Sie sind auf Seite 1von 4

1

Psicologia da Educao e Msica: Possibilidades


Gilberto Andr Borges

Assim como em qualquer outra rea da educao, na prtica da Educao Musical se faz necessria a compreenso dos fenmenos de ordem psicolgica relacionados tanto prtica didtica (sala de aula), quanto ao objeto de estudo (no caso da Educao Musical, a relao entre a psicologia e os fenmenos musicais). A msica, no mbito da escola regular , sobretudo, atividade de grupo. A ao do professor se dar no sentido de trabalhar o grupo. Realidade diferente encontrada na prtica conservatorial e tambm na prtica de aulas individuais, muito freqentes no que tange a linguagem musical. Em tal prtica, a orientao se dar no sentido de encontrar solues diferenciadas para cada aluno, levando em conta seus aspectos individuais. Em ambas situaes, questes relacionadas ao aspecto psicolgico so enfrentadas quotidianamente pelo professor. Falando da importncia da psicologia da educao, Salvador argumenta que a psicologia se dividiu no esforo de se aliar a pedagogia.

as diferentes concepes da psicologia da educao que coexistem atualmente so uma expresso da importncia relativa atribuda por cada uma aos componentes psicolgicos no esforo de explicar e de compreender os fenmenos educativos. [SALVADOR: 1999. p. 39] O autor se refere a discusso sobre as diferentes concepes da psicologia da educao, sendo esta uma disciplina aplicada (aplicao dos conhecimentos desenvolvidos pela psicologia) ou uma disciplina-ponte com objeto prprio de estudo e geradora de conhecimento. A concluso apresentada a que ambas concepes tm em comum a idia de que a principal finalidade da psicologia da educao a de utilizar e aplicar os conhecimentos, os princpios e os mtodos da psicologia para anlise e os estudos dos fenmenos educativos. [SALVADOR: 1999. p. 43] Os aspectos relacionados a psicologia da educao encontram aplicao diretamente no que tange a Educao Musical. A teoria de Jean Piaget, por exemplo, nos aponta 4 estgios no processo de desenvolvimento da cognio. No decorrer destes estgios a

relao da criana com o conceito de moral muda no sentido desta ser inicialmente heternoma at a possibilidade da criana desenvolver uma moral autnoma.

a moral heternoma aquela cujas regras so legitimadas com referncia a uma instncia superior, a uma autoridade; na moral autnoma, pelo contrrio, as regras ganham legitimidade sem nenhuma referncia a algo que transcenda os indivduos: so legtimas se nasceram de acordos realizados entre pessoas iguais e livres. [DE LA TAILLE: 1999] Neste sentido, o professor dever diferenciar a sua prtica, no sentido de que na situao de lecionar para crianas nos primeiros estgios de desenvolvimento, dever se situar como modelo a ser imitado, este dever organizar o grupo. Quando a moral autnoma alcanada pelos alunos, h a possibilidade de uma auto-organizao, estando ento o professor de msica mais prximo da possibilidade de trabalhar pela sua auto-extino, como nos fala Schafer (1991), em seu artigo intitulado Um rinoceronte na sala de aula: No h mais professores. Apenas uma comunidade de aprendizes.[SCHAFER: 1991. p. 277] Na teoria de Piaget, o desenvolvimento cognitivo resultado da ao do indivduo com o objeto. Tal afirmao encontra aplicao direta na compreenso do processo individual de aprendizagem tanto da linguagem musical quanto no desenvolvimento relacionado ao domnio tcnico de um instrumento. Nas situaes anteriormente apresentadas, tanto no ensino regular como no caso de aulas individuais, ser a prtica musical o elo para a compreenso dos conceitos. Embora a realidade da Educao Musical aponte que nem sempre esta a postura utilizada, sobretudo nos temidos cursos de Teoria Musical... Segundo Beyer (abordando Piaget em discusso sobre a dicotomia fazer/entender msica), o desenvolvimento da cognio parte de uma ao do corpo para um tipo de ao preponderantemente mental.

... atravs da ao sobre o objeto que o beb vai formando os esquemas sensrio-motores, sendo esta ao modificada e modificadora ao longo de vrios estgios do desenvolvimento, at chegar ento nas operaes formais no pensamento. Ou seja, de uma ao preponderante do corpo, o ser humano vai passando por um desenvolvimento at alcanar um tipo de ao onde prepondera a atividade da `mente`. [BEYER: 1999. p. 13]

Neste contexto, a autora ressalta que esta atividade da representao mental que possibilita ao ser humano um fazer musical em dimenses mais amplas. [BEYER: 1999. p. 15] A autora denomina as imagens mentais calcadas sobre a audio como sendo imagens aurais. So as imagens aurais que possibilitam a um indivduo que evoque simbolicamente a realidade musical ausente. [BEYER: 1999. p. 15] Porm, tal representao dever estar alicerada no domnio do objeto sonoro (linguagem musical) ou na capacidade de resposta sensrio-motora (domnio tcnico de um instrumento). Vygotski aponta a importncia dos instrumentos e signos como elementos mediadores na formao dos Processos Psicolgicos Superiores. Em sua viso de desenvolvimento, que segundo Davis e Oliveira est baseada na concepo de um organismo ativo, cujo pensamento construdo paulatinamente num ambiente que histrico e, em essncia social [DAVIS e OLIVEIRA: 1994. p. 49], os elementos mediadores aumentam a capacidade de ateno e memria. Isto, de certa forma, refora o anteriormente exposto por Beyer no sentido de que a representao mental (Piaget) da msica pode ser efetuada e esta exteriorizada/evocada atravs de seus signos, sejam aqueles construdos scio-historicamente (grafia musical tradicional) ou aqueles criados pelo prprio indivduo no intuito de representar os sons. Entende-se tambm por grafia musical sinais no convencionais, desde que possibilitem a recriao musical. Salientamos para a importncia da existncia de um equilbrio entre o fazer e o saber. As duas posies..., compe na verdade um mesmo conjunto em relao complementar. [BEYER: 1999. p. 13] Segundo Fonterrada, apud Lino: ... a autora nos diz que a linguagem musical um meio de organizao da realidade e que sua compreenso no anterior a seu uso: seu uso que organiza a experincia e permite sua compreenso. [LINO: 1999. p. 64] Para finalizar, Salvador argumenta sobre a contribuio da psicologia da educao ao processo educativo.

Dessa maneira, mediante a anlise das situaes e das atividades educativas com a ajuda dos mtodos e dos conceitos especficos da psicologia, a psicologia da educao est em condies de contribuir tanto com o desenvolvimento do conhecimento psicolgico como com a melhora da educao. [SALVADOR: 1999. p. 42]

Esta melhora na educao constitui-se em objetivo fundamental a qualquer educador seja ele educador musical, arte-educador ou professor de qualquer rea do conhecimento.

Bibliografia

BEYER, Esther (org.). Idias em Educao Musical. Cadernos de Autoria. Porto Alegre: Mediao, 1999. DAVIS, Cludia e OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educao. So Paulo: Cortez, 1994. DE LA TAILLE, Yves at alli. Teorias psicogenticas em discusso. So Paulo: Summus, 1992 LINO, Dulcimarta Lemos. As letra de msica. In: BEYER, Esther (org.). idias em Educao Musical. Cadernos de Autoria. Porto Alegre: Mediao, 1999. SALVADOR, Csar Coll (org). Psicologia da Educao. Porto Alegre: Artmed, 1999. SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. So Paulo: Unesp, 1991.

Das könnte Ihnen auch gefallen