Sie sind auf Seite 1von 8

TRANSIO DAS CONCEPES MEDIEVAIS O RENASCIMENTO DE LEONARDO DA VINCI

Julia Stateri panaceadesign@gmail.com Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado, Educao, Artes e Histria da Cultura Rua Bartholomeu Paes, 482 05092-000 So Paulo - SP Neemias de Oliveira neemias.oliveiradasilva@gmail.com.br Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado, Educao, Artes e Histria da Cultura Rua Germnia, 878 Ap. 33 Bloco A 13070-770 Campinas - SP Thiago Carvalho Barbosa panavision@uol.com.br Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado, Educao, Artes e Histria da Cultura Rua Benjamim de Oliveira, 165 03006-020 So Paulo - SP

Resumo: A reforma do pensamento e a quebra de paradigmas compreendem diversos perodos histricos. Esta pesquisa apresenta a relevncia do Renascimento Cultural, acontecimento articulado com o capitalismo comercial que perdurou dos sculos XIV ao XVI. Caracterizado pelo movimento anticlerical e antiescolstico, o Renascimento marcou a produo artstica e cientfica da Idade Moderna procurando se afastar do misticismo da Idade Mdia, sobretudo com a criao de uma cultura laica, racional, cientifica e nofeudal. Apresentamos com destaque a produo de Leonardo Da Vinci (1452-1519) em sua infinita busca pela compreenso do homem. Palavras-Chave: Idade Mdia, Educao, Renascimento, Leonardo Da Vinci.

1. INTRODUO O termo Renascimento, dado entre os sculos XIV e XVI, teve origem na Histria da Arte e designava a poca de criao artstica inspirada nos modelos da Antiguidade Clssica. Entretanto, tratando-se Renascimento Cultural, de maneira mais ampla, podemos considerar como uma importante etapa na construo do pensamento humano moderno j que este compreendeu mudanas nas reas do pensamento cientfico, filosfico e literrio. Este trabalho apresenta uma contextualizao do perodo Renascentista com suas particularidades sociais e educacionais, de modo a evidenciar o inicio do distanciamento entre cincia e f que ocorreu paulatinamente no decorrer da histria da humanidade. Apresentaremos Leonardo Da Vinci (1452-1519) como expoente de uma poca de mudanas artsticas, culturais e cientficas. A escolha de Da Vinci est ligada ao seu empenho na compreenso do homem por meio de diversas reas, tais como anatomia, fisiologia e a prpria filosofia e arte. Em sua constante luta com o aristotelismo escolstico, Leonardo evidencia o Humanismo, movimento de retorno aos textos clssicos, especialmente de Ccero (106 a.C. - 43 a.C.) e Sneca (4 a.C. 65 d.C.), importantes autores da Antiguidade. O conceito de Renascimento no s aplicvel ao campo artstico, mas tambm ao escolar por uma srie de mudanas. O aparecimento do humanismo e a renovao do saber desfiguraram o patrimnio tradicional da cultura, constituindo uma nova pedagogia e a criao de escolas onde os jovens passaram a ser educados de acordo com o novo ideal de formao. Percorreremos a seguir por uma poca que tentou se distanciar o mximo possvel das concepes medievais, a famosa Idade das Trevas. O sistema econmico estava na transio do feudalismo para o capitalismo, fato que tambm representou grande mudana cultural.

2. O RENASCIMENTO DO HOMEM E DA ARTE A Historiografia Contempornea situa o Renascimento entre os sculos XIV e XVI. Foi durante este perodo que surgiram importantes nomes nos campos da filosofia, da pintura, escultura e das Artes de forma geral; dentre os quais para este trabalho especificamente destacamos Leonardo da Vinci (1452-1519), importante artista e pensador da poca. Ao refletirmos sobre o Renascimento e qual seu papel na sociedade da poca, temos que tr em mente a necessidade que o homem tinha de entender a s mesmo, de buscar respostas para as suas indagaes sobre seu papel no Universo, da relao com Deus e com o meio do qual fazia parte. Dentro de um processo histrico uma nova mentalidade ia se formando em consonncia com os acontecimentos do perodo, ou seja, do desenvolvimento das cidades e de um pensamento com vistas ao comrcio. Para os Renascentistas, o homem passava a ser o centro das atenes. No entanto, ainda se mantinha a f em Deus como criador desse homem feito a Sua imagem e semelhana.
Para muitos pensadores renascentistas o homem s notvel quando se assinala nos campos do pensamento e da ao por obras excelsas ou feitos hericos, e o individualismo exaltado numa atmosfera de egocentrismo e naturalismo no cego atendimento ao preceito do carpe diem. (NUNES, 1980:27)

A partir dessa reflexo, a viso dos renascentistas era de que: Tal qual como o Criador o homem feito a sua imagem tambm tinha a capacidade de criar. A criao do homem partia dos seus desejos, das vontades de transformar e de conhecer o inusitado.

nesse aspecto que ocorre um avano dentro das Humanidades, abre-se um leque de questionamentos pautados, sobretudo pela viso empirista de uma busca pela suposta verdade. Dessa forma, os renascentistas acreditavam que a natureza era algo que deveria ser estudada pelo homem. Conhec-la e domin-la era descobrir um pouco mais sobre os segredos do Universo. Toda produo artistica e cultural deve ser entendida no meio onde foi criada e produzida, deste modo, muitas obras de arte do perodo Renascentista traziam consigo uma certa individualidade, boa parte passou a ser assinada, fato que no ocorria na Idade Mdia. Um destes exemplos de individualidade nas obras artsticas e nas tcnicas para crilas foi o desenvolvimento do sfumato por Da Vinci. A tcnica nica mudou a maneira como os pintores posteriores Da Vinci trabalhavam com os pigmentos para a aquisio de uma fidelidade maior ao exemplo da natureza, agora exaltada. Da mesma forma a perspectiva evoluiu para buscar um maior realismo em lugar de distorcer e at mesmo corrigir uma natureza antes considerada selvagem e at perigosa. Com Da Vinci e seus contemporneos passa-se a buscar a sensao de profundidade, a reproduo de um olhar que acompanha ao observador e a admirao pelo humano. Alm dessas caractersticas, muitas pinturas em tela tambm nos convidam a refletir sobre o cotidiano e a importncia do corpo humano pintado ou esculpido pela tica da fora e da beleza, como por exemplo a escultura Davi de Michelngelo (1475-1564). Nesse sentido, muitos dos renascentistas se identificavam mais com o Humanismo que defendia o antropocntrismo, buscando resgatar algumas obras do perodo greco-romano que inspiravam tal ponto de vista.
No conjunto da produo renascentista comeam a sobressair valores modernos, burgueses, como o otimismo, o individualismo, o naturalismo, o hedonismo e o neoplatonismo, mas o elemento central do Renascimento foi o humanismo, isto , o homem como centro do universo (antropocentrismo), a valorizao da vida terrena e da natureza, o humano ocupando o lugar cultural at ento dominado pelo divino e extraterreno (VICENTINO, 2000: 185)

Diante destas consideraes, podemos afirmar que foi na Itlia que o Renascimento alcanou o seu auge. Os principais mercadores e os homens de posse passaram a ser conhecidos como 'mecenas', pois eram estes que apoiaram muitos dos artistas, arquitetos, escultores e pintores. A Itlia passaria a ser considerada como um grande museu a cu aberto, graas s inmeras obras de arte do perodo renascentista. Da Itlia, o Renascimento se espalharia por toda a Europa, como Espanha, com destaque para a obra Dom Quixote de Miguel de Cervantes (1547-1616), na Alemanha, com a pintura de Holbein (1497-1543), na Inglaterra com William Shakespeare (1564-1616) e Holanda com intelectual e filsofo humanista Erasmo de Rotterdam (1466-1536). Como o ttulo do trabalho sugere, passamos a destacar um personagem tpico do Renascimento: Leonardo Da Vinci (1452-1519). De forma Interdisciplinar, Leonardo da Vinci j se debruava diante de pesquisas nos mais variados campos do conhecimento, como pintura, escultura, engenharia, botnica, matemtica, anatomia, fsica, passando pela msica e pela arte da potico-literria. Sua obra pictrica, Mona Lisa (1505), atemporal, est muito alm do seu tempo, trazendo uma simetria entre a beleza, a natureza e as formas geomtricas.

3. O RENASCIMENTO E A ESCOLARIZAO A educao escolar no perodo renascentista possui algumas quebras de paradigmas interessantes para anlise. fato histrico que a maioria das transformaes de carter social acontecem paulatinamente e com a educao do perodo ocorre o mesmo. Aliada escolstica e a tradio crist, a educao do perodo medieval que precede a Renascentista vai aos poucos sendo desestruturada pelos anseios e necessidades que as sociedades europias traziam com a criao de universidades e a propagao da educao. Um dos primeiros pontos de destaque o humanismo, movimento que procura afastar o misticismo da Idade Mdia em favor de uma educao racional e cientifica.
No incio da Idade Moderna a educao passou por modificaes profundas, tanto na sua concepo como nos meios usados para a consecuo dos seus objetivos. Primeiramente, ela comeou a visar de modo claro e definido formao integral do homem, o seu desenvolvimento intelectual, moral e fsico, em contraste com a educao medieval que se esmerava na formao religiosa e intelectual e dava s escolas superiores um alcance prtico, um objetivo profissionalizante, uma vez que as faculdades de teologia preparavam mestres, assessores de papas e bispos. (NUNES, 1980: 41)

Segundo Nunes (1980) o vocbulo humanista que fora empregado nos sculos XV e XVI designava o mestre ou o estudioso das humanidades, os studia humanitatis, termo j usado na Antiguidade por Ccero (106 a.C. - 43 a.C.) e Aulo Glio (122 d.C.), e que significava a educao literria digna de um homem livre e distinto. Dentro desses preceitos a inteno educacional se afastara dos ideais escolsticos presos a uma Igreja essencialmente preocupada em perpetuar o pensamento cristo. Entretanto inocente pensarmos em uma educao completamente destituda do carter cristo, o mesmo autor apresenta:
Na concepo dos humanistas, mxime no sculo XVI, a educao liberal atravs dos studia humanitatis era para ser completada com o estudo das obras dos Santos Padres da Igreja, principalmente Santo Agostinho, e das matemticas, da astronomia e das demais cincias, da msica, dana e outras artes e com exerccios fsicos (NUNES, 1980: 30)

Alm do carter religioso a educao renascentista apesar das concepes humanistas continuou a privilegiar determinada camada social em detrimento de outras como afirma o prprio Nunes:
Um menino pobre mas talentoso s estudaria se tivesse a sorte de ser auxiliado por um patrono generoso ou por um clrigo benevolente. A educao humanstica, em tese, refere-se formao do homem, do ser humano abstrato, mas na prtica essencialmente aristocrtica e s aceitvel aos ricos (NUNES, 1980: 28)

O possvel avano da educao no campo terico ainda encontrava resqucios da Idade Mdia, j que o privilgio de uma educao sem intuito profissionalizante similar a educao do cidado livre na Antiguidade era privilgio da juventude aristocrtica na maioria dos pases que conheceram o Renascimento.

4. O RENASCIMENTO DE LEONARDO DA VINCI Leonardo Da Vinci (1452-1519) pode ser citado como um dos mais importantes personagens do perodo Renascentista pintor, escultor, engenheiro, msico, filosofo, fsico, botnico e inventor sua produo cultural extrapola a barreira artstica e cientifica ao demonstrar a criatividade do homem em diversos campos do saber. Entretanto, tornase difcil e pragmtico analisar a vida e obra de Da Vinci sem conhecer o contexto que o permeava. A escolarizao do Renascimento era articulada segundo o nvel scio-econmico, deste modo Leonardo filho de Piero, notrio na pequena aldeia de Vinci aprendera desde jovem com o av paterno os valores e normas de conduta que regiam a burguesia mercantil italiana. O posterior incentivo do pai para o estudo das leis ou comrcio no ofuscaram o grande talento do jovem Da Vinci em reas como msica, desenho ou matemtica. Portador de grande curiosidade, Leonardo permaneceu em Vinci at a adolescncia, quando muda para Florena, cidade italiana em que conhece o mestre Verrochio, fato que no o impede pouco tempo depois de abrir seu prprio atelier.
Leonardo foi o curioso mais insistente da histria. Perguntava o porqu e o como de tudo o que via. [...] Descobre, anota: quando pode ver, desenha. Copia. Faz a mesma pergunta uma, duas, vrias vezes. A curiosidade de Leonardo unia-se a uma energia mental incansvel. De todas as perguntas, a mais insistente a questo sobre o homem no o homem de esprito, razo e memria como um deus imortal de Alberti, mas o homem como mecanismo. Como anda? E ensina como se desenha um p de dez maneiras diferentes, cada uma revelando componentes diversos na sua estrutura. (CLARK, 1980:155)

Parte da curiosidade pode ser explicada pelo ambiente que cercava Da Vinci, Florena era um dos grandes centros europeus do perodo Renascentista, diversos artistas migravam para a cidade italiana a fim de obter ascenso e reconhecimento.
A famosa Florena dos sonhadores idealistas em suma a atmosfera em que se forar Leonardo que , alis, precisamente naqueles anos um dos seus centros mais importantes e mais actualizados da cultura italiana e europia e, conseqentemente, um observador privilegiado da mesma, est muito longe da uniformidade e simplicidade. (GARIN, 1994:278)

Imerso no perodo Renascentista, Da Vinci por vezes fora extrado de seu contexto, considerado como gnio por boa parte da critica artstica contempornea, inegvel que o famoso pintor j no obtm tanto reconhecimento nas reas cientificas. Mais do que um grande artista, Da Vinci fora um pesquisador de sua poca coletando informaes e estudando-as, porm perceptvel a influncia de outros autores em seus manuscritos cientficos.
Na verdade, Leonardo da Vinci, que viveu num dos ambientes mais cultos e completos da Europa, que teve acesso investigao mais desenvolvida e actualizada do tempo, encontrou depois, nos crculos de Pavia, de Milo, Veneza e setentrionais, em geral, uma manifestao ainda mais intensa daquelas discusses lgicas e fsicas que desde o sculo XIV iam acabando com uma imagem antiga do mundo (GARIN, 1994: 285)

Entretanto no de bom senso desmerecer as diversas obras e estudos de Da Vinci j

que o artista um expoente de uma poca na qual o antigo misticismo medieval d lugar ao homem e suas inquietaes. Se o destaque de Da Vinci no est na rea filosfica sobretudo fascinante seu interesse por tantas reas isoladas na Idade Contempornea. Boa parte das pesquisas provinham da incessante busca pela compreenso humana em seus mais variados aspectos sejam eles biolgicos ou fsicos.
Foi, sobretudo, um expoente caracterstico de uma poca e de uma cidade excepcionais, da inquietao de um mundo em transformao. Mas, nisto, no foi mais excepcional que muitos outros da sua poca, abertos a todos os interesses, conscientes da centralidade do homem, que constri o seu mundo com as suas prprias mos. (GARIN, 1994: 286)

Aclamado artisticamente com quadros como A Mona Lisa (1505), Da Vinci foi mais que um grande pintor, foi antes de tudo um pesquisador no sentido moderno da palavra. Suas descobertas, pinturas e invenes foram parte de uma poca na qual o rigor cientifico comeara paulatinamente se separar do carter religioso, e neste ponto destacvel a importncia do Renascimento.
Em luta com sua poca, isto , com o aristotelismo escolstico no campo da filosofia e das cincias da natureza, e com o humanismo retrico no das disciplinas morais e histricas, Leonardo teria sido realmente o primeiro dos homens novos, uma espcie de heri miraculoso do pensamento surgido repentinamente para transformar a situao existente. (GARIN, 1994: 266)

Em o Homem vitruviano (1492), Da Vinci expressa a unio entre Arte e Cincia ao expressar vrias particularidades do corpo humano em um desenho imerso de anotaes, fazendo citao direta ao arquiteto romano Marcus Vitruvius do sculo I a.C; Leonardo analisa, calcula e desenha com sua imensa destreza o homem renascentista, modelo e centro do universo. Leonardo Da Vinci o exemplo do homem que quer conhecer a si mesmo e o meio que o cerca, por isso destaca-se em um perodo em que a razo ofuscada pela f. De inegvel talento, Da Vinci continua sendo um dos personagens mais importantes da histria da humanidade, no s pela sua produo artstica, mas tambm pela produo cientifica, j que a influncia que sofre compreensvel tendo em vista que a produo humana tem o carter dialtico de construo e desconstruo incessante.

5. CONSIDERAES FINAIS Apesar da evidente diferenciao entre a Idade Mdia e o Renascimento, percebemos que as mudanas culturais do perodo renascentista ocorreram paulatinamente, sendo mais perceptveis em algumas reas do que em outras, sendo o caso do rompimento artstico que elevou o status da poca. A necessidade de entender a si mesmo e de investigar a natureza e produzir conhecimento emprico amadureceu a cincia da poca que na Idade Mdia estava essencialmente ligada a Religio. Em relao a Leonardo da Vinci, importante tentar compreende-lo em seu contexto, sem a pura atribuio de valor genial a sua obra. Fica evidente a valorizao quanto ao pintor Leonardo, envolto em muito misticismo e poucos fatos comprovados. A mudana de olhar e a transio da acentuada religiosidade medieval para a racionalidade renascentista do ponto de vista cultural, foram as conseqncias mais srias dessa revoluo de trs sculos.

6. BIBLIOGRAFIA

CLARK, K. Civilizao. So Paulo: Martins Fontes, 1980. GARIN, E. Idade Mdia e Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1994. _________. Cincia e vida civil no Renascimento italiano. So Paulo: Editora da UNESP, 1996. NUNES, R. A. C. Histria da Educao no Renascimento. So Paulo: EDUSP, 1980. VICENTINO, C. Histria Geral. So Paulo: Scipione, 2000.

Abstract: The remodeling in the way of thinking and the breaking of paradigms are typical of many historical periods. This Research presents the relevance of the Cultural Renaissance, a movement articulated with the commercial capitalism that lasted from 14th th until 16 Century. Characterized by the anti-clerical and anti-scholastic movements, the Renaissance marked the artistic and scientific production of the Modern Age, moving away from the mysticism of the Middle Age, especially with the development of a laic, rational, scientific and non-feudal culture. Here we present the production of Leonardo Da Vinci ( 1452-1519) in his infinite search for the human understanding. Keywords: Middle Age, Education, Renaissance, Leonardo Da Vinci.

Das könnte Ihnen auch gefallen