Sie sind auf Seite 1von 6

EMBREAGENS DE ATRITO Duas massas com inrcias I1 e I2 e velocidades angulares 1 e 2 (respectivamente), so trazidas mesma velocidade pela embreagem.

VANTAGENS: O acoplamento entre eixos gradual. Limitar grandes torques. Transmitir a potncia motora j em regime de trabalho. Durante o processo de acoplamento, ir ocorrer um deslizamento entre eixos, causado pela diferena de velocidades e pela dissipao de energia durante o acionamento, resultando em aumento da temperatura. No funcionamento da embreagem teremos: 1- A fora de acionamento; 2- O torque transmitido; 3- A perda de energia; 4- O aumento da temperatura. Classificamos as embreagens de atrito pelo seu tipo de construo, da seguinte forma: De Tambor - com sapatas internas -com sapatas externas; De discos; Cnicas; Diversas.

ANLISE ESTTICA A anlise de qualquer tipo de embreagem de atrito necessita das seguintes etapas: Determinar a distribuio de presso sobre as superfcies de atrito; Descobrir a relao entre a presso mxima e a presso em um ponto qualquer; Aplicar as condies de equilbrio esttico para determinao da fora atuante, o torque e as reaes de apoio. Esquema para relacionar fora, presso, rea, coeficiente de atrito. 1- Como a sapata curta, considera-se a presso uniformemente distribuda sobre a superfcie de atrito; 2- Da etapa 1 teremos: P = Pa, onde P = presso max, e Pa = presso em um ponto qualquer; 3- Como a presso est uniformemente distribuda, a fora normal (N) distribuda ser: N = Pa * A, sendo A = rea da superf. de atrito e f = coef. Atrito

Aplicando as condies de equilbrio esttico, temos: (anti horrio positivo) Fb Nb + fNa = 0 Substituindo N por Pa*A, teremos: Fb-(Pa*A)b + f(Pa*A)a = 0 Fb = Pa*A*b - f*Pa*A*a F = Pa*A(b-fa) b O relacionamento das grandezas envolvidas no funcionamento de uma embreagem vai depender do seu tipo, da sua forma construtiva. Caractersticas das embreagens: De discos: Tambm classificada como de contato axial, por ter seu acionamento atravs de um movimento com direo paralela a linha de centro dos eixos. Pode ser construda com um ou mais discos, dependendo do torque a transmitir. Entre as vantagens deste tipo de embreagem, temos a ausncia de efeitos centrfugos, grande rea de contato obtida em pequenos espaos, superfcies dissipadoras de calor mais eficientes, e distribuio de presses mais favorveis. Muito utilizada em aplicaes industriais e automotivas. Embreagens cnicas: Tambm classificada como de contato axial, pelo seu movimento de acionamento. Sua construo simples, porm bastante forte. O ngulo do cone e dimetro e largura da face do cone so parmetros geomtricos que determinam o torque transmitido. Usada em instalaes mais simples. Seu uso tem sido substitudo pelas embreagens a disco. Embreagens de sapatas: O acionamento das sapatas pode ser feito atravs de comandos hidrulicos, pneumticos, centrfugos, ou eletromagnticos. Seu funcionamento depende de um bom balanceamento. Simples e eficiente. Tipo de construo muito utilizada como freio.

CRITRIOS DE SELEO: As seguintes informaes so necessrias para uma correta seleo: Potncia Tipo de movimento Torque e velocidade Espao disponvel Dimetro do eixo Velocidade do motor Freqncia de acionamento Dissipao de calor Condies do meio ambiente A relao entre estes fatores, ir definir um ndice chamado de fator de carga, C usado pelos fabricantes para garantir a vida til da embreagem, nas condies de trabalho apresentadas. Para o dimensionamento de embreagens e freios, devemos inicialmente considerar o sistema ao qual vamos aplic-los, e observar os torques, energia cintica, flutuao de carga e Alimentao do acionamento, como j foi dito. Torque esttico: Transmitido sem o escorregamento das faces de atrito. (embreagem engatada). Torque dinmico: aquele considerado durante o escorregamento entre faces. Torque de servio: aquele exigido no acionamento do sistema. Torque nominal: o indicado no catlogo, utilizado junto com o fator de carga C. No havendo massas em movimento de giro que se comportem como volantes, partir diretamente do motor de acionamento para o clculo do torque. Nm = 71620* N * C / n Nm = torque de servio (Kgf * cm) N = potncia do motor em HP C = fator de carga n = notao do eixo da embreagem. O fator de carga C leva em considerao a no uniformidade dos torques de servio

EXEMPLO DE SELEO: Em uma instalao existente, com um motor eltrico de 20 HP com arranque normal, que aciona uma bomba em uma indstria de construo, cujo eixo de 42 mm, gira a 315 rpm. Que embreagem devemos utilizar? Primeiro passo: definir o tipo de embreagem. Caractersticas presentes: Evitar efeitos centrfugos; Construo compacta; Deve ter boa dissipao de calor; Disponibilidade de ar comprimido Boa relao preo/eficincia.

Vamos escolher uma embreagem de discos de acionamento pneumtico. Usaremos um catlogo do fabricante UPZ. Defini-se o fator de carga C = 1,8 Nm = 71620 * N *C / n Nm = 71620 * 20 * 1,8 / 315 Nm = 818,5 Kgf * cm * 0,09807 Nm = 80,3 Nm Modelo escolhido o 106 de torque 190 Nm e dimetro mximo do eixo = 45 mm.

Das könnte Ihnen auch gefallen