Sie sind auf Seite 1von 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO-UFMA CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS, SADE E TECNOLOGIA-CCSST PROF.

MSC: ELIENE ALUNOS: CAMILA TRIGUEIRO DE LIMA, ARYANE OLIVEIRA, LARISSA MORAIS VIANA, EDILBERTO CORDEIRO DOS SANTOS JR, PAULO HUMBERTO MOURA, RAELSON LIMA SERRA EDER OLIVEIRA

DESENVOLVIMENTO DE NOVO PRODUTO

Trabalho realizado para obteno total da 3 nota referente s disciplinas de Administrao Industrial e Estratgia e Organizao.

Imperatriz-MA 2011

Introduo

A necessidade do desenvolvimento de alimentos saudveis tem crescido consideravelmente uma vez que as doenas crnicas tais como diabetes, hipertenso, obesidade, entre outras, tm surgido com maior freqncia na ltima dcada devido ao estilo de vida que a populao em geral tem adotado, que envolve principalmente sedentarismo, e maus hbitos alimentares. Pensando nisso as indstrias tm buscado a funcionalidade de alimentos, visto que alimentos funcionais so aqueles que alm das funes nutricionais bsicas, quando consumidos como parte da dieta usual de um indivduo, produzem efeitos metablicos, fisiolgicos e/ou benficos sua sade. Eles devem ser seguros para consumo, sem ser necessria superviso mdica. E sua eficcia e segurana devem ser asseguradas por estudos cientficos. Percebe-se ento a viabilidade de produzir alimentos funcionais logo que os consumidores esto cada vez mais conscientes da ligao entre sade e nutrio. A tendncia atual dar preferncia preveno e no cura das doenas. Os consumidores querem diminuir os gastos mdicos, envelhecer com sade e qualidade de vida, alm de neutralizar os danos causados pelo meio ambiente (poluio, microorganismos e qumicos na gua, ar e alimentos). As evidncias cientficas sobre a eficincia dos alimentos funcionais so crescentes, o que desperta o interesse e d segurana ao consumidor.

Gerao de idias: Em vista da necessidade de apelo funcional do produto, o grupo procurou priorizar isso e analisar quais seriam os produtos funcionais com uma possvel aceitao no mercado. Triagem de idias: 12345678Po de queijo e de cenoura; Hot dog com carne de soja; Fishburguer com legumes; Hambrguer de abbora, cenoura e soja; Goiabada diet; Cupcakes de frutas e soja; Picol de casca de melancia e casca de banana; Farofa de casca de banana;

O grupo considerou a idia de produzir Cupcakes de frutas a mais praticvel, sendo esta a escolhida para ser desenvolvida.

JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO PRODUTO Cupcakes de frutas, soja e cobertura de chocolate e casquinha de limo so produtos prticos, coloridos, com uma grande variedade, que valorizam a poro individual j que vm na medida caseira de um copo apenas, so funcionais, com alto valor nutritivo, sendo ento produtos saudveis e divertidos. So, assim, uma alternativa para os lanches dos consumidores que se enquadram no segmento infanto-juvenil, j que as mes priorizam uma refeio saudvel em relao aos lanches usuais tais como biscoitos recheados, nuggets, entre outros industrializados, e provenientes das linhas de fast-food, que tm geralmente grande quantidade de aditivos e baixo ndice nutricional. O produto visa ento abastecer o mercado infanto-juvenil sendo uma alternativa saudvel e prtica para substituio de lanches rpidos (fast-foods) que no so to saudveis, oferecendo assim um meio de preveno do agravante de obesidade infantil, diabetes e outras doenas crnicas que tm atingido o segmento infantojuvenil por conta do estilo de vida dessa gerao atualmente.

Desenvolvimento e teste de conceito do produto: Este produto destinado ao pblico infanto-juvenil, oferecendo os benefcios de uma alternativa de lanche saudvel e prtico, evitando assim o consumo de fast-foods com baixo valor nutricional e grande quantidade de ingredientes prejudiciais sade. O produto ser produzido e comercializado em uma mesma empresa, permitindo assim a transparncia de produo onde o consumidor poder conhecer o local onde so produzidos os Cupcakes, garantindo assim contato direto do consumidor com o produto, gerando confiabilidade. O produto tambm ser fornecido para confeitarias, padarias, e lanchonetes da regio, podendo ser consumido ao passo que o consumidor que visita estes lugares procura por um lanche rpido, e prtico. E ao mesmo tempo que o produto atender necessidade e desejo de praticidade, alm da qualidade sensorial( produto de textura leve e saborosa), ele tambm oferecer qualidade nutricional, funcionalidade, e diverso ao cliente.

Desenvolvendo a estratgia de marketing e anlise comercial: ----------------------------

Comercializao: A Empresa pretende promover um evento com palhaos, brincadeiras, e jogos para entretenimento das crianas e jovens, alm de promover palestras educativas para os pais, com o fornecimento de cartilhas de informao, acerca do crescimento de problemas de obesidade, e diabetes, que afetam as crianas e jovens atualmente e a necessidade da mudana dos hbitos alimentares dessa populao infanto-juvenil. O evento ser realizado na Beira-rio, local acessvel e um timo ponto de referncia na cidade, no dia das crianas (12 de outubro) com a inteno de apresentar alguns produtos para degustao, informar a sua funcionalidade, a fim de incentivar uma aproximao do consumidor com o produto, e gerar interesse sobre o mesmo, tendo ainda no local pontos de venda dos CupCakes embalados em embalagens unitrias, ou em kits com 2, 4, ou 6 unidades. Desenvolvimento do produto: ------------------------------------

REFERNCIAS http://vidalight.prodesp.sp.gov.br/alimentos_funcionais.html FRANCO, GUILHERME. Tabela de Composio Qumica dos Alimentos. 9 Ed. Editora Atheneu Rio de Janeiro 2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen