO DO AMAP SECRETARIA DE ESTADO DA INCLUSO E MOBILIZAO SOCIAL SIMS COORDENAO DE ARTICULAO INSTITUCIONAL

que um rgo obrigatrio para obteno de alguns ttulos e qualificaes perante o poder pblico). h) Que rgo (s) ou cargo (s) (so) responsvel (is) pelas reas especficas de finanas, comunicao, captao de recursos etc.? 2. Eleio dos primeiros dirigentes Aprovado o Estatuto Social com as caractersticas da organizao, a Assemblia passa eleio (em carter provisrio ou definitivo) dos primeiros dirigentes, nos termos da estrutura de administrao aprovada. Cada um dos dirigentes eleitos dever tomar posse de seu cargo mediante assinatura do respectivo termo de posse, no qual constar sua qualificao completa e que poder ser parte integrante da ata. Por fim, encerram-se os trabalhos da Assemblia Geral de Constituio com a lavratura e assinatura da ata pelo Presidente e pelo Secretrio da Assemblia, pelos dirigentes eleitos e por todos os presentes. Alm disso, obrigatrio o visto de um advogado no estatuto, sem o qual a organizao no poder ser submetida a registro em cartrio. 3 PASSO: REGISTRO EM CARTRIO O registro da pessoa jurdica em cartrio equiparvel ao registro de uma pessoa fsica ao nascer: preciso tornar pblica sua existncia. As organizaes privadas no-lucrativas so registradas no Cartrio de Registros Civis de Pessoas Jurdicas. Vale a pena procurar com antecedncia o Registro Civil de Pessoas Jurdicas competente, para apurar quais so os requisitos especficos de registro (por exemplo: quantidade de vias, assinaturas obrigatrias, espcies de documentos a serem apresentados, necessidade de reconhecimento de firmas etc.). Segundo a Lei de Registros Pblicos, preciso apresentar (no mnimo): a) 02 (duas) vias do estatuto social, assinadas em todas as folhas pelo Presidente e por um advogado, com seu nmero da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); b) 02 (duas) vias da ata da assemblia geral de constituio, aprovao do Estatuto Social, eleio dos dirigentes e termos de posse; c) o requerimento de registro assinado pelo Presidente da organizao; d) Relao dos dirigentes eleitos em assemblias, com dados com nome relacionado ao cargo ao qual foi eleito, RG, CPF, naturalidade, estado civil, profisso e endereo, com a assinatura do Presidente em todas as folhas; d) Cpia do RG do Presidente e, em alguns casos, dos principais dirigentes, como VicePresidente, Secretrio e Tesoureiro Com o registro concludo, a organizao j pessoa jurdica legalmente existente. 4 PASSO: REGISTRO DO CNPJ Do ponto de vista fiscal, a regularizao da organizao junto Secretaria da Receita Federal permite o seu registro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica), o que possibilita a abertura de conta bancria e a movimentao financeira por parte da associao.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAP SECRETARIA DE ESTADO DA INCLUSO E MOBILIZAO SOCIAL SIMS COORDENAO DE ARTICULAO INSTITUCIONAL

Demais registros
A partir da constituio formal (registro em cartrio), a organizao deve efetuar os demais registros necessrios ao seu funcionamento. Para a regularizao de tais registros suplementares (fiscal, trabalhista e local), importante procurar um contador, que tambm ser responsvel pela contabilidade da ONG e demais obrigaes contbeis (como entrega de documentos e prestao de informaes tributrias e trabalhistas) aps a sua constituio. Quanto regularizao trabalhista, a organizao, mesmo que no tenha empregados, deve apresentar documentos e informaes anuais (RAIS Relao Anual de Informaes Sociais e GFIP Guia do Fundo de Garantia e Informaes Previdncia). Alm disso, se quiser contratar empregados, dever (entre outras coisas) registrar-se no INSS Instituto Nacional da Seguridade Social. O espao fsico a ser utilizado como sede da associao tambm precisa ser regularizado perante a Prefeitura. Alm dos registros obrigatrios, h tambm os registros facultativos, vinculados a certos ttulos e qualificaes concedidos pelo poder pblico como, por exemplo: I. O registro no CNAS Conselho Nacional de Assistncia Social; II. A obteno das declaraes de Utilidade Pblica (em mbito federal, estadual e municipal); III. A obteno do CEBAS Certificado de Entidade Beneficente de Assistncia Social; IV. A qualificao como OSCIP Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico. Note-se: nenhum desses ttulos e registros modifica a forma jurdica da ONG, que continuar a ser uma associao civil ou uma fundao. De qualquer modo, a concesso de um ttulo ou registro normalmente exige que o Estatuto Social contenha algumas disposies especficas, que podem variar de caso para caso. Fonte: ABONG Associao Brasileira de Organizaes No-Governamentais. Advogados: Alexandre Ciconello e Elisa Rodrigues Alves Larroud Adaptao: Marco Antonio Marques dos Santos SIMS - Secretaria de Estado da Incluso e Mobilizao Social CARTI - Coordenao de Articulao Institucional NFOR - Ncleo de Fortalecimento das Organizaes Sociais

Das könnte Ihnen auch gefallen