Sie sind auf Seite 1von 3

Manual do Locatrio

BOMBA SUBMERSA
Instrues para Instalao e Operao e Manuteno

CARIMBO DO ASSOCIADO

BOMBA SUBMERSA ELTRICA Voc acaba de alugar uma Bomba Submersa Eltrica, existem vrios tipos e marcas de Bombas, porm todas requerem basicamente os mesmos cuidados. Bombas Submersas Eltricas: so geralmente utilizadas nas obras de construo civil para bombeamento de gua suja, esgoto e lama. As Bombas Submersas Eltricas mais usadas so: MONOFSICAS : 110 volts e 220 volts com sadas de 2, 3com vazes que variam de 200 a 500 litros por minuto a nvel. TRIFSICAS: 220 volts, 380 volts e 440 volts com sadas de 2, 3, 4 e 6com vazes que variam de 500 a 4500 litros por minuto a nvel. Ao locar uma Bomba Submersa Eltrica, tenha sempre em mos os seguintes dados: 1- O tipo de energia que a obra dispe 2- O tipo de gua a ser bombeada (limpa, suja, muita suja, esgoto ou lama) 3- A vazo necessitada 4- A altura que se pretende jogar a gua, esta altura a distancia do fundo da vala at a sada da mangueira 5- A distancia entre o local de bombeamento at o ponto de energia. Este dado muito importante para especificar que tipo de cabo dever ser usado. Observe para alguns conceitos bsicos de utilizao e segurana.
Conforme a NR18 (18.21.1) A execuo e manuteno das instalaes eltricas,

devem ser realizadas por trabalhador qualificado e a superviso por profissional legalmente habilitado. A ligao eltrica deve ser feita por intermdio de conjunto tomada / plug macho. Assegure-se que a voltagem da rede a mesma do equipamento. O cabo de ligao e possveis extenses devero ser compostos por cabos de conduo eltrica com proteo mecnica, do tipo PP, com 04 pernas, sendo 3 para as fases e 1 para o terra (no caso de mquina tri-fsica), ou 3 pernas (02 fases mais terra) no caso de monofsicas, com bitola mnima de 4,0 mm2.

O cabo de ligao dever ser inteirio, sem emendas, de modo a no haver correntes de fuga. O circuito de alimentao dever ser protegido por interruptor de corrente de fuga do tipo DR. O fio terra dever estar ligado a um terminal terra que garanta uma resistncia mxima de 10 W (Ohms). Cuidado especial dever ser tomado quanto queda de fases, pois a falta de uma delas danificar o motor. O Eletricista Qualificado dever ainda verificar se o sentido da rotao est correta, caso contrrio, dever providenciar a inverso de uma das fases. Faa todas as instalaes fora da vala e teste-a fora da gua (no mximo um minuto fora da gua). No caso de Bombas trifsicas, verifique o sentido da rotao. Com a Bomba apoiada ao solo, incline-a e ligue a chave. O movimento deve ser anti-horrio. Caso contrrio, mude a ligao invertendo uma das fases. Amarre uma corda na ala da Bomba para poder desc-la na vala. Nunca desa ou puxe a Bomba pelo cabo eltrico. Manuseie sempre pela corda. As emendas da extenso eltrica com o cabo da Bomba no podem ficar submersas na gua, devem ficar suspensas para evitar infiltraes de gua. Quando descer a Bomba na vala, ao bater no fundo suspenda-a mais ou menos 30cm e fixe-a com a corda. Pelo menos uma vez por semana tire a Bomba da vala (sempre suspendendo-a pela corda) e limpe o grifo (grade) da mesma. Em obras que possuem muita sujeira, repita esta operao com maior freqncia. Fique atento: A ligao eltrica mal feita pode provocar acidentes graves at fatais. Lembre-se, conforme a NR18 (18.22.1) A operao de mquinas e equipamentos que exponham o operador ou terceiros a riscos, s pode ser feita por trabalhador qualificado e identificado por crach.

Associao Brasileira das Empresas Locadoras de Bens Mveis Av. Mandaqui, 67 - Bairro do Limo CEP 02550-000 - So Paulo - SP site: www.alec.org.br - e-mail: alec@alec.org.br Fone:(11) 3965-9819 - (11) 3965-9599

Das könnte Ihnen auch gefallen