Sie sind auf Seite 1von 18

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO PAR PR-REITORIA DE EXTENSO DIRETORIA DE EDUCAO ABERTA E A DISTNCIA

Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS)

Legislao e tica

2010

SUMRIO PLANO DE ENSINO


1 IDENTIFICAO GERAL
Instituio: Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Par Curso: Tecnologia em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) Modalidade EAD Disciplina: Legislao e tica Professor(a): Andra Cristina Marques de Arajo Carga Horria: 40h

2 EMENTA
tica e Moral. tica e Computao. Cdigos de tica Profissionais. Noes de Direito e Legislao.

3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo geral da disciplina construir em conjunto com o aluno concepes quanto os aspectos legais, ticos e morais, que devero ser observados no exerccio do profissional na rea da computao.

3.2 OBJETIVOS ESPECFICOS


Compreender o novo contexto histrico-social e econmico; Compreender a evoluo do Direito de Informtica, atravs da sua histria, compreendendo suas fases e o momento atual; - Identificar as prticas ilcitas por computador e a responsabilidade civil respectiva; - Reconhecer as condutas ticas e os regulamentos da profisso;

4 CONTEDO PROGRAMTICO CAPITULO I TICA E A COMPUTAO CAPTULO II LEGISLAO

5 PROCEDIMENTOS DE AVALIAO As avaliaes sero feitas por unidade, com atividades diferenciadas, ao longo de cada semana, e no final do mdulo uma prova escrita no momento presencial.
Nota 1 - UNIDADE I ETICA Avaliao 1 Estudo de caso ser disponibilizada no ambiente um texto com uma situao relacionada ao contedo programtico, com perguntas as quais devero ser respondidas mediante os aspectos abordados no contedo aplicado ao caso. Orientaes mais detalhadas no ambiente. Valendo 5,0. Avaliao 2 Frum Ser aberto no ambiente um frum cuja participao relevante caracterizar 5,0. Ser necessria a participao mnima de duas intervenes. Nota 2 - UNIDADE II LEGISLAO Avaliao 1 Estudo de caso ser disponibilizada no ambiente um texto com uma situao relacionada ao contedo programtico, com perguntas as quais devero ser respondidas mediante os aspectos abordados no contedo aplicado ao caso. Orientaes mais detalhadas no ambiente. Valendo 3,0. Avaliao 2 Frum Ser aberto no ambiente um frum cuja participao relevante caracterizar 2,0. Ser necessria a participao mnima de duas intervenes. Avaliao 3 Prova escrita momento presencial individual ou em dupla valendo 5,0 da nota 2. A prova ser disponibilizada no ambiente no dia do momento presencial para que os alunos possam realiz-la pelo ambiente e enviar professora pelo instrumento disponibilizado. Mdia Final da disciplina ser a somatria da Nota 1 e Nota 2 2 chamada para o aluno que perdeu a prova presencial e/ou alguma atividade no ambiente, ser disponibilizada uma 2 oportunidade via ambiente uma prova individual com data a combinar pelo ambiente. Prova Final para os alunos que no conseguiram a mdia para aprovao direta ser disponibilizada uma avaliao individual pelo ambiente, com data a combinar.

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: BSICAS:


ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando : introduo filosofia. 3. ed. So Paulo: Moderna, 2003. 439p. il. DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do trabalho. 2. ed. So Paulo: LTR, 2003. 1462p. SNCHEZ VZQUEZ, Adolfo, 1915-. tica. 24. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003.302p. MOTTA, Nair de Souza. tica e vida profissional. Rio de Janeiro: mbito Cultural, 1984. VSQUEZ, Adolfo Snchez. tica. 18. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998.

COMPLEMENTAR
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 17. ed. So Paulo: Atlas, 2004. 751p. MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 15. ed. So Paulo: Atlas, 2004. 863p. RODRIGUES, Slvio, 1917. Direito civil : responsabilidade civil. 20. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. v.4

APRESENTAO

A disciplina de LEGISLAO E TICA objetiva uma viso geral sobre os aspectos legais, ticos e morais, que devero ser observados no exerccio da profisso na rea da Computao, abordando conceitos tericos sobre os termos e a relao com a Tecnologia de Informao e a Sociedade.

UNIDADE 1 TICA E A COMPUTAO


OBJETIVOS DA UNIDADE: Nesta unidade trabalharemos os conceitos tericos formais de tica e moral e sua aplicao rea da computao e exerccio profissional e a relao com a sociedade.

1.1.

A Origem dos termos Quando falamos de tica e moral, muitas vezes ficamos confusos com seu real

significado. A etimologia dos termos indica que tica vem do grego ethos que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de mores, significando costumes.

Segundo Motta (1984), tica refere-se ao conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relao aos outros homens na sociedade em que vivemos, a fim de que o bem-estar social seja garantido, ou seja, trata-se da forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

Moral de acordo com Vasquez (1998), equivale ao sistema de normas, princpios e valores, que so regulamentadas as relaes mtuas entre os indivduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um carter histrico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convico ntima, e no de uma maneira mecnica, externa ou impessoal. Moral e tica no devem ser confundidos: A moral tem aspecto normativo, a tica terica e busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade. Tambm no devemos confundir tica com a lei, muito embora a lei tenha como base princpios pautados na tica. A tica no tem o carter legal impositivo ao

indivduo, que pode ser compelido pelo Estado ou por outros indivduos, a cumprir as normas e sofrer sano pela desobedincia. Os conceitos epistemiolgicos de ethos (carter) e mos (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que no natural, o homem no nasce com ele como se fosse um instinto, mas que adquirido ou conquistado por hbito (VZQUEZ). Portanto, tica e moral, pela prpria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que construda histrica e socialmente a partir das relaes coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

1.2 Definies de tica

Segundo o Dicionrio Aurlio Buarque de Holanda, TICA "o estudo dos juzos de apreciao que se referem conduta humana susceptvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente determinada sociedade, seja de modo absoluto".

Do ponto de vista da Filosofia, a tica uma cincia que estuda os valores e princpios morais de uma sociedade e seus grupos. Como cada sociedade e cada grupo possuem seus prprios cdigos de tica, o que em um pas pode ser considerado como normal, em outro pode desrespeitar completamente os princpios ticos estabelecidos. Exemplo: sacrificar animais para pesquisa cientfica.

Fonte: http://prodis.pro.br/images/geral/etica.jpg

Desde o nascimento somos ensinados sobre o que certo e errado e a partir da reproduzimos valores impostos pela sociedade. Desta forma, somos

programados para agir conforme regras impostas, recompensados quando seguimos as regras e punidos quando as transgredimos.

Fonte: http://afilosofia.no.sapo.pt/moral1.jpg

Para o filsofo ingls Bertrand Russel, a tica subjetiva, no contm expresses verdadeiras ou falsas, ela a expresso dos desejos de um grupo, sendo que certos desejos devem ser reprimidos e outros reforados, para se atingir a felicidade ou o equilbrio.

No podemos deixar de mencionar que a tica recebe interferncia de carter individual, ou melhor dizendo pessoal, dependendo do bom senso de cada pessoa, pois o que pode ser considerado "justo"para uns pode ser considerado "injusto"para outros, e o mais importante, deve ser levado em conta as intenes que levaram um indivduo a realizar alguma coisa definida como anti-tica.

Para ilustrar, exemplificamos com a tabela desenhada pelo professor Vanderley de Barros em seu texto Afinal, o que tica?, a qual demonstra uma comparao de conceitos de tica de acordo com sua viso pessoal, e essa mudana terica afeta drasticamente o comportamento humano.
Tabela: Conceitos tica Normativa x Teleolgica x Situacional

Fonte: http://www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei18.htm

1.3. tica no contexto profissional


1.3.1. tica profissional No mundo globalizado que vivemos hoje, com acesso a diversas informaes e conhecimento de culturas distintas, operando com negcios multinacionais, torna-se vital falarmos de tica nos negcios e tica profissional. Tanto no mbito da empresa, dos negcios business to business, e dos profissionais (pessoas empresas e pessoas-pessoas) a qualidade e comprometimento item necessrio. A maioria das profisses tem o seu prprio cdigo de tica profissional, bem como as grandes empresas. Quando assim institudos formalmente, esses cdigos passam a ter fora de lei, e a norma conduta do comportamento individual e empresarial. O no cumprimento pode resultar em sanes executadas pela sociedade profissional, tais como como censura pblica e suspenso temporria ou definitiva do direito de exercer a profisso.

1.3.2. Cdigo de tica Como falamos anteriormente, quase todas as profisses e empresas tem hoje seu cdigo de tica especfico. Mas o que um Cdigo de tica? Trata-se de uma ferramenta cujo objetivo orientar as aes de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes pblicos com os quais interage. Outra definio bastante difundida, inclusive de fonte pblica da Wikipdia (2010) especifica como um documento de texto com diversas diretrizes que orientam as pessoas que atuam em uma rea ou empresa quanto s suas posturas e atitudes, moralmente aceitas ou toleradas pela sociedade com um todo,. Cada empresa ou cada classe profissional precisa saber o que deseja fazer e o que deve ser esperado das pessoas, para que todos tenham conhecimento de como deve ser seu comportamento. Essas definies vo depender muito da cultura

organizacional da empresa/classe/profisso, pois assim como as pessoas, as empresas tambm tm caractersticas prprias e singulares. Dessa forma, o cdigo de tica enquadra todos a uma conduta politicamente correta e em linha com a boa imagem que a entidade ou a profisso quer seguir, inclusive incentivando a concepo social, como a voluntariedade e humanizao destas pessoas. O cdigo de tica pode tambm fazer referncia participao da empresa na comunidade, dando diretrizes sobre as relaes com os sindicatos, outros rgos da esfera pblica, relaes com o governo, entre outras. Um dos cdigos que podemos citar, na rea da computao, o da sociedade americana Association for Computing Machinery (ACM), - http://www.acm.org/ que congrega profissionais e acadmicos da rea de computao em todo o mundo. Este cdigo resumidamente agrega os seguintes itens: evitar danos a terceiros, conhecer e respeitar as leis existentes relativas ao trabalho profissional, respeitar a privacidade de terceiros, ser honesto e digno de confiana, e articular a responsabilidade social de membros de uma organizao e encorajar a aceitao completa das suas responsabilidades (este vlido para os lderes organizacionais).

Tambm temos o cdigo do e do Institute of Electrical and Electronic EngineersComputer Society (IEEE) - http://www.ieee.org/index.html. - uma organizao profissional sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos. a maior (em nmero de scios) organizao profissional do mundo, sendo seus scios engenheiros eletricistas, engenheiros da computao, cientistas da computao, profissionais de

telecomunicaes etc. Sua meta promover conhecimento no campo da engenharia eltrica, eletrnica e computao. Um de seus papis mais importantes o estabelecimento de padres para formatos de computadores e dispositivos.

Outros dois cdigos de tica balizadores na rea da computao so do ICCP (Institute for Certification of Computing Professionals) e da a IFIP (International Federation for Information Processing) ou a Ordem dos Engenheiros, os quais sugiro uma visita ao site.

Finalizando, os cdigos de tica na rea da computao geralmente contemplam seis aspectos bsicos de obrigaes ticas: 1. Com a sociedade em geral: refere-se preocupao com o bem estar das pessoas em geral, quando consideradas como usurios de sistemas computacionais (hardware e software) e envolvem, tipicamente, aspectos de segurana, privacidade e interesses econmicos. 2. Com os empregadores: tambm chamada de "tica do trabalho" e referese proteo dos interesses do empregador em situaes em que muitas vezes o empregador no tem habilidade para supervisionar tecnicamente o trabalho do profissional e a relao estabelecida em bases de confiana. 3. Com os clientes: quando o profissional trabalha como consultor ou prestador de servio autnomo para um cliente suas obrigaes so as mesmas que as relativas ao empregador. 4. Com a prpria organizao (a sociedade de classe) e seus associados: os cdigos de associaes de classe geralmente solicitam que os afiliados comunguem dos objetivos da associao e sirvam aos seus interesses, para o bem comum de todos os membros.

5. Com os colegas: refere-se ao respeito aos colegas da mesma profisso e colaborao entre colegas, que normalmente partilham os mesmos interesses. 6. Com a profisso em geral: trata de aspectos do comportamento tico que devem ser evitados para no denegrir a profisso em si.

A adoo de um cdigo de tica permite a uniformizao de critrios na empresa, dando respaldo para aqueles que devem tomar decises. Ao mesmo tempo em que protege o trabalhador que se apia na cultura da empresa refletida nas disposies do cdigo, tambm respalda a empresa na soluo de problemas de desvio de conduta de algum colaborador, acionista, fornecedor, ou outros. A conduta tica das empresas o reflexo da conduta de seus profissionais, que no se limitar ao mero cumprimento da legislao. o resultado da soma dos princpios morais de cada um dos integrantes. A conduta tica que se espera das empresas e de seus profissionais vai muito alm do simples cumprimento da lei, pois se for apenas uma formalidade a implantao do cdigo de tica ser incua.

1.3.3. Exemplos de Casos de falta de tica em computao Estes dois exemplos foram retirados do artigo tica na computao, escrito por Robson Silva, e demonstram claramente a questo da tica em problemas com a computao desenvolvimento de sistemas e manipulao de informaes sigilosas. Caso 1 - Revlon

Em 1988, uma das maiores empresas de cosmticos do mundo, a Revlon, contratou uma pequena empresa de software chamada Logisticon Inc, para desenvolver o software de controle de estoque pela quantia de US$ 600.000. Em outubro de 1990, o vice presidente de desenvolvimento de software da Revlon, Nathan Amitait tentou romper o contrato alegando que o sistema tinha ficado "aqum

das expectativas". Neste ponto, a Revlon devia a Logisticon US$ 180.000, mas no quis pagar at que o trabalho referente primeira fase do contrato estivesse completo. O presidente da Logisticon Donald Gallagher acusou os outros sistemas da Revlon por qualquer defeito de funcionamento do sistema de estoque e reclamou o pagamento. A Revlon recusou. As 2:30 da manh do dia 16 de outubro de 1990, o pessoal de sistemas da Revlon relatou uma queda generalizada no sistema de estoque. Um fax da Logisticon, no dia seguinte, relatou que a empresa tinha desabilitado o software na ltima noite, mas com todos os cuidados para no corromper nenhum dado. O fax dizia ainda que se a Revlon usasse ou tentasse restaurar o software de propriedade da Logisticon haveria uma possibilidade real de perda dos dados, pela qual a Logisticon no se responsabilizaria. O fax terminava dizendo que, quando e se um acordo fosse encontrado referente a pagamentos atrasados, o sistema poderia ser reestabelecido em poucas horas. Durante os prximos 3 dias, as vendas dos dois centros de distribuio afetados foram interrompidas, resultando na perda de milhes de dlares, e na dispensa temporria de centenas de trabalhadores. O sistema foi restaurado pela Logisticon no dia 19. No dia 22 de outubro a Revlon entrou judicialmente contra a Logisticon acusando-a de interferncia em relaes contratuais, transgresso, roubo de segredos comerciais, quebra de contrato e garantia. Uma das alegaes da Revlon era de que a Logisticon no mencionou no contrato a existncia do dispositivo de morte sbita (ou a bomba no software) dentro do sistema comprado

Caso 2 - Violao do Painel no Senado ACM

Um dos casos de falta de tica na computao mais famosos o caso em que o ex-senador Antnio Carlos Magalhes solicitou por meio do, na poca senador Jos Roberto Arruda, ex-diretora da Prodasen (Secretaria de Informtica do Senado Federal) Regina Clia Borges, a quebra do sigilo da votao secreta que cassou o mandato do ex-senador Luiz Estevo (PMDB-DF).

ACM insistiu que no teria motivos nem utilidade para a famosa lista. "Os senadores j tinham votado, Estevo j estava cassado. "Porm a lista no foi pedida aps a votao e sim um dia antes. A inteno de uso bvia: ACM no tinha certeza da cassao de Estevo e usaria a lista posteriormente para chantagens ou para "vazar" para a imprensa os nomes de seus desafetos que teriam votado a favor de Estevo. ACM sempre "vazou" para os amigos da imprensa as informaes que lhes eram teis. Um dos motivos da dominao de ACM na mdia, em especial a Globo, sua capacidade de oferecer informaes "exclusivas" e de bastidores aos jornalistas

RESUMO DA UNIDADE
Nesta unidade compreendemos o conceito e a importncia da palavra tica para a sociedade de forma geral. Tambm vimos que existem alguns cdigos de tica especficos para a rea de computao, mas que infelizmente devido a inexistncia de um rgo regulamentador da profisso, estes na prtica, no conseguem ser aplicados.

PARA SABER MAIS


1) O Livro tica Prtica, do autor Peter Singer.

REFLEXES SOBRE A APRENDIZAGEM


1) Por que a tica importante para a sociedade? 2) O que a prtica profissional pautada na tica e na moral? 3) Por que ser que dependemos de um rgo regulador e/ou fiscalizador na rea de computao, para fazer com que nossas aes (de formal geral) estejam pautadas na tica profissional? 4) Voc conhece alguma situao antitica ou imoral?

Bibliografia Complementar:
Diego Dias, Robson Silva. tica na computaovisitado em 04 de maio de 2010 em: http://disciplinas.dcc.ufba.br/svn/MATA68/2008.1/DiegoDias_RobsonSilva/DiegoDias_RobsonSilva_Arti go.pdf?revision=55(27 de junho de 2008) ROSAS, VANDERLEY DE BARROS. Afinal o que tica. http://www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei18.htm (19/10/2010) Moore GE. Princpios ticos. So Paulo: Abril Cultural, 1975:4

Das könnte Ihnen auch gefallen