Sie sind auf Seite 1von 22

APRESENTADOR: 1 INTRODUO H enormes dificuldades entre os juristas na tarefa de definir o que o Direito.

. Elas so decorrentes da metodologia que se emprega na definio, bem como do matiz filosfico do autor perante o tema. A primeira dificuldade decorre da anlise direta da matria, sem a preocupao do exame de seus vrios sentidos. J a segunda est relacionada com a inclinao intelectual do estudioso: se positivista, identificar o Direito com a norma jurdica; se idealista, a definio estar norteada pelo elemento justia; se historicista, o carter evolutivo do Direito ter muita importncia e, finalmente, se tratar-se de um socilogo do Direito, a sociedade muito influenciar a sua definio. So os diferentes enfoques para o estudo do Direito, pois partem por defini-lo de maneiras distintas. Pode o Direito ser estudado sob o prisma estrutural, respondendo ao questionamento: Como o Direito? Possvel, tambm, estud-lo sob o ponto de vista funcional, ou seja, respondendo pergunta: Para que serve o Direito? Pode-se, ainda, estud-lo sob a gide axiolgica, respondendo questo: Como deveria ser o Direito?

2 ACEPES DA PALAVRA DIREITO

Cincia do Direito: em sentido amplo eqivale rea do conhecimento humano que investiga e sistematiza os conhecimentos jurdicos. No sentido estrito, trata-se de Dogmtica Jurdica, ou seja, rea que tem por objeto o estudo do teor normativo de um sistema jurdico especfico. Direito Natural: trata-se do Direito no escrito, no criado pela sociedade, mas espontneo, que se origina da prpria natureza social do homem, revelado pela experincia e pela razo e que constitudo por princpios e no por normas. Direito Positivo: o Direito institucionalizado pelo Estado, ou seja, a ordem jurdica obrigatria em determinado lugar e tempo. Para alguns autores, confunde-se com o Direito vigente. Para outros, transcende o conceito de vigncia. Direito Objetivo: aquele expresso pela norma de organizao social. Assim, toda e qualquer norma ou regra jurdica essencialmente um direito no sentido objetivo, porque estabelece e ordena acerca de determinada conduta, isto , a respeito de determinada maneira de agir. Direito Subjetivo: o que corresponde s possibilidades ou poderes de agir, atravs das garantias dadas pela ordem jurdica. A palavra Direito pode ainda ser usada com o sentido de Justia, como referncia ao que justo.

3 OBSERVAES DECORRENTES DOS MLTIPLOS SIGNIFICADOS

Como visto, o vocbulo Direito apresenta-se com diversos significados. Para Paulo Dourado de Gusmo, resumem-se basicamente a trs sentidos: regra de conduta obrigatria (direito objetivo), sistema de conhecimentos jurdicos (cincia do direito) e faculdade ou poder que tem ou pode ter uma pessoa, ou seja, o que pode uma pessoa exigir de outra (direito subjetivo). Miguel Reale faz meno, ainda, ao seu sentido axiolgico, como sinnimo de Justia. Essa multiplicidade semntica suscita o questionamento se seria possvel contemplar em uma nica definio todas as suas acepes. Alguns autores consideram isso impossvel, preconizando a necessidade de que se elaborem tantas definies quantos os seus sentidos. Miguel Reale, a esse respeito, questiona o seguinte: Os diversos significados que a palavra direito adquiriu ao longo do tempo no revelam a existncia de aspectos ou elementos complementares na experincia jurdica? O autor d a resposta com a sua teoria da tridimensionalidade do Direito, que ser abordada posteriormente.

4 DIFERENTES TEORIAS DO DIREITO

Uma teoria tem por finalidade converter um assunto em um problema passvel de indagaes e pesquisas, objetivando englobar todos os casos isolados numa forma de compreenso que correlacione entre si as partes e o todo. Tal conceituao, quando aplicada Cincia Jurdica, procura criar uma uniformizao das regras e conceitos do Direito, sendo que algumas teorias ganham importncia e respeito junto ao meio cientfico. A seguir, apresentam-se algumas importantes formulaes tericas.

4.1 Teoria Tridimensional do Direito

Para Reale, onde quer que haja um fenmeno jurdico, h, sempre e necessariamente, um fato subjacente; um valor que confere determinada significao a esse fato; e uma regra ou norma, que representa a relao ou medida que integra o fato ao valor.

Tais elementos no podem existir separados um dos outros, mas coexistem numa unidade concreta. Esses elementos ou fatores, alm de se exigirem mutuamente, atuam como elos de um processo dinmico e dialtico que integram. Para este terico do direito, a estrutura de uma norma ou regra jurdica de conduta seria assim: Se F , deve ser P. Se no for P, dever ser SP. D, como exemplo, a norma legal que prev o pagamento de uma letra de cmbio na data de seu vencimento, sob pena do protesto do ttulo e de sua cobrana, gozando o credor, desde logo, do privilgio de promover a execuo do crdito. O exemplo ficaria assim: se h um dbito cambirio (F), deve ser pago (P); se no for quitada a dvida (no P), dever haver uma sano penal (SP). Esta teoria ftico-axiolgica-normativa consegue compilar o conjunto de realizaes do fenmeno jurdico. O ideal de bem comum buscado pelo Direito, que est fundamentado em um valor absoluto e incondicionado, a liberdade, traduz-se na justia. V-se, portanto, nessa atribuio os trs elementos do Direito: fato (realizao ordenada do bem comum), norma (ordenao bilateral atributiva de fatos, segundo valores) e valor (concretizao de justia). Cabem algumas observaes sua tese, no sentido de que o direito pode no estar restrito apenas s noes de fato, norma e valor. Vale dizer, tambm, que h normas que no apresentam sano explcita ou direta, como ocorre com as normas de estruturao.

4.2 Teoria Geral do Direito

A partir das diversas formas de conhecimento positivo do Direito, esta teoria tem por objetivo extrair a parte geral comum a todas elas, ou seja, procura explicitar os seus conceitos bsicos e a estruturao de suas regras jurdicas. Suas concluses so aplicveis, tambm, Sociologia Jurdica, Histria do Direito, etc. Confunde-se com a Dogmtica Jurdica quando adstrita a exigncias lgicas e prticas do ordenamento jurdico, mas ao atuar como diretriz de outras reas, diferencia-se dela.

4.3 Teoria Pura do Direito

Elaborada por Kelsen, esta teoria preceitua que o mtodo e o objeto da cincia jurdica devem ter como premissa bsica o enfoque normativo. Desse modo, o Direito deve ser encarado pelo jurista como norma, e no como fato social ou valor transcendente. As normas devem ser vistas como prescries de dever ser, dando ao

comportamento humano o sentido prescritivo. A norma passa a ser um comando que probe, obriga ou permite um comportamento. O cientista do direito deve, assim, ater-se exclusivamente norma posta, extirpando do objeto de estudo os fatores interferentes na sua produo, bem como os valores nela contidos. Embora no negue a conexo existente entre Direito e tica, Direito e Sociologia, Direito e Poltica, julga impertinente qualquer interferncia no seu objeto de estudo. Preconiza a neutralidade do conhecimento jurdico cientfico, que no deve estar lastreado no juzo de valor da norma, sob pena de obscurecer o estudo cientfico e comprometer as formulaes acerca dela. O Direito Positivo o nico e bem definido objeto da Teoria Pura do Direito (corte epistemolgico), devendo ficar de fora do seu estudo qualquer ideologia ou qualquer juzo de valor, ou seja, deve ser mantida a neutralidade (corte axiolgico).

4.4 Teoria Egolgica

Formulada por Carlos Cossio, esta teoria determina o Direito no como norma, mas como conduta, em oposio Teoria Pura do Direito. Preconiza o estudo da Cincia Jurdica sob a gide do comportamento humano, enfocado em sua dimenso social, e no na norma jurdica. O Direito considerado pelo autor um objeto cultural, ou seja, um objeto real, que composto de um substrato, a conduta em interferncia intersubjetiva e de um sentido, o dever de realizar um valor. Para Cossio, a norma apenas o instrumento de expresso do Direito, no tendo a funo de criar ou extinguir o Direito. Ela determina os modos de ser do Direito, sendo que a sua criao legislativa apenas confirma ou modifica os modos de vida existentes e no elabora a vida existente. Os valores a serem considerados referemse axiologia positiva, ou seja, existente como fato social num dado momento histrico, contrapondo-se considerao de valores ideais, ou seja, os da axiologia pura.

5 UMA DEFINIO DE DIREITO DIANTE DE SEUS VRIOS SENTIDOS

O autor Luis Legaz y Lacambra apresenta uma definio com o propsito de dar unidade s distintas definies do Direito. Assim, segundo Legaz y Lacambra (apud GUSMO, 2002, p.65), Direito uma forma de vida social na qual se realiza um ponto de vista sobre a justia, que delimita as respectivas esferas de licitude e dever, mediante um sistema de legalidade, dotado de valor autrquico.

H algumas definies do direito que pretendem expurgar o seu carter axiolgico, projetando a idia de justia fora da juridicidade positiva. Para Stammler, por exemplo, o Direito Natural embasa-se em princpios imanentes razo do homem, independentes de sua vontade, atuando como fonte de inspirao, de orientao e de contemplao ao ordenamento jurdico de todos os povos e aos seus direitos positivos. Para Del Vecchio, o direito a expresso da vontade humana, da ao do homem, observao que pode ser reconhecida independente desta ou daquela forma particular de realidade emprica apresentada. Analisando esses conceitos, Reale verificou que o fenmeno jurdico parte do valor atribudo liberdade humana, valor esse subentendido em todas as suas construes formais. Ficaria caracterizado, assim, o inevitvel contedo axiolgico do Direito. Segundo Reale (2002, p.59) Direito a ordenao bilateral atributiva das realizaes sociais, na medida do bem comum. Desse modo, relaes de exigibilidade so estabelecidas segundo uma proporo objetiva. Concretizar o direito significa realizar os valores de convivncia, no especialmente de uma pessoa ou de um grupo, mas da comunidade, que deve ser entendida como uma unidade de ordem que possui valor prprio, sem perder de vista os seus valores individuais. A sociedade est para a condio do Direito, assim como a justia para o seu fim ltimo, sendo a bilateralidade atributiva a forma ordenatria especfica, e o poder a garantia de sua atualizao.

6 TCNICAS DE DEFINIO

A definio pode expressar o significado da palavra em funo do nome do objeto, tcnica denominada de definio nominal ou fixar a essncia do objeto, fornecendo as suas notas bsicas, tcnica denominada de definio real ou lgica. A primeira subdivide-se em Etimolgica e Semntica. Segundo alguns importantes autores do Direito, como a definio nominal no pode ser indicada como fator decisivo formao do conhecimento cientfico, mister a utilizao da definio real ou lgica.

6.1 Uma definio lgica de Direito

O uso da definio real requer a escolha de um mtodo adequado. O gnero prximo e a diferena especfica devero ser apontados. O gnero prximo da definio de Direito est no ncleo comum aos diferentes instrumentos de controle social: Direito, Moral, Regras de Trato Social e Religio. J a diferena especfica deve mostrar

somente aquilo que o Direito possui, que o diferencia das demais normas de conduta social. Na esteira desse pensamento, Nader o define como a seguir: Direito um conjunto de normas de conduta social, imposto coercitivamente pelo Estado, para a realizao da segurana, segundo os critrios de justia (NADER, 2002, p.74). Conjunto de normas de conduta social eqivale ao gnero prximo, sendo que o termo normas corresponde aos procedimentos a serem adotados pelos destinatrios do Direito e, tambm, corresponde aos limites de liberdade impostos. Traa-se, assim, o liame entre o lcito e o ilcito. Importante ressaltar que a conduta exigida no adentra a intimidade do homem. Mas fundamental para o Direito que haja adeso aos comandos jurdicos, ou seja, preciso que ele tenha efetividade. A diferena especfica da definio est em: imposto coercitivamente pelo Estado. Dentre as diversas normas, apenas as jurdicas requerem a participao do Estado. Para a consecuo desse fim, estrutura-se na separao dos Poderes: Legislativo, Executivo e Judicirio. No exerce obrigatoriamente o monoplio das fontes criadoras do Direito, que, tambm, podem advir dos costumes, das decises uniformes dos tribunais. Autores importantes entendem que a coercibilidade seja a caracterstica do direito, como Dourado Gusmo, ou a nota especfica do direito, como Kant, Thomasius e Lhering. Essa conceituao, entretanto, no pacfica entre jusnaturalistas e socilogos, que consideram to vlidos como o do Estado os direitos natural e social. Outros autores consideram-na acessria por serem as normas jurdicas respeitadas espontaneamente, sendo desnecessria a coero. A esse respeito Bobbio esclarece afirmando que a observncia espontnea das normas decorre do receio de sano. Interessante observar que at mesmo nas normas que no contemplam diretamente uma sano, h nelas uma sano indireta. Gusmo d os seguintes exemplos: impeachment, reparao de prejuzos causados por arbitrariedade praticada por autoridade, cassao de mandato polticos, responsabilidade objetiva do Estado, anulao de atos administrativos praticados com abuso ou desvio de poder, entre outros. Na ltima parte da definio, para a realizao da segurana segundo os critrios de justia, surge o conceito de justia como causa final do Direito, a sua razo de ser. Desse modo a segurana jurdica adquire valor fundamental para a sua consecuo. Nas diversas concepes do termo justia, encontra-se a idia de virtude moral. assim definida por Ulpiano (apud NADER, 2002, p.75), Justia a constante e permanente vontade de dar a cada um o seu direito. Na sociedade primitiva, que era dominada pelos costumes, o direito assumia a forma consuetudinria, enquanto, hoje, assume a forma da lei ou da jurisprudncia. Composto de normas de conduta e de estruturao, , em qualquer uma dessas duas formas, norma executvel coercitivamente. O direito moderno criado pelo poder pblico ou por convenes e costumes internacionais, no caso do direito internacional. O primeiro se aplica pelos rgos estatais, e o segundo por organizaes internacionais para esse fim.

7 ALGUMAS DEFINIES CLSSICAS DE DIREITO

Direito a arte do bom e do justo. Dada pelo jurisconsulto romano do sculo I, Celso (apud GUSMO, 2002, p.61). Direito uma proporo real e pessoal, de homem para homem, que, conservada, conserva a sociedade; corrompida, corrompe-a. Segundo escritor italiano do sculo XIII, Dante Alighieri (apud REALE, 2002, p.60). Segundo jurisconsulto holands do sculo XVII, Hugo Grcio (apud NADER, 2002, p.76) Direito o conjunto de normas ditadas pela razo e sugeridas pelo instinto de vida gregria. Conjunto de condies sob as quais o arbtrio de cada um pode se harmonizar com o arbtrio de outros, segundo uma lei universal de liberdade. Essa definio do Direito dada pelo filsofo alemo do sculo XVIII, Kant (apud GUSMO, 2002, p.64). Direito a soma das condies da vida social, asseguradas pelo poder do Estado mediante a coero externa. Segundo Lhering (apud GUSMO, 2002, p.63), jurisconsulto alemo do sculo XIX. Segundo jurista brasileiro do sculo XX, Direito a realizao ordenada e garantida do bem comum numa estrutura tridimensional bilateral atributiva, ou, de uma forma analtica: Direito a ordenao heternoma, coercvel e bilateral atributiva das relaes de convivncia, segundo uma integrao normativa de fatos segundo valores (REALE, 2002, p.67).

8 CONCLUSO

Embora haja uma diversidade de enfoques para estudar-se o Direito, importante dizer que seu estudo deve ser feito partindo da constatao de que ele sofre influncias sociolgicas, filosficas, morais, religiosas, etc. Deve-se, portanto, evitar ilhar o seu estudo em determinada rea do conhecimento. Ao contrrio, ele deve ser visto como cincia que sofre a influncia de diversos campos do conhecimento, e existe em funo da sociedade. O Direito deve ser uma expresso da vontade social. Ele surge em decorrncia de uma necessidade humana de ordem e equilbrio. Sua finalidade favorecer o amplo

relacionamento entre as pessoas e os grupos sociais, que uma das bases do progresso da sociedade. A faixa de atuao do Direito na sociedade a do regramento da conduta social, com vista a propiciar segurana e justia a todos. A responsabilidade dos que esto envolvidos de alguma forma com o Direito muito grande, pois ele a grande coluna que sustenta a sociedade. Concluindo, enfatiza-se a necessidade de que o Direito seja justo, pois sua grande misso propiciar o bem a todos, sem quaisquer discriminaes. Srgio Assuno e Thas da Penha, 1 Perodo - UFES DEBATEDOR: Atravs da apresentao do tema 2, o Conceito do Direito, pode-se perceber a ampla divergncia entre os juristas quanto definio de Direito, o que levou Kant a afirmar, no sculo XVIII que os juristas ainda esto procura de uma definio para o Direito. Aps dois sculos, a crtica de Kant atual , de modo que a cincia do Direito ainda tem efetivamente tentado captar por via indutiva um conceito de Direto, procurando extra-lo dos prprios fatos ou fenmeno jurdicos, e nenhuma dvida pode haver de que , fundamentalmente, possvel colher esse conceito, o que no possvel fundamenta-lo. Verifica-se que o setor jurdico no se situa, propriamente, no mundo da natureza e que no um ser real objetivo, nem um fato psquico, nem um ser ideal, mas um ser do mundo da cultura, ou melhor, numa parte importante deste mundo que a tica. Assim, o conceito de Direito um conceito cultural, isto , depende de uma realidade referida a valores ou uma realidade cujo sentido achar-se a servio de certos valores. A cincia jurdica tem-se utilizado da induo, a partir dos prprios fatos ou fenmenos jurdicos, para gerar uma idia do Direito. Isto parece possvel, mas, diferente da fundamentao filosfica da idia de Direito, o conceito de Direito se deduz, no se induz, tendo uma natureza pr- jurdica, onde acha-se vinculado a idia de Direito que no pode ser diferente da idia de justia e de eqidade. Diante destes fatos, questionado se uma nica definio seria capaz de revelar as diversas acepes de acordo com os pressupostos da lgica, ento, conforme pontua Goffredo Telles Jnior, enunciar-se apenas uma definio de Direito seria um erro, devem-se dar tantas definies quanto os sentidos do vocbulo. Cabe, ainda, observar que este questionamento obter respostas dependentes do ideal competente ao grupo questionado : os cticos respondem pela negativa em face da instabilidade e arbitrariedade do Direito, os relativistas afirmam que o conceito depende da cultura, como tambm h aqueles que conceituam o Direito mediante propsitos jusnaturalistas ou juspositivistas, ou ainda realistas. Para chegarmos a um conceito, ser necessrio examinar duas das acepes: o Direito como cincia e o Direito como expresso do justo.

A jurisprudncia, cincia do Direito muito antiga, revelando-se na experincia jurdica. Ora, o Direito como experincia de vida um fato e como um sistema ordenado a norma. Logo, o Direito como cincia estuda o fato e as normas. No incio do Digesto, Celso definiu, elegantemente, o Direito como a arte do bom e do justo, ou seja, o conceito de justia inerente ao Direito, de forma que justia, como definiu Ulpianus, a vontade constante e perptua de dar a cada um o que seu, definindo, assim, os prprios preceitos do Direito: viver honestamente, no lesar o seu prximo, dar a cada um o seu direito. O fim do Direito a justia. Assim, quando se interpreta o Direito, o valor do justo colocado perante o intrprete, de maneira que a exegese no leva ao contrrio dos objetivos da justia. Cumpre, ainda, lembrar que dentro do conceito de Direito esto inseridos outros conceitos jurdicos dele decorrentes. So instrumentos das cincias jurdicas, como a situao de Direito, a situao de fato, a positividade e a normatividade do preceito, a licitude e a ilicitude as relaes jurdicas, os deveres e as pretenses. Para Ronald Dworkin, o Direito no pode ser interpretado como uma simples questo de fato, ou seja, uma anlise de fatos histricos. O Direito deve ser a anlise dos acontecimentos feita por um juiz que realiza a moralidade como base. No se pode, contudo, confundir o conceito de Direito com a moral, visto que, como disse Schopenharer, a moral, pelos princpios de compaixo e renncia, manda aos homens que se ajudem uns aos outros, enquanto o Direito exige s que os homens no se prejudiquem. Portanto, tem-se algumas definies de filsofos de Direito: Segundo Hobbes (apud SEGURADO, 1994, p.28), o Direito a utilidade comum. Conforme Kant (apud SEGURADO, 1994, p.29), a) a coao universal que protege a liberdade todos; b) a minha liberdade, limitada pela sua liberdade, segundo uma idia universal de liberdade; c)o conjunto de condies que limitam as liberdades para tornar possvel o acordo entre as mesmas; d) complexo de condies que permitem a coexistncia entre os homens segundo lei universal da razo. O conceito dado por Bentham (apud SEGURADO, 1994, p.29), diz que o Direito deve dar a maior felicidade ao maior nmero possvel. J Rousset (apud SEGURADO, 1994, p.29), sobre o Direito como o que imposto pela autoridade como a regra das nossas aes. Para Schopenharer (apud SEGURADO, 1994, p.29), afirma que o Direito a negao do erro. Contudo, percebe-se que so definies incompletas, assim, Kant quando define o Direito, limita-o, seguindo-se que o homem tem o direito de cometer crimes e moralidades. Conquanto, que no ofenda a liberdade alheia, ou seja, separa o Direito quase que completamente da moral; distino, sim; no separao. O dever moral precede o jurdico e este a sua coero. E ainda Rousset, em sua definio, restringe o conceito de Direito ao Estado, o que equivale a amordaa-lo e, certamente, retiralo da histria.

Os filsofos do Direito devem, assim, procurar explicar o fenmeno jurdico de uma maneira abrangente, isto , de uma forma que focalize todos os aspectos nos quais ele se apresenta como ser e como ele se altera permanentemente e se realiza numa realidade histrico cultural. Merece referncia, o conceito tridimensional do Direito, no apenas porque essa explicao muito elucida o fenmeno jurdico, como tambm porque sua teoria foi desenvolvida no Brasil, pelo filsofo do Direito, Miguel Reale, em que verificamos haver no Direito elementos distintos referentes a trs aspectos bsicos: normativo, ftico, axiolgico. A tridimensionalidade jurdica no consiste propriamente em definir o Direito a partir destes trs aspectos, mas, de alguma forma de integr-los num conceito. As grandes linhas do pensamento jurdico, englobando aqui no apenas as concepes de Direito, como seu fundamento e mtodo de anlise, de conhecimento e de aplicao podem ser agrupadas, apesar de seus mltiplos e vrios desdobramentos, bem como dos riscos referentes s generalizaes, em trs grandes grupos: o jusnaturalismo, o positivismo, e o sociologismo jurdico ou realismo. Essas trs tendncias no tm valor unicamente no plano da histria das idias ou no da histria da filosofia do Direito, mas atuam na contemporaneidade e, de certa forma, consubstanciam as dimenses do fenmeno jurdico, consoante so elas visualizadas pelo tridimensionalismo. Na verdade, ao fato, valor e norma correspondem, respectivamente, as tendncias do sociologismo, do jusnaturalismo e do positivismo jurdico. Assim, o conceito do Direito no deve ser um conceito puramente causal e contingente, e, sim, geral e necessrio. O Direito no deve ser Direito s porque os diferentes fenmenos jurdicos se deixam ordenar e arrumar debaixo desse conceito. o conceito do Direito quem toma nas mos a soberania sobre os fenmenos jurdicos. unicamente ao contemplarmos a massa catica dos dados da experincia atravs do conceito de Direito, que vimos separarem-se um do outro, o jurdico essencial daquilo que no por essncia jurdico. S quando contemplarmos o Direito de certa forma, vindo nele, como dizia Savigny, a prpria vida dos homens olhada sob um certo aspecto, debaixo de um certo ponto de vista, s ento que podemos compreender como este ponto de vista, constitutivo da nossa viso jurdica do mundo, que constitui, afinal precisamente o conceito de Direito. Danbia Santana, 1 Perodo - UFES.

Teoria tridimensional do Direito


Introduo:

Considerando-se o Direito uma palavra complexa, o que implica na existncia de vrios conceitos acerca de sua real significao pode-se afirmar que o Direito uma ordenao coercvel e bilateral _ atributiva reguladora das condutas sociais e garantidora do bem comum na busca incessante da concretizao da justia, tendo a pessoa como fonte de todos os valores existentes no ordenamento jurdico e social. Desse modo, em 1940 ao contrapor-se Hans Kelsen, Miguel Reale profetiza em seu livro Fundamentos do Direito uma concepo de Direito diversa daquela que o concebe exclusivamente como norma jurdica. Segundo Reale o Direito no unicamente normativo e hierrquico, a norma jurdica apenas uma indicao de caminho cujo ponte de partida o fato guiado por determinado valor. Da surge a qualificao de Josef Kunz da frmula realeana atravs da qual o Direito uma integrao normativa de fatos segundo valores. E a partir desta afirmao que fica explcito o grmen da tridimensionalidade exposto no livro Teoria do Direito e do Estado em que Miguel Reale considera ser o Direito ao mesmo tempo norma, fato e valor__ desconsiderando os unitarismo dos marxistas, que acreditavam ser o Direito apenas fato; dos economistas, que defendem o Direito como produo econmica; de Kelsen, defensor do Direito ser apenas normas; dentre outros. Em 1953, no entanto, foi que a estrutura tridimensional ganhou novo reforo e tornou-se madura. Reale, em seu livro Filosofia do Direito exps a idia do dialeticidade dos trs elementos: fatos, valor e norma. Segundo essa idia, existe uma dinamicidade integrante e convergente entre os trs fatores que culmina em trs ordens de dialtica, sendo elas: Cincia do Direito ou Dogmtica Jurdica: O Jurista visando atingir a norma, para interpret-la e aplic-la, vai do fato ao valor at atingir a norma.

Cincia do Direito: fato norma

valor

Sociologia do Direito :

Buscando compreender o fato jurdico, os socilogos partem da norma para o valor que se visa realizar, culminado no fato.

Sociologia Jurdica : norma fato

valor

Filosofia do Direito: Partido-se do fato norma anseia-se chegar a uma modalidade do valor do justo.

Filosofia do Direito: fato Valor

norma

Foi em 1968, entretanto, que Miguel Reale lanou duas obras germinadas O Direito como experincia e Teoria Tridimensional do Direito em que efetivamente aprensentou a experincia jurdica sob o prisma tridimensional, enfatizando a Dialtica de implicao polaridade tambm conhecida como Dialtica da Complementaridade; segundo a qual o fato e o valor se correlacionam na experincia jurdica de tal forma que cada um deles se mantm irredutvel ao outro (polaridade) mas se exigem mutuamente (implicao), dando origem estrutura normativa como momento de realizao do Direto. Assim, considerando a realidade jurdica sempre inserida na globalidade da Lebenswelt ou mundo da vida comum, ou seja, num complexo de noes e opinies operantes em que os homens sentem e agem, o Direito entendido no como um fato que plana na abstrao, mas como uma dimenso da vida humana que emerge do processo existencial do individuo e da coletividade, fazendo surgir uma outra dialtica, a Dialtica existencial do Direito Percebe-se que a norma jurdica no espontaneamente dos fatos e dos valores, lhe sendo imprescindvel a apreciao da autoridade competente que decide de sua convenincia e oportunidade. H , assim, uma nova dialtica realeana que explicita o mundo jurdico constitudo de contnuas intenes de valor que incidem sobre uma base de fato, refratando-se em diversas proposies normativas, uma das quais se converte em normas

jurdicas por interferncia do poder, sendo representado pelo esquema abaixo: Complexo axiolgico

Norma

Essa nova dialtica em que a gnese da norma jurdica resulta da participao do Poder num complexo factual- axiolgico onde no impera a vontade nua e arbitrria oriunda sobretudo da obra Experincia e Cultura, considerando a obra fundamental de Filosofia de Miguel Reale. Nesse contexto,a norma jurdica a forma atravs da qual o jurista expressa o que deve ou o que no deve ser feito integrando a realidade socialidade social numa estrutura regulativa obrigatria a medida que busca a realizao de um determinado valor ou impedir a ocorrncia de um desvalor, estando, pois, imersa na vivncia cotidiana dos homens. No entanto, ao longo dos tempos e das conseqentes alteraes factuais da sociedade o significado do Direito muda e por meio dessa mudana que o sentido da norma modifica-se e alarga-se. A norma jurdica , como designa Pontes de Miranda, elstica, assim as variaes na interpretao da norma devem ser compatveis com sua elasticidade. Essa elasticidade,porm, tem um certo limite pois quando uma norma deixa de atender s necessidades do grupo social por ela regulado, ela deve ser revogada, o que leva a uma soluo ou formao normativa adequada. Conclui-se que, aps todas as modificaes no campo jurdico introduzidas pela tridimensionalidade e pelos ideais e valores, o Direito a concretizao de ideal de justia na pluridiversidade de seu dever-ser histrico, tendo a pessoa como fonte de todos os valores, conforme expe Miguel Reale na Nova fase do Direto Moderno. Resta lembrar que__ apesar do apego da maioria dos juristas com os rigores tcnicos e aspectos formais do Direito desprezando, assim, as especulaes filosfico jurdicas e do aparente divrcio entre juristas e filsofos reinante

Fat o

V1

V2

Vn

Proposies normativas

Poder

no sculo 20 __ atualmente percebe-se uma reaproximao entre a filosofia do Direito e a Cincia do Direito que, em conjunto atuao com a Sociologia Jurdica, demonstra a crescente significncia da pesquisa filosfica como animadora da validez formal das normas e da Cincia Dogmtica do Direito. Assim, a pesquisa filosfica, dando novo sentido de integralidade e concreo, auxilia os juristas positivos em sua rdua tarefa de apresentar e sistematizar as categorias jurdicas esperadas por um mundo em constante processo de modificao. A Tridimensionalidade: Pela Teoria Tridimensional do Direito todo fenmeno jurdico constitudo por trs fatores que se correlacionam entre si e se exigem mutuamente e que convergem para uma unidade concreta, no existindo separadamente. Esses trs elementos so o fato, o valor e a norma que, interagindo entre si, explicam a origem de toda norma jurdica reguladora da conduta humana. A estrutura ftico- axiolgico-normativa representada pelo esquema abaixo: Fato Valor : significao do fato ou tridimensional pode ser

Norma : integra o fato ao valor

Por essa estrutura percebe-se que toda experincia jurdica formada por um elemento de fato, ordenado valorativamente em processo normativo donde se conclui que os fatos da vida social ordenados em uma frmula de vivncia coletiva do origem a um sistema disciplinador da conduta humana conhecido como ordenamento jurdico . Da pode-se afirmar que a teoria tridimensional possui uma base inamovvel resultante da confirmao objetiva da consistncia ftico- axiolgico- normativista existente em qualquer e todo momento da experincia jurdica. Assim, nota-se que a natureza tridica do direito que no permite o isolamento absoluto de seus fatores, no sendo possvel o estudo separado de cada um deles seja por filsofos, socilogos ou juristas. No entanto, a existncia de trs fatores formadores do fenmeno jurdico sucinta vrios questionamentos acerca da unidade e do modo como eles se correlacionam, bem como questes sobre como se distinguem a Sociologia. Filosofia e Cincia do Direito, tendo como objetivo de estudo a experincia jurdica, j que todo estudo do direito tridimensional. Por outro lado, mister lembrar um outro problema que como se diferencia tridimensionalidade jurdica das demais que constituem o complexo e

diversificado domnio do experincia tica, originando das respostas dadas a essas perguntas novos questionamentos, como os relativos classificao do saber jurdico que__ segundo explicita Miguel Reale__ se desdobra em dois planos lgicos: o transcendental e o emprico positivo. O direito, dessa forma, nico para os que o estudam, sendo dotado de unidade dialtica e histrica e cujo conduta jurdica resulta da implicao entre os trs elementos: fatos, valor e norma. Essa conduta, divergindo da conduta tica, apresenta-se revestido de sentido axiolgico e diretriz normativa, caracterizando-se como momento bilateral atributivo da experincia social. De tudo exposto sobre a Teoria Tridimensional, que define-se como concreta e dinmica, mostra-nos que ela diferencia-se das demais por afirmar que: Fato, valor e norma esto sempre presentes e correlacionados em qualquer expresso da vida jurdica, sendo a tridimensionalidade essencial ao direito. A natureza da correlao dos trs fatores funcional e dialtica devido a implicao polaridade ou dialtica da complementaridade que integra fato e valor, resultando o momento normativo como solucionador de conflitos sociais. c)Tridimensionalidade do saber jurdico, ou seja, as diversas cincias pesquisadoras do direito distinguem-se pelo sentido dialtico de suas investigaes, prevalecendo ora o momento ftico, ora o normativo, ora o axiolgico. d) A Jurisprudncia uma cincias normativa, sendo assim, norma jurdica compreendida como realidade cultural atravs da qual se compem conflitos de interesse e nela se integram renovadas tenses fticos axiolgicos, segundo razes de prudncia e oportunidade. Assim, configuro-se o normativismo jurdico concreto ou integrante. e) A institucionalizao do poder no gnese da norma jurdica explica-se pelo fato do poder estatal ou annimo social, no caso de normas consuetidinrias, optar por uma das solues regulativas originadas de um complexo de fatos e valores, culminando na elaborao normativa. f) A experincia jurdica apresenta-se como um processo de objetivao e discriminao de modelos de organizao e de conduta, mantendo, entretanto, sua unidade.

g) A elasticidade normativa e a semntica normativa so o que conferem norma jurdica a sua mudana de sentido e sua superao pelo advento de novos conceitos variantes de tempos em tempos. h) A sentena deve, pois, ser compreendida como uma experincia axiolgica concreta. Na teoria integral da validade do direito h um correlao funcional entre fundamento, eficcia e vigncia. Segundo essa teoria a validade assenta-se na existncia da obrigatoriedade formal de um preconceito normativo (vigncia) que, mantendo uma efetiva correspondncia com a necessidade social (eficcia), deve buscar um ideal de justia ou legitimidade (fundamento). O historicismo axiolgico pressupe certos invariantes axiolgicos, ou seja, expresses de um valor-fonte (pessoa humana) como condicionadoras de todas as formas de convivncia juridicamente ordenada. Assim, refere-se a existncia de um conjunto de valores fundamentais traduzidos historicamente ao plano da conscincia e tornados bens comuns, essenciais ao viver social e que visam uma ordem social justa. Natureza trivalente do valor, segundo a qual este possui uma funo ntica, medida que o valor atua como um dos fatores constitutivos da realidade, uma funo gnoseolgica, j que atravs do valor que se compreende a realidade por ele constituda e finalmente uma funo deontolgica, considerando-o como razo determinante da conduta. A existncia de uma personalismo jurdico, que concebe o valor da pessoa a condio transscedental de toda experincia tico-jurdico. Jurisprudncia histrico-cultural ou axiolgico, ou seja, necessidade de uma jurisprudncia vista como experincia cognoscitiva (plano epistemolgico) e atendedora da solidariedade que une entre si todos os valores (plano deontolgico). Superao da reflexo fenomenolgica pela reflexo transcendental, baseada na correspondncia entre a intencionalidade da conscincia e o significado dos intencionalidades objetivadas.

Desse modo, conclui-se que, reconhecida a autonomia do valor __ no mais concebido como objeto ideal__ surge a necessidade de se correlacionar dialeticamente os trs fatores. E o que faz a Teoria Tridimensional, aceitando que o direito no puro fato, nem pura norma, mas o fato social na forma que lhe d uma norma racionalmente promulgada por uma autoridade competente, segundo uma ordem de valores. Dialtica de Complementaridade: Explicitando melhor o conceito de Dialtica de Complementaridade ou da Dialtica implicao-polaridade pode-se afirmar que toda norma jurdica formada por trs elementos__ fato, valor e norma __ que, sendo complementares entre si, exigem-se mutuamente, inexistindo um sem a devida correspondncia com os outros dois fatores. H, pois, uma interdependncia entre eles, o que permite dizer que atravs dessa dialtica que se explica a unidade e integrao ftico-axiolgico-normativa existente em todo fenmeno jurdico. Essa concepo presente na tridimensionalidade atual, entretanto, no estava inserida na expresso inicial do tridimensionalismo, j que cada um dos fatores era considerado de maneira abstrata e esttica. Assim, foi atravs da superao da filosofia dos valores de Kant, em que no h uma devida correlao entre sujeito e objeto e que a cultura considerada elemento intercalar entre natureza e valor, que a dialtica da complementaridade desenvolveu-se. Dessa forma, pode se afirmar que h uma correlao permanente e progressiva entre dois ou mais termos, os quais no se podem compreender separados uns dos outros, sendo ao mesmo tempo irredutveis uns aos outros; tais elementos distintos ou opostos da relao, por outro lado, s tem plenitude de significado na unidade concreta da relao que constitui, enquanto se correlacionam e dessa unidade participam. Destarte, a implicao polar fato-valor se resolve num processo normativo de natureza integrante, ou seja, cada norma jurdica representa a compreenso operacional, sendo condicionada pela incidncia de certos valores sobre os fatos. Da se considerar a experincia jurdica como uma das expresses fundamentais da experincia social,distinguindo-se desta por sua bilateralidade atributiva, que deve ser compreendida como um nexo de validade objetiva correlacionadora de duas ou mais pessoas que confere-lhes e assegura-lhes competncias de reciprocidade contratual, institucional ou de coordenao, subordinao ou integrao. 2- Historicismo Axiolgico: Por historicismo axiolgico entende-se ser uma relao mtua entre valor e tempo, ou seja, entre axiologia e histria. E por meio dessa integrao que se considera o homem nica fonte de todos os valores. O homem, por meio de suas reais e presentes vivncias, confere sentido axiolgico aos fatos, permitindo a existncia de um determinado conjunto de valores constantes na conscincia social determinador da conduta humana.

Resta explicitar que apesar de haver um sistema de valores permanentemente aceito, estes podem modificar-se de acordo com a evoluo do tempo e alteraes sociais. 3-Dimenses do tridimensionalismo: Na Alemanha: O conceito de tridimensionalismo alemo resultou da oposio entre os jusnaturalistas e positivistas, tendo como seus principais representantes Emil Lask e Gustave Radbruch que __ superando a antinomia posta entre a ahistoricidade jusnaturalista e o mero significado contingente das relaes de fato__ demonstraram uma tridimensionalidade estruturada em trs planos lgicos: o plano do dever-ser ou juzo de valor, plano da realidade ou juzo da realidade e plano do ser ou juzo referido a valores. Assim, notase que na Filosofia Jurdica alem prevalece uma discriminao tricotmica abstrata da experincia jurdica, ou seja, a uma tridimensionalidade genrica e abstrata do direito que concebe separadamente os trs fatores: um objeto, um mtodo e uma ordem. Hans Welzel, no entanto, como um jusfilsofo seguidor da filosofia da existncia concebe uma teoria finalstica da ao perante a qual a atividade humana vista como uma realidade ordenada e plena de sentido, estando o legislador preso estrutura ontolgica da ao. Por esse pensamento, como nota Garzn Valdez, percebe-se que sem positividade o direito simples abstrao ou aspirao ideal; sem uma nota axiolgica mera fora incapaz de cumprir com o postulado originrio de toda ordenao: a proteo do ser humano. b) Na Itlia: A trdimensiolalidade italiana iniciou-se com Icilio Vanni e Giorgio Del Vechio.Entretanto, a apreciao didatica da matria, em funo apenas das chamadas tarefas da filosofia do Direito , impediu uma compreenso mais profunda da estrutura da experincia jurdica por parte dos jusfilsofos italianos. Foi, ento , com Norberto Bobbio que a experincia jurdica foi vista sob os primas do fim, do meio e da forma, apresentando uma tricotomia em que h trs ordens autnomas de estudo de filosofia do direito,Sociolog ia Jurdica e a Teoria Geral do Direito, respectivamente. Essa afirmao feita por Bobbio no leva em conta a concretude da experincia jurdica, embora haja a percepo de que os trs fatores se correlacionam . Assim, segundo ele de um ponto de vista abstrato e em linha de princpio, o juzo da validade um juzo global,que versa, ao mesmo tempo, sobre o valor e sobre a legalidade, bem como sobre a aceitao da norma por parte dos consorciados, donde poder dizer-se que uma norma, em linha de princpio,, ser valida se for tambm justa. Desse exposto, percebe-se que essa concepo tridimensional de cunho metodolgico e eurstico, no sendo, ento, concreta.

Em busca de maior concreteza na tridimensionalidade, aparecem Giuseppe Lumia e Dino Pasini. Lumia conclui que o filosofo e o jurista se encontram perante uma mesma realidade, observada por distintos aspectos que, entretanto, devem colaborar para uma considerao integral da experincia jurdica. J Pasini distingue uma realidade jurdica em momento normativo( a norma) e um momento teleolgico ou funcional( o valor) que, formando a tridimensionalidade especifica, concorrem tambm para uma viso integral da realidade do direito. Resta explicitar o pensamento de Luigi Bagolini que, coincidindo seu pensamento com alguns pontos fundamentais do tridimensionalismo jurdico quando compreende o direito como fenmeno cultural e pela concretude resultante da correlao entre cultura e tcnica, afirma que o direito no pode ser visto como puro fato,nem como pura forma, nem como norma entendida em sentido formal, nem como puro valor ideal, nem como puro contedo intencional, mas sim como objetivao normativa da justia. Assim, ainda segundo explicita Bagolini , a temporalidade se confunde com o ritmo da ao humana, havendouma das formas temporais, com penetrao ou interpenetrao de passado, presente e futuro. Na Frana: O tridimensionalismo jurdico francs, a partir dos estudos de Paul Roubier, desenvolve-se sobretudo no domnio da Teoria Geral do Direito.Por esse autor entende-se a teoria tridimensional do direito, que a doutrina mais recente sobre a matria, focaliza o conjunto do ordenamento jurdico como inspirado por trs fins principais, que so a segurana jurdica , a justia e o progresso social. A exigncia de uma ordem implica a idia de uma regra de direito que, ao ser isolada e exacerbada, torna-se norma jurdica legitimada em virtude dr sua forma, ou seja, pelo poder que a impe, originando o tipo de tendncia formalista, j a norma jurdica fundada na aspirao moral de justia, remete a uma tendncia idealista. Por fim, quando se anseia o progresso social, temse uma tendncia realista. Assim Roubier, ao concluir seu pensamento,, afirma ser essa decomposio do direito esquemtica, uma vez que a vida social jamais se fixa exclusivamente numa dessas tendncias. Segundo Francis Lamand, entretanto, o tridimensionalismo tem o mrito de pr o acento sobre a integrao dos valores. J Michel Virally concebe a experincia jurdica sob trs dimenses: a normativa ou histrico-normativa, a ftica e a axiolgica, sendo a regra do direito considerada de carter histrico e normativo. Dessa forma, a tridimensionalidade abstrata de Virally afirma que a relao jurdicanasce de uma simples situao de fato, que uma norma carrega de significao jurdica luz dos valores que ela exprime e onde ela encontra o da sua fora especfica

d) Na rea do Common Law: A tridimensionalidade dos paises anglo-americanos pode ser representada por Roscoe Poend, Josef Kunz e Julius Stone. Segundo Pound as posies acerca do direito__ a analtica, a historicista e a filosofica__ e sua conseqente anlise sobre elas que o fizeram concluir que no esse trs pontos de vista se completam reciprocamente, servindo sua concepo como base para a de Julius Stone que, considerando a Cincia Jurdica composta por aspectos filosficos, sociolgicos e analticos, concebe uma tridimensionalidade ticamente abstrata. na perspectiva de um tridimensionalismo genrico que se encontra tambm Josef Kunz cuja concepo defende a diviso da Filosofia do Direito em trs ramos distintos: o Analtico, que concebe o direito como norma; o Sociolgico, que tem o direito como cincia causal e o Axiolgico, ligado a valorao dos fatos e) Na Cultura Ibrica: A perspectiva tricotmica de conciliao entre normativismo lgico da jurisprudncia, axiologia e sociologia jurdicas que fundamenta o tridimensionalismo ibrico representado, principalmente, por Legaz y Lacambra, Garcia Minez, Carlos Cossi, Luis Recasns Siches e Cabral Moncada. Desse modo, ao correlacionar o normativismo, a axiologia e a sociologia jurdicas, Mynez chega a concluso de que no se trata de espcies diversas de um nico gnero,..., mas, sim, de objetos distintos. Legaz y Lacamba, por sua vez, explicitou uma compreenso unitria da experincia jurdica como a forma da vida social que realiza um ponto de vista sobre a justia. J Cossio, em sua teoria egolgica , considera ser a conduta social possuidora de trs dimenses, assim a conduta jurdica considerada fticaaxiologica-normativa. Siches, apesar de inicialmente elaborar um tridimensionalismo perspectvstico, rendeu-se a tridimensionalidade especifica de Miguel Reale, concebendo o direito como norma de especiais caracterstica elaborada pelos homens com o propsito de realizar certos valores. Assim, fato, valor e norma esto justapostos e entrelaados de modo indissolvel e recproco. E finalmente Cabral de Moncada aponta para uma correlao entre o tridimensionalismo e a classificao das fontes de direito,considerando a jurisprudncia correspondente aplicao prtica concreta de numerosos critrios de valorao, extrados da lei ou do esprito objetivo duma cultura, prpria conduta e costumes dos homens, para a realizao entre eles de uma idia de justia.

f) Em outras culturas: A tridimensionalidade da relao jurdica universa, emergindo do superamento de duas posies antagnicas: a do apego positivista aos fatos empricos e a de pura subordinao a valores ideais. Dessa concepo surgem teorias tridimensionalistas em todo o mundo, como a teoria do hngaro Barna Horvath que considera o Direito Positivo no como todo natureza, nem como idia, mas resultante de uma combinao sinptica que justape os fatores axiolgicos e sociolgicos segundo um esquema gnoseologico. Concluso: Embora os tridimensionalistas aceitem o tridimensionalismo realeano, dandoo um papel de destaque, cada autor o concebe de maneira prpria, peculiar e divergentemente uns do outro. O tridimensionalismo, estando em 1940 em sua fase embrionria, s tomou explicita consistncia quando, paulatinamente, Miguel Reale amadureceu seu conceito de valor como um objeto autnomo, irredutvel aos objetos ideais e pertencente ao mundo dodever ser. Sendo admitida que a objetividade dos valores de natureza histrica, j que esses so projees de um valor-fonte(a pessoa humana). Assim, percebe-se que diferencia-se dos valores ideais por algumas notas especiais, que o vinculam ao processo histrico como: REALIZABILIDADE: valor que no se realiza utopia INEXAURIBILIDADE: constante evoluo TRANSCENDENTALIDADE: todo valor supera suas relizaes histricoparticulares POLARIDADE: s se compreende um valor pensando na complementaridade de seu contrrio Dessa forma, o valor passa a representar uma intencionalidade historicamente objetivada no processo de cultura, implicando sempre o sentido vetorial de uma ao possvel. Destarte, o conceito de fato tambm se torna conciso, sendo considerado como momento de um processo, um elo no encadeamento dos atos humanos que__ correlacionando o valor por meio da dialtica da complementaridade__ permite a emergncia da norma como uma relao concreta. Essa surge ento, da imanncia do processo factualaxiolgico. No entanto, necessrio lembrar da elasticidade da norma jurdica que, sendo esta correspondente ao horizonte de estabilidade social em determinado perodo da evoluo histrica, a torna revogvel de acordo com as necessidades operadas por modificaes valorativas ou casuais.

Dessa maneira, a formao de normas jurdicas est em constante alterao, conforme o esquema abaixo:

V1 + F1= N1 [ V2 + F2= N2....Vn + Fn= Nn


De tudo j exposto, pode-se concluir que cada norma jurdica resulta da incidncia De um complexo de valores sobre determinadas situaes de fato, dando origem a modelos normativos que no se desvinculam do mundo da vida, sendo um modelo escolhido pelo poder competente e gerenciador da sociedade.

Referncias bibliogrficas: Reale,Miguel. Lies Preliminares de Direito. So Paulo: Ed. Saraiva, 1994. ______.Teoria Tridimensional do Direito. So Paulo: Ed. Saraiva, 2001.

Das könnte Ihnen auch gefallen